quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Parabólica




À espera do título
de posse do teto

Localizada ao lado da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, os moradores da comunidade Cafesópolis esperam, há 15 anos, o título definitivo de posse das suas casas. A comunidade surgiu em 1999, quando as famílias, que residiam ao longo da Avenida Sul, tiveram de deixar o local devido às obras de expansão do Metrô do Recife. As casas foram doadas como indenização e, atualmente, apenas 158 moradores possuem títulos provisórios. O título definitivo de posse das casas nunca foi entregue a mais de duzentas famílias.   Vale lembrar que, na ocasião, os moradores formaram uma comitiva para acompanhar o processo jurídico e que conta com o apoio do vereador Eurico Freire. Um levantamento feito pelo gabinete do vereador aponta que 147 das 243 famílias, que moram no local, são formadas pelos primeiros moradores da comunidade. O vereador, que já realizou três encontros com a comunidade, promete tomar providências e agilizar o processo. 
   

Fezes no entorno do...        

Leitores denunciam, há anos, os esgotos a céu aberto, no entorno do Cinema São Luiz, com fezes correndo pelas calçadas. E fica o eterno jogo de empurra da PCR e da Compesa e ninguém quer ser dono das fezes dos pedestres e dos moradores da vizinhança.


...São Luiz - Os edifícios Duarte Coelho (1, 2 e 3), Lusíadas e Teresa Cristina despejam dejetos nas ruas. O Duarte Coelho coloca um mangueirão e puxa água de suas fossas e joga na Av. Conde da Boa Vista. Não são ligados à rede da Compesa. - Por quê?, pergunta um leitor.


Mais podridão

Juna Fard/Cortesia 
Exibindo # Foto de HOJE 16-09 (2).jpg

Já fez aniversário de um ano, esse esgoto a céu aberto, entre as ruas Carlos Pereira Falcão e Tenente Domingos de Britto, em Boa Viagem. Um horror para moradores, pedestres e turistas. Que cartão-postal!



Descaso - As três faixas da Avenida Ayton Senna, no sentido de Piedade, em Jaboatão, estão repletas de buracos e de remendos mal feitos. É um risco de acidentes para os motoristas e, também, de ter o carro danificado. Um descaso sem tamanho.



Bazar - A 7ª. edição do Bazar Beneficente Pop Day será, no sábado, na AABB, das 10h às 19h. São 40 marcas com descontos de até 70%. Vai ajudar as crianças em tratamento de câncer do NAAC. O ingresso inclui a doação de um quilo de alimento não perecível.



Sexual - A Secretaria Estadual Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entregou, em Bezerros, o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CCA I).  Para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, dos 7 aos 17 anos e familiares. Com oficinas de artes e de trabalho e renda.




APSE -

A Festa da Primavera -“Dançando no Rancho das Flores”- no Clube APSE, em Candeias, será, no domingo, às 10h, e não no sábado. Para sócios e dependentes. Tel.: 3423.3160.


Serviços -
Atendimento jurídico, consultas ao SPC e Serasa e cursos de Informática Básica são alguns dos serviços oferecidos, de graça, na Faculdade Joaquim Nabuco/Recife. Amanhã, das 9h às 21h.


Saúde -

Abertas as inscrições para o Curso de Hematologia e Hemoterapia Laboratorial, do CCE Cursos, para farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos e médicos. Tel.: 3325.7686/1243.


Reunião da Academia Recifense de Letras, nesta quinta, às 17h, na  sede da Academia Pernambucana de Letras..









Quarenta novas Câmaras de monitoramento são instaladas em Ipojuca

Quarenta novas câmaras e uma central de videomonitoramento foram instaladas no município do Ipojuca para auxiliar na prevenção à violência. A ação foi possibilitada graças a um convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social. Os novos equipamentos possuem qualidade HD, zoom e sistema marinizado, ou seja, à prova de corrosão.  
A central está instalada provisoriamente na Delegacia de Ipojuca, mas funcionará na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social (SDS), que terá acesso às mesmas imagens que o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), localizado no Recife. Na segunda etapa do projeto, a meta da Prefeitura é ampliar a área de cobertura, cobrindo todas as praias (Muro Alto, Serrambi e Maracaípe) e também o distrito de Camela.  
De acordo com a SDS Municipal, algumas situações já foram evitadas graças ao monitoramento, sobretudo em Porto de Galinhas, como por exemplo, a tentativa de incêndio criminoso na área de autoatendimento de um banco, algumas tentativas de assalto e arrombamentos de veículos entre outros casos. Num deles, os objetos furtados de um turista foram recuperados com o auxílio das câmeras de videomonitoramento.  
O convênio, que prevê a implementação, instalação, configuração, operação e manutenção do sistema, tem um prazo de vigência de 33 meses, podendo ser ampliado para 60 meses. A implantação do serviço ajudará na redução dos índices de criminalidade do Município, permitindo o monitoramento em tempo real no que se refere à visão policial e dos órgãos municipais de segurança, configurando-se de fundamental importância dentro das ações previstas no Pacto Pela Cidadania do Ipojuca, programa inspirado do “Pacto pela Vida” do Estado que objetiva o desenvolvimento de política pública social voltada para prevenção da violência.  
Confira a Distribuição das Câmaras de Monitoramento 
Porto de Galinhas – 23
Ipojuca-Sede – 9
Nossa Senhora do Ó - 8
Fotos: Ivan Nascimento/Prefeitura do Ipojuca




Um comentário: