segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Parabólica



Teatro da Vida:
Mas que coisa! II

Coisa não tem sexo: pode ser masculino ou feminino. Coisa ruim é o “capeta”. Coisa boa é a Juliana Paes. Nunca vi coisa assim! Coisa também não tem tamanho. Na boca dos exagerados, “coisa nenhuma” vira um monte de coisas... Mas, a coisa tem história mesmo é na MPB.  No II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, a coisa estava na letra das duas vencedoras: “Disparada”, de Geraldo Vandré: - Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar...; e “A Banda”, de Chico Buarque: - Pra ver a banda passar, cantando coisas de amor... Naquele ano do festival, no entanto, a coisa tava preta (ou melhor, verde-oliva - e eu acrescento: tanques, botinadas, fuzil e baionetas…-). E a turma da Jovem Guarda, de Roberto Carlos e “Companhia”, não tava nem aí com as coisas: - Coisa linda, coisa que eu adoro! Para Maria Bethânia, o diminutivo de coisa é uma questão de quantidade. - São tantas coisinhas miúdas. -  E esse papo já tá qualquer coisa. Já qualquer coisa doida dentro mexe...


Cada coisa no lugar     

Essa coisa doida é um trecho da música “Qualquer Coisa”, de Caetano, que também canta: - Alguma coisa está fora da ordem! E o famoso hino a São Paulo: - Alguma coisa acontece no meu coração! Por essas e por outras, é preciso colocar cada coisa no devido lugar. (O final é na 2a.-feira).

Poças de lama - A Compesa explica que os buracos, na Rua 71, em Maranguape I, em Paulista, não foram por intervenções dela. E que a rede coletora de esgoto flui sem extravasamentos. Porém, há trechos com o asfalto desgastado e, com as chuvas, há poças de lama.



Criando raízes... - Os usuários da Linha Sítio Novo/Avenida Norte estão criando raízes nas paradas de ônibus. A espera chega, muitas vezes, há uma hora. O problema piorou desde que o Consórcio Grande Recife dividiu a linha em dois roteiros.


...nas paradas - No Sítio Novo/Cabugá são quatro ônibus, enquanto no Sítio Novo/Avenida Norte, apenas um. E o pior: a segunda opção é a mais procurada, pois é a única linha que atende aos moradores do Bairro do Hipódromo.



No breu! - Jakeline Soares de Araújo está indignada com as obras do Corredor Leste-Oeste e com a iluminação incompleta da Av. Caxangá. Em muitos trechos, a população anda totalmente no escuro, correndo risco de atropelamentos e assaltos. Lamentável.



De prontidão - Oficiais da PMPE e do Corpo de Bombeiros marcam presença, hoje, às 8h30, na Comissão de Justiça da Alepe. Querem que as promoções sejam de 1 vaga por merecimento e 1  por antiguidade, similar às demais carreiras do Estado. E acusam a deputada Raquel Lyra, presidente da Comissão, de ser a única contra.


Júri -

Abertas inscrições para quem quiser ser jurado, no Tribunal do Júri, da 36ª Vara Federal, especializada no processamento e julgamento das causas penais. No  direcao36@jfpe.jus.br.


APL -
Hoje, às 16h, na Academia Pernambucana de Letra, posse do escritor e poeta José Mário Rodrigues e lançamento do quarto número do Suplemento Literário A Palavra. 


Vagas -
O Prepara Cursos tem vagas para recepcionista, consultor de vendas, educador e telemarketing em Jaboatão e Moreno. Tels.: 3481.5384, 3535.1972 e ecrutamentoprofissional14@gmail.com.





Para onde vai o
esgoto sanitário?

O Governo do Estado firmou uma Parceria Público Privada (PPP) para aumentar em até 90% o saneamento básico do Recife até 2034. Mas até lá, é preciso buscar outras alternativas para minimizar este problema. A contratação de empresas especializadas, na destinação correta dos efluentes, é uma ótima opção. Nessa perspectiva, a Empresa Lógica Ambiental, responsável pela operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Curado), desenvolve não somente o tratamento de esgoto sanitário, como também a compostagem de resíduos orgânicos para fabricação de adubo e tijolo ecológico. Por sua vez e com o objetivo de reduzir os danos à saúde e ao meio ambiente,  vindos do descarte incorreto de pilhas e baterias, a Reserva Camará instalou postos de Papa-pilhas e Papa-baterias no empreendimento, em Camaragibe. A iniciativa beneficia não só os funcionários, mas toda a população do entorno. As prefeituras precisam ficar atentas e buscar alternativas para cumprir a Lei Nº 12.305 de Resíduos Sólidos, pois empresas especializadas não faltam. 



 Motoqueiros na...    

Em resposta ao comentário de ontem (“Motoqueiros tiram
o sossego no Cabo”), a prefeitura garante que faz várias ações para coibir o uso irregular dessas motos, principalmente as “cinquentinhas”. Com condutor e carona sem usar os equipamentos obrigatórios.

Thainá França/Cortesia 


...mira - “O Cabo foi o primeiro município a ter a “Operação Cinquentinha”, fiscalizando motoqueiros que, na sua maioria, é menor de idade. E coíbe a poluição sonora, acidentes e assaltos. São ações diárias e estendidas de 5ª. a domingo à noite”, diz a prefeitura.


Atendimento sem... - O Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz Cerqueira, da RPA 1, em Santo Amaro, não está atendendo os usuários adultos. Só crianças e adolescentes e o motivo não foi informado pela PCR. Denuncia o leitor Marcos Lira.


...qualidade - Lira reclama: “Muitos são trabalhadores, outros são moradores de rua, e que precisam fazer o tratamento naquele centro. Além disso, a estrutura do CAPs é péssima e os funcionários não atendem com qualidade os usuários”. 



Ônibus - A Vera Cruz informa que, no dia 2 passado, um ônibus quebrou e precisou ser retirado. E que a Linha 103-UR 11/Barro faz 103 viagens por dia, com 6 minutos de intervalo. E que as péssimas condições do asfalto da BR-101 provocam engarrafamentos e atrasos.


Crianças - Alegria e diversão para a criançada é o que promete o Projeto Domingo Treloso, da Vitarella, no Parque da Jaqueira, amanhã, às 14h. Faz parte da Campanha Rede Social de Verdade com atividades recreativas em três parques do Recife. Objetiva  fazer com que as brincadeiras alimentem as redes sociais dos pequenos.


Decoração -
A Faculdade Esuda promove, de graça, a palestra “Feng Shui para Residências - A arte de Organização de Espaços”, na terça-feira próxima, às 18h. Inscrições: 3412.4242.


Vidros -
A Intervidro realiza, na próxima 4ª.-feira, curso para empresas de esquadrias, com o tema ”Como agregar valor as obras usando vidros especiais”. Telefone: 3242.0101. 


Autismo -
No auditório da Unimed Agreste Meridional, em Garanhuns, o curso  “O lugar do autismo na contemporaneidade”, no próximo dia 13. Informações: www.bennucv.blogspot.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário