quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Parabólica






 Semana Nacional
de Conciliação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promove a IX Semana Nacional de Conciliação, de amanhã até a próxima terça-feira, em todo o Estado. Vale salientar os esforços de magistrados e servidores, na solução de demandas judiciais de massa, que envolvem os maiores litigantes da Justiça, como instituições bancárias, de telefonia e órgãos públicos. É de graça e o objetivo é dar vazão, por meio de acordo entre as partes, às chamadas demandas repetitivas – litígios que envolvem lesões a direitos individuais ou coletivos que atingem grande quantidade de pessoas de forma similar. As inscrições estão abertas, até hoje, e o cidadão ou o advogado deve procurar o Comitê Estadual de Conciliação do (TJPE) e obter as informações necessárias. Os interessados devem fornecer, obrigatoriamente, o nome completo, telefone para contato e qual a empresa envolvida no processo em questão”.As partes podem entrar em contato com o TJPE, preferencialmente, através dos  emails comite.vara@tjpe.jus.br e comite.juizados@tjpe.jus.br ou pelo telefone 81.3181,0727.


Compesa faz obras...   

O leitor Henrique Lotto alerta que, em Maranguape I, em Paulista, a Compesa faz várias obras de melhoria para a comunidade, mas deixa as crateras, a exemplo da Rua 75. “E já fez uma vítima, pois uma senhora, de 60 anos, caiu num dos buracos e se machucou”.


...e deixa crateras - Lotto prossegue: “Sem falar que, na Av. Colibri, existe uma obra que gera transtornos há meses. As ruas paralelas da 71 até a 83 estão todas cheias de buracos. Tudo por causa dos motoristas que fazem desvio da Colibri em obras. São só crateras e poeira”.


A todo vapor



 A leitora Heloísa de Mello denuncia que, na Av. Domingos Ferreira, perto do Bompreço, em Boa Biagem, o comércio ambulante segue a todo vapor.  Vendem de tudo: panelas, sucatas de geladeira e fogão, verduras, frutas, etc...



Eleição - Amanhã, eleição para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Garanhuns e Região (Sinsemug Regional)-2014/19. O presidente Luciano Florêncio lidera a chapa “A luta continua!”


   
Dono... - Leitor diz que um conhecido restaurante, especializado  em crustáceos e frutos do mar, além de “prender” as vagas, na Rua Maria Carolina, em frente ao nº 68, em Boa Viagem, coloca pedaços de troncos de árvores para “guardar” as vagas dos carros dos clientes.


  
...da rua? - Antes usavam cones, mas os moradores do entorno retiravam e estacionavam. Então, partiram para mostrar quem pode mais. “A CTTU alardeia várias iniciativas, em Boa Viagem, para coibir abusos, mas, nesses casos de ‘poderosos’, não.  Será que é porque os veículos da CTTU estão sempre estacionados por lá?”, indaga um leitor. 



GPL -

Hoje, às 20h, o Gabinete Português de Leitura (GPL) recebe o evento de encerramento do Festival de Divulgação da Cultura dos Países Neolatinos - Festlatino 2014.


Oratória -
A MPE Treinamento & Consultoria realiza, nos dias 1 e 8 de novembro, das 13h às 18h, Curso de Formação de Palestrante. Telefone: 81.3423.2729.


Nutrição -
O CCE Cursos/Recife está com inscrições abertas para mais uma turma de Pós-graduação em Nutrição Esportiva. Tel.: 3325.1243 e








ESA-PE oferece cursos online

A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE, está oferecendo quatro cursos online para advogados e estudantes. Os temas trabalhados são: Recursos e Reformas do Código Processo Civil; Responsabilidade do Fornecedor; Direito Previdenciário – Prestação por Incapacidade; e Execução Penal e de Medida de Segurança. Os cursos podem ser adquiridos ao preço de R$ 25,00, cada, por meio do site www.esape.com.br.

Ministrada pela advogada e mestre em Direito Processual Civil Fernanda Resende Cavalcanti, o curso de Recursos e Reforma do Código Processo Civil tem carga horária de quatro horas e meia. Dentre as temáticas tratadas, estão a teoria geral dos recursos, embargos de declaração, apelação, agravo e alteração do novo código.

O curso sobre Responsabilidade do Fornecedor trará temas como direito do consumidor, relação jurídica de consumo, qualidade de produtos e serviços, noções gerais do instituto da responsabilidade civil, acidente de consumo, responsabilidade civil do profissional liberal, dentre outros. A aula tem duração de quatro horas e é ministrada pelo advogado Luiz Mário Moutinho.

Com carga horária de duas horas e meia, o curso sobre Direito Previdenciário – Prestação por Incapacidade trata dos temas auxilio doença, aposentadoria por invalidez, auxilio acidente e beneficio assistencial. A aula é dado pelo procurador federal Luiz Henrique Diniz Araújo.

Com duração de sete horas e meia, o curso Execução Penal e Medida de Segurança será ministrado pelo advogado em mestre em Direito Adeildo Nunes. Dentre os temas tratados na aula, estão: finalidade e evolução da pena, medida de segurança, direito do preso, disciplina prisional, estabelecimentos penais, competência do juiz da execução, incidentes processuais, unificação, progressão e regressão da pena, conversão, induto e comutação de pena.

Uma vez realizada a matrícula, o aluno terá um prazo de 30 dias para concluir o curso adquirido, podendo acessá-lo quantas vezes achar necessário para a apreensão do assunto tratado nas aulas.


Relações com a Imprensa:
. EXECUTIVA PRESS
Fone: 55 81 3221.5926 / 9959.1092 / 9684.9396 / 9698.0116
Atendimento: Rafaella Sabino –apuracao@executivapress.com.br
Twitter - @executivapress




Clima e Mobilidade
A solução para a falta de mobilidade em grandes cidades é uma busca incessante. O tema será assunto de painel dentro do Pernambuco no Clima, fórum sobre as mudanças climáticas e atitudes sustentáveis, que acontece no começo do próximo mês, no Centro de Convenções. Carros e motos elétricas, bicicletas e a independência da matriz energética baseada em petróleo entrarão no debate. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), presente no evento, inclusive já lançou aluguel de bikes elétricas em Fernando de Noronha, recentemente. 





Patronato Penitenciário de PE  participa do 1º Congresso Nacional de Acompanhamento a Egressos

Representantes do órgão irão apresentar o trabalho realizado em Pernambuco nas áreas de ressocialização e inclusão produtiva no evento que acontece essa semana no Rio de Janeiro

De 21 a 24 desse mês, o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão da Secretaria Executiva de Justiça de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, participa do 1º Congresso Nacional de Acompanhamento a Egressos e Afins, realizado na cidade de Rio de Janeiro/RJ.

O Patronato, que atualmente atende 5.030 reeducandos da RMR em regime aberto e livramento condicional, vai apresentar e debater, a partir da experiência do trabalho desenvolvido em Pernambuco, os temas da ressocialização e inclusão produtiva. Ambas as áreas serão discutidas com base em duas linhas de atuação: Aporte Jurídico e Direitos Humanos e Mercado de Trabalho.

Afora a capital, o Patronato interioriza a atuação a partir de três núcleos descentralizados, situados nos municípios de Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe. Juntos, eles atendem 1.086 reeducandos, na perspectiva do trabalho técnico qualificado realizado por equipe multiprofissional formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos.

Segundo a Superintendente do Patronato, Zuleide Lima de Oliveira, o fato do Congresso reunir diversas autoridades de todo o país, inclusive do Departamento Penitenciário Nacional, só amplia a responsabilidade de continuação do trabalho, haja vista o exitosa atuação do órgão em Pernambuco, exemplo para outros estados.

“Nossa participação no evento trata-se de uma missão honrosa, onde, diante de um público de todo o país, iremos explicitar as boas práticas do Patronato de Pernambuco, que recebe e acolhe um público especial e carente de diversos direitos, reintegrando-o no meio social e dando-lhe a possibilidade de resgatar dois conceitos primários, mas por vezes, relegados, que são os elementos práticos da cidadania e da dignidade”, afirma Zuleide.

E completa. “Ao fazer isso, o Patronato realiza o que fundamentou a sua criação: a necessidade de ofertar mecanismos institucionais de fiscalização, monitoramento e reinserção social e produtiva de nosso público, sem jamais perder de vista a proteção efetiva dos seus direitos fundamentais, o que ocasionará a redução do índice de reincidência criminal”.

Serviço:

1º Congresso Nacional de Acompanhamento a Egressos e Afins

Data: De 21 a 24 de Outubro
Local: Rio de Janeiro/RJ



Atenciosamente,

--
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
(81) - 31833187 / 31833152
www.sedsdh.pe.gov.br 
Facebook: Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos
Pedro Pinheiro - (81) 9521-7917
Andréa Batista - (81) 8810-8801
Imagem inline 1
SECRETARIA DE IMPRENSA
Secretaria de Educação do Recife firma parceria com o Conselho Britânico
Os professores de inglês da Rede Municipal de Ensino farão cursos de formação com especialistas do British Council, beneficiando cerca de 14 mil alunos
            A Secretaria de Educação do Recife e o Conselho Britânico firmaram uma parceria que vai proporcionar cursos de formação em língua inglesa para os professores de inglês da Rede Municipal de Ensino do Recife. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, e pelo  diretor do British Council no Brasil,  Richard Masters, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.
            A primeira etapa da capacitação já foi iniciada na tarde desta quarta, quando os 30 professores passaram por um teste de nivelamento. Após essa avaliação, o British Council poderá organizar as turmas que serão criadas, de acordo o nível de cada docente. A iniciativa vai beneficiar cerca de 14 mil estudantes das 36 escolas municipais que têm turmas de Ensino Fundamental II. A formação será de mais de 200 horas, num período de um ano e meio, nas modalidades presencial e online. Em sala de aula, os educadores serão orientados por especialistas do Conselho Britânico para ajustar os conteúdos do curso à realidade da Rede Municipal. A previsão é de que as aulas presenciais comecem em fevereiro.
            O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, disse que o convênio é uma iniciativa pioneira da Prefeitura do Recife. "Todos os professores de inglês passarão por capacitação, tanto presencial como online, para melhorar e aperfeiçoar o ensino da língua nas escolas municipais. Isso é muito importante para  tornar a cidade um polo de conhecimento do Brasil. O diferencial deste curso fica por conta da observação das aulas por especialistas do Conselho Britânico que irão ajudar na aplicação dos conceitos estudados no curso".
            O British Council está presente em mais de 40 países, trabalhando na área educacional em parceria com governos, organizações não governamentais e iniciativa privada. Com uma tradição de mais de 60 anos de ensino, a instituição do Reino Unido busca ampliar a fluência na língua inglesa e disseminar metodologias modernas para uso em sala de aula. O diretor da British Council no Brasil,  Richard Masters, reforçou que a parceria irá trazer muitos benefícios para os educadores. "Percebemos que o município está focado na melhoria da qualidade do ensino. Estamos trabalhando juntos para que, em um ano e meio, os professores melhorem na fluência na língua inglesa".
            Soraia Alencar, professora da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, da Mustardinha, acredita que a capacitação vai possibilitar o aprendizado de novas metodologias que poderão ser utilizadas nas aulas. "É uma oportunidade única e que só vai enriquecer nosso trabalho em sala. Agora vamos poder atrair mais os alunos com as novas metodologias que vamos aprender. Precisamos tornar nossas aulas cada vez mais atraentes para que os alunos gostem mais de aprender inglês".
Informações para a imprensa:
Sofia Costa RêgoAssessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife(81) 3355-8420 | (81) 9488-6399
E-mail: 
pcr.educação@gmail.com

Carlos Eduardo SantosGerente de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 9488-6146 | (81) 9959-9924
E-mail: 
imprensa@recife.pe.gov.br
Flickr: 
www.flickr.com/prefeituradorecife

Alexandre GabrielSecretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 9488-6702
E-mail: 
agabriel@recife.pe.gov.br





Ministério da Saúde propõe novo tratamento para hepatite C
Novos medicamentos garantem percentual maior de cura, tempo reduzido de tratamento (12 semanas) e a vantagem do uso oral. Medicamentos devem passar pela Anvisa e Conitec
O Ministério da Saúde propõe a incorporação de novos medicamentos para o tratamento de pacientes com hepatite C. A decisão é resultado do consenso de especialistas, que avaliaram os medicamentos sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir. As evidências científicas apontam que os novos medicamentos apresentam um percentual maior de cura, tempo reduzido de tratamento (12 semanas) e a vantagem do uso oral. A aprovação definitiva para o uso no SUS, no entanto, dependerá da avaliação pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) e da finalização do processo de registro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O país será um dos primeiros a adotar essa nova tecnologia na rede de saúde pública.

Por solicitação do Ministério da Saúde, a Anvisa está priorizando a análise do registro de dois deles, o Sofosbuvir e o Daclatasvir. O terceiro, o simperevir, já está em processo de análise pela agência. O Ministério da Saúde solicita prioridade quando o medicamento apresenta interesse estratégico para o SUS, por se tratar de tecnologia inovadora que proporciona benefícios aos pacientes. Paralelamente a esse processo, os medicamentos também estão sendo analisados pela Conitec. Para que seja incorporado, os medicamentos devem obedecer às regras da Comissão, que garantem a proteção do cidadão quanto ao uso e eficácia do medicamento, por meio da comprovação da evidência clínica consolidada e o custo-efetividade dos produtos. Depois de registrados na Anvisa e concluída a aprovação pela Conitec, a  estimativa é que os novos medicamentos beneficiem cerca de 60 mil pacientes do SUS, nos próximos dois anos.

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão se dá, dentre outras formas, por meio de  transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas, objetos de higiene pessoal como lâminas de barbear e depilar, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam na confecção de tatuagem e colocação de piercings. Estima-se que até 3% da população mundial pode ter tido infecção por esse vírus, o que corresponde a 185 milhões de pessoas. No Brasil, a prevalência do vírus na população é em torno de 1,4% a 1,7%, principalmente entre os maiores de 45 anos. Vale ressaltar que as medidas de proteção, que hoje são adotadas para transfusões de sangue e uso de injeções, não existiam nas décadas anteriores aos anos 1990.

TRATAMENTOS – Em 2013, o Ministério da Saúde incorporou novos medicamentos considerados de ponta para o tratamento da hepatite C. Os primeiros antivirais de ação direta disponíveis no SUS são o boceprevir (BOC) e o telaprevir (TVR), que pertencem à classe dos inibidores da protease (IP). Esses medicamentos são distribuídos exclusivamente para determinados pacientes em caso mais graves. Atualmente 15,8 mil pessoas estão em tratamento para a hepatite C no SUS.

O Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento no mundo que oferece diagnóstico, testagem e tratamento universal para as hepatites virais, em sistemas públicos e gratuitos de saúde. A definição do tipo de tratamento a ser seguido pelo paciente é feita pelo médico de acordo com o estágio da doença e as características de cada paciente.

Desde 2011, o Ministério da Saúde também distribui testes rápidos usados em mobilizações e campanhas, além dos testes tradicionais. Em 2013, foram distribuídos cerca de 1,1 milhão de testes rápidos para hepatite C em todo o país. Apenas nos nove primeiros meses deste ano, já foram distribuídos mais de 1,4 milhão de testes rápidos de hepatite C para todo o país.

Por Nivaldo Coelho, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 e 3315-6249

 Prefeitura de Paulista vai pavimentar principal avenida da comunidade do Fragoso
         Esquecida por antigas gestões, a comunidade do Fragoso, em Paulista, começa a ser atendida pelo atual Governo Municipal. O prefeito Junior Matuto assina nesta quinta-feira (23.10), às 17h, a ordem de serviço para a pavimentação da principal via da localidade. A obra vai ser executada na Avenida Benjamin, que liga Paulista ao município vizinho de Olinda. Além da pavimentação, a pista receberá sistema de drenagem para escoamento das águas pluviais. A Secretaria de Infraestrutura prevê um investimento superior a R$ 1,6 milhão para concretização do trabalho. A via tem 1.549 metros de extensão.
          A iniciativa faz parte de um pacote de obras orçado em R$ 12 milhões – cujo valor será aplicado na intervenção de 26 vias públicas do município. A medida é fruto de uma parceria selada com a Secretaria Estadual das Cidades.  

Correios prorroga as inscrições para patrocínio de projetos culturais 

Entrada
x

PE - Centro Cultural Correios Recife - Caixa Postal

15:25 (Há 18 horas)
para
22/10/2014pp
Correios prorroga as inscrições para patrocínio de projetos culturais
Os Correios prorrogaram, até o dia 16 de novembro, as inscrições para o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios. Elas podem ser feitas por pessoas jurídicas no site da empresa (www.correios.com.br). A seleção abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas – Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música, com realização entre agosto de 2015 e janeiro de 2017.
Os projetos serão selecionados para compor o programa dos Centros Culturais Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, dos Espaços Culturais Correios de Fortaleza e Juiz de Fora e do Museu dos Correios, em Brasília.
Todas as etapas do processo são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico. Do orçamento, 10% são reservados para projetos de proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O resultado será divulgado em 15 de julho de 2015 no Diário Oficial da União e no site dos Correios (www.correios.com.br). O edital completo e mais informações estão disponíveis em http://www.correios.com/sobre-correios/patrocinio >> Patrocínio >> Patrocínio Cultural >> Unidades culturais.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário