quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Parabólica



Descaso no dia a
dia dos cidadãos

Os pedestres, que transitam pela Avenida Rui Barbosa, devem ficar atentos a uma boca de lobo, que fica no meio da calçada e em frente ao Hospital Oftalmolaser, 735. Ontem, no início da tarde, a terapeuta corporal Josie Duarte, que passava pelo local, pisou em cima da tampa da dita cuja, que estava totalmente solta, e caiu dentro do esgoto. Resultado: além de ter ficado suja de lama até a cintura, Josie ainda machucou a perna e o pé. Quando conseguiu sair da vala, foi até ao hospital em busca de ajuda, já que a boca de lobo fica defronte, mas a atendente se escondeu, recusando ajudá-la. Mesmo assim, ela insistiu e disse que não sairia de lá até que alguém a liberasse para fazer, pelo menos, uma assepsia. Então, não tiveram outro jeito a não ser liberar a moça para tomar um banho. É um absurdo que uma cidadã, que paga tantos impostos e arca com milhares de obrigações, passe por uma situação dessas.
“E a Prefeitura do Recife que, vergonhosamente, não dá conta do mínimo a ser feito para atender à população. Arrecada uma fortuna  por mês e, agora, já aumentou os impostos para 2015”.  É o Recife completamente entregue às baratas, companheiros.



Luau, a nova praga...   

Uma nova praga surgiu, nas areias da Praia de Boa Viagem, a partir das 22h, depois da passagem do trator de limpeza da PCR: a “turma do luau”. Recebem tudo limpinho e, ao amanhecer, a praia vira um enorme lixão. Deveriam se chamar “turma dos sujismundos”.

Edson Campos/Cortesia   
 Exibindo DSC02157Resultado.JPG

 ...de Boa Viagem - A denúncia é de Edson Campos, idealizador do Parque dos Coqueiros, que lamenta que deixem a areia da praia igual a um chiqueiro. E ainda com preservativos por todos os lados. Pede providências para manter a limpeza e também a segurança.


Uma vergonha

Heloísa de Mello/Cortesia          
 Exibindo # Rua Amelia (4).jpg

Na Rua Amélia, no Espinheiro, um bairro que pode ser classificado entre os melhores do Recife, a situação é esta: um monte de lixo. O que reforça a minha convicção: educação doméstica independe de condição financeira



Qualidade - A URB Recife comemora, hoje, às 9h, o Dia Mundial da Qualidade, com palestra no seu auditório. O diretor-presidente da JBR Engenharia, Pedro Pereira, é um dos convidados, e fala sobre a gestão da qualidade na empresa.



Insegurança - Alunos, funcionários e professores são assaltados, quase que diariamente, no Campu,s da UFPE, e haja medo. Mesmo tendo 16 carros à disposição, a equipe de Segurança Universitária não evita a situação. A péssima iluminação facilita a ação dos bandidos.




Imperiais - Dafne Cabral alerta que, no Parque de Exposição do Cordeiro, as palmeiras imperiais, árvores centenárias, estão morrendo. E critica: “É onde fica a sede da Secretaria da Agricultura e tem agrônomos, engenheiros florestais e outros técnicos. Será que o secretário não está vendo esse absurdo”, pergunta.




Ciência -

O biólogo inglês Peter Nicholls participa do Seminário de Ciência, na Uninassau, hoje, às 16h, com o tema “O Uso da Biotecnologia para Tratamento do Câncer”. Aberto ao público.



Saúde -

A Interne Educação abriu inscrições, nas áreas de Capacitação em Equipamentos Médico-Hospitalares, Técnica em Assistência Domiciliar e de Médico-Hospitalares e Feridologia. Tel.: 81.3797. 97 97.


Contos -

Amanhã, às 19h, na Academia Pernambucana de Letras, lançamento do livro de contos (comédia e drama) “Caminhadas”, de Josinaldo Maria da Costa.


Unidade de saúde oferece palestras e atendimento médico para homens e mulheres da área rural do Paulista

O público masculino e feminino residente nas localidades rurais de Mumbeca I e II, Loteamento Cesário de Melo e Cova de Onça, em Paulista, vai ter a oportunidade, nesta sexta-feira (14.11), das 8 às 17h, de conhecer um pouco mais sobre as ações de prevenção ao câncer de próstata e de mama.  Durante a ação denominada de “Ouvembro Colorido” - que faz uma alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado a saúde da mulher, e ao Novembro Azul, ocasião em que são desenvolvidas ações de saúde  voltadas aos homens-, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão promover uma gama de serviços médicos na Unidade de Saúde da Família (USF) Rural II, em Mumbeca.
Na ocasião, profissionais da área e moradores da comunidade vão estar envolvidos numa programação especial, que inclui palestras, exames de mamografia e de colo do útero, teste de glicose, aferição de pressão arterial e teste rápido de HIV. Idosas e idosos da região também vão receber assistência médica. Para participar das atividades, os moradores devem comparecer munidos de RG, CPF e cartão do SUS. A USF Rural II fica na Rua Arlinda Pereira de Santana, Granja Rodrigo, s/n, Mumbeca I.

USF Rural II
88561063 Kátia Silene – Coordenadora
Próximo à fonte da água Gelisa e o Frango Natto

Curso ensina a interpretar as normas ISO
 e sua relação com sistemas integrados de gestão

Estão abertas as inscrições para o Curso de Interpretação de Sistema Integrado de Gestão que será realizado na JBR Engenharia. O instrutor do treinamento é o professor Júlio Miguel Sanches da Encarnação. As aulas acontecem de 27 a 29 de novembro. As inscrições podem ser realizadas pelo email consultoria.qualis@gmail.com. O investimento é de R$ 400,00. Parte do valor arrecadado será doada para o Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC). Outras informações pelos telefones 9530-1216 ou 3241-8508. 

DETRAN-PE divulga expediente de suas unidades no feriado da Proclamação da República (15 de novembro)

No dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, não haverá expediente em nenhuma das unidades do DETRAN-PE, incluindo aquelas localizadas nos Expressos Cidadão. Confira a lista do abre-fecha:

Local  de Atendimento
Dia 15 de novembro de 2014 (Feriado da Proclamação da República)
Shopping Center Guararapes
Fecha
Shopping Plaza Casa Forte
Fecha
Shopping Center Recife
Fecha
Shopping  Norte Janga
Fecha
Shopping  Center Tacaruna
Fecha
North Shopping Caruaru
Fecha
Shopping Costa Dourada
Fecha
Shopping Difusora
Fecha
Expresso Cidadão Afogados
Fecha
Expresso Cidadão Boa Vista
Fecha
Expresso Cidadão Cordeiro
Fecha
Expresso Cidadão Olinda
Fecha
Expresso Cidadão Petrolina
Fecha
Expresso Cidadão Garanhus
Fecha
Expreso Cidadão Caruaru
Fecha
SEDE
Fecha
Unidade de táxis e coletivos
Fecha
Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS)
Fecha



--Logo

Cláudio Eufrausino
Chefe de Publicidade Institucional
Telefone: 3184.8016 / 9488.2908


Prefeitura do Ipojuca pavimenta acesso a  engenhos
Com o objetivo de integrar as zonas rural e urbana do município, melhorando o deslocamento dos ipojucanos que residem no campo, a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Municipais, está realizando os serviços de pavimentação e drenagem em diversas vias vicinais, que dão acesso a vários engenhos da cidade. Recebem no momento as atividades de engenharia os engenhos Amazonas, Bonfim, Rurópolis, Cachoeira, Santa Rosa e Canoas. Juntas, as vias somam aproximadamente 20 km de extensão, distância equivalente ao Marco Zero, no Recife, a zona sul de Jaboatão dos Guararapes.   
A demanda foi uma das solicitações dos moradores de Ipojuca em consulta popular realizada pela Prefeitura, ano passado, quando o Governo Municipal realizou o  seminário “Fala Ipojuca”. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2015 e que beneficie milhares de pessoas que residem ou transitam naquela região. 
ÁGUA FRIA
Outro engenho beneficiado com os serviços de pavimentação e drenagem de seu acesso foi Água Fria, localizado no distrito de Nossa Senhora do Ó,que já teve os serviços de pavimento finalizados.  A via possui mais de 6km de extensão. 
Em anexo, fotos da pavimentação do acesso ao Engenhos Canoas, Cachoeira e Água Fria (já concluído). 
Crédito: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca

Um aluno que teve seu celular tomado pelo professor não será indenizado.
 
juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, no interior do Sergipe, julgou improcedente um pedido de indenização que um aluno pleiteava contra o professor que tomou seu celular em sala de aula.
De acordo com os autos, o educador tomou o celular do aluno, pois este estava ouvindo música com os fones de ouvido durante a aula.
 
O estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação por danos morais diante do "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional".
 
Na negativa, o juiz afirmou que "o professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado se solidarizou com o professor e disse que "ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma". Eliezer Siqueira ainda considerou que o aluno descumpriu uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor.
Ainda considerou que não houve abalo moral, já que o estudante não utiliza o celular para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade edificante.
E declarou:
"Julgar procedente esta demanda, é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os realitys shows, a ostentação, o ‘bullying intelectivo', o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”.
 
Por fim, o juiz ainda faz uma homenagem ao professor.
"No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro HERÓI NACIONAL, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor".
 

DEVERIA SER LIDA EM TODAS AS SALAS DE AULA DO BRASIL.
 
“ De tanto ver triunfar nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” Ruy Barbosa


PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO LABORATÓRIO DE AUTORIA
LITERÁRIA LUZINETTE LAPORTE – 2014


Novembro – 6

A partir das 19h30

A Literatura e outros territórios...

Recitata com os poetas de Canhotinho – Homenagem a Zeto

Apresentação musical dos Irmãos Viana

Cidade de Canhotinho

Local: Escola Edite Porto

ENTRADA FRANCA!
Público alvo:
Público em geral
Alunos de várias escolas de Canhotinho
Novembro - 13
A partir das 19h30

Itinerância Literária
Uma viagem para Clarice Lispector
Uma conversa entre Geórgia Alves e Raimundo de Moraes

Exibição do curta “O Triunfo” de Geórgia Alves
Auditório III da UFRPE – UAG

Ação aberta ao público em geral
Público alvo:
Estudantes do curso de Letras e professores
Novembro – 18
A partir das 19h30


A obra e a vida de Gilvan Lemos
Conversa com Pedro Américo de Farias
Performance Literária com  Adriano Cabral

Salão de Eventos


ENTRADA FRANCA!
Público alvo: Adultos interessados no tema
Novembro – 25


A partir das 19h30
Com a palavra, o escritor

Roda de conversa e poesia com Chico Pedrosa, Edison Roberto, Sandoval Ferreira e Ésio Rafael
Apresentação Artística de Wilson China com o espetáculo Cordel Cantado e Declamado

Salão de Eventos





ENTRADA FRANCA!
Público alvo: Adultos interessados no tema

Professores  receberão bônus para compras na Fliporto 2014

Cerca de 6 mil docentes, ADIs e AAEs da Secretaria de Educação do Recife ganharão o crédito para comprar livros na Festa Literária Internacional de Pernambuco
            Professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e Agentes Administrativo Escolar (AAE) terão direito a um bônus para fazer compras na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que começa nesta quinta-feira (13) e vai até o domingo (16), em Olinda. O valor para os docentes em exercício é de R$ 260. Já ADIs e AAEs receberão R$ 150 como estímulo à compra de livros. Ao todo, cerca de 6 mil profissionais da Secretaria de Educação do Recife serão beneficiados.

            Os profissionais devem levar um documento com foto e o número de matrícula para o estande da Prefeitura do Recife que estará montado no espaço. Um cartão de compras será impresso para que eles possam aproveitar a feira. "É mais um benefício para o professor, valorizando a carreira docente, na medida em que proporciona acesso à cultura. Ele poderá adquirir livros que servirão não só para o deleite intelectual, mas também para agregar no conhecimento que vai ser usado em sala de aula", disse o secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais.

            Os professores também receberam um bônus para compras na última edição da Bienal do Livro. É a primeira vez que a Secretaria de Educação do Recife vai dar o bônus para a Fliporto.

Informações para a imprensa:
Sofia Costa RêgoAssessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife(81) 3355-8420 | (81) 9488-6399
E-mail: 
pcr.educação@gmail.com

Carlos Eduardo SantosGerente de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 9488-6146 | (81) 9959-9924
E-mail: 
imprensa@recife.pe.gov.br
Flickr: 
www.flickr.com/prefeituradorecife

Alexandre GabrielSecretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 9488-6702
E-mail: 
agabriel@recife.pe.gov.br



“SAÚDE EM PAUTA: “NOVAS PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA ONCOLÓGICA”
O Centro de Capacitação Educacional – CCE Cursos – está com inscrições abertas para a palestra “NOVAS PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA ONCOLÓGICA”, ministrada por Alexandre Sucupira, representante da Sociedade Brasileira de  Farmacêuticos em Oncologia e farmacêutico na Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea. A palestra ocorre no dia 29 de novembro, das 09h às 12h. Essa é uma oportunidade de atualização para os farmacêuticos que têm interesse na visão geral de todos os assuntos referentes a Farmácia Oncológica. A palestra ocorre na sede do CCE CURSOS e inclui material e certificado.
ONDE: CCE CURSOS
QUANDO: 29.11, DAS 09H ÀS 12H.
INSCRIÇÕES: Tel.: 81 3325.7686 - 81 3325.1243 / E-mail: contato@ccecursos.com.br 

DETRAN-PE substitui talão de multas por Auto Eletrônico de Infração (AIT)

Haverá demonstração do AIT neste dia 11 de novembro, às 7h30 da manhã em blitz da Operação Trânsito Seguro
Local: Avenida Maurício de Nassau (paralela da Caxangá) na altura do GOE.

Em consonância com as alterações do Código de Trânsito (CTB), voltadas para reduzir a impunidade no trânsito, o DETRAN-PE adota o Auto Eletrônico para trazer eficiência e transparência ao processo de notificação de infrações.

A Operação Trânsito Seguro do DETRAN-PE, com raio de ação em todo o Estado de Pernambuco, vai utilizar, a partir do dia 11 de novembro, uma ferramenta tecnológica com o objetivo de diminuir a impunidade no trânsito e garantir máxima eficiência, lisura e transparência no processo de notificação de condutores e veículos que cometem infrações de trânsito: o Auto de Infração Eletrônico (AIT), tecnologia homologada pelas Portarias 216/2013 e 217/2013 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Foi feito um investimento de R$160 mil, o que inclui os custos com locação e manutenção dos equipamentos.

O AIT funciona numa plataforma tipo smartphone, conectada ao banco de dados do DETRAN. A diferença é que o equipamento utilizado  resiste a impactos e também pode ser utilizado sob condições climáticas adversas, permitindo ao agente notificar debaixo de chuva, por exemplo.

Além disso, oferece acesso amplo a informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislações de trânsito correlatas. Para gerar o AIT, o agente precisa se identificar por meio de login e senha, além de fazer sua assinatura digital (por meio de caneta óptica). A lavratura do Auto passa a ser feita por meio do preenchimento de campos em plataforma digital.

Para preencher o AIT, o agente do DETRAN passa por diferentes etapas, a exemplo de identificação do veículo, do condutor, da infração, do tipo de procedimentos adotados pelo agente, além da possibilidade de fotografar o cenário de cometimento da infração, gerando imagens que podem ser, inclusive, solicitadas pelo infrator caso ele as queira utilizar como apoio, para contestar a multa junto ao DETRAN.  O sistema não permite que o agente passe de uma etapa para outra tendo informado dados errados. Dessa forma, o preenchimento eletrônico evita a impunidade, pois impede rasuras e erros que responderiam pela invalidação do Auto de Infração.  Quem cometeu a infração também tem a possibilidade de assinar eletronicamente o Auto, que é impresso com auxílio de uma impressora de bolso que compõe o kit do AIT.

O AIT também está preparado para incorporar, nos próximos meses, o termo de recusa do bafômetro, e os autos de recolhimento de veículos e de documentação (CNH e CRLV). Assim, em breve, todos os trâmites relativos à notificação do condutor migrarão para plataforma eletrônica, aposentando o papel.

Evitando fraudes - O sistema também disponibiliza a opção de retornar etapas para revisão de informações. Porém, esta capacidade é limitada, tendo em vista que, após concluir as etapas que constituem o AIT, o agente sincroniza o Auto com a base de dados do DETRAN e deixa de ser possível reabri-lo para fazer modificações. Se for necessário cancelar o Auto, o agente terá de submeter essa decisão à Diretoria de Fiscalização do DETRAN.

O Auto também possui sistema de georreferenciamento (GPS), permitindo identificar a localização exata do agente que aplica a infração, em tempo real. Com isso, a aplicação da multa ganha completa transparência.

“Além de agilizar o trabalho dos agentes, o Auto Eletrônico facilita a coleta de dados estatísticos sobre infrações, inibe fraudes e falhas que podem invalidar as multas. Isso representa um golpe certeiro no fantasma da impunidade”, ressalta o Presidente do DETRAN-PE Carlos Eduardo Casa Nova.

Confira um resumo de como funciona o AIT:

1.       O agente de trânsito efetua sua identificação, por meio de login e senha, e também assina digitalmente o Auto, com auxílio de caneta óptica.
2.       Faz-se a identificação do tipo de infrator



3.       Faz-se a identificação do veículo
     



4.       É possível juntar ao Auto fotos do cenário de cometimento da infração
  


5.       Anotam-se informações referentes ao condutor infrator
  





6.       Faz-se a tipificação da infração e da medida administrativa a ela associada (recolhimento de documentos, por exemplo)
    


7.       Finalizado o preechimento, sincroniza-se o Auto com a base de dados do DETRAN-PE. Depois disso, não é possível mais fazer alterações do AIT
   
   



Logo

Cláudio Eufrausino
Chefe de Publicidade Institucional
Telefone: 3184.8016 / 9488.2908

Abertas inscrições para seleção dos cursos de Especialização em Educação do Campo; História e Cultura dos Povos Indígenas; Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Rede Nacional de Formação de Professores (Renafor), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Comitê Gestor Institucional de Formação de Professores (Comfor) da UFRPE, divulga a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso de nos Cursos de Especialização em Educação do Campo; História e Cultura dos Povos Indígenas; e Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social.
Os interessados devem se inscrever por meio do site http://renaforufrpeeducac.wix.com/renafor-ufrpe e entregar os documentos no NEAB - térreo do bloco A do Departamento de Educação. 
Os cursos de Especialização possuem a carga horária total de 360 horas, com a duração máxima de 18 meses. As aulas serão desenvolvidas de acordo com o calendário previsto na Proposta Pedagógica de cada curso e os encontros presenciais ocorrerão na UFRPE, sede Dois Irmãos, nas dependências do Departamento de Educação.
São ofertadas 50 vagas para os cursos de Especialização em Educação do Campo e História e Cultura dos Povos Indígenas. Para o curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, são ofertadas 30 vagas. Do total de vagas de cada curso, 15% das vagas são destinadas aos Servidores do quadro permanente da UFRPE. Caso as vagas destinadas aos servidores não sejam preenchidas, essas serão ocupadas pelos demais candidatos selecionados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário