terça-feira, 11 de novembro de 2014


Gratuidade para os
idosos e deficientes

Os idosos, com idade a partir dos 60 anos, os aposentados e os deficientes físicos poderão ter acesso gratuito aos estacionamentos em shoppings, clínicas, hospitais e outros estabelecimentos comerciais instalados em Olinda. Projeto de lei, com esse objetivo está tramitando, na Câmara de Vereadores de Olinda. O autor da proposta, o vereador oposicionista Arlindo Siqueira (PSL), lembra que idosos e deficientes físicos são os que mais sofrem com a falta de estacionamentos em áreas públicas e, muitas vezes, por conta das suas condições de saúde precisam de assistência em clínicas, laboratórios e hospitais, que cobram pelos estacionamentos. O projeto de lei também ressalta as limitações que não permitem o fácil deslocamento de idosos e deficientes físicos, sendo necessário o estacionamento em áreas próximas aos locais de atendimento e, se possível, gratuito. O Estatuto do Idoso é categórico sobre a necessidade de se estabelecer uma política de proteção ao idoso e que facilite a sua qualidade de vida. No mesmo sentido, se expressa ao deficiente físico. Infelizmente, no Recife, os vereadores não conseguiram e o cidadão sente-se lesado.



Fezes de ratos no...        

Eduardo Nino da Silva Souza, da Associação dos Moradores da Vila União, ironiza, indignado, ao afirmar que “o Posto de Saúde, da Vila União, na Rua Nova Aliança, s/n, na Iputinga, ganhou um inesperado reforço na equipe: os ratos estão por toda parte”.

Eduardo Nino/Cortesia  
 Exibindo 96ae13fa666bd390cd0d5ce15660b0dc.jpg

...posto de saúde - Nino continua: “Foram encontradas fezes de ratos dentro do bebedouro de água que serve a pacientes e a profissionais e onde, há alguns meses, o forro de gesso do teto caiu. E passa por uma reforma, no mínimo estranha, sem prazo para terminar nem preço”.



Coitados dos pedestres

Juna Fard/Cortesia         
 Exibindo ! Complicam tudo (2).jpg

As esquinas das ruas Padre Giordano e João Dias Martins, em Boa Viagem, viraram estacionamentos de carros. Elas não possuem calçadas e, para piorar, a caixa de esgotos tem uns 30 centímetros de altura.


Caipirinha - Curiosidades históricas, culturais e gastronômicas estão no livro “Caipirinha: Espírito, Sabor e Cor do Brasil”, do professor Jairo Martins da Silva. Será lançado, hoje, às 19h30, no Empório Eça de Queiroz, na Madalena.


BRTs - É um absurdo o ritmo de construção das paradas dos ônibus BRTs, na Avenida Conde da Boa Vista. Segundo o leitor Caio Magalhães, sempre que alguma obra vem para beneficiar a população “ocorre esse chove não molha. E o povo que se dane”.  



Ceia  barata - O SESI oferece 150 vagas gratuitas para oficinas de gastronomia, com foco em receitas saudáveis e de baixo custo, para as festas de final de ano. De hoje a sexta-feira, em uma cozinha móvel instalada no estacionamento da Ferreira Costa, na Imbiribeira, e inscrições no local. Bom para o nosso bolso.




Visão -
O Projeto Colmeia e a Fundação Altino Ventura realizam consultas oftalmológicas gratuitas, hoje e amanhã, no Pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Bairro de Santo Antônio.


Bazar -

Peças da linha clássica da artista plástica Maria Yêda Leite estão no bazar beneficente, no auditório do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc), até sexta, das 10h às 22h.

Recital -   
O Museu do Homem do Nordeste e o Centro de Educação Musical de Olinda promovem, hoje, às 15h30 e de graça, o Recital de Canções Nordestinas. Na Av. 17 de  Agosto, em Casa Forte.



 DETRAN-PE substitui talão de multas por Auto Eletrônico de Infração (AIT)

Haverá demonstração do AIT neste dia 11 de novembro, às 7h30 da manhã em blitz da Operação Trânsito Seguro
Local: Avenida Maurício de Nassau (paralela da Caxangá) na altura do GOE.

Em consonância com as alterações do Código de Trânsito (CTB), voltadas para reduzir a impunidade no trânsito, o DETRAN-PE adota o Auto Eletrônico para trazer eficiência e transparência ao processo de notificação de infrações.

A Operação Trânsito Seguro do DETRAN-PE, com raio de ação em todo o Estado de Pernambuco, vai utilizar, a partir do dia 11 de novembro, uma ferramenta tecnológica com o objetivo de diminuir a impunidade no trânsito e garantir máxima eficiência, lisura e transparência no processo de notificação de condutores e veículos que cometem infrações de trânsito: o Auto de Infração Eletrônico (AIT), tecnologia homologada pelas Portarias 216/2013 e 217/2013 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Foi feito um investimento de R$160 mil, o que inclui os custos com locação e manutenção dos equipamentos.

O AIT funciona numa plataforma tipo smartphone, conectada ao banco de dados do DETRAN. A diferença é que o equipamento utilizado  resiste a impactos e também pode ser utilizado sob condições climáticas adversas, permitindo ao agente notificar debaixo de chuva, por exemplo.

Além disso, oferece acesso amplo a informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislações de trânsito correlatas. Para gerar o AIT, o agente precisa se identificar por meio de login e senha, além de fazer sua assinatura digital (por meio de caneta óptica). A lavratura do Auto passa a ser feita por meio do preenchimento de campos em plataforma digital.

Para preencher o AIT, o agente do DETRAN passa por diferentes etapas, a exemplo de identificação do veículo, do condutor, da infração, do tipo de procedimentos adotados pelo agente, além da possibilidade de fotografar o cenário de cometimento da infração, gerando imagens que podem ser, inclusive, solicitadas pelo infrator caso ele as queira utilizar como apoio, para contestar a multa junto ao DETRAN.  O sistema não permite que o agente passe de uma etapa para outra tendo informado dados errados. Dessa forma, o preenchimento eletrônico evita a impunidade, pois impede rasuras e erros que responderiam pela invalidação do Auto de Infração.  Quem cometeu a infração também tem a possibilidade de assinar eletronicamente o Auto, que é impresso com auxílio de uma impressora de bolso que compõe o kit do AIT.

O AIT também está preparado para incorporar, nos próximos meses, o termo de recusa do bafômetro, e os autos de recolhimento de veículos e de documentação (CNH e CRLV). Assim, em breve, todos os trâmites relativos à notificação do condutor migrarão para plataforma eletrônica, aposentando o papel.

Evitando fraudes - O sistema também disponibiliza a opção de retornar etapas para revisão de informações. Porém, esta capacidade é limitada, tendo em vista que, após concluir as etapas que constituem o AIT, o agente sincroniza o Auto com a base de dados do DETRAN e deixa de ser possível reabri-lo para fazer modificações. Se for necessário cancelar o Auto, o agente terá de submeter essa decisão à Diretoria de Fiscalização do DETRAN.

O Auto também possui sistema de georreferenciamento (GPS), permitindo identificar a localização exata do agente que aplica a infração, em tempo real. Com isso, a aplicação da multa ganha completa transparência.

“Além de agilizar o trabalho dos agentes, o Auto Eletrônico facilita a coleta de dados estatísticos sobre infrações, inibe fraudes e falhas que podem invalidar as multas. Isso representa um golpe certeiro no fantasma da impunidade”, ressalta o Presidente do DETRAN-PE Carlos Eduardo Casa Nova.

Confira um resumo de como funciona o AIT:

1.       O agente de trânsito efetua sua identificação, por meio de login e senha, e também assina digitalmente o Auto, com auxílio de caneta óptica.
2.       Faz-se a identificação do tipo de infrator



3.       Faz-se a identificação do veículo
     



4.       É possível juntar ao Auto fotos do cenário de cometimento da infração
  


5.       Anotam-se informações referentes ao condutor infrator
  





6.       Faz-se a tipificação da infração e da medida administrativa a ela associada (recolhimento de documentos, por exemplo)
    


7.       Finalizado o preechimento, sincroniza-se o Auto com a base de dados do DETRAN-PE. Depois disso, não é possível mais fazer alterações do AIT
   
   
 Logo

Cláudio Eufrausino
Chefe de Publicidade Institucional
Telefone: 3184.8016 / 9488.2908



 
Petrobras lança segunda edição 
do Prêmio Petrobras de Jornalismo 

Inscrições já estão abertas e se estendem até 6 de fevereiro de 2015

A Petrobras acaba de lançar a segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo, que contemplará as melhores reportagens nacionais e regionais nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia e Fotojornalismo e a melhor internacional em qualquer uma dessas áreas. A novidade, neste ano, é que as inscrições devem ser feitas somente pela internet. As inscrições já estão abertas e se estendem até 6 de fevereiro de 2015. Os trabalhos vencedores e seus autores serão conhecidos no primeiro semestre de 2015, no Rio de Janeiro.Podem concorrer matérias e fotos publicadas entre 10 de maio de 2013 e 9 de abril de 2014. Serão premiadas as melhores matérias nacionais divulgadas nos veículos jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias nas áreas enfocadas, além da melhor fotografia nacional, e as melhores matérias regionais com os temas já citados. Na categoria Internacional, será escolhida a melhor reportagem sobre o Brasil, também nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental, Petróleo, Gás e Energia e Fotojornalismo escrita por correspondente de veículo estrangeiro situado no país. Todas as matérias inscritas concorrem ainda ao "Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo" para a melhor reportagem considerando  todas as áreas.
Os objetivos do prêmio são reconhecer a importância dos meios de comunicação e, sobretudo, dos jornalistas que participam do processo de democratização e disseminação de informações relevantes para o Brasil, além de estreitar e consolidar o relacionamento da Petrobras com a imprensa, estimulando os profissionais a desenvolverem reportagens que contribuam positivamente para a sociedade.
Os arquivos com as matérias em PDF, fotos, vídeos e/ou áudios deverão ser enviados à Petrobras apenas através do link disponível no endereço eletrônico www.petrobras.com.br até 6 de fevereiro de 2015. Serão aceitas reportagens jornalísticas de qualquer cidade do Brasil cujo assunto tenha relevância e relação com as categorias, em âmbito regional, nacional e internacional, independentemente da localização da sede do veículo.

Premiações
Os ganhadores da categoria nacional em cada uma das áreas (Cultura, Responsabilidade Socioambiental, Esporte e Petróleo, Gás e Energia) em cada veículo (jornal/revista, televisão rádio e portal de notícias) e o autor da melhor foto nacional vão receber R$ 18.250,00.
Os vencedores da categoria regional em cada uma das áreas, em qualquer que seja o veículo, e o autor da melhor foto regional ganharão R$ 7.600,00.
A divisão por regiões do país se dará conforme a divisão adotada pela Petrobras em suas regionais de Comunicação:

- Regional Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais);
- Regional Nordeste (Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão);
- Regional São Paulo e Sul (interior do Estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul);
- Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo (interior do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo).

O vencedor da categoria Internacional será premiado com R$ 18.250,00.
O vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo receberá R$ 31.800,00.
Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção, composta por oito jornalistas com experiência profissional comprovada. Os dez melhores trabalhos selecionados por tema e categorias serão encaminhados à Comissão Julgadora, formada por seis profissionais renomados da imprensa.
O regulamento completo e outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico do Prêmio Petrobras de Jornalismo
(
www.premiopetrobras.com.br) ou na Agência Petrobras de Notícias (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras).
Mais informações pelo e-mail contato@premiopetrobras.com.br.













 
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 99921-1048 e 99985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br


PCR formou nova turma de jovens capacitados
 pelo Núcleo Comunitário de Defesa Civil
Evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (10), em Casa Amarela
Cerca de trinta jovens que moram em áreas de risco na localidade do Morro da Conceição participaram de uma cerimônia de formatura do projeto Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), na tarde desta segunda-feira (10). Na ocasião, os adolescentes receberam o certificado de participação nas capacitações de defesa civil, cidadania, meio ambiente e resiliência e nas oficinas de arte em mosaico, reciclagem, teatro, percussão e maracatu, totalizando cerca de 160 horas/aula.
Durante a formatura, o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Cassio Sinomar, ressaltou a importância do Nudec. "Esse evento não é um encerramento, mas sim o início de um novo ciclo. A partir de agora, esses jovens capacitados vão transmitir o que aprenderam durante as oficinas para a sociedade e serão nossos olhos nos morros. Eles têm muito a contribuir com o trabalho das equipes da Defesa Civil", explicou.
Uma peça teatral protagonizada pelos próprios concluintes abordando situações do dia a dia vividas por quem mora em áreas de morro foi apresentada durante o evento, que homenageou o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna e contou com a presença de uma de suas filhas, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.
“Gostei muito de participar do Nudec e de conhecer pessoas novas. Gostaria que todos os jovens que moram nos morros tivessem a oportunidade de ser agente jovem de Defesa Civil para aprender tudo que foi ensinado nas aulas”, comemorou um dos concluintes, Alisson Rodrigo, de 13 anos. Para o presidente do Conselho de Moradores do Morro da Conceição, Laudiniz Júnior, o projeto é muito valioso para a comunidade. “O Nudec dá oportunidade para os jovens, ocupando-os com atividades educativas e afastando-os do mundo da criminalidade”, disse.
Foto: Inaldo Lins/PCR
Exibindo 10.11.2014 Formatura dos Jovens do Nudec Foto Inaldo Lins (45).JPG
NUDEC - O Nudec é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, que capacita crianças e adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores de práticas seguras nas áreas de risco, a partir de cursos e oficinas de diferentes temáticas ministradas ao longo de cinco meses. O principal objetivo é estimular o olhar dos jovens para as comunidades onde vivem e também ajudá-los a entender de que forma eles podem se adaptar a esse cenário de forma resiliente.
Ao todo, cerca de 120 jovens estão sendo atendidos pelo Nudec, que também concluiu as atividades nas localidades da Linha do Tiro e da Lagoa Encantada no início deste mês e segue em curso na Várzea. No ano passado, um projeto piloto foi executado na Guabiraba capacitando 30 jovens.

Cprh publica resultado de edital de
 projetos sobre Unidades de Conservação

Já está disponível no portal da Agência Estadual de Meio Ambiente, CPRH, o resultado do edital nº 01/2014 que trata sobre projetos para Unidades de Conservação em Pernambuco. De acordo com o resultado, a SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa, é a proponente vencedora que teve quatro projetos deferidos para atuar na área de Proteção Integral (Apa) de Guadalupe, que engloba áreas de Rio Formoso, Barreiros,Sirinhaém e Tamandaré; na Estação Ecológica de Caetés ( Esec – Caetés), em Paulista; na Apa de Santa Cruz, situada nas localidades de Goiana, Itamaracá e Itapissuma; e na Mata Estadual Parque da Pimenteira, em Serra Talhada, sertão do Estado.
As demais instituições proponentes têm até a próxima sexta-feira (14.11) para apresentar recurso administrativo que devem ser endereçados à CPRH, conforme detalhado no link http://www.cprh.pe.gov.br/Publicacoes/Editais/Outros. Os itens anulados do edital nº01/2014 também estão à disposição para consulta. Mais informações no www.cprh.pe.gov.br


 Núcleo de Comunicacão Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH
www.cprh.pe.gov.br
31828817





Nenhum comentário:

Postar um comentário