segunda-feira, 10 de novembro de 2014




Teatro da Vida:
Dando notícia...


Esta foi contada pelo amigo João Cabeção, o “Rei de Afogados”, e figura bastante popular no Bar e Restaurante Royal. João, que também se assina “de Orleans e Bragança”, e jura que conheceu os personagens. Então, vamos lá. No meio da madrugada, o telefone toca: - Alô, é o seu Carlos? Aqui, é o Arnaldo, o caseiro do seu sítio. - Pois não, seu Arnaldo. O que posso fazer pelo senhor? Houve algum problema? - Ah, eu só tô ligando pra avisar pro sinhô que o seu papagaio morreu. - O meu papagaio, morreu? Aquele que ganhou o concurso? - É, ele mesmo. - Pôxa! Que desgraça! Gastei uma pequena fortuna com aquele bicho. Mas, ele morreu de quê? - - De comer carne estragada. - Carne estragada? Quem fez essa maldade? Quem deu carne pra ele? - Ninguém. Ele comeu a de um dos cavalos mortos. - Cavalos mortos? Que cavalos mortos, seu Arnaldo? - Aqueles puros-sangues que o senhor tinha. Eles morreram de tanto puxar a carroça d'água! - Tá louco? Que carroça d'água? - Pra apagar o incêndio...


...ruim com sutileza       
- Mas, que incêndio, meu Deus? - Na sua casa. Uma vela caiu, aí pegou fogo na cortina. - Caramba! Mas, aí tem luz elétrica!!! Que vela é essa? - Do velório. - Que velório, poorrraaa??? - Da sua mãe. Ela apareceu aqui, sem avisar, e eu dei um tiro nela pensando que era um ladrão.

Drogas e sexo - Espera-se que as medidas de combate e prevenção ao tráfico de drogas e à prostituição, inclusive de menores, no mangue de Santo Amaro, não sejam só promessas. As denúncias foram feitas pela vereadora Aline Maria (PSDB), com fotos e vídeo.


    
Só a PCR não sabe 



Os menores confeccionam, com palhas de coqueiros, coração, flor, estrela, gaita e por aí vai. Só que usam também as palhas das mudas recém plantadas e destroem todas. Na Praia de Boa Viagem, já são figuras carimbadas.

  Exibindo PREÇO DO COCO 008.JPG

Milícia em... - Moradores denunciam que motoqueiros, que se dizem “seguranças”, fazem rondas das 23h às 4h da manhã, perto do terminal de Rio Doce. Com placas de outros Estados e sirenes ligadas iguais às da PMPE. E ninguém dorme.




...Rio Doce? - No fim de semana, passam nas casas para cobrar 20 reais. Quem não contribui, sofre ameaças indiretas. Os moradores afirmam que é muito fácil a Polícia os abordarem, pois  trafegam com o barulho das sirenes. Vamos ter milícias iguais às do Sul do País?




Mosquitos - A laje, cheia de lixo, garrafas PET, tampinhas, latas vazias, etc, fica nos fundos do Edifício Tabira, na Av. Conde da Boa Vista, 121, e não no Ed. Canadá, 149. O leitor se confundiu, mas os moradores continuam com medo que surjam criadouros de mosquitos da dengue e da chikungunya. Já no Canadá, o lixo dá no meio da canela.





Edwiges, a... -
Na Sessão Ordinária, de hoje, às 16 horas, na APL, um seminário  sobre a escritora Edwiges de Sá Pereira, a primeira mulher a ingressar na Academia Pernambucana de Letras, em 1920.


...pioneira -
Foi a segunda mulher, no Brasil, a entrar numa academia de letras. Participam do seminário, as escritoras Alcileide Cabral e Maria Angélica Pedrosa.


TOP -

A Bandeirantes Mídia Exterior conquista, pela segunda vez, o TOP de Marketing ADVB/PE 2014, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). 





Presidente da JBR Engenharia ministra
  palestra sobre qualidade na URB Recife

O diretor presidente da JBR Engenharia, Pedro Pereira, participa, quinta-feira (13/11),  da comemoração do Dia Mundial da Qualidade promovido pela URB Recife. Ele é um dos convidados para falar sobre os princípios da gestão da qualidade na empresa, uma das quatro no país a terem a gestão baseada na integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001) e Responsabilidade Social (NBR 16001), certificado pela Fundação Vanzolini. Entre os pontos abordados estão questões como envolvimento dos colaboradores, processos da gestão integrada, melhoria contínua, tomada de decisão e relação com fornecedores. O evento será realizado no auditório da URB Recife, às 9h.


Karla Melo    <º)))><

Consultora e Coordenadora editorial
081 - 9403.7595 - 9813.8226

Editora Confraria do Vento
Av. Treze de Maio 13 Sala 2010 Cinelândia
Rio de Janeiro RJ Brasil CEP 20031-007
021- 2533.3587 - 8083.0654




Secretaria de Educação do Recife abre inscrições para contratação temporária de 205 professores

O processo seletivo será realizado em uma única etapa que consiste em análise de títulos. As inscrições podem ser feitas nestas segunda e terça

            A Secretaria de Educação do Recife está com inscrições abertas para uma seleção pública simplificada para contratação temporária de 205 professores II. São 26 vagas para docentes de Língua Portuguesa, 28 de Língua Inglesa, 14 de Arte, 25 de Matemática, 42 de Ciências, 19 de Geografia, 21 de História e 30 de Educação Física. As inscrições podem ser feitas nestas segunda (10) e terça (11), e não está sendo cobrada taxa de inscrição. O processo seletivo será realizado em uma única etapa que consiste em análise de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

            Os candidatos precisam ter curso de licenciatura plena na disciplina escolhida. A carga horária será de150 horas/aula ou 270 horas/aula, conforme as necessidades da Secretaria de Educação do Recife. A remuneração muda de acordo com a especialização, variando de R$ 13,02 a hora/aula de quem tem curso de licenciatura plena até R$ 14,87 a hora/aula de quem tem doutorado. 

            Os contratos temporários terão validade de 12 meses, podendo ser prorrogados uma única vez, por igual período, assim como também poderão ser rescindidos a qualquer tempo, a depender da necessidade da Secretaria de Educação. Os selecionados vão substituir os professores titulares temporariamente afastados de suas funções.

            A instrução normativa e todas as informações do processo seletivo estão publicadas no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Já as inscrições devem ser realizadas no formulário eletrônico que pode ser acessado neste link: 
http://goo.gl/forms/Ao7RL5WFVN .

            A documentação para avaliação de títulos deverá ser entregue em envelope lacrado e etiquetado no térreo do Centro Administrativo Pedagógico (CAP), localizado na Rua Frei Matias Tevis, s/n, Ilha do Leite. O material será recebido até às 17h destas segunda e terça.

            O resultado preliminar já será divulgado nesta quinta-feira (13), enquanto o resultado final sairá no próximo sábado (15), 
no site da PCR, e posteriormente no Diário Oficial do Município, com as informações da pontuação de todos os candidatos. É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar comunicados, convocações e o resultado final da seleção. Os aprovados serão lotados e iniciarão o exercício na próxima semana, a partir da segunda-feira (17).

            Dez por cento das vagas de cada cargo serão reservadas aos candidatos com deficiência. Antes de se inscrever, é preciso observar se as atribuições do cargo são compatíveis com a deficiência.

Informações para a imprensa:
Sofia Costa RêgoAssessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife(81) 3355-8420 | (81) 9488-6399
E-mail: 
pcr.educação@gmail.com

Carlos Eduardo SantosGerente de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 9488-6146 | (81) 9959-9924
E-mail: 
imprensa@recife.pe.gov.br
Flickr: 
www.flickr.com/prefeituradorecife

Alexandre GabrielSecretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 9488-6702
E-mail: 
agabriel@recife.pe.gov.br



Número excessivo de crianças em creches e pré-escolas municipais

Entrada
x

Criz Rodrigues

06:23 (Há 5 horas)
para Cco:mim
As creches e pré-escolas municipais estão com o número excessivo de crianças por sala de aula. Amanhã(11)às 10horas, o Conselho Municipal de Educação realizará votação para que os artigos 4º e 5º da resolução 001/2013 - que limita o quantitativo de alunos - seja alterado, aumentando ainda mais o numero de vagas. Educadores, pais de alunos, sociedade e Conselho Tutelar posicionaram-se contra a medida. Na prática, esta resolução não foi sequer cumprida nos anos de 2013 e 2014 e hoje, nas creches e pré-escolas, permanecem com um número muito superior ao que ficou determinado.
A alegação da Prefeitura é que não há creches suficientese nem recursos para construção ou aluguel e contratação de professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s) para possibilitar a matrícula de todas as crianças da cidade, porém durante mais de um ano de descumprimento da resolução não foram tomadas medidas que pudessem solucionar este problema, como uma solicitação de auxílio ao Governo do Estado, por exemplo.
A pedido de alguns conselheiros, no dia 07/10/2014 o CME promoveu um Fórum, para ouvir os setores da sociedade que possuem um representante no próprio Conselho. O Fórum aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, em um auditório com capacidade para 120 pessoas. Durante o evento, 100% das pessoas que solicitaram a fala foram contra a alteração da Resolução n.º 001/2013. Fizeram uso da palavra, dentre outros, professores da rede municipal, ADI’s, estudantes universitários, professores universitários, membro do Conselho Tutelar e membros do Fórum em Defesa da Educação Infantil de PE.Após o Fórum, apenas o dia 28/10 foi dedicado à discussão daquele evento, em que os representantes da Secretaria de Educação municipal insistiam para que houvesse a votação a favor da alteração. Depois de muita discussão, o CME acatou continuar a discussão no dia 11 de novembro, a partir de propostas apresentadas pelos conselheiros, também de alteração e, proceder a votação. Conclui-se que o CME quer que seja feita a votação o mais rápido possível, desconsiderando, desta forma,a unanimidade das opiniões expressas no Fórum.
O CME é composto por conselheiros representantes dos diversos segmentos sociais, ou seja: 5 (cinco) representantes da Secretaria de Educação do município do Recife; 1 (um) representante de centro de educação de universidade pública; 1 (um) representante dos professores municipais da educação básica; 1 (um) representante de gestores das escolas públicas municipais de educação básica; 1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos municipais; 1 (um) representante das escolas comunitárias; 1(um) representante das Organizações Não-Governamentais; 1 (um) representante do Conselho Tutelar; 2 (dois) representantes dos pais de alunos da educação básica do município; 2(dois) representantes da educação básica ofertada pelo município do Recife; 1 (um) representante das escolas de administração privada; 2 (dois) membros da Câmara Municipal, investidos do cargo de vereador, integrantes da Comissão de Educação. Os conselheiros se reúnem todas as terças-feiras, das 8h às 12h. O Conselho Municipal de Educação é localizado na Rua Oliveira Lima, 824, no prédio do antigo Colégio Nóbrega.


Idade/Grupo
Res. 001/2013 CME
Alteração
0-11 meses
06 crianças
10 crianças
1 ano – 1 e 11 meses
10 crianças
20 crianças
2 anos – 2 anos e 11 meses
12 crianças
20 crianças
3 anos – 3 anos e 11 meses
15 crianças
20 crianças
4 anos – 4 anos e 11 meses
15 crianças
20 crianças
5 anos – 5 anos e 11 meses
15 crianças
25 crianças
Tabela 1- Quantitativo previsto na Resolução 001/2013 de crianças por sala nas creches e pré-escolas.  da cidade do Recife e possível alteração
______________________________________________________________________________________
Jornalista Criz Rodrigues – (81) 97229535 ou 92254388 

Teatro Bianor Mendonça Monteiro/ Branca Dias!

Entrada
x

Pedro Dias

21:01 (Há 14 horas)
para Cco:mim
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Pedro Dias <pedrodiasator@gmail.com>
Data: 9 de novembro de 2014 21:54
Assunto: Teatro Bianor Mendonça Monteiro/ Branca Dias!
Para:


O espetáculo Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá , foi convidado pela Prefeitura de Camaragibe e a Secretaria de Cultura de Camaragibe para se apresentar  no Teatro Bianor Mendonça Monteiro, no dia 15 de novembro, sábado, ás 19:00h., com entrada gratuita.

Pressionada pela inquisição no século XVI , a portuguesa Branca Dias embarcou com os filhos para Pernambuco, onde encontrou o marido, Diogo Fernandes . A história desta mulher inspirou a peça Senhora de Engenho Entre a Cruz e a torá.
Branca Dias foi uma pessoa absolutamente a frente do seu tempo, o sistema era patriarcal e ela foi senhora de engenho e a primeira mestre-escola do Brasil.

Nos dias 29  e 30 de novembro/sábado e domingo, Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá, se apresenta no I Festival Sertão do Pajeú de Teatro, em Triunfo e Serra Talhada-PE.

Ficha Técnica:
Realização: Patrícia Assunção e Companhia Popular de Teatro de Camaragibe
Produtores Associados: Juvino Agner e Bernardo Júnior
Texto: Miriam Halfim
Encenação, Trilha Sonora, Programação Visual e Operação de Som: Emanuel David D' Lucard
Assistente de Encenação : Fabiana de Souza
Direção de Arte: Lupércio Kallabar
Consultoria Histórica e Religiosa: Tãnia Kaufman
Preparação Corporal: Anderson Henry
Plano de Maquiagem: Cláudia Alves
Criação, Pesquisa e Confecção de Figurino: Francis de Souza
Criação e Execução de Cenário e Adereços: Bernardo Júnior
Designer de Luz: Geraldo Cosmo
Execução de Luz: Lu Forcioni
Contra- Regras: Edson Rodrigues e Naldinho Alves
Fotografia: Pedro Portugal
Registro e Edição de Vídeo: Leonaldo Gonzaga
Elaboração do Projeto: Lúcio Fábio

No Elenco: Andreza Katarina, Bárbara Warner, Berg Santos, Cláudia Alves, Dayse Xavier,  Dul Santos, Euclides Farias, Yah Vasconcellos, Francis de Souza, Geraldo Cosmo, Guto Kelevra, Isabelly Nataly, Patricia Assunção, Pedro Dias e Wanderson Oliveira.

SERVIÇO:
Peça: Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá
Local: Teatro Bianor Mendonça Monteiro, Rua: Dr. José Collier, s/n, Vila da Fábrica, Camaragibe-PE.
Dia/Data: 15 de novembro/ sábado.
Horário: 19;00h.
Entrada: Gratuita
Informações: 9536-4746
Abraços, Pedro Dias/9536-4746




Esta segunda é o último dia para se inscrever no concurso de professor de matemática, ADI e AAE

Até o momento, mais de 60 mil candidatos preencheram o formulário de inscrição, mas muitos ainda precisam pagar a taxa

            Terminam nesta segunda-feira (10) as inscrições do concurso público para preenchimento de 259 vagas para o cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), 300 vagas para o cargo de Agente Administrativo Escolar (AAE) e dez vagas para professor de matemática. Até o momento, mais de 60 mil pessoas preencheram o formulário de inscrição para concorrer a uma das 569 vagas, mas a confirmação só é garantida com o pagamento da taxa até esta terça-feira (11). Quem não efetuar o pagamento terá a inscrição anulada.

            Os interessados devem se inscrever no site da instituição organizadora do certame, que é o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE). O endereço eletrônico é o www.upenet.com.br. Os candidatos de nível médio poderão concorrer duplamente, já que as provas de ADI e AAE serão aplicadas em turnos diferentes. Os classificados no concurso vão trabalhar nas creches e escolas vinculadas à Secretaria de Educação do Recife.

            Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos. Para os cargos de ADI e AAE, é exigida a conclusão do Ensino Médio, enquanto o professor II deve ter diploma/certificado de conclusão em curso de licenciatura plena com habilitação em matemática. As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro, e a previsão é que o resultado final do concurso seja divulgado no dia 23 de janeiro.

            As taxas de inscrição custam R$ 40 para ADI, R$ 50 para AAE e R$ 60 para professor de matemática. O boleto bancário poderá ser pago nas Casas Lotéricas até o dia 11 de novembro. É importante que os candidatos leiam atentamente o edital para verificarem se têm os requisitos exigidos para cada cargo, para só depois efetuarem o pagamento, pois o valor não será devolvido.

            O salário de ADI é de R$ 1.007,88, para uma carga horária semanal de 30 horas. O AAE tem vencimento de R$ 1.082,42 e carga horária semanal de 40 horas. Já o professor de matemática poderá ter de 100 a 270 horas-aulas mensais, conforme a necessidade da Rede Municipal de Ensino. O valor da hora-aula varia de R$ 13,02 a R$ 14,87, de acordo com o título do docente (licenciatura plena, especialização, mestrado ou doutorado).

            Os candidatos a ADI e AAE farão prova objetiva de múltipla escolha com 40 questões de português, matemática e conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório.  Os candidatos a AAE também terão que fazer uma redação - texto dissertativo sobre um tema relativo ao conteúdo programático de conhecimentos específicos.

            Os professores de matemática se submeterão a prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha de português, matemática, conhecimentos pedagógicos, além de uma prova com questões discursivas, sobre tema referente a fundamentos da educação. Ambas terão caráter eliminatório e classificatório. Já a prova de títulos terá caráter exclusivamente classificatório, sendo considerada apenas a formação e a especialização técnico-profissional na área de educação.

         O concurso terá validade de dois anos, a partir da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período. No total, 10% das vagas são reservadas a candidatos com deficiência, que também deverão informar se necessitam de condições especiais para realização da prova.       

            Todas as informações prestadas no Formulário Eletrônico de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, que poderá ser excluído do concurso se não preencher o documento de forma completa, correta e verídica. Quem tiver dúvidas sobre o certame deve entrar em contato com o IAUPE/CONUPE pelos telefones 3125-7979/7950/7951/7955. O e-mail da organizadora é oconcursos.conupe@gmail.com.

ATRIBUIÇÕES - O ADI vai atuar junto às crianças matriculadas nas turmas de Educação Infantil das creches, creches-escolas e escolas municipais do Recife, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem. Sua função é ajudar as crianças na execução de atividades pedagógicas e recreativas; cuidar da higiene, alimentação, repouso e bem estar dos alunos; responsabilizar-se pela recepção e entrega das crianças junto às famílias, além de auxiliar o docente no planejamento das atividades pedagógicas para cada grupo infantil e também no processo de observação e registro das aprendizagens e desenvolvimento das crianças. Já  o AAE faz atendimento ao público; recebe, protocola, carimba, distribui, encaminha e arquiva processos e documentos; organiza e manuseia arquivos e fichários, entre outras atribuições.

Informações para a imprensa:
Sofia Costa RêgoAssessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife(81) 3355-8420 | (81) 9488-6399
E-mail: 
pcr.educação@gmail.com

Carlos Eduardo SantosGerente de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 9488-6146 | (81) 9959-9924
E-mail: 
imprensa@recife.pe.gov.br
Flickr: 
www.flickr.com/prefeituradorecife

Alexandre GabrielSecretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 9488-6702
E-mail: 
agabriel@recife.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário