quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Parabólica


Leitor questiona as
ações da Compesa

Ninguém aguenta mais a Compesa, pois não dá o atendimento adequado para solução dos problemas de falta d'água e fossas estouradas em todos os recantos do Estado. A reclamação é do leitor Cláudio de Melo Silva que afirma: “Na Rua 67, na 5ª Etapa de Rio Doce, em Olinda, uma fossa estourada está completando vários anos de ‘aniversário’. Porém, pior ainda é um esgoto escorrendo pela Avenida Benjamin, no Bairro Fragoso, em Paulista. Inclusive, esta via está programada para ser calçada, mas com esse problema, ficará difícil a efetivação dos serviços que já estão atrasados. Isso, sem contar com a falta do precioso líquido no local. A Compesa deveria ser privatizada”. Por sua vez, a Compesa responde à leitora Heloísa de Mello e informa que a rede esgoto opera normalmente, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, em frente à parada de ônibus 16. E que não há extravasamento no trecho. A Compesa fez a manutenção da tubulação, na  Av. Colibri, em Maranguape I. Já a Prefeitura de Paulista vai manter entendimentos com a Compesa para que providencie a recuperação do asfalto.


“Orelhão” depredado     

Juna Fard/Cortesia     
 Exibindo # bAR DA cURVA - fANTASTICO (3).jpg

Este “Orelhão”, que presta um serviço de utilidade pública ainda dos mais importantes à população - apesar da profusão de celulares no País - foi totalmente depredado por vândalos. Fica num ponto de táxi, na Avenida Jequitinhonha, em Boa Viagem.  É lamentável.




CPOR do Recife - O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro (CPOR) do Recife foi homenageado, anteontem, na Assembleia Legislativa. Comemorou 80 anos da primeira turma:1933. Como R/2 de Comunicações de 1967, sinto orgulho.


Povão com medo - O deputado Betinho Gomes (PSDB) pediu à Secretaria de Defesa Social reforço policial para o Cabo. Moradores e comerciantes são abordados, a qualquer hora, por assaltantes. “O que se agrava e deixa a população assustada”, diz.



TOP - A Bandeirantes Mídia Exterior, pela terceira vez, recebe, hoje, o importante prêmio Top de Marketing da ADVB-Pernambuco. A primeira vez foi com o “case” Geoprocessamento para Outdoor e, o segundo, pelo lançamento do TopBus.



Esforço- O procurador-geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, tem feito, em média, duas palestras motivacionais por mês para professores e estudantes em todo o Estado. Ex-professor, diz que a Educação é a base de tudo e que o sucesso depende do esforço de cada um.



Descaso - Dona Maria de Lourdes, de 79 anos , sofre com o desrespeito do Viva Plano de Saúde. Desde o dia 26 de setembro passado, espera a marcação dos exames de endoscopia e colonoscopia, mesmo com as guias pedidas pela médica Rita Melo. Liga, todos os dias, e ouve a mesma resposta: “Vamos providenciar”.



Bem-estar -
Nos dias 22 e 23, o Espaço Essência Terapias Integradas comemora aniversário e oferece massagens Ayurvédica, Abhyanga Sweda, Reiki e Relaxamento e Digitopuntura. Tel.: 9604.4520.

Negra -


A Assembleia Legislativa realiza audiência pública, hoje, às 10h, para debater o Dia da Consciência Negra. A proposição foi de autoria da deputada Laura Gomes (PSB).

Doação -
No Moda Recife, nos dias 28 e 29, no Paço Alfândega, o público poderá participar da Ação Doar está na Moda.  E doar roupas para mulheres em tratamento de câncer.


Médicos denunciam entidades
 hospitalares ao MTE e MPT

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) protocolou  denúncia na quinta-feira (06) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e  Ministério Público do Trabalho (MPT), contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), IMIP Hospitalar, Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS), Fundação Manoel da Silva Almeida,  Santa Casa de Misericórdia, Hospital Tricentenário, Fundação Altino Ventura, Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer e Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Surubim.
De acordo com o Simepe, essas entidades desrespeitam flagrantemente a jornada de trabalho dos médicos.  O sindicato frisou na denúncia a que os médicos têm direito a uma jornada de trabalho  especifica, bem como a intervalos de descanso e refeição. No entanto, os profissionais lotados nas UPAS, UPAEs e hospitais geridos por essas entidades não têm sequer o intervalo para refeição, em alguns casos nem há um intervalo entre as jornadas. Além da não concessão dos intervalos, essas entidades também não estão pagando horas extras, o que é um total desrespeito para com os direitos básicos trabalhistas. Além dessas denúncias, o Simepe vai propor uma Ação Civil Coletiva, através da Defensoria Médica, cobrando todos os direitos dos médicos (as) trabalhadores (as).

Assessoria de Comunicação do Simepe
Chico Carlos & Natália Gadelha



HMA RECEBE TREINAMENTO DA SES SOBRE NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA


A equipe de Serviço Social do Hospital Miguel Arraes promoveu, na manhã desta segunda-feira (17), treinamento sobre a ficha de notificação de casos de violência doméstica, sexual e de outros tipos. A Capacitação foi realizada pela Secretaria de Saúde do Estado e aconteceu no auditório do HMA.
"A capacitação teve o objetivo de informar, orientar e atualizar os profissionais no manejo das notificações, que precisam ser completas, claras e objetivas”, explicou Cássia Silveira, Coordenadora do Serviço Social do HMA.
Na ficha de notificação de violência são anotadas informações como tipo de violência; faixa etária da vítima; sexo; local onde mora, dados referente ao agressor, etc. De posse dessas informações pode-se ter um perfil da violência no Estado, o que contribui para o planejamento das ações da Rede Estadual de Atenção a Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência, formada pelas Secretarias de Estado da Saúde e da Mulher e Diversidade Humana; Ministério Público; Tribunal de Justiça; Delegacia da Mulher e outros parceiros.

Ana Cláudia Mara
Hospital Miguel Arraes
UPA´s de Olinda, Paulista e Igarassu
Assessoria de Imprensa
(81) 9321.3087 / 3181.9610   




Domingo de frevo e coco no Marco ZeroOrquestra Arruando recebe o Kamisa de Xita a partir das 15h numa grande prévia carnavalesca


Tem frevo com pitadas de coco este domingo (23/11) no Recife Antigo.  A Orquestra Arruando, que todos os domingos até o fim do ano leva o frevo ao Marco Zero, receberá um convidado especial no show desta semana. É o Kamisa de Xita, grupo de coco de Paulista apadrinhado por Ademir Araújo, o “Mestre Vivo” maestro Formiga. O evento começa às 15h, segue até as 17h15 e é aberto ao público.

Os grandes compositores de frevo, ritmo nomeado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, serão evocados pela Arruando. Fazem o público cair no passo as músicas de Capiba (“Madeira que cupim não roi”, “De chapéu de sol aberto”), Nelson Ferreira (“Evocação Nº 1”), Matias da Rocha / Joana Batista (“Vassourinhas”), Carlos Fernando (“Banho de cheiro”), Luiz Bandeira (“Voltei, Recife”), J. Michiles (“Me segura senão eu caio”, “Roda e avisa”), Getúlio Cavalcanti (“Último regresso”). No palco, 17 músicos e  três cantores, sob a batuta do maestro Paulo Lima, comandam o som. No chão, dez passistas, oriundos da escola de Coruja, dançam e convidam todos a aprender o contagiante passo num aulão. Sombrinhas serão distribuídas.




A aula se estende ao coco. O Kamisa de Xita tocará por 30 minutos dentro do show da anfitriã Arruando – e ensinará os movimentos dessa manifestação cultural ao público que, a cada semana, cresce e faz do Marco Zero o palco de uma grande prévia carnavalesca.

O show faz parte do “Recife do Frevo e do Passo”, projeto da Orquestra Arruando que garante a realização de apresentações de frevo todos os domingos, ao longo do ano, independentemente do Carnaval. A ação foi aprovada pelo Governo do Estado (através da Fundarpe) e Prefeitura do Recife (pela Fundação de Cultura Cidade do Recife) e entrou, desde novembro deste ano, no calendário fixo de eventos semanais da capital. O projeto promove ainda a difusão do conhecimento sobre o frevo: antes de executarem cada música, os cantores da orquestra comentam sobre compositor e obra.


Fotos em alta resolução: http://bit.ly/orqarruando
Crédito: Tiago J. Silva
SERVIÇO
Orquestra Arruando recebe Kamisa de Xita
Domingo (23/11), das 15h às 17h15
No Marco Zero do Recife
Aberto ao público

Contato para entrevistas:Nilo Otaviano: produtor artístico e fundador, 81.8848-9069

IMPRENSA
Paula Schver
Míddia Assessoria
(81) 8745-0201

face  twitter

REDE FEMINISTA PROMOVE ENCONTRO NO RECIFE


A UFRPE realiza de 24 a 27 de novembro de 2014, o 18º Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste (Redor), que lança o tema Perspectivas feministas de gênero - desafios no campo das militâncias e das práticas. Mil participantes, entre professores, especialistas, estudantes e representantes das secretarias estaduais das Mulheres discutem o assunto. O evento foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa Ação Mulher e Ciência (NPAMC/UFRPE), Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES/UFPE),  Instituto Papai e FUNDAJ. 
Conferencistas, Palestrantes e Coordenadoras de Grupos de Trabalho, somam quase 40 docentes e pesquisadoras especialmente do Norte e Nordeste, além da contribuição de 04 representantes de Portugal e Espanha.
Coordenadora geral do evento, a doutora em Sociologia, Rosário Andrade, acredita que as relações de poder, estabelecidas desde o nascimento, se colocam como grande desafio do feminismo. A estudiosa comenta ainda sobre a falta de conhecimento a respeito do movimento e os estigmas criados a partir do preconceito e da influência das redes sociais neste cenário. O evento contará com palestras, exposição de livros, conferências, minicurso e oficinas. Durante o 25 de novembro, o dia internacional de combate à violência contra a mulher, serão enfatizados os temas relacionados a Igualdade de Gênero e Violência.
A Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações Gênero (Redor) foi criada em setembro de 1992 com o objetivo de congregar, articular e desenvolver os estudos sobre a mulher e relações de gênero no Norte e Nordeste brasileiro. Agrupa mais de 30 Núcleos e Grupos de Estudos vinculados às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa das duas regiões. 

Programação completa:
http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/public/conferences/4/schedConfs/7/program-pt_BR.jpg­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Jornalista Criz Rodrigues - 9722.9535 ou 92254388 



Novembro Azul nas UPA´s de Olinda e Igarassu

As UPA´s de Olinda e Igarassu estão engajadas nas ações que marcam o Novembro Azul. 

Ações educativas estarão sendo realizadas junto aos usuários das unidades para esclarecer sobre o câncer de próstata. 

Uma equipe multidisciplinar, com Enfermeiros, Nutricionistas e Assistentes Sociais levará orientações desde a alimentação para prevenção do câncer, o conceito da doença, os locais para realização de exames, até os esclarecimentos sobre direitos sociais.

Haverá distribuição de folders e orientação sobre a rede ambulatorial disponível para atendimento à estes casos.

A ação na UPA de Olinda será realizada nesta quarta-feira (19), durante todo o dia. Na UPA de Igarassu, os usuários receberão esclarecimentos nos dias 19, 20 e 21 de Novembro.

Abs!!
Ana Cláudia Mara
Hospital Miguel Arraes
UPA´s de Olinda, Paulista e Igarassu
Assessoria de Imprensa
(81) 9321.3087 / 3181.9610   





Reeducandos do sistema prisional têm acesso a serviços de cidadania no município do Paulista
       Os reeducandos que trabalham na empresa de produtos têxtis, Algobom, localizada no município do Paulista, vão ter a oportunidade de participar, nesta quarta-feira (19.11), das 9h às 17h, da I Feira de cidadania realizada na cidade. O evento, que é coordenado pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco, visa atender as necessidades básicas dos apenados, com atividades nas áreas jurídica, assistência humana e cidadania. A iniciativa tem o apoio das secretarias de Saúde, Educação e Políticas Sociais e de Esportes e Juventude do Paulista. A feira pretende atender aos 60 internos que cumprem suas penas em livramento condicional e regime aberto na empresa. Os funcionários e familiares do estabelecimento também vão ser beneficiados - totalizando um contingente de 350 pessoas.  
         Na ocasião os detentos terão acesso a exames de mamografia, glicose, HIV, sífilis, hepatite, tuberculose; vacinação; atendimento odontológico e orientações sobre alimentação e qualidade de vida. Também serão oferecidos, através do CRAS e dos CREAS municipais e do CREAS regional, por meio de inscrição para o CNH popular, emissão da 2.ª via do RG, 2.ª via da Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento. Vai haver ainda dicas sobre primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, orientação a respeito dos serviços de defesa e promoção à pessoa idosa, entre outros.

SERVIÇO:
O QUÊ: I Feira de Cidadania na cidade do Paulista
QUANDO: Quarta-feira (19.11), das 9h às 17h
ONDE: Algobom – Indústria e Comércio de Produtos Têxteis – Rodovia BR - 101 Norte - KM 56,7 - Paratibe - Paulista – PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário