sábado, 22 de novembro de 2014

Parabólica



Um ato solidário
e que salva vidas

O sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para muitos pacientes. Cerca de 15 minutos e uma leve picadinha indolor, já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e criopreciptado. Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira são doadoras de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário. O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado, no próximo dia 25, e o Hemope antecipou a campanha de doação. Para agendar  doação, no Hemope, ligue 0800.081.1535. Já o Banco de Sangue Hemato atende 14 hospitais credenciados e realiza mil e 500 transfusões de sangue por mês. Não precisa agendar horário e, basta ir à Avenida Lins Petit, 264, na Ilha do Leite, das 7h às 18h, de 2ª. a sábado, telefones (81) 3038-6992 e (81) 9173-3818.“Para doar, basta ter de 16 a 65 anos e pesar 50 quilos. O Dia Nacional do Doador de Sangue foi instituído, no Brasil, em 30 de junho de 1964, pelo Decreto 53.988, e promulgado pelo presidente Castello Branco.



Ciclofaixa: mudança...      

A mudança da ciclofaixa, aos domingos e feriados, da linha do trem para o outro lado, no Cais de Santa Rita, causa acidentes e deixa os ciclistas amedrontados. São obrigados, agora, a atravessar os trilhos do trem sem ter como desviá-los. Já houve dezenas de quedas.

   Iza Xavier/Cortesia 
Exibindo IMG-20141120-WA0005.jpg

...causa acidentes - Várias crianças ficaram presas nos trilhos, pois  os pneus das bicicletas são bem menores. A denúncia é da jornalista e ciclista Iza Xavier. “As ciclofaixas foram um incentivo para pedalar, mas há de se ter mais cuidado onde as colocam”, reclama.


   
É cidadania

Edson Campos/Cortesia    
Exibindo 2.0 CIDADANIA.JPG
Em frente ao Edifício Holiday, em Boa Viagem, as calçadas servem de depósito de lixo. Esta senhora, que mora no Edifício Corta Jaca, dá exemplo de cidadania: varre e mantém a calçada do seu prédio completamente limpa.  
Frevo - Todo domingo, das 15h às 17h, no Marco Zero, no Bairro do Recife, a Orquestra Arruando arrasta os foliões e antecipa o Carnaval. Amanhã, a parte final da apresentação vai inserir a ciranda no repertório do show.


Crateras - Enormes buracos, na pista exclusiva para ônibus, na Av. Domingos Ferreira, em Boa Viagem, continuam prejudicando os motoristas e a mobilidade do trânsito. Do Viaduto Tancredo Neves para entrar na Av. Mascarenhas de Morais são verdadeiras crateras.


  
Fesiaspe - O presidente da Federação dos Sindicatos e Associações de Servidores Públicos/PE, Amaro Marinho, fecha 2024 com assistências jurídicas e administrativas. Visitou os sindicatos filiados de Calumbí, Petrolina, Camocim de São Félix, Carpina, Lajedo, Panelas e Surubim. A reunião do final do ano será, às 10h, no dia 27.



Baile -

Hoje, às 22h, será realizado o Baile Turbilhão de Saudades, no Clube Lenhadores de Paudalho, na Praça Pedro Coutinho, s/n, Centro. Tels.: 9615.0332 e 9218.4761.

Afro -

No Museu da Abolição, na Madalena, abertura da Ludoteca, hoje, às 15h, com jogos, oficinas de contação de histórias, grupos culturais e penteados afros. Tel. 81.3228.3228.

Medium -

A Federação Espírita/PE promove, amanhã, das 8h30 às 12h30 e das 16h às 17h, o Simpósio Mediunidade, com Suely Schubert. Tel.: 81.3241.2157 e decom@fepernambucana.org.




Reserva de matrículas para escolas e creches municipais começa segunda

Pais e responsáveis devem garantir vaga do aluno pelo site até o próximo dia 5. Há 22.468 novas vagas disponíveis

            Começa na próxima segunda-feira (24) o período de reserva de matrículas para alunos novatos que queiram estudar nas escolas, creches e creches-escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife no ano letivo de 2015. A Secretaria de Educação do Recife está ofertando 22.468 vagas para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Na primeira etapa, a reserva da matrícula deve ser feita unicamente pela internet, através do site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline, que pode ser acessado por computador, tablet ou celular. O prazo se encerra no dia 5 de dezembro. Ao confirmar a escola escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola solicitada para confirmação da matrícula, entre os dias 9 e 17 de dezembro.

            No site, que estará disponível a partir das 8h desta segunda, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostrará as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas.  Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Para saber qual a unidade de ensino mais próxima, é possível consultar o mapa disponível no site da matrícula. Quanto mais rápido for feita a matrícula online, mais chances tem o estudante de garantir vaga numa unidade de ensino perto da casa do aluno.

            Quando o processo for concluído, o estudante deve imprimir o comprovante de reserva de matrícula para levar à escola. Quem não tiver impressora pode salvar o número de protocolo, gerado ao final do processo de reserva, para ter acesso ao comprovante em outro momento. Depois, o estudante ou responsável poderá clicar na aba “consultar estudante”, digitar o número do protocolo e imprimir ou apresentar esta numeração na escola no período de confirmação de matrícula.

            Entre os dias 9 e 17 de dezembro, o aluno ou responsável precisará ir na escola para de fato confirmar a matrícula. É necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, original e cópia da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência, documento de transferência da escola de origem e duas fotos 3x4 recentes.  

            O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, ressalta que os estudantes e responsáveis não precisam madrugar nas escolas para garantir a vaga. "Se a pessoa fez a reserva com sucesso no site é porque a vaga existe; ninguém vai tirá-la do aluno. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente no período determinado. Na internet, só é feita a reserva da matrícula. A vaga só é garantida depois da apresentação dos documentos na escola. Quem não fizer isso perde a vaga", esclareceu o secretário.

            Quem tiver dificuldade de acesso a computador ou internet pode procurar uma das 36 escolas municipais de Ensino Fundamental II ou uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o0800.200.6565. O atendimento é feito das 8h às 17h durante todos os dias de matrícula. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br .

            Dos cerca de 90 mil estudantes que atualmente estudam na Rede Municipal de Ensino do Recife, 68.831 alunos tiveram a matrícula renovada automaticamente em outubro, portanto não precisam acessar o site. A previsão é de que a rede tenha um total de 91.299 alunos no ano letivo de 2015, distribuídos em 306 unidades de ensino (21 creches-escolas, 53 creches e 232 escolas). Em 2014, foram oferecidas 21.381 vagas para alunos novatos. Este ano foram 1.087 vagas a mais.

  
OBS: O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, acompanhará o início das matrículas às 8h desta segunda (24), na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Nadir Colaço, Rua Ida, s/n, Macaxeira.

Referência: Indo pela Avenida Norte sentido Macaxeira, depois que passar a entrada de Nova Descoberta, dobrar na próxima à direita. A escola fica na esquina da Avenida Norte com a Rua Ida. É Perto da Academia da Cidade da Macaxeira.



Língua Fulniô poderá ser reconhecida como 
Referência Cultural Brasileira pelo Iphan

Após ter editado o dicionário Iatê-Português-Iatê, da tribo Fulniô de Águas Belas, sertão pernambucano, a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) encaminhou pedido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em Brasília, requerendo o registro do Iatê como Referência Cultural Brasileira, no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), conforme dispõe o Decreto 7387/2010.

Exibindo Dicionario.jpg

Para o presidente da AIP, jornalista Múcio Aguiar, a reedição do dicionário, de autoria do índio Caetano de Sá é a afirmação da entidade de imprensa comprometida com a preservação da memória do povo brasileiro, em especial dos cerca de 3500 índios Fulniô que vivem em Pernambuco, e que desde colonização são postos a margem da sociedade, tendo seus direitos mutilados por uma democracia capenga em relação aos problemas indigenistas do país.

Apesar da iniciativa da AIP, é necessário ainda que a comunidade Fulniô aceite a proposta de registro cultural.

Até o momento apenas três idiomas foram reconhecidos no Brasil, o Talian que é utilizada por uma parte da comunidade de imigração italiana, na Região Sul do Brasil, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A língua é falada desde que os italianos começaram a chegar ao país, no final do século XIX; o Asurini do Trocará ou Asurini do Tocantins, língua falada pelo povo indígena Asurini, que vivem as margens do Rio Tocantins, no município de Tucuruí (PA). A língua pertence à família linguística Tupi-Guarani, e o Guarani Mbya, uma das três variedades modernas da Língua Guarani, juntamente com o Nhandeva ou Ava Guarani e o Kaiowa. A língua Guarani Mbya é uma das línguas indígenas faladas no Brasil, ocupando uma grande faixa do litoral que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, além da fronteira entre Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Em 2015, ainda com autoria do índio Aluízio Caetano de Sá será editado pela AIP a Gramatica Iatê. Já o Dicionário Iatê-Português-Iatêencontra-se a venda nas Livrarias Cultura, Imperatriz e Jaqueira, além da venda na própria sede da AIP, no Recife. Informações: (81) 3061-9207.


Maestro Spok e Bola de Ouro são os homenageados
 do Carnaval do Recife 2015

Prefeitura agracia representante da nova geração do Frevo e tradicional agremiação da cidade


Após um intenso processo de discussão para a definição que apontariam os homenageados do Carnaval do Recife 2015, o prefeito Geraldo Julio teve o prazer de, na tarde desta sexta-feira (21), comunicar pessoalmente aos agraciados: o Maestro Spok e o Bloco Bola de Ouro, representado pelo vice-presidente da agremiação, Robervaldo Lopes. Geraldo fez questão de ressaltar que a Prefeitura teve a preocupação de compartilhar a honraria entre elementos que exaltam a representatividade da nova geração dos artistas que batalham para manter viva a força de nossa cultura e à tradição tão marcante da festividade de Momo na capital pernambucana. 

"Nós pensamos muito e chegamos à conclusão de que podemos homenagear a nossa tradição juntamente com os artistas que estão lutando para manter essa mesma tradição forte. Escolhemos exaltar um bloco que está fazendo 100 anos e que tanto já alegrou e emocionou a população. O Maestro Spok é um dos líderes desse movimento, dessa nova geração, que tem tanta gente boa, que ajuda a renovar a nossa cultura, que mostra que o frevo vai seguir como marca do nosso Carnaval", registrou.

Tanto o Maestro Spok quanto Robervaldo Lopes, foram pegos de surpresa com a homenagem e não esconderam a emoção. "Eu quase chorei. Eu não sabia da intenção da Prefeitura de fazer essa homenagem. Foi um momento de intensa felicidade", destacou Spok. "Recebi uma ligação para vir à Prefeitura, mas não sabia do que se tratava. Fiquei muito satisfeito porque é uma homenagem merecida ao Bola de Ouro, por tudo o que o bloco representa, mas também pela ideia de se exaltar quem renova a nossa música e cultura", frisou Lopes. 


Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR
Fotos de arquivo: Spok (Jorge Luiz/ArquivoPCR) e Bola de Ouro (ArquivoPCR)

-- 
Spok - Inaldo Cavalcante de Albuquerque, Spok, de 44 anos, é natural do município de Igarassu (Região Metropolitana do Recife). O artista começou a estudar música em Abreu e Lima, sob a orientação do professor Policarpo Lira Filho (Maninho), em 1984. Spok veio para o Recife em 1986, quando passou a trabalhar com ícones da música pernambucana como os maestros Clóveis Pereira, Guedes Peixoto e Ademir Araújo. Em 1996, ele liderou a formação da "Banda Pernambucana", que passou a acompanhar o artista Antonio Nóbrega pelo Brasil e pelo mundo. Anos depois, o grupo mudou o nome  para "Orquestra de Frevo do Recife" e segue encantando recifenses e turistas até hoje. Atualmente, o maestro viaja o mundo com a sua Spok Frevo Orquestra.

Bola de Ouro - Fundado no dia 15 de setembro de 1915, na Rua da Bola, em Santo Amaro, o Clube Bola de Ouro chega ao centésimo aniversário no próximo ano. A agremiação, que tem como símbolo uma bola dourada e suas cores oficiais são o amarelo e o preto, é presidido desde 1986 pela carnavalesca Luiza de França Lopes Carvalho, um dos personagens mais marcantes do Carnaval do Recife. Luiza é mãe de Robervaldo. O Bola de Ouro coleciona premiações na festividade de Momo na capital pernambucana. 



PCR conclui obra do programa 
Parceria nos Morros em Nova Descoberta

Intervenção para reduzir situações de risco e garantir mais segurança para os moradores foi finalizada na manhã de hoje (21)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), concluiu mais uma obra do programa Parceria nos Morros, com o objetivo de reduzir situações de risco e garantir mais segurança para os moradores. Durante a manhã de hoje (21), foi finalizada uma intervenção no Alto Jardim Progresso, em Nova Descoberta, que incluiu soluções técnicas para contenção da barreira como a construção de um muro de alvenaria e de uma tela argamassada, além de reparos na canaleta e melhoria no acesso. 

O aposentado Nelson de Santana, de 63 anos, foi um dos beneficiados com a obra de 144 metros quadrados de extensão. “Agora não vou mais precisar ficar acordado quando chove e vou deixar meus netos dormirem na minha casa, porque não tem mais perigo”, comemorou. Ele atuou como mão de obra durante a execução do trabalho. 

A esposa dele, Ângela Maria, também ficou bastante satisfeita com o resultado. “Uma vez a barreira que fica nos fundos da casa deslizou e o barro chegou a entrar no nosso quarto. Por isso, a obra do programa Parceria nos Morros é a realização de um sonho que temos há muitos anos. Agora vamos cuidar da manutenção para que nada prejudique”, disse. 

“As obras realizadas por esse programa mostram o quanto a parceria entre o poder público e os moradores pode trazer benefícios para a população”, afirmou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cassio Sinomar. Atualmente, cerca de 60 obras de pequeno e médio porte estão sendo executadas dentro do programa Parceria, nos Morros, das quais 27 já foram concluídas. A iniciativa consiste em disponibilizar material de construção e acompanhamento técnico para que os próprios moradores entrem com a mão de obra.




Painéis digitais em LED orientam veranistas com destino ao Litoral Sul de Pernambuco

Tecnologia de última geração proporciona mais segurança viária, praticidade e agilidade aos motoristas que trafegam pela via expressa Rota do Atlântico

Os motoristas que irão curtir o Verão nas praias do Litoral de Sul de Pernambuco passam a contar com o auxílio de quatro painéis digitais instalados ao longo do trajeto da Concessionária Rota do Atlântico, que exibem mensagens de alerta sobre possíveis intervenções no tráfego da rodovia e as possibilidades de rotas alternativas. Eles funcionam como verdadeiros GPS inteligentes para os condutores que transitam pela área de concessão, com indicações, em tempo real, das condições de fluxo da via expressa.
  
Painéis digitais em LED orientam veranistas com destino ao Litoral Sul de Pernambuco

Tecnologia de última geração proporciona mais segurança viária, praticidade e agilidade aos motoristas que trafegam pela via expressa Rota do Atlântico

Os motoristas que irão curtir o Verão nas praias do Litoral de Sul de Pernambuco passam a contar com o auxílio de quatro painéis digitais instalados ao longo do trajeto da Concessionária Rota do Atlântico, que exibem mensagens de alerta sobre possíveis intervenções no tráfego da rodovia e as possibilidades de rotas alternativas. Eles funcionam como verdadeiros GPS inteligentes para os condutores que transitam pela área de concessão, com indicações, em tempo real, das condições de fluxo da via expressa.

Informações específicas sobre o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU) da Concessionária terão espaço de destaque na dinâmica dos modernos equipamentos. O atendimento funciona 24 horas e dispõe de guinchos leves e pesados, ambulâncias, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões-pipa de combate a incêndios, veículos para remoção de animais soltos na pista e equipes prontamente especializadas para ocorrências diversas. Em caso de acidentes ou situações inesperadas, os serviços podem ser acionados de imediato pelo telefone 0800.031.0009, que estará exposto nos painéis eletrônicos e também em placas ao longo da rodovia. Todos os trechos continuam sendo monitorados pelos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) por meio de câmeras de alta resolução.

Com displays em LED de última geração, os equipamentos 100% digitais de fabricação italiana têm estrutura formada por dois blocos paralelos. O primeiro, colorido, tem 1,20 metros quadrados; e o segundo, em cor amarela, mede 3,60 metros x 1,26 metros. Com o suporte de um sensor de luminosidade na parte frontal e traseira dos painéis, que detecta a incidência da luz e automaticamente evita o ofuscamento, as mensagens serão visualizadas pelos motoristas a pelo menos 300 metros de distância. A exibição instantânea dos textos é controlada pela equipe do CCO que, alinhada à urgência de cada ocorrência, poderá fazer novas inserções em questão de segundos. A troca de informações pode, ainda, ser realizada em tempo real pela internet.

Com alto grau de proteção, os painéis são resistentes a trepidações, poeira, fortes chuvas, condições severas, umidade do ar, entre outras situações adversas. Eles estão posicionados nos seguintes trechos estratégicos da PE-009: km 29,3, sentido Sul, ao lado direito da pista; no km 36,2, sentido Norte, ao lado esquerdo; no km 38, sentido Sul, ao lado esquerdo; e no km 43, sentido Norte, também ao lado esquerdo.
ROTA DO ATLÂNTICO - O perímetro concessionado da via expressa Rota do Atlântico tem início na BR-101 Sul, na altura do Hospital Dom Helder Câmara, no município do Cabo de Santo Agostinho, passa pelo contorno do Cabo e segue até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. A rodovia é o acesso para veículos leves e pesados ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, além de proporcionar um acesso qualificado para condutores que tiverem como destino as praias do Litoral Sul do Estado, a exemplo das praias de Porto de Galinhas, Tamandaré e Carneiros. O sistema viário é composto pelo complexo de viadutos sobre a BR-101, TDRs Norte e Sul, Curva do Boi, que dá acesso à Avenida Portuária, Contorno do Cabo, rotatória em Nossa Senhora do Ó e pelo acesso à Ilha de Cocaia. O trajeto entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes e Porto de Galinhas, pela Rota do Atlântico, é realizado em apenas 40 minutos, respeitando os limites de velocidade da rodovia.

  
Painéis digitais em LED orientam veranistas com destino ao Litoral Sul de Pernambuco

Tecnologia de última geração proporciona mais segurança viária, praticidade e agilidade aos motoristas que trafegam pela via expressa Rota do Atlântico

Os motoristas que irão curtir o Verão nas praias do Litoral de Sul de Pernambuco passam a contar com o auxílio de quatro painéis digitais instalados ao longo do trajeto da Concessionária Rota do Atlântico, que exibem mensagens de alerta sobre possíveis intervenções no tráfego da rodovia e as possibilidades de rotas alternativas. Eles funcionam como verdadeiros GPS inteligentes para os condutores que transitam pela área de concessão, com indicações, em tempo real, das condições de fluxo da via expressa.

Informações específicas sobre o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU) da Concessionária terão espaço de destaque na dinâmica dos modernos equipamentos. O atendimento funciona 24 horas e dispõe de guinchos leves e pesados, ambulâncias, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões-pipa de combate a incêndios, veículos para remoção de animais soltos na pista e equipes prontamente especializadas para ocorrências diversas. Em caso de acidentes ou situações inesperadas, os serviços podem ser acionados de imediato pelo telefone 0800.031.0009, que estará exposto nos painéis eletrônicos e também em placas ao longo da rodovia. Todos os trechos continuam sendo monitorados pelos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) por meio de câmeras de alta resolução.

Com displays em LED de última geração, os equipamentos 100% digitais de fabricação italiana têm estrutura formada por dois blocos paralelos. O primeiro, colorido, tem 1,20 metros quadrados; e o segundo, em cor amarela, mede 3,60 metros x 1,26 metros. Com o suporte de um sensor de luminosidade na parte frontal e traseira dos painéis, que detecta a incidência da luz e automaticamente evita o ofuscamento, as mensagens serão visualizadas pelos motoristas a pelo menos 300 metros de distância. A exibição instantânea dos textos é controlada pela equipe do CCO que, alinhada à urgência de cada ocorrência, poderá fazer novas inserções em questão de segundos. A troca de informações pode, ainda, ser realizada em tempo real pela internet.

Com alto grau de proteção, os painéis são resistentes a trepidações, poeira, fortes chuvas, condições severas, umidade do ar, entre outras situações adversas. Eles estão posicionados nos seguintes trechos estratégicos da PE-009: km 29,3, sentido Sul, ao lado direito da pista; no km 36,2, sentido Norte, ao lado esquerdo; no km 38, sentido Sul, ao lado esquerdo; e no km 43, sentido Norte, também ao lado esquerdo.
ROTA DO ATLÂNTICO - O perímetro concessionado da via expressa Rota do Atlântico tem início na BR-101 Sul, na altura do Hospital Dom Helder Câmara, no município do Cabo de Santo Agostinho, passa pelo contorno do Cabo e segue até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. A rodovia é o acesso para veículos leves e pesados ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, além de proporcionar um acesso qualificado para condutores que tiverem como destino as praias do Litoral Sul do Estado, a exemplo das praias de Porto de Galinhas, Tamandaré e Carneiros. O sistema viário é composto pelo complexo de viadutos sobre a BR-101, TDRs Norte e Sul, Curva do Boi, que dá acesso à Avenida Portuária, Contorno do Cabo, rotatória em Nossa Senhora do Ó e pelo acesso à Ilha de Cocaia. O trajeto entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes e Porto de Galinhas, pela Rota do Atlântico, é realizado em apenas 40 minutos, respeitando os limites de velocidade da rodovia.
 Exibindo Praça de Pedágio_002.jpg



Informações específicas sobre o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU) da Concessionária terão espaço de destaque na dinâmica dos modernos equipamentos. O atendimento funciona 24 horas e dispõe de guinchos leves e pesados, ambulâncias, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões-pipa de combate a incêndios, veículos para remoção de animais soltos na pista e equipes prontamente especializadas para ocorrências diversas. Em caso de acidentes ou situações inesperadas, os serviços podem ser acionados de imediato pelo telefone 0800.031.0009, que estará exposto nos painéis eletrônicos e também em placas ao longo da rodovia. Todos os trechos continuam sendo monitorados pelos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) por meio de câmeras de alta resolução.

Com displays em LED de última geração, os equipamentos 100% digitais de fabricação italiana têm estrutura formada por dois blocos paralelos. O primeiro, colorido, tem 1,20 metros quadrados; e o segundo, em cor amarela, mede 3,60 metros x 1,26 metros. Com o suporte de um sensor de luminosidade na parte frontal e traseira dos painéis, que detecta a incidência da luz e automaticamente evita o ofuscamento, as mensagens serão visualizadas pelos motoristas a pelo menos 300 metros de distância. A exibição instantânea dos textos é controlada pela equipe do CCO que, alinhada à urgência de cada ocorrência, poderá fazer novas inserções em questão de segundos. A troca de informações pode, ainda, ser realizada em tempo real pela internet.

Exibindo Jardinagem e Limpeza_060.jpg

Com alto grau de proteção, os painéis são resistentes a trepidações, poeira, fortes chuvas, condições severas, umidade do ar, entre outras situações adversas. Eles estão posicionados nos seguintes trechos estratégicos da PE-009: km 29,3, sentido Sul, ao lado direito da pista; no km 36,2, sentido Norte, ao lado esquerdo; no km 38, sentido Sul, ao lado esquerdo; e no km 43, sentido Norte, também ao lado esquerdo.
Exibindo Viaturas_010.jpg
ROTA DO ATLÂNTICO - O perímetro concessionado da via expressa Rota do Atlântico tem início na BR-101 Sul, na altura do Hospital Dom Helder Câmara, no município do Cabo de Santo Agostinho, passa pelo contorno do Cabo e segue até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. A rodovia é o acesso para veículos leves e pesados ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, além de proporcionar um acesso qualificado para condutores que tiverem como destino as praias do Litoral Sul do Estado, a exemplo das praias de Porto de Galinhas, Tamandaré e Carneiros. O sistema viário é composto pelo complexo de viadutos sobre a BR-101, TDRs Norte e Sul, Curva do Boi, que dá acesso à Avenida Portuária, Contorno do Cabo, rotatória em Nossa Senhora do Ó e pelo acesso à Ilha de Cocaia. O trajeto entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes e Porto de Galinhas, pela Rota do Atlântico, é realizado em apenas 40 minutos, respeitando os limites de velocidade da rodovia.







Geraldo Julio inaugura nova sede do Bolsa Família no Recife

Cerca de 120 mil famílias serão atendidas mensalmente no equipamento

Os beneficiários do Bolsa Família no Recife já contam com um atendimento de mais humanizado e de maior qualidade. O prefeito Geraldo Julio inaugurou, na manhã desta sexta-feira (21), a nova sede do programa na capital pernambucana. O equipamento, localizado na Rua do Imperador, no Centro, recebeu um investimento de R$ 136 mil da Prefeitura do Recife em sua estruturação e tem capacidade de atender, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, às 120.836 famílias inscritas no benefício.

Durante a inauguração, o prefeito frisou que a estrutura proporcionará a prestação de um serviço essencial para uma fatia vulnerável da população recifense, com a garantia da cidadania dos assistidos. "As famílias que eram beneficiadas pelo programa  não tinham um local adequado para o seu atendimento. Ficavam esperando ao relento, ao sol, na chuva. O número de atendimentos também era muito pequeno. A capacidade de atendimento triplicou e as pessoas são atendidas com respeito", destacou.
 
O espaço possui ambiente totalmente climatizado, rede wifi, espaço de lazer para crianças, além de internet 15 vezes mais rápida no sistema e o dobro do número de cadastradores atendentes. Com essa nova estrutura, a PCR garantiu a ampliação do atendimento de 200 para 500 pessoas por dia, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Não há a necessidade de agendamento prévio.

Antes da nova sede, que já se encontra em funcionamento, os beneficiários estavam sendo atendidos na sede da Empresa de Urbanização do Recife (URB). "Era o maior sofrimento. A gente esperava na fila na rua, passando um calor insuportável. Aqui é diferente: clima gostoso, friozinho e tem uma equipe grande para atender quem precisa do Bolsa Família", destacou a doméstica Elisângela de Lima Góis. "Está perfeito. A Prefeitura está de parabéns", exaltou a porteira de condomínio Maria Luzitânia de França.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, pontuou que a Prefeitura do Recife atendeu a uma demanda antiga de uma parcela tão expressiva de sua população. "É a primeira vez que a cidade conta com um espaço como esse, com toda essa qualidade no atendimento", afirmou.

No equipamento, as famílias terão acesso aos serviços de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais; atualização Cadastral, que deve ser feita para todos os inscritos no Cadastro Único sempre que a realidade da família for alterada (por composição familiar, por renda, ou por endereço, principalmente); manutenção do benefício (Programa Bolsa Família); condicionalidades (problemas relacionados com descumprimento ou erro de registro) e entrega de declarações de inscrição no Cadastro Único.

Mesmo com o funcionamento da nova sede do Bolsa Família, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) continuam realizando o atendimento às famílias de forma descentralizada, na inclusão no Cadastro Único e ao Programa Bolsa Família. As unidades do CRAS estão localizadas em Santo Amaro, Campina do Barreto, Alto do Mandu, Dois Irmãos, Cordeiro, Torrões, Totó, Ibura e Pina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário