domingo, 21 de dezembro de 2014

Parabólica



População aprova
o Novo Recife (2)


O redesenho do Projeto Novo Recife traz oito lotes que serão destinados para polos empresariais, residenciais, hoteleiros, culturais e de serviços e entretenimentos, ganhando binário e nove novas vias que cumprirão a função de integração com a malha urbana. Ao todo, a obra construirá 13 prédios, que variam de 12 a 38 andares - sendo os de menor escalonamento na área próxima ao Forte das Cinco Pontas, respeitando o perfil atual da Cidade e assegurando expressiva redução da ocupação na área próxima ao Sítio Histórico de São José. Desse universo, constam dez edifícios residenciais, um hotel, um empresarial e um misto – flat e empresarial. Junto a eles, a implantação de mais de 60 mil m² de área de uso público destinada a parque, praças, vias, ciclovias, calçadas e equipamentos. Do espaço total do terreno, 35% terão ocupação privada e 65% pública, superando o previsto pela lei que prevê que 35% da área loteada sejam de interesse público.Em grande parte das edificações, o Consórcio contemplou o conceito de uso misto, com estruturas de serviços abertas à população. Destina, ainda, área pública de 10.600m² para uso ativo de comércio e serviços.



Vai um “baseado”, aí? 
   
Uma mulher vende, livremente, cigarros de maconha, na Rua da Aurora, para usuários e estudantes das escolas próximas. O “comércio” é tão aberto que se sabe até os preços: dez pratas para os maiores e cinco para os menores. Só a Polícia não sabe e nem vê.


Tubarões da Petrobrás? - Nas praias do Recife, de Olinda e de Piedade (Jaboatão), os tubarões deitam e rolam e comem gente. Agora, em Jardim Brasil I, em Olinda, aparecem dezenas de jacarés. Em Pernambuco, só faltam chegar os “tubarões” da Petrobrás.


Charge
Reforma da rede... - Cresce a esperança de que a Secretaria de Turismo do Estado licite a obra da reforma da rede elétrica do Edifício AIP, no valor de 250 mil reais, ainda em 2014, onde funcionará o Complexo Cultural-Turístico da Imprensa.


...elétrica do... - Vele dizer que a Associação da Imprensa de Pernambuco captou quinhentos e cinquenta mil reais em emendas parlamentares. De autorias dos deputados Augusto Coutinho, Inocêncio Oliveira e Jarbas Vasconcelos.


...Edifício AIP - O valor será suficiente para garantir 60% das obras de reforma e implantação do Complexo. O presidente da AIP, Múcio Aguiar, trabalha para concluir as obras até 2016. Aposta-se na adesão do futuro secretário de Turismo, Felipe Carreras, para acelerar o projeto.  


Ônibus - O Grande Recife, em atenção à leitora Lúcia Costa, informa que a denúncia foi registrada, na Central de Atendimento ao Cliente - protocolo nº 2014.113.445, e ela pode acompanhar o andamento do registro no 0800.081.0158. E que intensificará a fiscalização nas paradas de ônibus próximas à Feirinha de Boa Viagem.



Ilha de... -
Com a parceria da PMPE, a ONG Centro Educacional Popular Saber Viver realizou, ontem, às 18h, o jantar “Natal Feliz Ilha de Deus Solidária” para 500 pessoas da comunidade.


...Deus -
E distribuiu cestas de alimentos e brinquedos para as crianças. A ONG, sem fins lucrativos e situada na ilha, comemorou também 32 anos: centrosaberviver@hotmail.com.




Paulista entrega segunda etapa do Habitacional Nossa Prata
O sonho da casa própria acaba de virar realidade para quase quinhentas famílias do município do Paulista. A Prefeitura da cidade em parceria com o Governo Federal (Minha Casa, Minha Vida – Entidades) e a Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), realizou na manhã deste sábado (20.12), no bairro de Maranguape II, um evento solene para entregar cerca de 420 chaves das novas moradias populares.
As residências, que vão beneficiar integrantes de movimentos sociais sem teto e residentes em área de risco, fazem parte da segunda etapa do Habitacional Nossa Prata, localizado na comunidade Riacho de Prata. A área em que o imóvel foi construído tem 14 hectares. As casas são do modelo duplex e têm quatro unidades por habitação. Os apartamentos medem cerca de 50m² e são compostos por uma sala, dois quartos, uma cozinha, um banheiro, uma sala de estar e uma área de serviço.  Uma Creche também está sendo construída no local. Ao todo serão entregues 1.128 unidades habitacionais. O prazo para a entrega da terceira e última etapa está previsto para junho de 2015.
Durante a solenidade os novos beneficiados receberam as chaves dos apartamentos que já podem ser habitados a partir de então. “A emoção que estou sentindo em poder entregar essas chaves aos moradores não tem explicação. A moradia é um dos diretos mais honrados que um ser humano pode ter. Na hora que enchemos o peito e dizemos “Estou indo para minha casa”, o sentimento de satisfação é inexplicável. Podemos ter o bem que for, mas nosso orgulho só é completo quando conquistamos o direito de ter uma moradia digna,” finalizou o prefeito do Paulista, Júnior Matuto.


Porto de Galinhas recebe a IV Feira de Orquídeas


Com a chegada do verão e a proximidade das festas de fim de ano, Porto de Galinhas, Ipojuca, costuma receber um número elevado de turistas e visitantes, aumentando assim, o número de pessoas que circulam pelo balneário. Quem estiver na praia nos próximos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro poderá conferir a IV edição da Feira de Orquídeas de Porto de Galinhas. Nos dias 20 e 21/12 serão armados simultaneamente dois estandes, sendo um na Rua Beijupirá (em frente ao Banco do Brasil) e outro na Praça das Piscinas Naturais (próximo ao Café da Moeda). Nos dias 22 e 23, apenas o estande da praça das piscinas naturais estará em atendimento. Nos quatro dias, o horário de funcionamento será das 10h às 21h.

A Feira, realizada pela R2 Eventos, conta com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Turismo e Cultura. A expectativa é que aproximadamente 400 flores sejam comercializadas nos quatro dias de evento. Entre as espécies mais vendidas estão a Denphal, Phalaenopsis e os cactos. A partir de R$ 15,00 é possível comprar uma unidade.

SERVIÇO
IV Feira de Orquídeas de Porto de Galinhas
Horário: 10h às 21h
Local: Dias 20 e 21/12, simultaneamente na Rua Beijupirá e Praça das Piscinas Naturais
Dias 22 e 23/12 – Apenas na Praça das Piscinas Naturais
Fotos: Prefeitura do Ipojuca
Definida a programação do “Imprensa Que Entra 2015”, que será dia 24 de Janeiro, no Cabanga, com muito frevo, samba, brega e solidariedade

7ª edição promete reunir os profissionais de imprensa do estado, e este ano presta homenagem a Ariano Suassuna. Foram escaladas atrações, como Fafá de Belém, Almir Rouche, Kelvis Duran, Patusco, orquestra de frevo e a grande novidade, uma banda só de jornalistas-cantores, intitulada "Coletiva Da Imprensa"

Em sua sétima edição, a prévia carnavalesca solidária "Imprensa Que Entra" reúne um caldeirão de ritmos, onde prevalece o frevo, reunindo os profissionais da imprensa do estado. O baile acontecerá no dia 24 de janeiro de 2015, sábado, a partir das 21h, mais uma vez no Cabanga Iate Clube. Será montada uma grande infra-estrutura para receber os foliões, sob o comando dos jornalistas Carlos Morais, Fernando Fagundez e Almani Galdino. Para animar o público, foram escalados grandes artistas, que estão preparando um repertório do frevo ao samba, mostrando mais uma vez que se trata de um baile eclético, que procura exaltar sempre as nossas raízes culturais e homenagear pessoas que contribuíram e contribuem para a cultura e a comunicação. O grande homenageado deste ano será o eterno mestre Ariano Suassuna. Os artistas escalados para a prévia são: Fafá de Belém, Almir Rouche, Patusco, Kelvis Duran, com participação especial de Gustavo Travassos, Josildo Sá, Maracatu Várzea do Capibaribe e a Dj (e jornalista) Ana Clara Marinho, além de uma orquestra de frevo nos intervalos das atrações, que promete não deixar ninguém parado um só minuto. Mas, a grande novidade nesta edição será uma banda, que fará a abertura do baile, formada só por jornalistas-cantores, intitulada "Coletiva Da Imprensa". São eles: Rodrigo Raposo, Ronan Tardin, Flávio Barra, Alessandra Cavalcanti e Marcelo Demo, onde farão uma grande homenagem ao carnaval pernambucano, com repertório de frevo e músicas apropriadas para um baile de carnaval contagiante. 

O irreverente bloco Caranguejo no Caçuá também marcará presença na festa. Os convites para os profissionais de comunicação em dia com o seu sindicato deverão ser retirados com antecedência no Sindicato dos Jornalistas de PE e Sindicatos dos Radialistas de PE, a partir de 05 de janeiro de 2015 até o dia 23.01, em horário comercial.

Maiores informações pelo fone: (81) 3222.0426 ou 8419.9730.

HOMOFOBIA

A Focca – Faculdade de Olinda acaba de assinar convênio com o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Defesa Social de Olinda e a Secretaria Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos para a instalação do primeiro Centro de Defesa e Promoção dos Direitos LGBT no município. O Centro atuará no combate à homofobia promovendo ações que visem não só a defesa e a promoção dos Direitos LGBT, mas também a formação de profissionais que atuem nessa área. No local, serão prestados serviços de assessoria jurídica, assistência social, pedagogia e psicologia através de uma equipe multidisciplinar. O Centro irá funcionar no casarão do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade, na Rua do Sol, nº 349, em Olinda.Informações pelo 3439.5056

Programa pretende resgatar mulheres em situação de extrema pobreza

Com o objetivo de contribuir para retirar as mulheres da situação de extrema vulnerabilidade social através do acesso às políticas públicas, a Secretaria Especial da Mulher do Ipojuca lança o Programa Mulheres em Ação. A agenda está marcada para amanhã (17), a partir das 8h, no Centro de Convivência de Idosos, no bairro do Merepe III, em Porto de Galinhas. Até 2016, a expectativa é atingir seis bairros e 30 engenhos contemplando mais de 10 mil mulheres. 

Para o lançamento estão previstas várias atividades nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, orientações jurídicas e emissão de documentos. Dentre elas, apresentações teatrais de Mateus e Catirina, exibição de filmes, exames de mamografia, odontologia, teste de glicose e HIV/Aids, aferição de pressão arterial e massa corpórea, vacinação de adultos, salas de leitura e narração de histórias, oficina de reciclagem e empreendedorismo, orientações sobre direitos e emissão de 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, 2ª via de Certidão de Casamento e Carteira de Trabalho.

A iniciativa parte da premissa de que comprovadamente são as mulheres as mais excluídas entre as populações em contextos de extrema pobreza e, que por isso, devem ser as principais beneficiárias de qualquer ação que pretenda enfrentar as desigualdades sociais.

Entre os desafios a serem atacados pelo programa, destacam-se: analfabetismo, fome e subnutrição, doenças típicas de estado de pobreza extrema e passíveis de prevenção, violência doméstica e sexista, moradias precárias e sub-humanas, desemprego, relação com drogas lícitas e ilícitas e convívios comunitários tensos e conflitivos.

Para a Secretária Especial da Mulher, Dora Pires, existe um fosso entre os desenvolvimentos econômico e social e analisa que à gestão cabe o desafio de aproximar esses extremos por meio de um modelo de administração moderno. “Considerando o vultoso desafio, é necessário congregar esforços convocando todos os órgãos governamentais para incidir nesse campo pauperizado e impetrar um conjunto de ações que possa transformar a vida das ipojucanas para melhor”, declara.

A transversalidade da ação vai possibilitar que as mulheres sejam atendidas em sua integralidade e daí avancem gradualmente do estado de bem-estar social para a conquista plena da cidadania. Por isso, o trabalho está articulado com outras secretarias municipais, entre elas, Saúde, Defesa Social, Educação, Bem-Estar, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Infraestrutura, além da Defensoria Pública e Procon. Ao esforço, somam-se ainda as secretarias estaduais da Mulher, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e as nacionais de Políticas para as Mulheres, de Direitos Humanos, além do Sistema S (Sesc, Senai, Senac, Senar), e etc.

PROGRAMAÇÃO 

Data: 17 de dezembro de 2014

Local: Centro de Convivência de Idosos (Merepe III), em Porto de Galinhas 

9h – Início da Solenidade

- Mateus e Catirina dão as boas-vindas e fazem uma breve encenação sobre a importância das mulheres se associarem para a conquista de seus direitos

9h15 – Abertura oficial do evento

- Dora Pires, Secretária Especial da Mulher do Ipojuca

- Simone Santana, Primeira-Dama

-  Carlos Santana, Prefeito do Ipojuca

9h30 – Apresentação Cultural

Ciranda do Grupo de Idosas, da Sec. Especial de Bem Estar Social

9h45 – Abertura dos serviços

·Mateus e Catirina apresentam os serviços que estão sendo ofertados e convida as mulheres a participarem da ação.

·Sec. de Saúde – Mamografia, odontologia, teste de glicose e HIV/Aids, aferição de pressão arterial e massa corpórea e vacinação de adultos

 Sec. de Educação – Oficina de leitura e contação de histórias

·Sec. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – Oficina de Reciclagem e Empreendedorismo

·Defensoria Pública – Orientações jurídicas

 PROCON – Orientações sobre direitos do consumidor

·Balcão de Direitos/SEDSDH-PE: Emissão de 1ª e 2ª de certidão de nascimento, 2ª via de certidão de casamento e Carteira de Trabalho
10:30 – Exibição de vídeo do Cinema na Rua, em seguida palestra abordando o filme apresentado


Foto: Secretaria da Mulher do Ipojuca


Nenhum comentário:

Postar um comentário