quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Parabólica





Trânsito do Recife
é o que mais mata              

 Um estudo inédito e divulgado, na semana passada pela TV Globo,  mostra que, entre as dez maiores capitais do Brasil, Recife é a que tem o maior índice de mortos em acidentes de trânsito por 100 mil habitantes. A segunda é Fortaleza. Porto Alegre e São Paulo são as menos violentas. E um dado assustador: a cada doze minutos, em média, uma pessoa morre num acidente de trânsito no Brasil. O estudo aponta ainda que o Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Quase 500 mil pessoas morreram em acidentes entre 2001 e 2012; sendo 36% motociclistas. São números aterrorizantes, companheiros. Agora, um detalhe: O que explica que uma cidade como São Paulo, que tem a maior frota de veículos, esteja entre as menos violentas? O rigor da fiscalização. E um recado para a CTTU: Vamos botar os agentes nas ruas para trabalhar. Pois, tornar a fiscalização mais próxima é uma das saídas apontadas pelo estudo.


Infância e qualidade      Charge
“Desde o início do processo educacional na escola, nos níveis primários, até na melhoria da qualidade de formação do motorista, que é uma deficiência muito grande que o País tem hoje”, afirma Paulo Guimarães, diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária. A medida, prevista pelo Código Nacional de Trânsito há 17 anos, só foi adotada por uma em cada quatro cidades brasileiras. Outra recomendação é universalizar a educação para o trânsito.



Tragédia de sempre

RS/Arquivo

Terminamos mais um ano e o número de mulheres assassinadas continuam impressionando, apesar da Lei Maria da Penha e dos esforços das autoridades. Foram 188 mortas e os motivos são os de sempre: envolvimento com drogas, casos passionais e machismo.

       


Cartão-postal? - Começou um novo ano e o Canal de Setúbal, em Boa Viagem, permaneceu imundo e fedorento, apesar das inúmeras denúncias dos leitores. Um triste cartão-postal para os moradores e os milhares de turistas que visitam o bairro.



Unidade do... - Nem mesmo com o apelo do deputado Augusto César (PTB), no mês de novembro, o Governo do Estado não moveu uma palha para a instalação de uma unidade do Instituto de Medicina Legal (IML), em Serra Talhada.



...IML em Serra - De acordo com o parlamentar, a iniciativa aliviaria o drama de famílias que sofrem ao verem expostos corpos de familiares em necrotérios, até que seja providenciado o traslado ao IML de Caruaru. E que fica a quase 300 quilômetros de distância.



...Talhada - Segundo ele, essa é uma “situação injustificável”, considerando que Serra é, atualmente, o maior polo-médico do Sertão do Pajeú, e já contabiliza uma população de quase 100 mil habitantes. E que, com a localização estratégica de Serra Talhada, a unidade do IML beneficiaria dezenas de outros municípios da região.




Etiqueta -

O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal promove Curso de Etiqueta Profissional, com a jornalista Carmen Peixoto. Informações: www.iapcursos.com.br.


Colônia... -
O Jardim Botânico do Recife, no Curado, oferece, de 6 a 31 de janeiro, uma colônia de férias ambiental com atividades dedicadas às crianças neste verão.


...de férias -  
Inscrições abertas e, todos os dias, serão oferecidas 40 vagas, sendo a metade pela manhã e o restante à tarde. Cadastro no http://www.recife.pe.gov.br/cidadaniaambiental.



Abertas as inscrições para
 vestibular ESUDA 2015.1

A Faculdade ESUDA abriu as inscrições para o vestibular 2015.1, com vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia Formação e Psicologia Licenciatura, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de janeiro, através do site, e até dia 07 de janeiro, finalizando às 16h, no campus da instituição, localizado no bairro da Boa Vista. As provas serão aplicadas no dia 07, das 19h às 22h00. Os alunos aprovados terão 15% de desconto na matrícula. Mais informações através dos telefones (81) 3412. 4250, (81) 3412.4235, (81) 3412.4252.

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Definida a programação do “Imprensa Que Entra 2015”, que será dia 24 de Janeiro, no Cabanga, com muito frevo, samba, brega e solidariedade

7ª edição promete reunir os profissionais de imprensa do estado, e este ano presta homenagem a Ariano Suassuna. Foram escaladas atrações, como Fafá de Belém, Almir Rouche, Kelvis Duran, Patusco, orquestra de frevo e a grande novidade, uma banda só de jornalistas-cantores, intitulada "Coletiva Da Imprensa"

Em sua sétima edição, a prévia carnavalesca solidária "Imprensa Que Entra" reúne um caldeirão de ritmos, onde prevalece o frevo, reunindo os profissionais da imprensa do estado. O baile acontecerá no dia 24 de janeiro de 2015, sábado, a partir das 21h, mais uma vez no Cabanga Iate Clube. Será montada uma grande infra-estrutura para receber os foliões, sob o comando dos jornalistas Carlos Morais, Fernando Fagundez e Almani Galdino. Para animar o público, foram escalados grandes artistas, que estão preparando um repertório do frevo ao samba, mostrando mais uma vez que se trata de um baile eclético, que procura exaltar sempre as nossas raízes culturais e homenagear pessoas que contribuíram e contribuem para a cultura e a comunicação. O grande homenageado deste ano será o eterno mestre Ariano Suassuna. Os artistas escalados para a prévia são: Fafá de Belém, Almir Rouche, Patusco, Kelvis Duran, com participação especial de Gustavo Travassos, Gizelle Dias, Maracatu Várzea do Capibaribe e a Dj (e jornalista) Ana Clara Marinho, além de uma orquestra de frevo nos intervalos das atrações, que promete não deixar ninguém parado um só minuto. Mas, a grande novidade nesta edição será uma banda, que fará a abertura do baile, formada só por jornalistas-cantores, intitulada "Coletiva Da Imprensa". São eles: Rodrigo Raposo, Ronan Tardin, Flávio Barra e Marcelo Demo, onde farão uma grande homenagem ao carnaval pernambucano, com repertório de frevo e músicas apropriadas para um baile de carnaval contagiante. 

O irreverente bloco Caranguejo no Caçuá também marcará presença na festa. Os convites para os profissionais de comunicação em dia com o seu sindicato deverão ser retirados com antecedência no Sindicato dos Jornalistas de PE e Sindicatos dos Radialistas de PE, a partir de 05 de janeiro de 2015 até o dia 23.01, em horário comercial.

Maiores informações pelo fone: (81) 3222.0426 ou 8419.9730.

Coleta seletiva começa a ser implantada no Cabo

dezembro 29, 2014 DestaqueLimpeza PúblicaMeio Ambiente
Os bairros da Destilaria e Vila Social, no Cabo de Santo Agostinho, serão os primeiros beneficiados com o projeto de coleta seletiva do município, inicialmente piloto, com o objetivo de avaliar a participação das comunidades. Desde o último sábado (27), moradores das duas localidades receberam folders explicativos e sacos plásticos de 30 litros para acondicionamento do material reciclável. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Limpeza Pública e Meio Ambiente, em parceria com a Locar Saneamento Ambiental.
Na próxima quarta-feira (31/12), o bairro da Destilaria recebe o caminhão baú da coleta seletiva. Já o bairro da Vila Social recebe a coleta na próxima sexta-feira (02/01). Todo o material recolhido será encaminhado para a Cooperativa Mista de Serviços do Cabo de Santo Agostinho (Coomserc), onde os catadores farão a destinação do lixo reciclável.
Para o secretário executivo de Meio Ambiente, André Morais, o projeto piloto tem início nos dois bairros mas a proposta é de que se estenda a todo o município. “O objetivo é reduzir a quantidade de lixo encaminhada para o aterro sanitário e, por meio da parceria com as cooperativas, gerar renda aos catadores”, ressaltou. “A colaboração dos moradores é fundamental na construção desse projeto. Pedimos a todos que separem plásticos, vidros e papeis para que o caminhão possa recolher”, acrescentou.
A coleta acontecerá regularmente nas quartas e sextas-feiras nos bairros da Destilaria e Vila Social, sucessivamente, sempre pela manhã.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo




Acidentes aéreos no Brasil aumentaram nos últimos 10 anos

O Governo federal deve fortalecer as Agências Reguladoras como instrumento de fiscalização e regulação em defesa da sociedade e dos seus interesses. Enquanto o conselho diretor da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC adotar uma postura não proativa para fiscalização e favorável à ampla terceirização aliada à flexibilização dos requisitos de segurança, acidentes ocorrerão e outros tantos podem ocorrer.
Importante esclarecer que no caso da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sua responsabilidade é, além de regular e fiscalizar o setor, garantir a segurança no transporte aéreo, a qualidade dos serviços e respeito aos direitos do consumidor. Isso é o que diz a lei.
Dados do CENIPA dão conta dessa triste realidade (veja gráfico abaixo). Em 2004 houve 63 acidentes aéreos. Em 2010, esse número saltou para 114, com pico de 181 acidentes em 2012.
Fonte: CENIPA
Se esta situação de descaso persistir, o quantitativo de acidentes aéreos pode aumentar nos próximos anos.
O órgão regulador da Aviação Civil Internacional, a ICAO (International Civil Aviation Organization), da qual o Brasil é membro fundador, desde 1947, estabelece de forma apropriada, em seu manual de gerenciamento de segurança, as principais barreiras para prevenção de acidentes aéreos; os regulamentos de segurança, o treinamento e a tecnologia.
TERCEIRIZAÇÕES NAS FISCALIZAÇÕES COMPROMETEM O CONTROLE DE QUALIDADE DOS TREINAMENTOS.
O copiloto do jato que caiu com o presidenciável Eduardo Campos foi aprovado pela ANAC sem testar algumas das situações que os pilotos podem enfrentar em voo, como identificar e recuperar o avião de uma perda de sustentação ou arremeter.
O exame de proficiência do piloto é uma das principais atividades de fiscalização, de natureza civil e obrigatória, funciona como uma espécie de controle de qualidade do treinamento, e deveria ter sido conduzido por um Inspetor de Aviação Civil - INSPAC Piloto, especialista ou técnico em regulação de aviação civil, devidamente credenciado pela ANAC, conforme o estabelecido no Art. 197 do CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica), no entanto, segundo o jornal Folha de São Paulo, o copiloto foi aprovado por um militar da ativa da Aeronáutica sem experiência e habilitação na aeronave CESSNA CITATION modelo 560XL.
Para se ter uma ideia de como a situação é séria, dados da própria ANAC apontam que, no caso da avaliação de pilotos, apenas 6,5% dessas avaliações são feitas por servidores concursados da ANAC, outros 6,5% por militares da ativa e 87% por pilotos credenciados (terceirizados).
A ANAC conta com um quantitativo de Inspetores pilotos, principais responsáveis pela execução dos exames de proficiência, insuficiente para atender as demandas de exames existentes no setor aéreo que conta com mais de 14.000 aeronaves.
Nos três concursos públicos realizados para ingresso na ANAC (2007/2009/2012), de acordo com os respectivos editais, das 1347 vagas oferecidas, menos de 10%, foram destinadas para INSPAC pilotos. A LEI Nº 11.292, de 26 de abril de 2006 prevê a contratação de 1755 servidores.
Edital de concurso
2007
2009
2012
Quadro Atual
Total de vagas oferecidas
792
365
190
cerca de 1200 servidores
Total de vagas para pilotos (nível superior) /pilotos (nível médio) admitidos
85
20/25
10
cerca de  60 Pilotos inspetores concursados.
Requisitos de experiência. Nível Superior / Nível Médio
Piloto de Linha aérea com 2500 h de voo em comando de aeronaves pesadas.
Piloto de Linha aérea (1500 horas de voo) / Piloto comercial (500 horas de voo)
Piloto de Linha aérea ou curso superior em ciências aeronáutica.

 Ø  
Na aérea de apoio técnico operacional, no concurso de 2007 a ANAC disponibilizou apenas as seguintes vagas: 04 comissários de voo, 04 despachantes operacionais de voo e 06 mecânicos de voo. No concurso de 2009 não houve oferta para estas áreas e no concurso de 2012 foram disponibilizadas 05 vagas para despachante operacionais.
Ø  No primeiro concurso das 85 vagas disponibilizadas para pilotos cerca de 20 inspetores pilotos apenas foram admitidos devido ao salário de especialista em regulação na época, aproximadamente R$ 5.000 reais estar muito defasado frente aos salário pagos para piloto com mais experiência no mercado.
Apesar do setor apresentar uma tendência crescente de acidentes desde 2002 (figura 1) o número de vagas ofertadas e os requisitos de experiência exigido para os candidatos inspetores pilotos foram decrescendo.
Se não bastasse o quantitativo reduzido, desconsiderando as previsões de regulamentos internos, a ANAC não fornece aos seus INSPAC's (Inspetores Pilotos) um programa de treinamento, para que mantenham sua proficiência técnica nas aeronaves da frota nacional, chegando ao ponto de ter sido denunciada pelo MPF, em ação judicial que tramita no Tribunal de Justiça de Goiás.
Tal prática que também é extensiva aos terceirizados militares, ficou evidente no acidente envolvendo o candidato Eduardo Campos, pois o documento de avaliação operacional emitido pela autoridade americana de aviação civil (FAA), determina que os examinadores desse modelo de aeronave devem ter a qualificação específica em um dos modelos da aeronaves CESSNA CITATION 560 XL,XLS, ou XLS+.
A fiscalização de pilotos e tripulantes deve seguir os preceitos técnicos estabelecidos no DOC 8.335 da ICAO, documento de referência mundial nas questões de exame de proficiência técnica de pilotos & rotina de "Vigilância Continuada" a ser seguida pela Autoridade Aeronáutica de cada país membro da ICAO (ANAC, no caso do Brasil).
A legislação de segurança da ANAC, RBHA 17 e o DOC 8.335 da ICAO, alertam que o piloto inspetor, avaliador de proficiência técnica de pilotos, deve possuir experiência maior ou igual ao do piloto avaliado.
O fato é, para que haja efetividade na fiscalização do setor aéreo, princípio previsto na Lei de criação da ANAC para o atendimento do interesse publico, além de ter um quantitativo de inspetores compatível com o tamanho da frota nacional os inspetores pilotos necessitam realizar treinamentos periódicos para verificar a proficiência dos pilotos na execução dos procedimentos operacionais em situações normais e de emergência.
FLEXIBILIZAÇÂO DE REGULAMENTOS DE TREINAMENTO
O código brasileiro de aeronáutica, Lei 7565 estabelece no Art. 66 que compete à autoridade aeronáutica promover a segurança de voo, devendo estabelecer os padrões mínimos de segurança: § 1° Os padrões mínimos serão estabelecidos em Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica, a vigorar a partir de sua publicação.
A última alteração, a EMENDA Nº 03 do RBAC 121 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica), na subparte O, que estabelece requisitos de segurança das empresas de transporte aéreo relativos ao treinamento da tripulação, promoveu a retirada, sem embasamento técnico, de um requisito fundamental para que se garantam os níveis mínimos de segurança operacional nesse segmento.
Com a adição do termo "ou examinador credenciado" foi retirada a obrigatoriedade de realização de exames de proficiência para a certificação inicial de comandantes de empresas de transporte aéreo por Inspetores Pilotos da ANAC. 
O DOC 8.335 cita o enorme risco da fiscalização de proficiência técnica de tripulantes de uma empresa ser realizada pela própria empresa (autofiscalização), prática comum na aviação civil brasileira e agora ampliada também para as avaliações iniciais, apesar de todos os alertas dos servidores da ANAC.
É óbvio que a autofiscalização, realizada pelo próprio operador da aeronave, afasta do segmento o órgão cujo papel institucional é regular e fiscalizar, levando ao bizarro questionamento a respeito de sua razão de existir.
Quanto mais a gestão da ANAC delega o papel institucional de estar presente e zelar pela Segurança da aviação civil brasileira, mais a Agência Reguladora se transforma numa "Agência Agenciadora", preocupada somente com as demandas do mercado - bem distante do desenho estabelecido pelo bom senso e por toda legislação vigente.
Se a ANAC continuar distante, delegando a terceiros as fiscalizações de pilotos e tripulantes, a qualidade dos treinamentos de pilotos, licenças e habilitações chegará num nível tão sofrível que será necessário começar tudo de novo. Vamos deixar chegar neste ponto?
Como se vê, o resultado dessa falta de estratégia, não é a simples terceirização de serviços ou falta de fiscalização, mas, ao contrário, é o descaso com um trabalho extremamente técnico, colocando em risco serviços e a vida de pessoas.
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação - SINAGÊNCIAS alerta a sociedade e cobra do Governo, do Congresso Nacional e do conselho diretor da ANAC providências no sentido de rever sua política de trabalho, trazendo tranquilidade e segurança para os usuários da aviação civil, na certeza de que os serviços prestados estarão nas mãos de pessoas preparadas e capacitadas, recrutadas por meio de critérios especialmente técnicos e concurso público.
É preciso que os Inspetores de Aviação Civil - INSPAC's da agência tenham autonomia e independência funcional adequada para que possam autuar e fiscalizar de forma proativa e efetiva, esses não podem ficar dependendo de demandas engavetadas.
Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação - Sinagências
SBS, Qd. 01, Bloco "K", Ed. Seguradoras, 7º andar, salas 708/713, CEP: 70093-900 - Brasília/DF
Telefone: (61) 3962-5000 / Fax: (61) 3962-5001
E-mail: comunicacoes@sinagencias.org.br
Site: www.sinagencias.org.br



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