terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Parabólica





Caatinga protegida
em áreas de Gravatá

Gravatá, no Agreste de Pernambuco, abriga, agora, a mais recente Unidade de Conservação (UC) para proteção da caatinga do Estado. É a 13ª Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), conhecida como RPPN do Santo Antônio, e instituída pela Portaria nº 157/2014 da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e aguarda publicação no Diário Oficial do Estado. Tem uma área de 119,75 hectares, situados na Fazenda Santo Antônio, com 106,33 hectares; e na Fazenda Santa Clara 1, numa área de 13,42 hectares, ambas no Planalto da Borborema, em Gravatá. Para o diretor-presidente da CPRH, Paulo Teixeira, além da proteção da flora, fauna, mananciais, clima e ecossistema local, “o objetivo da criação dessa Unidade de Conservação inclui o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, que ampliem o conhecimento sobre caatinga, proteção da biodiversidade nativa e a sensibilização das pessoas quanto à questão ambiental”, explicou.  
Gravatá está sobre o Planalto da Borborema e possui, bem caracterizados, dois biomas distintos: a caatinga, com características de semiárido; e o Brejo de Altitude, com riachos, Mata Atlântica e chuvas regulares.

 CPRH/Cortesia   
Exibindo A-Caatinga.jpg

Mais anfíbios e flora      

Laudo da CPRH mostra 6 espécies de anfíbios, pertencentes a três famílias. Dentre elas, a perereca (Phyllomedusa hypochondrialis) e a rã-cachorro (Physalaemus cuvieri). Já o levantamento de flora da região, elencou cerca de 80 espécies distribuídas em 31 famílias.



Reserva do Benedito - Entre as árvores, destaque para o pau de vaqueiro (Allophylus quercifolius), o  angico (Anadenanthera columbrina), entre outros. Foi criada, em maio, a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Benedito: 55,5 hectares e 18,6 ha de mata preservada, ainda em Gravatá.



A maldade do ano - Com tudo o que a Venina Fonseca e os delatores falam, Dilma deve estar olhando a lista de réus e imaginando: - Posso ser você amanhã. Do senador José Agripino (DEM-RN), sobre a Operação Lava Jato, da corrupção na Petrobrás.    

Pacto... - O Programa Pacto pela Vida fecha o ano com 7,5% de redução de homicídios e sem atingir a meta dos 12% do Governo do Estado. Trocar apenas o alto comando da Polícia Civil e da PMPE não vai mudar muito o cenário de violência.

...pela - O deputado Odacy Amorim (PT) disse que todos precisam se unir em defesa da segurança pública e que o Governo deve aproveitar os avanços da tecnologia para melhorar o programa. Ele defende ainda a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. 


...Vida - Já o deputado Sílvio Costa Filho afirmou que o Pacto pela Vida é um bom programa, mas, com o passar do tempo, desgastou-se e precisa de reformulação. Sobre o aumento dos crimes apontou que, só nos 3 três meses, ocorreram 12 assassinatos, em Cortês, na Zona da Mata. Sugere uma audiência pública sobre o tema. 




Troca -
De 5 a 20 de janeiro, estão sendo arrecadados livros e didáticos ou de literatura, na 10° edição da Feira SESC do Troca-Troca de Livros. A Feira será realizada no dia 24 de janeiro. 


-Troca -
O doador recebe um cupom de participação, em uma das unidades do SESC de Santa Rita, Santo Amaro, Casa Amarela ou Piedade, das 9h às 18h. Pode participar com até 30 livros.


Fisio -
 A Recimed Soluções em Saúde/Recife oferece duas vagas para fisioterapeuta, na função de atendimento domiciliar. Enviar currículo para recimed@recimed.com.br.   



PCR leva atendimento de saúde ao Jiquiá

Upinha Dia é entregue dentro do novo padrão de qualidade da atual gestão

A Prefeitura do Recife fecha os investimentos na área da saúde em 2014 com a entrega de mais um importante equipamento escolhido pela população. Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a Upinha Dia Novo Jiquiá, na Zona Oeste da cidade.  O empreendimento, que contou com um aporte de R$ 1,2 milhões e tem uma área de 243,00 m², atenderá aproximadamente três mil moradores de uma área que não possuía cobertura. E esse atendimento será realizado dentro do novo padrão de qualidade estabelecido pela atual gestão, com foco na prestação de serviço à altura das demandas do recifense.
"São cerca de três mil pessoas que passam a ser reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Prefeitura do Recife vai fechando bem este ano. É uma mudança no padrão de qualidade. A construção dessa Upinha, com muita qualidade e todas as condições necessárias para a população", afirmou o prefeito.

O novo espaço conta com recepção, farmácia, consultório odontológico, acolhimento, expurgo (sala que recebe material infectado), esterilização, vacinação, atendimento do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), sala de procedimentos, nebulização, administração, banheiros feminino e masculino, além de dois consultórios, uma sala para os agentes comunitários de saúde e outra de reunião.

A doméstica Eliane Silva Cardoso, de 64 anos, ressaltou que com a Upinha Dia Novo Jiquiá não precisará mais se deslocar para outras comunidades e bairros na busca de atendimento de saúde. "Eu ia para a Mangueira, Afogados e até para o Prado. E olhe que eu precisava pegar ficha sem ter a certeza de que seria atendida. Era muito sofrimento", contou. " Agora, eles têm atendimento pertinho de casa e com grande qualidade. A farmácia está toda abastecida. Tem médico, dentista, enfermeiro, as equipes de agentes comunitários de saúde e agente de endemias", frisou o prefeito Geraldo Julio.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou que o atendimento da nova unidade começa a ser realizado já na próxima sexta-feira (1º). "Todos os serviços de Saúde da Família, com todos os profissionais, passam a estar disponível para essa população no primeiro dia útil de janeiro de 2015. É uma área que tinha carência do serviço. E agora vai poder contar com consulta médica, de enfermagem, da visita de agentes de saúde e outros serviços", apontou.

A unidade vai contemplar moradores da Rua das Crianças, Rua das Águas, Beco Zeppelin, Rua Azeitona 1, Rua Azeitona, Rua Nova Europa, Rua Esperança, 1ª Travessa Esperança, 1ª Travessa Guarita, Beco da Guarita, Rua Céu Azul, Rua Santa Rosa, Rua Santo Ângelo, Rua Vitória, Rua Menino Jesus, Rua Lírio do Vale, Rua da Paz, Rua São Marcos, Rua da Esperança, Rua da Benção, Rua Biguaçu, Rua Futuro, Rua Felicidade, Rua Cadajás, Rua Caquetá e Conjunto Habitacional Portelinha.


Silvio Costa Filho assume liderança da oposição na Assembleia
Após amplo entendimento entre os 13 parlamentares que compõem a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) foi escolhido para assumir a liderança do grupo ao longo dos próximos dois anos.
Deputado experiente e respeitado na Assembleia por sua capacidade de diálogo, Silvio Costa Filho foi vereador do Recife aos 22 anos, secretário de Estado e deputado estadual por três vezes. Formado em Pedagogia, acumulou nos últimos anos experiência e qualificação técnica em administração escolar e gestão pública.
Segundo Costa Filho, o mês de janeiro será dedicado ao planejamento das atividades da oposição e à definição dos dois vice-líderes da bancada. Será estabelecido um calendário das ações para o primeiro semestre, com visitas a obras (em andamento ou paralisadas); realização de maior número de audiências públicas no sentido de buscar a participação da sociedade civil organizada; promoção de debates sobre o Pacto pela Vida, a situação econômica e fiscal do Estado e sobre as péssimas condições dos serviços prestados à população em áreas como as de saúde, educação, segurança pública, estradas e transportes.
“Vamos fazer uma oposição firme, responsável e dinâmica. Este trabalho se inicia imediatamente, tendo em vista que a gestão do governador Paulo Câmara será na verdade uma continuidade das administrações dos últimos oito anos. Ou seja, Paulo inicia o nono ano do governo do PSB”, explica Costa Filho.
Em janeiro, também será montada uma estrutura técnica e de comunicação para que a bancada de oposição possa aprofundar o seu diálogo com a sociedade civil organizada e melhor desempenhar o seu papel. Isso será feito por meio, por exemplo, de um site específico e das redes sociais. “Além de uma estrutura organizada, contaremos com a experiência dos nossos deputados da bancada de oposição na condução desse trabalho”, ressalta.

Imagem inline 1
SECRETARIA DE IMPRENSA

Carnês do IPTU 2015 podem ser impressos via Internet a partir desta sexta

Até 10 de fevereiro, contribuintes em dia poderão pagar a parcela única, com 10% de desconto; distribuição em domicílio começa na próxima semana

A partir desta sexta-feira (02/01), o contribuinte recifense poderá emitir, via Internet, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referentes ao exercício fiscal de 2015. De posse do documento, quem estiver em dia tem a opção de fazer o pagamento na rede bancária credenciada, até 10 de fevereiro, para conseguir os 10% de desconto da parcela única. Quem optar pelo parcelamento deverá quitar a primeira das dez parcelas, com redução de 5%.

Os documentos estarão disponíveis no Portal de Finanças da Prefeitura do Recife, bastando entrar no www.recife.pe.gov.br e clicar no link Atendimento ao Contribuinte, situado no lado esquerdo da tela. Entre os dias 5 e 31 de janeiro, a Prefeitura realiza a distribuição dos carnês do IPTU.

Os 322.276 boletos para pagamento representam um lançamento de R$ 521,78 milhões. Do total de carnês a serem distribuídos, 309.166 são de imóveis residenciais ou comerciais e 13.110 correspondem a terrenos. Atualmente, a capital pernambucana tem 64.084 imóveis residenciais isentos do pagamento do IPTU.

Com relação ao ano passado, o tributo teve atualização monetária de 6,59%, em cumprimento à Lei Municipal Nº 16.607/2000, que determina o repasse da inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE.

DESCONTO - A Secretaria de Finanças do Recife registrou um crescimento dos descontos gerados pela utilização, cada vez maior, da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). No ano passado, a bonificação foi de R$ 3,8 milhões dirigida a 5.180 imóveis. Este ano, foram indicados 7.200 imóveis para receber o benefício em 2015 e a bonificação superou R$ 4,62 milhões, o que representa uma média de R$ 642,54 por imóvel.

NÚMEROS DO IPTU 2015

- 322.276 carnês, com lançamento de R$ 521.784.353,38
- 309.166 imóveis residenciais ou comerciais / 13.110 terrenos
- 64.084 imóveis isentos do pagamento do IPTU
- Desconto no IPTU 2015 com bônus da NFS-e: R$ 4,62 milhões
- Imóveis indicados para receber a bonificação: 7.200

REDE BANCÁRIA CREDENCIADA PARA PAGAMENTO

- Banco do Brasil
- Banco Itaú
- Banco Santander
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Citibank
- HSBC
- Lotéricas (No limite fixado pela CEF)
- Multibank
- Rede Banorte Matriz
- Unicred

Fábio Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Finanças - Prefeitura do Recife
(81) 9488-6307 / 3355-8299



Encerramento do Natal Solidário 2014 | Seja um aoreano em 2015 | Mensagem Final

Entrada
x

AORE/Recife exalunoscporr@gmail.com

Anexos09:42 (Há 12 horas)
para Cco:mim
Fim da Campanha Natal Solidário AORE/Recife 2014

A AORE/Recife agradece e parabeniza a todos os Oficiais da Reserva e amigos que participaram desta nobre campanha. Vocês proporcionaram muito mais que presentes às crianças e idosos carentes. Proporcionaram momentos de alegria e vontade de vida àqueles que mais precisam. Foi muito gratificante e impagável!

Que em 2015 muito mais pessoas acreditem nisso. Podemos fazer muito mais juntos!

FELIZ ANO NOVO!






Prestação de contas (notas fiscais em anexo) :


--------------------------------------------------------------------

Em 2014 rompemos a meta dos 100 pagantes.
Junte-se a nós AGORA, regularize já sua anuidade 2015 e faça parte deste crescimento!!



------------------------------------------------------

Mensagem Final 2014



Certo dia alguém nos perguntou: mas além de ser um grupo de amigos com um laço em comum, qual a importância deste grupo para a sociedade? Hoje damos mais uma resposta. A AORE/Recife, como todas as mais de vinte AORE’s espalhadas pelo país, significa em última análise a preservação e manutenção de caros valores. Mas que valores? Os valores militares, dentro dos quais um universo de cidadãos de várias gerações, que hoje ocupam posições de gerência e liderança em diversos segmentos da sociedade, foram formados Oficiais do Exército Brasileiro. Mas onde está a importância disso? A relevância só tem aumentado exponencialmente a cada dia, justamente porque são os valores coincidentes com a ética e o dever militar que estão cada vez mais esquecidos em nosso país, tornando cada vez mais lamentável a nossa realidade do cotidiano. São alguns deles: a lealdade, a integridade de caráter, a honestidade, o senso de justiça, o culto à verdade, o cumprimento das leis, o espírito de cooperação e camaradagem, e a solidariedade nas causas humanitárias, dentre muitos outros. E são justamente os exércitos umas das instituições que possuem tais valores como referenciais fixos, fundamentos imutáveis e universais. Entendeu agora um pouco da importância da atividade de uma Associação de Oficiais da Reserva, além de ser uma mera confraria de amigos com um passado em comum?



Pois bem, neste natal de 2014 pudemos exercitar o valor da SOLIDARIEDADE, e levar mais que presentes a crianças e idosos carentes. Oficiais da Reserva, amigos e familiares uniram-se em mais um ano e proporcionaram momentos de alegria e amor à vida àqueles que mais precisam. Superamos em muito o arrecadado em 2013, e que em 2015 muito mais pessoas acreditem nessa INICIATIVA (outro valor militar). Podemos fazer muito mais pelas pessoas e pelo planeta se ao invés de acharmos desculpas encontrarmos maneiras.

A distribuição de dezenas de brinquedos, 32 cestas básicas, mais de 2 mil fraldas geriátricas, 1 liquidificador industrial 10 litros, 6 ventiladores de parede, 1 gelágua, 140 kit’s com canecas em ágata e materiais de higiene pessoal, ocorrida no último sábado (27), encerrou o ano de atividades da AORE/Recife com um sentimento de missão muito bem cumprida, numa ação impagável e muito gratificante. Desde o ano passado sabemos que um dia como este é incomparável, por tudo o que se vê nas fotos, e por tudo o que NÃO se vê nas fotos, só se sente na hora em que se abraça e se recebe aquele afeto e aquele sorriso emocionado. Todos os que contribuíram de alguma forma para que mais um ano de ação social acontecesse estão de parabéns. Vocês são nota 10! Muitos não contribuíram por já terem contribuído com outras campanhas, outros porque não quiseram mesmo, outros porque tinham outras prioridades, outros porque "não tiveram tempo" (?). Já outros fizeram mais do que o "básico", não apenas doando mas convencendo outros (até amigos e familiares) a doar, e suando a camisa para que fôssemos ao máximo (que ainda não é o máximo).

É isso, meus amigos. Que mais esta missão cumprida sirva de exemplo para todos aqueles que nunca têm tempo, que têm sempre outras prioridades, que não acreditam que há sim boa vontade por trás das coisas, para aqueles que apenas 'esperam acontecer' e ficam assistindo, ou para aqueles que acham que já gastaram demais neste fim-de-ano para doarem, e se doarem, à mais uma campanha de natal como tantas outras...

Estamos ainda MUITO aquém do nosso potencial como irmãos e como tropa. Mas estamos felizes por termos conseguido até aqui já despertar alguns para essa realidade. Ontem éramos zero força, hoje já fazemos algum barulho, amanhã temos que ultrapassar o céu (e podemos).

Que neste novo ano consigamos acordar muito mais irmãos para essa coisa tão boa que é UNIRMOS e REALIZARMOS JUNTOS. E que nossa família AORE cresça.

Estejam felizes em 2015, junto aos seus, e junto a nós, como uma amizade saudável unida por um laço indelével, que é o sentimento puro Verde-Oliva e seus valores.


FELIZ ANO NOVO!

Rogério Vasconcelos – 1º Ten R/2
Diretor Presidente



--
Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército - AORE/Recife
www.exalunoscporrecife.org.br
www.facebook.com/aore.recife Facebook  @exalunoscporr

Of R/2, regularize sua situação com a AORE aqui 


Empresa, cadastre suas vagas em www.reservaativa.com.br e contrate militares da reserva, profissionais com características diferenciadas no mercado de trabalho.
2014 - 80 anos do início da primeira Turma do CPOR/R (05/04/1934)
Imagem inline 1
SECRETARIA DE IMPRENSA

Jardim Botânico terá colônia de férias para crianças

As inscrições para participar das atividades serão abertas a partir desta terça-feira (30), mas as atividades acontecerão de 6 a 31 de janeiro.

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, terá uma programação especial dedicado às crianças neste verão. Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife vai realizar uma colônia de férias ambiental no parque. Haverá brincadeiras, trilhas, esquete teatral e até jogos ecológicos. As inscrições para participar da colônia serão abertas nesta terça-feira (30), mas as atividades acontecerão de 6 a 31 de janeiro.

Todos os dias serão oferecidas 40 vagas, sendo a metade pela manhã e o restante à tarde. Para entrar na diversão, os responsáveis precisarão cadastrar os pequenos pelo site http://www.recife.pe.gov.br/cidadaniaambiental. Cada adulto poderá inscrever, no máximo, quatro crianças, com idade entre 7 e 13 anos. Caso alguém falte ou as vagas do dia não tenham sido preenchidas, a programação será oferecida às crianças que estiverem visitando a reserva.

“O Jardim Botânico é uma excelente opção de lazer para as férias. Preparamos uma programação especial para a criançada, que junta diversão e educação ambiental. É um convite para as famílias saírem um pouco da paisagem urbana e se conectarem com a natureza”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

A cada semana, a colônia de férias abordará um tema ambiental diferente. São eles: verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. As turmas terão as atividades iniciadas sempre às 9h e às 13h, sendo obrigatória a permanência do responsável no local, durante a ação. As crianças devem vestir calça comprida, usar tênis e passar repelente. Também é importante levar água e lanche.

Ao chegarem, os pequenos farão um tour guiado pelos sete jardins temáticos do parque: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Flores Tropicais e o Jardim Sensorial. Depois, seguirão para o Econúcleo, onde assistirão a esquetes teatrais da Turma Mangue e Tal. Além disso, a criançada participará de jogos, como Tabuleiro Verde, Certo e Errado sobre Resíduos Sólidos e o “Procurando a Garça Azul”.

Visitação – Quem não for participar da colônia de férias pode fazer a visitação normal ao Jardim Botânico. O equipamento, localizado no km 7,5 da BR-232, é aberto ao público das 9h às 15h30, de terça a domingo. Haverá trilhas monitoradas, com saídas às 9h30, 10h30 e 14h. Todos os espaços e coleções estão com acesso livre. Mas, grupos com mais de 10 pessoas devem fazer o agendamento pelos telefones 3355-0000 e 3355-0002.

Serviço

O quê: Jardim Botânico terá colônia de férias para crianças

Inscrições: a partir desta terça-feira (30)

Quando:
​ a colônia será​
 de 6 a 31 de janeiro de 2015.

Onde: Jardim Botânico do Recife, km 7,5 da BR-232
​, no Curado​



Segunda-feira, 29.12.14
Paulista obtém R$ 7,3 milhões para finalizar contenção do avanço do mar em Pau Amarelo
         Mesmo no fim do mandato da gestão do Governo Federal, o prefeito do Paulista, Junior Matuto (PSB), ainda conseguiu captar recursos do Ministério da Integração Nacional para concluir as obras de contenção do avanço do mar na cidade. O chefe do Executivo municipal acaba de obter da União um montante superior a R$ 7,3 milhões. A verba vai ser aplicada no bagwall na Praia de Pau Amarelo. O serviço completo gira em torno de R$ 14 milhões. Faltam apenas 200 metros de um total de 2,5 km de extensão de área protegida contra a erosão costeira. A expectativa é de que os trabalhos fiquem prontos em 40 dias. 
        O trecho integral beneficiado fica entre a Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo, até a Rua Malta, em Nossa Senhora do Ó. O bagwall é uma obra aderente, rígida e articulada que construída longitudinalmente à costa funciona como um anteparo que contém o avanço do mar, dissipando a energia das ondas e promovendo a engorda natural da praia. A sua estrutura assemelha-se a uma escadaria (degraus), formada por sacos biodegradáveis com concreto.
            As secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente apostaram no bagwall, que já obteve êxito em outros estados do Nordeste, a exemplo de Alagoas (praia da Ilha da Croa – no município de Barra de Santo Antônio) e no Ceará (praia do Icaraí – na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza). “Nós estamos resgatando um dos principais espaços de lazer do povo. Acreditamos no bagwall e devolvemos a praia aos turistas e banhistas. Mas isso só foi possível porque apresentamos projetos viáveis e o Ministério da Integração Nacional abraçou a nossa causa”, destacou o prefeito.


Praia do Janga – O bagwall também foi aplicado em quatro pontos devastados pela força das ondas na Praia do Janga. A intervenção já foi concluída e consumiu aproximadamente R$ 14 milhões. Os recursos foram provenientes de convênio entre a Prefeitura do Paulista e o Ministério da Integração Nacional. Além do bagwall, o calçadão e a faixa de rolamento da Avenida Beira Mar- danificados pela força das ondas-, foram reconstruídos e realizada a manutenção do enrocamento aderente de 2,2 km.

Contato: 8788.4909 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário