terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Parabólica


  
Queima de parada
prejudica usuários


Lúcia Costa, como cidadã e usuária da Linha Setúbal/Conde da Boa Vista, denuncia, mais uma vez, a irresponsabilidade de alguns motoristas da Empresa Borborema que, entre o horário das 06h45 e 07h15h, estão, constantemente, ‘queimando’ a parada da Pracinha de Boa Viagem. “Digo mais uma vez, pois no dia 7 de dezembro de 2013, fizemos esta mesma reclamação. E há não supervisão da empresa permite a repetição dessas faltas por motoristas inconsequentes, prejudicando dezenas e dezenas de  trabalhadores. Anteontem, às 07h, o  ônibus da Borborema, nº 419, da linha citada, ‘queimou’ a parada”, desabafa Lúcia. Ela diz que os motoristas emparelham com outros ônibus e a pessoa é obrigada a correr para o meio da rua. Então, se aproveitam e não param,  impossibilitando que o cidadão cumpra com as obrigações de empregos, médicos e outras, na hora marcada. “Seria importante que a Borborema ficasse de olho neles e os punissem”, detona Lúcia. “A cidadã pede que a Borborema coloque fiscais para fiscalizar esses motoristas irresponsáveis e evite que, diariamente, os usuários sejam prejudicados. O fato se repete a olhos vistos”.



Mau exemplo oficial   

Celeste Almeida/Cortesia  
 Exibindo Onibus da Emlurb-em area de TAXI (2).jpg
“O que significa a placa presa no poste? Então, o que esse ônibus da Emlurb fazia aí, sábado passado, num local para táxi? A Lei é só para nós? Pergunta, indignada, a leitora Celeste Almeida, diante da irregularidade, na Rua do Pombal, em frente ao Cemitério de Santo Amaro. 



Inoperância total - A jornalista Vanessa Lins tentou, duas vezes, entrar em contato com o SAMU e em nenhuma conseguiu. A primeira foi na quinta-feira, para socorrer um morador de rua. A segunda foi no sábado, quando a mãe dela sofreu um acidente em casa.


Grato à coluna - Do leitor Henrique Lotto: “Gostaria de agradecer a Robson Sampaio pela credibilidade da coluna e à Compesa pelo serviço, numa boca de lobo sem tampa, na Rua 52, em trecho da Av. Colibri, em Maranguape I, Paulista”. Ok, companheiro.



Insegurança - Os bandidos estão à solta, em Boa Viagem (Setúbal), com roubos de bolsas e celulares das pessoas nas avenidas e ruas. Na semana passada, foram mais de seis e policiamento, que é bom, “neco de nada”. 



Imortais - O presidente da Academia Recifense de Letras, escritor Lucilo Varejão Neto, convida confrades e amigos da ARL para a confraternização de fim de ano. Hoje, às 18h, no Restaurante Macunaíma, na Rua das Creoulas, 260, nas Graças. Estarei lá.




Pipeiros - O deputado Júlio Cavalcanti (PTB) critica os atrasos, há  cinco meses, no pagamento dos funcionários de carros-pipas de Arcoverde, Sertão do Moxotó. De acordo com o parlamentar, esses profissionais prestam serviço ao Governo do Estado, na operação de combate à seca no Interior. São pais de família e com despesas a pagar.




Vagas... -
 A Associação Pernambucana de Supermercados (APES) realiza, hoje, uma reunião ordinária sobre a sinalização das vagas especiais nos estabelecimentos.


...especiais -
A diretoria da APES discute o assunto com representantes da CTTU e da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital e Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do MPPE.


Mulheres -
A Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, de Paulista, oferece cursos profissionalizantes para mulheres da cidade, entre 15 e 59 anos. Tel.: 3372.3650.



​​
Mais verde nos bairros da Torre e do Cordeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife conclui, nesta terça-feira (16), o plantio de 254 novas árvores, beneficiando cerca de 20 ruas.

Uma ação da Prefeitura do Recife promete deixar o clima mais ameno nos bairros da Torre e do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade. Ontem (16), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade conclui o plantio de 254 novas árvores nas duas localidades. A ampliação da cobertura verde beneficia cerca de 20 ruas e as últimas mudas serão plantadas pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, às 8h, na Rua Marcos André, na Torre, e às 10h, na Rua Ijuí, no Cordeiro.

A iniciativa é realizada através de uma compensação estabelecida pelo Município a duas empresas que construíram em setor de sustentabilidade ambiental, ou seja, em quadras próximas às margens de rios e cursos d’água. No plantio, são usadas 12 espécies diferentes, incluindo vegetações de pequeno, médio e grande porte. Entre elas estão: Pau de Jangada, Aroeira, Pau Brasil, Craibeira, Flamboyanzinho, Ipês Amarelo, Roxo e Rosa.

Ao todo, o bairro da Torre recebe 54 árvores, que representa 1.890 m2 em área de copa. Além do plantio, a empresa responsável por esta mitigação precisou fazer ações de educativas em outros sete bairros e distribuiu 164 mudas para a população. Já no Cordeiro, a iniciativa soma 200 novas árvores em 16 vias, significando 4.572 m2 em área de copa.

“Esse plantio teve dois fatores especiais. Os bairros escolhidos são carentes de vegetação nas vias urbanas e houve um trabalho de educação ambiental com os moradores para que acolhessem as novas plantas, ajudando a nossa ação de ampliar a área verde da cidade. Vale destacar que a vegetação atua em favor do clima, pois as árvores filtram poluentes, absorvem radiação solar e aumentam a umidade relativa do ar”, frisou Cida Pedrosa.

Compensação – A compensação foi estabelecida às empresas Matias e Cruz, e Pernambuco Construtora. A mitigação integra o Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAVs), que está prevista em lei municipal (nº 16.243/96). Ela é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em quadras situadas às margens de rios e cursos d’água, ou ainda em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e dos cais da cidade.

Além do plantio, as empresas são responsáveis por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar, etc). Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo das instituições privadas, sendo orientadas e fiscalizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Em caso de morte do vegetal, as empresas devem fazer o replantio. A população também pode ajudar neste cuidado, avisando ao órgão municipal se algo errado ocorrer, através do 0800.720.4444.
 


Convite BATE-PAPO COM A RESERVA (18Dez14), com Pe. Edwaldo

Entrada
x

AORE/Recife exalunoscporr@gmail.com

13 de dez (Há 3 dias)
para Cco:mim




E junte-se a nós AGORA nesta solidariedade!



Apuração em 13/12/2014:


Nenhum comentário:

Postar um comentário