domingo, 14 de dezembro de 2014

Parabólica






Ônibus: queixas
de um lado e as...

José Ferreira Mulatinho Filho, assinante da Folha, pede que a diretoria da empresa 1002 tome providencias para evitar uma tragédia, pois os motoristas, que dirigem os ônibus para Paudalho, Carpina e Limoeiro, pinta e bordam no volante. “Dirigem sem atenção nenhuma, com celular no ouvido, batendo altos papos e, consequentemente, apenas uma mão na direção. “Queimam” as paradas e vão em velocidade excessiva em trechos de grande fluxo de pedestres. Se um passageiro reclamar, tratam com desdém e, às vezes, com ignorância. Torço para que os administradores da 1002 não esperem acontecer o pior para tomarem as atitudes necessárias”, alerta Mulatinho. Sobre a Linha 72-Candeias (Opcional), a  Borborema informa “que opera conforme ordens de serviço determinadas pelo órgão gestor metropolitano, com uma frota de 13 veículos e 70 viagens/dia. E intervalo entre viagens na ordem de 6 a 7 minutos na faixa de pico e, de 11 a /12 minutos, nas faixas fora de pico”.


...explicações do outro        Charge

A Borborema prossegue: “Em decorrência das retenções do trânsito devido à falta de mobilidade ao longo de seu percurso, os intervalos podem oscilar para mais. A idade média da frota da Linha 72-Candeias é de três anos e com uma oferta de 45 a 48 lugares/ônibus. “E conclui: - A empresa reforça o compromisso com a qualidade do atendimento e pede aos usuários que relatem eventuais condutas inadequadas no 0800.7048774 ou faleconosco@borborema.com.br. 


Lata d’água na cabeça - Os moradores da Rua Presidente Castello Branco, no Bairro de Vista Alegre, em Jaboatão Velho, sofrem com a falta de água há 40 dias. A Compesa libera a água para a parte baixa do bairro, enquanto a parte alta sofre com este problema.





Bagunça na Rua... 

Fátima Perruci solicita que a CTTU fiscalize a Rua Tabira, na Boa Vista, pois os motoristas estacionam em qualquer lugar e até na frente dos portões dos prédios. Dificultando a entrada e a saída dos carros dos moradores.

 Fátima Perruci/Cortesia   
Exibindo 20141212_102926.jpg
...Tabira - Ontem, ela chegou com os pais, idosos, e um motorista estacionou, na entrada do prédio, e nem olhou se atrapalhava a entrada. Isso já acontece, há três anos, e ela se expõe discutindo com esses cidadãos irresponsáveis.



O que é isso? - Denuncio nesta coluna, há 17 anos, tráfico de drogas, arrastões, roubos, arrombamentos e brigas, nos finais de semana à noite, na Rua da Moeda e outras, no Recife Antigo. Ontem, a TV Globo/NE mostrou estas cenas e que as 18 câmeras da SDS não veem.




Artistas - A fotógrafa Karla Vidal retratou, por meio do ensaio fotográfico Anônimos, Famosos e Viajantes, o cotidiano de artistas que se apresentam em ônibus da Região Metropolitana de Recife. A coletânea de imagens pode ser acessada, gratuitamente, por meio do site da Editora Pipa Comunicação: www.pipacomunica.com.br.



Redesenho do projeto Novo Recife 
é aprovado pela população

Com cerca de 50 mil curtidas em sua Fanpage no Facebook, o projeto Novo Recife vem ganhando ainda mais simpatia dos internautas após o seu redesenho. Desde que o novo desenho foi apresentado à população, a página do Consórcio no Facebook ganhou mais de sete mil novos fãs. A grande maioria das interações na página são de apoio e entusiasmo ao projeto. Cumprindo os parâmetros elencados pelo poder público, junto às expectativas sociais, para construção na área do Cais José Estelita, o Consórcio responsável pelo Projeto Novo Recife seguiu as novas diretrizes urbanísticas elaboradas pela Prefeitura do Recife para a região e apresentou, no começo de novembro,  o redesenho do seu projeto imobiliário e urbanístico que será implementado no terreno de 101,7 mil m² e 1,3km de extensão.

Entre as proposições do redesenho, o que tem mais chamado a atenção é a grande praça cívica de 15 mil m² que será construída na frente d´água da Bacia do Pina com a abertura da Dantas Barreto; a ligação da ponte Paulo Guerra (no Cabanga) com a av. Dantas Barreto, com a Ilha do Leite e com a Avenida Norte. A ciclovia de 1,8km também vem recebendo elogios. O projeto traz oito lotes que serão destinados para polos empresariais, residenciais, hoteleiro, cultural, e de serviços e entretenimento, ganhando binário e nove novas vias que cumprirão a função de integração com a malha urbana.

Ao todo, a obra construirá 13 prédios, que variam de 12 a 38 andares - sendo os de menor escalonamento na área próxima ao Forte das Cinco Pontas, respeitando o perfil atual da Cidade e assegurando expressiva redução da ocupação na área próxima ao Sítio Histórico de São José. Desse universo, constam dez edifícios residenciais, um hotel, um empresarial e um misto – flat e empresarial. Junto a eles, a implantação de mais de 60 mil m² de área de uso público destinada a parque, praças, vias, ciclovias, calçadas e equipamentos. Do espaço total do terreno, 35% terá ocupação privada e 65% pública, superando o previsto pela lei que prevê que 35% da área loteada seja de interesse público. Em grande parte das edificações, o Consórcio contemplou o conceito de uso misto, com estruturas de serviços abertas à população. Destina, ainda, área pública de 10.600m² para uso ativo de comércio e serviços.





 A LUTA PELO PARQUE DONA LINDU
Entrada
x

Raimundo Edson Pereira Campos e Silva

06:51 (Há 13 horas)
para GloboGloboGloboGloboGloboGloboGloboGloboGloboGloboGloboDIARIODiarioDIÁRIODIÁRIODIÁRIODiárioDIÁRIODIÁRIODIÁRIODiárioPEJCJCJCJC

A LUTA PELO PARQUE DONA LINDU, 

Eu tenho falado muito sobre o Parque dos Coqueiros, o ¨meu filho caçula¨, mas tenho outro parque que marcou a minha vida, pois foi uma vitória do povo sobre o poder econômico. Chama-se Parque Dona Lindu. Em um terreno com mais de 27 ha a beira mar de Boa Viagem Recife. 


Um grupo de empresários queria construir várias torres imobiliárias no local, alegando usucapião de uma pessoa que se dizia proprietária do imóvel e a Aeronáutica alegando ser terreno da união,queria construir apartamentos para seus oficiais. Um grupo de moradores do Bairro fundou a Amparque, Associação dos Amigos do Parque, e começamos uma luta de Davi versus Golias, com objetivo de transformá-lo em um Parque Verde Ecológico. Dentre outros neste grupo estava Cristina Henriques presidente da associação dos moradores, Petrônio Martins, presidente da Amparque, Edson Campos E Silva, Idealizador do Parque dos Coqueiros, Fernando Cunha, Luce Pereira, jornalista e escritora, vereador Luiz Helvécio ¨E Outros¨, como dizem os colunistas sociais. O vereador Luiz Helvécio apresentou um projeto para transformar o terreno em Zona de Proteção Ambiental. Com isso ficaria proibido qualquer construção no local e o problema estaria resolvido. A câmara de vereadores aproveitou a ausência do vereador Helvécio no plenário e colocou o projeto em votação. Por incrível que pareça vereadores do próprio partido de Luiz Helvécio (PT), e do próprio Partido Verde votaram contra. Como apareceram comentários de que alguns vereadores tinham recebido¨agrados¨ para votarem pela não aprovação, eles se justificaram dizendo que o projeto não era constitucional e que Helvécio queria se promover. Por via das dúvidas o projeto foi impedido de ser re-apresentado
Com festas no terreno, faixas, show de forró de Edson de Tana, pressão da imprensa e no judiciário, a aeronáutica ganhou na justiça o terreno. João Paulo, Lula e nós da Amparque conseguimos que o terreno fosse doado pela união para o município com objetivo único de ser construído o parque em dois anos. Foi quando houve a dicotomia com João Paulo querendo um parque com projeto de Oscar Niemeyer e a Amparque querendo mais simples com mais verde. Naquela época fiquei com a Amparque e hoje, como muitos, dou parabéns a João Paulo por sua pertinência, pois o parque tem servido para divulgação de cultura para o povo, com o palco móvel e entretenimento para nossas crianças com os brinquedos. Recife tem muito espaço para o verde que faltou no Dona Lindu. 


No dia da assinatura do Termo de Posse da doação do terreno da União Para a PCR fui convidado para o almoço oficial e cerimonial da assinatura oficial pelo ministro Paulo Bernardo, com reconhecimento do empenho nesta luta.







Edson Campos E Silva, 
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem
Blog causos e Fatos
E-mail 
edsoncamposesilva@globo.com



Orquestra Cidadã Meninos do Ipojuca será a grande atração das comemorações de fim de ano do Ipojuca

Orquestra é um dos projetos prioritários da Prefeitura, desenvolvido pela Secretaria da Juventude e Esportes

O acorde do violino agora divide espaço com o som da folhagem da cana-de-açúcar do distrito de Camela, em Ipojuca. Há três meses, não só este instrumento de corda, mas contrabaixos, violoncelos e violas espalham harmonia e esperança para cem crianças do distrito ipojucano. A música está mudando a realidade local desde a implantação, em setembro, da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca, um dos projetos prioritários da Prefeitura do Ipojuca, desenvolvido pela Secretaria da Juventude e Esportes.

Na sede da Orquestra, um prédio totalmente modernizado e adaptado para o projeto, crianças com idades entre seis e 16 anos estão sendo preparadas para ganhar o mundo voando nas asas da música. Prova disso serão as duas apresentações oficiais do grupo que acontecerão nos próximos dias 23 e 26, respectivamente, no município, em comemoração às festividades natalinas do Ipojuca.

A orquestra será a grande atração deste período, juntamente a iluminação especial que será inaugurada pelo prefeito Carlos Santana, na próxima terça-feira (16), em Nossa Senhora do Ó, às 19h.

As atividades já terão início na próxima terça-feira (16) com a apresentação do Grupo de Flautas e Coral da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque na Praça Capitão Antonio Braz, em frente à Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Ó, a partir das 20h.

Pertinho do Natal, dia 23, os músicos subirão no palco que será montado no pátio do belíssimo Convento de Santo Cristo, em Ipojuca Sede. O convento, com seus 408 anos, será o cenário natural para 150 jovens das duas orquestras entoarem canções clássicas e populares.

No dia 26 será a vez da população de Camela, terra dos meninos da Orquestra se encantar com a evolução dos jovens em tão pouco tempo de estudo. Lá, os moradores vão conferir os primeiros acordes dos alunos em frente à sede da Orquestra. Em ambos locais, os músicos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque farão uma participação especial.

Entre as músicas que serão apresentadas pela orquestra ipojucana estão Nuctcracker March (P.L.Tchaukovsky); Cancion de Cuna (Johannes Brahms); Yesterday (J. Lennon); Bate O Sino; Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Noite Feliz.

Transformando Vidas – A dona de casa Maristela Maria da Silva, moradora de Camela, acompanha sempre quando pode as aulas do filho Washington Alves, 8 anos. Estudante da Escola Municipal Jarbas Passarinho, o jovem, desde cedo, já demonstrava interesse pela música. “Nossas vidas mudaram completamente após a realização desse projeto aqui em Camela. Ele sempre teve interesse em tocar algum tipo de instrumento, mas nunca tinha tido oportunidade. Quando soubemos que isso iria acontecer aqui, próximo de nós, resolvemos inscrevê-lo.

Nesses meses em que ele está participando do projeto, já noto uma diferença, tanto no comportamento dentro de casa, com os país e irmãos, quanto na atividade escolar. Nos domingos, quando ele não vai para o projeto ele fica muito ansioso, torcendo logo que chegue a segunda-feira para tocar. A vontade dele em tocar profissionalmente nos motiva e me deixa esperançosa em relação ao seu futuro”, relatou Maristela, acrescentando que nos dias em que o filho estará se apresentando para os moradores de Ipojuca, nos concertos natalinos promovidos pela Prefeitura, a emoção tomará conta. “É um sentimento de realização misturado com orgulho. A todas as pessoas que conheço falo que ele vai se apresentar. Só em saber que ele não está na Rua e que ele está junto com outras crianças aprendendo música, me sinto esperançosa em relação ao seu futuro”, revelou. 

Meninos do Ipojuca – Implantado pela Prefeitura do Ipojuca, o núcleo da Orquestra Criança Cidadã - Meninos do Ipojuca, consiste numa parceria com o projeto Criança Cidadã, que atua na comunidade do Coque, no Recife.


Fotos: Ivan Nascimento 
Para a realização do projeto municipal, a prefeitura investiu na readequação do prédio onde funciona o espaço, além de garantir toda a assistência aos alunos selecionados como a doação de instrumentos musicais, assistência psicológica, alimentação e reforço escolar. Para o secretário de Juventude e Esportes do município, Miquéias Silva, a iniciativa tem possibilitado que os alunos tenham durante todo o dia atividades pedagógicas. “Os jovens que antes passam a maior parte do tempo nas ruas, hoje já contam com toda uma estrutura de estudo e aulas de música. É gratificante vê-los agora.”, afirmou. 

O prefeito Carlos Santana, em recente audição dos estudantes da Orquestra, ficou emocionado com a alegria e dedicação do grupo. “Fiquei impressionado com a evolução dessas crianças e jovens, que em tão pouco tempo já tocam músicas populares e até mais complexas. Isso é uma prova de que nós fizemos o certo em dar condições para que esses jovens tenham um futuro melhor”, sentencia.

Cem estudantes de escolas públicas de Camela participam do projeto no contraturno escolar. Para participar é preciso estar com boa frequência na escola e ter boas notas. São oferecidas três refeições diárias, às 7h30; 12h e 16h30, respectivamente. A iniciativa tem como parceira a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra, que é responsável pela capacitação das crianças. 


Justiça concede liminar pelo corte de 
gratificações em Moreno

A Prefeitura de Moreno obteve na Justiça decisão favorável para manter o corte de duas gratificações que eram pagas aos professores, consideradas ilegais. A liminar foi concedida pela juíza de Direito Ana Carolina Avellar Diniz, da 1ª Vara Cível da Comarca de Moreno. A Prefeitura argumentou que as gratificações eram pagas em duplicidade e que, assim, não podia ser mantido.

Para se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a prefeitura municipal adotou diversas medidas administrativas, como corte de gastos e funções gratificadas, redução de cargos comissionados e rescisões de contratos temporários. Além disso, expediu três decretos que suprimiam qüinqüênios e auxilio transporte para o pessoal da educação e gratificação SUS para os servidores da Secretaria de Saúde.

“Identificamos essa irregularidade no pagamento. A decisão de cortar gastos não visa atingir negativamente os trabalhadores, mas sim redistribuir verbas para beneficiar ainda mais as áreas de saúde e educação", afirma Ricardo Amorim, secretário de Assuntos Jurídicos de Moreno.

A partir disso, a Câmara de Vereadores do município decidiu anular a decisão da prefeitura, sem apresentação de quaisquer motivos. Para derrubar a anulação, a Prefeitura entrou com uma ação judicial.

A partir da apresentação da intimação, que aconteceu nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a Câmara de Vereadores tem um prazo de dez dias pra recorrer da decisão. 




Obras para a construção da UPA do Ipojuca começam a todo vapor

Máquinas já estão no local onde será erguida a mais nova unidade de saúde de Pronto Atendimento do município

As obras de terraplanagem do solo onde será construída a nova UPA do Ipojuca já começaram em ritmo acelerado. Na manhã desta sexta-feira (12) o prefeito Carlos Santana esteve no local para conferir o andamento da construção. As máquinas já estão no local onde será erguida a mais nova unidade de saúde de Pronto Atendimento do município.

No último dia 27 de novembro, o prefeito assinou a Ordem de Serviço para a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que irá funcionar às margens da PE 60, na entrada do conjunto habitacional Reserva Ipojuca. A assinatura contou com a presença da secretária de Saúde, Cristina Paulino, da secretária de Infraestrutura, Eryka Luna, da pasta de Planejamento, Danielle Barbosa, e da empresa vencedora da licitação para a construção L&R Construções LTDA.



Fotos: Ivan Nascimento 
A mais nova unidade de saúde do município será a de porte II. Isto quer dizer que funcionará 24 horas por dia, oferecendo urgência em clínica médica e pediátrica. O atendimento será oferecido não somente aos moradores do Ipojuca, mas aos munícipes de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré. “Vamos melhorar ainda mais a assistência à saúde com as várias especialidades que serão oferecidas quando a UPA estiver funcionando. Isso vai agilizar o tempo de realização de exames e, como consequência, gerar diagnósticos mais rápidos”, disse o prefeito.O prazo para a conclusão das obras será de, aproximadamente, nove meses.




Reformas sem orientação técnica
 na mira de campanha educativa em Paulista

            Reformas irregulares, ampliação de cômodos sem orientações técnicas, instalação elétrica indevida e ausência da utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) por parte de pedreiros. Esses erros tão comuns no dia a dia estão sendo alvo da campanha educativa “Fique Legal com a Defesa Civil”. Coordenada pela Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, a iniciativa visa envolver a sociedade e prevenir a ocorrência de desastres. Nesta segunda-feira (15.12), a partir das 9h, as equipes de técnicos vão estar nos prédios da Rua 79, no bairro de Maranguape I. 




Prefeitura do Paulista abre vagas
 em cursos profissionalizantes destinados às mulheres


As mulheres do município do Paulista que desejam se qualificar profissionalmente devem ficar atentas. A Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude está oferecendo oportunidades em cursos profissionalizantes para o público feminino da cidade. Serão disponibilizadas 100 vagas distribuídas nos cursos de auxiliar administrativo, recepcionista e agente de desenvolvimento de cooperativa.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante (PRONATEC). Os cursos integram o plano de metas da atual gestão, que está capacitando jovens e adultos da cidade para o mercado de trabalho. As interessadas em realizar a matrícula devem se dirigir aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS IV E V), de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Para confirmar a inscrição, é necessário que as alunas tenham idade entre 15 e 59 anos e possuam o ensino fundamental completo e tenham em mãos as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

As vagas seguem abertas até serem preenchidas. As aulas estão previstas para iniciar ainda neste mês de dezembro, ministradas por professores do IFPE, nos turnos da manhã. Os locais das atividades variam de acordo com o curso escolhido, podendo ser na própria sede do CRAS, em escolas municipais ou em instituições parceiras. Cada participante da qualificação terá direito a uma ajuda financeira diária no valor de R$3,00 por hora aula para custear despesas com transporte e lanche. Dúvidas e informações pelo fone: 3372.3650.

SERVIÇO:
Endereços dos CRAS:
CRAS IV – Rua 32, Nº 671, Maranguape II.
CRAS V – Rua Funilândia, Nº 03, Nossa Senhora da Conceição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário