sábado, 17 de janeiro de 2015

Parabólica


Sem camisinha,
a AIDS aumenta

Um levantamento da Drogaria Nova Esperança, um dos principais varejistas farmacêuticos do Brasil, mostra que a procura por preservativos, pela Internet, caiu quase 14% de um ano para outro, no caso, em 2014. Apesar do Governo Federal e das organizações, sem fins lucrativos, investir, periodicamente, em campanhas de informação ao público sobre formas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, o brasileiro ainda está descuidado com a saúde sexual. Pelo menos, em relação ao uso de preservativos (a camisinha). O comportamento descuidado do cidadão, aliado à falta de informação, é uma das grandes causas dos crescentes índices de incidência das DSTs no Brasil, segundo os especialistas. Desde o início da epidemia da AIDS, por exemplo, até junho de 2012, o País teve mais 656 mil casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico do Governo Federal.



Queda pela Internet           

São mais de 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de AIDS, no Brasil, foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes. Embora a compra de preservativos, pela Internet, não traga constrangimento ao consumidor, houve uma queda de 14%, no comércio dos produtos, entre 2013 e 2014.
 


Contra a poluição - Ontem, a Prefeitura de Paulista interditou e multou, em R$ 50 mil, a Fábrica Paulistex, na BR-101 Norte, Km 52, em Paratibe. É acusada de funcionar sem licença ambiental e de lançar cloros, ácidos, alvejantes e hidróxidos, no Riacho do Boi, afluente do Rio Paratibe.





Medo de morrer? 

Genival Paparazzi/Cortesia  

Exibindo _DSC0809.JPG
 A carroça, na esquina da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, obriga o pedestre a andar no meio dos carros. Com o assassinato de um fiscal da PCR, alguns temem por suas vidas e deixam de coibir as irregularidades dos camelôs.



Política - Para entender como funciona a cobertura política e os meandros do Poder, a Oficina de Jornalismo Político da Paradox Zero tem início, segunda-feira à noite. Últimas vagas. Tel.: 3019. 3811 ou www.paradoxzero.com/cursos.



Saindo... - Um leitor, na noite de anteontem, passou pela Rua Macaíba, na 3ª Etapa, em Rio Doce, Olinda, e percebeu, no imóvel nº 228, uma caixa d'água jorrando água por um cano pendurado nela. Um desperdício do “precioso líquido” e que falta no dia a dia de tanta gente.


...pelo ralo - Ao voltar do seu plantão, por volta das 5 horas da matina de ontem, o desperdício ainda estava lá para quem quisesse ver. Indignado com a situação, o cidadão pede para a Compesa verificar se o proprietário do imóvel possui hidrante ou implantou um “jacaré”, pois não acredita que o mesmo pague água por medição.

  
Férias -
O Shopping Boa Vista oferece programa de férias, com brincadeiras no circuito infantil e no Cine 6D.  De 2ª. a sábado, das 9h às 21h; e aos domingos, das 11h às 19h. Preços variam de 8 a 15 reais.




Sítio dos Pintos:
violência assusta

Os moradores do Sítio dos Pintos enfrentam momentos de terror devido ao alto índice de assaltos e, também, pela falta de um policiamento ostensivo na localidade, de acordo com denúncia dos integrantes da Comissão Pró-Arraial do Sítio dos Pintos. E segundo informações dos moradores, não existe uma explicação para a violência no bairro e, na verdade, o que existe é uma insegurança total. Uma viatura da Patrulha do Bairro faz a ronda, na Estrada dos Pintos - da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) até o terminal de ônibus - só que as ruas do Parque Santa Maria e do Alto Boa Esperança ficam desprotegidos e à mercê dos marginais. Os cidadãos sugerem um maior investimento na segurança, com policiamento ostensivo e com rondas motorizadas e viaturas. Eles afirmam que, na maioria dos assaltos, os bandidos usam motos e que as vitimas não registram ocorrência, na Polícia, com medo de represálias. Já que os assaltantes são daquela área.



CTTU: Um peso e...     

Na Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, em frente ao Restaurante Ilha Camarões, uma placa de “proibido estacionar” fica por trás de outra placa de anúncios e quase não se vê.  E os motoristas, que vão para o restaurante, estacionam sem nenhum problema e numa boa.

  Fátima Perruci/Cortesia  
Exibindo 20150112_134255.jpg

... duas medidas? - A denúncia é de Fátima Perruci, indignada:  “Anteontem de manhã, uma moça estacionou e não deu 5 minutos para a CTTU rebocar o carro. Liguei para a CTTU dizendo que os clientes do restaurante têm ‘passe livre’. Não obtive resposta”.


   

Haja descaso!

Henrique Lotto 

Exibindo girador 3.jpg
O girador de Maranguape I, em Paulista, está cheio de mato, lixo, crateras e motoristas, motoqueiros e pedestres reclamam. “O descaso da prefeitura já dura 12 anos. Cadê, os recursos do IPTU e do IPVA?, pergunta Henrique Lotto.



Militar - A Funase empossou uma nova diretora presidente. Mas, enquanto houver rebelião e os “menores” queimar colchões, depredar móveis e o Governo comprar tudo de novo, nada vai mudar. É preciso implantar a disciplina militar.

Ruim - É ruim, de melodia e de versos, o frevo Adoro Celulite”, de Gustavo Krause e de Jota Michiles, classificado no 10º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas, patrocinado pelo Petrobras Cultural. Infelizmente, já não se faz música de qualidade como antigamente.


Budega - O Carnaval do Bar Budega do Rafa e de Maysa Club será, no dia 25, a partir das 14h, na Rua Hipólito Cardoso, 575, em Boa Viagem, com Patusco, Helton Lima, Sambar & Love e Dj Jotinha Pereira. Camisas à venda, nos bares Budega do Rafa (Recife e Porto de Galinhas). Informações: 81.8255.0726 e 3077.1114.



Frevo -
Frevo (dos bons), amanhã (domingo), das 15h às 17h, no Marco Zero, Bairro do Recife, com a Orquestra Arruando, o dançarino Emerson Dias (Grupo Galante) e 6 passistas do Arruando de Passo.


Bonecos -
Em comemoração ao aniversário do Aeroporto Internacional dos Guararapes, uma exposição, até o dia 31, dos bonecos gigantes de Olinda, na Praça da Alimentação do espaço.


Mar -
O Fundo do Mar, no Teatrinho Misack, amanhã (domingo), às 11h, no Clube 17, em Casa Forte. Entrada: doação de fraldas para o NACC. No Clube 17, Av. 17 de Agosto, 2613, Casa Forte - www.clube17.com.



CURSOS NO CULTURA NORDESTINA


Cassio Avisa

11:10 (Há 11 horas)
Caros escritores
Fiel ao seu compromisso com a qualidade da produção literária, a Cultura Nordestina Letras & Artes continua em 2015 com os seguintes cursos:
- Oficina de criação literária - Raimundo Carrero (quintas-feiras às 19h00)
- Curso de atualização da língua portuguesa - Ana Maria César (terças-feiras às 17h00)
- Oficina de formação musical - Fabiana Guimarães (segundas-feiras às 16h00)
- Laboratório da memória - Suelena Torres (sextas-feiras às 9h30 min.)

Saudações literárias

Salete Rêgo Barros
Novoestilo Edições do Autor
Fone: 81 32433927

www.facebook.com.br/CulturaNordestinaLetras

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes
Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)


Férias e Educação Ambiental
Répteis invadem duas praias do litoral sul
 
Que tal encarar uma serpente de seis metros de comprimento, e, ainda, aprender sobre seus hábitos e características ? Ou ver bem de perto a maior tartaruga de água doce do mundo ? Essas e outras atrações fazem da exposição “Mundo dos Répteis” uma dica imperdível nestas férias de janeiro, que poderá ser vista em dois points do verão pernambucano ao mesmo tempo: Porto de Galinhas e Tamandaré, no litoral sul.
 
Em sua terceira edição no Estado, “Mundos Répteis” é organizado pelo Centro Operacional Brasileiro de Répteis, Anfíbios e Aracnídeos (COBRA), e reúne um total de 29 espécimes vivos de serpentes (originárias do Brasil, EUA, África, Austrália e Ásia) e duas tartarugas de água doce (originárias do EUA), que serão distribuídos entre as duas exposições.
 
Em Porto, o “Mundo dos Répteis” tem parceria da ONG Ecoassociados, que também participa da exposição, mostrando o belo trabalho de preservação das tartarugas marinhas. O local é na própria sede da ONG, que está aberto à visitação das 9h às 21h, até o dia 31/1.
 
Já em Tamandaré, a expo fica até 17/2, no Forte Santo Inácio de Loyola, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município. Visitação das 8h às 17h. Cada mostra traz ainda um museu com esqueletos e peles, cascos de tartarugas, guizos, ovos, peças em epóxi e animais conservados em álcool, como lagartos e serpentes peçonhentas.
 
“Nosso objetivo é buscar desmistificar o temor que estes animais despertam nas pessoas, mostrar que nem todos são perigosos, as diferenças entre as espécies venenosas e as que não são, a importância deles no equilíbrio ecológico, e ainda como se deve proceder em casos de acidentes”, explica a coordenadora do evento, Luciana Rameh, médica veterinária do COBRA.
 

 No evento de Porto de Galinhas, adianta Luciana, será possível conhecer a Piton-reticulada, com seis metros de comprimento,  considerada a maior espécie de serpente do mundo, já que pode atingir os 11 metros. “Já em Tamandaré, um animal bem interessante é a tartaruga-alligator que é a maior tartaruga de água doce do mundo e preserva características de animais pré-históricos”, destaca. 
 
Serviço:
 
“Mundo dos Répteis” - Porto de Galinhas
Local: Sede da ONG Ecoassociados – Rua Caraúnas, s/n Praça 4, Porto de Galinhas/Ipojuca
Período: 3 a 31 de janeiro de 2015
Horário: das 9h às 21h
Informações: (81) 92323313 / 88338420 35522465
 
“Mundo dos Répteis” - Tamandaré
Local: Forte Santo Inácio de Loyola
Período: 3 de janeiro a 17 de fevereiro de 2015
Horário: das 8h às 17h

Informações: (81) 88522292 / 92323313

Atenciosamente,
 
Luciana RamehMédica Veterinária - Doutora em Ciências
Responsável Técnica - COBRA



SECRETARIA DE IMPRENSA
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS
EMPRESA DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA URBANA DO RECIFE

Emlurb intensifica coleta de metralhas na Zona Norte do Recife

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está realizando um mutirão para remover os resíduos da construção civil descartados irregularmente pela população na Zona Norte da cidade. A região foi escolhida, após os técnicos do órgão identificarem na localidade uma excessiva quantidade desse tipo de material. As metralhas encontradas são, na sua maioria, oriundas das reformas feitas nas residências geralmente por causa das festas de fim de ano. Para a execução do trabalho, a Emlurb conta com 20 caminhões do tipo caçamba basculante, duas pás mecânicas, 20 motoristas e 20 garis, que além de recolherem as metralhas, farão a coleta de entulhos e restos de poda. A ação começou esta semana e deve ser finalizada até a próxima sexta-feira (23/1).



A convite da AORE/Recife, Ministro STJ volta ao CPOR após 45 anos


A convite da AORE/Recife o Ministro STJ Geraldo Og Fernandes realiza visita ao CPOR, após 45 anos.

Em uma manhã inesquecível de 6af, 09 de janeiro de 2015, oferecida pelo Coronel Sá - Comandante do CPOR do Recife, o Tenente R/2 Og, formado no Curso de Intendência da Turma de 1970, revive o Velho Casarão de Casa Forte.

A programação contou com um café-da-manhã, apresentação no auditório, com palavras do Comandante e do Ministro aos Oficiais, Sargentos e demais convidados, visita à Sala da AORE e ao Curso de Intendência, com palavras do Presidente da AORE e Instrutor-Chefe do Curso, respectivamente, passeio por todo o CPOR, e formatura militar. Estiveram presentes o Poder Judiciário Estadual, representado pelo Presidente do TJPE, acompanhado pelo seu Vice-Presidente e Ex-alunos Desembargadores, Ex-alunos da Turma de 1970 (Turma do Ministro), Assessorias Jurídicas dos Grandes Comandos locais (10ªBda, 7ªRM e CMNE) e a Diretoria da AORE/Recife.


  Em seu pronunciamento bastante emotivo aos amigos, autoridades, Oficiais e Sargentos presentes, o Exmº Ministro não escondeu o profundo orgulho do que viveu e aprendeu no CPOR, quando ainda tão jovem. Parafraseou um poeta matogrossense ao afirmar "Posso fingir de mim. Mas jamais posso fugir de mim", ressaltando que traz até hoje dentro de si a essência, o amor, o apego e a familiaridade com os valores, virtudes e princípios militares que o CPOR lhe forjou há 45 anos. Ao encerrar a agradável jornada e agradecer ao Comando do CPOR e à Diretoria da AORE, o Ministro do STJ e Ex-aluno Og Fernandes despediu-se com a seguinte frase: "Comandante, abaixo da toga sempre estará o Verde-Oliva."


CURSO DE ORATÓRIA EMPRESARIAL COM INSCRIÇÕES ABERTAS NO RECIFE

Estão abertas as inscrições para o Curso de Oratória Empresarial com Ana Rique, psicóloga, palestrante, professora e psicoterapeuta, que acontece nos dias 20 e 21 de janeiro, de 8 às 18h –  e de 26 a 30 de janeiro, das 19h às 22h, na Madalena, no Recife. Informações:(81) 9615.5803 tim; (81) 8531.7744 oi (81) 8294.1726vivo Participe!



ass_keila_2015




Aposentados e pensionistas de Paulista contam com novo espaço de atendimento

A Prefeitura de Paulista inaugura nesta quinta-feira (15.01), às 9h, o Centro de Atendimento dos Aposentados e Pensionistas da rede municipal. A nova estrutura vai beneficiar, além dos servidores lotados no Previ Paulista, mais comodidade e conforto aos cerca de 1.420 aposentados e pensionistas que recorrem aos serviços administrativos do órgão. O imóvel é climatizado e contará com salas de reunião, aconselhamento, orientação jurídica, entre outras. O espaço fica na Rua Adeilson João Alves da Silva (antiga Rua da Levada), no Centro. O funcionamento será das 8 às 13h30. 


Prefeitura do Recife quer produzir
 mudas de melhor qualidade no Jardim Botânico

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife vão conhecer o viveiro do Itep, nesta segunda (12), para desenvolver iniciativa semelhante na reserva municipal.

Um grupo de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Smas) fará, na manhã desta segunda-feira (12), uma visita ao viveiro do Itep, no município de Palmares. O equipamento está em implantação e, quando pronto, terá a capacidade de gerar 40mil mudas/mês. A intenção da Smas é conhecer a experiência do instituto e, depois, desenvolver uma iniciativa semelhante no Jardim Botânico (JBR), que permita a produção de mudas de melhor qualidade e de espécies da Mata Atlântica. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, que integra a comitiva, o parque já dispõem de um viveiro, mas sua estrutura é simples. “Queremos reforçar a função científica do Jardim Botânico. Para isso, vamos investir na produção de mudas com melhor qualidade genética. O trabalho também será mais focado na preservação de espécies da Mata Atlântica. Como o equipamento do Itep é bem moderno, ele pode nos ajudar a consolidar essa meta”, afirmou. 

O viveiro do Itep faz parte de um Complexo de Controle Ambiental criado devido à implantação de barragens na Zona da Mata Sul do Estado. Ao todo, o complexo possui cerca de dois hectares. O equipamento servirá para fornecer as mudas usadas nas ações de reflorestamento fruto de compensação ambiental em áreas próximas das barragens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário