domingo, 8 de fevereiro de 2015

Parabólica


“As prefeituras de Jaboatão, Camaragibe, Moreno e São Lourenço da Mata foram além e descartaram contratações de shows milionários. Mas, os blocos podem ir às ruas por conta própria.


Em respeito à grana
suada do cidadão


Prefeitos e governadores de todo o País e, principalmente do  Nordeste, vivem de pires na mão e pedindo recursos ao Governo Federal para início ou conclusão obras inacabadas. Por isso, a redução nos gastos do Carnaval decidida pelos prefeitos de Itapissuma, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Goiana e Condado deveria ser seguida por todos os governantes estaduais e municipais. Será uma economia em torno dos 70% a 80% com as despesas e os recursos irão para saúde, educação, transportes, habitação e outras ações em benefício da população. Nada de  bandas e de artistas caríssimos, pois isto cabe à iniciativa privada. Os locais de shows deles são em teatros, casas de shows e em clubes ou em prévias de blocos bem-sucedidos. E nunca com a grana suada dos impostos pagos pelos contribuintes. Mas, os prefeitos garantiram, como deve ser, verbas para os blocos, troças e grupos carnavalescos populares das respectivas cidades. As prefeituras de Jaboatão, Camaragibe, Moreno e São Lourenço da Mata foram além e descartaram contratações de shows milionários. Mas, os blocos podem ir às ruas por conta própria. Evoé!

  “As prefeituras de Jaboatão, Camaragibe, Moreno e São Lourenço da Mata foram além e descartaram contratações de shows milionários. Mas, os blocos podem ir às ruas por conta própria.


No meio da canela 
      
Célio Cruz/Cortesia  
 Exibindo IMG_9745.JPG
É vergonhoso o estado da Rua Taim, nos Torrões, com esgoto, há meses, no meio da canela. Crianças adoecem, ratos e muriçocas infestam toda a via. - Exigimos providências urgentes do poder público!, brada Célio Cruz, em  coro com os demais moradores.



Tropa sem gás - Com soldados, cabos e sargentos há mais de 20 anos de serviço e sem promoções, fica difícil conter a  violência em Pernambuco. Atesta o desprezo e a omissão do Estado com profissionais importantes no dia a dia do cidadão. E haja Carnaval!



Presídio: assim... - Técnicos da área de obras do Gabinete de Projetos Estratégicos visitaram (de rotina), anteontem, o Complexo Prisional de Itaquitinga. Era para terem a companhia de algum representante da Construtora Advance, mas ninguém compareceu.


...não dá - Esta semana (ainda sem data), novas inspeções serão marcadas para avaliar supostos prejuízos e deterioração da estrutura. Conforme o Governo, a obra ainda está em processo de transição para deixar de ser considerada privada.


  

Prevenção - Em Pernambuco, infelizmente, são mil e 500 novos casos positivos de AIDS por ano. Para ajudar na prevenção, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuirá, neste Carnaval, camisinhas aos foliões.


Bancada de oposição vai a Itaquitinga 
e inicia visitas a obras inacabadas
 em Pernambuco

Os deputados estaduais da bancada de oposição de Pernambuco visitam nesta segunda-feira (09), a partir das 10h, as obras do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Mata Norte. Esta será a primeira de uma série de visitas que a bancada oposicionista realizará a obras inacabadas tocadas pelo Governo do Estado.

Primeiro projeto do sistema penitenciário de Pernambuco a seguir o modelo de Parceria Público Privada (PPP), o presídio de Itaquitinga começou a ser erguido em 2009, e amarga hoje um atraso de quase 04 anos, com um histórico de paralisações, falência da empresa privada responsável pela construção e administração, falta de pagamento a fornecedores e demissões de trabalhadores. Só a fornecedores, estima-se existir uma dívida em torno de R$ 50 milhões.

“Este seria o maior complexo prisional de Pernambuco, mas hoje é o grande exemplo de uma PPP que fracassou no país”, afirma o líder da bancada de oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho. O parlamentar lembra que, em 2013, Minas Gerais inaugurou sua PPP prisional, mesmo tendo iniciado o projeto depois de Pernambuco. “A sociedade precisa entender porque o Governo do Estado não acompanhou com rigor a realização de um projeto desta importância, que poderia estar em pleno funcionamento, reduzindo o caos do sistema prisional de Pernambuco”, afirma Silvio.

Se estivesse concluído, o presídio de Itaquitinga estaria abrigando 3,5 mil presos. Hoje, a obra encontra-se abandonada, com o mato encobrindo o terreno e a construção em visível estado de deterioração.



Informação Casa da Imprensa no Carnaval

Entrada
x

AIP Pernambuco

4 de fev (Há 4 dias)
para Cco:mim
Prezados (as) associados, jornalistas e profissionais da imprensa:


Informamos que este ano a Casa da Imprensa no Carnaval de Olinda funcionará na Rua de São Bento, 170 (vizinho a casa de Alceu Valença, próximo a Prefeitura). Horário das 12 às 18 horas; e das 8 às 19 horas para os profissionais que estiverem trabalhando.

Para ter acesso ao espaço, é necessário apresentar na recepção:

- carteira social da AIP, 2015 (direito a + 2 acompanhantes)
- carteira da Fenaj, válida (direito a + 1 acompanhante)
ou
- crachá do veículo de imprensa conhecido (direito a + 1 acompanhante)

O serviço oferecido na Casa (buffet, redação com internet, open bar) é gratuito. 

O tema da Casa este ano é Cassino do Velho Guerreiro, e a homenagem será prestada a jornalista Graça Araújo.

Qualquer demanda especial de veículos de imprensa devem ser encaminhado para nosso e-mail (aip@imprensa-pe.com.br) objetivando auxiliar no necessário.

Atenciosamente,

Múcio Aguiar
Presidente
Associação da Imprensa de Pernambuco - AIP
 Imagem inline 1
​​
SECRETARIA DE IMPRENSA 

Mais árvores para diminuir as ilhas de calor no Bongi

Ao todo, serão plantadas 143 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, com o objetivo de criar microclimas e amenizar a temperatura local.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) conclui, nesta segunda-feira (09), o plantio de 143 novas árvores no bairro do Bongi. As plantas vêm sendo colocadas nos passeios e têm a função de criar microclimas nas vias para amenizar as temperaturas na área. As últimas mudas serão plantadas pela secretária da pasta, Cida Pedrosa, às 9h, nas ruas Acajutiba e Professor Mário Ramos.

Considerado um dos bairros mais áridos da cidade, com menos de 25% de cobertura verde, o Bongi recebe 11 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica. A maioria das mudas é de grande porte, a exemplo do Bordão, Pau Ferro, Ipês Amarelo e Branco. Nove ruas do bairro serão beneficiadas com a ação, que representará o acréscimo de 3.947 m2 de área de copa.

“No Recife, a cobertura verde está mais concentrada nas áreas de preservação ambiental, enquanto as vias urbanas apresentam uma carência. Somada ao processo de urbanização, a falta de árvores contribui na formação de ilhas de calor. Por isso, estamos concentrando esforços para arborizar a malha viária, priorizando as espécies nativas. Ações como essas proporcionarão conforto térmico e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Cida.

Essa iniciativa é executada por meio de uma compensação ambiental estabelecida pelo Município à Boa Vista Construtora, integrando o Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs). A mitigação é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em setor de sustentabilidade ambiental, isto é, em quadras situadas às margens de rios e cursos d’água, ou ainda em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e cais da cidade.

Além do plantio, a empresa fica responsável por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar, etc). Em caso de morte do vegetal, é necessário fazer o replantio. Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo da instituição privada, sendo orientada e fiscalizada pela SMAS.

Serviço

O quê: A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife conclui o plantio de 143 novas árvores no Bongi.

Quando: nesta segunda-feira (09), às 9h.

Onde: ruas Acajutiba e Professor Mário Ramos, no Bongi.
 
Contatos
Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.
Fone: 9488.6700




Blocos são fiscalizados na semana pré-carnavalesca

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife vão estar nos desfiles e shows promovidos pelas principais agremiações para evitar o uso abusivo de som alto

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Smas) vai acompanhar de perto os blocos que fazem a festa durante a semana pré-carnavalesca. Equipes de fiscalização estarão nos desfiles e shows promovidos pelas principais agremiações, desta sexta (05) até domingo (08). O objetivo é orientar os responsáveis e evitar a prática abusiva de som alto nas prévias do Reinado de Momo.

De acordo com a chefe de Fiscalização da Smas, Janaína Macedo, os fiscais vão chegar cedo ao local da folia e vão medir o volume praticado pelo blocos. “O Carnaval faz parte da cultura da nossa cidade e queremos que a festa seja bonita. Por isso mesmo, os fiscais estarão lá munidos de decibelímetros para medir a pressão sonora. Quem abusa ou não dispor de autorização para uso de aparelhos eletrônicos pode ser autuado”, explicou.

A punição para quem abusa do volume ou não tem autorização da Smas para utilizar equipamentos amplificadores vai desde advertência até multas de R$ 5 mil. As agremiações que desfilam com bandas e sem som eletrônico não precisam de autorização da Secretaria de Meio Ambiente. Neste fim de semana, os fiscais vão conferir os blocos I Love Cafusu, Maluco Beleza, Acorda Para Tomar Gagau, Bloco da Gia, entre outros.

No último final de semana, a fiscalização ambiental notificou os blocos De Bar em Bar, Amantes da Glória, Comigo É Na Base Do Beijo e Faça Amor, Não Faça A Barba. Os agentes da Smas também acompanharam a festa do “Tá Bom A Gente Freva”, promovida pelo Barchef, mas esse não apresentou qualquer irregularidade.

Serviço

O quê: A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife vai fiscalizar os blocos na semana pré-carnavalesca

Quando: desta sexta (05) até domingo (08)




 
Estão prorrogadas as inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo
Profissionais de todo o país têm até o dia 6 de março para participar

Jornalistas e fotógrafos de todo o Brasil ganharam mais uma chance para inscrever seus melhores trabalhos na segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. As inscrições, que se encerrariam na próxima sexta-feira (6), foram prorrogadas até o dia 6 de março. Receberão o prêmio as melhores reportagens nacionais e regionais nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental, Petróleo e Gás e Energia, a melhor foto nacional, a melhor regional e a melhor reportagem internacional em qualquer um dos temas acima. As inscrições devem ser feitas somente pela internet. Os trabalhos vencedores e seus autores serão conhecidos no primeiro semestre deste ano, no Rio de Janeiro.

Podem concorrer matérias e fotos publicadas entre 10 de maio de 2013 e 9 de abril de 2014. Serão premiadas as melhores matérias regionais e nacionais publicadas nos veículos jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias nas áreas citadas, além das melhores fotografias regional e nacional. Na categoria Internacional será escolhida a melhor reportagem ambientada no Brasil, escrita por correspondente de veículo estrangeiro residente no país que esteja enquadrada em uma das categorias do prêmio: Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental, Petróleo, Gás e Energia. Todas as matérias inscritas concorrem, ainda, ao "Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo" para a melhor reportagem considerando todas as áreas e veículos.

O objetivo do prêmio é reconhecer a importância dos meios de comunicação e, sobretudo, dos jornalistas que participam do processo de democratização e disseminação de informações relevantes para o Brasil, além de estreitar e consolidar o relacionamento da Petrobras com a imprensa, estimulando os profissionais a desenvolverem reportagens que contribuam positivamente para a sociedade.

Os arquivos com as matérias em PDF, fotos, vídeos e/ou áudios deverão ser enviados à Petrobras através do portal
www.premiopetrobras.com.br. Serão aceitas reportagens jornalísticas de qualquer cidade do Brasil cujo assunto tenha relevância e relação com as categorias, em âmbito regional, nacional e internacional, independentemente da localização da sede do veículo.






Olinda recebe “A Maior Dança de Frevo do Mundo”
Ação comemora o Dia do Frevo e é uma tentativa de entrar para o Guinness Book

Na próxima segunda-feira (9), Dia do Frevo, cerca de 300 passistas se reunirão no Pátio do Mosteiro de São Bento para prestar uma merecida homenagem à dança e tentar bater um recorde. O grupo participa da ação intitulada “A Maior Dança de Frevo do Mundo” e pretende, com a iniciativa, entrar no livro dos recordes mundiais, o Guinness Book.

A concentração será a partir das 15h e, ao som de uma mega orquestra de frevo, os passistas dançam durante cinco minutos e seguem em desfile pelas ruas do Sítio Histórico. A Maior Dança de Frevo do Mundo passará pelo Palácio dos Governadores (atual sede da Prefeitura de Olinda), pela sede da Pitombeira, Igreja de São Pedro, segue pela Prudente de Morais, atravessa os Quatro Cantos, sobe a ladeira da Misericórdia, passando ainda pela Saldanha Marinho e Rua do Amparo. Depois os passistas retornam para os Quatro Cantos, parando no Grêmio Musical Henrique Dias, onde festejam e reverenciam o grande homenageado do dia: o frevo. 

A Frevolinda, realizadora da iniciativa, recebe o apoio das secretarias de Patrimônio e Cultura e de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda.

Serviço
Evento: A Maior Dança de Frevo do Mundo
Data: 9 de fevereiro
Concentração: Pátio do Mosteiro de São Bento
Horário: 15h







Nenhum comentário:

Postar um comentário