sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Parabólica


Escola caindo aos
pedaços obriga...

Passada a euforia do “melhor Carnaval do mundo” veio a surpresa desagradável: alunos da Escola Estadual Professor Epitácio André Dias, em Cajueiro Seco, Jaboatão, foram informados, ao chegarem à unidade de ensino, que as aulas estavam suspensas devido à falta de infraestrutura. Os representantes do Sintepe constataram que as salas de aulas e outras dependências estão destelhadas. Os materiais, como ventiladores e carteiras, estão expostos ao sol e à chuva e, mesmo adquiridos, recentemente, já apresentam problemas. Ainda de acordo com os professores, a escola não conta com vigia noturno, o que pode facilitar a entrada de pessoas na unidade e, consequentemente, a degradação do espaço. Desde dezembro do ano passado, que algumas salas já apresentavam problemas na cobertura. A Secretaria de Educação ficou de entregar a obra, até o próximo dia 23, mas o serviço não andou quase nada. Aí, os professores resolveram suspender as aulas, companheiros. E tomaram a decisão, após a Secretaria de Educação do Estado descumprir acordo que previa a finalização das obras durante o Carnaval. O risco de acidentes é iminente e há problemas em toda cobertura.


Sintepe/Cortesia   

...os professores a             

Além de cacos de telha por toda à escola, várias salas e corredores ficaram alagados, após as últimas chuvas. Outros problemas, em visita do Sintepe, à escola: laboratórios de Ciências e Informática sem funcionamento e, ainda, uma quadra esportiva descoberta.



...suspender as aulas - A Escola Estadual Professor Epitácio André Dias faz parte do Sistema Semi-Integral e consta como escola de referência da Rede Estadual de Ensino. Ao todo, estão matriculados cerca de 480 alunos, divididos em 12 turmas do Ensino Médio.


Dengue preocupa - Edinaldo, um morador de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, queixa-se do número de casos de dengue no bairro. Afirma, preocupado, que além dele, a esposa e a mãe, vários vizinhos foram já foram diagnosticados.



PSF - Outra reclamação do cidadão é sobre o não atendimento do Posto de Saúde da Família, de Casa Forte. “Os funcionários do PSF informam que o morador deve procurar o posto do bairro vizinho, o Santana”, denuncia Edinaldo.




Grana dos... - A Secretaria de Segurança Urbana (Seseg) informa que “a transferência dos recursos para o Gabinete de Projetos Especial se deu para garantir que os dois Centros Comunitários da Paz (Compaz), em construção, fossem entregues à população”.


...Compaz - Com o Seseg sendo responsável pelas obras, ressalta que “as realocações orçamentárias são atos corriqueiros em qualquer nível da administração pública. E que o orçamento para a estruturação e manutenção dos Compaz será garantido, com os equipamentos concluídos, a partir de uma nova suplementação”.



Oratória -
Os professores Abelardo e Claudio Borba coordenam o Curso de Oratória, do Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal, no Recife. Inscrições abertas: (81) 3221.3001.


3ª. idade -
A Faculdade Senac prorrogou as inscrições do Projeto Faculdade Aberta 3ª Idade (gratuito), nos cursos de Moda, Gastronomia, Eventos e Administração. Acima de 60 anos. Tel.: 0800.281.6756.

Mulheres -
A Academia Contours, em Boa Viagem (só para mulheres), oferece um circuito funcional que trabalha todo o corpo em apenas 30 minutos. Tel.: 81.3343.3811.


DENUNCIA SOBRE ESSA DESGRAÇADA EMPRESA PEDROSA.

Quero aqui comunicar a Empresa Pedrosa e aos empresários dela que os motoristas que fazem a linha “604 –Alto do Burity / T. I. da Macaxeira”, estão fazendo a maior bagunça e zorra total.
1º - Eles não estão cumprindo o trajeto dos ônibus até o ponto final que é no Alto do Burity, isso é uma vergonha!
2º - Eles estão deixando os passageiros no campo do União da Macaxeira, onde devido a isso temos de andar mais de 2 quilômetros para chegar em casa.
Quando a gente liga para o telefone 9460.4162 do Srº Heleno que é o chefe de tráfego da Empresa Pedrosa, o mesmo é muito mal educado, tratando nós passageiros com palavrões, parecendo que é o dono da empresa e não resolve nada. Também atende os chefes de trafego fone 3265.9100 e 3320.2001 E NÃO RESOLVE PORRA NENHUMA!!!
Nós moradores queremos que a Empresa Pedrosa troque urgentemente esses motoristas mau carátere esse chefe de tráfego mau caráter e irresponsável para fora da empresa. E também que resolva a situação da citada linha pois faz mais de 20 dias que os ônibus não sobe para o ponto final no Alto do Burity.

JULIANE GRACIELLE.




Secretaria da Mulher realizará capacitação para profissionais do Hospital Regional Dom Moura
A capacitação acontecerá no mês de março


A Secretaria da Mulher de Garanhuns, em parceria com o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), irá realizar, no mês de março, uma capacitação para as equipes de urgência da referida unidade de saúde. O objetivo da parceria, firmada na manhã de ontem (09) é, sobretudo, preparar os profissionais da área da saúde para oferecer às mulheres vítimas de violência um acolhimento solidário, humanizado e integrado.

As mulheres que se encontram em situação de violência são as usuárias mais frequentes dos serviços de saúde. Diante disso, a Secretaria da Mulher ofereceu a proposta de treinar as equipes de saúde para identificar os casos de violência doméstica e familiar, e encaminhar para o atendimento mais adequado. A secretária da Mulher, Eliane Vilar, destaca a importância desse trabalho em parceria com profissionais de saúde. “Isso é um marco que irá integrar os serviços de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência em Garanhuns e no Agreste Meridional”, afirma.

Eliane Vilar explica, ainda, a maior necessidade de atenção para com as mulheres que sofreram violência sexual. “Tratando-se da mulher vítima de violência sexual, é importante frisar essa necessidade. A Lei 12.845, de 1° de agosto de 2013, detalha todo o procedimento a ser observado no atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando o controle e o tratamento dos agravos físicos e psíquicos, decorrentes da violência sexual. Essa parceria com o Dom Moura é, realmente, um marco para o fortalecimento das mulheres em nosso município”, reforça a secretária.



PROJOVEM OLINDA PRORROGA INSCRIÇÕES E ABRE TURMAS EM NOVAS LOCALIDADES

Interessados em concluir o Ensino Fundamental e obter uma formação na área de Turismo podem conquistar vagas para o programa nos bairros de Peixinhos e Alto do Sol Nascente. As inscrições, que iniciaram na Escola Sagrado Coração de Jesus, foram prorrogadas até o dia 23 de março

O Projovem Urbano de Olinda está promovendo novas oportunidades de vagas em iniciação profissional na área de Turismo para moradores da cidade. Agora, além do bairro de Amaro Branco, outras duas localidades estão abrindo novas turmas do programa: Peixinhos e Alto do Sol Nascente. Para se matricular, é necessário levar um documento de identificação e uma declaração ou histórico escolar do ano até onde a pessoa estudou. Caso não tenha a documentação escolar, o interessado pode fazer um teste de proficiência em leitura e escrita. Ao finalizar o curso de Turismo, o estudante estará habilitado para atuar nas áreas de cumim, recepcionista de hotel e recreador.

O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal de iniciação profissionalizante. Com uma equipe de quatorze profissionais em Olinda, o curso tem duração de um ano e seis meses e funciona no turno da noite a fim de atender aos estudantes que trabalham durante o dia. Ao finalizar o curso, o aluno garante a conclusão de todas as etapas do Ensino Fundamental. Em 2014, cerca de 300 alunos foram atendidos, em Olinda, pelo programa. Quem frequenta as aulas, tem direito a uma bolsa mensal de R$100.

Seguem os endereços das escolas municipais com inscrições abertas para o Projovem Olinda:

- Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Rua Frei Afonso Maria, Amaro Branco. Tel.: 3439.2836

- Escola Municipal Ministro Marcos Freire, Av. Pirâmide S/N, Alto do Sol Nascente. Tel.: 3443-0044

- Escola Municipal Monsenhor Fabrício, Av. Antonio da Costa Azevedo, S/N Peixinhos. Tel.: 3426-3338

Quem quiser outras informações sobre o curso pode telefonar para o número(81) 3439.6294. As aulas iniciam em 23 de fevereiro.


Novas turmas para MBA´s

O CEDEPE, integrante da rede internacional de universidades Laureate, abre inscrições  de novas turmas para seus MBA´s, com aulas que terão início no mês de março. São oferecidas vagas para os cursos de: Gestão Empresarial ,Gestão em Marketing e Vendas. Também turmas para o MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em  Gestão Financeira, Contábil e Controladoria e MBA  Gestão de Pessoas e Liderança,   MBA em Logística e Supply Chain Management;  MBA em Gestão de Negócios Internacionais e Comércio Exterior;  MBA em Gestão de Negócios da Saúde;   Especialização em Cidades e o recém-lançado LL.M. em Direito Empresarial. As inscrições devem ser feitas até dia 27 de fevereiro.




email header julio 2-01
Estados Unidos abrem inscrições para líderes comunitários
Brasília, 20 de fevereiro de 2015 – O Departamento de Estado dos EUA, por meio do Atlas Corps – uma rede internacional de líderes sem fins lucrativos, tem o prazer de anunciar oportunidades para líderes emergentes da sociedade civil para obter bolsas de estudos de 6 a 18 meses nos Estados Unidos. Interessados em se candidatar devem ter de 2 a 10 anos de experiência trabalhando em alguma ONG, nível universitário, até 35 anos de idade e fluência na língua inglesa. As inscrições para o primeiro ciclo deste ano estão abertas até 15 de março de 2015.
Os bolsistas selecionados serão inseridos em uma organização renomada na área social nos Estados Unidos. Despesas com passagem área, visto de entrada nos EUA, seguro saúde, alimentação, transporte local e acomodação partilhada serão totalmente custeadas. Informações sobre o programa e como se candidatar estão disponíveis no site: http://apply.atlascorps.org.
A missão do Atlas Corps é treinar líderes de ONGs em áreas sociais, promover fortalecimento das organizações e inovação. Os selecionados poderão desenvolver suas habilidades de liderança, aprender as melhores práticas no campo de organizações sem fins lucrativos e terão oportunidades de networking com companheiros de todo o mundo.


 12ª Corrida das Pontes do Recife Carrefour 
Prezado (a) Jornalista,

Você é o nosso convidado para o coquetel oficial de lançamento da 12ª Corrida das Pontes do Recife Carrefour 10 KM que será realizado no próximo dia 24, às 19h30, no Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O evento marca o aniversário de 478 anos da cidade do Recife. 
 

0029C_B_EML_MKT-2_01.jpg
0029C_B_EML_MKT-2_02.jpg
0029C_B_EML_MKT-2_03.jpg
  Inscrições on-line no site do evento: www.corridadaspontesdorecife.com.br
  Informações: Tim  (81) 9890-9127 | Oi (81)  8676-5554




-- 



MDS investiu R$ 30 milhões no programa Forças no Esporte

Valor foi aplicado no fornecimento de refeições e beneficiou milhares de crianças e
jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica

Brasília, 19 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já investiu R$ 30 milhões no Programa Forças no Esporte desde 2008. O valor repassado garantiu o reforço alimentar milhares de estudantes de escolas públicas, com idade entre 7 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Atualmente, são 15 mil crianças e jovens que participam das atividades no contraturno escolar. “O recurso é usado para a compra de alimentos e assegura duas refeições, almoço e lanche, pelo menos três vezes por semana, aos participantes”, destaca a coordenadora geral substituta de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Cintia de Paula.

Criado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte, o programa alcança 54 municípios do país e revela mudanças na vida das crianças e jovens, que se mostram mais dispostos para os exercícios físicos, passam a ter mais interesse pelas atividades escolares, melhoram a capacidade de comunicação, o convívio social, familiar, e o cuidado com a alimentação e a saúde.

No horário contrário às aulas, os estudantes praticam esportes, recebem reforço escolar e atendimento médico. As atividades são desenvolvidas em unidades militares cedidas pelo Ministério da Defesa. A partir de 2016, o Forças no Esporte será ampliado e beneficiará 20 mil alunos, chegando a 30 mil estudantes em 2018.

Estudo realizado em 2010 pela PUC-MG identificou que 84,2% das crianças e jovens participantes consideram ter mais disposição para exercitar-se fisicamente e que 83,4% aumentaram a autoestima. Além disso, 77,7% relataram mais interesse pelas atividades escolares e 74,4% afirmaram que o rendimento escolar melhorou após iniciar sua participação no programa.

Condecoração – Na próxima sexta-feira (27), o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, recebe a medalha Mérito Desportivo Militar. A homenagem será recebida pelo apoio que o ministério desenvolve no Programa Forças no Esporte.

MAIS MÉDICOS
Pernambuco preencheu 94,1% das vagas na primeira chamada do Programa
Das 309 vagas solicitadas pelo estado, 291 foram ocupadas por médicos com CRM Brasil. Os selecionados devem se apresentar aos municípios até o dia 20 ou perderão a vaga
A demanda dos municípios pernambucanos foi 94,1% atendida já na primeira chamada de profissionais do Programa Mais Médicos. Nesta fase, apenas os que possuem registro no Brasil puderam participar da seleção. Com isso, o estado de Pernambuco contará com o reforço de 291 profissionais atuando em unidades básicas de saúde de 80 municípios. Os médicos alocados têm até 20/2 para se apresentar nos municípios portando a documentação exigida no Edital do Programa. Caso não compareçam, perderão a vaga que ficará disponível na segunda chamada de seleção de médicos.
Entre as 82 cidades pernambucanas participantes, 74 preencheram 100% da demanda, seis ocuparam as vagas parcialmente e duas não conseguiram preencher nenhuma vaga. Em todo o país, 91% dos municípios que aderiram ao novo edital do Programa Mais Médicos foram integralmente atendidos já nesta primeira chamada de médicos com CRM Brasil. Em todo o país, dos 1.294 municípios brasileiros participantes, 1.181 conseguiram médicos para suprir 100% das vagas disponíveis no novo edital. Outras 46 tiveram a solicitação parcialmente atendida e 67 municípios ainda não conseguiram atrair nenhum médico. Destas, 30 cidades não foram escolhidas por nenhum profissional dentre as quatro opções disponíveis. Apenas um, dos 12 Distritos Indígenas, não preencheu todas as vagas.
Das 4.146 opções disponíveis em todo o país para os médicos, 3.936 já foram ocupadas. Ao todo, 1.227 cidades e 12 DSEIs atraíram médicos para ocupar integral ou parcialmente as vagas nas unidades básicas de saúde. Cerca de 50% (605) dos municípios escolhidos estão dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico, como as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, avalia que os excelentes números de inscrição dos médicos e escolha de municípios demonstram a efetividade do Programa. “O Mais Médicos de fato está tendo uma resposta de credibilidade da população e dos gestores, que avaliam positivamente, além dos médicos que participam do Programa. Todos demostram uma satisfação muito grande com o Mais Médicos”, comemora.
O Sudeste foi a região mais atendida: das 1.019 opções disponíveis, 1.010 foram preenchidas. No Sul, das 520 solicitadas, 504 foram ocupadas, seguido do Centro-Oeste, com 380 ocupadas entre as 393 disponíveis, do Nordeste, com 1.708, das 1.784 possíveis e do Norte que 303 profissionais para as 395 vagas apontadas pelos municípios. As 210 vagas disponíveis serão abertas para a segunda chamada de profissionais.
Com a ocupação das 4.146 vagas apontadas pelos municípios no novo edital, o governo federal garantirá em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde de todo o país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas. Serão 4.058 municípios beneficiados, 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas. Até 2014, 14.462 médicos atuavam em 3.785 municípios, beneficiando 50 milhões de brasileiros. “Em um curto espaço de tempo conseguiremos um salto enorme na ampliação da assistência na atenção básica.Hoje, população e entidades médicas, têm a real dimensão que o Programa representa para a população brasileira”, enfatizou Arthur Chioro.
PERFIL DOS PROFISSIONAIS – Dos 15.747 médicos com registro profissional do Brasil que se inscreveram no edital, 12.580 selecionaram municípios e 3.936 conseguiram ocupar vagas. A maioria deles (2.330 médicos) optou pelo benefício da pontuação de 10% nas provas de residência médica, caso tenha conceito satisfatório no seu percurso educacional. Outros 676 profissionais escolheram os benefícios do Mais Médicos e 930 médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab)  escolheram continuar atuando no município por mais três anos.
Os profissionais que conseguiram alocação na primeira chamada têm de 11 a 20/2, exceto o período de Carnaval, para se apresentarem nos municípios, portando documento oficial com foto, que comprove sua naturalidade (estado/município), a cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso e cópia do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina ou declaração de que apresentará o documento até o dia do início das atividades. Os que não cumprirem esta etapa terão suas vagas disponibilizadas para a segunda chamada de seleção de municípios, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. A terceira chamada está prevista para os dias 17 e 18 de março. O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na data prevista não poderá participar das outras chamadas.
Como regras para a classificação do médico na concorrência das vagas foi levada em conta, principalmente, a opção de prioridade do médico no município, e posterior análise curricular quanto a título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família, terparticipado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena), VER-SUS, do ProUni ou FIES. Como critérios de desempate foram considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade. Data e horário da inscrição não são mais considerados.
Caso ainda existam vagas em 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, no dia 5 de maio, para médicos estrangeiros. O módulo de acolhimento para esses profissionais está previsto para iniciar em 8 de junho. Trimestralmente, o Ministério da Saúde lançará edital para oferta das vagas em aberto. Os editais poderão contemplar municípios que antes não conseguiram aderir ao programa pela incapacidade instalada.
BALANÇO – Lançado em 2013, o Mais Médicos ampliou à assistência na atenção básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além de suprir a demanda dos municípios, a iniciativa prevê investimento na infraestrutura e formação profissional.
No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Foram 26 mil UBS com recursos aprovados para construção ou melhoria e 24.935 obras contratadas. Do universo de obras contratadas, 22.782 (91,36%) estão em andamento ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 382 já foram concluídas e 443 estão em obras, de um total de 943 propostas aprovadas.
Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018, com o foco nas áreas prioritárias para o SUS. Já foram autorizadas 4.460 novas vagas de graduação, além da seleção de 39 municípios para criação de novos cursos. Em 2014, o governo federal autorizou 2.822 novas vagas de residência. Para 2015, serão 1.048 vagas abertas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário