quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Parabólica




Abram alas para
a lama invadir a...

Anteontem, terça-feira e último dia de Carnaval - último, para os sensatos - caiu um toró, em Boa Viagem, e que inundou a avenida e algumas garagens dos prédios. A razão para essa inundação é um problema que se arrasta há 15 anos, causado pelo entupimento do dreno da galeria que leva as águas pluviais da avenida para a praia e para o mar. “Como solução paliativa, a diretoria da Empresa de Manuteñção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Prefeitura da Cidade do Recife, manda uma máquina limpar o dreno e, assim a água, vai para a areia e o mar. A cor escura é resíduo da borracha dos pneus e já é conhecida como a “Lagoa Negra”, diante do descaso da PCR. Junto com os diretores da Empresa de Urbanização do Recife (URB-PCR), Marília e Jorge, foi desenvolvido um projeto para desviar esta água da praia para a galeria da Rua Padre Carapuceiro e que seria a solução definitiva. Mas, não existe verba para a obra”, afirma Edson Campos, idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem.



...Avenida Boa Viagem      

Edson Campos/Cortesia  
 
Campos lembra que, na avenida, mora a metade do PIB do Recife. E que ele e Joaquim Guimarães, presidente da Federação Pernambucana de Footvolley, abriram um dreno, com enxada e pá, e foi impressionante a quantidade de água suja que fluiu. E a avenida secou. “Na opinião de Edson Campos, se todas as garagens dos prédios ficassem inundadas, os moradores, talvez, se mobilizassem para uma solução definitiva.
  




A mesma ladainha? - “Este é, sem dúvidas, o maior festejo de momo que o Recife já teve”. Entra ano e sai ano e todo prefeito vem com esse papo, talvez para justificar a grana milionária que gastou. E, com o atual prefeito, não foi diferente. Quem quiser que acredite.






3º mundo 

Heloísa Melo/Cortesia  
 A leitor Heloísa Mello tirou uma foto do estado lamentável deste “Orelhão”, no Recife, e fez uma montagem com um aparelho de um país do primeiro mundo.  A gente mora num país de terceiro mundo”, detona Heloísa.



Sufoco - As mesmas reclamações do Natal e do Ano Novo e de outros carnavais repetiram-se neste Carnaval: um sufoco para pegar um táxi, em Olinda e no Recife. Tá na cara que já passou da hora de se aumentar a frota.




Folião - “Foi um sonho que durou três dias”, diz a letra do frevo, embora aqui, o Carnaval passe de um mês. Então, vamos aos versos de um poema meu: “Em passos trôpegos,/ segue o folião pela rua,/ agora, vazia/ E carrega o peso da bebedeira/ e do fim da fantasia”.



Grana - A PCR gastou 1 milhão, 452 mil e 551 reais, no Carnaval 2015, sendo 658 mil só com artistas, inclusive de outros Estados, e que não cantam frevo. E recbeat: 200 mil; reaggae: 38, Palco Alfândega: 38; e o Galo: 350 mil. Já as 12 nações de maracatu,  a bagatela de 15 mil reais cada. É o Recife multicultural e rico.  Então, evoé!



Na poeira -

Do baiano Gilberto Gil, com convidados Vips, no seu trio elétrico Expresso 2222: “Vai ser sempre, assim: a elite e a classe média nos camarotes e o povão no chão”.




Perdidos -
Quem perdeu algum documento, no Carnaval do Recife, pode ter a chance de encontrá-lo: na Agência dos Correios, na Avenida Guararapes, Centro.

Cargos - A MPE Treinamento & Consultoria, na Boa Vista, promove, amanhã e sábado, Curso de Cargos e Salários. Inscrições: 81.3423.2729 e mpetc@mpetc.com.


Huoc/UPE agora conta com Laboratório de Biópsia Muscular

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE) inicia 2015 com mais um serviço pioneiro na rede pública e privada do Norte e Nordeste do Brasil, o Laboratório de Biópsia Muscular.
Inaugurado hoje (09/02), o laboratório realizará análise de biópsias musculares pelos métodos de histoquímica e imuno-histoquímica, métodos fundamentais para estabelecer o diagnóstico na maioria dos pacientes com suspeita de doença neuromuscular, particularmente as miopatias.
Após a inauguração do Laboratório de Biópsia Muscular - Profa. Dra. Maria Eunice de Vasconcelos Xavier Coelho, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Edmar Zanoteli, ministrou palestra sobre o tema: “Aspectos Estruturais e patológico do tecido muscular esquelético”.
Estiveram presentes a vice-reitora da Universidade, Profa. Socorro Cavalcanti, o Gestor Executivo do Huoc/UPE, Bento Bezerra, o Superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, Ricardo Lima, Diretor Clínico do Huoc/UPE, Olimpio Maia, achefe do serviço de neuropediatria e neurologia do hospital, Maria Eunice Coelho, e a Secretária Executiva de Regulação em Saúde, Andreza Barkokebas.

LABORATÓRIO - O serviço de atendimento especializado aos portadores de miopatia representa uma melhor perspectiva diagnóstica e terapêutica, além de minimizar gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com envio de pacientes para tratamento em estados do Sul e Sudeste, através de verbas do programa TFD (tratamento fora de domicílio).
“A cidade do Recife é referência para o Estado no diagnóstico de doenças que envolvam alta complexidade, como é o caso
das doenças neuromusculares (miastenia gravis, esclerose lateral amiotrófica, entre outras), entretanto, não dispúnhamos de tal
metodologia. Recorríamos aos Estados do sul e sudeste. Foi uma conquista realizada por todos do setor”, frizou a neurologista Carolina Cunha.

--

Adriana Ximenes - Jornalista
Natália Freire- Jornalista




Bolsa Família acompanha frequência escolar de
mais de 15,7 milhões de alunos

Resultado de 91,7% dos 17,1 milhões de crianças e jovens beneficiários do programa é
o segundo melhor da série histórica iniciada em 2005

Brasília, 19 – Mais de 15,7 milhões de crianças e jovens beneficiários do Bolsa Família tiveram sua frequência escolar acompanhada durante os meses de outubro e novembro do ano passado. O montante representa 91,7% dos 17,1 milhões de alunos com o perfil de acompanhamento e é o segundo melhor resultado da série histórica, iniciada em 2005.


Dos que tiveram sua frequência registrada, mais de 96% cumpriram a frequência mínima exigida. São 15,1 milhões de alunos que tiveram presença de 85% da carga horária (de 6 a 15 anos) e 75% (16 e 17 anos). A coordenadora-geral substituta de Acompanhamento das Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Daniela Arsky, destaca que os bons indicadores são frutos de ação conjunta entre vários entes. “Esse resultado acima dos 90% reflete a parceria federativa, o esforço dos municípios e o trabalho intersetorial do MDS com o Ministério da Educação”, explicou.

Dos resultados regionais, destacam-se Norte e Nordeste, respectivamente com 92% e 91,4% dos alunos beneficiários acompanhados. Desse universo, 98,5% dos alunos da região Norte (2,3 milhões) cumpriram a frequência mínima exi gida. No Nordeste, cumpriram a condicionalidade 97,6% dos mais de 7,3 milhões de alunos acompanhados.

Veja aqui os resultados por município

O acompanhamento da frequência é uma das contrapartidas do beneficiário do Bolsa Família. O objetivo é promover a inclusão e a permanência escolar, o que possibilita o rompimento do ciclo intergeracional da pobreza. A condicionalidade também é um compromisso do poder público, que deve garantir a oferta de ensino regular e acompanhar, por meio da rede de assistência social, as famílias que precisem de apoio.

Os beneficiários devem também manter atualizadas as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, registrando alterações como mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda e transferência de escola, entre outras. Para alertar as famílias com crianças iniciando a vida escolar ou com filhos que estão há muito tempo sem a informação correta da escola no Cadastro Único, o MDS envia avisos nos extratos de pagamento do benefício.



Boletos para pagamento do Garantia-Safra
 estão disponíveis em Garanhuns


Presidentes das associações de comunidades rurais devem retirar boletos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento


19 de fevereiro de 2015

Os boletos bancários para o pagamento de adesão ao Garantia-Safra 2014/2015 já estão disponíveis na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns. Os presidentes das associações das comunidades rurais do município devem comparecer à sede da Secretaria para a retirada dos boletos, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento fica localizada no Centro Administrativo, na avenida Caruaru, S/N, bairro Heliópolis. O horário de atendimento é das 8h às 14h. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (87) 3762-7085.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, os produtores rurais devem buscar o boleto diretamente com o presidente de sua associação. O valor do boleto é de R$ 14,90, com vencimento no dia 02 de março, e pode ser pago nas agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. 

Texto: Cloves Teodorico
Foto: Arquivo/ Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)


--

Cloves Teodorico
Gerente de Relações com a Imprensa

Luanny Porto
Gerente de Publicidade e Propaganda

Jacqueline Menezes 
Secretária de Comunicação Social


Aluna pernambucana embarca para a Rússia para estudar medicina

Estudante de Olinda viaja em fevereiro para realizar o sonho do diploma e conhecer outra cultura
 
 São Paulo, fevereiro de 2015 – Nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, enquanto muitos ainda estarão curtindo a folga do Carnaval, um total de 62 alunos, divididos em três grupos, começam a embarcar para a Rússia no aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Destes, 43 ocuparão as cadeiras do curso de Medicina na Universidade Estatal de Kursk. Outros 16 deverão iniciar seus estudos na faculdade preparatória extensiva, onde terão a oportunidade de aprimorar o inglês e estudar biologia e química, ambas na língua inglesa, antes de iniciarem a faculdade de Medicina, em setembro de 2015. Mais três alunos embarcarão direto para a Universidade Imperial de Moscou (atual MGU), considerada a melhor instituição de ensino da Rússia.
Entre eles está a estudante Larissa, natural de Olinda. “Sempre me pareceu muito interessante a ideia de estudar no exterior. A Rússia tornou-se o destino ideal, já que pretendo estudar psiquiatria e sei que o País é reconhecido nessa área, além de nutrir profunda admiração por grandes psiquiatras russos, como [o psiquiatra russo] Alexander Bukhanovsky”, diz Larissa.
Outro motivo que ela levou em conta ao optar por estudar do outro lado do mundo foi a relação custo-benefício. O valor dos cursos na Rússia é relativamente baixo, devido à política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo. Em média, cada aluno desembolsa o equivalente a R$ 7.000 e R$ 12 mil por ano em despesas entre curso e moradia – valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil. A duração da graduação é de seis anos, e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.
Estudo reconhecido
A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.
Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Serviço:

Aliança Russa de Ensino Superior
Edif. Prime Office Park

Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B
Granja Vianna – Cotia / SP
CEP: 06710-700
Telefone: (11) 4551-3836
www.aliancarussa.com.br




CURSO NO RECIFE ENSINA A "ENCARAR" O PÚBLICO E SAIR-SE BEM NAS APRESENTAÇÕES



Se você é tímido ou tem dificuldade de encarar plateias, eis uma oportunidade de se aperfeiçoar nestes aspectos. Os professores Abelardo e Claudio Borba coordenam o curso de oratória, do  IAP - Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal, no Recife, que acontece neste mês de fevereiro em quatro turmas: dias 21/02 e 28/02, das 8h30 às 18h, e no período de 23/02  a 27/02, com duas turmas, uma das 08h30 às 11h30 e outra das 19h às 22h. O objetivo é ensinar ao participante a aprender a falar em público, apresentar suas ideias com objetividade e conseguir sucesso pessoal e profissional. Entre os vários tópicos abordados, destaque para como usar tribuna, pedestal e microfone, gestos, visualização e leitura em público, a fala de improviso, medo de falar em público – como lidar com este sentimento; aprenda a ter confiança na sua própria apresentação; como julgar o próprio trabalho; entre vários outros assuntos. Confira!

 Inscrições abertas! Informações: (81) 3221.3001.



CASAL E FAMÍLIA

Estão abertas as inscrições para a Formação na Clínica Psicanalítica com Casal e Família, promovida pelo CPPL e que tem como público-alvo psicanalistas, psicólogos e profissionais de áreas afins. Os encontros têm início em março, no Auditório do CPPL e têm como professores a especialista em clínica psicanalítica de família Maria Consuêlo Passos; o especialista em psicologia em terapia familiar e de casal Paulo Fernando Pereira de Souza; a psicanalista e mestre em Psicologia Clínica Maria Helena Barros, do CPPL; e a mestre em psicologia clínica Rafaela Paixão França, também do CPPL. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3423.5751.









 #abertoaopúblico

PROJETOS CULTURAIS EM DESTAQUE NO RECIFE:
 
LANÇAMENTO DO ESPAÇO MULTIVERCIDADE
​S​
NA LIVRARIA JAQUEIRA

O objetivo do Multivercidade
​s​
, que dá a largada para abordar temas de história, psicanálise e literatura, é agregar valor, criar um espaço público de debate e reflexão fora da universidade.

 
 
A Livraria Jaqueira recebe o lançamento do Projeto "Espaço Multivercidade
​s​
", no próximo dia 21 de fevereiro, no qual uma mesa redonda apresentará os cinco projetos que acontecem na Livraria. Estarão presentes Lula Couto
​, mediador,​
 (Palavras Cruzadas), Edineide Silva (O Sujeito e a Lei), Taciana Valença (Conversando Perto de Casa), Vera Nóbrega (O canto do conto) e Carlos Santos (Aletrar Freud e Outros). O início dessa apresentação será às 16h, com entrada aberta ao público. O objetivo do Multivercidade
​s​
, que dá a largada para abordar temas de história, psicanálise e literatura, é agregar valor, criar um espaço público de debate e reflexão fora da universidade. Sempre aos sábados, em regime de rodízio, um dos cinco projetos ganhará ênfase entre os debatedores.  Estão todos convidados!

Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira.

Tel: 3265.9455


​​
Atenciosamente,
 
Juliana Melo
Comunicativa Assessoria de Imprensa








Nenhum comentário:

Postar um comentário