sexta-feira, 6 de março de 2015

Parabólica


Tranquilidade e
na linha com TCE

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco respondeu as denúncias do deputado estadual Álvaro Porto (PTB)  sobre indícios de superfaturamento nos shows do Carnaval 2015. Eis, a resposta: “A Secretaria está bastante tranquila em relação ao processo de contratação dos artistas nacionais para os shows realizados no Carnaval deste ano. A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) não apenas seguiu as orientações dadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), como aumentou o número de exigências no processo de contratação. Tudo  respaldado na legislação e com documentação exigida pelo TCE. Este ano, por iniciativa da própria Secretaria, ao invés do processo ser baseado em 3 comprovações de preços, a Empetur foi mais rígida e exigiu 5 comprovações para definir os cachês. Vale mencionar, que o processo é de inexigibilidade e que as contratações, deste ano, foram no mesmo valor ou em valor mais baixo do que em anos anteriores para o período carnavalesco. Segundo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a cantora Margareth Menezes, inclusive, já se pronunciou sobre o caso, esclarecendo que o valor cobrado para o show do Carnaval, em Belém de São Francisco, é equivalente ao cachê cobrado em períodos festivos. 



Emprego e renda     

Jedson Nobre/Arquivo Folha    
Exibindo _MG_3290.JPG

Para a Secretaria de Turismo, “a Empetur só tem a comemorar com o Carnaval. Segundo o Ministério do Turismo, Pernambuco recebeu mais de 905 mil turistas (que pernoitam no local), com 63 voos extras. Uma injeção, na economia, e mais de R$ 1 bilhão, gerando emprego e renda”.



Péssimo estado - O deputado Júlio Cavalcanti (PTB) cobrou providências ao Governo do Estado para as estradas que cortam o Sertão pernambucano e que estão em péssimas condições, como a PE-292, a PE-265, a PE-340 e a PE-310.  No Agreste, a crítica foi para a situação da PE-217, que liga as cidades de Venturosa e Pesqueira.



Só rindo pra... - A moradora da Rua Cabo, em Jardim São Paulo, Josinalda de Melo, diz que acha “engraçado a Prefeitura do Recife fazer alerta contra a dengue nos jornais, porque ela mesmo não faz o dever de casa”.


...não chorar - Segundo a indignada cidadã-contribuinte, já protocolou, diversas vezes, chamado para a Emlurb limpar a rua que, em dias de chuva, fica completamente alagada. As galerias estão entupidas por falta de limpeza.



A praça é... - Em resposta ao leitor Henrique Lotto, a Prefeitura de Paulista informa que ‘os brinquedos danificados, na Praça Ayrton Senna, foram colocados por moradores da Vila Torres Galvão. Portanto, a sua manutenção não é responsabilidade da prefeitura”.



...nossa - “No entanto, uma equipe da pasta vai levantar os custos dessa revitalização. Vale salientar ainda que os demais equipamentos de diversão existentes, na praça, foram recuperados, no ano passado pela gestão municipal. Neste mesmo período, a prefeitura também realizou manutenção do sistema de iluminação pública”.


Páscoa -

O RioMar promove ação social de Páscoa, a partir de hoje, e os clientes poderão doar ovos de Páscoa ou chocolates para a ONG Novo Jeito. No Balcão de Informações Posso Ajudar de Páscoa.


Kits -
Hoje, a Legião da Boa Vontade (LBV) entrega os kits de material pedagógico e uniformes da Campanha Criança Nota 10 - Educar Alimenta o Futuro! a crianças e adolescentes do Recife.


EAD - 
A  Escola Técnica do Brasil abriu insrições para os cursos técnicos à distancia e aprovados pelo MGEC, Administração, Segurança do Trabalho e Informática. No www.etebras.com.br


Mais de mil filhotes de tartaruga 
nasceram em Ipojuca este ano

A praia de Merepe, em Porto de Galinhas, Ipojuca, contemplou na tarde desta quinta-feira (05) o nascimento de 33 tartarugas da espécie pente. O tempo entre a desova e a eclosão foi de 53 dias. Essa foi a 13ª eclosão de tartaruguinhas na orla ipojucana apenas em 2015, resultando no surgimento de aproximadamente 1.100 filhotes. 

A eclosão vai ser sistemática em vários pontos do litoral ipojucano. Ainda existem 75 ninhos sendo monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente do município e pela ONG Eco Associados, parceira da Prefeitura, com sede no balneário. Os ninhos estão distribuídos em toda a orla da cidade, desde a praia de Muro Alto até Maracaípe.  

Além do trabalho de proteção e monitoramento, os agentes ambientes da Prefeitura também realizam nos entornos dos ninhos ações educativas com palestras sobre conscientização ambiental para evitar que turistas e banhistas acabem pisando ou retirando os filhotes do local.
Fotos: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca




O Grito da Mulher na Contracultura dos anos 70 é debate do Palavras Cruzadas na Livraria Jaqueira


No próximo sábado, dia 07 de março, às 17h, o Projeto Palavras Cruzadas, sob mediação do professor Lula Couto, aborda o tema  O Grito da Mulher na Contracultura dos anos 70 -PE,  com presenças de Kátia Mesel e Niedja Rodrigues, na Livraria Jaqueira. O encontro faz parte do Projeto Multivercidades, que se propõe a ser um espaço gratuito de debates fora do ambiente da universidade. Confira, aberto ao público! 


Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira.

Tel: 3265.9455



Chocolate do bem

O Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC), entidade civil sem fins lucrativos mantida pela JBR Engenharia, promove, no dia 10 de março (terça-feira), uma Oficina de Chocolates Artesanais para moradores da comunidade do Chié, em Campo Grande. Com a proximidade da Páscoa, cerca de 25 pessoas vão aprender a fazer e a decorar chocolates caseiros como forma de reforçar a renda familiar. A oficina será realizada pela voluntária e colaboradora da JBR Gerlane Teixeira.




Imagem inline 1



SECRETARIA DE IMPRENSA

Professores recebem formação para atender alunos da Educação Especial
                                                                                                                                 
Robôs humanoides e mesas interativas estão sendo usados nos novos projetos de tecnologia assistiva

            Os professores da Rede Municipal de Ensino do Recife participam, até a próxima semana, de formações em tecnologia assistiva para aprimorar o atendimento dos alunos da Educação Especial. A iniciativa da Secretaria de Educação do Recife tem como objetivo aperfeiçoar a metodologia de ensino aplicada dentro de sala de aula aos estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação. Nos cursos, estão sendo utilizados robôs humanoides e mesas interativas. Cerca de 150 docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam das duas formações, que começaram na última segunda (02) na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, e no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista.
           
            Na Escola Paulo Freire, um grupo de professores aprendeu a usar robôs para facilitar o aprendizado dos cerca de 300 alunos da Rede Municipal que têm autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/superdotação. Batizados de NAO, que significa cérebro em chinês, os robôs fazem parte do Programa Robótica na Escola, lançado no ano passado. De acordo com a chefe da Divisão Pedagógica da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, Cleoneide Brito, o projeto de robótica aplicada aos estudantes com autismo, TDAH e altas habilidades é pioneiro em Pernambuco. "A tecnologia será usada como instrumento no processo pedagógico de atendimento especializado para o desenvolvimento das crianças. As pesquisas comprovaram a eficácia da proposta. Tivemos um exemplo disso em 2014, quando levamos os humanoides às escolas. Uma criança autista que nunca havia falado pronunciou as primeiras palavras no momento em que viu o robô", relata Cleoneide.

            Professora há 29 anos e há oito atuando como docente no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Prefeitura do Recife, Audray Marques dos Santos comemora o vanguardismo da iniciativa. "Esses alunos não encontravam espaço na sala de aula, não eram compreendidos. Agora elas poderão ser desafiadas de uma forma que a escola nunca fez. Usando as palavras do pesquisador americano Joseph Renzulli, estamos criando as condições para que essas crianças se tornem produtoras de conhecimento, e não só consumidoras", acredita a docente.
           
            Dentro dessa mesma perspectiva de integrar tecnologia e educação inclusiva, também estão sendo formados, até o dia 12, os professores do Atendimento Educacional Especializado que ficarão responsáveis pelo uso de mesas interativas nas aulas para alunos com deficiência. Os equipamentos facilitam bastante a alfabetização dos estudantes e o aprendizado de matemática, aliando os conteúdos da grade curricular a jogos interativos. Para que possa ser usada por alunos cegos e surdos matriculados na Rede Municipal, as mesas também são equipadas com software especial que adapta as funcionalidades disponíveis à Libras e ao braille.

            A formação das mesas interativas é realizada em parceria com a empresa Positivo, que fornece os monitores que ministram os cursos e também os softwares adequados às necessidades dos estudantes. Viviane Eugênia, professora da Escola Municipal André de Melo e uma das participantes da formação, ressaltou o diferencial das mesas no atendimento aos alunos. "Além de todo o conteúdo especial que ela proporciona, a mesa também é bastante atrativa e vai nos ajudar a prender a atenção das crianças, sejam elas com deficiência ou não. Além disso, me chamou a atenção o tamanho das peças, que se encaixa muito bem às necessidades de quem tem baixa visão, por exemplo", observou. 

            A expectativa da Secretaria de Educação do Recife é utilizar os robôs humanoides e as mesas interativas também nas 87 salas de recursos multifuncionais que atendem alunos com necessidades educacionais específicas. Os cerca de três mil estudantes com deficiência da Rede Pública de Ensino do Recife estão distribuídos nas salas regulares de todas as unidades de ensino, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No contraturno, eles desenvolvem trabalhos direcionados com 227 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que são os docentes com pós-graduação em Educação Especial.

Fotos: Carlos Augusto/PCR

Informações para a imprensa:

Sofia Costa Rêgo
Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife(81) 3355-8420 | (81) 9488-6399 E-mail: pcr.educação@gmail.com

Carlos Eduardo SantosGerente de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 9488-6146 | (81) 9959-9924
E-mail: 
imprensa@recife.pe.gov.br
Flickr: 
www.flickr.com/prefeituradorecife

Alexandre GabrielSecretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 9488-6702
E-mail: 
agabriel@recife.pe.gov.br



Orar faz bem à alma 
e ao coração
Dia Mundial da 
Oração
Uma mensagem de paz ao 
seu coração.
http://www.lbv.org/





Depósito de alimentos é autuado por vazamento de amônia em Boa Viagem

Estivas Novo Prado responderá a um processo administrativo na prefeitura, com multas que variam de R$ 50 mil a R$ 250 mil

Um depósito de alimentos congelados da empresa Estivas Novo Prado, em Boa Viagem, foi autuado, na tarde desta quinta-feira (05), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS), devido a um vazamento de gás amônia e à falta de licença ambiental. O acidente ocorreu provavelmente pela manhã e atingiu apenas uma das câmeras frigoríficas. O vazamento já foi controlado e não foi necessária a desocupação das casas próximas.

O problema foi causado pelo rompimento da tubulação que leva a amônia para refrigerar as câmeras. A unidade atingida fica localizada nos fundos da empresa, onde não há residências próximas, apenas a linha do metrô. “Existem muitas válvulas ao longo da tubulação que distribui o gás. Com isso, foi possível conter a saída da amônia. O cheiro ainda é muito forte dentro da câmara atingida, mas a empresa está instalando exaustores”, detalha a chefe de Fiscalização da SMAS, Janaína Macedo.

De acordo com ela, os proprietários da empresa poderão retirar os alimentos da sala, já que eles não são afetados pelo gás. A expectativa é que tudo seja removido até o final do dia. “Assim que os alimentos forem levados para outro lugar, vamos interditar a câmara. Amanhã (06), também faremos novas vistorias no galpão, pois o cheiro forte nos impediu de verificar bem as instalações. Provavelmente, o rompimento da tubulação foi causado por um agente externo, como a queda de material do telhado ou de alguma estrutura”, adiantou Janaína Macedo.

Pelas infrações ambientais, afora a interdição da câmara, a empresa Estivas Novo Prado responderá a um processo administrativo na prefeitura, com multas que variam de R$ 50 mil a R$ 250 mil. A Defesa Civil do Recife e a Secretaria Executiva de Controle Urbano também acompanharam as vistorias no galpão realizadas nesta quinta. O Corpo de bombeiros também esteve no local. A distribuidora fica Rua 20 de Janeiro, 958, em Boa Viagem.



Contatos

Chefe de Fiscalização da SMAS, Janaína Macedo.
Fone: 9323.2625

Shirley Pacheco
Assessora de Imprensa da Smas


SECRETARIA DE IMPRENSA

Balanço parcial / Chuvas

Atualizado às 11h05

Defesa Civil

A Prefeitura do Recife informa que, no intervalo de apenas duas horas, choveu 86 milímetros na capital pernambucana, o esperado para 11 dias, de acordo com a média pluviométrica do mês de março (242 mm). A Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) do Recife registrou quatro deslizamento de barreiras na cidade e um caso de alagamento em uma comunidade.

A ocorrência de destaque foi a queda de encosta ocorrida em Lagoa Encantada, no Ibura. Nesse caso, que aconteceu por volta das 3h, quatro casas foram atingidas e três pessoas ficaram feridas.

José Luna Félix, 62 anos, foi atendido na UPA da Imbiribeira e, ainda pela manhã, transferido pelo Samu para o Hospital Otávio de Freitas, onde permanece em observação. Maria Dolores da Silva, 74 anos, atendida na UPA de Lagoa Encantada, já recebeu alta. Francisco de Assis da Silva, 35, recebeu atendimento em um hospital particular e assinou um termo para liberação da unidade, o que ocorreu logo em seguida.

O ferido ainda em observação está sendo acompanhado por equipes da Secretaria de Saúde do Recife e da área social da Sedec. Na manhã desta sexta-feira, está sendo realizado o serviço de remoção de entulhos e cortes de árvores na área para que novas vistorias sejam feitas.

Os outros três deslizamentos, que não tiveram vítimas, ocorreram em Beberibe, na UR-2 (Ibura) e UR-7 (Várzea). A Sedec também registrou alagamento que atingiu uma comunidade na Linha do Tiro.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) tem trabalhado na Operação Inverno desde dezembro de 2014, já tendo implantado geomanta em 107 áreas de risco, realizado cerca de 7 mil vistorias de monitoramento, colocando mais de 300 mil metros quadrados de lonas plásticas, visitando cerca de 4,6 mil residências para dar orientações de práticas seguras e 25 palestras educativas em escolas municipais.

Trânsito

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua, desde o início da manhã desta sexta-feira (06), para minimizar os danos causados pela chuva e auxiliar a mobilidade da população. Cerca de 100  agentes e 200 orientadores de trânsito operaram  nas principais vias da cidade.

Desde o início desta manhã, 11 semáforos apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, seis  já operam normalmente e outros 5 estão em atendimento pelas equipes técnicas. No total, Recife conta com 649 semáforos, sendo que 451 deles são equipados com nobreaks.

Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em casos de acidentes e na retirada de veículos que possam apresentar defeitos. Até as 11h05, a Companhia registrou dois acidentes de trânsito, sem vítimas.
  
Obras

A URB informa que possui aproximadamente 15 obras em áreas de encosta com serviços sendo executados. No último mês de fevereiro, a empresa concluiu os serviços de muro de arrimo, escadaria e canaletas na Rua Edmar Moury Fernandes (Três Carneiros/Ibura), Avenida Campo Verde (Três Carneiros/Ibura), Avenida Rio Grande e Rua Paulo de Biase (UR-1/Ibura) e na Rua Ministro Dilson Funaro (Jordão Baixo). O investimento foi de R$ 5,2 milhões. Localidades como Vasco da Gama, Linha do Tiro e Várzea também já tiveram obras concluídas de 2013 até agora.

A URB está em fase de contratação de 104 obras em áreas de encosta de todo o Recife no valor de R$ 150 milhões já garantidos pela Prefeitura. Destas, 12 já foram licitadas e estão sendo iniciadas. Estão sendo realizados serviços de construção de muro de arrimo, canaletas, escadarias e outros serviços.



REINVENTE A SUA LIDERANÇA!

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de março, das 08h às 18h, o Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP), no Recife, promove o curso de Líder - Coaching, sob a coordenação do professor Abelardo Borba. As inscrições estão abertas! O objetivo desse encontro é introduzir os conceitos e uso de algumas técnicas e ferramentas do Coaching dentro da liderança. O Coaching é uma dos mais eficazes processos para desenvolver pessoas e organizações, instrumento de desenvolvimento estratégico pessoal e profissional.  O programa vai apresentar temas como:  Estilos de Liderança, Coaching, Plano de Ação, Feedback, A arte de ouvir,  perfil comportamental, entre outros, além de exercícios práticos. Confira!  


Informações
IAP



ESCOLA DE IDIOMAS CNA JÁ TEM
CERTIFICADO CAMBRIDGE

Cambridge English Language Assessment é um departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, com com mais de 100 anos de tradição, certificados reconhecidos internacionalmente por mais de 15 mil instituições, empresas e órgãos governamentais. 


Entre várias novidades para este ano de 2015, a diretora pedagógica da Escola de Idiomas CNA, no Recife e em Olinda, Annie Bittencourt, destaca que a rede de ensino de idiomas já é parceira do Departamento de Avaliação da Universidade de Cambridge, a mais antiga e conceituada do mundo na área de ensino de inglês. Com a boa nova, o exame de conclusão do curso de inglês para adultos do CNA passa a ser o FCE (Cambridge English: First), principal certificado oferecido pela tradicional instituição, como parte do curso e sem nenhum custo extra para os alunos. Cambridge English Language Assessment é um departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, com com mais de 100 anos de tradição, certificados reconhecidos internacionalmente por mais de 15 mil instituições, empresas e órgãos governamentais. 


 ass_keila_2015









SECRETARIA DE IMPRENSA

Seda fecha parceria com a SDS para capacitar soldados em direitos dos animais

Iniciativa inédita no País visa preparar os novos policiais para aturem em casos de maus tratos e abandono, com posturas preventivas, pedagógicas e intervencionistas

A Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais do Recife (Seda) fechou, nesta quinta-feira (5), uma parceria inédita com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). A partir do mês de abril, 1.100 alunos do curso de formação de soldados da Polícia Militar receberão capacitação em direitos dos animais. A disciplina abordará a legislação vigente, além de ensinar aos profissionais como prevenir e identificar sinais de maus tratos, os deveres do tutor responsável e como agir e orientar o cidadão em relação aos direitos dos animais. As aulas serão ministradas por equipes da Seda, no campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), localizado no bairro do Curado.

Para o secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, o principal objetivo dessa parceria é criar uma nova visão de respeito ao animal e respeito à vida. “A pacificação social, missão das polícias, inclui os direitos dos animais. Crimes cometidos contra outras espécies não são menores, pois a violência é progressiva”, afirma. Segundo ele, a previsão é que esse tipo de capacitação seja estendido para outros cursos de formação, como o de delegado, e para os cursos de reciclagem da PM. "Contar com a Polícia Militar nessa missão é uma conquista fundamental para um mundo de paz para todos, pessoas e animais. Quem não respeita um animal, não respeitará o próximo. Estamos bem felizes com essa parceria", completou o secretário.

De acordo com o gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, Manoel Caetano, a inclusão desse conteúdo ainda no curso de formação dos soldados colabora para uma mudança de postura da corporação. “É mais difícil quando temos que desconstruir certos preconceitos que já estão consolidados. Esse novo conhecimento vai possibilitar que os profissionais possam interagir melhor com a população, já que eles serão presença constante nas ruas”, explica. A previsão é que os novos soldados comecem a atuar em agosto. 

A convite do secretário Rodrigo Vidal, esteve presente na reunião a jornalista e ativista pelos animais Silvana Andrade, responsável pela maior agência de notícias dos direitos dos animais do Brasil, a ANDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário