quarta-feira, 22 de abril de 2015

Parabólica



Nas UPAs, só os
casos urgentes...


Criada com o objetivo de resolver grande parte das urgências e emergências da população usuária do SUS, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia e ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos grandes hospitais públicos. Entretanto, a população deve ser informada que, nos casos mais simples e não urgentes, deve se procurar atendimento nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). Esta falta de informação tem causado a superlotação das UPAs  em todo o Estado. Contudo, respeitando a classificação de risco de cada paciente - Vermelha, pacientes que precisam ser atendidos imediatamente;  Amarela, pacientes que necessitam de atendimento urgente; e Verde, pacientes que podem esperar atendimento -, os números registrados são 500 pacientes-dia nas UPAs Caxangá  e Nova Descoberta, administradas pelo Hospital Maria Lucinda. No ano de 2014, as duas unidades ultrapassaram 350 mil atendimentos dos quais, aproximadamente, 75%  não foram  urgentes, ocasionando superlotação e demora no atendimento.


...atendimento do SUS

 MARCOS PASTICH/Arquivo Folha

Exibindo A-UPA.jpg

  
Isso mostra a demanda de atendimento diário nas unidades e comprova os relevantes serviços prestados à população do SUS em Pediatria, Clínica Médica e Ortopedia. Mas é fundamental que o povo tenha consciência que UPA é lugar para emergência e urgência. 



Saúde capenga? - Além da falta de remédios, nas farmácias estaduais, denunciada por Priscila Krause (DEM) e por um leitor, a deputada ainda apontou obstáculos no agendamento de consultas para renovar receitas médicas. Que, de acordo com ela, devem ocorrer a cada 90 dias. 


Descaso perigoso

Celeste Almeida/Cortesia 
 Exibindo A-Cratera.jpg
Esta parte da calçada, entre a Av. Fernando Simões Barbosa e a Rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem, bloqueia a passagem e, ao mesmo tempo, é um perigo de acidente para o pedestre. - E a PCR não tá nem aí, detona Celeste.


Ruínas - O leitor Amaro Pedrosa, morador de Palmares, na Mata Sul do Estado, denuncia que o mercado público encontra-se  abandonado e às ruínas. Precisa, urgentemente, de uma atenção especial por parte da prefeitura.



Pedro - O fotógrafo Pedro Luiz, com passagens por jornais recifenses, o jornal O Globo, do Rio, e cinquenta anos de “batente”, lança, hoje, às 19h, o livro “Fotógrafo Intrépido”. Durante a entrega do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, no Restaurante Spettus, no Derby.



Cegos - O Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), unidade da Santa Casa de Misericórdia, vem formando massagistas completamente cegos ou com baixa visão e que passam a ter a sua própria renda. Atualmente, atendem ao público, de 2ª. a 6ª., de 8h às 12h e de 13h às 17h, na  Rua Guilherme Pinto, 146, no Derby.

  

Brasil -
O Gabinete Português de Leitura realiza, hoje, às 19h30, palestra com a doutora em História, Sylvana Brandão, sobre o Descobrimento do Brasil. Com coquetel aos convidados.

Cidadã -
A Orquestra Criança Cidadã/Meninos de Ipojuca comemora sete meses - beneficia 100 jovens de Camela - e, hoje, 26 alunos receberão os certificados de conclusão do Método Suzuk.

Doenças -

Abertas, até amanhã, as inscrições para o Curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Na Facipe e para enfermeiros. Tels.: 9176.1330, 3878.5194 e www.facipe.edu.br.


Associação Internacional de Escritores e Artistas



Cabo Frio, 20 de abril de 2015

Prezado Robson Sampaio,

A Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artista, informa que em Assembleia no 

dia 10 de abril, indicou seu nome para receber durante o Prêmio Literarte 2015 que se dará na 

cidade de Recife, promovido por esta entidade, juntamente com a Prefeitura de Recife  a 

Comenda Marechal Floriano Peixoto, atribuída apenas a Autoridades que se destacaram na 

sociedade apoiando de alguma forma o desenvolvimento de atividades culturais, alvo principal 

de nossa entidade e traz a público estas ações de forma festiva neste evento. 

Para nós é uma honra entregar-lhe esta homenagem, que consiste em Comenda “ e Diploma. 

O evento será realizado no dia 13 de Junho de 2015 no Hotel Dorisol.

Não haverá cobrança de ingressos para a cerimônia, nem qualquer ajuda governamental, para a 

Cerimônia pode levar quantos convidados desejar, somente o Cocktail nos é cobrado pelo Hotel, 

e locação de Instalações, etc...

Este valor de R$ 100,00 por pessoa, 

Todos os Homenageados  sairão no Catálogo da Literarte que será lançado na Bienal do RJ. 

Conheça um pouco do trabalho da Literarte através de nosso site WWW.grupoliterarte.com.br 

para referência nossos últimos eventos foram no Palácio de Cristal em Petrópolis, Castelo 

Colbenz na Áustria, Museu da Inconfidência em Ouro Preto, em Lisboa- no Palácio Penafiel 

sede da C.P.L.P na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e no Museu do Oriente em Lisboa. 

http://www.serramob.com.br/agenda/256-fundacao-de-cultura-e-turismo-de-petropolis-9-

12

Neste Link nosso evento no Palácio Penafiel com a Presença da 1ª Dama de Portugal , de 

Pilar Delrio ( Viúva de José Saramago) que recebeu a homenagem póstuma ao marido e 

entre outros grandes nomes da Literatura lusófona. 

https://www.youtube.com/watch?v=IAG1zyVF9X8 

Desde já contamos com a sua adesão e aceite!

Débora Reis

Atenciosamente,

Gerente de Comunicação 

Izabelle Valladares

Presidente LITERARTE
Associação Internacional de Escritores e Artistas

Av. Nilo Peçanha, nº 160 – Loja 106 Centro – Cabo Frio – RJ

Tel.: (22) 2645-2368 - CNPJ: 14.310.201/0001-08

atendimento@grupoliterarte.com.br - www.grupoliterarte.com.br 



Qualidade de vida

O Hospital Dom Helder comemora o Dia Mundial da Saúde, nestas quinta e sexta-feiras, com palestras que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de usuários, acompanhantes e funcionários da unidade. Entre os temas, a prevenção às doenças cardiológicas e a osteoporose e os direitos do usuários do SUS.



Secretaria de Educação do Recife participa  da Semana Manuel Bandeira no Espaço Pasárgada

Mais de 50 estudantes da rede municipal vão conhecer o casarão onde viveu Manuel Bandeira, recitar poesias e apresentar peças

No dia Mundial do Livro, celebrado na próxima quinta-feira (23), a Secretaria de Educação do Recife participa da programação da Semana Manuel Bandeira, promovida pelo Espaço Pasárgada - casarão na Boa Vista onde o escritor viveu durante parte da infância. O  Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) vai levar mais de 50 estudantes para o evento, que acontece entre os dias 22 e 24, para comemorar o aniversário do poeta pernambucano, que faria 129 anos se estivesse vivo.

Criado com o objetivo de estimular as atividades ligadas à leitura e à produção de texto na rede municipal de ensino, o PMBFL promoverá várias apresentações culturais. Durante a manhã, professores e alunos vão declamar poemas de Manuel Bandeira e vão contar um pouco da história do escritor a partir de uma peça de teatro de bonecos. À tarde, haverá também apresentação do coral da Escola Municipal Padre Antônio Henrique.  

Além das atrações do PMBFL, o evento também contará com exposição sobre a obra de Manuel Bandeira, oficinas culturais, recitais, apresentações teatrais, contação de histórias, exibição de filmes, troca de livros, visitas guiadas pelo Espaço Pasárgada e lançamento de livro durante os três dias de programação.

Com o tema “Cotovia: até onde vai seu pensamento”, a Semana Manuel Bandeira 2015 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O objetivo é estimular o interesse do público pela literatura, sobretudo pela obra do poeta, além de mostrar a relação da literatura com outras linguagens da arte, como audiovisual, música e teatro.

Serviço:

Pauta: Secretaria de Educação do Recife participa da Semana Manuel Bandeira

Data: Quinta-feira (23/04)

Hora: 8h as 11h e 14h30 às 17h

Local: Espaço Pasárgada  - Rua da União, n° 263, Boa Vista



Crianças da comunidade do Coque fazem troca de armas de brinquedo

A Fundação Ana Lima torna-se um ponto de arrecadação

Nesta quinta-feira (23) será lembrado o Dia do Desarmamento Infantil com o objetivo de estimular a sociedade sobre a importância de debater o tema. Antenada com as questões sociais presentes na comunidade em que atua, a Fundação Ana Lima, localizada no Coque, área central do Recife, coloca em prática algumas ações para combater a criminalidade.

Uma das mais significativas é a troca de uma arma de brinquedo por um outro, sendo educativo. Além disso, os jovens ainda realizam uma apresentação artística voltada à temática.   Ano passado, a instituição conseguiu arrecadar 150 unidades. Quem quiser também pode contribuir com a doação de brinquedos.   

“Levamos os alunos a refletirem sobre a violência que crianças e adolescentes sofrem dentro das escolas, em casa e na rua. E esse trabalho se estende aos pais e responsáveis, através das reuniões que fazemos com eles para trabalhar o direito e cidadania”, explica a coordenadora da Fundação, Regina  Benevides.       

No Brasil é permitida a venda de armas de brinquedo, no entanto, desde 2003, é proibido que elas possam ser confundidas com as de fogo verdadeiras, de acordo com a lei 10.826.

CIDADANIA
A Fundação Ana Lima é assistida pelo grupo Hapvida Saúde e atende, atualmente, 165 jovens, com idade entre seis e 16 anos. Além disso, desenvolve outras ações com a comunidade, como apoio psicossocial às famílias, distribuição de sopão e alfabetização de adultos.

Assessoria de Comunicação Hapvida Pernambuco
Sílvia Leitão – coordenação
+55.81.8871.3074 / 9618.4141
Ivson Menezes – atendimento
+55.81.8864.8899 / 9733.3375
               ivson@estaonline.com.br 


Denuncia // Em Carpina, os moradores reclamam da desordem e festinhas promovidas na Casa das Juventudes do Governo do Estado

Entrada
x

luizgustavo-1987 luizgustavo-1987@bol.com.br

Anexos20 de abr (Há 2 dias)
para luizgustavo-19.
Em Carpina, os moradores reclamam da desordem e festinhas promovidas na Casa das Juventudes do Governo do Estado

Era para ser um espaço governamental de referência para os jovens, onde os grupos, coletivos e organizações juvenis se reuniriam para ter atividades sociais e educacionais, além de apoio, formação e até promover eventos culturais. Entretanto, em Carpina, cidade da Mata Norte de Pernambuco, a Casa das Juventudes, não está sendo bem vista pela vizinhança, que a considera motivadora da desordem urbana e estimuladora do uso de drogas. A Casa é um programa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Carpina.
De acordo com os vizinhos da Casa das Juventudes, o lugar vem servindo para a realização de festinhas com oconsumo de bebidas alcoólicas e muito barulho, incomodando quem precisa dormir na localidade. “É uma zoada à noite inteira e o som está incomodando muito. Quando a diretora era professora Emanuella, esses meninos não fazia essa bagunça. O espaço hoje é uma zona”, diz a dona de casa Maria Evangelista, 52 anos. 
Segundo os moradores que diz não se importar tanto com a grande movimentação, mas a zoada e as festinhas promovidas nas sextas são criticadas. “A gente está muito preocupado com essa situação. É muito triste, ver este lugar sendo utilizado para outros fins com festas, bagunça, sem controle. Antigamente, a Casa servia para formação social e cidadã dos jovens contribuindo para a melhoria de vida da galera”, afirma o estudante André Lopes, 26 anos.
Cansado com esta situação, um morador que preferiu não se identificar por causa de represálias, denuncia o descanso da prefeitura e da equipe responsável do comando da Casa. “É um barulho e muita perturbação que você não tem noção, e isso vem acontecendo todas as sextas. As festas são com os jovens, os educadores e até mesmo o secretário Roberval que é da prefeitura”, reclamou o morador antigo próximo do espaço. Ele revoltando com a falta de controle e gestão, filmou uma das festas da janela da sua residência.  Na gravação se observa os jovens bebendo, dançando e os instrutores presenciando tudo.
Confira o vídeo amador em anexo - "Vídeo das festinhas na Casa das Juventudes de Carpina".
Casa das Juventudes - O Programa Casa das Juventudes, regulamentado pela lei nº 14.577/2011, se constitui enquanto espaço institucional de referência para as Juventudes. Esta ação da SCJ, realizada em parceria com os municípios, tem por objetivo apoiar os coletivos e movimentos juvenis fomentando o desenvolvimento da autonomia, participação, democratização das tecnologias de informação e da comunicação além da formação política e cidadã. Este Programa está sendo executado pelo Governo do Estado de Pernambuco, os jovens encontram na Casa das Juventudes um espaço adequado as suas atividades de tempo livre, podendo contar com um telecentro com acesso gratuito a internet, espaço multimídia, salas de Reuniões, além de ser a sede dos espaços institucionais de juventude municipal. Saiba mais: http://www.scj.pe.gov.br/casasjuventudes.




Secretaria de Turismo e Cultura do Ipojuca inicia seleção dos artesãos para a Fenearte 2015
Inscrições começarão no próximo dia 28 e seguem até o dia 08 de maio em três localidades diferentes
Os artesãos ipojucanos que pretendem participar da 16ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontecerá entre os dias 02 e 12 de julho deste ano precisarão estar atentos para o processo seletivo que será iniciado pela Secretaria de Turismo e Cultura do Município. As inscrições começarão no próximo dia 28 e seguem até o dia 08 de maio em três localidades diferentes.
Visando tornar o processo mais transparente, uma vez que a procura aumentou significativamente, a secretaria irá realizar curadoria das peças. Isto quer dizer que no momento da inscrição, o artesão (ã), será recebido por um profissional que irá avaliar o trabalho (processo de criação, confecção), além da proposta da peça, criatividade, conceito e relevância para a exposição. A proposta é levar para a feira peças que ressaltem a diversidade do município.
Para participar da seleção foram estabelecidos alguns critérios como, por exemplo, ser ipojucano (a) ou residir a mais de 10 anos no município, e ter participação comprovada no cenário cultural local; ser artesão (ã) comprovando a habilidade manual durante a seleção e comprovar capacidade de produção de peças parar atender à demanda do evento.
A programação das inscrições obedecerá às seguintes datas e horários:
28 de abril a 06 de maio – sede da Secretaria de Turismo e Cultura (Rua Beijupirá, s/n, Porto de Galinhas) – das 9h às 16h;
07 de maio – Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Camela (Rua Antônio Luís Soares, 37) – das 9h às 16h;
08 de maio – sala da Secretaria de Turismo na sede da Prefeitura do Ipojuca, 1° andar – das 9h às 13h




Nenhum comentário:

Postar um comentário