quarta-feira, 29 de abril de 2015

Parabólica

  

Cegueira e subvisão
recebem tratamentos


Enquanto a Farmácia Central do Estado deixa centenas de pacientes nas filas e sem diversos tipos de remédios, o Projeto  SightFirst, parceria da Fundação Altino Ventura (FAV) e do Lions Internacional, levará consultórios móveis, de graça, a doze municípios de Pernambuco. Vão detectar pessoas com baixa visão e cegueira e oferecer o devido acompanhamento oftalmológico e a reabilitação. O atendimento, até amanhã, é no Recife, na Praça Treze de Maio (Salão da Ação Social da Igreja Assembleia de Deus), com cerca de 1.200 pessoas que fazem parte de comunidades de baixa renda, com indicativos de subvisão, e que fizeram uma triagem com oftalmologistas da FAV. E, até amanhã, todos serão avaliados e os que forem diagnosticados, com subvisão ou cegueira, serão atendidos, nesta 5ª.-feira, por especialistas em visão subnormal. Esses pacientes serão cadastrados para tratamentos na Fundação e irão receber auxílios ópticos (lupas e bengalas).

Pipas com cerol...          

Domingo passado, no Bairro Novo, em Olinda, jovens participavam de um “campeonato de pipa”, na beira da praia, usando cerol (cola e vidro), e colocaram em risco a segurança dos banhistas, denuncia o leitor Carlos Roberto Gomes. E é muito frequentada por pessoas da 3ª. idade.



...ameaçam banhistas - Gomes alertou a uma patrulha da PMPE, mas não teve a devida atenção. No dia seguinte viu, na Folha, matéria sobre uma jovem que teve o pescoço machucado quando pilotava a moto, na BR 101, na Macaxeira. Pede providências às autoridades.



Medo de escorpiões

Henrique Lotto/Cortesia   
Exibindo Beco.jpg



No beco da Rua 95 (foto) e até ao número 104, em Maranguape I, Paulista, mato, lixo e metralhas podem facilitar a infestação de escorpiões. Os moradores estão com medo do pior, já que a prefeitura foi avisada e não fez nada.



Prefeito? - Uma cratera, na Av. Barreto de Menezes, em Prazeres, coloca em risco a segurança de motoristas. E de pedestres, quando precisam atravessar a dita cuja. Indignado, um leitor pergunta: - Cadê, o prefeito de Jaboatão?



 Existência - Um dos grandes males da nossa época, o vazio existencial, será tema da palestra “Encontrando o Sentido da Vida com o Psiquiatra Austríaco Viktor Frankl”. Hoje, às 18h30, na JBR Engenharia, com Sérgio Gonçalves Ferreira. Inscrições gratuitas: 3241.8508.


Reitor - Cinco candidatos disputam, hoje, os votos de 43.636 eleitores para reitor da UFPE/2015 a 2019. São: Anísio Brasileiro (atual reitor), Daniel Rodrigues, Diogo Simões, Edilson Fernandes e Maria José Luna. As eleições ocorrem, nos três campi universitários, das 9h às 21h, com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral.



Fesiaspe -
O presidente da Federação dos Sindicatos e Associações de Servidores Públicos, Amaro Marinho, convida os filiados para a reunião do Conselho de Representantes. Amanhã, às 10h.


Exemplo -
Os jardins internos do RioMar recebem adubo formado a partir do resíduo orgânico gerado no próprio shopping. O projeto, pioneiro no Nordeste, otimiza de forma sustentável esse tipo de resíduo.


Técnico -
O Centro de Ensino Grau Técnico oferece matrícula, até 5a.-feira, com 40% de desconto em qualquer um dos dez cursos. Na Av. Conde da Boa Vista, 1,209, tel.: 4062-9222.




COMENDA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO

Entrada
x

Cássio Cavalcante

Anexos21 de abr (Há 8 dias)
para mim
Prezado Robson Sampaio
,
Informamos que nossa indicação de seu nome para ser agraciado com a Comenda Marechal Floriano Peixoto, foi aprovado pela Literarte – Associação Internacional de escritores e Artistas em Assembleia por unanimidade. .

Com muito contentamento.

Atenciosamente,
Cássio Cavalcante
Editor do jornal Folha Cultural
DRT Nº 5311/ PE



Conrado Zuluaga especialista em Gabriel Garcia Marquez – 05 de maio em Olinda





Cassio Avisa

Anexos11:04 (Há 23 horas)
para Cco:mim
Prezados,

Sintam-se especialmente convidados por Lucilo Varejão Neto, Secretário de Turismo e Cultura da Olinda, para a Palestra sobre O Realismo Mágico de Gabriel Garcia Marquez, dia 05 de maio de 2015 pelo Escritor Conrado Zuluaga, na sede da Prefeitura de Olinda às 16:00h.

Apoio:
Academia Pernambucana de Letras
Academia recifense de Letras
Academia de Arte, Letras e Ciências de Olinda
Instituto Histórico de Olinda

Maiores detalhes no convite e no release de Conrado Zuluaga em anexo.

Atenciosamente,
Cássio Cavalcante
Editor do Jornal Folha Cultural



Treloso apóia evento com
 atores da novela Chiquititas

A marca Treloso, da Vitarella, está apoiando um evento que contará com a presença de atores da novela Chiquititas, do SBT. O encontro será realizado no dia três de maio, no buffet infantil Donna Festa, em Recife, e a grande atração será o show da atriz Gabriella Saraivah e do ator Pedro Henrique, que fazem a Tati e o Thiago. Eles estarão apresentando os grandes sucessos musicais da novela que conquistou o Brasil. Haverá degustação de biscoitos e muitas brincadeiras com a Turma do Treloso.

O evento, que será realizado das 17h às 21h, terá ainda a participação do Tio Bruninho e banda, que vem comandando várias festas infantis em Recife. Toda a diversão acontece em um cenário decorado especialmente para a festa. E tem mais. Quem comprar um ingresso concorre um jantar com a dupla no dia dois de maio, em Recife. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 30366567 e (81) 30375004.


Oposição comemora inauguração da Jeep e anúncio sobre Arco Metropolitano

Goiana - A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco comemorou nesta terça-feira (28) o anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff da concessão da licença ambiental para o início do processo de execução do Trecho Sul do Arco Metropolitano, entre São Lourenço da Mata e Goiana. A informação foi dada pela presidente durante a inauguração da fábrica da Jeep, no município de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado.

Presente ao evento, o líder da bancada, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), disse que o Arco Metropolitano é um tema que une todos os pernambucanos, pois impulsionará ainda mais o desenvolvimento econômico do Estado, em especial o novo polo automotivo, que tem como principal âncora a fábrica da Jeep. “Esta é uma conquista livre de posições políticas, que une governo, oposição, a iniciativa privada e o povo de Pernambuco”, observou, reforçando a contribuição que as bancadas estadual e federal têm dado para destravar a obra viária.

Silvio Costa Filho diz que é importante reconhecer ainda o papel desempenhado pelo ex-governador Eduardo Campos, pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma na concretização deste projeto. “A decisão estratégica da montadora FIAT, que decidiu apostar na capacidade empreendedora dos pernambucanos, aliada à visão de Eduardo, Lula, Dilma e de tantos homens públicos que ajudaram na atração desta conquista, deve ser registrada”, endossou.

Para o líder da oposição, Pernambuco precisa se preocupar agora com os benefícios que a fábrica da Jeep poderá trazer para os pernambucanos. “Este é um momento de celebração, mas não podemos descuidar de ações importantes, como o investimento pesado na qualificação da mão de obra local e na dotação de infraestrutura dos municípios da região, que receberão uma grande quantidade de trabalhadores.  Goiana sediará a fábrica, mas os municípios próximos também precisam se beneficiar deste grande empreendimento”, lembra.

Silvio Costa Filho antecipa que a bancada de oposição fará um trabalho articulado com os deputados federais e senadores para ir a Brasília discutir com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT), e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR), os prazos e iniciativas necessárias para que o Arco Metropolitano seja entregue com a maior brevidade aos pernambucanos, além de outras obras federais. “Queremos participar efetivamente deste processo, formulando inclusive uma agenda de debates com a sociedade, com os municípios, e com os governos federal e estadual para tratar não apenas do Arco Metropolitano, mas também de outras obras federais realizadas em Pernambuco”, completou. 

 Plano de Requalificação do Centro do Paulista é apresentado na Câmara de Vereadores


Um planejamento integrado desenvolvido por diversas secretarias municipais para a reestruturação do Centro do Paulista foi apresentado, na manhã desta terça-feira (28.04), na Câmara dos Vereadores, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, João Luiz Silva, e pelo secretário executivo da pasta, Paulo Marenga.

Com os grandes empreendimentos que estão chegando na cidade, estão sendo pensadas ações para que o desenvolvimento urbano acompanhe o crescimento econômico. Para isso, é necessário adequar os usos e atividades existentes. A inauguração do shopping, por exemplo, cria a necessidade de dinamizar o Centro, não só do ponto de vista da mobilidade e acessibilidade dos pedestres, mas também com ações que fomentem e protejam o comércio local.

Estão entre os objetivos do plano, priorizar a mobilidade do pedestre e do sistema de transporte; preservar a qualidade ambiental e o patrimônio histórico; estimular os empreendimentos habitacionais e as atividades culturais, além de requalificar passeios, vias públicas praças e logradouros, entre outros.

Uma das grandes âncoras de desenvolvimento do centro será o empreendimento Vila Aurora, que transformará uma antiga fábrica abandonada em um complexo habitacional, empresarial e comercial. Em contrapartida, trará melhorias para a infraestrutura da cidade, sobretudo na mobilidade.

“Todos esses equipamentos que serão instalados no centro, além de modernizar, embelezar e transformar o centro do Paulista num dos centros mais funcionais e belos do ponto de vista arquitetônico da região metropolitana, foi fruto de medidas compensatórias, ou seja, não haverá ônus nem custo algum para o município”, analisou João Luiz.

Vila Aurora – A antiga Fábrica Aurora, localizada no bairro do Centro, em terreno privado que estava há muitos anos abandonado, dará espaço a um empreendimento habitacional e comercial de um consórcio encabeçado pela Construtora Carrilho. A área de 200 mil m², será transformada em um condomínio de edifícios de sete pavimentos (totalizando 3 mil apartamentos), um edifício garagem, dois edifícios com salas comerciais e um centro de compras.

O empreendimento irá preservar três chaminés que são patrimônios tombados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Mesmo não sendo tombadas, a casa das caldeiras, a caixa d’água e parte do muro - que será restaurado para ficar com os tijolos aparentes – também serão preservados. Cada uma das chaminés foi restaurada pela construtora, com investimento total de R$ 450 mil. Um dos galpões também será mantido para abrigar um anfiteatro.

Entre as ações compensatórias estão a requalificação de 2.465m² de calçadas acessíveis, custeada pela Construtora. Além disso, os passeios dos pedestres serão revitalizados e dotados de 11 rampas acessíveis para cadeirantes, piso tátil direcional e de atenção, 60 bancos de praças além do plantio de 69 árvores de médio porte para sombreamento, 31 lixeiras e uma nova iluminação. Uma ciclovia interna e externa ao terreno também será construída.

“É um empreendimento, do ponto de vista urbanístico, adequado ao que há de mais moderno. É um projeto que tem sido executado com muito cuidado, acompanhado de perto pela Prefeitura. Tenho certeza de que vai mudar a cara da cidade”, comentou Paulo Marenga.

FREI DAMIÃO SILVA REALIZA SHOW NA PRAIA DO PINA,
 EM PROL DA FAZENDA ESPERANÇA


A praia do Pina, na capital, recebe show do frei Damião Silva, conhecido pelo seu carisma e trabalhos sociais na Arquidiocese de Olinda e Recife, no próximo dia 09 de maio, em prol da Fazenda Esperança, que cuida da recuperação de dependentes químicos. O evento inicia às 15h. Aberto ao público! Confira!

Para ajudar a Fazenda Esperança, os fiéis podem adquirir uma camisa no valor de R$ 20, que está à venda em quiosque no Shopping RioMar, no térreo, e em todas as paróquias do Recife.


 Procenge oferece curso gratuito de formação de consultores

Interessados devem enviar currículo até o dia 13 de maio. Melhores colocados serão contratados pela empresa

A Procenge promove, de 1º de junho a 31 de agosto, o Curso de Formação de Consultores de Implantação do ERP Pirâmide. Os interessados em participar devem encaminhar seu currículo até o dia 13 de maio para o e-mail selecao@procenge.com.brAs etapas do processo seletivo contemplam análise curricular, entrevista e testes. Os candidatos às sete vagas oferecidas deverão ser recém-graduados ou estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Informática a partir do 7º período. Também devem ter disponibilidade para cumprir a carga horária do curso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As aulas acontecerão no Centro de Capacitação Procenge, no empresarial ITBC, no bairro do Recife. Os selecionados receberão bolsas de estudo no valor de R$ 900,00. Os cinco alunos com melhor desempenho ao fim da capacitação serão contratados pela Procenge. Outras informações no sitewww.procenge.com.br, pelo e-mail atendimento@uniprocenge.com.br ou pelo telefone (81) 3974.5903.










Nenhum comentário:

Postar um comentário