segunda-feira, 4 de maio de 2015

Prabólica

Teatro da Vida: O
humor de Narciso

O Jornalismo pernambucano perdeu um de seus melhores repórteres fotográficos, há pouco mais de uma semana. Narciso Lins era um homem bem humorado, que fazia piada de tudo e até de si mesmo, lembra o jornalista Jacques Cerqueira, que conta algumas do saudoso companheiro. Parodiava um slogan dos Armazéns Narciso dizendo: - Narciso, mais liso impossível. Certo dia, ao entrar numa farmácia, a vendedora perguntou se ele tinha cadastro. Ao responder que não, a moça dispôs-se a cadastrá-lo no sistema e perguntou: - Como é o nome do senhor? E ele, na bucha, respondeu: - Jesus Cristo. Logo a moça quis saber o sobrenome. - Peraí! Você perguntou o nome do Senhor. E o nome do Senhor é Jesus Cristo. Agora, o meu nome é Narciso Lins. Quem estava por perto não se aguentou de tanto rir. Inclusive, a vendedora. Aos amigos que o aconselhavam a deixar o vício do cigarro, respondia: - Quero viver muito e não durar muito. E assim, Narciso se foi, aos 68 anos, depois de viver a vida intensamente, sempre cantando e ouvindo Waldick Soriano e tomando cerveja ao lado dos amigos.

  
É um fedor de lascar

Gibson Sampaio/Cortesia     
 Exibindo Jardim Brasil -Esgotol.jpg
Na Rua Pará, em Jardim Brasil I, em Olinda, os moradores da casa de número 60 e, de outras próximas, não aguentam mais o esgoto  estourado e fedorento e a poça d’água suja. Tudo depois que a Compesa fez um serviço e se mandou. E a prefeitura só assiste de camarote.


Buracos alagados - Já em Jardim Brasil II, na Rua Limoeiro, esquina com a Av. Antônio da Costa Azevedo, os buracos ficam alagados mesmo sem chuva. E na Rua Recife, a situação também é de água acumulada. Nem a Prefeitura de Olinda nem a Compesa tomam providências.



Salas de aulas... - A Secretaria de Educação de Abreu e Lima está instalando aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aulas das escolas que estão sendo reformadas. E beneficia toda a Rede Municipal de Ensino. Muito bom.

Divulgação
 Exibindo Escola.jpg
...climatizadas - Com recursos da prefeitura e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As próximas escolas beneficiadas: Professor José Francisco Barros, Valdecí Damázio e Wilibaldo de França. As crianças agradecem.



Estradas... - O deputado estadual Adalto Santos (PSB) denuncia a falta de policiamento, nas estradas federais que cortam o Estado. Pede que os deputados federais de Pernambuco busquem soluções para o problema junto ao Governo Federal. A insegurança é assustadora.


...inseguras - Segundo ele, seis postos de policiamento estão desativados por falta de efetivo, o que traz insegurança em vários trechos das rodovias, a exemplo das que passam por Salgueiro, no Sertão; e Moreno, na RMR. E as falhas refletem na segurança da população e comprometem as condições de trabalho dos policiais rodoviários. 



Mutirão da... -
Em homenagem ao Dia das Mães, hoje, à 9h, manhã de mutirão da beleza para as mães dos pacientes do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE).  

...beleza -
A ação é da blogueira Bianca Spessirits (do Blog Não é a Mamãe) e do GAC, com apoio das dermatologistas Carolina Coelho e Misia Martins e Edelson Cabeleireiros (cabelo e maquiagem).

Senac -
A Faculdade Senac abriu inscrições para o Vestibular 2015.2. As provas acontecem no dia 31. Inscrições, na instituição ou  www.vestibular.faculdadesenacpe.edu.br.




Conrado Zuluaga especialista em 

Gabriel Garcia Marquez – 05 de maio em Olinda

Entrada
x

Cassio Avisa

Anexos10:11 (Há 55 minutos)
Prezados,

Sintam-se especialmente convidados por Lucilo Varejão Neto, Secretário de Turismo e Cultura da Olinda, para a Palestra sobre O Realismo Mágico de Gabriel Garcia Marquez, dia 05 de maio de 2015 pelo Escritor Conrado Zuluaga, na sede da Prefeitura de Olinda às 16:00h.

Apoio:
Academia Pernambucana de Letras
Academia recifense de Letras
Academia de Arte, Letras e Ciências de Olinda
Instituto Histórico de Olinda

Maiores detalhes no convite e no release de Conrado Zuluaga em anexo.

Atenciosamente,
Cássio Cavalcante
Editor do Jornal Folha Cultural



Bancada de Oposição fiscaliza obras
 de Navegabilidade do Rio Capibaribe

Recife - Representantes da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco estão se dirigindo no início da manhã desta segunda-feira (04) para as obras de Navegabilidade do Rio Capibaribe.

Apontado como uma alternativa de locomoção que ajudará a minimizar os problemas de mobilidade urbana no Recife e Região Metropolitana, o projeto de Transporte Público hidroviário foi lançado em maio de 2012 e deveria estar pronto no final do ano passado, mas continua parado e sem previsão de entrega à população.

A visita dos deputados estaduais da bancada de oposição será iniciada pela estação da BR-101, próximo ao Atacadão, a partir das 8h30. Em seguida, eles vão à Estação do Derby, próximo à ponte do Derby.



Interpoética 10 anos

Edição de abril 
 
  

Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Com este poema de Drummond o Portal Interpoética abre a sua edição de abril e faz um link com a memória: confira a nossa seleção de imagens nesses 10 anos de muitas histórias e muitas lembranças. História e poesia também em vídeo: agora disponível no nosso site, o MEI ao Meio, de Mariane Bigio, que retrata toda aquela efervescência que foi o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco.

A nossa primeira página tem gente nova: o professor Nilson Vellazques faz sua estreia na coluna Verbalize, que a partir dessa edição começa a dar seus pitacos sobre literatura, política e cidadania. Política – no olhar jornalístico – também é o tema da coluna deste mês deGeórgia Alves, e na coluna de Lucia Moura, a palavra ganha outros sentidos quando a questão é idioma e humor. João Gomes dá o seu depoimento como editor de Vida Secreta, o abril surge transfigurado nos atentados de poéticos de Jomard Muniz de Britto e a transfiguração de personagens e metáforas podem encontrar afinidades nas obras de João Cabral de Melo Neto e Shakespeare, segundo Elisabet Gonçalves.

Na entrevistaSennor Ramos conversa com o repentista Edmilson Ferreira, e na Difusoratemos Retrato 3 por 3, reunindo Alexandre MoraisGenildo Santana e Zé Adalberto. Na seção Tradução, um poema de Carlos Alberto Cavalcanti, que ganhou recentemente menção honrosa no 1º Concurso Internacional de Trovas, em Jerusalém, Israel. Na seçãoProsa, o bairro da Boa Vista é cenário para um conto de Alexandre Furtado.

Para encerrar também com poesia, o poema Solidão, de Deborah Brennand, que se encantou no último domingo, 26 de abril:

Rosna a solidão prisioneira,
Sob a carícia enganosa dos meus pés,
Feroz cadela negra, adormecida,
Geme sonhando caças no mato.

Uma corrente, queimando-lhe o pelo,
Arde em sua carne um sol de verão
E o seu coração suspira, lento,
Atado ao tempo, carrasco inclemente.



Fraterno abraço e até à próxima.

Os editores

 
Acompanhe o Interpoética no Twitter e no Facebook
 
 

Editores
Sennor Ramos, Raimundo de Moraes & Cida Pedrosa
Recife, 30 de abril de 2015
 
INTERPOÉTICA  2005-2007-2010


Oposição cobra resposta do Governo do Estado sobre fiscalização das obras de Itaquitinga

O líder da Bancada de Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), cobrou nesta quinta-feira (30) uma resposta do Governo do Estado a um pedido feito oficialmente para que os deputados possam ter acesso às obras do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado.

No último dia 09 de fevereiro, os deputados oposicionistas estiveram na obra, mas foram impedidos de entrar, sob a alegação de que não havia sido feito um comunicado formal ao Governo do Estado. No dia 17 de março, Sílvio Costa Filho enviou um ofício ao interventor de Itaquitinga e chefe de Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo do Estado, Renato Thièbaut, solicitando o acesso às dependências da obra (Ofício segue em anexo). Até hoje, o Governo do Estado não deu a resposta.

“É um desrespeito do secretário Renato Thièbaut. Eu não sei porque ele não quer deixar os deputados terem acesso às obras. Isto é um desrespeito não apenas à oposição, mas a todo o Poder Legislativo. O secretário acha que nós não temos o papel institucional de visitar e cobrar o Governo do Estado? Faço um apelo ao presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), e ao líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), para que possamos ter a devida atenção”, reivindicou Silvio Costa Filho.

Silvio lembrou que hoje se completam 90 dias que o Governo do Estado decretou estado de emergência no Sistema Prisional do Estado -, em função das rebeliões que deixaram um saldo de três mortos -, além da intervenção em Itaquitinga.

“De lá para cá, não tivemos avanços. O que tivemos foram ações pontuais, mais para tentar dar uma satisfação à sociedade por conta das rebeliões. Mas medidas efetivas, como a valorização dos agentes penitenciários ou a contratação de novos profissionais, não ocorreram, nem houve sequer uma sinalização. Depois que as rebeliões acabaram, parece que ficou tudo da mesma forma. Porque o Governo só apresenta soluções paliativas quando acontecem rebeliões nos presídios ou na FUNASE?”, indagou.

Lembrando a superlotação do sistema carcerário do Estado, problema que poderia ser minimizado com a entrega do CIR de Itaquitinga e de outras unidades já anunciadas, Silvio Costa Filho constatou que até agora os processos para a construção de novos espaços prisionais sequer tiveram andamento junto à Caixa Econômica Federal para a obtenção dos recursos necessários e para que os projetos saiam do papel.

Ele também falou sobre a falta de transparência e cumprimento de prazos estipulados pelo próprio governo para dar respostas sobre Itaquitinga. “Uma nota divulgada pelo governo sobre o processo de intervenção, no dia 06 de fevereiro, disse que em 30 dias teríamos um relatório sobre a situação da obra. De lá para cá, já se passaram quase três meses e não temos nenhuma informação”, afirmou.

O parlamentar lembrou que até agora não se sabe qual modelagem jurídica será utilizada no empreendimento, qual a fonte de financiamento que será usada para terminar a obra, e como o será pago o atual débito com os fornecedores.

O líder do Governo na Assembleia, Waldemar Borges, se prontificou a, na próxima semana, informar uma data para a visita da bancada da oposição ou apresentar uma justificativa para a falta de resposta ao pedido de vistoria da obra.

Silvio Costa agradeceu a atenção do líder do Governo e voltou a reforçar que o Poder Legislativo precisa ser respeitado em suas atribuições. “Espanta essa desatenção de alguém que integra o Poder Executivo. Será que este ofício nosso não tem valor jurídico? É prerrogativa constitucional do parlamentar ter acesso às obras realizadas pelo Estado”, pontuou.





De olho nas oportunidades do polo automotivo, Paulista oferece cursos de motorista de carga e de coletivo

            Aproveitando a recente inauguração do polo automotivo em Goiana, na Zona da Mata Norte, a Prefeitura de Paulista disponibiliza 50 vagas para duas funções importantes no processo de escoamento da produção da fábrica da Fiat. O governo municipal selou parceria com o Sest Senat visando qualificar moradores da cidade para a área de motorista rodoviário, com possibilidade de atuação no ramo de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros. As inscrições para os cursos têm início nesta segunda-feira (04.05).
            Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, que fica na Rua da Aurora, nº 1.006, bairro da Aurora, portando cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e CNH. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 08h às 13h.
No caso dos candidatos às vagas de motorista de transporte de cargas, a classificação da habilitação deve ser do tipo “C”, enquanto a outra modalidade exige a carteira do tipo “D” ou “E”. Também é preciso para as duas funções ter mais de 21 anos e ensino fundamental completo.
            As aulas acontecem nos turnos da manhã e tarde na Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro da cidade. A qualificação terá duração de 160h/a e será ministrada pelos instrutores do Sest Senat. Todo o curso é gratuito.
 
Inscrições abertas para cursos de Mercado de Varejo e Logística & Produção voltados para jovens de 15 a 30 anos
Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio nas unidades do Coletivo Coca-Cola. Cerca de 1.320 vagas estão sendo oferecidas

O Coletivo, plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola, está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para mais um ciclo de formação na área de Varejo e de Logística & Produção. Para participar da capacitação, jovens de 15 a 30 anos, para mercado de varejo, e a partir de 18 anos, para Logística, que tenham concluído o Ensino Médio devem fazer a pré-inscrição através do site www.coletivococacola.com.br e, posteriormente, efetivar a matrícula em uma das unidades do Coletivo onde acontecerá a formação. As 11 unidades do Coletivo em Pernambuco estão oferecendo 1.320 vagas.

A capacitação começa no dia 18 de maio e terá duração de dois meses. As taxas de matrícula variam de R$ 10,00 a R$ 30,00. Os valores são arrecadados pelas ONGs que sediam as unidades do Coletivo e revertidos para outros projetos realizados por essas instituições. As aulas, teóricas e práticas, acontecem duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras, terças e quintas-feiras) ou apenas aos sábados, por duas horas, nos Coletivos de Nova Descoberta, Brasília Teimosa, Chão de Estrelas, Coelhos, Coqueiral, Piedade, UR-6/Ibura, UR-7/Várzea, Igarassu, Cabo e Várzea Fria (São Lourenço da Mata). Há turmas disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite. Os dias e horários variam de acordo com a disponibilidade da ONG.

“Os cursos do Coletivo são uma ótima oportunidade para os jovens de comunidades de baixa renda receberem uma formação voltada para o exercício de uma profissão. Além de aumentarem as chances de empregabilidade, eles exercitam a proatividade, desenvolvem a capacidade de resolverem problemas e fortalecem a autoestima”, comenta Deraldina Ramos, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Solar.BR Coca-Cola.

Ao longo da formação, os alunos da área de Varejo participam de atividades teóricas e práticas sobre empregabilidade, mercado e relacionamento. Assistem a palestras de profissionais de grandes empresas e participam de simulações de dinâmicas e entrevistas, além de utilizarem um game que simula as atividades de um mercado varejista. No final do curso, os jovens têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais. Já o curso de Logística e Produção prepara os jovens em temas imprescindíveis voltados para a operação das fábricas, tais como: produção, armazenagem, estocagem, manuseio e segurança.

Além de capacitar, o projeto também encaminha os jovens para processos de seleção em grandes empresas. Mais informações no site www.coletivococacola.com.br ou pelos telefones informados no quadro a seguir.

COLETIVO – O programa Coletivo, desenvolvido em parceria com o Instituto Coca-Cola, foi pioneiro no país por representar uma inovação no modelo de negócio com o diferencial de encaminhar os alunos para o mercado de trabalho e o desenvolvimento das comunidades de baixa renda. Presente em onze comunidades em Pernambuco, o Coletivo já formou mais de 3.000 jovens para o mercado. Muitos foram absorvidos em empresas parceiras ou na própria Solar.BR (franquia do Sistema Coca-Cola no estado). No Brasil, o Coletivo conta com mais de 500 unidades em 150 comunidades e já impactou mais de 70 mil pessoas.
Sobre a SolarBR - A Solar.BR é segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola Brasil e está entre as 15 maiores do mundo, além de ser a maior com capital nacional. A empresa nasceu da integração de três fabricantes (Norsa, Renosa e Guararapes) e opera, desde julho de 2013, em 12 estados do Brasil – toda a Região Nordeste, além de Mato Grosso e partes de Tocantins e de Goiás. 
Com sede em Fortaleza, possuiu mais de 16 mil funcionários, distribuídos em 13 fábricas e 34 centros de distribuição, produzindo e atendendo a oito segmentos do setor de bebidas não alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, néctares, refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. 
A empresa produz mais de 3 bilhões de litros de bebida/ano para atender a mais de 320 mil pontos de venda. 
Unidades, dias e horários onde os cursos do Coletivo Coca-Cola estão sendo oferecidos

Unidade
Vagas
Varejo
Vagas
Logística
PIEDADE
ONG: MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA - PIEDADE 
Rua José Bezerra Maia, 10 – Piedade.
Ao lado da Escola José Rodovalho.
Fone: 3474-8979 / 8493-9504
Isento de taxa de matrícula
120 
-
BRASÍLIA TEIMOSA
ONG: CENTRO ESCOLA MANGUE  
Rua Afrânio, 273 - Brasília Teimosa.
Na orla de Brasília Teimosa, antes do quiosque do Léo.
Fone: 3023.0294 / 3467.5489 / 8602.4580
Isento de taxa de matrícula
70 
50 
UR6-IBURA
ONG: CFPC - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADANIA  
Rua Frei Gaspar da Madre de Deus, 379 - Ibura UR-06
Fone: 3475-2495 / 8545.0382
Taxa de matrícula: R$ 10,00
 70
50
VÁRZEA FRIA
ONG: IAM - INSTITUTO ALBERTO MOURA 
Rua Assembleia de Deus, s/n. - Várzea Fria - São Lourenço da Mata.
Um semáforo antes da linha do trem. 
Fone: 3519.5022 / 8596-8288
Taxa de matrícula: R$ 25,00
70 
50
NOVA DESCOBERTA
ONG: CVC - CENTRO DE VIVÊNCIA CRISTÃ  
Rua Alto do Eucalipto, nº 20 - Vasco da Gama
Próximo a UPA de Nova Descoberta 
Fone: 8469-9478
Taxa de matrícula: R$25,00
 120
-
CHÃO DE ESTRELAS                                         
ONG: CENTRO COMUNITÁRIO CHÃO DE ESTRELAS 
Rua Dr. Elias Gomes, 3c A - Campina do Barreto.
Ao lado do posto de saúde.
Fone: 3498-0755 / 3443-5917
Taxa de matrícula: R$ 30,00
 120
-
COQUEIRAL
ONG: INSTITUTO SOLIDADE 
Rua Alcântara, 170 - Coqueiral.
Próximo à estação de metrô de Coqueiral
Fone: 3251-4480 / 8653-0678
Isento de taxa de matrícula
 120
-
UR7-VÁRZEA
ONG: MAIS - MOVIMENTO DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL
Rua José Antônio da Costa Filho, 13 A, Várzea (ONG).
Fone: 3484-9264
Isento de taxa de matrícula 
70
50
IGARASSU
ONG: Aldeias Infantis SOS Brasil
Rua Santina Gomes de Andrade, 30.
Fone: 3543-3898 / 8786-0487
Isento de taxa de matrícula
 120
-
COELHOS
ONG: MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA - COELHOS
Rua dos Coelhos, 317 - Boa Vista - Em frente ao prédio do IMIP
Fone: 3412-8989 / 8741-4091 
Isento de taxa de matrícula
120
-
CABO
ONG: ASSOCIAÇÃO BATISTA KÁRIS- CABO
Rua Anita Mendes, 26- COHAB- Cabo de Santo Agostinho.
Fone: 8332-1541 / 3521-1454
Isento de taxa de matrícula
 120
-





NO CLUBE 17, COM ENTRADA ABERTA AO PÚBLICO

Evento é gratuito e faz parte da semana de comemoração ao Dia das Mães.

Em comemoração ao Dia das Mães, o Clube 17, em Casa Forte, promove palestra especial com a psicoterapeuta e professora Ana Lúcia Rique, no próximo dia 05 de maio, às 20h, com entrada aberta ao público. A psicóloga vai apresentar o tema: A mulher moderna e seus papéis, envolvendo assuntos como o desafio da educação dos filhos, maternidade x profissão, além de virtudes e forças da mulher atual. A entrada é gratuita. Participe!


CLUBE 17: ​
Avenida Dezessete de Agosto, 2613 - Casa Forte.

tel: (81) 3033-171


 
Oficinas 

A UPA DE Barra de Jangada promove, desta terça (05/05) até a próxima sexta-feira, uma série de ações em comemoração ao Dia do Trabalhador. Na programação, oficinas de beleza e de saúde bucal, com foco nos funcionários da unidade. É uma parceria com a Mary Kay e a Sulamérica. 



CURSO FORMA PROFISSIONAIS DE COACHING, NO RECIFE


O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Nos próximos dias 15, 16 e 17 de maio, das 08h30 às 18h, o Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP), no Recife, promove o curso de Formação Profissional em Coaching, sob a coordenação do mestre Carlos Alecrim, um dos pioneiros em Coacnhing no Brasil e um dos profissionais mais experientes nessa áreaEstão programados exercícios práticos todos os dias. O objetivo desse encontro é a ampliação da consciência do coach, autoconhecimento, modelos de coach, processo de coaching, estados emocionais, auto-sabotagens e crenças, novos comportamentos e mobilidade. O Coaching é um dos mais eficazes processos para desenvolver pessoas e organizações, instrumento de desenvolvimento estratégico pessoal e profissional.  
Participe!


Informações
 IAP(81) 3221.3001










Nenhum comentário:

Postar um comentário