terça-feira, 5 de maio de 2015

Parabólica

Pena de prisão
é castigo social


A superlotação, as rebeliões, as entradas de armas, drogas, bebidas alcoólicas, assassinatos e total falta de estrutura dos presídios, no Estado, ganham o mundo e os noticiários internacionais. É também um problema, nos demais Estados, se é que isso serve de “consolo” para Pernambuco. Vejam o relato do juiz aposentado Adeildo Nunes: “Caro Robson: Em 28 de abril passado, defendi a minha tese de Doutorado em Direito junto à Universidade Lusíada de Lisboa, onde fui aprovado com distinção, orientada pela professora Maria Margarida Taveira, da Universidade de Lisboa. Em minha tese, tratei da pena de prisão no Brasil, que continua sendo equivalente à vingança social e a castigos físicos e morais aos condenados, quando a Constituição manda que seja equivalente à privação da liberdade.
A banca examinadora (com 8 professores) deixaram os portugueses alarmados com as condições das prisões brasileiras e com a forma com que o País trata seus presos. Fraterno abraço”.



Governo impotente...  

Foram 67 ônibus depredados, domingo passado, antes, durante e depois da final do Campeonato Pernambucano, no Estádio do Arruda, com 143 avarias nos coletivos. Janelas e portas quebradas,  alavancas de emergência arrancadas, assaltos e por aí vai.

André Nery/Arquivo 
 Exibindo A-Depredação.jpg
...assiste depredações - É um vandalismo, que se repete nos feriados, fins de semana e nos grandes eventos, numa prova da falta de autoridade do Governo do Estado. São galeras criminosas, agindo convictos de impunidade. E o Governo assiste de camarote.


Lixo e fedor 

Heloísa Mello/Cortesia   
Exibindo B-Canal podre.jpg

No Canal de Setúbal, no trecho entre as avenidas Fernando Simões Barbosa e Professor João Medeiros, em Boa Viagem, lixo e fedentina espantam quem passa nas proximidades. E uma vergonha para o turismo recifense.

Inclusão de... - A Câmara do Recife aprovou três projetos de Lei, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), e que promovem a inclusão de portadores de necessidades especiais. Um: a obrigatoriedade de provadores adaptados em lojas de roupas.

 ...deficientes - Dois: a instalação de caixas de atendimentos especiais nas agências bancárias do Recife. Três: a destinação preferencial de apartamentos térreos para deficientes e familiares que forem contempladas por programa municipal de habitação popular. 

Marquez - O acadêmico Lucilo Varejão Neto, secretário de Turismo e Cultura de Olinda e presidente da Academia Recifense de Letras, recebe, hoje, o escritor Conrado Zuluaga, que fala sobre “O Realismo Mágico de Gabriel Garcia Marquez”. A palestra será às 16h, na Prefeitura de Olinda. Zuluaga é especialista em Garcia Marquez



Mulher -
O Clube 17, em Casa Forte, promove a palestra “A mulher Moderna e seus Papéis”, hoje, às 20h, com a psicoterapeuta Ana Lúcia Rique. Entrada gratuita, tel.: 81.3033.1717.


Oficinas -
A UPA/Barra de Jangada realiza, de hoje até 6ª.-, em comemoração ao Dia do Trabalhador, oficinas de beleza e de saúde bucal para os funcionários. Apoio: Mary Kay e Sulamérica. 


Vagas -
O Centro de Ensino Grau Técnico abriu inscrições dos cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermagem e Eletrotécnica. Na Av. Conde da Boa Vista, 1509-A. Tel.: 4062.9222.




Design & Moda

A Reserva Comunicação e Design estará participando amanhã (quarta, dia 6) de uma rodada de negócios no Polo Têxtil de Caruaru. Estarão sendo realizados encontros com a IBB Botões, Etical Etiquetas, Polo Comercio de Caruaru, Fipe, Galzoni Jeans e Cavalheiro Camisaria. O objetivo é apresentar as ferramentas de design como diferencial competitivo para as empresas da área de confecção. Esta é uma ação do Núcleo da Cadeia Têxtil de Pernambuco e a Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign/PE).




Hoje (terça-feira - 05), às 10 horas, o Defensor Público Geral, Manoel Jerônimo, inaugura a sede da Coordenadoria de Planejamento e Gestão da Defensoria Pública de Pernambuco. A sede fica na Rua Gonçalves dias, 207, Boa Vista, Recife-PE. 
Nesta mesma data, às 14 horas, também será inaugurado o Auditório Defensor Público Thiago César Abrantes Olímpio, homenagem in memoriam. O auditório fica na sede da Defensoria Pública de Pernambuco, Rua Marquês do Amorim, 127, Recife-PE.






ILANA VENTURA ANIMA A TARDE DAS CRIANÇAS NA LIVRARIA PRAÇA DE CASA FORTE, SÁBADO, DIA 09 DE MAIO

Apresentação será em homenagem às mães e a entrada é gratuita.

Era uma vez...  A cantora Ilana Ventura apresenta uma maneira divertida  de contar histórias. Aliados à voz, que expressa toda sua musicalidade, os gestos, a entonação e o olhar prometem prender a atenção de crianças e adultos na apresentação exclusiva que fará na Livraria da Praça no dia 09 de maio, às 16h, em homenagem às mães. Saindo dos livros, os personagens ganharão vida. A temática envolverá o universo dos bichos, das cantigas de roda e das sensações de felicidade e amor que fortalecem a relação entre mães e filhos. Gratuito!

Participe!

​LIVRARIA PRAÇA DE CASA FORTE:​





Culinária
Para comemorar o Dia das Mães, o Camará, em Camaragibe, traz para o empreendimento ,entre os dias 12 e 15 de maio, a unidade móvel do Programa SESI Cozinha Brasil. Será oferecido um curso gratuito de culinária, com direito a certificado para quem comparecer  em pelo menos 75% das aulas. As inscrições podem ser feitas no local. Mais detalhes: (81) 3050-9050.

Obras de navegabilidade do Rio
Capibaribe completamente paradas

Recife - A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco visitou na manhã desta segunda-feira (04) as estações que integram o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe, no Recife. Lançado em 2012, o projeto deveria ter sido entregue à população no final do ano passado, mas hoje conta com apenas 25% de sua obra executada. Com isto, 300 mil passageiros deixam de utilizar o sistema hidroviário por mês.

De acordo com o líder da bancada de oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), os recursos federais para o projeto estão disponíveis e não são acessados por falhas no projeto de execução, de responsabilidade do Governo do Estado. “As informações que temos da Caixa Econômica Federal é que dinheiro tem, mas o que acontece é que o Estado não está executando a obra do jeito que deveria. Há pendências técnicas. Então é importante o Governo do Estado explicar à população porque a obra está encalhada”, afirmou.

Silvio diz que tornou-se uma justificativa recorrente do Governo Paulo Câmara jogar a culpa dos problemas do Estado para o âmbito federal, e que é importante que a população tenha clareza de que a gestão estadual tem dado claras demonstrações de que não está sabendo executar os projetos de mobilidade. “Além do projeto de navegabilidade do Capibaribe, que já conta com recursos em caixa, temos testemunhado a lentidão na entrega de obras como os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, o próprio Túnel da Abolição que foi entregue com falhas, e os terminais integrados de passageiros”, lista.



Crédito das fotos: Bancada de Oposição/Alepe
O parlamentar reforça que o Estado precisa dar mais celeridade na execução da obra, destravando pontos como a liberação das licenças ambientais pendentes e as desapropriações. “O Estado precisa ser mais ágil, pois a cidade está travada, com um trânsito caótico, e estamos perdendo a oportunidade de utilizar uma alternativa inteligente de transporte”, cobrou.

A bancada de oposição visitou duas das cinco estações de embarque e desembarque previstas pelo projeto no Rio Capibaribe. “Na BR-101, na altura do supermercado Atacadão, não é possível identificar nada que lembre sequer o início das obras. No Derby, há algumas estacas que parecem ser a fundação das estações”, relata o deputado estadual Julio Cavalcanti (PTB).

O projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe está orçado em R$ 289 milhões. Deste total, R$ 190 milhões serão decorrentes de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), por meio do PAC Mobilidade.


ESCOLA DE IDIOMAS CNA E UNICAP FECHAM PARCERIA

A Escola de Idiomas CNA, sob a direção pedagógica de Annie Bittencourt, fechou parceria com a Universidade Católica de Pernambuco para implantação do curso de Especialização do Departamento de Letras. O CNA está dando consultoria à Unicap para criação do Laboratório de Estações de Aprendizagem e na implantação das disciplinas para a Especialização em Uso de Tecnologias no ensino de idiomas. Através desta parceria, os alunos da graduação em Letras e da Especialização irão aprender, na prática, como se deve dar uma aula de língua estrangeira, utilizando novas tecnologias.


ass_keila_2015

Nota de Esclarecimento - PLE 08/2015

Entrada
x

Imprensa Liderança de Governo liderancagovcmr@gmail.com

20:56 (Há 13 horas)
para Cco:mim
NOTA

A Liderança da Bancada de Governo na Câmara Municipal do Recife esclarece que o Projeto de Lei que trata do Plano Específico para área do Cais José Estelita, Cais de Santa Rita e Cabanga, aprovado hoje por unanimidade na Câmara Municipal, foi objeto de amplo debate com a sociedade. Seja no Conselho da Cidade, onde passou por quatro reuniões e por uma Audiência Pública, que contou com centenas de participantes, findando com votação unânime favorável ao Projeto. Assim como na Câmara Municipal, onde tramitou por 42 dias, tendo inclusive sido debatido em mais uma Audiência Pública, convocada pela Liderança de Governo.

Durante a sua tramitação na Câmara Municipal, o projeto respeitou todos os trâmites e prazos regimentais e foi apreciado em quatro comissões temáticas da casa, sendo elas: Comissão de Legislação e Justiça, Comissão de Finanças e Orçamento, Comissão de Meio Ambiente Trânsito e Transportes e Comissão de Obras e Planejamento Urbano. Todas deram pareceres favoráveis ao Projeto.  O Projeto foi debatido ainda em reuniões públicas e reuniões técnicas nos seios das Comissões, incluindo a participação do corpo técnico da Prefeitura do Recife, o que contribuiu para a elaboração dos pareceres. 

Desta forma, temos o entendimento que os debates e as discussões seguiram o mais democrático espaço de participação. Sua aprovação na Câmara e o posicionamento favorável do Conselho da Cidade, ambos por unânimidade, demonstram que o Projeto traz benefícios significativos para o Recife.






Nenhum comentário:

Postar um comentário