quarta-feira, 6 de maio de 2015

Parabólica


Broncas afetam
o dia a dia das...

O aumento dos casos de dengue e a falta de mobilidade, no Bairro de Candeias, em Jaboatão, são problemas diários e preocupam o leitor Francisco Sampaio e mais um monte de cidadãos. Na Avenida  Bernardo Vieira, por exemplo, não há sinalização horizontal e vertical, faixas de pedestres, placas de limites de velocidade e fotossensores. “A via, após às 22h, vira pista de corrida de motos poderosas, num barulho infernal e que perturba a paz, principalmente, de crianças e idosos. Não existe fiscalização eficiente dos agentes de trânsito. O leitor cita que as calçadas, que são um caso à parte, não permitem a mobilidade de portadores de necessidades especiais. “Além disso, há o costume de ‘privatizar’ as calçadas por donos de bares, restaurantes, bancas de revistas e de uma infinidade de vendedores ambulantes. Não sou contra esses empreendedores, só peço que o trabalho seja controlado pensando na mobilidade das pessoas. Assim, todos saem ganhando”, alerta Sampaio. Morador de Candeias, o leitor diz que, em 30 de março, enviou um email para dois gestores de secretarias da prefeitura sugerindo melhorias. - Tão necessárias, mas inexistentes, e nunca recebi resposta. O poder público abandonou Candeias, desabafa.

 ...pessoas em Candeias  

Francisco  Sampaio/Cortesia Exibindo C-Carros.jpg 

Outro problema grave, relatado por Francisco Sampaio, é a quantidade grande de carros abandonados nas via, como na Rua  Balbina Menelau, e que são criadouros da dengue. Na Bernardo Vieira de Melo, em frente ao nº 5.388, tem um Clio, abandonado desde 2013.



Pra frente, Recife! - Mais emprego e mais beleza para a Cidade com a aprovação do Projeto Novo Recife (Cais José Estelita, Cais de Santa Rita e Cabanga). Os contra são meia-dúzia de gatos pingados, que não empregam ninguém e não querem o progresso do Recife.


Defensoria: sede e... - Ontem de manhã, o defensor público Geral, Manoel Jerônimo, inaugurou a sede da Coordenadoria de Planejamento e Gestão da Defensoria Pública de Pernambuco. Fica na Rua Gonçalves Dias, 207, na Boa Vista. 

 Cortesia     
 Exibindo Defensoria.jpg

...auditório - E à tarde, inaugurou o “Auditório Defensor Público Thiago César Abrantes Olímpio” (homenagem póstuma), na sede da Defensoria Pública de Pernambuco, na Rua Marquês do Amorim, 127, na Boa Vista.

“Cinquentinha” - A pedido do vereador Jesuíno Araújo (PSDB), a Câmara Municipal de Olinda realiza, hoje, às 9h, audiência pública para discutir a situação das chamadas “Cinquentinha”. Além das irregularidades cometidas pelos condutores, a prefeitura falha na fiscalização.


...na berlinda - Recife, Jaboatão e Caruaru já discutem, com o Detran-PE, o emplacamento dessas motos. “Frequentemente, vemos infrações graves dos que guiam esses veículos, como avanços de sinal, uso da calçada e até mesmo atropelamentos. Sem que ninguém seja punido, pois, não há um cadastramento", alerta Jesuíno.



Conserto -
Em resposta à leitora Maria das Neves, a Compesa informa que  consertou o vazamento, na Rua Missionário Joel Carlson, em frente ao número 365, na Imbiribeira. Muito bem!


Festejar´-
Profissionais do setor de festas podem participar, hoje e amanhã, das 16h às 22h, da Mostra Festejar, no Les Anis Recepções & Buffet, em Setúbal. Entrada: 10,00 e tel.: 3462.9696.


Motoristas -
A Prefeitura de Paulista e o Sest/Senat oferecem, de graça, curso com 50 vagas para motoristas, e para moradores da cidade. Inscrições: Rua da Aurora, 1.006, Bairro da Aurora.




Maio Amarelo 2015

Começou no dia 1º de Maio o movimento “Maio Amarelo” em Pernambuco. A ação que é desenvolvida pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, tendo como foco mobilizar as pessoas para discutir o tema e promover a conscientização para um motorista mais responsável e que dirija com segurança.

 Até o dia 31 de Maio Coordenação de Educação de Trânsito do órgão estará promovendo ações para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista.

 Ribeiro disse ainda que, para mobilizar a sociedade, em prol da educação e da conscientização no trânsito, firmamos parceria com empresas públicas e privadas; principais setores que compõem a estrutura de trânsito e transportes do Estado, as Secretarias das Cidades, Saúde e Educação, Consorcio Grande Recife, e associações que representam as concessionárias de rodovias, montadoras de veículos e de motocicletas, Rotary Clube, Federação de Seguros, entidades credenciadas para educação de trânsito, instituições de ensino superior, além das entidades técnicas especializadas em trânsito e segurança. 

A intensão do diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, é que o Maio Amarelo seja refletido nos pontos principais da cidade e que um maior número de pessoas usem um fitilho amarelo como símbolo do movimento internacional, porque motorista bem educado, é motorista consciente.  

Por que Maio Amarelo?
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo

Dados estatísticos:
- Em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito em PE, sendo 34.288 com motos (75%) - Fonte Secretaria de Saúde;
- Um paciente de acidente grave de trânsito pode gerar, em média, um gasto hospitalar de R$ 230 mil – Fonte Secretaria de Saúde;
- As multas mais cometidas em 2014 (703 mil) transitar em velocidade superior a máxima permitida, em segundo lugar está avanço de sinal vermelho; Fonte – DETRAN;
- A maior incidência de acidentes ocorre entra 17hs e 20hs, representando 23% do total, seguido do período da tarde com 21%. Fonte – Líder – DPVAT;
- No Brasil, as vítimas são jovens entre 18 a 34 anos (52%), do sexo masculino (75%);


Bancada de oposição dialoga com Servidores do Estado

Objetivo é contribuir com categorias na mesa de negociação com o Estado e discutir a valorização profissional e qualidade dos serviços públicos prestados à população

(Em anexo, reivindicações apresentadas por servidores de diversos órgãos)

Recife - A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco se reuniu nesta terça-feira (05) com representantes do Sindicato dos Servidores de Pernambuco (SINDSERPE). O encontro teve o objetivo de abrir um diálogo entre a categoria e os parlamentares, principalmente na perspectiva da discussão sobre o reajuste dos servidores, que será iniciado neste mês de maio, na mesa de negociação com o Governo do Estado.

“Tendo em vista esse processo de negociação, quando os trabalhadores das mais diversas áreas do Estado colocam na mesa as suas perspectivas de reajuste salarial, mas também demandas que passam pela valorização profissional, quisemos ouvir o SINDSERPE. Estamos nos inteirando da realidade dos servidores públicos e também nos colocando à disposição das categorias para contribuir com este processo de negociação”, adiantou o líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho (PTB). Além dele, participaram do encontro os deputados Socorro Pimentel (PSL), Teresa Leitão (PT) e Edilson Silva (PSOL).

De acordo com Silvio Costa Filho, neste primeiro encontro já foi possível concluir que, ao longo dos últimos anos, o Governo do Estado criou muitas expectativas para os servidores públicos, mas pouco fez em relação à valorização destes trabalhadores.

“Foram muitas as expectativas criadas, mas muitas foram frustradas. Ao longo dos últimos oito anos, e já agora na gestão Paulo Câmara, as políticas de valorização do servidor têm sido insuficientes. O que se vê é um modelo de gestão que valoriza a contratação temporária, através das terceirizações. Temos exemplos claros disto em áreas como educação e saúde”, afirma, lembrando que o Governo do Estado já sinalizou que não vai realizar novos concursos públicos ou convocar os já aprovados.

Para Silvio, discutir a situação do servidor é também tratar da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população de Pernambuco. O parlamentar antecipa que na reunião já foram definidos temas para três audiências públicas na Assembleia, em datas a serem definidas.


Crédito da foto: Bancada de Oposição/Alepe

Exibindo Encontro com o SINDSERPE.jpg

Um dos debates tratará do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores (Sassepe), que tem recebido queixas constantes dos usuários. A outra audiência será sobre a realidade dos servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) e, por fim, será realizada uma ampla discussão sobre as condições de trabalho e salários dos servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

O presidente do SINDSERPE, Renilson Oliveira, avaliou o encontro como positivo e disse que nas próximas reuniões será levada ao conhecimento dos parlamentares a pauta detalhada de reivindicações das mais diversas áreas, a exemplo dos servidores do DER-PE, Fundarpe, Funase, da Secretária de Planejamento e Gestão (SEPLAG), dentre outras. “Vamos iniciar agora um processo de negociação com o Governo do Estado e ter este canal de diálogo com um grupo expressivo de deputados da Assembleia Legislativa nos dá a oportunidade de apresentar com ainda mais clareza as nossas reivindicações e fortalece nossos posicionamentos. É importante termos esta alternativa de diálogo diante das dificuldades que poderemos encontrar na mesa de negociação”, observa.


FORMATURA ALUSIVA AO DIA DA VITÓRIA


O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizará, no dia 08 de maio, às 10h00, solenidade comemorativa do Dia da Vitória, encerrando as comemorações dos 70 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. O evento contará com um desfile cívico-militar, no Parque Treze de Maio, ao lado do Monumento aos Pernambucanos Mortos (Monumento aos Pracinhas), inaugurado em 2014.
Na ocasião, serão homenageadas personalidades e instituições parceiras que colaboraram com as comemorações alusivas à data. Cerca de 40 personalidades civis e militares receberão Diplomas FEB 70 anos.

A atividade, aberta ao público, conta com o apoio da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB-PE) e da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORE). Estarão presentes à cerimônia Veteranos da Segunda Guerra Mundial, Integrantes da 1ª Força de Paz da ONU (Batalhão de Suez/1956) e Grupamento Histórico Aspirante Francisco Mega.

No Recife, as comemorações dos 70 anos da FEB iniciaram no ano de 2014, com formatura que celebrou o Batismo de Fogo e a reinauguração do Monumento aos Pracinhas, restaurado pela Prefeitura Municipal da Cidade do Recife.



FEB 70 ANOS – EM DEFESA DOS IDEAIS DE LIBERDADE E DEMOCRACIA”


Informações para imprensa:
Seção de Comunicação Social do CMNE (2129-6125/6135)

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CMNE


 Comando Militar do Nordeste

       BR 232, Km 07, Curado
        50.950-000 - Recife/PE

 Seção de Comunicação Social
        cmne@ccomsex.eb.mil.br
      cmne_acs@yahoo.com.br
           2129-6135/6125


Fisioterapia respiratória ajuda o bebê a respirar melhor

Entrada
x

Keila Vasconcelos

Anexos14:42 (Há 18 horas)
para Keila
http://www.qualykids.com.br/wp-content/uploads/2014/08/fisio-resp.jpg


Fisioterapia respiratória ajuda o bebê a respirar melhor
 empresário e fisioterapeuta Régis Ferraz, da Recimed Soluções em Saúde, no Recife, informa que, com a chegada do inverno, aumentam os casos de crianças e bebês com problemas pulmonares. Segundo ele, a especialidade fisioterapia respiratória pode melhorar significativamente este quadro e os diversos sintomas que dificultam a respiração, causados pelas doenças de inverno.


 ass_keila_2015

INSCRIÇÕES ABERTAS

ENDORECIFE 2015 E CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ENDOCRINOLOGIA - COLAEN ACONTECEM EM PORTO DE GALINHAS

Eventos estão entre os mais importantes da área no país. Incrições estão abertas.

Estão abertas as inscrições para o  EndoRecife 2015 e o Colaen - Congresso Latinoamericano de Endocrinologia , que acontecem de 20 a 23 de maio, no Enotel Convention, em  Porto de Galinhas. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional PE e da Federação Latinoamericana de Endocrinologia. Temas diversos, como diabetes, osteoporose, tireoide, dislipidemia, endocrinologia pediátrica, obesidade, cirurgia bariátrica, neuroendocrinologia, entre outros, estarão em pauta. O COLAEN 2015 tem o apoio da International Society of Endocrinology (ISE).  À frente dos congressos, os médicos pernambucanos Maria Amazonas (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Pernambuco) e Ruy Lyra (Federação Latino Americana de Endocrinología)Entre os convidados internacionais, Jane Reush (EUA), Pablo Omelanczuk (Argentina), Aart Van der Lely (Netherlands), Bart Clarke (USA), citando alguns. 





DEPUTADO JOÃO EUDES INSTALA FRENTE PARLAMENTAR DE RECURSOS HÍDRICOS

O lançamento da Frente ocorrerá em Pesqueira, com a participação de vários deputados estaduais.

O deputado estadual João Eudes (PRP) lidera caravana de parlamentares pernambucanos, em viagem ao município de Pesqueira nesta quinta-feira (07), onde será lançada a Frente Parlamentar de Soluções para Recursos Hídricos, em evento que ocorre das 09h às 13h, no hotel Estação Cruzeiro. Criada através do Ato Administrativo da Alepe nº 132/2015, a Frente tem como objetivo lançar propostas e ações que contribuam para minimizar a grave crise hídrica que afeta todo o país, principalmente a região Nordeste.


A Frente Parlamentar de Soluções para Recursos Hídricos foi lançada pelo deputado João Eudes e aprovada em plenário, no dia 24 de fevereiro. Ex. prefeito de Pesqueira, João Eudes, que é o coordenador geral da Frente, conhece bem as consequências históricas da seca, que vitimiza a população do Agreste e Sertão de Pernambuco. Através da Frente os deputados pretendem encontrar formas de combater a escassez de água na região, de forma mais efetiva.


Participarão do evento de instalação, os deputados que integram da Frente Eduíno Brito (PHS), Julio Cavalcanti (PTB), Lucas Ramos (PSB), Priscila Krause (DEM), Ricardo Costa (PMDB) e Tony Gel (PMDB), além de André Ferreira (PMDB), Beto Accioly (PSD) e  Rodrigo  Novaes (PSD), que estarão presentes como deputados convidados.


Assessoria de Imprensa deputado João Eudes (PRP)
Patrícia Braga - Assessora - DRT 1669
Fones - 9247-3884 / 9801-2970 


Ipojuca reforça o dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual com teatro na rua   

A prefeitura do Ipojuca através da Secretaria de Bem Estar Social (SEBES), desde o dia 16 de março, promove  as oficinas dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O intuito é ocupar o tempo ocioso das crianças, adolescentes e idosos do Ipojuca oferecendo oportunidade com arte e recreação.

Com o objetivo de celebrar o dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, próximo dia 18, a SEBES promove um grande mutirão de teatro em espaços públicos dos distritos ipojucanos. No horário da manhã, os contemplados serão Ipojuca-Sede e Nossa Senhora do Ó e no período da tarde,  em Porto de Galinhas e Camela, com a encenação da peça, “Faça Bonito, Solte Sua Voz, Disque 100”. O número é para denuncia de casos de abuso e exploração ou qualquer violação aos direitos humanos. Dessa forma, a gestão municipal informa a população através do entretenimento na rua,  com uma linguagem de fácil acesso.

A prefeitura promove  como rotina, cursos, como teatro, percussão, dança, pintura em tela, reciclagem e biscuit utilitário e programa-se para encerrar o círculo no dia 19 de junho. Nesta data, será celebrado um grande arraial junino. A festa vai reunir os trabalhos envolvidos e terá como foco,  a integração dos participantes das oficinas de arte, recreação e lazer.

Ao final do ano, como de costume, será apresentada uma grandiosa exposição, onde estarão em mostra todos os trabalhos desenvolvidos pelas oficinas no decorrer do ano. As programações contemplam os usuários dos benefícios sociais do Ipojuca. 


Semana Literária movimenta crianças da LBV no 

incentivo à leitura

Recife, PE — A Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, no mês de abril, uma 

série de atividades lúdicas, artísticas e literárias para celebrar o Dia Nacional 

do Livro Infantil. O projeto especial foi direcionado a meninas e meninos que 

integram o programa Criança: Futuro no Presente!.

A semana literária foi aberta com uma oficina ministrada pela escritora Socorro 

Miranda. Na oportunidade, a visitante contou às crianças histórias educativas e 

lendas do folclore brasileiro que mostravam a importância de preservar o Meio 

Ambiente. “Nossas lendas e contos promovem o despertar à leitura e contribui 

para a consciência socioambiental. O folclore brasileiro é riquíssimo de 

histórias da floresta e de comportamento humano”, explicou.



A jornalista e contadora de histórias, Ilana Ventura, também participou da ação 

da LBV. Caracterizada de Chapeuzinho Vermelho, ela interagiu com a garotada 

e entoou, com o apoio dos pequenos, diversas músicas baseadas em 

conhecidas histórias infantis. O objetivo da iniciativa? Provar que a leitura pode 

ser incentivada de diferentes maneiras.

“Vim doar um pouquinho do meu trabalho e saio abastecida com tanto amor. A 

LBV está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, principalmente o incentivo à 

leitura e às artes", destacou Ilana.

BRINCANDO DE AUTORES

Na LBV, o trabalho de promoção de leitura conta com várias estratégias 

lúdicas. E uma da maneira interessante encontrada pela Instituição para 

aproximar ainda mais seus atendidos do universo literário foi promover, durante 

a semana especial, uma oficina de criação de livros.

A proposta animou as crianças e os adolescentes, que não economizaram na 

criatividade para escreverem seus contos. Os mais desinibidos fizeram questão 

de ler a própria criação para os colegas e educadoras. “Gosto muito de ler e 

escrever. Minha história fala do amor aos meus colegas e do amor de Jesus 

para com todos nós”, afirmou a pequena Diana, 8 anos. Ela contou para a 

turma a história “A Menina e os Corações”.

Semana Literária movimenta crianças da LBV no 

incentivo à leitura

Recife, PE — A Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, no mês de abril, uma 

série de atividades lúdicas, artísticas e literárias para celebrar o Dia Nacional 

do Livro Infantil. O projeto especial foi direcionado a meninas e meninos que 

integram o programa Criança: Futuro no Presente!.

A semana literária foi aberta com uma oficina ministrada pela escritora Socorro 

Miranda. Na oportunidade, a visitante contou às crianças histórias educativas e 

lendas do folclore brasileiro que mostravam a importância de preservar o Meio 

Ambiente. “Nossas lendas e contos promovem o despertar à leitura e contribui 

para a consciência socioambiental. O folclore brasileiro é riquíssimo de 

histórias da floresta e de comportamento humano”, explicou.

A jornalista e contadora de histórias, Ilana Ventura, também participou da ação 

da LBV. Caracterizada de Chapeuzinho Vermelho, ela interagiu com a garotada 

e entoou, com o apoio dos pequenos, diversas músicas baseadas em 

conhecidas histórias infantis. O objetivo da iniciativa? Provar que a leitura pode 

ser incentivada de diferentes maneiras.

“Vim doar um pouquinho do meu trabalho e saio abastecida com tanto amor. A 

LBV está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, principalmente o incentivo à 

leitura e às artes", destacou Ilana.

BRINCANDO DE AUTORES

Na LBV, o trabalho de promoção de leitura conta com várias estratégias 

lúdicas. E uma da maneira interessante encontrada pela Instituição para 

aproximar ainda mais seus atendidos do universo literário foi promover, durante 

a semana especial, uma oficina de criação de livros.

A proposta animou as crianças e os adolescentes, que não economizaram na 

criatividade para escreverem seus contos. Os mais desinibidos fizeram questão 

de ler a própria criação para os colegas e educadoras. “Gosto muito de ler e 

escrever. Minha história fala do amor aos meus colegas e do amor de Jesus 

para com todos nós”, afirmou a pequena Diana, 8 anos. Ela contou para a 

turma a história “A Menina e os Corações”.

Para fechar a semana literária, a escritora Bernadete Serpa também ministrou 

uma contação de histórias. De maneira lúdica e divertida, a Amiga de Boa 

Vontade trabalhou a imaginação e o senso crítico dos participantes. “A LBV faz 

um trabalho maravilhoso de incentivo à leitura, alimentação e o mais importante 

dá carinho e afeto a todas essas crianças. Contem sempre comigo. A LBV está 

de parabéns!", declarou.

Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa 

Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras 

informações, ligue: (81) 3413-8600.

Para fechar a semana literária, a escritora Bernadete Serpa também ministrou 

uma contação de histórias. De maneira lúdica e divertida, a Amiga de Boa 

Vontade trabalhou a imaginação e o senso crítico dos participantes. “A LBV faz 

um trabalho maravilhoso de incentivo à leitura, alimentação e o mais importante 

dá carinho e afeto a todas essas crianças. Contem sempre comigo. A LBV está 

de parabéns!", declarou.

Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa 

Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras 

informações, ligue: (81) 3413-8600.







Nenhum comentário:

Postar um comentário