quinta-feira, 7 de maio de 2015

Parabólica



Presídios viraram
ou não viraram a...

Leiam bem: “A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que realizou uma revista, na manhã de terça-feira passada, no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado. A ação foi coordenada pela Superintendência de Segurança Penitenciária e realizada pelos agentes penitenciários das unidades e do Grupo de Operações de Segurança da Seres (GOS). Na ação foram encontrados os seguintes materiais: 7 celulares e 9 carregadores, 3 fones de ouvido, 3 barrotes de madeira, 1 corda artesanal (“Teresa”), 6 facões industriais, 10 facas industriais e 2 artesanais, 1 machado artesanal, 132 papelotes de maconha, 260 gramas de maconha, 38 papelotes de crack, 3 litros de cola de sapateiro, 4 litros de cachaça artesanal, 93 comprimidos psicotrópicos e 1 cachimbo”. No dia 24 de abril passado, a Seres fez idêntica vistoria, no Pavilhão A, da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, e fez apreensões bem semelhantes. As revistas da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) mostram a facilidade com que armas, drogas e outros objetos entram nas prisões. E, ao mesmo tempo, a fragilidade do sistema carcerário do Estado.



...“Casa de Mãe-Joana”?       

Divulgação
     

É de se perguntar: Que sistema de segurança é este que, em todas as revistas, é encontrado farto material (foto)? Como os presos recebem tudo isso? É ou não, a prova inconteste da fragilidade das penitenciárias? Ou, então, viraram de vez, a “Casa de Mãe-Joana”?  


Crateras e mais crateras - A retirada de cerca de R$ 7,5 milhões do orçamento da Secretaria de Transportes recebeu críticas do deputado Júlio Cavalcanti. Os recursos seriam destinados à restauração e melhoramento de estradas no Estado. E haja crateras.


É vergonhoso

Genival Paparazzi/Cortesia  
Esta parada de ônibus com as obras inacabadas, na Avenida Conde da Boa Vista, em frente à Fafire, é usada como dormitório para os moradores de rua. Lixo, restos de comida, fezes e urina tornam o local insuportável.


Esgoto - A Compesa informa que não identificou irregularidade, na rede de esgoto da Rua Pará, em Jardim Brasil I. O vazamento está relacionado ao sistema de drenagem, que não é operado por ela. Então, é com a Prefeitura de Olinda.



É pau! - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS), da Prefeitura do Recife, arregaçou as mangas e fiscaliza o som alto dos estabelecimentos comerciais, na área central da Cidade. A operação começa pela manhã e não tem choro nem vela.


Vitória - O Comando Militar do Nordeste (CMNE) comemora, amanhã, às 10h, o Dia da Vitória, encerrando as comemorações dos 70 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª. Guerra Mundial. Com desfile cívico-militar, no Parque Treze de Maio, ao lado do Monumento aos Pernambucanos Mortos (Monumento aos Pracinhas).




Taxistas -

Prorrogado, até o dia 29, o recadastramento anual dos táxis de Paulista. Na Secretaria de Mobilidade e Transporte, na Travessa da Mangueira, 5, no Centro, das 8h às 13h, de 2ª. a 6ª.-feira.


Mamães -
A Faculdade Joaquim Nabuco/Recife comemora o Dia das Mães, hoje, de manhã e à noite, oferecendo massoterapia, estética facial e corporal e orientação de saúde. De graça.

Coaching -
O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) realiza Curso de Formação Profissional em Coaching (desenvolvimento pessoal e profissional). Tel.: 81.3221.3001 e www.iapcursos.com.br


Ação Social Suape com as cores da Iquine

Consciente da sua responsabilidade social, a Iquine apoia a Ação Social Suape, iniciativa responsável pelo projeto de reforma da Escola José Clarindo Gomes, localizada na região de Suape, Litoral Sul de Pernambuco. A indústria pernambucana fornecerá todas as tintas necessárias para a pintura da unidade de ensino. A Ação Social Suape consiste na junção dos programas do Projeto Casa da Criança, aplicados de forma continuada na região de Suape, abrangendo diversas ações e gerando forte impacto social.



Reed Exhibitions Alcantara Machado será homenageada pela ADVB PE

A Reed Exhibitions Alcantara Machado será a organização homenageada em evento realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Pernambuco - ADVB PE para destacar o setor de turismo de negócios. A homenagem acontece na próxima terça-feira (12), às 19h, no Hotel Golden Tulip, localizado no Bairro de Boa Viagem, em Recife, durante o evento Happy Hour Empresarial, promovido pela ADVB PE.  O evento contará com a presença do presidente da Reed Exhibitions Alcatara Machado no Brasil, Juan Pablo de Vera. A diretora Regional Tatiana Menezes acompanhará o Presidente durante a cerimônia. Na ocasião Juan falará sobre o mercado de grande feiras  como Vetor de Desenvolvimento.



FREI DAMIÃO SILVA REALIZA SHOW NA PRAIA DO PINA,
 EM PROL DA FAZENDA ESPERANÇA


A praia do Pina, na capital, recebe show do frei Damião Silva, conhecido pelo seu carisma e trabalhos sociais na Arquidiocese de Olinda e Recife, no próximo dia 09 de maio, em prol da Fazenda Esperança, que cuida da recuperação de dependentes químicos. O evento inicia às 15h. Aberto ao público! Confira!

Exibindo frei.jpg
Frei Damião Silva

Administrador da Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, onde desenvolve suas atividades paroquiais e pastorais, frei Damião também está à frente do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no antigo Colégio Nóbrega, com missa nas quintas-feiras, às 19h. 

Para ajudar a Fazenda Esperança, os fiéis podem adquirir uma camisa no valor de R$ 20, que está à venda em quiosque no Shopping RioMar, no térreo, e em todas as paróquias do Recife.




Ipojuca recebe novo CAPS 
para transtornos mentais

No mês que marca a Luta Antimanicomial em todo Brasil, a prefeitura do Ipojuca reforça ainda mais o compromisso com a política de Saúde Mental no município. 

O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana inaugura o novo Centro de Assistência Psicossocial (CAPS II), garantindo atendimento humanizado e de resolutividade aos ipojucanos. A inauguração é amanhã (08), às 10h,  na sede da unidade localizada na Avenida Francisco Alves Souza, 138, no centro.

A unidade é a primeira da rede especializada em saúde mental e conta uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, além do pessoal do administrativo, segurança e limpeza.



Reinauguração do busto Nelcy Campos prevista para maio

Após 20 dias de restauração, o busto do prático da barra Nelcy da Silva Campos está pronto para ser recolocado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife. O trabalho de reparação foi feito pelo escultor pernambucano Demétrio Albuquerque, que também foi o criador da obra, instalada na Praça do Marco Zero, em setembro de 2003. Naquela ocasião, Nelcy Campos foi homenageado pelo 3º Distrito Naval da Marinha, em uma cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Marítimo. A previsão é de que a escultura seja reinaugurada neste mês de maio.

Com cerca de 25 quilos, esculpida em resina e pó de mármore, a escultura de 80 centímetros que retrata o busto de Nelcy Campos recebeu um tratamento especial, delicado e minucioso. O artista Demétrio Albuquerque se debruçou, principalmente, na limpeza da fuligem provocada pelo escamento dos veículos que ficou incrustada na obra.



Para o artista, o resultado do seu trabalho lhe rendeu orgulho e satisfação. Apesar de não conhecer a história do então Prático da Barra (espécie de guia para embarcações), Demétrio passou a admirar a determinação e o feito de Nelcy Campos, que salvou o Recife de uma explosão de um petroleiro que estava em chamas no parque de Tancagem do Brum. “Muitas vezes não conhecemos a figura nem a biografia daqueles que retratamos em esculturas. Contudo, eu me surpreendi, não apenas com a coragem de Nelcy Campos, mas também com a atitude independente dele, que tomou a decisão solitária de evitar uma possível catástrofe”, reverencia.

Registro histórico
O próximo dia 12 de maio é a data em que o feito heróico do prático Nelcy Campos completará os 30 anos. Em 1985, ele rebocou para longe da costa o navio petroleiro Jatobá, que pegou fogo e cujas chamas ameaçavam explodir o Parque de Tancagem do Brum, onde estavam armazenados 153 mil metros cúbicos de produtos inflamáveis.

A situação de risco começou por volta da 1h30 da madrugada de um domingo, quando um dos três tanques do navio explodiu, deixando a embarcação em chamas. Atracado no Porto do Recife, o petroleiro carregava 1.500 toneladas de gás butano, conhecido como gás de cozinha.

O pior é que o incêndio e as explosões em série poderiam atingir o Parque de Tancagem do Brum, que estava a 500 metros do petroleiro e armazenava mais de cento e cinqüenta mil metros cúbicos de produtos inflamáveis. De acordo com os técnicos, uma explosão no local destruiria tudo num raio de cinco quilômetros, atingindo os bairros de Santo Antônio, Recife Antigo, Boa Vista, Brasília Teimosa e Pina.

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros do Recife foi mobilizado para combater o incêndio, mas os homens não conseguiram debelar as chamas, que chegavam a 20 metros de altura. A situação era tão grave que o então governador de Pernambuco, Roberto Magalhães, foi acordado às presas e teve que deixar o Palácio do Campo das Princesas, onde morava, localizado no Bairro da Boa Vista.

Foi nessa situação que o prático da barra Nelcy da Silva Campos, então com 54 anos, foi chamado às pressas em sua casa pelas autoridades responsáveis pela Capitania dos Portos. Ele chegou ao porto por volta das duas horas da manhã e, com a ajuda de alguns auxiliares, começou um perigoso trabalho. Distribuindo as ordens, chegou a serrar dois dos nove cabos do navio petroleiro, que estava ancorado no Armazém A-1.

Um desses cabos, que foi amarrado a outro de 200 metros, serviu para prender o petroleiro no reboque Saveiro. Para que a saída do Jatobá fosse possível também foi preciso movimentar os navios que estavam na frente e atrás dele. Só depois desse difícil trabalho, a embarcação em chamas pode ser rebocada para alto mar, onde não representava mais perigo para os recifenses. O petroleiro foi deixado à deriva a aproximadamente cinco quilômetros da costa.

Ao voltar ao porto, já na manhã da segunda-feira, dia 13 de maio, Nelcy Campos foi recepcionado pelo governador Roberto Magalhães, pelos amigos e pela família, que esperava ansiosa. Ao chegar, ele declarou: “Nunca me vi em situação tão difícil e perigosa, mas pensei logo na população. Mesmo sabendo que poderia morrer, parti para a operação”.

Nelcy da Silva Campos nasceu no Recife no dia 21 de janeiro de 1931. Trabalhou durante 25 anos como prático, ofício que aprendeu com o pai. Morreu no dia 27 de setembro de 1990, de causas naturais.


Prefeitura do Ipojuca fornece novos
 equipamentos do "Praia Sem Barreiras"

Nesta quinta-feira (07), às 10h, a Secretaria de Turismo e Cultura do Ipojuca (Setuc) entrega quatro novas cadeiras anfíbias e duas esteiras de acesso ao mar ao “Praia Sem Barreiras”. Os equipamentos servem de reforço para a execução do Projeto, na praia de Porto de Galinhas.

Exibindo Praia sem Barreiras (2).JPG

A iniciativa faz parte do programa “Turismo Acessível” e conta com o apoio da Empetur. Enquanto houver maré baixa, a gestão municipal oferta o “Praia Sem Barreiras” na praça das Piscinas Naturais, proporcionando às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida o acesso à praia com banho de mar assistido, passeio de jangada e o mergulho adaptado


ESCOLA DE IDIOMAS SELECIONA PROFESSORES DE INGLÊS


As seis escolas CNA em Recife e Olinda, por estarem em processo de expansão, selecionam novos professores de inglês. Os interessados deverão enviar seus currículos para annie.bittencourt@cna.com.br e posteriormente telefonar para a Catharine, no 3032-0654, entre 13h e 20h, para agendar um horário em que possam comparecer à Central Pedagógica do CNA Recife, a fim de para fazer o teste escrito on line de candidato professor.

O CNA RECIFE & OLINDA oferece treinamento na abordagem comunicativa, plano de carreira e plano de saúde.







Nenhum comentário:

Postar um comentário