sexta-feira, 8 de maio de 2015

Parabólica

Armas e drogas
são apreendidas

Na terça-feira passada, no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado e, no dia 24 de abril passado, no Pavilhão A, da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) fez revistas e apreendeu drogas, celulares e carregadores, facas, facões, bebidas alcoólicas e outros materiais ilícitos. Mostrando, assim a fragilidade do sistema prisional. Mas, anteontem, dois indivíduos foram presos por arremessar um malote com 350 gramas de maconha para dentro do Presídio Frei Damião de Bozzano. A prisão foi resultado do trabalho realizado pelo Serviço de Inteligência da Seres, em parceria com a PMPE, que montou uma campana e os prendeu no momento que retornaram ao local para realizar outro arremesso. Com os acusados foram encontrados um revólver calibre 38 e seis munições intactas. Então, Seres, a solução é montar campana de fora dos presídios e ter mais rigor nas revistas em dia de visitas.

Oposição ainda sem...   

O líder da Bancada de Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), denuncia que o Governo ainda não respondeu sobre o acesso dos oposicionistas às obras do Presídio de Itaquitinga. O pedido foi enviado, no dia 17 de março, e sem retorno até agora.

  Artur Motta/Arquivo Folha  
Exibindo Presídio.jpg
...acesso a presídio - As obras arrastam-se desde 2010 e o presídio abrigará 3 mil e 100 detentos - regimes fechado e semiaberto -, aliviando a superlotação carcerária. “O Governo só tem soluções paliativas quando ocorrem rebeliões nos presídios ou na Funase”, detonou Sílvio.




Não tá nem aí 

Celeste Almeida/Cortesia     
Exibindo A-Caçamba.jpg
Apesar das dezenas de reclamações de Celeste Almeida, a Prefeitura do Recife não está nem aí. A caçamba impede a passagem dos pedestres, entre as ruas Francisco de Barros Barreto e Barão de Souza Leão, em Boa Viagem.

Gripe - A CBTU Recife, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, realiza, hoje, das 7h30 e às 17h, vacinação contra a Gripe Influenza. Nas estações: Largo da Paz, Ipiranga, Mangueira, Santa Luzia, Werneck, Barro, Tejipió e Coqueiral.

Descaso... - A advogada Vanessa Vieira está indignada com a Oi. “Todas as minhas contas do Oi Controle estão pagas, porém estou impossibilitada de realizar chamadas há mais de 24 horas, apenas porque, deliberadamente, a operadora bloqueou a minha linha”.

...da OI - Ela continua: “Registrei as queixas, por duas vezes sobre o problema junto à operadora e, até agora, nada. E mais: ainda me enrolam dizendo que a linha será liberada em até 24h. O serviço é ruim, isso todos nós sabemos, mas, pelo menos, eu conseguia ligar. Fico aguardando a boa vontade da OI liberar a minha linha. Até quando?”


Oratória -
 A FIEPE oferece Curso de Comunicação Empresarial e Oratória para desenvolver a capacidade de comunicação para uso na vida profissional. Inscrições: www.fiepe.org.br.

Tampa -
Em atenção ao leitor Henrique Lotto, a Compesa informa que repôs a tampa do poço de visita e que estava descoberto, na Avenida B, em Maranguape II, Paulista.


CAPS II -
No mês da Luta Antimanicomial, em todo o Brasil, a Prefeitura de Ipojuca inaugura o novo Centro de Assistência Psicossocial (CAPS II).  Hoje, às 10h, na Av. Francisco Alves Souza, 138, Centro.



Exibindo 11255513_861810740538991_3880136200288666746_n.jpg



Governo tenta esconder números que mostram crescimento de assassinatos em Pernambuco

Entre janeiro e abril de 2015, Pernambuco alcançou a marca dos 1.304 assassinatos. São 180 mortes a mais do que o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do mesmo período de 2014, quando foram contabilizadas 1.124 mortes, segundo dados da Secretaria de Defesa Social. Já em abril de 2015 foram 323 casos fatais, contrastando com as 296 mortes de 2014 (27 vítimas a mais).

Os números mostram claramente que os homicídios em Pernambuco estão crescendo, ao contrário da tentativa do Governo do Estado em iludir a opinião pública ao divulgar o resultado de abril de 2015 comparando apenas com o último mês de março. O Governo do Estado, que em período recente tinha tanto apreço a esse tipo de comparação estatística, esquece de expor essa realidade à população, divulgando para a imprensa apenas o que lhe é conveniente.

Em vez de tentar jogar com números, o governo deveria apresentar o que tem feito estruturalmente para reverter a tendência do aumento da violência em Pernambuco. Não apenas maquiando a estatística, mas indicando quais políticas públicas pretende adotar, por exemplo, para valorizar os profissionais da área de segurança, a exemplo dos policiais civis, policiais militares, delegados e agentes penitenciários.

Precisamos saber ainda o que o governo tem feito para conter o aumento do tráfico e consumo de drogas em Pernambuco, fator que tem levado à explosão da violência no Estado, mas que não tem tido a devida atenção da gestão. 

É importante também enfrentar a questão da superlotação nos presídios com a construção de novas unidades, a exemplo do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga. Esta obra, inclusive, se transformou em uma verdadeira caixa-preta, com informações que deveriam ser públicas mas que são tratadas sob o maior sigilo pelo Governo Paulo Câmara. É uma obra inacabada, cheia de problemas, sobre a qual o governo não dá qualquer resposta à população e ao Poder Legislativo.

A sociedade de Pernambuco espera que o Governo do Estado divulgue mês a mês a redução no número de homicídios, mas a apresentação destes dados tem de estar pautada pelo respeito à inteligência da população, à transparência e à apresentação de medidas efetivas e duradouras na área de segurança pública.

O aumento da violência em 2015 ainda assusta e preocupa a todos - sociedade civil organizada, classe política, profissionais da área de segurança. Isto nos exige uma mobilização e cobrança permanentes, para que o Governo do Estado volte a dar ao Pacto pela Vida o seu sentido inicial, que é o de reduzir o percentual de homicídios em 12% ao ano.

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa torce e deseja que isto aconteça, para que os resultados de fato apareçam, e que sejam consistentes. 


PEDOFILIA

A Livraria Jaqueira recebe o Projeto o Sujeito e a Lei, no próximo sábado, dia 09 de maio, a partir das 17h, com participações da psicóloga e coordenadora do Ceparvs – Fafire, Fernanda Andrade, e Edgar Mendes, promotor de justiça, para debaterem o tema Pedofilia. A iniciativa integra o Espaço Multivercidades, que visa debater temas diversos fora do ambiente universitário. A coordenação é de Edineide Silva. Confere certificado de participação.Confira, aberto ao público! 
Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira.
 Tel: 3265.9455.


Dia das Mães

Rivo jr do Quiosque Chopp Brahma, localizado no Espinheiro, estará abrindo especialmente para o almoço nesse domingo de Dia das Mães. Serão quatro pratos tradicionais do Brasil, são eles: Peixada Capixaba, Cozido Pernambucano, Galinha a Cabidela e Feijão Tropeiro Mineiro e a Feijoada Carioca. Os pratos variam entre R$ 40,00 e R$ 50,00, para duas pessoas. Quem assina o menu especial é o chef argentino Marcelo Rodriguez que já passou pelo Café Portenho, Kisu e Caroline Café, no Rio de Janeiro, além do Olive Garden (EUA) e nos espanhóis San Antonio El Real e El Divino (ESP). O Quiosque Chopp Brahma, fica localizado na rua Conselheiro Portela, 374, no Espinheiro. Mais informações pelo telefone 3048.7998.


DETRAN-PE prorroga inscrições do Programa CNH Popular


O CNH Popular estimula os futuros condutores a buscarem formação, colaborando para a promoção da paz no trânsito: principal proposta do Maio Amarelo.

  
Dentro das ações do Movimento Maio Amarelo, a Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), está prorrogando, até o dia 31 de maio, as inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular, o CNH Popular. 

Com esse novo prazo, o órgão possibilita que mais cidadãos pernambucanos possam concorrer a uma das 18 mil vagas do Programa e, assim, realizar gratuitamente todas as etapas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  A proporção de beneficiados é a mesma na Região Metropolitana e no Interior do Estado. No site  http://www.detran.pe.gov.br/.

O Programa tem como alvo pessoas em situação social de vulnerabilidade como cidadãos de baixa renda, desempregados, beneficiários de programas assistenciais - como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família -, estudantes da Rede Pública, além de egressos do sistema penitenciário e socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE).

O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, explica que o CNH Popular além de contemplar a Primeira Habilitação, oferece vagas para Renovação, Adição e Mudança de categoria da CNH, o que representa o aumento das chances de ingresso e permanência no mercado de trabalho. 

“O CNH Popular é uma iniciativa pioneira do DETRAN-PE que desde 2008, oferece à população o que viria a se tornar obrigatório em função da Lei 13.103, de maço de 2015, que estabelece como direito dos motoristas profissionais o acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento. O diferencial, é que o CNH Popular abrange todos os cidadãos, sejam ou não profissionais.”, destaca Ribeiro.

Ainda segundo ele, o Programa estimula os futuros condutores a procurarem uma formação adequada antes de pegar no volante. “Desta forma, o Programa colabora para a cultura de paz no trânsito: principal proposta do Maio Amarelo”, finaliza.

Como Funciona o CNH Popular

 ·         Ao fazer sua inscrição, o candidato preenche um cadastro onde informa dados que permitirão sua alocação num dos grupos contemplados pelo Programa. Além dos dados pessoais, devem ser informados o número de dependentes do candidato, a situação empregatícia, valor da renda, dentre outros.

·         Finalizadas as inscrições, será disponibilizada e divulgada, no site do DETRAN/PE, a relação dos 18.000 selecionados de acordo com a ordem de classificação por segmento.

·         Por fim, começa a fase de convocação. Os candidatos convocados comparecem ao DETRAN/PE munidos da documentação exigida para cada segmento beneficiado, tendo em vista comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Estando tudo ok, o selecionado começa a usufruir o benefício.

Por que Maio Amarelo?

O Movimento Maio Amarelo surge em 2011, inspirado em outros como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”,  que tratam, respectivamente, dos temas câncer de mama e próstata.

 A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo
 


Endorecife 2015

Diabetes, osteoporose, tireoide, dislipidemia, endocrinologia pediátrica, obesidade, cirurgia bariátrica, neuroendocrinologia, entre outros serão temas discutidos no EndoRecife 2015 e o Colaen - Congresso Latinoamericano de Endocrinologia , que acontecem de 20 a 23 de maio, no Enotel Convention, em  Porto de Galinhas. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional PE e da Federação Latinoamericana de Endocrinologia.  Já estão confirmados cerca de 15 conferencistas dos EUA e Europa e mais de 30 da América Latina. Um evento realmente com sumidades na área de diversos países.



Culinária

Para comemorar o Dia das Mães, o Camará, em Camaragibe, traz para o empreendimento ,entre os dias 12 e 15 de maio, a unidade móvel do Programa SESI Cozinha Brasil. Será oferecido um curso gratuito de culinária, com direito a certificado para quem comparecer  em pelo menos 75% das aulas. As inscrições podem ser feitas no local. Mais detalhes: (81) 3050-9050.





Turismo de Pernambuco entregou novas cadeiras anfíbias ao projeto Praia Sem Barreiras de Porto de Galinhas

Na manhã desta quinta-feira (07), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco ? Governador Eduardo Campos (Empetur), realizou a entrega de novas cadeiras anfíbias e esteiras do projeto Praia Sem Barreiras, de Porto de Galinhas, em Ipojuca. O projeto garante o banho de mar assistido para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida e já atendeu 3,6 mil usuários desde o lançamento, em 2013.

As novas cadeiras oferecem características que facilitam o banho assistido tanto para o usuário, como para os monitores. Mais resistentes à água salgada, elas possuem bóias no apoio de mão em PVC, que melhoram a estabilidade dentro d?água. As esteiras de acesso também foram trocadas, no total são 30 m de esteiras que facilitam a locomoção das pessoas atendidas pelo projeto. Produzidas com material 100% reciclável, elas apresentam sistema de fixação atual que alcançam no mínimo 30 cm de profundidade que garantem firmeza e estabilidade.

Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a ação tem a finalidade de assegurar a qualidade no atendimento aos usuários. "A acessibilidade é um tema importante em Pernambuco. E ficamos felizes em proporcionar inclusão às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em diversas praias do nosso Estado".   

O evento foi apresentado pelo presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes e contou com a participação dos monitores do projeto e de Michel Peneveyre, presidente da ONG Rodas da Liberdade que ficam responsáveis junto com a Prefeitura de Ipojuca em coordenar o projeto em Porto de Galinhas. Também no evento, o secretário de Turismo e Cultura do Ipojuca, Rui Xavier, e o vice-prefeito do município, Pedro Mendes, além do trade turístico de Porto de Galinhas.

PRAIA SEM BARREIRAS - Idealizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (EMPETUR), funciona em seis praias do Estado: Fernando de Noronha, Boa Viagem, Porto de Galinhas, Candeias, Tamandaré e Paulista.

SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Gestora de Comunicação Lorena Ferrário
Chefe de reportagem - Alessandra Raposo
81.3182.8355 / 81.9488.3112
Jornalistas assistentes: Ana Luíza Accioly | Amanda Barros | André Albuquerque | Ariane Feitosa | Joyce Pina
81.3182.8356 / 8357

instagram/turismopernambuco


Secretaria de Meio Ambiente autua lojas e apreende caixas de som

Treze estabelecimentos foram autuados por utilizarem aparelhos amplificadores para divulgar produtos e atrair clientes

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) realizou, na manhã desta quinta-feira (07), uma operação para coibir o uso de som alto no Centro da cidade. Treze lojas foram autuadas por não terem licença ambiental e utilizarem caixas amplificadoras para divulgar produtos e atrair clientes. Ao todo, 14 equipamentos foram apreendidos. A ação percorreu as ruas da Imperatriz, Nova e Duque de Caxias.

Os fiscais iniciaram a investida na Rua da Imperatriz, identificando irregularidades em oito lojas de diferentes segmentos, como cosméticos, vestuário e até farmácias. De acordo com o gerente de Controle Ambiental da SMAS, Ismael Cassimiro, esse tipo de comércio não pode colocar aparelhos amplificadores voltados para a via pública. Só é permitido dispor de som ambiente e com um volume que não ultrapasse 70 decibéis, das 6h às 18h. No horário da noite, o limite é 60 decibéis.

Por conta da irregularidade, os donos dos empreendimentos responderão a um processo administrativo, que prevê multa de até R$ 5 mil. Eles terão o prazo de 15 dias para apresentar sua defesa ao órgão ambiental. “Infelizmente, o comércio insiste na prática de colocar amplificadores para chamar a atenção de quem passa pela rua. Isso acaba virando uma guerra de som e não pode. Fiscalizamos as lojas com base no Código Municipal de Meio Ambiente que é de 1996. Trata-se de uma legislação antiga e ninguém pode alegar desconhecê-la”, afirmou Cassimiro.

Além de ser proibida por lei, a poluição sonora pode causar prejuízos à saúde de quem trabalha, mora ou simplesmente passa pelo local. “Embora seja uma área de comercial, ainda há muitos moradores nessa região. E temos registradas várias denúncias, principalmente na Rua Duque de Caixas. Entre os problemas provocados pelo som alto, posso citar a insônia, estresse, dor de cabeça e até surdez”, explicou o gerente, acrescentado que a população fazer denúncias pelo telefone 0800.720.4444.




​Fotos: Divulgação/SMAS​
Na Rua Duque de Caxias, cinco empreendimentos foram autuados. Já na Rua Nova, não foram encontradas irregularidades. A operação ocorreu de forma tranquila, apenas uma loja se recusou a entregar o equipamento e, com isso, os fiscais agravaram a autuação. “Foi um caso isolado. Mas, por terem obstruído o trabalho da fiscalização, o estabelecimento passa a responder por uma infração mais séria, com multa que pode chegar a R$ 50 mil. Vale ressaltar que agora nossas multas são inscritas na dívida ativa do município e, caso não pague, o comercio terá dificuldade em atuar”, concluiu a chefe da fiscalização da SMAS, Janaína Macedo.


Imagem inline 1
SECRETARIA DE IMPRENSA
 Prefeitura do Recife leva  Projeto Nas Ondas da Leitura ao Parque da  Macaxeira

 Cerca de 400 alunos da rede municipal terão tardes repletas de música, teatro e contação de histórias
             Estudantes e seus familiares terão a oportunidade de assistir a apresentações musicais, teatrais e contação de histórias no Parque da Macaxeira, nestas sexta (08) e sábado (09). As atividades fazem parte do evento Cantando e Encantando no Parque, organizado pela Secretaria de Educação do Recife, através do projeto Nas Ondas da Leitura, junto com o Instituto Meta de Educação, pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH), que é parceiro da Prefeitura do Recife na implementação do projeto.
             Criado com a finalidade de estimular a leitura e a escrita dos alunos da rede municipal de ensino do Recife, o Nas Ondas da Leituraconvidou para o encontro cerca de 400 estudantes de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesta sexta-feira, o Cantando e Encantando No Parque será voltado aos alunos de dez escolas municipais, que apresentarão os trabalhos que fizeram, baseados nos livros lidos dentro das atividades do projeto.
             No sábado, o evento terá como foco as famílias dos alunos e demais moradores do bairro da Macaxeira. A programação inclui apresentações teatrais e musicais, além de contação de histórias.

PROJETO – O Projeto Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife, atinge os mais de 60 mil alunos atualmente matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal e tem o objetivo de estimulá-los a trilhar os caminhos da autoria.O projeto faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler) e é realizado em parceria com o IMPEH, que oferece suporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos.

            Em fevereiro deste ano, alunos de 35 escolas lançaram três livros pensados e produzidos pelos próprios estudantes, a partir dos trabalhos do Ondas da Leitura. As obras “Um passado bem presente” e “A Escada até a Lua” foram escritas por alunos das Escolas Municipais Engenho do Meio e Presbítero José Bezerra, respectivamente. Já o livro “Histórias e Lendas do Recife” contém 60 pequenos contos escritos por estudantes de cerca de 30 unidades de ensino. A obra é uma coletânea de narrativas da tradição oral local passadas através de gerações.
Serviço:

Pauta: 
Secretaria da Educação do Recife leva  Projeto Nas Ondas da Leitura ao Parque da  Macaxeira
Datas: Sexta (8), das 13h30 às 17h30; sábado (9), a partir das 15h30
Local: Parque da Macaxeira - Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Macaxeira.













Nenhum comentário:

Postar um comentário