quarta-feira, 8 de abril de 2015

Parabólica

Bancos corroídos:
PCR é responsável

Em nota nesta coluna e com uma foto, ontem, mostrei que, em vários trechos do calçadão, os bancos da mureta da orla de Boa  Viagem estão com diversas partes do concreto quebrados. E, em muitos deles, mas muitos mesmo, os ferros enferrujados  encontram-se expostos, num cenário de descaso com a praia que é um cartão-postal da  Cidade. Pois bem, sobre a nota de ontem - “Foi meia-sola?” - a Orla Recife esclareceu “Dentro do escopo da reforma da orla da Avenida Boa Viagem não está incluída a requalificação dos bancos de concreto. Na parceria acordada com a Prefeitura da Cidade do Recife, a iniciativa privadas ficou responsável pela implantação e manutenção dos 30 módulos de musculação de aço inoxidável, reforma do 2º Jardim, dez banheiros, todas as quadras esportivas e mais a construção de três parques infantis. Reformas das pistas de skate e, nos próximos meses, pintura e alargamento das 120 curvas da ciclofaixa e um novo skate park”. Além dos bancos das muretas, no calçadão da Praia de Boa  Viagem existem tampas de bocas de lobos danificadas e um monte de pedras soltas. Um perigo para quem corre ou caminha.


Lixo na rua ameaça...     

Alexandre Freitas denuncia que esse lixo, na esquina da Rua Crisopolis, próximo ao nº 40, em Afogados, contribui para o aparecimento de ratos, baratas, animais, gente catando coisas e água empoçada (com grande risco de foco da dengue). É jogado  diariamente.

 Alexandre Freitas/Cortesia  
Exibindo A-Lixo na rua.jpg
...à saúde pública - Complica a passagem das pessoas e dos veículos, pois o lixo é também jogado na rua, além do perigo à saúde pública. “A Emlurb já foi comunicada, várias vezes, inclusive, ontem, pelo Protocolo 21429516 - atendente Genilson”, queixa -se Freitas.


Olinda: falta tudo... - Os estudantes da Rede Municipal de Olinda ainda não receberam os fardamentos e nem os kits de material escolar. A denúncia é do vereador Arlindo Siqueira (PSL), que realizou visita às escolas da cidade.


...nas escolas - Ele citou como exemplo, a Escola Municipal Gregório Bezerra, no Jardim Atlântico, onde constatou armários sem portas, falta de carteiras e de birôs para os professores. A obra de reforma da escola se arrasta há mais de oito anos. 

Leitor - Do leitor Henrique Lotto: “Eu gostaria agradecer ao jornalista Robson Sampaio pela credibilidade da sua coluna, nesses 17 anos, na Folha de Pernambuco. E, também, à Prefeitura de Paulista pelo conserto das crateras, na Avenida Manoel Quirino”.   



Brincadeira - Na nota de ontem - “Bambolê”- afirmei que já não se faz homem como antigamente, já que bambolê era brincadeira de menina. E sem a intenção de questionar a opção sexual de ninguém. Mas, somente mostrar que, em outras épocas, as brincadeiras de meninos e de meninas eram bem diferentes. E  lamento o mal entendido. 
  

Data -
Ontem foi o “Dia do Jornalista”. E não é que esqueci a data e passei em branco. É aquela coisa: “casa de ferreiro, espeto de pau”, companheiros.


Núcleo -
O defensor público-geral, Manoel Jerônimo, inaugurou, ontem, o Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública, em São Lourenço da Mata. Na Rua Tito Pereira, 368, Centro, próximo ao Fórum.


Business -
No próximo dia 15, o Amcham Business Day, a partir das 15h30, no Centro de Convenções de Pernambuco. Inscrições gratuitas: 3205. 1854 e www.amcham.com.br/acontece.


A Nova Oposição e os 100 Dias do Governo Paulo Câmara
Os deputados estaduais que integram a Bancada de Oposição de Pernambuco na Assembleia Legislativa participam nesta quinta-feira (09) de uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço das atividades realizadas pelo grupo e fazer uma avaliação dos 100 primeiros dias de gestão do governador Paulo Câmara (PSB).
O encontro acontece a partir das 8h30 no Plenarinho III da Assembleia Legislativa, no 2° andar do Anexo I.
Favor confirmar presença com:
Alysson Matheus – 9224.9944 / 3183-2174
A Nova Bancada de Oposição de Pernambuco é formada pelos deputados:
Álvaro Porto (PTB)
Augusto César (PTB)
Edilson Silva (PSOL)
José Humberto (PTB)
Julio Cavalcanti (PTB)
Manoel Santos (PT)
Odacy Amorim (PT)
Ossesio Silva (PRB)
Pedro Serafim Neto (PDT)
Romário Dias (PTB)
Sílvio Costa Filho (PTB)
Socorro Pimentel (PSL)
Teresa Leitão (PT)


Bancada de Oposição e Simepe discutem
 gestão das UPAs em Pernambuco

Os deputados estaduais da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) reuniram-se nesta segunda-feira (06), com representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Participaram da reunião, realizada na Assembleia, os deputados Silvio Costa Filho (PTB), Socorro Pimentel (PSC), Edilson Silva (PSOL), Odacy Amorim (PT), Augusto César (PTB), Romário Dias (PTB) e Julio Cavalcanti (PTB). Representando o Simepe, estiveram o presidente da entidade, Mario Jorge Lobo, o vice-presidente, Tadeu Calheiros e a Secretaria Geral, Claudia Beatriz.

Na reunião, foram discutidos temas como a falta de uma política de recursos humanos adequada na área de saúde em Pernambuco, a deficiência no atendimento materno-infantil, e a relação do Estado com as Organizações Sociais (OSs), responsáveis pela gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os deputados ouviram relatos da falta de médicos nos hospitais, a ausência de políticas de valorização profissional e o estresse à que são submetidos os profissionais de saúde, devido às longas jornadas de trabalho.

Sobre a gestão das UPAs pelas Organizações Sociais, o presidente do Simepe, Mario Jorge, diz que chama sobretudo a atenção o custo da manutenção das Unidades, que hoje chega a ser três vezes maior do que se fossem geridas pelo Estado. Mario Jorge cobra uma maior transparência na aplicação dos recursos públicos repassados para as Organizações Sociais que administram as UPAs.

Ainda segundo o presidente da Simepe, o sistema de saúde do Estado enfrenta hoje uma diminuição da prestação de serviços destas Organizações Sociais. “Há um claro processo de redução de prestação de serviços. Temos unidade que fecha o plantão de ortopedistas à noite, outra reduz o quantitativo de pediatras”, exemplifica.

Para ele, outro equívoco da gestão na saúde é a falta de investimento na atenção primária.  “Essa história de que as UPAs resolvem o problema da saúde, porque dão alta imediata, é uma falácia. A UPA pode resolver a urgência, mas não o caso do paciente. O paciente com uma crise hipertensiva tem o atendimento na UPA mas não sai de lá com um acompanhamento. Ele volta várias vezes à Unidade com o mesmo problema, e isto aumenta o custo da saúde para o Estado”, reforça.

Ao final do encontro, o líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho, afirmou que a questão da saúde pública precisa ser amplamente discutida e que, por isso, a Assembleia Legislativa realizará audiências públicas para ouvir o Governo do Estado, o Simepe e outras organizações, sobre a real situação do atendimento que tem sido prestado à população, além da utilização de recursos públicos no financiamento dos hospitais e UPAs, e a política de valorização dos profissionais do setor.

“A bancada de oposição está iniciando agora em abril uma ampla discussão sobre a saúde pública de Pernambuco. Já conversamos com o Cremepe, o Simepe, e vamos nos encontrar também com outras entidades para realizar um diagnóstico sobre a realidade do setor. A população hoje tem de conviver com os péssimos serviços oferecidos pela rede de saúde estadual. Há todo tipo de problemas. Falta de medicamentos, dificuldade no acompanhamento dos pacientes, demora na marcação de consultas e na realização de exames, falta de especialistas e médicos sobrecarregados, só para citar alguns”, lista Silvio Costa Filho.

Crédito da foto: Bancada de Oposição/Divulgação


PARCERIA Storytelling!

A Livraria Praça de Casa Forte e a Escola de Idiomas CNA, que leva assinatura de Annie Bittencourt, fecharam parceria cultural. O curso realizará uma programação de storytelling,a cada dois sábados do mês, com contação em inglês, porém de linguagem acessível às crianças. É para aprender se divertindo! Aberta ao público!


ass_keila_2015





Mais de 20 municípios do Sertão recebem Fiscalização Dirigida do Crea-PE 

Os 22 municípios que fazem parte da jurisdição da Inspetoria Regional de Serra Talhada do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) recebem, a partir desta segunda-feira (06), a Fiscalização Dirigida. Até a próxima sexta-feira (11), 10 agentes fiscais estarão divididos entre as cidades para atuar na vistoria das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua. A ação terá início com uma reunião preparatória com os fiscais, a Inspetora Coordenadora de Serra Talhada, Roberta Meneses, o gerente de Fiscalização, Romildo Cavalcanti, e a chefe da Divisão de Fiscalização, Daniele Castro.
De acordo com a chefe da Fiscalização, Daniele Castro, o enfoque é atuar nas obras de Construção Civil, Geologia e Minas e Agronomia. “Temos observado que, de uma maneira geral, existem muitas obras em Pernambuco sem responsável técnico, o que representa  um perigo para a sociedade e uma desvalorização profissional”, explica a chefe de Fiscalização do Crea-PE, Daniele Castro.
A Fiscalização Dirigida do Crea-PE vai passar pelas cidades de Afogados da Ingazeira, Betânia, Brejinho, Calumbí, Carnaíba, Flores, Floresta, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Jatobá, Nova Petrolândia, Quixabá, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Tabira, Tacaratu, Triunfo e Tuparetama.
Rui GonçalvesChefe do Setor de Marketing do Crea-PETelef.: 3423.4383 – Ramal : 222











Nenhum comentário:

Postar um comentário