quinta-feira, 14 de maio de 2015

Parabólica

Trilhas ameaçam
o meio ambiente


O Parque Estadual Duas Lagoas, próximo à Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, vem sendo ameaçado pela prática ilícita de atividade de turismo de aventura realizado por trilheiros de motocross. Segundo várias denúncias, inclusive, da jornalista Teresa Soares, membros do Conselho Gestor do Parque, a ONG Associação do Patrimônio Ambiental da Mata das Duas Lagoas (APAMDL), a prática ocorre, indiscriminadamente, em qualquer dia da semana, com intensificação nos fins de semana. Segundo a denúncia, protocolada junto à CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), os motoqueiros até já sinalizaram com placas, e por conta própria, a trilha aberta. E dizem que estão documentados para a realização de eventos na área. A trilha dos motoqueiros de cross começa nos limites do município e corta grande parte do Litoral, incluindo o Parque Estadual Duas Lagoas, uma das 83 Unidades de Conservação de Pernambuco. A Unidade de Conservação Mata das Duas Lagoas foi criada pela Lei Estadual Nº 13.787/09, de 8 de junho de 2009, que instituiu o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza- SEUC de Pernambuco”.


 Risco de morte nos...

A morte da  estudante Camila Mirelle Pires da Silva, 18 anos, que morreu, na sexta-feira passada ao cair de um ônibus, já estava pra lá de anunciada, segundo o leitor Juna Fard. “A superlotação diária coloca em risco os passageiros e a não fiscalização de limite de lotação contribui”.

Juna Fard/Cortesia 
 Exibindo A-Ônibus.jpg

...ônibus superlotados - “Num descaso total, nos ônibus da Linha Circular/Centro do Recife, passando pelo Metrô/Estação Joana Bezerra, retiraram os dois assentos de cada lado e colocaram só um. Para que os ônibus encham mais e mais. Uma coisa absurda”, denuncia Juna.


Colégio da PMPE

Cortesia 
 Exibindo Colégio-PMPE.jpg

O Colégio da Polícia Militar de Pernambuco  comemora, durante toda esta semana, o seu 49º aniversário. O CPM foi criado pelo Decreto Estadual nº 1.210, datado de 16 de fevereiro de 1966, no Governo Paulo Guerra.  

Tá ruço! – Problemas, como a falta de acompanhamento adequado às mulheres no pré-natal e a escassez de leitos nas maternidades do Estado, serão debatidos, hoje, às 10h, em audiência pública, na Assembleia Legislativa. O pau vai cantar!

É de doer! - Vejam que situação: Maria do Amparo tem uma filha com diagnóstico de esquizofrenia. Mas, há dois meses, o tratamento parou por falta do remédio Geodon 80 ml, fornecido pela Farmácia do Estado. E que diz não ter previsão de abastecimento da medicação.  

Medalha - Ontem, o defensor público Geral, Manoel Jerônimo, entrega a “Medalha Eduardo Campos” ao secretário da Fazenda, Décio Padilha, e ao presidente do TCE-PE, Valdeci Fernandes Pascoal.  A medalha, instituída em 2014, visa prestigiar personalidades que, reconhecidamente, apoiam a Defensoria Pública/PE. 




Conserto -
A Compesa consertou o vazamento da Av. José Gonçalves de Medeiros, 121, na Madalena. E pediu que a Emlurb faça o recapeamento. Muito bem!

 
 
Joias -
De amanhã a sábado, acontece a 3ª edição da Fenejoias/Optical  (Feira do Nordeste de Joias), no  Golden Tulip Recife Palace, em  Boa Viagem. Inscrições:  www.fenejoias.com.br.

Zumbá -
O espetáculo “Zumbá, da Princesa Africana e do Rio”, texto e encenação de Didha Pereira, neste sábado, às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Preço único: 10,00 reais.


BR 408: luz só
perto da Arena


A responsabilidade pela instalação de iluminação pública, na BR 408, está indefinida no trecho entre os municípios de Paudalho e de Carpina, na Zona da Mata. O alerta é do deputado Manoel Botafogo (PDT) que fez um discurso, na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, esta semana. De acordo com o parlamentar, a rodovia conta com uma boa estrutura de luminárias, mas, apenas, nas proximidades da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Porém, contudo, todavia, encontra-se escura no trecho que liga as outras duas cidades. “Alguns apontam que a responsabilidade é da empreiteira que promoveu a duplicação da rodovia, outros afirmam que a questão é do DNIT. E há ainda a informação de que cada município deve responder pelo seu trecho. Gostaria que o tema fosse esclarecido”, questionou o deputado. A posição também foi defendida pelo deputado Antônio Moraes (PSDB). “É importante que o Governo do Estado se pronuncie para dar um fim a essa indecisão”.


 
Progresso, beleza e...  

De olho nos votos das próximas eleições, deputados e vereadores chegam ao cúmulo de pedir o tombamento da área onde estão os armazéns do Cais José Estelita. Degradada, suja, feia e ponto de usuários de drogas e de sexo, é um local inútil para toda a sociedade.

Divulgação
 Exibindo A-Projeto Novo Recife.jpg

...empregos no Recife - Já o Projeto Novo Recife, legitimamente discutido e aprovado pela sociedade, pelos vereadores e pela Prefeitura do Recife, trará progresso e beleza para a Cidade. Além de gerar empregos, diretos e indiretos, durante e depois da sua conclusão.


Árvore perigosa 1 - No terminal de ônibus de Jardim Atlântico, em Olinda, esta árvore (foto), conhecida, popularmente, como castanhola, “morreu” há alguns meses. Por sua altura, se cair algum galho seco fará vítimas, inclusive, com risco de morte.

Valmir Benjamim de Arruda/Cortesia
      Exibindo A-Árvore.jpg

Árvore 2 - Segundo denúncia de Valmir Benjamim de Arruda, ela fica ao lado do “Bar Barfômetro” (“ex-Bar do Tarzan”), onde passam diversas pessoas das comunidades de Rio Doce, da Ilha de Santana (antiga Ilha do Rato) e da Inoocop.



Árvore 3 - “E perigo, também, para os clientes do bar. O movimento é intenso por conta das chegadas e saídas dos ônibus, além dos alunos que vão às escolas. Pedimos que a Prefeitura de Olinda, tome as devidas providências, antes que ocorra uma tragédia”, alerta Valmir.



Cidadão - Por iniciativa da vereadora Vera Lopes, o jornalista e escritor Cássio Cavalcante recebe o Título de Cidadão do Recife, amanhã, às 10h, na Câmara Municipal. Cearense, radicado há mais de 20 anos em Pernambuco, é das Academias Recifense de Letras e Olindense de Letras e editor do jornal literário Folha Cultural.




Núcleo -
Hoje, às 10h, será inaugurado o Núcleo da Defensoria Pública em Timbáuba, na Rua Alcebíades, 299, Centro. Com duas salas de atendimentos, uma de Mediação e Conciliação e recepção. 


Poesia -
Hoje, das 15h às 17h, o Gabinete Português de Leitura promove o Encontro de Poesia, com Raísa Feitosa, Joca de Oliveira e Júlia Lemos. Homenageia Ascenso Ferreira e Maria Teresa Horta.


Concerto -
A temporada 2015 da Orquestra Sinfônica da UFPE será aberta, hoje, às 20h30, com um concerto, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife.  A entrada é gratuita.


Vacina contra HPV poderá beneficiar
os homens e mulheres soropositivos

Tramita na Casa José Mariano, um projeto de lei de autoria do vereador Drº Rogério de Lucca, PSL, que prevê a cobertura da vacina contra o HPV – PAPILOMA VIRUS HUMANO – para toda a população vulnerável e com baixa imunidade, homens com idades entre nove e 26 anos. São os casos de pessoas que tem o vírus HIV, com doenças auto-imunes, transplantados ou que irão se submeter ao procedimento de transplantes de órgãos, e ainda nos casos de pacientes com baixa imunidade decorrente de doenças ou uso de medicamentos. Neste grupo, serão beneficiados homens e meninos vivendo com o HIV e mulheres que sejam soropositivas, com idades entre 14 e 26 anos.
“Esta população foi incorporada como prioritária pelo Ministério da Saúde, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS)”, explica o vereador.
HPV – Para que o câncer de colo uterino e verrugas genitais se desenvolvam é necessária à presença do HPV. Este vírus também é responsável por outros cânceres e verrugas em vaginas, vulva, pênis, anus, boca e garganta. O vereador é autor da Lei do HPV, que beneficia, mulheres e meninas, com doses da vacina, na cidade do Recife.
_________________
Assessoria de Imprensa - Jornalista Criz Rodrigues - 97229535 ou 92254388






A magia do futebol

13 de Maio de 2015 às 23:39 
Homero Fonseca
Foto: FC BarcelonaZOOM
A bola já cruzara parcialmente a marca de gol quando Stegen, caído após defendê-la parcialmente, ergueu-se como uma Fênix azougada e conseguiu desviá-la para escanteio.

O futebol tem momentos verdadeiramente mágicos. Duas das defesas mais sensacionais a que já assisti na vida, foram praticadas no jogo Bayern de Munique x Barcelona, ontem (12/05/15), pelo jovem goleiro alemão do time espanhol, Ter Stegen, 23 anos.
 Na primeira, aos 20’ do primeiro tempo, Müller acertou uma cabeçada no canto superior direito do Barcelona, lá no alto, exatamente no ângulo do travessão. Jamais vi um goleiro defender uma bola naquela posição (“lá onde a coruja dorme”, como dizem os narradores esportivos). É a posição mais perfeita em que um jogador pode colocar a pelota no arco do adversário. Pois não sei como, Stegen esticou-se todo, num “voo” espetacular e espalmou a esfera para escanteio.

A segunda, aos 38 também do 1º tempo, quando Lewandowski, na entrada da pequena área, desfechou um pelotaço no canto esquerdo do goleiro catalão. Stegen saltou no reflexo e defendeu parcialmente com a mão esquerda, caiu ao solo e a bola foi morrendo mansamente nos fundos da rede. O atacante do time alemão já se preparava para comemorar o gol quando Stegen ergueu-se como uma Fênix azougada, saltou no encalço da pelota e, quando ela já atravessara parcialmente a linha de gol*, com um leve, milimétrico, milagroso toque, conseguiu desviá-la para fora.
 Duas defesas monumentais, históricas, para ficar nos anais futebolísticos, praticadas pelo mesmo goleiro, numa mesma partida: uma façanha e tanto.
 *Pelas regras do futebol, o gol só se consuma quando a bola cruza totalmente aquela marca.

 Oposição denuncia descaso do Governo com Sistema de Saúde dos Servidores (Sassepe)

Governo do Estado deve hoje ao sistema mais de R$ 30 milhões

Recife - Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12), o líder da bancada de oposição, deputado Silvio Costa Filho (PTB), cobrou do Governo de Pernambuco uma atenção especial à série de problemas enfrentados pelo Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe).

O Sassepe atende hoje a 182 mil pessoas - 100 mil servidores e 82 mil dependentes - e tem sofrido com a falta de recebimento de recursos por parte do Governo do Estado e com a precariedade de serviços oferecidos aos seus usuários. Silvio lembrou, inclusive, que o Governo do Estado deve hoje ao sistema mais de R$ 30 milhões.

O parlamentar afirmou que ouve permanentemente dos servidores do Sassepe e dos usuários do sistema relatos da situação lamentável em que se encontra o atendimento de saúde do órgão. “Os depoimentos que nos têm chegado é que servidores estão se aposentando e o quadro não é recomposto, que estão faltando médicos, faltando medicamentos, e os servidores do Estado têm uma imensa dificuldade de conseguir inclusive acesso a exames médicos”, relatou.

O parlamentar afirmou que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai iniciar uma ampla discussão sobre o sistema e antecipou que organizará uma visita ao hospital do Sassepe (Hospital dos Servidores Públicos do Estado), no Recife, para conversar com representantes do órgão e também visitar as obras de ampliação do espaço, que estão paralisadas há mais de oito meses. “Eu quero convidar uma comissão de deputados estaduais, do governo e da oposição, para fazermos uma visita ao Sassepe e lá conversarmos com os servidores e também conferirmos estas obras”, reforçou.

Silvio chamou a atenção também para a falta de financiamento das cooperativas em todas as regiões do Estado, o que tem provocado a desmobilização dos profissionais de saúde e a falta de atendimento médico aos usuários. “Há um déficit financeiro imenso, que não tem permitido ao Sassepe honrar os compromissos com seus servidores e quem paga com isto são os servidores do Estado, que não têm acesso aos serviços de assistência de saúde”, cobrou.

A representante dos servidores do Sassepe, Beatriz Gomes, reforça que uma das principais necessidades é que o Estado libere os recursos necessários para sanar o déficit com o sistema. “Esperamos esta liberação para que o Sassepe volte a funcionar dentro de sua normalidade, atendendo bem aos servidores. Afinal, os usuários pagam religiosamente em dia pelo serviço e precisam ter um atendimento de qualidade, à altura da contribuição que dão”, finaliza.         

Ao final de seu pronunciamento, Silvio apresentou algumas reivindicações dos servidores do Sassepe que precisam ser tomadas emergencialmente pelo Governo do Estado. São elas:

·         Realização de concurso público tanto para as áreas administrativas quanto nas especialidades médicas

·         Implantação de igualdade de contribuição entre Governo do Estado e Servidores. Hoje, o conjunto de servidores contribui mensalmente com recursos da ordem de R$ 18,3 milhões. O Estado repassa R$ 6,3 milhões ao mês, além do pagamento da folha salarial dos servidores efetivos e contratos temporários

·         Continuidade e aceleração das obras do Hospital dos Servidores e construção de dois hospitais no interior

·          Manutenção da agência do Sassepe em Petrolina e implantação de novas unidades no interior do Estado

Crédito da foto: Alepe
Pesquisa de Emprego e Desemprego 
ameaçada. Funcionários protestam

Com expectativa de demissão em massa, trabalhadores fazem ato na frente do Ministério do Trabalho, no Recife, às 14h

A Comissão de Funcionários da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Região Metropolitana do Recife (RMR) promove nesta quinta-feira (14) na frente da sede do Ministério do Trabalho (MTE), na avenida Agamenon Magalhães, 2000, bairro do Espinheiro, um ato de protesto pela paralisação da pesquisa no mês de maio.

Um grupo formado pelos 66 funcionários da entidade, que é ligada ao Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), estará no MTE para tratar da pauta de negociação de um dissídio coletivo e aproveita a oportunidade para denunciar os constantes atrasos dos vencimentos e benefícios e os efeitos negativos da paralisação da série histórica da pesquisa, que já é realizada na RMR há 18 anos.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores de Instituições de Ensino (SINTEEPE) -  ao qual a PED é ligada -, Henrique Filho, alerta que a interrupção da pesquisa em um momento em que o Estado enfrenta dificuldades econômicas, com a desmobilização de várias frentes de trabalho em regiões como Suape, por exemplo, privará Pernambuco de ter um importante instrumento de sondagem para a formulação de políticas públicas.

“Fonte segura de checagem do emprego e desemprego para o Estado, a pesquisa da PED, que usa a metodologia do DIEESE, também produz indicadores importantes, como o perfil dos trabalhadores, nível de escolaridade da força de trabalho, a inserção dos negros e mulheres no mercado, entre outros”, detalha.

Além do valor científico da pesquisa, Henrique chama a atenção sobretudo para o drama que tem sido enfrentado pelos 66 trabalhadores da PED nos últimos meses. “Desde abril, eles vivem sob a ameaça constante de demissão, tiveram os salários atrasados e outros benefícios, a exemplo do ticket alimentação e vale-transporte”.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego é financiada com recursos dos governos federal e estadual. Após o atraso no repasse do Ministério do Trabalho – que ainda não quitou a contrapartida de 2014 e nem enviou os recursos referentes a 2015 -, o Estado anunciou que não tinha mais condições de bancar o levantamento.

A solução encontrada pelo Estado foi utilizar um recurso da ordem de R$ 750 mil disponibilizado pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Pernambuco. A promessa era de que o recurso seria liberado logo após o envio de um ofício por parte do Ministério do Trabalho autorizando a operação.

O ofício foi recebido pelo Governo do Estado na última quinta-feira (07) mas até o momento os recursos não chegaram ao IAUPE, que realiza o pagamento da pesquisa. “Há uma sinalização de que este valor esteja disponível no próximo dia 18, mas isto vai comprometer ainda mais a coleta de dados e os resultados da pesquisa, pois os funcionários não têm como ir a campo. Isto afeta a série histórica e o aproveitamento amostral”, lamenta Henrique Filho.

O ato de protesto dos trabalhadores da PED/RMR ocorre a partir das 14h, na frente do prédio do Ministério do Trabalho (Avenida Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro)



I Prêmio Jornalismo Cidadão - Radiotube 2015
 prorroga inscrições até 31 de maio

Serão selecionados três áudios e três vídeos em português e uma produção radiofônica em espanhol

Produtores de conteúdo de todo o país têm, agora, até o dia 31 de maio para inscreverem suas produções no I Prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube 2015. Iniciativa da ONG Criar Brasil, com patrocínio da Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, o prêmio contemplará materiais em áudio e vídeo que abordarem temas ligados a comunicação e direitos humanos.
 Serão selecionados três áudios e três vídeos em português e uma produção radiofônica em espanhol. Além de concorrerem a prêmios em dinheiro, no valor de R$ 800,00 para o primeiro colocado em cada categoria, R$ 600,00 para os segundos colocados e R$400,00 para os terceiros, os finalistas participarão de uma cerimônia de entrega dos prêmios, no Rio de Janeiro, por ocasião da divulgação da classificação final. Passagens e hospedagem ficarão por conta do projeto.
Buscando revelar a diversidade da comunicação nas diferentes regiões do Brasil, o prêmio não tem restrição de formato ou duração dos conteúdos inscritos. O ineditismo da abordagem será um dos critérios de seleção de finalistas. 
O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da ONG Criar Brasil. Basta acessarwww.criarbrasil.org.br.
O prêmio integra o Projeto Radiotube, também patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental. O projeto consiste em uma rede social exclusiva para a busca e o compartilhamento de conteúdos relacionados à cidadania desenvolvida pela ONG Criar Brasil. O projeto adota a licença Creative Commons (CC), a qual possibilita o uso gratuito de qualquer material da rede, mediante menção do crédito devido. 
Serviço:
I PRÊMIO JORNALISMO CIDADÃO – RADIOTUBE 2015
Informações:

www.criarbrasil.org.br;
radiotube@criarbrasil.org.br(21) 2242 8672



Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 99921-1048 e 99985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br



AORE nos 70 anos do fim da 2ªGM, em Amsterdã e Recife


70 anos do fim da 2º Guerra Mundial. No Brasil reverenciamos particularmente os 70 anos de participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) neste grande conflito. Em todos os países envolvidos da Europa as cerimônias se multiplicam em reverência também a seus povos que lutaram em defesa dos ideais de liberdade e democracia naquele momento histórico.

O Presidente da AORE/Recife, que passava por Amsterdã-HOL, fez questão de participar da tradicional cerimônia do 'Remembrance Day' (Dia da Lembrança)... (leia mais)

https://plus.google.com/photos/117404630448150894259/albums/6147693387260206161

-----------------------------------


Com o nome de 'Operação Apollo Rezk', os exercícios no terreno dos Oficiais R2 realizados em várias cidades do Brasil homenageiam sempre aquele que foi um dos maiores heróis de guerra do nosso país. Na 2ªGM o então Ten Apollo, oriundo do CPOR do Rio de Janeiro, foi o único brasileiro condecorado com a medalha Distinguished Service Cross, uma das maiores condecorações de guerra do governo norte-americano. Foi o maior herói da FEB, na condição de Oficial R2, sendo um dos poucos combatentes, em todo o mundo, distinguido com tão importante condecoração até hoje.

Nos dias 06 e 07 de maio de 2015 aconteceu com grande êxito a 4ª edição da Operação Apollo Rezk em Recife. Cerca de 30 Oficiais R2 ... (leia mais)


https://plus.google.com/photos/117404630448150894259/albums/6147772230645601489



Imagem inline 1

SECRETARIA DE IMPRENSA
 
Estudantes da rede municipal participam de encontro literário no Forte das Cinco Pontas

Evento desta quinta visa estimular o interesse pela leitura

            Mais de 300 alunos da rede municipal de ensino do Recife terão uma tarde de contação de histórias, rodas de leituras, apresentações musicais e teatrais nesta quinta-feira (14), no Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. Promovido pela Secretaria de Educação do Recife, o encontro, batizado de Tapete Literário, tem o objetivo de incentivar à leitura.
            No mês em que se comemora o Dia da Literatura Brasileira, os alunos do 1º ao 5º ano de 11 escolas municipais participarão da atividade interdisciplinar organizada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação. O foco é aliar a dinâmica da leitura à cultura popular, a partir do que professores e estudantes trabalharam em sala de aula. A programação do Tapete Literário também inclui atividades do Projeto Cantigas de Roda - uma leitura musicada, que tem o objetivo de resgatar as cantigas infantis e estimular a produção musical.
Serviço:
Pauta: Estudantes participam de encontro literário no Forte das Cinco Pontas
Data: Quinta-feira (14)
Hora: 14h
Local: Forte das Cindo Pontas, s/n, Bairro de São José

Sofia Costa Rêgo
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Recife

Fábio Araújo
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Recife





Nenhum comentário:

Postar um comentário