terça-feira, 12 de maio de 2015

Parabólica




Trilhas ameaçam
o meio ambiente


O Parque Estadual Duas Lagoas, próximo à Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, vem sendo ameaçado pela prática ilícita de atividade de turismo de aventura realizado por trilheiros de motocross. Segundo várias denúncias, inclusive, da jornalista Teresa Soares, membros do Conselho Gestor do Parque, a ONG Associação do Patrimônio Ambiental da Mata das Duas Lagoas (APAMDL), a prática ocorre, indiscriminadamente, em qualquer dia da semana, com intensificação nos fins de semana. Segundo a denúncia, protocolada junto à CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), os motoqueiros até já sinalizaram com placas, e por conta própria, a trilha aberta. E dizem que estão documentados para a realização de eventos na área. A trilha dos motoqueiros de cross começa nos limites do município e corta grande parte do Litoral, incluindo o Parque Estadual Duas Lagoas, uma das 83 Unidades de Conservação de Pernambuco. A Unidade de Conservação Mata das Duas Lagoas foi criada pela Lei Estadual Nº 13.787/09, de 8 de junho de 2009, que instituiu o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza- SEUC de Pernambuco.
  
  
Superlotação dos...   

A morte da  estudante Camila Mirelle Pires da Silva, 18 anos, que morreu, na sexta-feira passada ao cair de um ônibus, já estava pra lá de anunciada, segundo o leitor Juna Fard. “A superlotação diária coloca em risco os passageiros e a não fiscalização de limite de lotação contribui”.



Exibindo A-Ônibus.jpg



 Juna Fard/Cortesia   

...é um risco de morte - Num descaso total, nos ônibus da Linha Circular/Centro do Recife, passando pelo Metrô/Estação Joana Bezerra, retiraram os dois assentos de cada lado e colocaram só um. Para que os ônibus encham mais e mais. Uma coisa absurda, denuncia Juna.




Colégio da PMPE 

Cortesia Exibindo Colégio-PMPE.jpg

O Colégio da Polícia Militar de Pernambuco  comemora, durante toda esta semana, o seu 49º aniversário. O CPM foi criado pelo Decreto Estadual nº 1.210, datado de 16 de fevereiro de 1966, no Governo Paulo Guerra.  


VEM - Mesmo com a intervenção do Ministério Público e com um compromisso firmado, a Prefeitura de Jaboatão não implantou ainda o VEM no sistema de transporte. E o povo fica sem receber o benefício, denuncia Fábio Júnior da Silva.



Lixo - Os vereadores de oposição Arlindo Siqueira (PSL), Jesuíno Araújo (PSDB) e Jorge Federal (PMDB) solicitaram à promotora de Saúde, do MPPE, Maísa Silva, que apure as denúncias de lixo hospitalares em Olinda. Inclusive, no Posto de Saúde da 5ª Etapa em Rio Doce.



Cidadão - Por iniciativa da vereadora Vera Lopes, o escritor e jornalista Cássio Cavalcante recebe o título de Cidadão do Recife, 6ª.-feira, às 10h, na Câmara Municipal. Cássio é cearense e radicado há mais de 20 anos em Pernambuco. É das Academias Recifense de Letras e Olindense de Letras e editor do jornal literário Folha Cultural.




Cidadania -
A Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região/Amatra 6 inicia visitas às escolas do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania/2015. Hoje, às 14h30, na EREM Beberibe.


Turismo -
A Reed Exhibitions Alcantara Machado é a homenageada de turismo de negócios, hoje, às 19h, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasi/ADVB-PE. No Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem.

Conserto -
A Compesa consertou o vazamento da Av. José Gonçalves de Medeiros, 121, na Madalena. E pediu que a Emlurb faça o recapeamento.

 Oposição: deputados e vereadores do Recife definem agenda conjunta de fiscalização e cobranças
Recife - Os deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) e os vereadores que fazem oposição à gestão municipal na Câmara do Recife reuniram-se nesta segunda-feira (11) para tratar de uma agenda conjunta de atuação. O objetivo é dar ainda mais visibilidade ao papel de fiscalização e compartilhar as cobranças feitas aos governos do PSB no Estado e na capital pernambucana. Para os parlamentares, o modelo de gestão adotado nos últimos anos pelo PSB, tanto em âmbito estadual quanto no Recife, já apresenta sinais de esgotamento.

Realizado na Câmara Municipal do Recife, o encontro foi organizado pelos líderes da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho, e da Câmara Municipal, Jurandir Liberal (PT), e contou com a presença dos deputados estaduais Teresa Leitão (PT), Álvaro Porto (PTB), José Humberto (PTB) e Romário Dias (PTB), e dos vereadores Marília Arraes (PSB), Isabella de Roldão (PDT), Osmar Ricardo (PT), Carlos Gueiros (PTB), Luis Eustáquio (PT), Henrique Leite (PT) e Jairo Brito (PT).

De acordo com o líder da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PTB), a reunião mostrou uma grande sintonia entre o que os deputados e vereadores já têm realizado e pretendem realizar no parlamento.  “A reunião serviu para combinarmos uma atuação conjunta sobre os principais temas do Recife e também da Região Metropolitana. Queremos inclusive ampliar este contato com vereadores dos municípios da RMR para debatermos as questões que afetam a região metropolitana e que são de responsabilidade do Governo do Estado e das gestões municipais”.

Silvio Costa Filho antecipa que um dos primeiros passos do grupo é realizar um amplo diagnóstico dos principais problemas da Cidade do Recife. “Vamos realizar audiências públicas de forma conjunta, porque todos nós compreendemos que o que está em discussão é a oposição ao projeto do PSB, que já dá sinais de esgotamento em algumas políticas públicas, a exemplo da saúde, educação, transporte coletivo e mobilidade urbana, além do aumento da violência e da epidemia das drogas no Recife”, justifica o deputado estadual.

Para o vereador Jurandir Liberal (PT), este é um padrão de relação onde todos ganham, principalmente a população. “Com esta articulação fortalecemos ainda mais o papel de independência do Poder Legislativo, ampliamos nossa capacidade de atuação e o debate sobre os problemas de nossa cidade e do nosso Estado. Tenho certeza que essa parceria com a bancada de oposição na Assembleia será muito produtiva”, afirma o vereador do Recife.

Jurandir observa ainda que o primeiro contato serviu para uma troca de impressões sobre o trabalho dos dois grupos e uma avaliação das gestões Paulo Câmara e Geraldo Julio, mas que uma nova reunião já foi agendada para a próxima segunda-feira (18). “No próximo encontro vamos aprofundar a elaboração de uma agenda de iniciativas conjuntas”, informa.

Crédito da foto: Bancada de Oposição/Alepe






Nenhum comentário:

Postar um comentário