sexta-feira, 22 de maio de 2015

Parabólica

Ação social prioriza
a educação para...


Não é de hoje, neste País, que convivemos com carências evidentes em diversos setores da sociedade, a exemplo de segurança, habitação, educação, saúde, desemprego, mobilidade urbana, transporte e por aí vai. Enquanto, os governos federal, estaduais e municipais ficam amenizando cada situação, jogando as soluções para debaixo do tapete, adotando medidas paliativas e  maquiando os resultados negativos.  E não é à toa que dispõem de um “exército” de jornalistas e fotógrafos para mostrar só o que lhes convém. Por isso, todo projeto de responsabilidade social, por parte da iniciativa privada, merece registro. É o caso da Iquine, com a Ação Social Suape, na reforma da Escola José Clarindo Gomes, no Cabo. Forneceu todas as tintas necessárias para a pintura da unidade de ensino e que consiste na junção do Projeto Casa da Criança, aplicados de forma continuada, abrangendo várias ações e gerando forte impacto social nas comunidades.


...estudantes no Cabo      
  
Este mesmo Projeto Casa da Criança tem também o apoio da Concessionária Rota dos Coqueiros, que inaugurou a Escola José Clarindo Gomes. São mais de dois mil alunos, entre crianças e adolescentes, da pré-escola ao Ensino Fundamental. Os adultos contam com cursos técnicos e profissionalizantes, na Escola José Clarindo Gomes, e com equipamentos importantes para o aprendizado, inclusive, biblioteca climatizada.



Cortar o mal pela raiz - Agentes penitenciários fizeram mais revistas, nos pavilhões dos presídios do Recife e do Interior, e apreenderam drogas, celulares/carregadores, facas, facões, etc. Mas, não cortam o mal pela raiz: evitar a entrada dessa material.   

Falta cidadania

Celeste Almeida/Cortesia   
 Exibindo Carro na calçada.jpg
Na Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, um cidadão invadiu a calçada e desrespeitou a placa de proibido estacionar. Ao pedestre restou arriscar-se entre os demais veículos e pisando num esgoto fedorento.

Vergonha - Faltam remédios, vacinas, dentista, material de exames e médico para o pré-natal das gestantes. Esta é a situação do Posto de Saúde Novo Horizonte, em Jaboatão. Descaso e desrespeito lamentáveis para com os cidadãos.


Super... -Tramita, na Câmara Municipal do Recife, projeto de lei que obriga as empresas de ônibus a cumprirem a capacidade máxima de lotação. O Projeto 87/2015 é de autoria do vereador Romerinho Jatobá e vai evitar os verdadeiros absurdos no transporte público.


...lotação - A capacidade total será de acordo com o número de assentos dos ônibus e mais 50% desse número para os que viajam em pé. A empresa, que não cumprir, receberá advertência e multa de R$ 10 mil, por ônibus superlotado, e até a cassação da licença. E terá que colocar um cartaz constando a lotação dos sentados e dos em pé.


Estágio -

O IEL/PE oferece minicursos online gratuitos de Marketing Pessoal e Melhor Aproveitamento do Estágio para estudantes universitários e de nível técnico. Inscrições: www.ielpe.org.br.


Solidária 1 -


A Academia Contours realiza, amanhã, às 9h, a Caminhada Solidária em todo o País. O evento aqui, comandado pela unidade de Boa Viagem, arrecadará alimentos para a Fundação Terra.


Solidária 2 -

E ainda vai reverter parte do dinheiro, com a venda das camisas, para a instituição filantrópica Amparo Maternal. Informações pelo telefone 81.3343.3811.

Maternidades de Pernambuco em crise

Em audiência na Assembleia Legislativa,  entidades e profissionais de saúde expõem problemas e chamam a atenção para o número de óbitos de mães e recém-nascidos

Superlotação, falta de leitos, déficit de plantonistas, gestantes internadas no improviso e riscos de infecção para os bebês. Os problemas apresentados por entidades e profissionais da área de saúde materno-infantil na manhã desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado, mostram que está cada vez mais difícil nascer em Pernambuco.

Promovido pela Comissão de Saúde da Alepe, o debate reuniu deputados estaduais e representantes de diversas entidades de saúde, a exemplo do Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), Ministério Público (MPPE), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Sindicato dos Enfermeiros, Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde (SindSaúde), além da Secretária de Saúde de Pernambuco.

Ao final da reunião, os deputados estaduais decidiram que vão pedir ao Governo de Pernambuco os dados da mortalidade de gestantes e recém-nascidos no Estado que, segundo o o diretor do CREMEPE, José Olímpio, já indicam apresentar um crescimento em 2015.  “Dados preliminares sugerem que nos cinco primeiros meses já morreram mais mulheres com problemas de parto, por exemplo, no Recife do que no ano de 2014“, afirmou o médico, sem explicitar os números por não serem oficiais. Ele destacou que o Recife recebe hoje cerca de 40% dos atendimentos às gestantes e recém-nascidos no Estado.

“Nosso dever agora é procurar o Governo do Estado para saber qual o índice de mortalidade de mães e bebês nas maternidades de Pernambuco nestes primeiros meses do ano, em comparação com a série histórica”, frisou o líder da Bancada da Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB).

Segundo Silvio, as informações colhidas na audiência pública e em encontros que os parlamentares têm mantido com representantes do CREMEPE e do SIMEPE mostram que o atendimento à saúde materno infantil no Estado é de absoluta calamidade.

“A situação é estarrecedora. Estamos entrando em um estado de colapso real. É humanamente impossível se oferecer um serviço de qualidade em maternidades que atendem a um número muito maior de pacientes do que sua capacidade”, concluiu o parlamentar ao repercutir as informações sobre o número insuficiente de leitos e as precárias condições de trabalho de obstetras, neonatologistas e anestesistas.

Um dos maiores problemas apontados na audiência pública foi a falta de atendimento às gestantes no interior do Estado, por falta de maternidades. De acordo com a promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maisa Melo, até as maternidades que funcionam no interior fecham aos finais de semana por ausência de profissionais. “No Tricentenário, de Olinda, das gestantes atendidas, apenas 30% são do município. Vem gente de Arcoverde e até de Araripina, Sertão do Estado, para dar à luz na maternidade”, informa.

A diretora do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco, Flaviana Santos, relatou que em função desta verdadeira peregrinação que as gestantes fazem do interior para o Recife, “há mulheres parindo dentro de ambulâncias, sem a mínima condição de assistência”. A enfermeira lembrou que recentemente técnicos de enfermagem do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, paralisaram suas atividades por atrasos salariais e vínculos empregatícios precários com a Secretária de Saúde.

A deputada Socorro Pimentel (PSL) revelou que visitou pessoalmente algumas maternidades constatando o colapso da rede de assistência materno-infantil. “O Estado precisa apresentar soluções práticas para estes problemas. Estive em maternidades da Região Metropolitana e do interior, a exemplo do Tricentenário, do Dom Malan, em Petrolina, do Hospital Fernando Bezerra, em Ouricuri, e a realidade é de superlotação, falta de estrutura e de cumprimento de escalas de plantão”.

A secretaria-executiva de atenção à saúde do Governo de Pernambuco, Cristina Mota, reconheceu que há problemas no sistema de atendimento materno-infantil, afirmando que o Estado precisa avançar por exemplo em questões como contratação de médicos e maior articulação com os municípios.

“Há um déficit, sim, de médicos na escala mínima, como obstetras, pediatras ou neonatologistas, e anestesistas. E a tentativa de manter estas escalas nos hospitais faz com que os serviços tenham uma competição entre si. Então onde tem um hospital regional, por exemplo, que precisa garantir a escala mínima, até por ser referência para municípios, os hospitais municipais têm dificuldade de manter o médico em seus territórios. E quanto mais longe da capital, mais complicado isto se torna”, reconheceu.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Saúde da Alepe, Odacy Amorim (PT), sugeriu a criação de um grupo de trabalho na Alepe para a realização de reuniões permanentes e formulação de propostas e cobranças ao Governo do Estado sobre as maternidades, a situação dos profissionais e o atendimento às gestantes de Pernambuco.

Crédito da foto: Williams Aguiar/Alepe



Ação da Cidadania Pernambuco Solidário faz homenagem às mulheres, nesta sexta, 22 de maio, e arrecada donativos na Estação Recife do Metrô

Um ato cultural solidário, convidando os usuários do metrô a doarem alimentos, e fazerem homenagem às mulheres acontecerá na tarde desta sexta-feira, 22 de maio, a partir das 16h, na Estação Recife do Metrô. O ato contará com roda de capoeira, com crianças da Cidade Tabajara, Olinda, além de integrantes do maracatu Várzea do Capibaribe e da cantora Lourdinha Oliveira. As primeiras 50 doações serão retribuídas com uma rosa.
A mobilização marca os 15 anos da campanha Mulher que Alimenta o Mundo, quando o debate contra a miséria e a fome toma o enfoque da condição feminina de alimentar toda a humanidade e que desde 2014 reflete especialmente sobre o tema “mãe: primeiro abrigo e alimento”.
Além das doações em alimentos, quem preferir pode fazer doações nas contas bancárias da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário. No Banco do Brasil, a agência é 3234-3 e a conta 5633-2. No Bradesco, as doações poderão ser realizadas na conta 9640-7 da agência 1055-3.
Mais informações no Comitê da Ação Pernambuco Solidário pelo telefone (81) 3226 0063 ou com o coordenador Anselmo Monteiro pelos telefones (81) 9979 9716 e (81) 9114 9716.


 MUTIRÃO DA SAÚDE EM NOME DE DEUSATENDE 500 MULHERES EM JABOATÃO CENTRO, SÁBADO, DIA 23 DE MAIO

No próximo dia 23 de maio, sábado, das 08h às 18h, Jaboatão Centro vai receber um mutirão de atendimento a 500 mulheres, com dermatologista, clínico, dentista, cardiologista, oncologista e oftalmologista para vários exames, como mamografia, preventivo de câncer de colo do útero, ultrassonografia, entre outros. 60 médicos participarão dessa iniciativa e será montado um ambulatório para receber as pacientes, durante 10 horas, sem cessar. Esse Dia da Saúde em Nome de Deus está sendo coordenado pela Paróquia de Santo Amaro, na pessoa do frei Damião Silva. Entre os vários médicos participantes, vale destacar Nancy Cristina Ferraz ( Mastologista ), Darley de Lima Ferreira Filho( Mastologista); Waldyr Cavalcante (Otorrino);  Raul Maris (Clínico Geral);  Carolina Brandão ( Radiologista);  Álvaro Ferraz ( Cirurgião Geral e Professor) e Sandra Santa Cruz (Pneumologista).



Debate sobre acidentes de motos em PE

                                     Para debater o aumento do número de acidentes de moto (vitimas fatais) o deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) estará realizando na próxima quinta-feira (dia 28, às 10h) um grande expediente no plenário de Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parlamentar é autor do projeto de lei que obriga as montadoras e revendedoras de motos (das mais diversas cilidrandas) a oferecerem curso de formação de condutores para seus clientes.

                      De acordo com o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam), Pernambuco tem 22 mortes com acidente de motos para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da média considerada como epidemia pela Organização Mundial de Saúde, que é dez mortes para cada 100 mil habitantes. E não é um privilégio das cidades grandes, só no município de Trindade, na região do Araripe, estão sendo registrados 100 acidentes com mortes para cada 100 mil habitantes. A expectativa do Cepam é reduzir em 50% o número de mortos até 2020. 



Iluminado 

 A AACD Recife, que se dedica a reabilitação de crianças, jovens e adultos, realiza no próximo dia 28 de maio a 16° edição do seu Forró Iluminado, na Arcádio Paço Alfândega. O evento contará com shows de nomes como Geraldinho Lins, Paulinho Leite e Novinho da Paraíba. Toda a renda arrecada é destinada ao tratamento dos pacientes. Os ingressos podem ser adquiridos na sede da instituição ou através dos telefones (81) 3419.4007 ou 3419.4020

As melhores soluções de Mídia Exterior no Nordeste, você encontra com a Bandeirantes Mídia Exterior!





RECIFE SEDIA PRIMEIRO ENCONTRO BRASIL-EUA DE AUTISMO
 COM VÁRIAS PRESENÇAS ESTRANGEIRAS PARA DEBATER O TEMA

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Brasil & EUA de Autismo, promovido pela Afeto - Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, Associação Ilha Azul e 
​Associação Brasileira de Autismo -​
ABRA, que acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco, nos dias 5, 6 e 7 de junho. O evento contará com a presença dos mais importantes palestrantes brasileiros e americanos, especializados em Autismo. 
Estão confirmados: Caio Miguel – PhD, BCBA-D,  Professor of Psycology, California State University, Sacramento, com o tema: “Investigações em linguagem e categorização em crianças com Autismo”; Paula Braga-Kenyn – PhD, BCBA-D e Vice President of Clinical Services Bright Futures Academy, California, com tema: “Características de um programa efetivo de Análise Comportamental Aplicada em casa”; Shawn Kenyon – MA, BCBA, Vice President of Clinical Services Bright Futures Academy, California,apresentando: “Estratégia para lidar com problemas graves de comportamento”; Linda A. LeBlanc – PhD, BCBA-D, com o Executive Director of Research and Clinical Services at Trumpet Behavioral Health, com o tema: “Estratégias de Ensino Naturalístico”; e Maria Martha Costa Hübner, Presidente da Association for Behavior Analysis International (ABA-I), que vai falar sobre: “Como é e como fazemos no CAIS-USP”.
​ Participe!​

Informações: (81)9801-3732 - E-mail: ass_afeto@hotmail.com.



Mutirões da Operação Inverno serão realizados 
em mais cinco localidades de risco neste sábado (23)

Ao todo, 41 mutirões já foram realizados para garantir a segurança dos recifenses durante o período chuvoso

Mais cinco localidades de risco vão receber mutirões da Operação Inverno 2015 durante a manhã deste sábado (23): Alto do Brasil e Alto do Tiro, no Alto José Bonifácio; Córrego da Areia, em Nova Descoberta; Três Carneiros, na Cohab; Córrego do Tiro, na Linha do Tiro; e Jardim Monteverde, na Cohab. Durante as atividades, que vão das 8h às 12h, serão realizados serviços de limpeza, colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, ações de monitoramento, capinação e roçagem.

A realização de mutirões durante as manhãs de sábado é uma parte importante do trabalho de prevenção para o período chuvoso, que soma-se às ações diárias das equipes técnicas. Com esse trabalho, a Sedec busca ampliar a percepção de riscos nas comunidades e minimizar as vulnerabilidades dessas áreas. Ao todo, 41 mutirões da Operação Inverno 2015 já foram realizados em diferentes localidades.

OPERAÇÃO INVERNO – Dentro da Operação Inverno 2015, a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) já realizou mais de 24.500 vistorias técnicas para monitorar a situação dos imóveis situados nas áreas de risco da cidade. Para reduzir o impacto da chuva e, assim, evitar ocorrências, mais de 7.150 pontos de risco já foram cobertos com lonas plásticas. Além disso, a Sedec realizou 184 palestras educativas em escolas municipais e mais de 11.400 residências foram visitadas com o objetivo de conscientizar a população sobre as práticas seguras que devem ser adotadas de modo a evitar acidentes durante o período chuvoso. Todo esse trabalho preventivo vem sendo realizado desde o começo do ano e tem sido intensificado desde que a Operação Inverno 2015 foi deflagrada em meados de março.

Serviço:

O quê: Mutirões da Operação Inverno 2015

Quando: Neste sábado (23), das 8h às 12h

Onde:   Alto do Brasil e Alto do Tiro, no Alto José Bonifácio;
Córrego da Areia, em Nova Descoberta;
Três Carneiros, na Cohab;
Córrego do Tiro, na Linha do Tiro;
Jardim Monteverde, na Cohab.

-- 


Bate-papo com a Reserva (Mai/2015), com Cel Sá - COLÔMBIA: uma abordagem atual


Uma palestra enciclopédica. Um almanaque de atualidades. Assim pôde-se definir o Bate-papo do Coronel Sá sobre a República da Colômbia, que brindou o Almoço do mês de maio da AORE/Recife. A riqueza das informações compartilhadas com os Oficiais da Reserva e amigos presentes proporcionou a mais atualizada reunião de fatos, dados e curiosidades sobre um país que é nosso importante vizinho amazônico. Percorrendo entre aspectos psicográficos, políticos, econômicos, psicosociais e militares, o convidado levou a assistência a compreender melhor o contexto e o momento histórico da Colômbia hoje, e a sua relação com o Brasil e outros países no importante concerto político-estratégico das Américas. Uma palestra das imperdíveis.

Estiveram prestigiando o evento, além da atenta Oficialidade da Reserva, amigos da ADESG, ANVFEB, FIEPE, Circulo Militar, CPOR, e a presença destacada, ilustre e agradável da família do Coronel Sá.

O 'Bate-Papo com a Reserva' é um evento social da AORE/Recife, que acontece normalmente nas segundas quartas-feiras de cada mês. A atividade visa à integração e ao aprimoramento intelectual dos Oficiais da Reserva, além de contribuir para a aproximação do Exército com o segmento civil da sociedade, cultivando valores militares e compartilhando conhecimentos.


Clique no álbum (48 fotos)









Bate-Papo com a Reserva (Mai/2015), com Cel Sá

Tema: COLÔMBIA - uma abordagem atual

Embora bastante conhecida no mundo por sua história de conflitos armados, FARC e narcotráfico, a Colômbia revela muitos outros aspectos interessantes, como a terceira maior economia da América Latina e a segunda maior população da América do Sul. Neste bate-papo, o Cel Sá, que até ano passado ocupava o cargo de Adido de Defesa, Naval e do Exército na República da Colômbia, vai nos trazer uma série de atualidades sobre este país nosso importante vizinho amazônico.







©2015 YouTube, LLC 901 Cherry Ave, San Bruno, CA 94066





--
Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército - AORE/Recife
www.exalunoscporrecife.org.br

Of R/2, quite sua anuidade aqui 


Empresa, cadastre suas vagas / Oficial da Reserva, cadastre seu currículo em www.reservaativa.com.br o portal de emprego dos militares da reserva, profissionais com características diferenciadas no mercado de trabalho.



Colaboradores da Emlurb encenam
 peça sobre o Parque da Jaqueira

Espetáculo conta a história do parque e será apresentado neste domingo (24)

Quem quiser aprender mais sobre a história do Parque da Jaqueira já tem programação para o fim de semana. No próximo domingo (24/5), a Companhia de Teatro Rosa dos Ventos, formada pela equipe da Assessoria Sócio Ambiental da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), apresenta o espetáculo ‘Jaqueira, natureza urbana’. A peça, que é uma homenagem ao aniversário de 30 anos do parque, celebrados em 2015, acontece no Ringue de Patinação, às 15h.

A encenação vai retratar a importância desse espaço que é considerado uma das principais áreas de lazer da cidade. O surgimento, a origem da Capela de Nossa Senhora da Conceição e dos Jardins de Burle Marx, a idealização das áreas dedicadas aos esportes e ao lazer e a sua representatividade ambiental serão alguns dos aspectos abordados na apresentação.

Para a diretora de Praças, Parques e Áreas Verdes da Emlurb, Gabriela Barbosa, divulgar a história do Parque da Jaqueira é contribuir com a formação cidadã das crianças e adultos que frequentam o local, dando a eles a oportunidade de conhecer os diversos momentos que resultaram no espaço do qual usufruímos hoje. “Descobrir como a Jaqueira se desenvolveu até hoje ajuda as pessoas a entenderem por que temos tantas ‘tribos’ e tantos interesses envolvidos na gestão e no uso do parque, além disso, permite que a população compreenda o quão importante e complexo é o trabalho realizado pelo município”, afirma.

Serviço
O quê: Espetáculo "Jaqueira, natureza urbana"
Quando: Dia 24 de maio, domingo às 15h.
Onde: Ringue de Patinação, no Parque da Jaqueira.
Classificação: livre
Entrada: gratuita

-- 






Nenhum comentário:

Postar um comentário