quarta-feira, 20 de maio de 2015

Parabólica

Autismo: Lei ainda
não saiu do papel

Recentemente, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou Lei que protege a pessoa com autismo, prevendo tratamento individualizado e multidisciplinar para crianças e adultos que convivem com a síndrome, além do acesso gratuito aos medicamentos. O acompanhamento especializado engloba atendimento médico, de psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A Lei prevê ainda que os estudantes, com transtorno do espectro autista, sejam incluídos nas classes regulares de ensino público e privado. A psicóloga Roberta Monteiro, da Clínica Somar, que é referência no tratamento do Autismo, comemora o avanço, mas alerta que é preciso um empenho extraordinário do Governo do Estado para que a Lei saia do papel e funcione de fato. Ela diz que cabe ao Governo instituir, em todo o Estado, uma política específica para o tratamento.Existem pouquíssimos especialistas em transtorno do espectro autista e, além disso, não temos sequer um levantamento de quantas pessoas com autismo existem no Estado”, lembra Roberta.




Centro de saúde...

A direção do Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, na Rua José Feliciano Farias, 195, Boa Viagem, não está nem aí para   a Secretaria de Saúde do Recife. E, muito menos, para os velhinhos e o grupo de risco. Não cumpre o horário de 8h às 17h para vacinar contra a gripe.

Nathalia Bormann/Arquivo Folha-PE
 Exibindo Vacina-Gripe.jpg

...maltrata os velhinhos - Ontem, por volta das 15 horas, era grande o número de idosos que voltavam decepcionados do posto. Um vigilante avisava na entrada: “Aqui, só das 8h às 11h30”. Quer dizer, o pessoal daquele posto esnoba a determinação superior e maltrata os cidadãos.


E o pedestre?

Paulo Carneiro/Cortesia 
 Exibindo Galhos-Árvore.jpg
Paulo Carneiro e os moradores da Rua José de Vasconcelos, na Tamarineira, imploram que a Emrlub retire os  galhos da calçada desta árvore, cortada no dia 6 passado. A Emlurb deu prazo de dez dias. De que mês e ano? Pode?



Jornalismo - Jornalistas e estudantes, interessados em descobrir novos métodos e mercados para atuar, podem ficar de olho na Oficina de Jornalismo de Precisão, da Paradox Zero. Informações: 81.3019.3811e paradoxzero.com/cursos. 



Ruas... - Em resposta ao comentário “Recife Antigo é área particular?”, denúncia do ator Leidson Ferraz, a CTTU diz que “as interdições das vias para a circulação de veículos têm o objetivo de garantir a segurança viária. Nesse caso, os pedestres tem prioridade”.



...interditadas - E conclui: “Podendo, assim, realizar a travessia com mais segurança. O bloqueio das vias é feito cuidadosamente, cerca de 30 minutos antes do evento, e é desfeito imediatamente após a dispersão do público. A interdição se restringe apenas à circulação de veículos, tendo os pedestres prioridade de circulação”.





Protesto 1-
Alunos, servidores e professores da UPE param, hoje de manhã, e protestam contra o corte de verbas da instituição e cobram do Governo uma solução para a falta de docentes e servidores.


Protesto 2-
A concentração será, às 8h, em frente ao Hospital Oswaldo Cruz. Amanhã, haverá nova assembleia para avaliar a resposta do Governo do Estado e decidir sobre os rumos do movimento.

Prova -
A Fundação Santillana promove, hoje, na Casa Rosada, seminário para educadores, gestores e instituições públicas de ensino. Debatem a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização.


O Deputado Estadual Álvaro Porto já colhe assinaturas para PEC da Bengala para todos os funcionários estaduais

Entrada
x

Gabriel Porto

)
m
O Deputado Estadual Álvaro Porto  já colhe assinaturas para PEC da Bengala para todos os funcionários estaduais


O deputado estadual Álvaro Porto se adianta e já colhe assinaturas de outros deputados para proposta de emenda à Constituição Estadual que tem como escopo alterações no limite de aposentadoria compulsória, passando de 70 anos para 75, para os servidores públicos em geral de Pernambuco e não somente aos membros do judiciário.
                                   
            A referida proposta mostra-se muito bem-vinda, na medida em que vem ao encontro dos interesses daqueles que iniciaram, tardiamente, suas atividades formais de trabalho, computáveis como tempo de contribuição bem como daqueles outros que, sentindo-se em condições de continuar a trabalhar e a oferecer sua contribuição para a Administração Pública, para sociedade e para o País, queiram ainda dar de si, com base em disposição e contribuição eminentemente pessoal, em fase mais avançada de suas vidas, exercitando esse ato de vontade.

            “A PEC além de aproveitar o conhecimento e qualificação dos servidores públicos colabora ainda com o equilíbrio das contas do estado, na medida em que a opção por um maior período em atividade resultará em despesas inferiores com o pagamento de aposentadorias.”, ressalta Porto. 

Robson Sampaio rsampaioblog@gmail.com


para Gabriel
Companheiro, com 75 anos, o servidor já está com o corpo todo na cova e não , apenas, com o pé na cova. Manda esse deputado trabalhar durante 35 anos, no serviço público, mal remunerado, para ver se ele topa ficar até os 75 anos  no batente. Ou então, manda ele doar a verba de gabinete e a metade do  salário dele e dos outros pares para o Sassepe. Me diz uma coisa: com quantos anos ou mandatos esse deputado v ai se aposentar?



A dança das palavras: curso de poesia em 40 horas

A dança das Palavras – iniciação à linguagem poética é o curso que o poeta e jornalista Marcelo Mário de Melo está anunciando para começar no próximo 6 junho,  somando quarenta horas distribuídas por cinco sábados, em horário integral.  O objetivo central é aprofundar nas pessoas a percepção das suas vivências e a sua expressão por meio da linguagem poética, que se diferencia da linguagem utilitária do cotidiano e das construções verbais típicas do jornalismo, da ciência, da filosofia e da religião.

A metodologia se apóia na exploração de situações poéticas e nos exercícios de desinibição ante a autocensura, as bitolas do racionalismo, do puritanismo e da linguagem instrumental. Paralelamente, exercita-se a composição poética, o trabalho de oficina que vai da idéia ou do texto inicial, até a última versão.

Para acentuar a  “praticidade poética” do curso, o poeta faz uma analogia com o futebol, afirmando que “não se trata de formar comentaristas esportivos, mas de treinar jogadores com a bola no pé.”  Acrescenta que utilizará exemplos da sua produção poética, principalmente, os poemas constantes do livro Palavra-pá: poemas sobre poesia, ainda inédito.

O quê: curso de iniciação à linguagem poética: A dança das palavras

Quando: de 05 de junho a 11 de julho, aos sábados, horário integral

Onde: Av. Rosa e Silva, sala 904, Espinheiro, Empresarial Córdoba.

Quanto: R$ 500,00

Contato: Izavarejão@gmail.com - 99719354






Reunião Ordinária da ARL MAIO -  2015

O presidente da Academia Recifense de Letras, escritor Lucilo Varejão Neto, comunica e convida
os (as) Acadêmico (as) e amigos (as)
para  Reunião Ordinária do mês de maio de 2015,
que  será realizada na próxima quinta-feira,
dia 21 de maio, iniciando-se às 17 h00
Local:
Instalações da Academia Pernambucana de Letras   APL
Av. Rui Barbosa, 1596 - Graças - Recife-PE 
Fone: (81) 3268.2211
(Entrada do Estacionamento pela Rua Malaquias).

- Eleição da escritora Zélia Monte para a cadeira de nº 34, vaga pelo falecimento do saudoso acadêmico Itamar de Abreu Vasconcelos.
- Leitura de trabalho dos Acadêmicos

Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos com o presidente LUCILO VAREJÃO NETO, através dos telefones 3429.2854/ 3429.0613 / 9965.4920 ou pelo




PE e Recife: mobilidade 
exige união de forças

Deputados e vereadores do Recife cobram projetos atrasados e realizam nesta quinta-feira (21) debate sobre problemas na mobilidade urbana, na Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais e vereadores do Recife, que integram a oposição às gestões do PSB, do prefeito Geraldo Julio e do governador Paulo Câmara, realizaram nesta segunda-feira (18) uma reunião para discutir uma pauta de ação conjunta que envolva a fiscalização, cobranças e propostas ao poder público municipal e estadual.

As obras de mobilidade urbana são o primeiro alvo do trabalho integrado. Nesta quinta-feira (21), o tema será debatido em uma sessão especial na Assembleia Legislativa. O secretário estadual de Cidades, André de Paula, foi convidado.

Já no início de junho, uma visita será feita pelo grupo a algumas das obras que já deveriam ter sido concluídas, a exemplo dos corredores de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste e a Via Mangue, além dos terminais integrados de passageiros.

O líder da Bancada de Oposição na Câmara de Vereadores, Jurandir Liberal (PT), antecipa que no mês de junho será realizada audiência pública na Câmara Municipal, para tratar das obras inacabadas, e uma agenda também será dedicada à situação da saúde pública no Recife.

Crédito da foto: Bancada da Oposição/Alepe
 Exibindo Deputados estaduais e vereadores do Recife - 18052015.JPG


De acordo com o líder da bancada de oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PTB), a união com os vereadores do Recife dará um grande reforço ao trabalho que já vem sendo realizado pelos deputados nas cobranças ao Governo do Estado. “Estamos numa agenda de cobranças para que o estado e o município ofereçam soluções para os graves problemas que encontramos. Até porque a população já começou a perceber as sérias deficiências das atuais gestões do PSB”, afirmou.

Os parlamentares também vão se dedicar à avaliação dos resultados práticos do “Recife Participa”, um programa de consulta popular implantado pela gestão Geraldo Julio (PSB). Nas visitas aos bairros, os vereadores do Recife têm constatado que o programa não está cumprido o papel de dialogar com a população, o que representa um recuo em relação ao antigo Orçamento Participativo.


Acervo da Biblioteca possui mais de 50 mil publicações

Com um acervo com mais de 50 mil publicações, inclusive algumas edições raras, a Biblioteca da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas - Condepe/Fidem é uma referência para o público em geral, como pesquisadores, estudantes e acadêmicos.

A unidade integra a Diretoria de Sistematização e Disseminação de Informações, vinculada à Diretoria Executiva de Estudos, Pesquisas e Estatística e.funciona na casa da rua Barão de São Borja, 526, na Boa Vista. O acesso principal se dá pela lateral do prédio, e as atividades estão distribuídas em áreas de estudo, administrativa e de apoio e convívio.

O acervo é diversificado, sendo composto por livros, periódicos e CDs que reúnem informações sobre temas relacionados ao desenvolvimento de Pernambuco e, ainda a memória técnica da entidade, além de desenvolvimento sustentável e local, urbanismo, meio ambiente, recursos hídricos, dados conjunturais estatísticos e históricos dos municípios de Pernambuco.

Dentre as publicações mais recentes adicionadas a Biblioteca estão: Impressões do Meu Canto: Crônicas e Memórias da Gazeta de Pesqueira (1905-1917) de Anísio Galvão, O Livro de Vínculo do Morgado da Casa da Torre de Yony Sampaio,Pernambuco em Mapas desenvolvido pela Agência Condepe/Fidem, objetivando auxiliar os gestores públicos na formulação de Políticas Públicas.

O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 13h. O acesso ao acervo é livre apenas para consulta podendo ser fotografado e fotocopiado.

O objetivo da biblioteca é subsidiar os visitantes, além de difundir as informação técnico-acadêmica sobre os diversos temas, dando suporte ao ensino, extensão e à pesquisa, em todos os níveis de graduação.

O Diretor Executivo, Maurílio Lima, disse que está iniciando um projeto de modernização da unidade, com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento e agilidade nas consultas ao seu acervo. Para isso, está sendo analisada a implantação de um sistema licenciado gratuitamente como LGPL , Lesser General Public License da Free Software Foundation. O novo sistema irá enfatizar as rotinas e sub-rotinas dos principais procedimentos realizados na biblioteca, tais como: busca, circulação, catalogação, aquisição e manutenção.





Cidade da Copa pode não passar de uma maquete”

Caso não honre contrato, Governo do Estado pode inviabilizar projeto de desenvolvimento urbanístico projetado para o entorno da Arena da Copa

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), faz um alerta sobre os sérios prejuízos que poderão ocorrer caso o projeto de construção da Cidade da Copa - anunciado pelo Governo do Estado como vetor de desenvolvimento da Zona Oeste da Região Metropolitana - seja abandonado.

Na audiência realizada pela Comissão de Desenvolvimento da Alepe, nesta quinta-feira (14) o vice-governador Raul Henry, responsável pelo comitê gestor de parcerias público privadas (PPPs) da gestão estadual, admitiu que o terreno onde seria construído o empreendimento poderá não mais ser doado pelo Governo do Estado, como havia sido celebrado inicialmente em contrato.

O plano urbanístico, projetado para ser erguido em São Lourenço da Mata, em uma área de mais de 200 hectares ao lado da Arena Pernambuco, foi anunciado sob o conceito de cidade inteligente, com equilíbrio entre desenvolvimento urbano e meio-ambiente. O contrato de PPPP foi firmado com a Construtora Odebrecht, que também integra o consórcio responsável pela construção e gestão da Arena Pernambuco.

“A expectativa era de que a Cidade da Copa se transformasse em um novo eixo de desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife. Hoje, está ameaçada de não passar de uma maquete”, diz Silvio Costa Filho, lembrando que foram anunciados para a região shopping centers, centro de convenções, parques e universidades, além de áreas residenciais, entre outros empreendimentos. “Isto traz uma frustração generalizada, na geração de empregos para a população, para muitos empreendedores que já tinham planos de investimentos, e para o crescimento econômico provocado pela descentralização habitacional”, lamenta.
Exibindo Maquete Cidade da Copa.jpg


Silvio também diz que o não cumprimento do contrato assinado pelo Governo do Estado cria um ambiente de instabilidade jurídica, o que pode afetar a celebração de parcerias futuras entre Estado e iniciativa privada. “Estes contratos de PPPs se transformaram em grandes problemas para o Estado. A PPP de Itaquitinga está parada, com a desistência já de duas empresas e o Estado tendo de assumir as obras. Uma avaliação sobre a PPP da Arena da Copa mostra que o Estado assumiu um risco alto ao se comprometer com uma receita de R$ 73 milhões por ano, mesmo com clubes de futebol se negando a assumir o número de jogos que havia sido definido pelo governo, para gerar renda. Só este ano, o Governo de Pernambuco ainda tem de pagar R$ 130 milhões ainda pelas obras. Além disto, o grupo Odebrecht pede o reequilíbrio no custo das obras de mais de R$ 200 milhões”, informa.

O parlamentar alerta ainda que, caso o empreendimento não consiga chegar a um ponto de equilíbrio financeiro, o Estado terá que pagar pelo menos R$ 20 milhões, ao ano, nos próximos 28 anos, para repor os prejuízos.  

Ao avaliar a reunião dos deputados estaduais com o vice-governador, Silvio Costa Filho afirmou que, infelizmente, o governo não apresentou ações concretas para resolver a questão tanto da Arena Pernambuco quanto da Cidade da Copa. “Não ouvimos propostas objetivas, a não ser a de que o Estado contratou uma consultoria para contestar o valor adicional que a Odebrecht está cobrando pela construção do estádio e apresentar um plano de viabilidade. O que queríamos ter ouvido do vice-governador eram ações concretas de como o Estado pode garantir a sobrevivência da Arena e a Construção da Cidade da Copa, sem comprometer suas finanças””.



Prefeitura concede reajuste e segue pagando acima do piso nacional da Educação

A Prefeitura do Paulista concedeu o reajuste de 13,01% para os trabalhadores em Educação da rede local. A medida, que beneficia quase 1,3 mil funcionários, entre servidores e contratados, coloca a cidade no hall dos municípios que pagam o piso salarial da categoria, levando-se em conta o aumento no valor total do soldo, que compõe o vencimento base e as gratificações permanentes – aquelas que são contabilizadas para fins de aposentadoria.

FOTO: FRANCISCO MARQUES

Exibindo DSC_0005.JPG
          O reajuste salarial passa a valer a partir do mês de abril, período em que os filiados ao Sindicato dos Professores da Rede de Ensino do Paulista (Sinprop) iniciaram as discussões sobre a data-base. Agora, com o fim das rodadas de negociação, o governo municipal prevê que o vencimento dos funcionários fique em torno de 3% acima do piso nacional, estipulado pelo Ministério da Educação.

       Ao longo das negociações com a prefeitura, que foi capitaneada pela Secretaria Municipal de Administração, os trabalhadores em Educação da cidade não realizaram greve, o que dispensa a elaboração de um calendário de reposição de aulas. 



Espetáculo premiado em cartaz no Recife

“O dia em que Sam morreu” será apresentado de 22 a 24/5, com patrocínio da Petrobras

O grupo Armazém Companhia de Teatro, patrocinado pela Petrobras há 15 anos, encena no Teatro Luiz Mendonça, no Recife, entre os dias 22 e 24 de maio, o premiado espetáculo “O dia em que Sam morreu”. A peça, que discute as crises da sociedade contemporânea, conquistou prêmios nos festivais de Edimburgo (Escócia) e Avignon (França), além de ter sido escolhida como Melhor Estreia Teatral de 2014 pelo jornal Folha de São Paulo.

A trama passa por acontecimentos como a aplicação de métodos nada ortodoxos que um cirurgião-chefe adota para subir na carreira; a troca de ideias entre uma juíza criminal que tenta distinguir o que é ou não correto e um cirurgião de moral flexível; e o questionamento sobre o peso e a medida das coisas por uma garota de programa cujo pai está doente e um velho palhaço que convive com o Mal de Alzheimer.

O espetáculo dirigido por Paulo de Moraes tem ainda direção musical executada ao vivo por Ricco Viana. No elenco estão Jopa Moraes, Lisa Eiras, Marcos Matins, Otto Jr., Patrícia Selonk e Ricardo Martins.

Armazém Companhia de Teatro

Nascido em Londrina (PR), o grupo se instalou no Rio de Janeiro em 1998, encenando espetáculos como “Toda nudez será castigada”, “Inveja dos Anjos” e “Alice através do espelho”. Entre os 20 prêmios nacionais conquistados ao longo de 27 anos de estrada estão Mambembe, Shell e Cultura Inglesa.

Petrobras Cultural


Ao longo de 60 anos, a Petrobras vem incentivando a cultura com ações e patrocínios em todo o Brasil. O Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira nas mais diversas manifestações, abrangendo a criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o programa busca ampliar as oportunidades de criação, circulação e consumo dos bens culturais.

Serviço:


O dia em que Sam morreu

Data: 22/5 (sexta) e 23/5 (sábado), às 20h, e 24/5 (domingo), às 19h
Locais: Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem, s/n)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Gerência de Imprensa - Nordeste / Recife
Tel: (81) 3464-5966






Nenhum comentário:

Postar um comentário