segunda-feira, 25 de maio de 2015

Parabólica





Teatro da Vida:
Só importados

Na recepção de um casamento, em Garanhuns, apareceu um daqueles caras chatos, que gostam de se engrandecer e de exibir poder econômico. Não tomava cerveja e, só consumia uísque, se fosse, no mínimo, de 12 anos. E para acompanhar, exigia clube- soda importado. Tira-gosto, de preferência, de salmão defumado ou caviar com biscoitos ingleses. E, no máximo, se permitia camarão ou lagosta. Metido num terno de Albene, usava camisa de listras largas e gravata italiana, o cara era, além de chato, um autêntico cafona. Foi quando apareceu Cristóvão, gozador de primeira linha e que resolveu rebater as histórias do contador de vantagem. - Lá, na minha casa, tudo também é estrangeiro. Meu pão é só francês, batata é inglesa, os limões são galegos, as pimentas do reino e os copos são americanos. Aí, com cara de banana que tinha, o chato queria ir embora. Cristóvão arrematou: Peraí, que tem mais. As sandálias são havaianas ou japonesas, o purgante de meus filhos é de aguardente alemã e até as camisinhas são de vênus".

Metralha perigosa
      
Exibindo A-Papa-Metralha.jpg

Na Rua Prudente de Morais, em Campo Grande, esta caçamba papa-metralha, estacionada de forma totalmente irregular, logo no cruzamento com a Rua Marques de Abrantes, tem causado acidentes. A PCR tem que agir e, rápido, antes que aconteçam mortes.



Lixo na calçada - Ainda na Rua Prudente de Morais, os moradores denunciam outro problema e que precisa de uma ação urgente: a  remoção de lixo nas calçadas da via, que obriga o pedestre a andar pela rua e correndo o risco de ser atropelado. Pedem também  fiscalização.


Oanã e Acácia

Divulgação
 Exibindo A-Ilustração.png
Hoje, às 19h, lançamento do livro “A História do Virtuoso Oanã e a Mimosa Acácia” (libreto de ópera-cordel), de Iracema Rodrigues, e ilustrações de David Alfonso Suárez. Na  Passadisco, Loja 7, na Galeria Sítio da Trindade.



Esgotos - Em resposta à coluna, a Compesa informa que não opera a rede coletora de esgoto, nas ruas Cônego Romeu e Visconde de Jequitinhonha (perto do Setúbal Center), em Boa Viagem. Então, a responsabilidade é da PCR.


Poética - O poeta e jornalista Marcelo Mário de Melo realizará, a partir de 5 de junho, o Curso Iniciação à Linguagem Poética: A Dança das Palavras. Serão 40 horas, em cinco sábados, e com horário integral. Contato: 9971.9354 e Izavarejão@gmail.com.
 


Água - Moradores da Rua João de Barro (no singular mesmo, porque é o nome do pássaro), no Bairro de Rio Doce, em Olinda, já fizeram vários protocolos, junto à Compesa, para saber o motivo da água não chegar para todas as casas. Mas, até o momento, não tiveram respostas. Os idosos, maioria na rua, são os que mais sofrem.


Leite -
Em Caruaru, o Banco de Leite do Hospital Jesus Nazareno pede ajuda às mães do Agreste. O estoque está com 7 litros de leite. Por dia, são precisos 2 litros e meio. Para doar: 81.3719.9338.
Pró-Criança -
No dia 28, o Movimento Pró-Criança vai realizar trabalhos voluntários nas ONGs que fazem parte da Rede Pernambuco Voluntário. Informações: 81.3412.8977.



Comenda Marechal Floriano Peixoto

Prezado Robson Sampaio,

A Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artista, informa que em Assembleia no 

dia 10 de abril, indicou seu nome para receber durante o Prêmio Literarte 2015 que se dará na 

cidade de Recife, promovido por esta entidade, juntamente com a Prefeitura de Recife  a 

Comenda Marechal Floriano Peixoto, atribuída apenas a Autoridades que se destacaram na 

sociedade apoiando de alguma forma o desenvolvimento de atividades culturais, alvo principal 

de nossa entidade e traz a público estas ações de forma festiva neste evento. 

Para nós é uma honra entregar-lhe esta homenagem, que consiste em Comenda “ e Diploma. 

O evento será realizado no dia 13 de Junho de 2015 no Hotel Dorisol.

Não haverá cobrança de ingressos para a cerimônia, nem qualquer ajuda governamental, para a 

Cerimônia pode levar quantos convidados desejar, somente o Cocktail nos é cobrado pelo Hotel, 

e locação de Instalações, etc...

Este valor de R$ 100,00 por pessoa, 

Todos os Homenageados  sairão no Catálogo da Literarte que será lançado na Bienal do RJ. 

Conheça um pouco do trabalho da Literarte através de nosso site WWW.grupoliterarte.com.br 

para referência nossos últimos eventos foram no Palácio de Cristal em Petrópolis, Castelo 

Colbenz na Áustria, Museu da Inconfidência em Ouro Preto, em Lisboa- no Palácio Penafiel 

sede da C.P.L.P na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e no Museu do Oriente em Lisboa. 

http://www.serramob.com.br/agenda/256-fundacao-de-cultura-e-turismo-de-petropolis-9-

12

Neste Link nosso evento no Palácio Penafiel com a Presença da 1ª Dama de Portugal , de 

Pilar Delrio ( Viúva de José Saramago) que recebeu a homenagem póstuma ao marido e 

entre outros grandes nomes da Literatura lusófona. 

https://www.youtube.com/watch?v=IAG1zyVF9X8 

Desde já contamos com a sua adesão e aceite!

Débora Reis

Atenciosamente,

Gerente de Comunicação 

Izabelle Valladares

Presidente LITERARTE


Prejuízos causados pela Petrobras no Estado de Pernambuco.


Prezado Associado,

Leiam a matéria e o vídeo com o excelente material jornalístico produzido pela jornalista Alexa Salomão, sobre os prejuízos causados pela Petrobras no Estado de Pernambuco.

A matéria pode ser vista no:




Na matéria escrita há um depoimento de Dr. Joselito Pereira, da TBS e do senhor Sebastião Silva, da MYBUS.

No vídeo da TV Estadão, também há uma entrevista também com Dr. Joselito Pereira e com o nosso Executivo, Edmundo Morais.

Importante ressaltar que a matéria foi fruto do contato que realizamos com a referida jornalista, da boa coordenação e trabalho de equipe realizada pelo SINFREPE, com Edmundo Morais, Joselito Pereira, Gervásio Tassi e Sérgio Schwambach.

Cordialmente,

Alberto Santos - Presidente
Sindicato das Empresas de Fretamento do Estado de Pernambuco
Rua Dr. Nilo Dornelas Câmara, 90 - sala 02 - Praça de Boa Viagem
Boa Viagem - Recife - PE


Exposição : Ciencias Nucleares para uma sociedade sustentável


Museu de Ciências Nucleares do DEN/UFPE, como parte das suas atividades durante 13ª Semana Nacional de Museus, está realizando  uma exposição cujo tema é Ciências Nucleares para uma sociedade sustentávelA mostra acontece, de 21 a 24 deste mês, no RioMar Shopping, piso L3, próximo à praça de alimentação, Recife.

A exposição traz o acervo do Museu de Ciências Nucleares, que é composto por objetos, maquetes, painéis, cartazes, programas interativos de computador, vídeos e fotos. A exposição tem caráter interativo de modo a estimular os visitantes  de diversas idades a desvendarem as curiosidades do átomo e das suas radiações. É brincando com o átomo que se pretende difundir junto aos visitantes  os temas das radiações ionizantes e suas aplicações na medicina, na industria , no meio ambiente e na geração de eletricidade. Neste ano também se comemora os 100 anos da teoria da relatividade, proposta por Einstein. Esta teoria transformou a forma como a física vê a realidade. Este tema também é abordado neste evento

Inaugurado no ano de 2010, o Museu de Ciências Nucleares da UFPE é um espaço interativo, didático e lúdico que busca preservar e incentivar a área de ciências nucleares de modo desmistificado. O museu surgiua partir da iniciativa do Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear (GDOIN) do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, com a ajuda de colaboradores. Ele está localizado no próprio DEN, no Campus Recife da Universidade.

Mais informações
Museu de Ciências Nucleares


 Comerciários do Litoral Norte dizem “sim” em casamento coletivo

Cerimônia reuniu 28 casais na noite deste sábado (23), que oficializaram o matrimônio gratuitamente em evento promovido pelo Sindecom


A emoção marcou a cerimônia de casamento coletivo que reuniu 28 casais de comerciários que atuam no Litoral Norte do estado. O evento,  promovido gratuitamente Sindicato dos Empregados do Comércio do Litoral Norte (Sindecom), aconteceu neste  sábado (23/05). O casamento religioso com efeito civil  foi realizado simultaneamente, às 21h, para os católicos na Igreja Santa Isabel e para os evangélicos no espaço Armazém 10, ambos localizados no centro de Paulista. Após a cerimônia, os recém-casados e familiares comemoraram ao som da Jeziel Band Soul, na casa de recepções. Uma limousine conduziu as noivas aos locais onde foram realizadas as cerimônias.

Comerciária na Farmácia Pague Menos de Abreu e Lima, Michele Marques, 30, descreveu como foi a noite. “Foi um momento de muita emoção. Realizei um sonho. Foi muito importante essa ajuda do sindicato, senão a gente não conseguiria porquehoje, até a cerimônia mais simples, sai muito caro casar”, afirmou a comerciária que mantém um relacionamento com o atual esposo há cinco anos.

Além da isenção das taxas do cartório e despesas com a cerimônia religiosa e recepção, os recém-casados foram presenteados com um álbum de fotografias com 16 fotos e um DVD com imagens do evento. Todos os casais são comerciários e trabalham em cidades do Litoral Norte de abrangência do sindicato. São elas: Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá.



Presidente do Sindecom, Fábio Porto, destaca a importância da base familiar. “O sindicato entende que a família é a base de tudo na vida. Por isso, estamos viabilizando a realização de um sonho, que é o matrimônio para estes 28 casais de nossa categoria comerciária, pois sabemos das dificuldades e do custo de se realizar uma cerimônia de casamento hoje em dia”, ressaltou Fábio.



Literatura para Solidariedade

O Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Câncer lança, no próximo dia 27, às 19h, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfandega, o livro “Chamas da Esperança”. A obra com poemas de Eraldo Campelo, com ilustração de Ana Ivo, é inspirada na história de uma jovem mãe diagnosticada com um câncer de mama. Os versos trazem através  os conflitos emocionais e éticos  enfrentados pela personagem central.  A obra será vendida por R$ 25. Toda renda arrecadada pelas vendas será revertida às ações da instituição.




                                                   Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica começa nesta terça (26)
Evento é gratuito e será realizado no Centro de Convenções. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site



A partir desta terça-feira (26) Pernambuco sediará a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O evento, promovido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) com o apoio do Ministério da Educação, já conta com 20 mil inscritos e receberá ao longo de quarto dias personalidades de referência nas áreas de Educação, Tecnologia e Direitos Humanos. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, é quem comandará a solenidade de abertura do FMEPT 2015 a partir das 19h, no Teatro Guararapes.

A grade palestrantes inclui nomes como Frei Betto, Sílvio Meira e Moacir Gadotti. Também estão confirmadas a participação de palestrantes internacionais, a exemplo de Aléssio Surian (Itália), Sílvia Manfredi (Itália), Marti Ford (Canadá), Elísio Estanque (Portugal), Beatriz Soto (Colômbia), Wilson Netto (Uruguai) e Oscar Valiente (Escócia). Além das conferências, palestras e debates, o Fórum contará com mais de 400 atividades, entre oficinas, mesas redondas, workshops e painéis nas mais diversas áreas. Há, por exemplo, oficina para elaboração de aplicativos para games, desenvolvimento de robótica educacional, entre outras opções.

Na Mostra de Inovação Tecnológica, 52 pesquisadores de todo o país vão expor seus projetos. Com a curadoria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, o “Auditório da Inovação” receberá atividades relacionadas à tecnologia e empreendedorismo. Na programação, consta a palestra do executivo da Cisco sobre a “Internet das coisas (IoT)” e sua aplicabilidade na educação, além de um workshop sobre educação empreendedora, ministrado pelo professor da ESPM, Marcelo Pimenta, e a palestra do coordenador de empreendedorismo do Porto Digital, Maurício Carvalho, sobre empreendedorismo digital.

O FMEPT também inclui feiras do Livro, de Economia Solidária e de Gastronomia, além de 100 atividades culturais, entre shows, encenações teatrais, recitais e outras atrações. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site: www.fmept.org

HISTÓRICO - O FMEPT nasceu do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial de Educação. Entre os seus objetivos, está a construção de propostas para integrar a Plataforma Mundial de Educação. Sua primeira edição foi realizada em 2009, em Brasília, e a segunda aconteceu no ano de 2012, em Florianópolis, tendo sido coordenada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Cerca de 150 instituições, entidades, associações e representações do poder público de todo o Brasil compõem o Comitê Organizador do evento, que se reuniu, bimestralmente ao longo de um ano, para estrutura a edição 2015 do Fórum.

HOMENAGEADO -  A cada edição, o Comitê Organizador do Fórum elege uma personalidade homenageada do evento. Neste ano, o escolhido foi o pernambucano Josué de Castro por ter colocado a ciência e a inovação em favor das causas sociais com os seus estudos sobre a fome e o desenvolvimento sustentável.

 CREDENCIAMENTO – Os profissionais dos veículos de comunicação que desejam realizar a cobertura do evento devem fazer o credenciamento online, preenchendo o formulário disponível no site: www.fmept.org



=> Confira a programação do FMEPT 2015
=> Inscreva-se gratuitamente no Fórum 
=> É profissional de comunicação e vai realizar a cobertura do evento? Acesse a área de credenciamento de imprensa


SERVIÇO 

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
Data: 26 a 29/05 (abertura 26/05 às 19h)
Horário: 8h às 20h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco


ESTADO INSTALA COMISSÃO PARA REFORMAR 
CÓDIGO PENITENCIÁRIO DE PERNAMBUCO

Será instalada na tarde de desta segunda-feira,25, a Comissão de Elaboração do Projeto de Lei Ordinária de Reforma do  Código Penitenciário do Estado de Pernambuco. A Comissão foi instituída por meio da portaria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos nº070 publicada no Diário Oficial, na sexta-feira, 22 e será formada por representantes do Conselho Penitenciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria Geral, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Ressocialização, Sociedade Civil e Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.  A Comissão irá analisar as propostas de reforma do Código Penitenciário do Estado (Lei nº7.699, de 24 de julhode 1978), sugeridas pela sociedade civil organizada. O resultado final será consolidado e encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado para aprovação.

Serviço:
Dia:25/05/2015
Horário: 15h
Local: Gabinete da Secretaria Executiva de Ressocialização, na rua do Hospício, 751, Boa Vista.


Maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho são
diplomados Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Ato foi realizado em Nazaré da Mata, com a participação do governador Paulo Câmara
  
O terreiro do Maracatu Cambida Brasileiro, na zona rural de Nazaré da Mata, o mais antigo em atividade no Estado (desde 1918), foi o palco da celebração que oficializou com o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil os maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho. O governador Paulo Câmara foi ao município, neste domingo (24), prestigiar o ato, que integrou a programação do 5º Encontro de Cultura Popular da Mata Norte, uma realização do programa Pernambuco Nação Cultural em 11 cidades da região.
Ícones da cultura pernambucana, as duas manifestações foram reconhecidas em dezembro passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "É um passo importante a imaterialidade de expressões culturais tão antigas, mas tão atuais, onde as pessoas se divertem e repassam para as gerações. Os maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho representam a cultura de Pernambuco há muito tempo; eles precisavam desse fortalecimento", destacou Paulo Câmara.
De acordo com o governador, os títulos concedidos pelo Iphan mostram que a cultura pernambucana é "forte". "Nossos artistas são generosos e lutadores. O Governo continuará apoiando, para que esse legado fique para as próximas gerações. A riqueza de um Estado e a riqueza de uma nação vêm da cultura", argumentou Paulo.
Com as titulações dos maracatus de Baque Solto e do Cavalo Marinho, Pernambuco se consolida como o Estado com o maior número de manifestações culturais com título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil; são oito no total. Hoje, 36 manifestações possuem o título no País.
Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, o número representa a força da cultura no Estado. "As políticas públicas afirmativas de apoio à cultura popular e aos elementos da nossa identidade também contribuíram para isso. Não é à toa que temos essa quantidade maior de reconhecimento nacional, até porque dentro do Governo Eduardo Campos foi feito um trabalho consistente para fazer o estudo, o inventário e o levantamento dessas expressões para solicitar ao Iphan o registro delas. Estamos colhendo os frutos de um trabalho realizado há sete anos atrás, e que o governador Paulo Câmara continua", ressaltou.
Presidente da Associação de Maracatus do Baque Solto de Pernambuco, mestre Manoel Salustiano afirmou que a titulação é mais uma "vitória" da cultura popular. "A gente se emociona porque é mais uma vitória que a gente tem, de um povo negro e pobre, mas que é rico na cultura, doutor na sua arte. É um momento importante você ver um governador dentro de um terreiro, dentro do mato, do engenho. Então, é mais um degrau que a gente subiu", afirmou.
No comando do Cavalo Marinho Boi Pintado, de Aliança, que contabiliza 22 anos de existência, o mestre Dinaro também reconheceu a importância do momento. “Hoje a gente está no meio do canavial e é uma alegria muito grande estarmos recebendo esse título de patrimônio. É importante para o Cavalo Marinho e para o Maracatu. É um reconhecimento muito grande", comemorou.
VICÊNCIA -  Ainda durante sua passagem pela Mata Norte, o governador Paulo Câmara prestigiou a 24ª edição do Festival Regional dos Jericos da Vila Murupé, em Vicência. Ao final da competição, o chefe do Executivo estadual participou da premiação dos vencedores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário