terça-feira, 16 de junho de 2015

Parabólica

Centro do Recife:
sinônimo de caos


Estacionamentos proibidos, vazamentos e fedentina de esgotos e invasões de calçadas, no Centro do Recife e que dificultam a mobilidade, são denunciados, constantemente, nesta coluna. E, infelizmente, as ações da Prefeitura do Recife e de outros órgãos para, pelo menos, amenizar o caos do dia a dia, são poucas, muito poucas. Todos os dias, motos são estacionadas, na esquina da Rua da Palma com a Av. Guararapes; barraca instalada, no meio da pista da Rua do Arsenal com a Rua da Praia; barracas licenciadas para venda de jornais e revistas viraram lanchonetes imundas, na calçada da Av. Conde da Boa Vista/Lojas Riachuelo/Shopping Boa Vista; carros de policiais civis continuam estacionando em fila dupla, na Rua da União, com a proteção da CTTU; sujeira e esgoto vazando para a canalização de águas pluviais, na Rua Clube Náutico Capibaribe, seguramente há mais de dez anos. E ninguém resolve: nem Compesa e nem PCR, no eterno jogo de empurra-empurra. Focos de mosquitos da dengue proliferam, na laje do Edifício Novo Recife, na Praça Machado de Assis, 66, por trás do Cinema São Luiz, na Boa Vista. “E a Prefeitura do Recife não moveu uma palha, denuncia um morador”.Todas, denúncias dos nossos leitores.



Descaso na Casa de...       
       
Os vereadores da Oposição, Arlindo Siqueira (PSL), Jesuíno Araújo (PSDB), Jorge Federal (PMDB) e Riquinho (PROS), fiscalizaram a Casa de Acolhimento de Olinda e constataram inúmeros problemas: falta de alimentos, móveis, colchões e material de higiene pessoal e problemas na estrutura do imóvel.

Divulgação
 Exibindo CASA DE ACOLHIMENTO_OLINDA.jpg
...Acolhimento - E ainda: falta de iluminação nos quartos e banheiros sem condições de uso. O grupo enviará relatório de denúncias à Promotoria da Criança e do Adolescente do MPPE, à Secretaria de Ação Social, à juíza da Infância e Adolescência de Olinda e ao prefeito Renildo Calheiros.



Pedras ou entulhos?
Maria de Lourdes/Cortesia   
 Exibindo A-Entulhos.jpg
 A Prefeitura de Paulista diz que, em até dez dias, a Rua Marechal Cândido Rondon, na Vila Torres Galvão, será limpa. E que deixou algumas pedras para o calçamento secar. Porém, a foto da leitora mostra entulhos e lixo.


Segurança - Receita e Polícia Federal, Capitania dos Portos, Antaq, Anvisa e Secretaria de Defesa Social participam, hoje, do Seminário de Segurança Pública Portuária, do Porto de Suape. Visa melhorar a segurança de trabalhadores e visitantes.


Educação... - Não dá para separar a educação da saúde. Prova disso é que o Círculo do Coração, ONG de responsabilidade social e que atua há 21 anos cuidando de crianças com cardiopatias congênitas, no Hospital Português e, há 4 anos, na Paraíba, implantou a arte-educação em saúde.



...e saúde - O projeto, com livro ilustrativo e cd, utiliza a melodia de canções eruditas e cantigas de roda com letras de fácil entendimento e que orientam sobre assuntos ligados à saúde. Vídeos também foram produzidos e são veiculados enquanto os pequenos aguardam o atendimento. Telefone: 81.3312.1555.


Bolsas -
Alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada podem concorrer a uma das 119 vagas do FormaSUS para medicina, enfermagem e odontologia. Inscrições:  formasus.saude.pe.gov.br.

Bazar -
O Ponto Cidadão, em Igarassu, realiza até 5ª.-feira, bazar com roupas e sapatos doados pela empresa EBrasil e a ONG Novo Jeito. A renda será para formatura dos jovens da ONG.



GPL REALIZA HOMENAGEM AO ESCRITOR JOSÉ SARAMAGO


Na próxima quinta-feira, 18 de junho, completam-se cinco anos da morte do escritor português José Saramago. Para lembrar a data e realizar uma homenagem ao que foi um dos grandes autores de sua época, será realizada a exibição simultânea do documentário “Um humanista por acaso escritor”, no Brasil e na Europa. No Recife, a exibição acontece no Gabinete Português de Leitura (GPL), Rua do Imperador Pedro Segundo, 290, Santo Antônio, em duas sessões: 14h30 e 17h30, com entrada gratuita.  Filme-homenagem que busca olhar o mundo pelas lentes desassossegadas de José Saramago, o documentário revive o redemoinho de sensações, palavras e lembranças deixadas em quem o sentiu por perto. Um humanista, que usou os microfones de um escritor, para gritar sobre o nosso mundo. 

Serviço:
O quê? Exibição inédita do documentário “Um humanista por acaso escritor”, filme-homenagem a José Saramago
Onde? Gabinete Português de Leitura -  R. Imperador Pedro Segundo, 290 - Santo Antônio
Quando? Quinta-feira, 18 de junho, em duas sessões 14h30 e 17h30
Entrada gratuita



Acusados de matar por homofobia serão julgados nesta quarta (17/6) 

O julgamento de Augusto Cesar Rodrigues, 26, e Windson Flávio de Melo, 25, acusados de matar José Ricardo Pereira da Silva, cometendo ato de homofobia, será na quarta-feira (17/6), na 3ª Vara do Tribunal do Júri do Recife, localizada no primeiro andar do Fórum Thomaz de Aquino, Av. Martins de Barros, 593, Santo Antônio, Recife. O júri popular, que começa às 9h, será presidido pelo juiz Pedro Odilon de Alencar. 

Segundo o inquérito policial, José Ricardo, 24, foi assassinado a pancadas em outubro de 2010, no bairro de Jardim São Paulo, Recife, pelos dois homens. A investigação concluiu que eles seriam homossexuais e teriam se relacionado com a vítima. Como não tinham interesse em tornar pública sua orientação homoafetiva, teriam matado José Ricardo.

A justiça recebeu a denúncia no dia 12 de fevereiro de 2012, em que o Ministério Público enquadra o crime como homicídio qualificado, praticado por motivo fútil e com uso de meios cruéis, sem possibilidade de defesa da vítima, de acordo com o artigo 121 do Código Penal. 

Windson foi preso preventivamente em 28 de março de 2012 e está no presídio Juiz Antônio Lins de Barros. Já Augusto Cesar cumpre prisão preventiva no presídio Marcelo Francisco de Araújo, onde está desde 21 de dezembro de 2010. Ambas as unidades localizam-se no Complexo do Curado.

Imprensa – Profissionais da imprensa poderão acompanhar o julgamento, mas só poderão fazer imagens dos réus no julgamento mediante autorização dos seus advogados.  Todos devem estar devidamente identificados com o crachá da empresa de comunicação onde atuam. O juiz não concederá entrevista.

O Júri – A sessão tem início com o sorteio dos sete jurados que vão compor o Conselho de Sentença. Em seguida, haverá a leitura da denúncia pelo juiz que presidirá o júri popular. O próximo passo será a ouvida dos réus. Terminada a fase de ouvidas, têm início os debates entre defesa e acusação. Por fim, os jurados recolhem-se, em sala reservada, para responder aos questionamentos que definirão se os réus serão condenados ou absolvidos, e o magistrado retorna ao salão do júri para prolatar a sentença. A defesa e a acusação não arrolaram testemunhas para o julgamento.

Busca Processual no 1º Grau: NPU 0015722-43.2011.8.17.0001.



COMPESA REALIZA OBRA NO BAIRRO DA TORRE

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informa que inicia na manhã desta terça-feira (16) um serviço de reparo da rede coletora de esgoto na Rua Marcos André, no bairro da Torre, nas imediações do número 200. A obra se destina à recuperação de um trecho da tubulação que está abatido. A rede apresenta cerca de três metros e meio de profundidade, 300 milímetros de diâmetro e é responsável por receber esgoto de parte do bairro da Torre e levar até uma Estação Elevatória, que destina o efluente à Estação de Tratamento de Esgoto do Cabanga. Para acessá-la, será preciso interditar um trecho de dois metros de comprimento por dois de largura, na faixa da direita. Os veículos que trafegam pelo local podem fazer o desvio utilizando a outra faixa da via. A previsão é de que a intervenção, que será executada pela Odebrecht Ambiental, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, seja concluída em sete dias.



Alunos da RMR e do Agreste visitam Complexo de Suape
Projeto ‘Horizonte Profissional’ promove contato de estudantes com mercado de trabalho

Com o objetivo de incentivar a busca pela profissionalização dos jovens do Estado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador de Eduardo Campos (Empetur), promove mais uma semana de visitas dos estudantes de escolas técnicas e de referência ao Complexo Industrial Portuário de Suape, através do projeto Horizonte Profissional.

Os estudantes que realizarão as visitas nesta terça, quarta e quinta-feira (dias 16, 17 e 18/06) são de instituições do Recife e Região Metropolitana, e ainda do município de Gravatá, na Região do Agreste. A programação no Complexo inclui palestra institucional e entrega de material informativo sobre o local, além de tour pelo Centro Administrativo e pelo Centro de Treinamento, onde poderão ser observadas, de perto, as oportunidades de trabalho relacionadas ao mercado portuário e de logística.

“O Horizonte Profissional é uma grande chance de abraçarmos, com o talento dos nossos jovens, as oportunidades de trabalho que estão surgindo no Estado. Fazê-los enxergar chances e carreiras promissoras. Este é o momento ideal de despertarmos esse interesse dos estudantes sobre o futuro”, afirma do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

HORIZONTE PROFISSIONAL: Criado em 2011, o projeto Horizonte Profissional é uma realização da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Suape. Durante as quatro primeiras edições, mais de 28 mil alunos estiveram no Complexo. A perspectiva para 2015 é atender cerca de oito mil estudantes.

Confira o cronograma das escolas participantes desta semana:


DATA
ESCOLA
MUNICÍPIO

16/06
ETE Cícero Dias
Recife
ETE Professor José Nivaldo Pereira Ramos

Santa Cruz do Capibaribe

17/06
Engenheiro Lauro Diniz
Recife
Antônio Dias Cardoso
Vitória de Santo Antão

18/06
ETE Professor José Luiz de Mendonça

Gravatá
ETE Macaxeira
Recife


GPL REALIZA HOMENAGEM AO ESCRITOR JOSÉ SARAMAGO


Na próxima quinta-feira, 18 de junho, completam-se cinco anos da morte do escritor português José Saramago. Para lembrar a data e realizar uma homenagem ao que foi um dos grandes autores de sua época, será realizada a exibição simultânea do documentário “Um humanista por acaso escritor”, no Brasil e na Europa. No Recife, a exibição acontece no Gabinete Português de Leitura (GPL), Rua do Imperador Pedro Segundo, 290, Santo Antônio, em duas sessões: 14h30 e 17h30, com entrada gratuita.  Filme-homenagem que busca olhar o mundo pelas lentes desassossegadas de José Saramago, o documentário revive o redemoinho de sensações, palavras e lembranças deixadas em quem o sentiu por perto. Um humanista, que usou os microfones de um escritor, para gritar sobre o nosso mundo. 

Serviço:
O quê? Exibição inédita do documentário “Um humanista por acaso escritor”, filme-homenagem a José Saramago
Onde? Gabinete Português de Leitura -  R. Imperador Pedro Segundo, 290 - Santo Antônio
Quando? Quinta-feira, 18 de junho, em duas sessões 14h30 e 17h30
Entrada gratuita
 

Caminhos para a boa gestão das empresas familiares são tema de evento da Amcham

Apesar de dados do IBGE apontarem que as empresas familiares equivalem a 9 em cada 10 empresas no Brasil, a longevidade desse tipo de iniciativa não costuma se prolongar ao longo do tempo: 85% dos negócios familiares não chegam à terceira geração. Não é para menos. Pesquisa realizada pela consultoria PwC apontou que apenas 11% delas possui planos estruturados de sucessão. Com o intuito de trazer aos gestores pernambucanos cases de grandes empresas que adotaram o processo de sucessão de forma bem sucedida, a Amcham Recife promove nesta quarta, dia 17, das 8h às 12h, o “Ciclo de Decisões: Empresas Familiares”. O evento ocorre no hotel Courtyard by Marriott, em Boa Viagem, e contará com palestras de empresários que assumiram a sucessão familiar, além de consultores especialistas no assunto.

Dentre os convidados, está a sucessora da Fran’s Café, Ana Gabriela Ribeiro Dezan, que fará apresentação com o tema “A visão profissional e o envolvimento dos sucessores na gestão.” Ela abordará, entre outros assuntos, a história da franquia de cafés e dos sócios-fundadores, destacando como vem ocorrendo o processo de sucessão da primeira da geração para a segunda.

Sérgio Guerra, presidente do Grupo Orguel, também vai participar do ciclo, compartilhando como a sucessão foi trabalhada na empresa durante seus 50 anos de história. Cândido Koren Pinheiro, vice-presidente do Grupo Hapvida, é outro participante do evento.

Especialistas em sucessão familiar também vão marcar presença.  Eduardo Najjar, especialista em gestão de Empresas Familiares e fundador do Instituto Macro Transição, dará dicas de como planejar e executar uma transição bem-sucedida. Manuela Moura, diretora e titular da área empresarial da Queiroz Cavalcanti Advocacia, é outra que participará do evento.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo http://www.amcham.com.br/eventos/tpl_evento?event_offer_id=3312198&organization_id=118 .

Confira a programação abaixo:
Ana Gabriela Ribeiro Dezan | Fran’s Café, se encontra na 2° Geração, atua como especialista no relacionamento interpessoal da Franqueadora e de suas Franquias, na captação, capacitação e retenção de profissionais.

Sérgio Guerra | Presidente do Grupo Orguel – 50 anos de história, é uma holding composta por 5 empresas que atuam na construção, indústria, mineração, infraestrutura, óleo e gás. São mais de 80 filias, representados no Brasil, América Latina e África.


Eduardo Najjar | 
Especialista em gestão de Empresas Familiares, fundador do Instituto Macro Transição, colunista do Blog do Management | EXAME.com.

 


Manuella Moura | Diretora e Titular da Área Empresarial da Queiroz Cavalcanti Advocacia, faz parte do membro do Conselho de Administração de Acumuladores Moura.

Cândido Koren Pinheiro - vice-presidente do Grupo Hapvida.






Hugo Bispo
Analista de Comunicação • AMCHAM BRASIL - Recife
REC_Ciclo-de-Decisões_EF_ass









GRAN EXPECTATIVA POR EL PRIMER ENCUENTRO DE POETAS DEL MUNDO EN TAIWÁN

Description: Description: Description: Description: s  Description: Description: Description: Description: s   Description: Description: Description: Description: s   Description: Description: Description: Description: Description: s   Description: Description: Description: Description: cid:image015.jpg@01D026B4.2159DAD0 Description: Description: Description: Description: https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/10450157_867635979974616_7435677159274366098_n.jpg?oh=f0c1ad73b3795ea14f2363b4e6b45656&oe=557A59C5&__gda__=1435011827_5375d3b19ae61910a5bb9e8eb5eba400   Description: Description: s   Description: Description: s

A pocas semanas de iniciarse el primer encuentro de poetas del mundo en Taiwán, numerosos poetas, de diversos países del planeta, están manifestando el interés en participar en esta actividad que ya se anuncia exitosa. Ya hay decenas de poetas de Taiwán y del continente asiático que han confirmado su participación, al igual que poetas europeos y americanos ya han comprometido su asistencia.

El gran éxito que tienen los eventos de Poetas del Mundo, sorprende a los organizadores, así ha ocurrido recientemente con el Cuarto Encuentro en Cuba: “La Isla en Versos”, donde participaron más de 30 poetas internacionales y más de 60 poetas cubanos. Así queda demostrado en los 35 vídeos que ya están en YOUTUBE . El sorprendente éxito no se debe sólo a la gran cantidad de miembros que cuenta la organización, recordemos que ya han adherido a Poetas del Mundo más de ocho mil setecientos poetas de 125 países, sino que los encuentros de esta organización, la más relevante del planeta, tienen el ingrediente de su alta calidad, y de la amplia difusión mundial, previa y pos realización de los encuentros de poesía.

Los poetas taiwaneses ya han participado en los encuentros de Poetas del Mundo, en Cuba y Chile, han comprobado personalmente la calidad y seriedad con que se organizan estas actividades, por eso es que se han motivado mucho en que Poetas del Mundo llegue a Taiwán. Hay muchos otros países en la lista que esperan la oportunidad de organizar un evento de este calibre en sus países, ya estaremos informando con detalle el calendario de actividades.

Este año tiene la particularidad de que Poetas del Mundo conmemora su décimo aniversario; recordemos que este movimiento nació un día 14 de octubre 2005 en Valparaíso, Chile, y en poco tiempo se propagó por el mundo convirtiéndose en una potente organización que tiene como fin, hacer que la palabra sea una fuerza real capaz de influir en los asuntos de la humanidad y en el equilibrio del amenazado planeta. Poco a poco se han ido logrando estos objetivos, pero falta todavía mucho para que la poesía se imponga en este convulsionado mundo que nos ha tocado vivir.

Llamo a los poetas miembros, a aquellos que entendieron nuestro Manifiesto Universal y que están dispuestos a poner su arte al servicio de la humanidad, a celebrar nuestro décimo aniversario de manera activa, participando en nuestros encuentros, enviando escritos en prosa y en versos relacionados con los principios y valores que fundamentan nuestra organización y a invitar a los poetas que aún no abrazan nuestros ideales, a unirse a Poetas del Mundo.

Luis Arias Manzo

Fundador – Secretario General de Poetas del Mundo

TAIWAN

Description: https://i.ytimg.com/vi/xluJLjJ4dpI/default.jpg    POETAS DE TAIWAN EN CIEGO DE ÁVILA - CUBA HD

https://www.youtube.com/watch?v=xluJLjJ4dpI

PRIMER ENCUENTRO DE POETAS DEL MUNDO EN TAIWAN

Festival Internacional de poesía de Formosa: Del 1 al 9 de septiembre 2015

Description: http://poetasdelmundo.com/img/eventos_34.jpgA la ocasión del décimo aniversario de su fundación, El movimiento Poetas del Mundo organiza su Primer Encuentro en Taiwán. Invitamos a través de estas páginas a todos los poetas del mundo a unirse a las celebraciones que tendremos este año, una de ellas es este magno evento en Asia.

FIRST MEETING OF POETS OF THE WORLD TAIWAN

Formosa International Poetry Festival: 1 to September 9, 2015

On the occasion of the tenth anniversary of its Foundation, the poets of the world movement organizes its first meeting in Taiwan. We invite through these pages to all the poets of the world to join the celebrations we have this year, one of them is this great event in Asia.

CHILE

TRAS LAS HUELLAS DEL POETA 2015

11° Encuentro Internacional de Poesía del 14 al 26 de octubre 2015

Description: http://poetasdelmundo.com/img/eventos_35.jpgCHILE-Santiago: Año tras año, desde que se iniciara este evento internacional de poesía en octubre 2005 y que fuese también el inicio de una ambicioso proyecto que consistía en unir a todos los poetas del mundo que tienen como lema la defensa de la vida y del planeta, cada año, y siempre en el mes de octubre, poetas de diferentes regiones del orbe han llegado hasta Chile  participando en el emblemático encuentro “Tras las Huellas del Poeta”.
Poetas del Mundo cumplirá 10 años desde su nacimiento el 14 de octubre 2005, quizás sea el momento de detenernos unos instantes y hacer un balance de todo lo realizado, analizar los efectos de nuestra organización y proyectarnos, para con la ayuda de todos los poetas que se sientan comprometidos con nuestra causa, ver el camino que deberíamos recorrer en los próximos 10 años.
Invito a los poetas del mundo a escribir sobre nuestro movimiento tomando como base para reflexionar nuestro Manifiesto Universal.
A partir de ahora, comenzaremos a reflexionar juntos sobre el rol que deben jugar la poesía y los poetas en este mundo que nos ha tocado vivir.
Dejaremos abierto el debate para que cada poeta del mundo que desee participar, lo haga, sus trabajos serán publicados en nuestro sitio web y posteriormente aparecerán en una edición en papel que estará a cargo de Apostrophes Ediciones en Chile.
Llamamos a los poetas para que envíen ideas y propuestas sobre este trabajo de reflexión.

PROGRAMA RESUMIDO
El programa contempla dos etapas, una dedicada a la zona central del país cuya figura es la del Premio Nobel de Literatura Pablo Neruda. La segunda etapa se desarrolla un poco más al Norte cuya figura es la Premio Nobel de Literatura, Gabriela Mistral.
Les invitamos a ver los vídeos de nuestros encuentros de poesía:


Poet, if you believe on our purposes and ultimate end; if you agree with our Universal Manifesto and if you feel a strong commitment as to become a faithful member of Poets of the World, then join us and let your world be validation of your political stand for changing decisively the world. (Sign Up)
YOU CAN SEND YOUR MATERIAL TO:
1 Brief Biography
Three poems of your authorship
1 Digital Photo of yourself that is recent.




 
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário