domingo, 21 de junho de 2015

Parabólica



Obras paralisadas
após as enchentes 

Cinco anos depois - dia 18 de junho de 2010 - que vários municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco foram arrasados pelas maiores enchentes já registradas na história do Estado, algumas obras que, mesmo anunciadas à época como fundamentais, foram completamente abandonadas. A constatação é da Bancada de Oposição, na Assembleia Legislativa, em visitas a essas cidades para ver a “Operação Reconstrução”. Em Maraial, onde deveriam existir 744 casas dos habitacionais São Salvador 1 e 2, há apenas o terreno. O atraso na entrega dos imóveis já é de 3 anos e a CEHAB fez apenas a terraplanagem nos terrenos e nenhum tijolo foi colocado na construção das casas. A lentidão da construção do Cais do Rio Pirangi, também em Maraial, tem mais de dois anos de atraso e só com 20% da obra. E ainda a construção de 3.600 unidades em Maraial, Água Preta, Barreiros e Palmares.“A entrega da Barragem de Serro Azul, em Palmares, está atrasada em 2 anos e a ordem de serviço para a construção foi assinada em 2012. E a população volta a morar em áreas de risco, denunciam os deputados da Oposição.

Jornalistas e escritores...   

Cláudio Barreto (editor da Revista Terra Magazine) ganhador do Prêmio de Jornalismo Liberdade de Expressão, Izabelle Valladares (presidente do Grupo Literarte) e Cássio Cavalcante (editor do Jornal Folha Cultural), agraciado com a Comenda Marechal Floriano Peixoto e com o prêmio, em solenidade no Hotel Dorisol, em Piedade.

  Cortesia   
Exibindo Prêmio-Cássio.jpg

...são homenageados - O Prêmio Literarte 2015, da Associação Internacional de Escritores e Artistas, de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, tem grupos correspondentes em 18 países. E destaca, todos os anos, os melhores trabalhos de mídia, literatura, música e artes. Eu e outros profissionais recebemos, também, a Comenda.




São bandidos

Cortesia 
Exibindo A-Vândalos.jpg
Na madrugada de anteontem, dois homens - ainda não identificados - quebraram, a pedradas, a porta de entrada e janelas de vidros da Prefeitura de São Bento do Una. Logo depois do anúncio da construção de uma nova adutora na cidade.


É pau! - Agentes da Prefeitura de Olinda intensificam, amanhã, ações para disciplinar o uso das calçadas, ciclovia e pista de Cooper da orla, das 14h às 17h. E estacionamento irregular e poluição sonora. Esta ação passará a ser diária. 



Padre - Ontem, missa pelos 61 anos de Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Romeu Gusmão da Fonte, às 19h, na Igreja Matriz N. S. do Rosário (Paróquia da Torre), na Rua Conde de Irajá s/n. Aos 86 anos, Padre Romeu, como gosta de ser chamado, dedica a sua vida à Igreja e ao povo de Deus.



HCP - Fernando Guerra, coordenador de Cultura e Comunicação do Country Club conclama os associados a contribuírem diretamente com o Hospital de Câncer de Pernambuco. Através da conta-corrente Itaú (Agência 9249/C-C 01573-7). Mais informações e outras opções de bancos (BB, Bradesco, Caixa) e consultar a página do HCP: www.hcp.org.br.

 Artes -
Abertas as inscrições para os cursos gratuitos de música, cinema, teatro, desenho e animação, no Centro Cultural da Prefeitura de Paulista. Na Rua Manoel Gonçalves, 76, Vila Torres Galvão.


Carta aberta do deputado estadual Silvio Costa Filho ao Governador Paulo Câmara

Entrada
x
Excelentíssimo Sr. Governador de Pernambuco, Paulo Câmara

O Governo do Estado apresentou um projeto de lei ordinária de número 278/2015, que institui o Passe Livre para os estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. O projeto, aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, contou com o nosso voto favorável. 

Quero contudo sugerir ao Excelentíssimo Sr. Governador que inclua no projeto estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Com a proposta, queremos ampliar o benefício para todos os estudantes cotistas nestas instituições, além das entidades já previstas no Projeto de Lei Original. A aplicação de tal medida evitará que iguais sejam tratados de forma diferente, dando ao conjunto destes estudantes um tratamento mais democrático e igualitário.

Ciente de sua atenção e profunda reflexão sobre a proposta, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

atenciosamente,

Deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB)




Serviços oferecidos à população seguem no São João do Paulista

Com o intuito de alertar, prevenir e atender à população, a Prefeitura do Paulista, em parceria com a Secretaria de Saúde, segue oferecendo serviços gratuitos a quem comparecer a festa de São João da cidade, que vai até o dia 24 de junho. 

FOTOS: FRANCISCO MARQUES
Exibindo DSC_0040.JPG

Nos dois primeiros dias de comemoração mais de 130 testes de HIV e Sífilis, além de 24 atendimentos médicos de urgências, foram realizados. As consultas são feitas na Unidade móvel de Saúde e no CTA itinerante, ambos localizados na Praça João Pessoa, Centro da cidade.
 Exibindo DSC_0025.JPG
VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Profissionais da vigilância sanitária do Paulista também estão atuantes nesses dias de festa. Além da parte educativa onde são dadas dicas de como conservar alimentos e bebidas, a equipe da vigilância está notificando as barracas que se encontram fora das normas estabelecidas. Só na quinta e sexta-feira mais de 100 já foram advertidas e quatro receberam termos de apreensão. De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária do Paulista, Fábio Diogo, o maior motivo das notificações tem sido alimentos e bebidas com prazo de validade vencidos. 


SECRETARIA DE IMPRENSA
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS
EMPRESA DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA URBANA DO RECIFE

Jovens de projeto social requalificam praça em parceria com a Emlurb

Intitulada de ‘Eu na comunidade’, ação é promovida pelo Instituto JCPM. A entrega simbólica da praça será nesta segunda-feira (22/6), às 15h30

Interessados em contribuir com o ambiente onde vivem, cerca de 80 jovens integrantes do projeto ‘Eu na comunidade’, desenvolvido pelo Instituto JCPM, participaram da requalificação da Praça Cristina Valença, em Brasília Teimosa. A melhoria foi realizada em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que disponibilizou uma equipe da Diretoria de Praças, Parques e Áreas Verdes para acompanhar a intervenção. Na próxima segunda-feira (22/6), às 15h30, haverá a entrega simbólica da praça para a comunidade, com brincadeiras para as crianças da região.

 A iniciativa partiu de uma atividade do IJCPM na qual jovens elaboraram um projeto de ação que trouxesse benefício para a população. “É uma forma de despertar nesse público ainda em formação a cidadania e o sentimento de pertencimento ao local, exercitando a participação nas questões do seu bairro”, pontua o coordenador de projetos sociais do IJCPM, Carlos Duarte.  Além disso, a atividade também visa desenvolver o cuidado com o bem público e trabalhar a autonomia.

Para a gerente geral de Praças e Áreas Verdes da Emlurb, Vera Andrade, é muito importante envolver as pessoas no cuidado com os espaços públicos, pois se cada um fizer a sua parte, poderemos ter uma cidade ainda melhor. “Quando o IJCPM nos procurou falando da iniciativa, abraçamos a causa com muita alegria e seria muito bom vermos outras ações similares. Atitudes assim só demonstram que os resultados podem ser muito mais satisfatórios quando a população trabalha junto com o poder público”, explica.

A reforma teve duração de aproximadamente um mês. Na divisão de tarefas entre as partes envolvidas, jovens e poder municipal, os alunos do IJCPM ficaram responsáveis pela pintura, enquanto à Emlurb coube o reparo dos equipamentos de ferro, com colocação de novas cadeirinhas de balanço, além de plantio e implantação de lixeiras.



Silvio Costa Filho quer ampliar Passe Livre para mais estudantes 

O deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) apresentou nesta quarta-feira (17) uma emenda ao projeto de lei 278/2015 para estender o Passe Livre a ainda mais estudantes pernambucanos. De acordo com o projeto original, apresentado pelo Governo do Estado, o Passe Livre seria concedido aos estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e alunos de escolas públicas. 

A emenda apresentada por Silvio Costa estende o benefício para estudantes de outras instituições, a exemplo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e alunos do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Silvio justifica a apresentação da emenda lembrando que o projeto original cometia um erro ao “tratar iguais de forma desigual”. “Imagine dois estudantes que moram no mesmo bairro e pegam o mesmo ônibus diariamente para ir à sua instituição de ensino. Como explicar que um tenha Passe Livre por estudar na UFPE e o outro não tenha porque é da UFRPE?. A emenda quer corrigir isto.  Apresentamos então esta proposta para que o Governo do Estado possa incluir mais instituições”, argumenta.

O projeto que garante o Passe Livre passou pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças da Assembleia Legislativa e deve ser votado pelo plenário até o final do mês. 

Leia abaixo a proposta apresentada pelo deputado Silvio Costa Filho (PTB)

Ementa: Altera a redação do art. 2º do Projeto de Lei Ordinária nº 278.

Art. 1º O art. 2º do Projeto de Lei Ordinária nº 278/2015 passa a ter a seguinte redação:

Art. 2° O Passe Livre Estudantil é assegurado aos alunos do ensino fundamental, médio e técnico que estejam regularmente matriculados e com frequência comprovada em instituições públicas da rede pública estadual de ensino e aos alunos cotistas da Universidade de Pernambuco – UPE, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em Pernambuco – IFPE,  e os alunos do Programa Universidade Para Todos -  Prouni.
.....................................................................................................”
Justificativa
A presente emenda visa garantir o transporte de milhares de estudantes, das universidades públicas federais, institutos federais e de programa de apoio aos estudantes carentes, usuários do transporte público no estado.


 Centro de Reabilitação da FAV é oficialmente habilitado como CER IV

Após dez anos de funcionamento, o Centro Especializado em Reabilitação, da Fundação Altino Ventura, passa a atender, oficialmente, pacientes com múltiplas deficiências, ampliando o acesso da população ao tratamento médico e terapêutico por meio do SUS. A mudança, agora oficializada por meio da portaria 494, no Diário Oficial, habilitou o Centro (que já atua nas áreas intelectual e visual) a cuidar também dos portadores de deficiências física e auditiva, passando de CER II para CER IV. Pelo menos três 3 mil pacientes serão beneficiados mensalmente.
Com a habilitação para CER IV, as instalações do Centro dobrarão a sua capacidade para quatro consultórios oftalmológicos, duas salas de estimulação visual e global precoce, cinco de fisioterapia, quatro de fonoaudiologia, duas de psicologia, quatro de exames audiométricos, três consultórios para otorrino, neuro e ortopedia, além de salas de musicoterapia, consultório de atendimento terapêutico em grupo, de informática assistiva, adaptação de auxílios ópticos, enfermagem e serviço social.

Reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro de referência em utilidade pública, CER desenvolve projetos de prevenção à cegueira e reabilitação visual em maternidades públicas, escolas, comunidades de bairros do Recife e de municípios de todo o Estado de Pernambuco. A equipe profissional do CER IV será composta por oftalmologistas, anestesistas, cardiologistas, otorrinolaringologista, neurologista, terapeutas, incluindo psicólogas, psicopedagogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, assistente social, musicoterapeuta, instrutora de braille, além de colaboradores diretos, estagiários e voluntários.
“Com o CER IV, nosso foco será o Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, o que irá abranger o trabalho integrado, envolvendo nossa equipe multiprofissional, a família/cuidador e o próprio paciente”, destacou a presidente da Fundação Altino Ventura, Dra. Liana Ventura.

SOBRE O ESPAÇO - Chamado de “Menina dos Olhos”, o Centro de Reabilitação foi fundado em 2005 com o objetivo promover a cidadania e fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com a missão de promover aos seus pacientes maior qualidade de vida, educação, saúde e assistência social, numa abordagem transdisciplinar, com amor, compromisso e responsabilidade social.
O Centro coordena o Programa de Baixa Visão, de iniciativa nacional e internacional, para capacitar e monitorar 11 serviços de reabilitação em baixa visão de 11 estados do Norte/Nordeste do Brasil.

Em Paulista as comemorações do São João seguem a todo vapor

Ao som da música “Dublê de Camarote” a banda Forró do Pistolão deu início as festividades do terceiro dia de festa em comemoração ao São João do Paulista. Com mais de uma hora de show, o grupo levantou a galera que lotou a Praça João Pessoa, no Centro da cidade.

Neste sábado o dia também foi de festa para a criançada que compareceu ao local para prestigiar o evento. A operadora de caixa Daniele Garcia (34), que estava acompanhada dos filhos de cinco e nove anos, nos falou sobre a tranqüilidade da festa.  “É o terceiro ano que trago as crianças para se divertirem aqui. Elas gostam de dançar e eu sempre chego cedo para ir embora antes das 10h”, completou.

A banda Ynove foi a segunda a subir ao palco. Sucessos já conhecidos pelo público como, “Vou dar Virote” e “Camarote” fizeram a alegria do público. Os artistas deixaram um gostinho de quero mais ao fim da apresentação. “É sempre um prazer participar do Paulistar. Nos sentimos honrados em fazer a alegria dessa galera”, disse o vocalista Thyago Lobo.  

FOTOS: FRANCISCO MARQUES
Fechando com chave de ouro a banda Mel com Terra levou o público ao delírio. Cantando forrós que fizeram bastante sucesso nos anos 90, o grupo mostrou que as músicas ainda continuam na boca do povo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO (20.06)
20h – BANDA PISTOLÃO
22h – BANDA YNOVE
24h – BANDA MEL COM TERRA

TERÇA (23/06)
19h – FORRÓ TÁ LIGADO
20h – NETO E DIEGO
22h – GATINHA MANHOSA
24h – BANDA TORPEDO        
                                 
 QUARTA (24/06)
15h – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS JUNINAS
20h – ELY VIEIRA
22h – BICHINHA ARRUMADA
24h - BANDA MAGNÍFICOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário