terça-feira, 23 de junho de 2015

Parabólica

É melhor prevenir
do que remediar...

As queimaduras provocadas por fogos de artifícios, fogueiras  e rede elétrica repetem-se todos os anos, durante os festejos de São João e de São Pedro em Pernambuco. Apesar das orientações do  chefe-médico do Departamento de Queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barretto, e da Celpe. Dicas de segurança da Celpe: Não solte balões (podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações); não solte fogos ou acenda fogueiras próximas à rede de energia elétrica (fios e postes podem ser danificados, causando curtos-circuitos e interrupção de energia); cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua (elas devem ficar longe da fiação elétrica); ligação clandestina é crime, pode dar cadeia e coloca a vida de pessoas em perigo; em caso de fios caídos, isole a área e mantenha uma distância segura (ligue de imediato para Prontidão de Luz); não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica (ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe). A montagem de barracas, camarotes, arquibancadas, palcos e o uso de carros de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica e ter aterramento elétrico. A Celpe deve ser sempre consultadaE crianças não devem manusear fogos, acender ou brincar perto de fogueiras.


Em caso de acidentes  
Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas; jamais tocar em fios partidos; não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada; ligar para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Celpe 0800.081.0196.


Responsabilidade - A Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) vai espalhar promotores e montar um painel, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, hoje e amanhã, nas festas juninas de Caruaru, para alertar sobre o consumo excessivo de bebida alcoólica. Mostrando a importância de se divertir com tranquilidade e responsabilidade.


Assaltos, drogas... - Os moradores do entorno do Canal do Cavouco, na Iputinga, estão apavorados com constantes assaltos e tráfico de drogas, nas imediações da Academia da Cidade. E o barulho de “motociclistas”, em alta velocidade, nas famigeradas “Cinquentinhas”.


 ... e barulho - E tiram o sossego das pessoas, a partir das 18h. A comunidade precisa de ações efetivas da CTTU e da PMPE. Até agora, ninguém foi preso ou teve o veículo detido. A denúncia é da Associação Comunitária Amigos do Cavouco. 



Djanira - A escritora Djanira Silva do Rêgo Barros confirma que é  candidata à Cadeira 17, da Academia Pernambucana de Letras, na vaga de Antônio Correia de Oliveira. E conta com o apoio de grande parte dos imortais da APL. Somos companheiros na Academia Recifense de Letras.



Acessibilidade - Cerca 23% da população brasileira têm algum tipo de deficiência (IBGE 2010) e, pelo menos, 7% possuem deficiência motora. De olho nesse público, o “São João da Moda”, até o dia  29, da Prefeitura de  Santa Cruz do Capibaribe, montou o Camarote da Acessibilidade. Estrutura que recebe, por noite, 30 deficientes com um acompanhante cada.



Bolsa 1  -
Inscrições, até esta 5ª.-feira, para seleção de bolsa integral do pré-vestibular do Colégio Santa Emília. Para alunos de escola pública estadual, concluintes ou ex-concluintes do Ensino Médio.


Bolsa 2  -
Na Secretaria do Colégio Santa Emília, na Avenida Fagundes Varela, 375 ou Rua Marfim, 375, em Jardim Atlântico, Olinda. Valor: R$ 10,00 e telefone 81.3491.3416.


Psico -
Seguem abertas as inscrições para o Curso de Formação em Psicoterapia de Crianças do CPPL. Na Rua Cardeal Arcoverde,  308, nas Graças, telefone 81.3423.5751.



Show do Bem

A cantora Adriana B promove o Show do Bem no próximo domingo (28), no Marco Zero, das 10h às 12h, que contará ainda com participação do grupo Patusco. Além dos shows, acontece em paralelo a Feirinha do Bem, composta por cinco instituições de caridade da Região Metropolitana do Recife, que visam apresentar seus trabalhos para a população. A feirinha estará funcionando durante todo o dia, das 9h às 18h.

Exibindo image005.jpg







Movimento estudantil apoia ampliação do Passe Livre

Assista ao vídeo com as declarações das lideranças estudantis - https://youtu.be/WYiOXPWmou4

A proposta do deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) de ampliar o Passe Livre para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES) ganha o apoio de entidades do movimento estudantil de Pernambuco.


Neste domingo (21), durante o encerramento do Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), em Garanhuns, representantes da entidade estadual, da União Nacional dos Estudantes(UNE) e da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) manifestaram apoio à proposta, que visa ampliar para mais estudantes pernambucanos o benefício do Passe Livre.


Área de anexos

Um projeto de lei ordinária (278/2015), apresentado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, concede o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. A proposta de Costa Filho – que votou favoravelmente ao projeto do Governo – é incluir no projeto cotistas da UFPE, UFRPE, PROUNI e FIES. “Não podemos tratar iguais como diferentes”, afirma o parlamentar, que na última semana apresentou uma Carta Aberta ao Governador Paulo Câmara defendendo sua proposta (Ver no final da matéria).

Durante o encontro das entidades estudantis, a presidente da UNE, Carina Vitral, disse que o Passe Livre é um direito fundamental, e que precisa ser estendido aos demais estudantes. “A ampliação do Passe Livre tem o apoio da UNE, tem o meu apoio”, afirmou. A presidente da UEP, Flor Ribeiro, apontou que a criação do Passe Livre foi uma grande vitória para os estudantes e que por isto mesmo precisa beneficiar mais pessoas. “Assim vamos democratizar cada vez mais o acesso à Universidade”, pontuou.

O presidente da UMES, Jairo Marques e o secretário-geral da entidade, Alysson Matheus, reforçaram o apoio afirmando que a proposta da ampliação do Passe Livre integra a pauta de reivindicações dos movimentos estudantis no Estado. “Precisamos garantir mais este avanço para os estudantes de Pernambuco”, defendeu Alysson. 

Ao final do encontro, os estudantes aprovaram uma moção de apoio ao projeto do deputado Silvio Costa Filho e sugeriram que estudantes do PRONATEC também possam se beneficiar com o Passe Livre.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Carta aberta ao Governador Paulo Câmara

Excelentíssimo Sr. Governador de Pernambuco, Paulo Câmara

O Governo do Estado apresentou um projeto de lei ordinária de número 278/2015, que institui o Passe Livre para os estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. O projeto, aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, contou com o nosso voto favorável. 

Quero contudo sugerir ao Excelentíssimo Sr. Governador que inclua no projeto estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Com a proposta, queremos ampliar o benefício para todos os estudantes cotistas nestas instituições, além das entidades já previstas no Projeto de Lei Original. A aplicação de tal medida evitará que iguais sejam tratados de forma diferente, dando ao conjunto destes estudantes um tratamento mais democrático e igualitário.

Ciente de sua atenção e profunda reflexão sobre a proposta, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

atenciosamente,
Deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB)




 Inscrição aberta para seleção de pré-vestibular gratuito para alunos da rede estadual de ensino

Estudantes têm até a próxima quinta-feira (25/06), para se inscrever e concorrer a uma das 10 vagas oferecidas pelo Colégio Santa Emília de Olinda  

O Colégio Santa Emília de Olinda está com inscrições abertas para selecionar estudantes da rede estadual que desejam ganhar bolsa integral para curso pré-vestibular oferecido pela unidade de ensino. No total, são 10 (dez) vagas para o curso, que terá início no mês de agosto. Os interessados devem se inscrever, até a próxima quinta-feira (25/06), em uma das secretárias do colégio, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda - Rua do Marfim ou Avenida Fagundes Varela.
Podem concorrer às vagas, EXCLUSIVAMENTE, alunos da  rede estadual de ensino, concluintes ou ex-concluintes do ensino médio. Os candidatos devem efetuar o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 10. A concessão da bolsa integral para o pré-vestibular do Colégio Santa Emília faz parte do projeto social Caça Talentos desenvolvido pela unidade de ensino.

Processo seletivo: A seleção dos alunos será realizada no sábado (27/06), através de prova que será realizada das 12h às 16h30. A avaliação contará com 50 questões, sendo 20 de português e cinco das demais disciplinas: matemática, física, biologia, história, geografia e química. Os estudantes que obtiverem as dez melhores notas acima de 6.0 serão contemplados com bolsa integral para o curso pré-vestibular do Colégio Santa Emília.
Início das aulas: O curso pré-vestibular do Colégio Santa Emília de Olinda tem início na segunda-feira, 06/08. As aulas serão ministradas de segunda a sexta, das 19h às 22h20, e aos sábados, das 8h às 12h, na Unidade II, localizada na Rua Marfim 375, Jardim Atlântico.


SERVIÇO

O que: inscrições gratuitas para seleção de bolsa integral para pré-vestibular do Colégio Santa Emília


Quem pode participar: alunos da de escola pública estadual, concluintes ou ex-concluintes do ensino médio


Inscrições: Até quinta-feira (25/06)


Valor: R$ 10,00


Onde: secretária do Colégio Santa Emília. Avenida Fagundes Varela, 375 ou Rua Marfim, 375 – Jardim Atlântico/Olinda


Informações: (81) 3491-3416


EQUIPE DO PRÉ-VESTIBULAR DO COLÉGIO SANTA EMÍLIA 

Língua Portuguesa
Rogério Costa
Rogério Lopes
Fernando Ivo

Matemática
Edson Maranhão
André Maranhão
Guilherme Duarte

Biologia
Carlos Sérgio Moraes
Adilson Cabral

Física
Felipe Batista
Marcílio José

Química
Adriano Grego
Paula Almeida

Geografia
Hugo Vilela


História
Marek Ekert
Leovan Morais

Filosofia/Sociologia
Silvana Pedroza

Lingua Estrangueira
Luiz Henrique
Rodrigo Fischer

Coordenador Geral:
Profº Rogério Costa

Imagem inline 1


SECRETARIA DE IMPRENSA

Abertas inscrições de concurso para agente de apoio ao estudante com deficiência
Quem tem o Ensino Médio completo pode concorrer a uma das 500 vagas disponibilizadas pela Prefeitura do Recife

            Estão abertas as inscrições do concurso público para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), que é quem vai acompanhar os estudantes com deficiência nas escolas e creches municipais. A Prefeitura do Recife lançou o edital na última semana, e a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo certame, abriu as inscrições na tarde desta segunda-feira (22). São 500 vagas para quem concluiu o Ensino Médio, sendo 50 delas destinadas aos candidatos com deficiência (10%).

            Os interessados podem fazer a inscrição no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pcr-aadee até o dia 14 de julho.  As inscrições só serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa de R$ 49 até o dia 15 de julho. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até esta quinta-feira (25).

            Os aprovados trabalharão nas escolas e creches da rede municipal de ensino do Recife e receberão um salário de R$ 1.193,37 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A seleção dos candidatos incluirá provas escritas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Na segunda etapa, haverá também exame psicotécnico a ser realizado por uma banca examinadora designada pela FGV. Depois da posse, os aprovados passarão por um curso de formação específico.

            As provas escritas serão aplicadas no dia 23 de agosto, das 13h às 18h. O teste objetivo terá 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais (português e raciocínio lógico-matemático) e também de conhecimentos específicos - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislações específicas e noções de primeiros socorros.             Já a prova discursiva será uma redação em gênero dissertativo-argumentativo, com 20 a 25 linhas.


Fotos: Inaldo Lins/PCR


            Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 0800 283 4628 ou enviar e-mail para concursopcr-aadee@fgv.br. Os candidatos devem ler atentamente o edital, pois ao realizar  a inscrição, presume-se que os inscritos aceitaram as normas e condições estabelecidas no documento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. A inscrição, as provas e até a nomeação poderão ser anuladas caso seja verificada falsidade em qualquer declaração, irregularidade nas provas ou nas informações fornecidas.

ATRIBUIÇÕES - O cargo de AADEE foi criado através de um projeto de lei de autoria do executivo municipal com o objetivo de garantir todo o apoio necessário aos alunos com deficiência. Os AADEEs vão acompanhar esses estudantes na chegada e na saída da escola, durante as aulas e nos horários de intervalo. Eles também auxiliarão os estudantes a se locomover e executar as atividades desenvolvidas na escola e as  extracurriculares, ajudando-os na realização das tarefas dentro da sala de aula. Os agentes ainda vão auxiliar nas atividades de higiene, troca de roupa e fraldas, além de zelar pela manutenção dos materiais utilizados para alimentação e higiene dos alunos.

            De acordo com o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, o concurso para a AADEE é mais uma demonstração de que a educação inclusiva é uma das prioridades da Prefeitura do Recife este ano, assim como a classe hospitalar instalada para as crianças com câncer internadas no Hospital Oswaldo Cruz, as salas bilíngues para alunos surdos e o transporte escolar inclusivo para os estudantes que têm dificuldade de locomoção.

            Segundo o secretário municipal de Educação, o objetivo principal da criação do cargo é fazer com que os alunos com limitações de comunicação, interação, compreensão, orientação e mobilidade possam realizar as atividades cotidianas e as atividades pedagógicas propostas pelos professores em sala de aula e nos períodos extraclasse. "Tendo alguém específico para auxiliá-los e para mediar as atividades em sala, os estudantes poderão participar mais efetivamente das atividades desenvolvidas pela escola, qualificando o processo de ensino e ampliando as oportunidades de aprendizagens. Temos certeza que a criação do cargo de AADEE foi um grande avanço para que possamos criar a estrutura para atender com dignidade esses alunos com necessidades educativas especiais", declara Jorge Vieira. 

 Centro de Reabilitação da FAV é oficialmente habilitado como CER IV

Após dez anos de funcionamento, o Centro Especializado em Reabilitação, da Fundação Altino Ventura, passa a atender, oficialmente, pacientes com múltiplas deficiências, ampliando o acesso da população ao tratamento médico e terapêutico por meio do SUS. A mudança, agora oficializada por meio da portaria 494, no Diário Oficial, habilitou o Centro (que já atua nas áreas intelectual e visual) a cuidar também dos portadores de deficiências física e auditiva, passando de CER II para CER IV. Pelo menos três 3 mil pacientes serão beneficiados mensalmente.
Com a habilitação para CER IV, as instalações do Centro dobrarão a sua capacidade para quatro consultórios oftalmológicos, duas salas de estimulação visual e global precoce, cinco de fisioterapia, quatro de fonoaudiologia, duas de psicologia, quatro de exames audiométricos, três consultórios para otorrino, neuro e ortopedia, além de salas de musicoterapia, consultório de atendimento terapêutico em grupo, de informática assistiva, adaptação de auxílios ópticos, enfermagem e serviço social.


Reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro de referência em utilidade pública, CER desenvolve projetos de prevenção à cegueira e reabilitação visual em maternidades públicas, escolas, comunidades de bairros do Recife e de municípios de todo o Estado de Pernambuco. A equipe profissional do CER IV será composta por oftalmologistas, anestesistas, cardiologistas, otorrinolaringologista, neurologista, terapeutas, incluindo psicólogas, psicopedagogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, assistente social, musicoterapeuta, instrutora de braille, além de colaboradores diretos, estagiários e voluntários.
“Com o CER IV, nosso foco será o Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, o que irá abranger o trabalho integrado, envolvendo nossa equipe multiprofissional, a família/cuidador e o próprio paciente”, destacou a presidente da Fundação Altino Ventura, Dra. Liana Ventura.

SOBRE O ESPAÇO - Chamado de “Menina dos Olhos”, o Centro de Reabilitação foi fundado em 2005 com o objetivo promover a cidadania e fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com a missão de promover aos seus pacientes maior qualidade de vida, educação, saúde e assistência social, numa abordagem transdisciplinar, com amor, compromisso e responsabilidade social.
O Centro coordena o Programa de Baixa Visão, de iniciativa nacional e internacional, para capacitar e monitorar 11 serviços de reabilitação em baixa visão de 11 estados do Norte/Nordeste do Brasil.


Congresso Pernambucano de Direito 
Processual Civil abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o Congresso Pernambucano de Direito Processual Civil, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho, no auditório do Fórum do Recife. O evento é organizado pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE, e tem apoio da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado e do Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN).
Exibindo facebook _17_06.jpg

O congresso terá grandes nomes do Direito local e nacional, como Eduardo Talamini, Alexandre Freitas Câmara, José Rogério Cruz e Tucci, Misael Montenegro e Eduardo José da Fonseca Costa. O investimento é de R$ 80,00 para alunos ou ex-alunos da pós-graduação da ESA-PE, R$ 120,00 para estudantes de Direito, R$ 150,00 para advogados adimplentes, e R$ 250,00 para o público em geral. Maiores informações e ficha de inscrição no site www.esape.com.br


nnnndico e terapêutico por meio do SUS. A mudança, agora oficializada por meio da portaria 494, no Diário Oficial, habilitou o Centro (que já atua nas áreas intelectual e visual) a cuidar também dos portadores de deficiências física e auditiva, passando de CER II para CER IV. Pelo menos três 3 mil pacientes serão beneficiados mensalmente.
Com a habilitação para CER IV, as instalações do Centro dobrarão a sua capacidade para quatro consultórios oftalmológicos, duas salas de estimulação visual e global precoce, cinco de fisioterapia, quatro de fonoaudiologia, duas de psicologia, quatro de exames audiométricos, três consultórios para otorrino, neuro e ortopedia, além de salas de musicoterapia, consultório de atendimento terapêutico em grupo, de informática assistiva, adaptação de auxílios ópticos, enfermagem e serviço social.
Reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro de referência em utilidade pública, CER desenvolve projetos de prevenção à cegueira e reabilitação visual em maternidades públicas, escolas, comunidades de bairros do Recife e de municípios de todo o Estado de Pernambuco. A equipe profissional do CER IV será composta por oftalmologistas, anestesistas, cardiologistas, otorrinolaringologista, neurologista, terapeutas, incluindo psicólogas, psicopedagogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, assistente social, musicoterapeuta, instrutora de braille, além de colaboradores diretos, estagiários e voluntários.
“Com o CER IV, nosso foco será o Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, o que irá abranger o trabalho integrado, envolvendo nossa equipe multiprofissional, a família/cuidador e o próprio paciente”, destacou a presidente da Fundação Altino Ventura, Dra. Liana Ventura.

SOBRE O ESPAÇO - Chamado de “Menina dos Olhos”, o Centro de Reabilitação foi fundado em 2005 com o objetivo promover a cidadania e fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com a missão de promover aos seus pacientes maior qualidade de vida, educação, saúde e assistência social, numa abordagem transdisciplinar, com amor, compromisso e responsabilidade social.
O Centro coordena o Programa de Baixa Visão, de iniciativa nacional e internacional, para capacitar e monitorar 11 serviços de reabilitação em baixa visão de 11 estados do Norte/Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário