quarta-feira, 24 de junho de 2015

Parabólica


Lagoa Olho D‘Água
com novos olhares



A Lagoa Olho D’Água, em Jaboatão, será foco de estudos sobre habitação social, urbanização e revitalização, no 5º Workshop Internacional de Desenho Urbano, de 30 deste mês a 10 de julho, no Forte das Cinco Pontas, com abertura, idealização e  apresentação dos projetos. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Jaboatão e da Secretaria de Habitação do Estado, é resultado do esforço conjunto de duas instituições de ensino de Arquitetura e Urbanismo: a Architectural School of Architecture (AA) e a UFPE, através do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU). A iniciativa vai reunir 60 alunos de Pós-graduação, sendo 30 estrangeiros e 30 brasileiros e cerca de 12 professores dos países envolvidos no evento para pensarem soluções viáveis e executáveis para a Lagoa Olho D´Água e melhorias para a comunidade que vive no seu entorno. Um projeto do Governo do Estado está orçado em 14 milhões e 200 mil reais e ainda não saiu do papel. A macrodrenagem e o alargamento da calha do Canal Olho D’água, fórmulas para o escoamento da lagoa, minimizarão os alagamentos de bairros como Piedade, Candeias e Barra de Jangada. E cujos esgotos deságuam na lagoa.




Fios sobre água e lama
  
Rosineide Siqueira/Cortesia  
 

Rosineide Siqueira preocupa-se com a fiação exposta (foto) sobre água e lama, num parque de diversão, instalado no terreno em frente à praça principal do Jordão. - Os fios são usados para funcionamento dos equipamentos e não sabemos se há riscos de choques elétricos, alerta a leitora.




É só buraqueira - O trecho de três quilômetros, entre a BR-316 e a entrada de Floresta, no Sertão pernambucano, está em petição de miséria com buracos pra tudo o que é lado. Na mesma situação  encontra-se a PE-460, que liga Belém do São Francisco (PE) ao Distrito de Barra do Tarrachil, na Bahia.




“Ele vai ver”? 1 - Qualquer chuvinha alaga a Rua 55, em Jardim Paulista Baixo, e os ilhados moradores não sabem mais a quem apelar. Dizem que falou com um vereador do bairro e ele afirmou que “vai ver”. Só que esse “vai ver, já dura três anos.

Henrique Lotto/Cortesia      
 

“Vai ver”? 2 - Enquanto isso, quando chove a rua vira piscina e deixa as casas cheias de muriçocas e de mosquitos da dengue, pois a água só seca com a ajuda do sol. - Falta galeria pluvial. Será tão caro fazer um serviço desses?, indaga Lotto.



Cultura - Abertas as inscrições, até 17 de julho, o processo eleitoral que elegerá os 7 representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Na Secult (Recife) e em Goiana, Caruaru, Triunfo, Salgueiro e Petrolina. No www.cultura.pe.gov.br.



Clamor - A aprovação de 87% pela população na redução penal de 18 para 16 anos em crimes hediondos - homicídios, sequestro, estupro, tráfico de armas e drogas, tentativas de homicídios, entre outros - mostra, claramente, o clamor dos cidadãos. Adolescentes, autores dessas barbaridades, não podem ser considerados menores inocentes diante da lei. Nem, muito menos, “vítimas” da sociedade.



Professor-
A Secretaria Estadual de Educação (SEE) está com inscrições abertas, até o dia 28, para o Concurso Professor-Autor 2015. Inscrições: 81.3212.2676 e www1.educacao.pe.gov.br/cpa.

Oficina -
“Oficina de Importação Passo a Passo” é oferecida pela FIEPE, no dia 2 de julho, na Av. Cruz Cabugá, 767, Edf. Casa da Indústria, em Santo Amaro. Inscrições: www.fiepe.org.br.

Estágio -
Estudantes, que desenvolvem boas práticas, na área de estágio em Pernambuco, têm até o dia 30 para se inscrever no Prêmio IEL de Estágio. Informações: www.ielpe.org.br.


Movimento estudantil apoia ampliação do Passe Livre

Assista ao vídeo com as declarações das lideranças estudantis - https://youtu.be/WYiOXPWmou4

A proposta do deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) de ampliar o Passe Livre para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES) ganha o apoio de entidades do movimento estudantil de Pernambuco.


Neste domingo (21), durante o encerramento do Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), em Garanhuns, representantes da entidade estadual, da União Nacional dos Estudantes(UNE) e da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) manifestaram apoio à proposta, que visa ampliar para mais estudantes pernambucanos o benefício do Passe Livre.

Um projeto de lei ordinária (278/2015), apresentado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, concede o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. A proposta de Costa Filho – que votou favoravelmente ao projeto do Governo – é incluir no projeto cotistas da UFPE, UFRPE, PROUNI e FIES. “Não podemos tratar iguais como diferentes”, afirma o parlamentar, que na última semana apresentou uma Carta Aberta ao Governador Paulo Câmara defendendo sua proposta (Ver no final da matéria).

Durante o encontro das entidades estudantis, a presidente da UNE, Carina Vitral, disse que o Passe Livre é um direito fundamental, e que precisa ser estendido aos demais estudantes. “A ampliação do Passe Livre tem o apoio da UNE, tem o meu apoio”, afirmou. A presidente da UEP, Flor Ribeiro, apontou que a criação do Passe Livre foi uma grande vitória para os estudantes e que por isto mesmo precisa beneficiar mais pessoas. “Assim vamos democratizar cada vez mais o acesso à Universidade”, pontuou.

O presidente da UMES, Jairo Marques e o secretário-geral da entidade, Alysson Matheus, reforçaram o apoio afirmando que a proposta da ampliação do Passe Livre integra a pauta de reivindicações dos movimentos estudantis no Estado. “Precisamos garantir mais este avanço para os estudantes de Pernambuco”, defendeu Alysson. 

Ao final do encontro, os estudantes aprovaram uma moção de apoio ao projeto do deputado Silvio Costa Filho e sugeriram que estudantes do PRONATEC também possam se beneficiar com o Passe Livre.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Carta aberta ao Governador Paulo Câmara

Excelentíssimo Sr. Governador de Pernambuco, Paulo Câmara

O Governo do Estado apresentou um projeto de lei ordinária de número 278/2015, que institui o Passe Livre para os estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. O projeto, aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, contou com o nosso voto favorável. 

Quero contudo sugerir ao Excelentíssimo Sr. Governador que inclua no projeto estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Com a proposta, queremos ampliar o benefício para todos os estudantes cotistas nestas instituições, além das entidades já previstas no Projeto de Lei Original. A aplicação de tal medida evitará que iguais sejam tratados de forma diferente, dando ao conjunto destes estudantes um tratamento mais democrático e igualitário.

Ciente de sua atenção e profunda reflexão sobre a proposta, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

atenciosamente,

Deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB)

Sede do América vira Imóvel Especial de Preservação

Prefeito assinou decreto preservando casarão localizado na Estrada do Arraial que se soma a outros 104 imóveis protegidos desde 2013 

 O Recife ganhou nesta segunda-feira (22) mais um Imóvel Especial de Preservação (IEP). O prefeito Geraldo Julio assinou o decreto que classifica a sede do América Futebol Clube, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, como IEP. O imóvel se junta a outros 104 locais que também passaram a ser áreas de preservação do início da gestão, em 2013, até hoje. O objetivo é valorizar a diversidade espacial e cultural da cidade a partir das suas diferentes paisagens formadas pelo patrimônio natural e construído, elementos que fazem parte da identidade do Recife.

“A sede do América possui uma vida toda especial, não só pela arquitetura e a forma como foi projetada, mas pela vida que teve em várias décadas. E agora o América tem futuro também. Com esta ato, a gente preserva a história e constrói um futuro melhor para a cidade”, disse o prefeito Geraldo Julio.

O trabalho técnico que indicou o imóvel foi realizado pela equipe da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), órgão ligado à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife. A assinatura do documento formaliza a decisão, aprovada por unanimidade, na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), realizada na última quinta-feira (18). O América Futebol Clube completou 100 anos em 2014 e faz parte da história do futebol pernambucano.

“Você pegar um imóvel como o do América e transformar em IEP, você está mostrando à cidade uma decisão importante de que para se ter futuro, tem que ter compromisso com o seu passado também. Nós estamos fazendo uma inversão do modelo de desenvolvimento que o Recife teve nas últimas décadas”, acrescentou o prefeito.

Na assinatura da Lei Municipal 16.284/1997 foram determinados 154 IEPs. Desde então, até o ano de 2012, apenas outros dois imóveis foram a integrar a lista. Entre 2013 e 2015, 105 imóveis foram decretados como de Preservação. Além da sede do América, a sede do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, e do antigo Colégio Marista, na Boa Vista, também entraram na lista em abril de 2014.
“Esses Imóveis Especiais de Preservação precisam, como o próprio nome diz, preservar elementos e características que justificaram a sua entrada neste tipo de enquadramento. E também são oferecidos alguns estímulos, vantagens e benefícios que a legislação confere para que alguns empreendimentos sejam feitos preservando esses imóveis”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre.

O imóvel, localizado no número 3107 da Estrada do Arraial, bairro de Casa Amarela, passa a ser protegido pela Lei Municipal 16.284/1997 que estabelece normativas específicas para os Imóveis Especiais de Preservação. “Esse gesto feito pelo prefeito Geraldo Julio, com o reconhecimento da sede do clube como Imóvel Especial de Preservação, vai possibilitar mais 100 anos para o América. Isso vai fazer com que ninguém mais mexa na nossa história, não só pelos detalhes arquitetônicos, mas pela imaterialidade que tem ali”, afirmou o presidente do clube, Celso Muniz.

A construção da casa é datada da década de 1950 e para sua indicação enquanto um IEP foram observados os conceitos sobre patrimônio cultural, somado à importância que a casa agrega à história urbana e arquitetônica da época, além do seu valor estético. Outro forte aspecto que foi relevante para a sua classificação foi o fato do imóvel estar localizado no entorno de um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Sítio Trindade.

O ato também foi muito comemorado pelo Conselho de Arquitetos e Urbanistas de Pernambuco (CAU-PE) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE). “A Prefeitura do Recife, quando reconhece a sede do América como IEP, reconhece a cidade que precisamos. Uma cidade que não destrói o que foi construído, mas que trabalha com o que já foi construído”, disse o presidente do CAU-PE, Roberto Montezuma. “Foi a sociedade que pediu este movimento e o América está vivo. O América que está dentro de cada pessoa vai continuar vivo e o prefeito atendeu a este pedido”, acrescentou Vitória Régia Andrade, presidente do IAB-PE.











Nenhum comentário:

Postar um comentário