segunda-feira, 20 de julho de 2015

Parabólica


REUNIÃO DA ARL - JULHO 2015 - CONSIDERAR ESTE EMAIL,

Entrada
x

Cássio Cavalcante

11 de jul (Há 9 dias)

Prezados confrades e imortais:,

O presidente Lucilo Varejão Neto, avisa que a reunião em questão acontecerá no dia 23. Quando ocorrerá a
eleição da candidata Rachel Carrilho.

att. Cássio Cavalcante


Eleição da Academia Recifense de Letras

Prezados confrades da ARL, convocado pela consciência e gratidão ao Recife, cidade que me tornou seu cidadão  honorário, resolvi me candidatar à presidência da Academia Recifense de Letras, entidade que vi nascer, ainda no auditório da BPE, e que brotou, num significativo "doze de março" de 1996, no salão nobre do Clube Português do Recife. Muitos dos seus fundadores já se foram, mas a confraria permanece graças à nossa união e aos esforços de suas diretorias que têm desempenhado, brilhantemente,  as suas missões: Edvaldo Arlego, Fernando Antonio Gonçalves, Gentil Porto, o incansável Paulo Cardoso e, finalmente, carregando o fardo há vários anos, Lucilo Varejão Neto.
Se eleito, terei a difícil tarefa, junto com os demais membros da diretoria e de todos os acadêmicos, de levar o bastão à frente, para a entrega-lo a outro confrade que saiba conduzi-lo para o futuro, honrando o nosso passado. Conto com todos vocês
EIS A CHAPA:
PRESIDENTE: CARLOS BEZERRA CAVALCANTI
VICE-PRESIDENTE: LENY AMORIM
2º VICE-PRESIDENTE : DJANIRA SILVA
SECRETÁRIO: ZÉLIA MONTE
2º SECRETÁRIO: LOURDES SARMENTO
TESOUREURO - MARIA DO CÉU
2º TESOUREIRO - OLIMPIO BONALD

COSELHO FISCAL
1- JOSÉ LUIZ MOTA MNEZES
2- EDVALDO ARLEGO
3- LOURDES NICÁCIO
Carlos Bezerra Cavalcanti
Professor/escritor



Bandeirantes Mídia Exterior




Abraços.
É o que a Bandeirantes deseja para você receber hoje. Muitos abraços de seus amigos! 
20 de Julho, dia do amigo.
 

Nota da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco

A respeito da nota divulgada pela direção do Hospital Getulio Vargas (HGV), tentando negar os planos de redução no atendimento aos pacientes da unidade de saúde, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco tem o seguinte a declarar:

1. A própria nota oficial da direção do HGV reconhece a existência da portaria interna nº 007 que, ainda segundo a nota, "já foi revogada". Esta portaria proibia, por um período de noventa dias, a "abertura de prontuário de primeira vez, exceto para pacientes egressos” e a “realização de exames laboratoriais e de imagens, para pacientes de ambulatório". A alegação era de "contenção de despesas".

2. É preciso deixar claro que a visita da Bancada de Oposição ao HGV, e a reunião com o seu diretor, Gustavo Souza Leão, foi motivada justamente pela existência da Portaria interna nº 007. 

3. Até o momento da reunião com o Sr. Gustavo Souza Leão, esta portaria não havia sido revogada. Fizemos inclusive um apelo para que isto ocorresse.

4.  Registramos, portanto, nossa satisfação com a decisão da direção do hospital, sinal de que contribuímos para a reflexão sobre os danos que as determinações expressas na portaria trariam para a população de todo o Estado, que necessita de atendimento no HGV.

5. Reafirmamos ainda que, na reunião com o diretor do hospital, ouvimos do mesmo a informação de que o Governo do Estado repassou uma orientação para reduzir em 20% os custeios do hospital.

Abaixo, reproduzimos o teor da Portaria interna nº 007, datada de 14 de julho de 2015, que motivou a visita da Bancada de Oposição ao Hospital Getulio Vargas.

PORTARIA INTERNA N ° 007 de 14 de Julho de 2015
O DIRETOR DO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS, no uso de suas atribuições legais,
Diante do momento que ora atravessa a saúde pública, face à contenção de despesas e, da necessidade em mantermos atualizados os compromissos orçamentários desta Unidade, preservando o atendimento digno aos nossos pacientes da Emergência, Internados ou de alta hospitalar,
Resolve:
A partir desta data, em caráter provisório, por período de 90 (noventa) dias, fica proibido:
1.       Abertura de prontuário de primeira vez, exceto para pacientes egressos.
2.       Realização de exames laboratoriais e de imagens, para pacientes de ambulatório.



Por fim, queremos destacar que, mesmo que o Governo do Estado queira agredir os fatos, e desqualificar o trabalho do parlamento,  a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa continuará a desempenhar o seu papel constitucional de fiscalizar e denunciar o que for prejudicial para o conjunto da sociedade pernambucana.

atenciosamente,
Silvio Costa Filho
Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco




Empresas de Turismo irão ofertar descontos no NE por uma semana
O Turismo Week Nordeste, maior promoção de viagens do país, irá acontecer pela primeira vez no Nordeste

Os estados do Nordeste ganharão um reforço para a promoção do turismo na baixa estação. Entre os dias 10 e 16 de agosto, os produtos e destinos de Pernambuco e dos outros estados da Região Nordeste estarão com descontos promocionais, através da ação ‘Turismo Week Nordeste’, a maior promoção de viagens do país. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI) apresentaram a ação hoje (17/7) para o trade turístico de Pernambuco, no Centro de Convenções.
A iniciativa conta com o apoio de parceiros como companhias aéreas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes e receptivos. “A compra deverá ser feita durante o período da promoção (10 a 16/8), no entanto, a utilização das promoções será informada por cada estabelecimento, podendo chegar até 2016”, informa Jeanine Pires, presidente da CTI/NE. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
“Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste que confirmou participação na ação, pois entendemos que este é um excelente momento para promovermos o turismo regional”,destaca Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. De acordo com dados do Ministério do Turismo, cerca de 50% dos brasileiros que irão viajar nos próximos meses escolheram o Nordeste como destino.
Os destinos e produtos serão promovidos com exclusividade no sitewww.turismoweek.com.br, e disponibilizados para os agentes e consumidores. De acordo com a Braztoa, cerca de 500 ofertas serão disponibilizadas durante os sete dias em que o site dará 100% de visibilidade aos destinos da região. Estima-se que o site tenha mais de 150 mil acessos e que, no mínimo, sejam vendidos mil pacotes turísticos.
Esta é a primeira vez que a ação Turismo Week será exclusiva de uma região brasileira. Os Estados nordestinos tendem as ser beneficiados com o aumento da movimentação turística, apesar da atual instabilidade econômica do país. “O Turismo Week é uma importante ação a ser promovida para o Nordeste, principalmente em tempos de crise, em que os brasileiros optam por explorar o turismo regional, interessados em pacotes diferenciados e, principalmente, nos atrativos naturais que estados como Pernambuco têm a oferecer”, finaliza Felipe Carreras.

Fotos: Aldemir Marques / Seturel-PE
--

SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Chefe de reportagem - Alessandra Raposo
81.3182.8355 / 81.9488.3112
Jornalistas assistentes: Ana Luíza Accioly | André Albuquerque | Joyce Pina
81.3182.8356 / 8357





Prefeitura do Paulista inicia dragagem do Canal Sítio do Jorge em Maranguape I

            Um dia depois de assinar ordem de serviço para a dragagem do Canal Sítio do Jorge, em Maranguape I, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, voltou à comunidade nesta sexta-feira (17.07) para acompanhar de perto o início do serviço. O gestor municipal visitou ruas, conversou com a população e com os operários da obra. O desassoreamento do canal vai beneficiar diversas famílias da localidade que sofrem com problemas de alagamentos no inverno. A notícia era aguardada pelos moradores há mais de 20 anos.
            A ação faz parte de convênio celebrado com o Ministério da Integração Nacional, dentro de um pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Drenagem. O investimento na intervenção é de R$ 2,8 milhões. Ao longo dos próximos seis meses, os funcionários da prefeitura vão aprofundar e limpar o leito do canal, alargar as margens e devolver o curso natural com a dragagem também da lagoa Pau Sangue – responsável por receber todo o volume d´água dessa região da cidade.
            Diante dos bons resultados no primeiro dia das obras, o prefeito Junior Matuto destacou que um dos principais desafios da gestão é manter a credibilidade do governo nas ruas, especialmente, nesse cenário de crise. “Apesar desse quadro de desconfiança da população no serviço público, aqui em Paulista os moradores estão reconhecendo que a nossa gestão tem o compromisso de planejar as ações e torna-las realidade. Ontem assinamos a ordem de serviço e hoje as pessoas já estão vendo as máquinas trabalhando. As coisas não estão se resumindo somente as palavras, mas sim a execução”, cravou.
            O trabalho em Maranguape I começou pelas ruas 12, 46 e 49. A expectativa é de que as quatro escavadeiras empregadas na obra percorra os mais de mil metros do canal, beneficiando também os moradores das vias 50, 48, 47, 45, 43, 42, 36 e 28. O supervisor de produção Marcos Tulles, 42, reside na localidade há 32 anos. Na visão dele, a dragagem do Canal Sítio do Jorge representa a realização de um sonho. “A comunidade de Maranguape I está em festa com o início dessa obra. Nossa vida realmente vai mudar quando esse canal estiver limpo. Agora sim teremos condições de dormir sem ter pesadelos como o de ter a casa invadida pela água. Foram muitos anos de sofrimento, mas agora a situação vai mudar pra melhor”, desabafou.  
           
 A ação em Maranguape I contar com o apoio de dez caminhões caçamba para a remoção da lama depositada no leito do canal. Um efetivo de 15 homens será responsável pela execução do serviço. A coordenação do trabalho no local fica a cargo da Secretaria Municipal de Serviço Público.

PAVIMENTAÇÃO DE VIA – Nesta sexta-feira (17.07), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, também visitou a comunidade da Conceição para vistoriar às obras de pavimentação da Rua José Cupertilho de Oliveira. A via, que possui aproximadamente de 300 metros, está sendo asfaltada graças à otimização dos recursos públicos aplicados no revestimento do Canal do Araxá. A verba seria apenas empregada nas intervenções de macrodrenagem, mas permitiram que a prefeitura realizasse ainda a pavimentação das vias paralelas ao canal e construísse pontilhões ao longo do seu leito. 



LEITURA DINÂMICA E MEMORIZAÇÃO
 AJUDA A PASSAR EM CONCURSOS


Esta é para concursandos, pessoas que estão estudando para prestar testes, provas e também para quem já está no mercado de trabalho. No Recife, o IAP - Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal está com inscrições abertas para o curso de Leitura Dinâmica e Memorização, que será ministrado pelo mineiro Mauro Alessi. O objetivo das aulas é ensinar ao aluno multiplicar a velocidade de leitura e aumentar o poder de memória. O participante vai capacitar-se para: ser aprovado em vestibulares e concursos; ter memória ativa de curto e longo prazo; concentrar-se nos estudos e no trabalho; evitar brancos na memória; e ler com facilidade (livros, processos,contratos, propostas, e-mails, apostilas e outros). Entre alguns assuntos abordados, vale destacar: Ritmo de Leitura, Desenvolvimento da Musculatura Ocular, Salto de Olhos, Amplitude Visual, Como Ler e Entender, A Ginástica da Memória (exercícios) e Ligação Mnemônica. Participe!




Informações:



ass_nova_keila




Imagem inline 2
SECRETARIA DE IMPRENSA

Inscrições para cursos da Escola de Artes João Pernambuco vão até a sexta (17)

Unidade oferece mil vagas para aulas de teatro, dança e música; matrículas devem ser feitas presencialmente

O período de matrículas para os cursos de música, teatro e dança oferecidos na Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE), na Várzea, vai até essa sexta (17). Os interessados devem fazer a inscrição presencialmente na unidade de ensino. No total, são oferecidas mil vagas.

Há cinco tipos de oficinas práticas com duração de seis meses: dança contemporânea, canto coral, iniciação musical para crianças de 7 a 13 anos, música e teatro. Nos dois últimos casos, os participantes poderão dar continuidade aos estudos em cursos profissionalizantes da EMAJPE após a conclusão das oficinas. Enquanto as oficinas oferecem aulas práticas e duram seis meses, os cursos profissionalizantes têm aulas teóricas e práticas que duram dois anos.

           Para fazer a matrícula, é preciso levar cópias de documento de identificação, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4. Os interessados nos cursos profissionalizantes precisam comprovar ter cursado até o 7˚ ano do Ensino Fundamental. Já as crianças podem levar uma cópia da Certidão de Nascimento ao invés do RG. É possível fazer a inscrição em mais de um curso.

            As aulas são oferecidas nos turnos da manhã (das 8h às 12h30), tarde (das 13h50 às 18h20) e noite (das 18h40 às 22h, exceto nas sextas). A EMAJPE fica na Rua Barão de Muribeca, n° 116. O horário de atendimento é das 9h às 18h na sexta. Quem quiser mais informações pode ligar para os telefones 3355-4093/4094.

            De acordo com Abraão de Barros, diretor da João Pernambuco, a instituição existe há mais de 20 anos e visa preparar os alunos para o mercado de trabalho. "Nosso objetivo principal é a inserção desses estudantes no mercado e nossas expectativas são as melhores. A escola tem um grande potencial na produção de arte e está sendo cada vez mais reconhecida até mesmo fora do Brasil", destaca o gestor.






 SECRETARIA DE IMPRENSA


Prefeito acompanha inauguração de espaços reformados em ação voluntária no HCP

Geraldo estava acompanhado da primeira-dama, Cristina Mello, e do governador Paulo Câmara 

Uma belíssima ação foi realizada por voluntários do Recife na sede do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Através da organização social Novo Jeito, dezoito arquitetos pernambucanos realizaram uma grande requalificação em espaços de atendimento na unidade de saúde. O prefeito Geraldo Julio participou da inauguração das novas áreas, no fim da manhã deste sábado (18), ao lado da primeira-dama, Cristina Melo, e do governador Paulo Câmara.

O chefe do executivo municipal destacou a importância de se realizar trabalhos voluntários como estes. “Me chamou a atenção que em um mês de trabalho foi realizada uma grande transformação no Hospital de Câncer. Os ambientes da unidade de saúde mostram o carinho e a atenção que os arquitetos e voluntários tiveram em cada detalhe”, revelou o gestor.

O Hospital de Câncer de Pernambuco, segundo o prefeito, presta um serviço muito importante para vários recifenses. Durante uma breve fala, Geraldo lembrou o que representa esta unidade de saúde para a capital pernambucana. “Este hospital é uma instituição muito importante para a nossa cidade. A gente pôde observar aqui que este trabalho realizado na estrutura física do local vai fazer com que os funcionários atendam cada vez melhor. Com isso a gente espera que mais pessoas sejam voluntárias na unidade de saúde”, concluiu.

VOLUNTARIADO – A Prefeitura realiza uma importante ação para incentivar o voluntariado na cidade. É o Transforma Recife, funciona como uma rede social cruzando perfis de interesse com ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife. Com a plataforma, as instituições parceiras e pessoas que queiram trabalhar voluntariamente podem se cadastrar, criando um elo entre voluntários e organizações. O site cruza os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado, formando uma corrente e contribuindo com o trabalho social no Recife. Desde o lançamento, mais de 20 mil voluntários e 320 ONGs já se cadastraram no portal.
SES reforça Operação Lei Seca no Festival de Inverno de Garanhuns

Exposição de carros batidos na cidade chama atenção de condutores


A 25ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) contará com reforço da Operação Lei Seca e campanha educativa até o dia 25 de julho. Durante todos os dias do festival, blitze simultâneas serão montadas próximas aos locais onde ocorrem os principais shows. Em uma ação educativa da Secretaria Estadual de Saúde, carros batidos - destruídos em acidentes de trânsito - ficarão expostos em diferentes pontos da cidade para chamar a atenção de condutores e motociclistas.

Cinco veículos serão exibidos em pontos de referência da região (em frente ao Hospital Regional Dom Moura e da Gerência Regional de Saúde - Geres, nos trevos de acesso à cidade e na principal entrada de Garanhuns). "A ideia é que as carcaças demonstrem o estado do carro após um acidente e imediatamente as pessoas se questionem sobre o uso adequado do veículo. Excesso de velocidade, uso do álcool, desatenção, ultrapassagens indevidas, desrespeito à legislação, infrações, entre outros fatores de risco, são decisivos para se evitar um acidente e mortes no trânsito, o que muitos ignoram", comenta a gerente da V Geres, Catarina Tenório. Nestes locais, também está sendo feita a distribuição de panfletos, adesivos e outros materiais informativos.

Só em 2014, quase 46 mil pessoas foram atendidas em unidades de saúde do Estado, vítimas de acidente de transporte, sendo 75% envolvendo motociclistas. Em 2013, 1.912 morreram pela mesma causa. A Operação Lei Seca estará em Garanhuns em horários variados e de forma itinerante com a instalação de tendas e o uso de vans informatizadas para realização dos testes de alcoolemia. Com cada equipe formada por treze profissionais, sendo quatro policiais militares, quatro agentes do Detran, três profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e dois motoristas, as ações serão realizadas em parceria com a V Geres, a empresa municipal de trânsito de Garanhuns, o 9° Batalhão da Polícia Militar e da Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal de Garanhuns.

“Os horários de ação das blitze serão adequados ao fluxo do movimento do Festival, dando prioridade às ações de fiscalização e educação, para diminuir os índices de acidentes de trânsito”, comenta o coordenador da Operação Lei Seca, André Cavalcanti.


Secretaria Estadual de Saúde - PE
Superintendência de Comunicação
(81) 3184.0065 / 9488.2688

Foto

Confraria do Vento & Bruno Liberal em Recife

Entrada
x

Karla Melo

17 de jul (Há 3 dias)
para Marcio-Andre, Cco:mim
Na próxima quarta-feira, dia 22 de julho, o querido Bruno Liberal  
lança em Recife, para a alegria de toda a Confraria do Vento, 
o seu novo livro de contos com a nossa editora.
Bom demais!!!!



Karla Melo    <º)))><

Consultora e Coordenadora editorial
081 - 9403.7595 - 9813.8226

Editora Confraria do Vento
Av. Treze de Maio 13 Sala 2010 Cinelândia
Rio de Janeiro RJ Brasil CEP 20031-007
021- 2533.3587 - 8083.0654




20 de julho
Dia Mundial do Amigo
Homenagem da LBV
http://www.lbv.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário