terça-feira, 14 de julho de 2015

Parabólica




“Governo do Estado não dá a devida atenção à Mata Norte”

Na segunda edição do programa Pernambuco de Verdade, realizada nesta terça-feira (14), os deputados da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa constataram a “diferença entre realidade e discurso” do que é apresentado pelo Governo do Estado sobre a Zona da Mata Norte pernambucana.

Durante a manhã e início da tarde, os parlamentares visitaram os municípios de Goiana, Aliança, Carpina e concederam entrevista a uma rádio de Nazaré da Mata, além de conversar com a imprensa, a população e lideranças políticas de todas as localidades. Em Goiana, constataram as precárias condições de atendimento a que são submetidos os pacientes do Hospital Belarmino Correia, que desde 2012 teve as obras de ampliação e modernização anunciadas, mas até hoje não entregues.

No hospital, os deputados se depararam com duas situações: uma ala totalmente nova, mas sem funcionar, ainda com equipamentos intactos, sem uso e na embalagem. Por outro lado, nos antigos corredores do hospital, crianças recebendo soro sentadas em cadeiras de plástico e ambulatórios lotados, com pacientes aguardando consultas em ambientes cheios de infiltrações nas paredes.

“Desde 2012, a população aguarda intervenções, como a separação das emergências adulta e pediátrica e a implantação de uma UTI com 10 novos leitos. Até hoje, nada foi efetivamente realizado”, sublinha o líder da Bancada da Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho. O parlamentar lembra que logo no início do mandato (08 de janeiro), o governador Paulo Câmara (PSB) foi a Goiana e anunciou a retomada das obras com previsão de entrega em 05 meses. O prazo já expirou. “Já a UTI deveria ser entregue em 3 meses após a ida do governador a Goiana, ou seja, em abril passado. Já são quase 100 dias de atraso”, aponta Silvio.

Após passarem por Goiana, os deputados Silvio Costa Filho, Ossesio Silva (PRB), Augusto Cesar (PTB) e Julio Cavalcanti (PTB) foram ao terreno onde já deveria estar funcionando a Escola Técnica Estadual de Aliança. Vale destacar que o centro educacional teve o processo de licitação aberto em julho de 2012. Os investimentos previstos eram de quase R$ 10 milhões. Ao falar sobre a agenda da oposição na Zona da Mata, o deputado Augusto Cesar observou que a oposição quer dar a sua contribuição para que o Governo do Estado possa errar menos. “Estamos mostrando talvez o que o próprio governo tenha dificuldade de admitir ou de detectar”, pontuou.

Já o deputado Ossesio Silva lembrou que o atual governo ainda não encontrou um rumo, fruto de um visível problema de liderança no Poder Executivo. “Em seis meses, já presenciamos o aumento da violência, greve de professores, fortes protestos das polícias civil e militar, problemas sérios na saúde, com falta de remédios e de atendimento até a pacientes em estado terminal, desatenção ao servidor público e obras completamente paradas, como as que detectamos hoje”, enumerou.

Após conceder entrevista à rádio Naza FM, a última parada do grupo de oposição foi na UPA Especialidades de Carpina, onde também foi constatada a paralisação da obra, que já está com quase 01 ano de atraso. Caso estivesse pronta, a UPA estaria realizando 79 mil consultas por ano, e 190 mil exames complementares, beneficiando 253 mil pessoas de toda a região, de acordo com dados divulgados pelo próprio Governo do Estado à época do anúncio do equipamento.



Crédito das fotos: Bancada de Oposição/Alepe
Silvio Costa Filho (PTB) antecipou que a bancada oposicionista continuará a fiscalizar obras estratégicas para a região, que já deveriam ter sido entregues pelo Governo do Estado. “Em agosto, vamos realizar um amplo debate sobre a Parceria Público Privada (PPP) de Itaquitinga. Além disto, ouvimos muitos relatos da população sobre a falência da segurança pública na Mata Norte. Há um preocupante aumento da violência e pouca ação do Governo do Estado. Tem-se pouco efetivo policial e as delegacias fecham durante os finais de semana”, diz.

Ainda segundo Silvio, a chegada da FIAT e de outros empreendimentos para a Mata Norte foi muito importante para o desenvolvimento da região.  “Mas fica claro que o Governo do Estado não está conseguindo buscar um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O governo não dá a devida atenção à Mata Norte”, arremata.




 SECRETARIA DE IMPRENSA


Abre e fecha no feriado de Nossa Senhora do Carmo (16/07)

            Confira o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora do Carmo nos setores da Prefeitura do Recife. Os serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão na quinta-feira (16) e voltarão a funcionar normalmente na sexta (17). A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará nas ruas durante o feriado. O Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, e os teatros municipais funcionarão normalmente. Confira abaixo:

SEDE DA PREFEITURA – A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que no dia 16, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na sexta-feira (17) o atendimento volta a funcionar das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches municipais estarão fechadas devido ao recesso escolar, que irá durar até o dia 26 deste mês. A Colônia de Férias da rede municipal não funcionará no feriado.

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado de Nossa Senhora do Carmo, na próxima quinta-feira (16), a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos, que será das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionará. As feiras livres dos bairros acontecem normalmente. Na sexta-feira (17), as atividades dos estabelecimentos voltarão ao horário normal. 

TRÂNSITO – Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos na quinta-feira (16), devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo, voltando a funcionar normalmente a partir da sexta-feira (17), das 8h às 13h. O teleatendimento 24 horas da Companhia continuará funcionando normalmente através do 0800 081 1078. 

TURISMO E LAZER – Quem quiser aproveitar o feriado municipal desta quinta-feira (16) pedalando pelos principais pontos turísticos da cidade poderá aproveitar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. O percurso estará disponível das 7h às 16h, cortando mais de 30 bairros ao longo de 36,5 quilômetros de faixas exclusivas que desembocam no Marco Zero. Já as 13 Academias Recife ficarão fechadas nesta quinta-feira, voltando ao funcionamento normal no dia seguinte, sexta-feira (17).

EMPREENDEDORISMO – Durante o feriado do próximo dia 16, as Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife estarão fechadas. No dia 17, funcionarão normalmente.

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados nesta quinta (16). Na sexta-feira (17), as unidades funcionarão normalmente.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no dia 16, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.

CULTURA – O Museu da Cidade do Recife funciona das 9h às 17h nesta quinta-feira (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo. Já o  Mamam não abre. O mesmo acontece com os equipamentos do Pátio de São Pedro. Os teatros municipais seguem com sua programação normal. 

SAÚDE – No feriado da padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, nesta quinta-feira (16), as três Upinhas 24h – Unidade de Saúde da Família Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) estarão abertas 24 horas, para as pequenas urgências e atendimento dos casos suspeitos de dengue para as áreas de abrangência. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na sexta-feira (17).

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente. Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705, das 7h às 19h.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800 201 2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

Ipojucanos ganham novo Centro Municipal de Educação Profissional

O CEMEP chega para preparar o jovem ipojucano para o mercado de trabalho e empreendedorismo

Oferecer uma boa formação profissional aos jovens ipojucanos. Este é o objetivo da gestão municipal ao instalar um novo Centro Municipal de Educação Profissional (CEMEP). O equipamento, implantado em Ipojuca-Sede, surge como uma importante iniciativa da Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Educação para oferecer capacitação e abrir portas das empresas da região para jovens em formação.

O objetivo maior do prefeito Carlos Santana é promover um futuro de qualificação para os jovens do município. A unidade será inaugurada nesta quinta-feira, 16 de julho, às 14h. Na ocasião, será apresentado um diagnóstico situacional do município no âmbito da educação profissional, elaborado pelo Centro de Estudos e Pesquisas – Josué de Castro.

O CEMEP vai incentivar e proporcionar uma oferta de cursos e demais atividades relacionadas, como palestras e estágios, na intenção de ampliar as oportunidades de inserção dos jovens no ambiente de trabalho, e assim, acessar de forma mais qualificada as vagas de emprego geradas pelos empreendimentos no Ipojuca. Com o Centro, serão criadas as possibilidades para os jovens participarem de cursos preparatórios para o primeiro emprego, para as vagas de Aprendizagem, com módulos de melhoria dos níveis de escolaridade, de cidadania e ética e mercado de trabalho.

O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, ressalta o compromisso da Prefeitura em atuar na melhoria da qualidade de vida da população, tendo o município como um forte pilar de investimento a área da educação. “Importantes avanços já foram conquistados pelos ipojucanos, como a climatização das unidades de ensino, instalação de salas interativas, aquisição de novos ônibus escolares para o transporte de alunos universitários que estudam no Grande Recife. É um conjunto de investimento que com a chegada deste Centro, possibilitará a população local galgar melhores condições de emprego, além de capacitar comerciantes e os munícipes na área de empreendorismo”, destacou.

Para a secretaria de Educação Margareth Zaponi, “o CEMEP chega num importante momento da economia nacional, estadual e local em que o prefeito Carlos Santana lança um Centro de excelência para garantir o futuro dos jovens do município”, lembra Zaponi.

O Centro será o articulador com as instituições parceiras para a realização de cursos de capacitação para as pessoas que estão buscando vagas no mercado de trabalho. A missão do CEMEP é se tornar o espaço de referência municipal para atendimento e encaminhamento profissional. "Os empresários terão em Ipojuca um espaço de referência onde poderão encontrar jovens capacitados para suas empresas, o CEMEP vai ofertar atendimento em qualificação”, ressalta a coordenadora do Centro, Roberta Araújo.


Ainda de acordo com Roberta, o CEMEP está realizando um banco de reservas com os alunos que se apresentam no espaço. “Quando as empresas solicitam currículos fazemos o encaminhamento desses jovens. Estamos com inscrições abertas. Além disso, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional – IPDI está no Centro na execução das turmas preparatórias para o programa Jovem Aprendiz, o SENAC estará iniciando turmas na Carreta de Beleza instalada no município e o Sebrae está realizando uma ação com os gestores da área de Salão de Beleza”, acrescentou.

SAIBA MAIS:

O CEMEP será um local para:

- Os empresários identificarem os talentos – banco de talentos, ou realizarem parcerias para cursos e aprimoramentos de suas equipes 
- Os jovens se qualificarem 
- Prefeitura qualificar suas equipes 
- As instituições de Qualificação Profissional e Empreendedorismo – SENAI, SENAC, SEST, SENAR E SEBRAE realizarem cursos em parceria com a Prefeitura 
- Realizar palestras, oficinas e seminários de qualificação profissional 
- Realizar cursos de qualificação para a população do Ipojuca

Quais Cursos estão sendo ofertados
Português, Matemática, Informática, Ética e Cidadania e Boas Práticas

Quantos jovens estão participando dos cursos do CEMEP
140

Qual a faixa etária destes jovens
17 a 22 anos

Horário de funcionamento: 
Manhã e tarde (8h às 17h)

Serviço
Inauguração do Centro Municipal de Educação Profissional – CEMEP
Horário: 14h 
PE 60 KM 16 s/n Edifício Alfa, Ipojuca Sede
Fone: 3551.0764
Ponto de referência: Subida da ladeira do Clube Municipal, em frente ao mercadinho Três Irmãos

Fotos: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca 


TRT-PE promoverá nesta quarta (15) audiência entre sindicatos patronal e dos rodoviários

Pauta da sessão, que ocorrerá a partir das 11h, é o dissídio coletivo







 
O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) realizará nesta quarta (15), a partir das 11h, no edifício sede da instituição, no Recife, uma audiência entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores rodoviários para tentativa de conciliação no dissídio coletivo e encerramento da greve ‘dos ônibus’.

O dissídio foi ajuizado no início da noite desta terça-feira (14) pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco – Urbana-PE. A sessão ocorrerá no Pleno do TRT-PE, no 5º andar do Fórum Agamemnon Magalhães, sede do Regional (Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife).



 Cidadãos que foram notificados de débitos de IPVA poderão pleitear descontos de até 90%

Os descontos são aplicados somente a débitos que foram informados aos credores por meio de notificação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-PE).

A partir de amanhã (15) até o dia 20 de julho, acontecerá no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o Mutirão de Negociação Fiscal, uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O objetivo é oferecer condições especiais para que contribuintes possam quitar débitos de diferentes impostos, a exemplo do IPVA, ICMS e IPTU. O mutirão funcionará, inclusive, no sábado e no domingo, bem como no feriado de Nossa Senhora do Carmo (16), sempre das 8h às 19h.


É importante destacar que, no caso do IPVA, o desconto é válido as condições especiais de negociação são válidas somente para débitos que foram informados aos credores por meio de notificação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-PE). Também é preciso destacar que, quitar o IPVA não é garantia automática de recebimento do (documento do veículo), oficialmente conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento Veicular, o CRLV. Para ter o CRLV emitido, o cidadão precisa pagar todas as taxas que compõem o Licenciamento Veicular. O Licenciamento é composto pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de trânsito vencidas, além do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Aqueles que comparecerem ao mutirão podem conseguir redução de até 90% no IPVA e outros impostos e parcelamento de débitos em até 96 meses. Quem não puder comparecer ao mutirão, pode procurar qualquer uma das Agências da Receita Estadual espalhadas por todo o Estado até o dia 31 de julho e negociar com as mesmas condições especiais.

No caso do IPVA, o parcelamento pode ser feito em até 18 vezes, com parcela mínima de R$ 100. A redução de multas e juros varia de 90% (à vista) a 50% (com parcelamento).


SERVIÇO

O que: Mutirão de Negociação Fiscal

Quando: de 15 a 20 de julho de 2015, das 8h às 19h

Onde: Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco

Endereço: Avenida Prof. Andrade Bezerra S/N – Salgadinho – Olinda PE



NOVO PRESIDENTE ABIH-PE

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) anuncia a sua nova diretoria e Conselhos Administrativo e Fiscal para o biênio 2015-2017. 
O hoteleiro Artur Maroja, do BW Solar Porto de Galinhas
e do BW PLUS Vivá Porto de Galinhas
, assume a presidência da ABIH-PE.
Substitui Eduardo Cavalcanti, do Portal de Gravatá, que desempenhou o papel nos últimos quatro anos, tendo alcançado conquistas importantes para o setor. Dentre elas, a implantação da ferramenta Central de Compras, a criação do novo site, a realização e o apoio a programas de qualificação profissional. E mais, a coordenação da Equipotel Conference em 2014, além da atuação em conselhos e eventos e a participação ativa na negociação de acordos e convenção coletiva do trabalho.
Para a nova missão, Artur Maroja terá a colaboração e a experiência de Eduardo Cavalcanti como vice-presidente e de Carlos Maurício Periquito como diretor executivo.
A ABIH-PE é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega os principais hotéis do Estado. Fundada no Recife na década de 70, é uma das mais respeitadas associações de Pernambuco. Tem participação ativa na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur), no Conselho de Turismo do Recife, no Conselho da Cidade do Recife e na Câmara do Turismo daFederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio).
Confira a seguir outros nomes da diretoria.
Diretoria
Conselho Administrativo (2015-2017)
Presidente:
Artur Maroja da Costa Pereira Filho
Vice-Presidente:
Eduardo Costa Cavalcanti
Conselheiros:
José Otávio de Meira Lins
Marcelo Alvarez de Lucas Simon
Roberto Baptista da Silva Mattos
Danilo Távora Pedrosa
Otaviano Dias Maroja da Costa Pereira
Suplentes:
Amanda da Costa Carvalho
Marcus Aurélio de Oliveira Reis

Conselho Fiscal (2015-2017)
Presidente:
Eduardo Lacerda Tiburtius
Conselheiros:
Luis Gonçalves de Barros Netto
Maria Carmem de Oliveira Loyo
Suplentes:
Paulo Eduardo de Oliveira Malheiros
Maria Carolina de Castro Oliveira
Mássimo Pellitteri
Diretor Executivo:
Carlos Mauricio Meira de Oliveira Periquito
Conselho Consultivo:José Otávio de Meira Lins
Ruben Alves Gomes
José Pedrosa de Oliveira
Eduardo Barbosa de Moraes
Marcelo de Lucas Simon


Sobre a Escrita.ETC
A Escrita.etc é uma agência de comunicação que oferece assessoria de imprensa com cobertura em todo o Brasil, organização e execução de fampress, produção de conteúdo para publicações em geral e internet e desenvolvimento de projetos.

Contatos:
Janaína Lima – 9147.9143
Rachel Motta – 9924.5344
Raphaela Pimentel


Prefeitura do Moreno apresenta primeira turma do Programa Aprendiz Legal

A primeira turma do Programa Aprendiz Legal no município de Moreno será apresentada nesta quarta-feira, 15 de julho, às 9h, no Casarão Catende - rua 1º de Maio, 370, bairro de Tamboatá. A cidade é a primeira de Pernambuco a lançar um programa de aprendizagem próprio, mesmo sem ter a obrigatoriedade da Lei. O projeto é decorrente de uma parceria entre a Prefeitura de Moreno e o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE), parceira da Fundação Roberto Marinho (FRM).

"Com essa parceria, o jovem vai continuar estudando e, em paralelo, desenvolvendo seu lado profissional, contribuindo na sua formação para a qual está se capacitando”, afirma o prefeito de Moreno, Dilsinho Gomes.

A turma totaliza 20 aprendizes, entre jovens oriundos do trabalho infantil, em cumprimento de medidas do sistema socioeducativo e com deficiência. A apresentação acontece pouco mais de um mês após o Governo do Estado lançar um pacote de medidas para o Pacto Pela Vida. Dentre estas, contempla a contratação de aprendizes oriundos do sistema socioeducativo por empresas da administração direta e indireta.

O programa de Aprendizagem da Prefeitura do Moreno terá como entidade qualificadora o CIEE-PE no programa Aprendiz Legal e que atuará na aplicação da parte teórica do programa, bem como a regularização da aprendizagem perante a Lei Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

.Com informações da Assessoria de Comunicação do CIEE
.PREFEITURA DE MORENO

Coordenação de Comunicação
Leonardo Rodrigo

Informações para a Imprensa
EXECUTIVA PRESS
+55 (81) 3221.5926 - 9959.1092 - 9684.9396 - 9698.0116
Atendimento: Rafaella Sabino – apuracao@executivapress.com.br
Twitter: @executivapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário