sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Parabólica





Sinpol - Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco

Nota de esclarecimento

Por uma Polícia Civil Cidadã


O Sinpol manifesta indignação com a nota da SDS (Secretaria de Defesa Social) e com algumas matérias e opiniões jornalísticas, a exemplo da veiculada pelo Diário de Pernambuco no dia de hoje20 de agosto de 2015, intitulada "Os danos da greve branca", onde "fontes" do governo atacam os policiais civis do Estado de forma anônima e covarde, tentando esconder a realidade do caos e abandono da segurança pública em Pernambuco.

A polícia civil do Estado está em uma encruzilhada histórica, talvez em seu momento mais dramático, onde a atual conjuntura exige um esforço hercúleo dos policiais civis e o Estado de Pernambuco lhes nega as mínimas condições de trabalho.

Se existe uma “greve branca” esta é praticada pelo Governo do Estado. Não é possível que policiais sejam culpados por trabalhar em consonância com as leis processuais, que determinam procedimentos detalhadamente, visando o bom andamento da investigação criminal e o direito do cidadão a um processo judicial justo e democrático, buscando sempre a legalidade e a justiça. Isso se chama profissionalismo.

É preciso que fique claro: se há demora nos procedimentos policiais, esta é culpa do Estado de Pernambuco, do descaso com a polícia judiciária e do aumento da violência ocasionado pela falência da política pública de segurança, pois, a regra até então eram os “ajeitadinhos”, os improvisos, onde policiais civis dos cargos de escrivão de polícia realizavam procedimentos (ouvidas, depoimentos, lavravam autos de prisão, de recolhimento) sem a presença de uma autoridade policial (delegado de polícia).

Tais práticas, para os que não conhecem da lei processual e administrativa, ensejavam em nulidade de tais procedimentos, podendo acarretar a imediata soltura do criminoso, bem como a responsabilização administrativa e criminal do escrivão, ou quando um agente/comissário de polícia se dirigia para um local de crime sem o referido delegado, liberando o corpo ou o local, igualmente cometia infração penal e administrativa. Não se pode exigir que o policial civil, que tem por obrigação a manutenção das leis, inclusive, sendo obrigado a prender quem as desobedece, sejam os primeiros a descumpri-las.

O Sinpol, após sua jornada de visitas pelos municípios pôde que 90% das unidades policiais no Estado funcionam em situação precária ou de muita precariedade. As delegacias servem de depósito de objetos roubados, não têm estrutura adequada, estão com o teto caindo, com mofo, infiltrações e não se assemelham a locais de trabalho onde deve haver segurança e atendimento ao público no mesmo espaço.

Tampouco, possuem efetivo para realizar as investigações, apontar autores dos delitos, o que garantiria a maior permanência dos criminosos na cadeia. Para se ter uma ideia, citamos como exemplo a cidade de Lajedo, onde a delegacia funciona numa casa residencial alugada, (mal) adaptada e ainda assim corre o risco de despejo por falta de pagamento do aluguel, atrasado desde janeiro.

Em outro exemplo o Sinpol teve que doar serras, luvas e máscaras de carvão ativo para os policiais que realizam as perícias no IML (Instituto de Medicina Legal), já que o Estado deixou faltar, o que estava ocasionando atraso na liberação de corpos, num dos momentos mais sofridos para parentes das vítimas.

Já a delegacia de Boa Viagem conta apenas com quatro investigadores de rua, que sequer possuem coletes a prova de balas, para cobrir grande parte dos bairros da zona sul da capital pernambucana, com cerca de 200 mil habitantes, sendo esta uma regra nas delegacias de todos estado, de onde se depreende uma lastimável conclusão: não há policiais civis para investigarem e solucionarem os crimes no estado de Pernambuco!

No tocante a saida do PJES (Programa de Jornada Extraordinária), não se pode exigir do policial civil pernambucano “um esforço a mais” para que o mesmo se sujeite a uma carga horária extenuante e, ainda por cima, recebendo a título de horas-extras apenas ¼ do valor constitucionalmente estabelecido para qualquer trabalhador deste país.

O PJES configura-se, por si só, querer que o servidor trabalhe numa semi-escravidão, sem contar que nosso labor é, segundo a ONU, a segunda profissão mais estressante do mundo. Todo trabalhador, seja ele jornalista, policial, gari, advogado ou médico, tem direito de receber suas horas-extras pelo valor de horas-extras, e cabe aos patrões, sejam eles públicos ou privados, obedecerem às leis, não podendo flexibilizá-las sob nenhum pretexto.

Gostaríamos que o concurso público, anunciado pelo Governo desde o início do ano, mas que em nada parece que será concretizado, possa trazer novos companheiros e companheiras para o front dessa batalha desigual. Continuamos a dizer: nossa polícia funciona, hoje, com 40% do efetivo e os números anunciados neste hipotético concurso estão longe do mínimo necessário.

Não estamos numa campanha salarial apenas, nem nos daremos por satisfeitos caso obtenhamos a justa e devida valorização salarial, tão somente. Se continuarmos sem condições de prestarmos um serviço investigativo e de elucidação de crimes com a qualidade e profissionalismo que a sociedade pernambucana merece, vamos continuar na luta.

A sociedade paga caro por meio de uma das maiores cargas tributárias do mundo para ter serviços públicos de qualidade. Nós, inclusive, reconhecemos a dificuldade econômica que o cenário atual apresenta, e por isso propusemos ao governo que a pauta salarial fosse fracionada durante o mandato do governador Paulo Câmara, mas, nem ele nem seus secretários (Milton Coelho - SAD e Alessandro Carvalho – SDS) deram ouvidos.

O Sinpol reforça para a imprensa: Segurança Pública é dever do Estado e direito de todos. Os policiais civis são instrumentos para o cumprimento de tal dever. Não é culpa do profissional de segurança o aumento da violência, mais sim, do Governo de Pernambuco e de seus pseudo-gestores. Não comemoramos o aumento da violência, não compactuamos com a crescente criminalidade, mas, temos que responsabilizar àqueles que negligenciam a segurança pública, que não a tem como prioridade.

Reconhecemos o tempo de crise, porém, não aceitaremos que sejam cortados gastos essenciais da saúde, da educação e da segurança pública, pois, enquanto falta papel para imprimir boletins de ocorrência e inquéritos nas delegacias, enquanto falta água e coletes para os policiais civis defenderem a sociedade e desvendarem os crimes, o Palácio do Campo das Princesas licita café, vodka russa, champanhe francês, tapetes, gelo, água de coco, sem que o povo pernambucano tenha nada para comemorar.

Enquanto não profissionalizarem a segurança pública e os serviços públicos como um todo, o papel do Sinpol será o de denunciar e cobras das autoridades responsáveis e eleitas para cuidarem do povo que cumpram com o seu papel, assim como os honrados policiais civis fizeram, fazem e continuarão fazendo diuturnamente. Não há partidarização nas nossas reivindicações, porque não pedimos nada além do que é direito de todo cidadão.

 SINPOL




Multibanco retira caixas eletrônicos do metrô e comunidade faz abaixo-assinado contra medida da CBTU

A Multibanco, empresa que administra o contrato dos caixas eletrônicos nas estações de metrô de Pernambuco, cumpriu a exigência feita pela CBTU e retirou os últimos equipamentos que ainda estavam instalados nos locais. Com a medida, os usuários responsáveis pela média de 630 mil transações mensais deixam de usufruir de um serviço rápido, cômodo e seguro. Durante os três anos em que os caixas eletrônicos fizeram parte do dia a dia de quem utiliza o metrô, as duas tentativas de arrombamento acontecidas no final de julho e começo de agosto, foram as únicas ocorrências registradas. A Multibanco reitera que os crimes foram cometidos fora do horário de funcionamento do metrô e que nada foi levado dos caixas, visto que os equipamentos dispõem de um forte sistema de segurança, além de contar com monitoramento através de gravação de imagens em todas as estações. Em pesquisa realizada no ano passado, os usuários do metrô indicaram sentir mais segurança de utilizar os caixas eletrônicos dentro das estações do que em outros ambientes disponíveis nas cidades. A pesquisa também apontou que o sentimento de insegurança nas estações é devido à falta de policiamento, isentando dos caixas eletrônicos a responsabilidade das ocorrências violentas no local. Os dois últimos assaltos ocorridos na noite da quinta-feira (20), na estação Ipiranga e entre as estações Curado e Rodoviária, que nada tiveram a ver com os caixas eletrônicos, são exemplos que justificam a insatisfação. Há poucos dias, a administração do Espaço Multibanco foi procurada por líderes de várias comunidades que foram afetadas com a falta de dispositivos bancários, e informaram sobre a criação de um abaixo-assinado em andamento desde a semana passada.




Encontro Interlegis debate transparência
 e modernização do Legislativo

A Câmara Municipal de Recife sedia nesta semana, de 24 a 28, o Encontro Interlegis,  promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. A abertura, às 9h da manhã da segunda-feira,  contará com palestras sobre questões políticas da atualidade e temas relacionados à modernização das casas legislativas. À tarde terão início  as oficinas de treinamento destinadas a servidores de câmaras municipais. Segundo o senador Douglas Cintra (PTB/PE), autor da iniciativa, as ações visam reduzir a exclusão digital  e aumentar a transparência e eficiência das Casas. No mês de junho,  o evento, no mesmo formato, foi realizado em Caruaru.
A programação de abertura, contará com o tema  “Reforma política, o voto distrital e o financiamento de campanha”, que será abordado pelo consultor do Senado,  Arlindo Fernandes de Oliveira.  Já  “A importância do EAD para a modernização das Casas Legislativas”, será apresentada por Rachel Alves, da Coordenação de Ensino a Distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).  Outro  assunto de bastante interesse será explanado por Francisco Biondo, da Coordenação de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis.Ele  fará uma apresentação sobre um pacote de ações tecnológicas, a Solução Web, por meio do qual as Câmaras podem ter, gratuitamente, seu portal na internet.
Oficinas Interlegis - Na sequência do Encontro, durante toda a semana, nos turnos da manhã e tarde,  serão promovidas  duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos, sem qualquer custo,  às Casas Legislativas.  A primeira delas, a partir das 14h da segunda (24) até a quarta-feira (26), é dedicada ao Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o portal quando a sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são  gratuitos.
Na  segunda oficina, quinta e sexta-feira (27 e 28), o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).  Este Sistema informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias.
Site da Câmara do Recife - Vale destacar que o site da Câmara Municipal do Recife (www.recife.pe.leg.br) foi um dos primeiros do país, em 2004,  a adotar o  Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e, desta forma, possibilitar que qualquer pessoa acompanhe  todo o processo, desde a biografia do vereador  até a tramitação das matérias.   Além disso, a  Casa de José Mariano também foi pioneira na adoção do domínio  .leg.br,  que identifica o Legislativo na internet. O Portal da Transparência  foi  regulamentado através do Decreto Legislativo número 637/2013 e passou a funcionar no site,  já em 2014.

Serviço:
O que:  Abertura do Encontro Interlegis
Quando:  segunda-feira, dia 24
Horário:  9h
Onde: Plenário da Câmara Municipal do Recife


AGENDA SEMANA 24 A 28 DE AGOSTO


SEGUNDA-FEIRA (24)

9 h – Abertura do Encontro Interlegis – plenário
14h – Oficina Interlegis  - Salão Nobre
15h – Reunião Plenária
17h – Reunião da Comissão de Legislação e Justiça


TERÇA-FEIRA (25)

 9h – Oficina Interlegis  - Salão Nobre
15h – Reunião Plenária
14h – Oficina Interlegis - Salão Nobre
16h – Reunião Solene em homenagem aos 100 anos da Federação Pernambucana de Futebol – Vereador Romildo Gomes Neto


QUARTA-FEIRA (26)

 9h – Oficina Interlegis - Salão Nobre
14h – Oficina  Interlegis  - Salão Nobre
14h – Reunião Comissão de Obras e Planejamento Urbano
15h – Reunião Plenária


QUINTA-FEIRA (27)

 9h – Oficina  Interlegis  - Salão Nobre
10h – Reunião Solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar de Pernambuco – Vereadora Michele Collins
14h – Oficina  Interlegis  - Salão Nobre
14h – Reunião da Comissão de Educação

SEXTA-FEIRA (28)

 9h – Oficina Interlegis  - Salão Nobre
14h – Oficina Interlegis  - Salão Nobre
15h – Reunião Solene para entrega da Medalha José Mariano ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido – Vereador Aerto Luna



GOVERNO 2015 08 GOVERNO ENTREGA PRIMEIRA ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO DO EIXO NORTE DA INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO
GOVERNO

Governo entrega primeira estação de bombeamento do Eixo Norte da Integração do São Francisco

Abastecimento

O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai garantir segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios. O empreendimento gerou 9.980 emprego
-- 














Patrocínio Sindasp-PE: Agente Penitenciário
 é campeão mundial de jiu-jítsu

Agente Penitenciário de Pernambuco, patrocinado pelo Sindasp-PE (Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco), George Mendonça se tornou campeão mundial de Jiu-Jítsu no últimodomingo (16) no Espírito Santo. O Mundial de Jiu-Jítsu Profissional GI e NOGI da CBLP (Confederação Brasileira de Lutas Profissionais) aconteceu no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão).



George é Agente da PJPS (Penitenciária Juiz Plácido de Souza), no município de Caruaru, e foi patrocinado pelo Sindasp-PE para que pudesse participar da competição.

George comentou a importância da competição e como se preparou para chegar ao campeonato e conquistar o lugar mais alto do pódio.

“Fui para este mundial preparado para lutar pelo título. Fiz treinamento psicológico e reforcei meus treinamentos nestes últimos dois meses. Realizei três treinos por dia, reforçando minha alimentação e focando na competição”, afirmou o campeão mundial.

Neste ano de 2015, George já garantiu vários títulos importantes. O Campeonato Brasileiro e o Campeonato Norte e Nordeste foram alguns que o Agente Penitenciário subiu no lugar mais alto da competição, além do Vice Pernambucano e agora o mais importante, o Campeonato Mundial.

O Sindicato acredita que o investimento no Agente Penitenciário irá sempre colocar a imagem do ASP em destaque na sociedade, bem como o investimento na qualificação profissional.


Contato do Atleta:




CESAR de portas abertas para novos empreendedores
 
Na próxima segunda-feira (24) acontece o CESAR.LABS DAY para mostrar as vantagens da aceleradora do instituto de inovação.

O instituto CESAR promove, na próxima segunda-feira (24/08), o CESAR.LABS Day, em Recife. O evento abre as portas para os interessados em conhecer o programa CESAR.LABS de aceleração de empresas.
O objetivo é receber empreendedores e apresentar o CESAR.LABS, expondo a metodologia, benefícios e contrapartidas. Haverá também depoimento de empresas que já passaram pelo processo de aceleração e será possível tirar dúvidas e obter informações sobre a chamada do programa que está aberta para novos projetos. O CESAR.LABS DAY terminará com uma visita às instalações do instituto.
“Um dos nossos grandes diferenciais é que estamos dentro de um centro de inovação, que tem pessoal qualificado na área de negócios e a excelência em engenharia. Podemos acelerar negócios que estão ainda em fase muito inicial, acelerar de fato o seu desenvolvimento e a entrada da solução mais rápida no mercado”, explica Josete Azevedo, coordenadora da ação.
O CESAR.LABS DAY acontece das 14h às 16h. Para participar basta se inscrever no site http://www.eventick.com.br/cesarlabs2015.
Chamada aberta – O novo ciclo do CESAR.LABS está com inscrições abertas. Até o dia 30 de agosto, qualquer pessoa, física ou jurídica, que tiver algum projeto inovador que se enquadre nos perfis do programa, pode se inscrever por meio do site da aceleradora.
O programa de aceleração atende empreendimentos em diferentes estágios de maturidade – desde a ideia em sua fase conceitual, até empresas que já atuam no mercado. O processo seletivo é dividido em três etapas. Na primeira, qualquer empreendedor pode se candidatar – para isso, basta preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site. Se a empresa for selecionada, seguirá para a segunda etapa, onde irá apresentar sua ideia à equipe gestora da aceleração, a fim de validar e refinar a proposta. E na última etapa, a empresa fará uma apresentação final ao Comitê de Investimentos do CESAR.LABS, que avaliará a viabilidade de execução da sua ideia no programa. Todas as etapas serão classificatórias e, caso a ideia seja aprovada, serão iniciados os procedimentos formais para liberação dos recursos econômicos e financeiros.
Os interessados podem submeter suas propostas por meio do site da aceleradora www.cesarlabs.com. O resultado da primeira etapa está previsto para o dia 15 de setembro e o programa deve começar no mês de novembro.




COMPESA ADOTA MEDIDAS PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO EM CIDADES DO ALTO PAJEÚ
  
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já começou a executar um plano emergencial para garantir o abastecimento nas cidades de São José do Egito, Tuparetama, Iguaraci e Ingazeira, localizadas no Sertão do Pajeú. Os municípios deveriam estar recebendo água através da Adutora do Pajeú desde junho, mas o trecho que faria esse fornecimento ainda não foi concluído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Governo Federal. Agora, a Compesa trabalha para que essas cidades não entrem em colapso total de abastecimento, uma vez que o principal manancial que atende a localidade, a barragem do Rosário, pode ficar completamente seco nos próximos dias.

Atualmente, as quatro cidades passam por um rigoroso rodízio no abastecimento porque a Adutora do Pajeú, que capta água no Rio São Francisco, em Floresta, ainda não conseguiu chegar a São José do Egito e Tuparetama, conforme previa o cronograma inicial da obra, devido a atrasos no repasse dos recursos empenhados para a  execução  pelo DNOCS. Além disso, houve o prolongamento da estiagem, que já é a maior dos últimos 50 anos, deixando os mananciais da região praticamente secos. “Desde o início do ano, apertamos o rodízio para tentar preservar o restante da água da barragem do Rosário até que a adutora ficasse pronta. Só que, como a obra não terminou e a barragem está quase vazia, não poderíamos deixar que a população pagasse essa conta. É por isso que adotamos um conjunto de medidas, para tentar amenizar os prejuízos que os moradores dessas quatro cidades já vêm amargando devido à estiagem”, explicou o gerente regional do Alto Pajeú, Sérgio Bruno.

Dentre as ações emergenciais adotadas, estão a construção de reservatórios para armazenar água em diversos pontos das quatro cidades, um sistema que levaria água da adutora até a barragem de Rosário e a readequação do rodízio.

A Compesa já começou a instalar os reservatórios nos municípios. São cerca de 100 caixas que irão armazenar a água dos carros-pipa e, a partir delas, distribuí-la para a população. Já o novo sistema vai aproveitar o sistema adutor existente entre a barragem do Rosário, que fica em Iguaraci e tem capacidade para acumular 32 milhões de metros cúbicos, até Tuparetama, invertendo o fluxo da água e, assim, levá-la até Ingazeira e Iguaraci. Para isso, será necessário construir uma estação elevatória de água, além de energizar o sistema, interligá-lo a outros e ainda adquirir novas bombas. A Compesa já elaborou o projeto, orçado em R$ 500  mil.

A primeira etapa da Adutora do Pajeú, que vai de Floresta a Afogados da Ingazeira, foi entregue no final de 2013 e atende as cidades de Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba, Afogados, Quixaba e Tabira, além dos povoados de Nazaré e Canaã, no Pajeú, e Santo Antônio II, no Alto Pajeú. O trecho que vai beneficiar São José do Egito, Tuparetama, Iguaraci e Ingazeira faz parte da segunda etapa e está previsto para ser entregue pelo DNOCS à Compesa, que será responsável pela sua operação, em outubro de 2015. Também deverão ser feitos ramais que vão derivar da primeira etapa a fim de atender as cidades de Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo.




FIEPE REALIZA OFICINA SOBRE INTELIGÊNCIA 
COMERCIAL COM FOCO NO MERCADO INTERNACIONAL

Preparar profissionais para identificar riscos e novas oportunidades de inserir empresas pernambucanas no mercado global. Essa é a proposta da oficina “Inteligência comercial com foco no mercado internacional”, que acontece dia 4 de setembro, na FIEPE. Dentre as abordagens estão: aplicação das ações de inteligência de mercado internacional, a importância da inteligência competitiva para as empresas (solidificando ou expandindo os negócios atuais), prevenção contra riscos e alguns dos principais pilares e ferramentas usadas da inteligência comercial em escala global.

A oficina será ministrada por Johann Schneider, profissional com mais de 25 anos de experiência em marketing estratégico e internacional, negócios internacionais, pesquisas de mercado, missões de estudo e prospecção, com trabalhos realizados na Europa, EUA, América Latina e África. Como consultor, já desenvolveu vários trabalhos no SEBRAE Nacional, Brasília, para a área de Acesso a Mercados, Sebraes estaduais – RS, SC, RJ, MG, PE, RN, CE, MS, MT, ES, BA, PI, entre outros. Inscrições e informações: www.fiepe.org.br | comercial@fiepe.org.br | 81. 3412.8400.


Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns 2015 começa a ser formatado

A partir da próxima semana, escolas da zona urbana e do campo contarão com Formação Continuada

A segunda edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, já está sendo formatado. No início desta semana, a secretária de Educação e Esportes, Janecélia Marins, junto com a equipe do Núcleo de Ensino e a Proa Cultural, se reuniu para programar as primeiras ações do projeto, que contará com as atividades até o fim do ano.

A partir da próxima semana, nos dias 26 e 27 de agostoterá início a Formação Continuada. Para esse primeiro momento, será trabalhado o sistema de classificação por cores, que oportuniza maior autonomia do usuário leitor. Para esse processo inicial, estarão envolvidas três bibliotecas e 20 escolas, da sede e do campo – divididas em duas turmas com 25 participadas em cada -, com os professores das Salas de Leitura da Rede Municipal de Ensino. Vários servidores da Secretaria de Educação e Esportes atuam durante o Filig.

O Filig 2015 é uma realização da Proa Cultural, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação e Esportes.



Inscrições abertas para novas turmas do Motociclista Parceiro Shineray

No total, 1.440 vagas serão oferecidas até o final do ano

A partir de amanhã (18/08, às 08h), a Fundação Terra e a Shineray iniciam o terceiro ciclo dos treinamentos gratuitos do ProjetoMotociclista Parceiro Shineray. O projeto é uma iniciativa conjunta da Fundação Terra e da montadora pernambucana, que visa contribuir para a redução do número de acidentes com motociclistas. No total, 1440 alunos serão beneficiados até o final do ano.
   
Os interessados em se inscrever nas próximas turmas podem fazê-lo no setor social da Fundação Terra ou ainda na Concessionária Asia Motos (Vide endereço no serviço). Os alunos concorrem a sorteios de capacete e os primeiros 400 inscritos concorrerão a uma motocicleta modelo Jet 125. O curso dá direito a certificado e, para cada turma, há o sorteio de um capacete.

Para o terceiro ciclo, as aulas acontecerão nestas terça, quarta e quinta-feira (18,19 e 20 de agosto), na sede do 13° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Arcoverde. A capacitação tem a duração de 4h e abrange conhecimentos teóricos e práticos. Haverá turmas pela manhã e de tarde e podem se inscrever condutores de toda a Região do Sertão do Moxotó.

O projeto Motociclista Parceiro é inédito na Shineray em todo o Brasil. Conforme dados do DETRAN-PE, apenas a cidade de Arcoverde conta com uma frota total de 24.460 veículos, sendo 7.588 deles de duas rodas, totalizando um montante de 31% da frota. Em contrapartida, de todos os condutores registrados na cidade, 64% deles são habilitados para categoria A, o que significa que o meio de transporte possui impacto profundo na mobilidade local.

De acordo com Paulo Perez, presidente da Shineray no Brasil, o projeto faz parte do plano de responsabilidade social da empresa, que já realiza uma série de ações nos estados onde possui revendedoras e integra ações educativas em parceria com entidades como a Secretaria das Cidades através do Departamento Estadual de Trânsito e a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). A empresa também é membro do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (CEPAM).

Informações: Fundação Terra (87)3321-1150/1157.
Inscrições
Fundação Terra - de segunda a sexta entre 8h e 12h e de 14h às 17h. A entidade fica situada à Rua Alfredo Souza Padilha, s/nº Bairro São Cristóvão, Arcoverde
Asia Motos - de segunda a sexta entre 8h e 12h e de 14h às 18h. A loja funciona na Av.José Bonifácio, 30, CEP: 56503-250, São Cristovão, Arcoverde.









SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO
QUARTEL DO COMANDO GERAL
E M G      –      5ª  S E Ç Ã O
Rua Amaro Bezerra s/ Derby, Recife-PE CEP 52010-140
Fone/fax (81) 3181.1139/ 1318 / E-mail: jornalismopmpe@gmail.com

    NI – 054                                                                                           21/08/2015

POLICIAIS MILITARES MOSTRAM TRABALHOS EM JORNADA CULTURAL

         Em homenagem ao Dia do Soldado, aos 190 anos da PMPE e aos 70 anos do Clube dos Oficiais da PMPE (COP), haverá neste fim de semana eventos para celebrar estas datas, o evento será na sede do Clube dos Oficiais.
            A programação de amanhã (22) começa às 9h, com a 11ª edição da Exposição de Artes dos Militares do estado e seus dependentes, bem como a jornada literária com autores e escritores da Corporação.
         Com entrada gratuita ao público, os trabalhos serão expostos na modalidade pintura, escultura e literatura. A coordenadora do evento, major PM Telmira Branco, confeccionou um busto em argila, do ex-governador Eduardo Campos, que será exposto no evento.
         Ainda no sábado, acontecerá, às 18h, uma cerimônia para homenagear aos ex-comandantes gerais, lançamento do selo pelos 70 anos do Clube dos Oficiais e entrega de títulos beneméritos aos homenageados. Em seguida, denominado Louvorzão, haverá uma apresentação da equipe de louvor do Corpo Musical da PMPE.
         No domingo, das 9h às 12h, tem a continuação da exposição de artes dos militares e a jornada literária. Todos os eventos acontecerão na sede do Clube dos Oficiais da PMPE, na Avenida João de Barros, 357, Boa Vista.

                                  ____________________________________________
MARINEZ FERREIRA LINS DA SILVA – TENCEL PM
Assessora de Comunicação Social da PMPE







Quatro dias épicos na melhor praia do Brasil


 Inspirado em projeto que conecta festeiros do mundo para curtir música eletrônica, Festival ÉPICA promete reunir mais de duas mil pessoas em Porto de Galinhas


Recife,  julho de 2015 – Amantes de música eletrônica e da natureza curtindo quatro dias de festas e turismo em Porto do Galinhas(PE), um dos destinos de férias mais desejados do Brasil. Essa é a proposta do Festival The Mansion ÉPICA, que acontece entre 30 de outubro e 2 de novembro (um feriado) e espera reunir mais de dois mil brasileiros e estrangeiros na praia localizada a 60km do Recife.

Para atrair os apaixonados pela eletrônica, o ÉPICA contará com uma programação diversa. Haverá duas pool parties e um afterhours matinais à beira-mar de Porto; e três festas noturnas. Uma delas -- a festa principal --  será realizada no Recife, no sábado (31/10), para comemorar o aniversário de um ano da boate San Sebastian, parceira do festival. O consagrado dj espanhol Manuel de Diego, estrela do selo SuperMartxé de Ibiza, será a estrela da noite. Diego será acompanhado no festival por nomes queridos da cena brasileira, como o potiguar Felipe Lira e o porto alegrense Rick Braile; além de djs aclamados do Nordeste, como Arthur Valleti (San Sebastian Salvador), Diego Baez (Meet Fortaleza), Bruno Ramos (Maceió), Tácio Tardelli, Kelson Magno e Rodrigo Menezes, os três últimos residentes da San Sebastian no Recife. Outros nomes ainda vem ser incluídos no line-up.

Além das festas -- cujas entradas já podem ser compradas online (www.ticmidia.com.br) -- , o ÉPICA oferecerá um passeio em comitiva de buggy puxado por música eletrônica por algumas das praias mais bonitas da região, cujo ápice será assistir ao pôr do sol na vizinha praia de Maracaípe. Os detalhes já estão no site do festival.

Para facilitar a vinda dos visitantes, a organização já disponibiliza caravanas (vans) de saídas de algumas capitais do Nordeste. Também haverá saída e regresso do Recife a Porto para cada festa do ÉPICA. Os turistas também poderão se hospedar numa rede de hotéis associados com descontos sobre o preço de tabela, além de poderem curtir ÉPICA alojados em duas casas à beira-mar, em pacotes disponibilizados pela produção do evento.

 

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas foi escolhida para sediar o festival por vários motivos: eleita mais de 10 vezes a melhor do Brasil pelos leitores da Revista Viagem & Turismo - a mais importante do segmento no país - é um dos destinos mais desejados dos brasileiros e dos estrangeiros que chegam ao Brasil. Porto também tem uma zona hoteleira ampla e moderna e está estrategicamente localizada, a cerca de 50km do aeroporto do Recife, recém-eleito o melhor do país segundo pesquisa da Infraero. A capital pernambucana, por sua vez, fica em posição central no Nordeste, facilitando a vinda de pessoas de outros estados. O apoio institucional da Secretaria de Turismo de Ipojuca e do Recife Convention Bureau também foram essenciais para a escolha do destino.


ÉPICA
O nome ÉPICA  é uma versão ampliada  de The Mansion, projeto criado em Barcelona em agosto de 2013 cuja idéia é reunir desconhecidos de todo o mundo para juntos curtirem alguns dos melhores festivais de música eletrônica em todo o planeta com o máximo de conforto e comodidade.
 The Mansion é uma mescla de serviço de concierge -- um anfitrião da empresa recebe e conecta os desconhecidos numa casa, geralmente uma mansão, e facilita vários serviços, como entradas às festas do festival que motivou a viagem, comidas e bebidas durante a estadia, acesso a academia de ginástica, entre outros --, e rede social -- os participantes do evento são avisados e começam a interagir com seus companheiros de casa um mês antes da chegada por meio de grupos de whatsapp e de facebook.
“É  uma nova maneira de fazer amigos, ou ‘um Big Brother onde a única tarefa é se divertir’, como disse um hóspede. Além de ser mais divertido viajar e conhecer gente, deixar de viajar por falta de companhia deixou de ser um problema, já que os amigos estarão lá”, diz Diogo de Sá, um dos criadores da The Mansion“ÉPICA é o avanço do projeto do que já fizemos em seis países, entre os quais Israel e México, reunindo quase 200 pessoas, de maneira maior. Quem vir ao festival certamente voltará para casas com mais amigos do que quando chegou. E de quebra, se quiser poderá viver a experiência The Mansion e curtir ÉPICA de maneira ainda mais divertida”.

SERVIÇO
Data : 30/10 (sexta-feira)  a 02/11 (segunda-feira)
Local: Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE)
Site: www.themansionexperience.com/epica
Infos por telefone: RA assessoria (84) 9 9620.1320
Compra de ingressos:  www.ticmidia.com.br 
(em breve também em pontos de venda)
 

Hóspedes e seus amigos se divertem na Mansion durante o festival XLsior, Mykonos (GRE) 2014


        Djs Manuel de Diego e Rick Braile são duas das apostas do festival para atrair turistas de todo o Brasil



-- 

ECF é tema de próximo curso da Accape

          A Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape) continua promovendo uma série de capacitações com temas de interesse dos contadores da região. O próximo curso que será realizado pela entidade tem como tema Escrituração Contábil e Fiscal (ECF) e ocorrerá no dia 2 de setembro, das 8h30 às 17h, no auditório da associação.
           A ECF substituiu a DIPJ para todas as empresas do lucro real e presumido, bem como para algumas isentas e imunes. O curso trará uma abordagem aprofundada sobre o novo aplicativo, que traz a harmonização da norma contábil com a legislação fiscal através da aplicação da lei nº 12.973/2014.
          Os participantes terão informações de como serão essas novas obrigações contábeis e fiscais, podendo visualizar o cenário  para o ano-calendário de 2014 e 2015, inclusive com a extinção do RTT. A capacitação objetiva também navegar na versão teste do Programa de Escrituração Contábil Fiscal já disponível no site da RFB.
         O conteúdo programático inclui informações sobre ECF, layout e aplicativo do ECF, dados técnicos para geração do arquivo, blocos e registros da ECF, bem como informações sobre o encerramento do arquivo digital.
            instrutor será o contador Israel Ferreira de Lima, especialista em direito tributário (IBPEX/Uninter), especialista em ciências contábeis / controladoria (UFPB), professor universitário; instrutor e consultor contábil/tributário da Ícone Consultoria.
          As inscrições para o curso estão abertas e custam R$ 100 para associados e R$ 150 para os demais interessados. Outras informações através do telefone (81) 3721-0862.

Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape)
Avenida Agamenon Magalhães, nº 444 | Empresarial Difusora - 12° andar - Salas 726 - 727 | Bairro: Maurício de Nassau | Caruaru - PE
Fone: (81) 3721-0862
_______________________________________________________
Diplano Comunicação EstratégicaContato: Iraê Mota (81) 9924-0025 / (81) 9154-4425


Dois estudantes do Diocesano participarão do 
Parlamento Jovem da Câmara dos Deputados


Dois estudantes do Ensino Médio do Colégio Diocesano de Caruaru estão entre os quatro pernambucanos selecionados para participar do Parlamento Jovem da Câmara dos Deputados. Os alunos João Victor de Barros Felix e Caio Vinícius de Oliveira Alves, ambos de 16 anos, estarão entre os dias 21 e 25 de setembro com outros 76 jovens do país numa jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais.            
O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é destinado a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. Através da simulação da rotina dos trabalhos legislativos, o programa tem como objetivo despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política através da vivência do processo democrático.

O projeto de João Victor foi classificado em primeiro lugar em Pernambuco e em sexto lugar no Brasil. Trata-se da proposta de criar uma prova unificada para os estudantes do ensino público. “Eu vejo que as escolas públicas não têm um padrão e, por isso, pensei neste projeto para criar uma avaliação para que todas as instituições preparassem seus alunos de forma igualitária para a prova”, explica o estudante João Victor, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Diocesano.



Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial do Sindloja 
será inaugurada dia 27


A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial do Sindloja 
Caruaru (Cmaesc)será inaugurada na próxima quinta-feira (27) com a 
proposta de formar uma cultura de solucionar conflitos de forma 
extrajudicial, buscando diminuir a quantidade de processos que correm na 
Justiça. A câmara vai administrar mediações e arbitragens nas áreas 
internas e internacionais, em todos os tipos de controvérsias que 
envolvam direitos patrimoniais disponíveis na forma da lei nº 9.307, de 
23 de setembro de 1996

Quem estará à frente da Cmaesc é a advogada Adenice Léo, que lecionou 
durante 15 anos a disciplina de arbitragem numa faculdade particular de 
Caruaru. A câmara do Sindloja é composta por conselho diretor, conselho 
consultivo, diretoria executiva e quadro de árbitros e mediadores. O 
conselho consultivo é formado por dez membros titulares e dez membros 
suplentes, integrantes de entidades convidadas pelo Sindloja, como a 
Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), a Associação Comercial e 
Empresarial de Caruaru (Acic) e a Federação do Comércio de Bens, 
Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). O conselho 
tem a missão de assegurar uma consultoria especializada em todos os 
assuntos da câmara, nas suas relações externas, nisso compreendido a 
emissão de “pareceres” quando for solicitado.

O funcionamento da câmara para atendimento ao público será, 
inicialmente, das 8h às 12h, no Sindloja, e as demandas serão recebidas 
de forma espontânea. As negociações ocorrerão em horário comercial.

Curso de Mediação e Arbritragem


O Sindloja está com inscrições abertas para o Curso de Mediação e 
Arbitragem – solução, prevenção e gerenciamento de conflitos, que terá 
início no dia 12 de setembro. O curso é uma realização do sindicato e 
conta com apoio da Acic, Fiepe, CDL Caruaru, Sebrae, Unifavip, Asces e 
OAB.

A aula inaugural do curso será no dia 11 de setembro, às 19h, com a 
presença do professor e advogado Carlos Eduardo de Vasconcelos, que tem 
larga experiência na área de mediação. Carlos é mestre em Direito das 
Relações Sociais pela PUC/SP, diplomado pelas universidades de 
Harvard/EUA, Georgia/EUA e pela Fundação Getúlio Vargas. É presidente da 
Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/PE, diretor de 
mediação do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, 
e integrou, em 2013, a Comissão de juristas e especialistas no 
Ministério da Justiça, que subsidiou a elaboração do Marco Legal da 
Mediação.


Dívida ativa da União ultrapassa a cifra de R$ 1 trilhão, aponta estudo do Sinprofaz

Setor industrial concentra a maior parte dos débitos. Para os procuradores da Fazenda  Nacional,  falta investimento para ir atrás  dos  grandes sonegadores
Um levantamento feito pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), em julho deste ano, revela que a soma de todas as dívidas tributárias brasileiras já alcança a cifra de R$ 1,1 trilhão.  De acordo com o estudo, a maior parte desse débito  R$ 723,3 bilhões ou 62% do total  está concentrada nas mãos de grandes devedores, ou seja, empresas que juntas representam menos de 1% de todas as pessoas jurídicas registradas no Brasil.
Para chamar a atenção sobre os valores crescentes de impostos sonegados no país, o Sinprofaz vai instalar, na manhã desta quarta-feira (19), na Esplanada dos Ministérios, ao lado do Museu Nacional da República, o painel do Sonegômetro — que contabiliza em tempo real o valor total dos tributos sonegados no Brasil.
O presidente do Sinprofaz, procurador Achilles Frias, estima que a quantia sonegada de janeiro até agora, equivalente a mais de R$ 320 bilhões, seria mais que suficiente para fechar as contas do governo federal no azul, sem a necessidade de cortar investimentos, aumentar impostos e subir as taxas de juros.
“Se o governo federal investisse corretamente nos instrumentos de combate à corrupção, não seria necessário sequer fazer ajuste fiscal. Os procuradores da Fazenda Nacional são advogados públicos que recuperam tributos não pagos por pessoas físicas e jurídicas. Somente em 2014, a carreira conseguiu impedir a perda de R$ 500 bilhões aos cofres públicos do país”, afirma Frias.
No entanto, segundo o líder do movimento, a Procuradoria da Fazenda Nacional atualmente encontra-se sucateada e precisa de sérios investimentos para ir atrás dos grandes sonegadores. “Atualmente, sofremos com instalações físicas precárias, acúmulo de funções e sobrecarga de processos, quadro insuficiente de procuradores e uma remuneração defasada em comparação com a Defensoria, com o Judiciário e com o Ministério Público”, argumenta.
Setor industrial concentra a maior parte das dívidas
De acordo com o levantamento do Sinprofaz, o setor industrial é o que concentra a maior parte (R$ 315,7 bilhões) dos débitos tributários inscritos na dívida ativa da União, seguido pela atividade comercial (278,8 bilhões). O setor de construção civil e o da agricultura ocupam os sétimo e décimo lugares, concentrando R$ 49 bilhões e R$ 19 bilhões, nessa mesma ordem.
O estudo também revela que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que sediam a maior parte das empresas atualmente inscritas na dívida ativa. Do total de R$ 1,1 trilhão, São Paulo lidera com R$ 484,7 bilhões em débitos, seguido do Rio de Janeiro com R$ 197,7 bilhões e, em terceiro lugar, aparece Minas Gerais com aproximadamente R$65,4 bilhões.
Conheça os maiores devedores por segmento econômico
Veja abaixo os débitos tributários inscritos na Dívida Ativa da União, consolidados até julho, divididos por segmento produtivo, através da CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas):
Ano/Mês da Extração - 07/2015
Valor Consolidado da Inscrição
CNAE Seção
Grande Devedor
Não Grande Devedor
Total Geral
Indústrias de transformação
236.562.585.558,90
79.151.533.651,19
315.714.119.210,09
Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
163.587.790.229,58
115.250.011.358,47
278.837.801.588,05
Não se aplica
35.322.330.385,11
71.970.192.757,15
107.292.523.142,26
Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados
89.397.306.058,58
7.335.137.739,71
96.732.443.798,29
Transporte, armazenagem e correio
36.470.363.192,59
20.345.218.888,34
56.815.582.080,93
Atividades administrativas e serviços complementares
28.757.039.708,17
22.666.744.489,35
51.423.784.197,52
Construção
21.493.157.945,18
27.548.963.152,20
49.042.121.097,38
Indústrias extrativas
44.140.827.578,96
1.646.213.870,62
45.787.041.449,58
Atividades profissionais, científicas e técnicas
16.728.281.546,98
12.414.085.499,09
29.142.367.046,07
Agricultura, pecuária, prod. florestal, pesca e aquicultura
13.689.815.412,52
5.628.119.096,32
19.317.934.508,84
Informação e comunicação
10.854.523.735,09
7.134.569.353,83
17.989.093.088,92
Atividades imobiliárias
12.721.871.772,89
3.114.688.865,30
15.836.560.638,19
Sem informação
9.380.115.763,14
5.014.626.931,75
14.394.742.694,89
Educação
10.502.817.081,31
3.742.528.959,11
14.245.346.040,42
Saúde humana e serviços sociais
4.131.430.233,11
6.424.377.490,65
10.555.807.723,76
Eletricidade e gás
8.273.684.590,84
373.610.696,18
8.647.295.287,02
Outras atividades de serviços
4.036.356.047,76
3.857.841.695,12
7.894.197.742,88
Alojamento e alimentação
2.218.214.581,00
5.323.452.838,03
7.541.667.419,03
Artes, cultura, esporte e recreação
3.353.417.004,51
1.991.111.063,19
5.344.528.067,70
Administração pública, defesa e seguridade social
3.689.165.767,64
1.475.134.659,58
5.164.300.427,22
Água, esgoto, ativ. de gestão de resíduos e descontaminação
3.396.981.133,43
1.034.397.641,27
4.431.378.774,70
Organismos internac. e outras instituições extraterritoriais
 
18.439.805,63
18.439.805,63
Serviços domésticos
 
14.537.600,01
14.537.600,01
Total Geral
758.708.075.327,29
403.475.538.102,09
1.162.183.613.429,38
Fonte:  PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional)

Veja a classificação dos devedores por Unidade da Federação
A divisão geográfica do gigantesco bolo dos débitos tributários inscritos na Dívida Ativa da União também pode ser observada na tabela abaixo:
Ano/Mês da Extração - 07/2015
Sigla UF
Grande Devedor
Não Grande Devedor
Total Geral
SP
339.919.152.528,89
144.785.723.854,86
484.704.876.383,75
RJ
158.760.202.070,94
38.959.150.653,46
197.719.352.724,40
MG
34.631.033.084,26
30.849.302.390,56
65.480.335.474,82
RS
26.455.696.689,14
27.753.860.683,67
54.209.557.372,81
PR
27.361.537.598,18
23.839.281.660,42
51.200.819.258,60
BA
20.095.375.010,33
17.500.031.168,57
37.595.406.178,90
PE
21.440.674.255,13
12.929.679.591,00
34.370.353.846,13
SC
15.525.110.701,32
15.264.296.035,66
30.789.406.736,98
GO
15.484.428.275,33
11.461.754.734,62
26.946.183.009,95
ES
15.593.986.153,13
6.760.962.715,76
22.354.948.868,89
CE
11.901.930.777,57
9.871.348.267,75
21.773.279.045,32
PA
12.086.482.142,63
8.683.013.828,77
20.769.495.971,40
DF
12.397.721.349,57
7.664.799.642,23
20.062.520.991,80
MT
9.081.441.453,59
6.665.679.484,36
15.747.120.937,95
AM
9.555.782.995,36
5.052.689.644,21
14.608.472.639,57
MS
3.454.976.537,14
5.798.870.408,66
9.253.846.945,80
MA
4.112.562.443,53
4.433.312.633,31
8.545.875.076,84
AL
4.617.456.094,29
3.666.712.341,25
8.284.168.435,54
PB
2.797.691.912,37
4.445.185.987,33
7.242.877.899,70
RN
2.840.641.139,06
4.122.749.690,94
6.963.390.830,00
RO
2.526.866.003,44
3.009.586.640,54
5.536.452.643,98
PI
1.976.983.098,15
2.424.749.163,28
4.401.732.261,43
SE
1.776.682.323,47
2.604.361.601,72
4.381.043.925,19
TO
2.165.105.643,33
1.972.915.050,64
4.138.020.693,97
AP
725.026.315,72
1.186.676.336,72
1.911.702.652,44
RR
569.012.798,08
1.068.910.381,47
1.637.923.179,55
AC
854.515.933,34
699.933.510,33
1.554.449.443,67
Total Geral
758.708.075.327,29
403.475.538.102,09
1.162.183.613.429,38
Fonte:  PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional)

Mais informações: http://www.quantocustaobrasil.com.br/noticias/divida-ativa-da-uniao-ultrapassa-a-cifra-de-r-1-trilhao-aponta-estudo-do-sinprofaz


O curso de Mediação e Arbitragem terá 120 horas/aula e estará dividido 
em seis módulos, sendo três referentes à mediação e três à arbitragem. 
Na área de mediação, serão abordados os temas “mediação: ‘sistema 
multiportas’ e o tratamento adequado dos conflitos”, “mediação de 
conflitos – conceito e técnicas” e prática simulada de mediação. Na área 
de arbitragem, o curso vai abordar conceito e evolução do instituto, o 
que é arbitrar, lei de arbitragem, relações entre arbitragem e poder 
judiciário, a figura do árbitro, procedimento arbitral, sentença 
arbitral e prática simulada de arbitragem.

As inscrições custam R$ 50 e o curso completo tem o investimento de R$ 
1.200. As aulas serão realizadas aos sábados, no Sindloja, no horário de 
8h às 17h, com intervalo para almoço. As inscrições podem ser feitas no 
Sindloja ou através dos telefones (81) 3722-4970 e (81) 99866-4687.

-- 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINDLOJA
(81) 3722.4070 / 99267.7240

TWITTER: @sindlojacaruaru
FACEBOOK: Sindloja Caruaru
ACESSE: www.sindloja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário