quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Cidades Online



 Bancada de Oposição não engole…

 Em face da divulgação, anteontem, do pacote do Governo do Estado, com a previsão de aumento de impostos, a Bancada de Oposição já mostrou que não vai aceitar penalizar o bolso do cidadão. Já, soberbamente, penalizado com impostos federais, estaduais e municipais. Na Assembleia Legislativa, ontem, a Bancada de Oposição destacou: 1.  Desde o início da atual legislatura, a Bancada de Oposição na ALEPE vem cobrando do Governo do Estado um amplo debate sobre as contas estaduais, o caixa pernambucano e seus impactos nas diversas áreas do Estado. 2.   Antes de discutir aumento de carga tributária, é de extrema importância que a Secretaria da Fazenda apresente um balanço da execução dos cortes orçamentários, mostrando o que foi cortado e em que volume. Isso, tanto no primeiro corte, de R$ 320 milhões, quando no adicional de R$ 600 milhões anunciado há cerca de um mês.

o aumento de impostos…
  1. A repercussão destas medidas na sociedade pernambucana, em termos econômicos e financeiros, é incompatível com o caráter de urgência atribuído pelo Governo ao pacote enviado a esta Casa, uma vez que um tema dessa relevância precisa ser amplamente discutido entre os parlamentares e com a sociedade, para que possa ser definido por convencimento e não, apenas, por votação. 4.    Vale ressaltar ainda a contradição do PSB, partido do governador Paulo Câmara, que nacionalmente se posiciona contra o aumento de carga tributária e, no Estado, propõe exatamente o que se diz contrário, elevando impostos em áreas como telecomunicações e combustíveis, que têm peso considerável sobre as contas da população. 
…anunciado pelo Governo
  1. Não faremos julgamentos precipitados sobre as medidas enviadas à Assembleia Legislativa, mas cobraremos do executivo que não só o pacote, mas toda a situação financeira do Estado, seja debatida com a seriedade e profundidade necessárias para que possam ser identificadas as dificuldades e as possíveis saídas para a atual crise enfrentada pelo Estado. 6. Por fim, a Bancada de Oposição informa que realizará uma reunião   para discutir as medidas apresentadas pelo Executivo e o posicionamento que será adotado pelos parlamentares diante do pacote, sempre com a premissa de preservar os serviços essenciais prestados à sociedade pernambucana.


Buracos no meio da canela 

Foto: Guga Morais/Cortesia
Guga Morais
O acesso às vias que levam diretamente à AESO-Barros Melo, em Olinda, é pela Rua Costa Azevedo. As duas principais artérias, que são ligadas a ela, a Av. Transamazônica e a Rua Leonel de Moura, estão tomadas por buracos e o asfalto está desgastado. No caso da Leonel de Moura, o cruzamento mais caótico é justamente onde circula a linha do coletivo Jardim Brasil II/Rio Doce, no encontro com a Rua Maria Sodré da Mota. 

E os medalhões?

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou, ontem,  em Brasília, que o pacote anticrise apresentado pelo seu governo foi elaborado em cima de uma estratégia: a de garantir empregos, não afetar os mais pobres e se precaver para superar 2016, que promete repetir a recessão atual no País. Muitos leitores perguntam: “Quando vai diminuir o seu salário governador, dos secretários e de outros medalhões”? 

Um coice bem…

O jornalista Eduardo Sol, subeditor de Planeta da Folha de Pernambuco, no Caderno Programa, de ontem, afirma, textualmente, numa matéria de página e meia: “A melhor poesia do Brasil é mulher”. E cita uma frase de uma poesia da “melhor do País”, no caso, a poetisa mineira Ana Martins Marques: – É mais difícil esconder um cavalo do que a palavra cavalo. Isto não é uma frase poética, companheiro, é um coice de mula. Tá mais para uma queixa do que poesia.

…mineiro 

Sol, um talentoso jornalista da nova geração, deveria ter dito que se da sua opinião, que deve ser respeitada. E o jornal também deveria ter destacado a opinião pessoal do jornalista. Ia até comprar o livro da cidadã, mas depois desta patada – “Upa, cavalinho” – desisti. Eduardo deveria ler outros poetas, com certeza. Inclusive, pernambucanos.

Tartaruga marinha tem…

A luta pela sobrevivência de uma tartaruga marinha da espécie “Oliva”, resgatada com ferimentos graves na cabeça, na Praia de Maria Farinha, mobilizou biólogos da Prefeitura de Paulista. Após receber um chamado, os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) conseguiram socorrer o animal com segurança e leva-lo a uma clínica especializada no Bairro do Janga.

…cabeça reconstituída… 

Foto: Bruna Maldonado/Secretaria
Jpeg
de Meio Ambiente de Paulista

No local, o veterinário Jadson Queiroz realizou uma intervenção cirúrgica que possibilitou a reconstituição da cabeça do animal, que agora está em fase de recuperação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).   A expectativa é de que, nesta sexta-feira, a tartaruga seja submetida a uma nova avaliação, e dependendo da situação, poderá fazer outra cirurgia. 

…após cirurgia em Paulista

Os funcionários envolvidos no resgate acreditam que o ferimento pode ter sido provocado por uma moto aquática (Jet-ski). Essa constatação faz parte das experiências adquiridas com o trabalho de monitoramento da orla, através do Programa Praia Viva. Essa iniciativa conta com o apoio da ONG EcoAssociados.

Cursos de graduação irregulares… 

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa discutirá, hoje, o problema sério dos cursos de graduação e pós-graduação irregulares que estão se espalhando por todo o Estado de Pernambuco. A presidente do colegiado, deputada Teresa Leitão (PT), quer ouvir entidades interessadas no tema.

…terão audiência pública

A exemplo da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e da Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (ANPGIEES). Órgãos do Governo Estadual também foram convidados. A audiência será no Plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9h.  

Parabólica: 

Escola… –  Com o tema a “Educação, Tecnologia e a Escola do Futuro”, acontece, hoje e amanhã, no Centro de Convenções, em Olinda, o XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

…do Futuro – Além do Salão de Tecnologia e Inovação e do Espaço de Conhecimento, a 13º edição do Congresso traz o Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação, que tem como finalidade de reconhecer e valorizar o mérito de professores do Estado de Pernambuco. Confira: http://www.tecnologianaeducacao.com.br/.

Exposição… –  A partir do dia 1 de outubro, o Gabinete Português de Leitura (GPL) sedia a exposição “Barcos”, do artista alemão Leonhard Duch. A exposição fica disponível para visitação até o final do mês e faz parte das comemorações de 165 anos do GPL.

…Barcos –  Além de marcar a volta do artista à Capital pernambucana – onde viveu durante 35 anos -, depois de mais de duas décadas.  Na Rua do Imperador, 290, Santo Antônio, entrada franca, informações: 3224-2002.

Companheiros, a coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com de 2ª. a sábado e no meu: www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário