terça-feira, 29 de setembro de 2015

Cidades Online



Órgãos: um doador beneficia 7 pessoas


Foto:Cortesia
 Hospital Jayme da Fonte

Jayme da Fonte é referência 

O Hospital Jayme da Fonte é referência na realização de transplantes hepáticos e na cirurgia de captação de múltiplos órgãos, contando com uma Comissão Intra-hospitalar para  identificar possíveis doadores. Pernambuco é 1º lugar no Nordeste e 6º no País em transplantes de rim, com 170 procedimentos nesse 1º semestre. Em 2014, foram 137 transplantes no mesmo período.

A fila de espera

Atualmente, 1.068 esperam por um rim, 115 por uma córnea, 78 por um fígado, 30 por medula óssea, 6 de um coração e uma pessoa por pâncreas/rim. A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) cadastra receptores na lista de espera para transplantes e distribuição dos órgãos. Fones: (81) 3412.0205, 0800.281.21.85, transplantespe@saude.gov.br e http://www.transplantes.pe.gov.br. 

Prédio abandonado… 

O prédio abandonado do antigo terminal de ônibus, no Centro da Vila Saramandaia, em Igarassu, tem causado muita dor de cabeça para a comunidade. Segundo moradores, o local se transformou num ponto de drogas e prostituição e os marginais também usam para esconderijo no momento dos assaltos.

Foto: Fernando Melo/Cortesia
Prédio abandonado - Saramandaia

…na Vila Saramandaia

De acordo com Fernando Melo, “o espaço poderia ser utilizado com algum equipamento público para atendimento à comunidade. Na cidade existem vários órgãos e entidades necessitando de um local e, por outro lado, temos um prédio como esse esquecido. Atenção, autoridades”! 

Concurso – Nas comemorações dos 25 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o governador Paulo Câmara anunciou, ontem, a realização do primeiro concurso público da instituição. Informações: Rua Benfica, 150, Madalena, fone: 81.3181.4600 e contato@facepe.br.

Plantão de acidentes – Os motoristas, que trafegam nas vias de Paulista, contam, desde ontem, com atendimento telefônico e  WhatsApp para recebimento de ligações e mensagens sobre acidentes de trânsito. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte disponibiliza o telefone (81) 9.8181.2070 (Vivo), todos os dias da semana com plantão de 24h.  Já WhatsApp das 7h às 19h, diariamente. 

Parabólica: 

Tocando… – Tocadores de pífano de todo o Brasil vão se reunir durante o 5° Tocando Pífanos, que acontece em Olinda, sexta e sábado, com todas as atividades gratuitas. Local: Atividades de formação: MAC – Museu de Arte Contemporânea (Rua 13 de maio, Cidade Alta – Olinda). Shows: Praça Laura Nigro (Ribeira – Cidade Alta – Olinda) .

…Pífanos – No encontro, os realizadores do evento, os produtores Amaro Filho, Cláudia Moraes e Rafael Coelho, da Página 21, encaminharão ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitação de reconhecimento das bandas de pífanos como Patrimônio Cultural do Brasil.

Boat Show – A 4ª edição do Recife Boat Show, de 22 a 25 de outubro, no Cabanga Iate Clube, é um dos mais importantes no segmento náutico e de luxo e espera receber mais de 15 mil visitantes. Com novidades em embarcações de 16 a  64 pés, fabricadas por estaleiros nacionais e internacionais.

Viver – Abertas as inscrições para o Edital Instituto Walmart – Viver Melhor Comunidade para organizações sociais que atuam com adolescentes e jovens no Brasil. Ao todo, serão cinco organizações selecionadas, que receberão o valor R$ 53 mil cada. No site www.iwm.org.br/edital. 

Hemofilia  – A Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) participa do II Encontro da Hemobrás junto às associações estaduais de Hemofilia, hoje e amanhã, no Recife e em Goiana (PE). . A programação completa está disponível no site: http://bit.ly/1KGSWgE.


A colunaCidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 2ª. a sábado e no meu: www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário