domingo, 6 de setembro de 2015

Cidades Online




 Oposição volta a cobrar ação para combater a violência.

Robson Sampaio


A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco voltou a levar ao Plenário da Casa a preocupação com a escalada da violência em Pernambuco. Segundo dados disponíveis no site da Secretaria de Defesa Social do Estado, em agosto, até o último domingo (30), foram registrados 315 homicídios em Pernambuco – 26% a mais que no mesmo mês do ano passado, quando foram contabilizadas 250 mortes. No ano, entre janeiro e agosto (até o dia 30), foram 2.475 assassinatos, o que significa 213 casos a mais que os oito primeiros meses de 2014. O deputado Álvaro Porto (PTB) foi o primeiro a ocupar a tribuna para denunciar a completa falta de estrutura da Polícia no Estado. Segundo o parlamentar, em algumas regiões uma única viatura é responsável pela cobertura de três cidades e 70 municípios estão sem delegado. “Desde o início do primeiro semestre temos cobrado soluções e debatido a questão em audiências com prefeitos, vereadores e a população, que está aterrorizada. Curiosamente, as iniciativas foram ignoradas pela Secretaria de Defesa Social”, afirmou.


Tabela de Homicídios 2014/2015
Grafico7
Dados oficiais atualizados até o dia 30/08/2015, disponibilizados no dia 02/09/2015
Fonte:http://www.sds.pe.gov.br – SDS/Sistema Infopol

…mortes, caixas e ônibus

Líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho (PTB), destaca que esses oito meses mostram uma tendência de crescimento generalizado da violência. “Não só nos casos de crimes contra a vida, com os assassinatos, mas também nos crimes contra o patrimônio, com aumento de 80% no índice de assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos e de pouco mais de 40% nos registros de assaltos a ônibus, segundo dados do Sinpol”, destacou.

Secretário vive isolado…

De acordo com o deputado Júlio Cavalcanti (PTB), além da crise enfrentada na área de segurança, o secretário da pasta, Alessandro Carvalho, não tem o hábito de ouvir a sociedade. “Temos problemas sérios de acesso ao secretário, que não mostra disposição de debater a situação”, criticou. A saída, para os parlamentares da Bancada de Oposição, passa pela valorização profissional dos agentes da segurança pública e pela manutenção dos insumos para a prestação do serviço.

…e a sociedade à margem

“A atual gestão deixou de adotar os princípios que embasaram a criação do Pacto. A sociedade ficou à margem do debate e aos policiais civis e militares restou a pressão pelo cumprimento das metas”, avaliou Silvio Costa Filho. O líder da Bancada voltou a cobrar a realização de uma audiência pública para discutir o Pacto pela Vida, que deve ser apreciada pelo Plenário.

44 milhões viraram serpentinas

O prefeito Geraldo Júlio torrou, no Carnaval do Recife, no ano passado, 44 milhões de reais, uma verdadeira fortuna. Agora, que a vaca foi pro brejo pois a “mamãe” Dilma” tá lisa, o prefeito vai demitir 300 pais de famílias de cargos comissionados. Mas, não fala em diminuir secretarias e nem baixar salários dos secretários e dos protegidos.

Olinda está cheia de… 

Deveria ser tarefa simples. Sair de casa de ônibus, de carro, de moto e chegar ao destino final: escola, faculdade, trabalho. Parece muito óbvio, não é?  Em Olinda, Região Metropolitana do Recife, o dia a dia de estudantes, professores, comerciantes e moradores segue na contramão da mobilidade urbana.

Guga Morais
Foto: Guga Morais/Cortesia

…de buracos

A cidade está repleta de buracos. São muitos: pequenos, médios, gigantes! Para todos os lados. Sem dó nem piedade. Um dos exemplos do descaso municipal está no Bairro de Jardim Brasil II. Na Rua Napoleão Cordeiro de Lima, o problema consegue ser ainda mais grave: não tem calçamento e o acesso é de barro.

“Cachorro grande”,

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, endereçou ofício, ontem, ao presidente da Embratur, Vinicíus Lummertz, mostrando o seu descontentamento quanto ao seu  recente posicionamento de que o Hub (Centro de Conexões de Voo da Latam) deveria ir para o Rio Grande do Norte. Isso é briga de “cachorro grande”, no bom sentido da palavra.

Jardim… O Jardim Botânico do Recife estará fechado ao público, no dia 7 de setembro. É que o feriado coincide com o dia da semana em que se faz a manutenção do espaço, a segunda-feira. O lugar, onde se pode contemplar a mata atlântica e coleções de plantas, funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30.

Foto: Irandi​ ​Souza​/PCR
Passeio ao Jardim Botânico.
Passeio ao Jardim Botânico.
… Botânico Nos finais de semana, o visitante conta com monitores que fornecem informações sobre espécies florestais e conservação ambiental. Os grupos são formados na portaria, às 9h, 10h e 14h. De terça a sexta, é possível agendar visitas de grupos. Mais informações: 3355-0001 e 3355-0002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário