sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cidades Online


PCR – Cortes atingem os mais fracos: cargos comissionados 

O prefeito Geraldo Julio reuniu, ontem, o secretariado da Prefeitura do Recife, e anunciou uma contenção de despesas e que vai chegar aos R$ 190 milhões. E afirma que é para alinhar o pacote de medidas que serão tomadas no município para enfrentar a crise econômica nacional. No pacote estão a redução de 300 cargos comissionados, diminuição de 50% em gastos com propaganda, corte de diárias e passagens – a não ser para viagens com o objetivo de captar recursos para investimentos -, redução de 189 veículos na frota, redução de 15% nos contratos da área administrativa, entre outros. Quer dizer, gastavam à vontade, com show e mais shows, propagandas ufanistas e outras e benesses. E  a corda, só para variar, arrebenta em cima dos mais fracos: os  comissionados. E ainda argumenta: “As novas ações incluem medidas de racionalização de recursos na área administrativa, com o objetivo de preservar a prestação de serviço ao cidadão e a meta de investimentos na cidade”.

Com os dedos cruzados

Apesar do agravamento do cenário desafiador da economia do país, a Prefeitura do Recife garante que “preserva o pagamento da folha e do 13º salário, além dos serviços essenciais de saúde, educação, manutenção urbana, coleta de lixo, Operação Verão, reformas de escadarias, entre outros”. Vamos esperar para crer e com os dedos cruzados, companheiros.

Alô, “mamãe” Dilma?

A UPA do Arruda, no Bairro do Arruda, teve a sua construção iniciada em maio de 20013 e seria entregue, pomposamente, em um ano pelo  Governo do Estado, com recursos de 5 milhões de reais. Atualmente, as obras estão paradas e faltando muita coisa. A desculpa esfarrapada é que aguarda recursos do Governo Federal, isto é, da “mamãe” Dilma. 

Humilhação dentro…     

Do Leitor Juna Fard: “Eu só consegui entrar, neste ônibus da Borborema, por que dois homens me suspenderam, pois com muletas, seria impossível entrar. E o pior é que a falta de respeito dos motoristas que, mesmo  vendo uma situação dessas, dá saída no coletivo, e salve-se quem puder neste 10º mundo. São só 16 cm para as pessoas passarem. Absurdo!”

Foto: Juna Fard/Cortesia

Opcionais da Borborema- Juna Fard 1a foto


…de um ônibus

Ele prossegue: “Tanto eu quanto os obesos subimos com muita dificuldade e descemos de costas, pois não existe espaço para que a pessoa gire o corpo e desça de forma decente (de frente), e não humilhante (de costas). Mudem isso, urgentemente. Os ônibus, e opcionais não deveriam carregar pessoas em pé, pelo simples fato do corredor ser muito estreito e o ar, quando funciona, não dar vencimento”.

Buracos infernizam


Foto: Guga Morais/Aeso-Barros Melo/Cortesia

Av. Transamazonica

Alunos, professores e funcionários da Faculdade Aeso-Barros Melo não suportam mais as precárias condições da Avenida Transamazônica, em Peixinhos, e que dá acesso à instituição. São buracos e mais buracos e lama até ao meio da canela. É descaso da Prefeitura de Olinda com a o cidadão e com a própria educação. Lamentável, prefeito Renildo Calheiros (PCB-PE)! 

Limpeza em Olinda

Até domingo, o Bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, estará recebendo ações de limpeza preventiva na rede coletora de esgoto da Compesa. A ação, que começou anteontem, faz parte do Programa Cidade Saneada. Na Avenida Regina Lacerda, entre as ruas Olavo Bilac e Jornalista Edson Régis, e serão limpos cerca de 600 metros de tubulação.

Mulheres no Poder 

O governador Paulo Câmara, comandou, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, a cerimônia de lançamento, em Pernambuco, da “Campanha Mais Mulheres na Política”, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados. Visa assegurar a igualdade entre homens e mulheres na sociedade, aumentando a participação feminina nos espaços de poder.

Parabólica: 

Vestibular…  – A Faculdade ESUDA realiza, no dia 16 deste mês, novo Vestibular para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia Formação e Psicologia Licenciatura. 

…ESUDA – Há vagas para os três turnos: manhã, tarde e noite. Os alunos aprovados terão 45 e 50% de desconto na matrícula.  Informações: (81) 3412. 4250(81) 3412.4235(81) 3412.4252.

Encontro da ABRH-PE – No auditório do Edifício Burle Max, das 8h às 10h, no próximo dia 9 de setembro, o “Ponto de Encontro”, com o tema “Quem cuida de nós? Uma abordagem sobre o estresse do RH”. Associado da ABRH-PE não paga. Para não sócios, o valor da inscrição é de R$ 80,00. Informações e inscrições pelo telefone (81) 3221-8814.

“Casa Rosa”… – Esta semana, a ONG Casa da Mulher do Nordeste lança a Campanha Ser Tão Livre na web para todo o Brasil. A ideia é estimular a solidariedade, e contribuir para a reforma de um espaço para as mulheres e crianças na comunidade do Residencial Miguel Arraes, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú. O espaço chamado de “Casa Rosa” beneficia mais de mil famílias, principalmente mulheres e crianças.

…precisa de ajuda – Mas, ainda falta muita coisa para tornar esse espaço acolhedor e possível de realizar as atividades. Com o recurso será construído um cantinho para estimular a leitura, e também possível de desenvolver atividades de geração de renda. Para contribuir a pessoa precisa doar através do site da campanha na Kickante (www.kickante.com.br/casarosa), informações também no site institucional da CMN (www.casadamulherdonordeste.org.br) e nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário