quarta-feira, 2 de setembro de 2015





Morrem seis milhões de pessoas ao
Ano no mundo e 200 mil só no Brasil

Longe do glamour de outrora, o cigarro é o vilão na saúde de crianças e adolescentes que começam a fumar cedo e só se sensibilizam a respeito do problema quando já estão enfermos, aumentando assim os índices de morbidades e mortalidades. A Organização Mundial de Saúde - OMS estima a morte de seis milhões de pessoas ao ano no mundo e 200 mil só no Brasil. Para chamar atenção sobre os perigos do fumo e registrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, o Real Hospital Português, através do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, e a Polícia Militar de Pernambuco -  Núcleo de Apoio ao Dependente Químico, realizaram, anteontem, Campana de Combate ao Tabagismo, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Apesar da quantidade de fumantes em Pernambuco ter caído 20% desde 2009, o especialista Blancard Torres alerta para a necessidade do aumento de campanhas direcionadas a jovens. “Diferentes fatores podem estimular o hábito de fumar. Curiosidade, estresse, influência de amigos e familiares tabagistas estão entre alguns deles. O tabagismo afeta a performance física e cognitiva de crianças e adolescentes e é a principal causa de muitas enfermidades, especialmente, doenças respiratórias, dermatológicas,  digestivas, vasculares periféricas, geniturinárias, da cavidade oral, odontológicas e psiquiátricas.

“E o pior: os jovens acham que nunca vão adoecer fumando. Além de que, o fumo é a grande porta de entrada destes jovens para o mundo do vício. Por essas razões é importante a conscientização dos malefícios do fumo para que as pessoas possam trocar o cigarro por qualidade de vida” afirma Blancard.  O Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda do Hospital Português realiza semanalmente, quintas-feiras, às 11 horas, palestras educativas sobre as consequências do cigarro, orientações e tratamento para quem deseja deixar o vício. O tratamento envolve desde medidas cognitivo-comportamentais até o uso de medicações.


Só não é cômico...

Depois de 101 assaltos - 90 no ano passado - este ano, o Metrorec/CBTU e a Secretaria de Defesa Social anunciam reforço de policiamento nas estações e dentro do Metrô. E depois que dois bandidos foram mortos por um policial civil.Os milhares de cidadãos viajam nos trens com medo de assaltos e perder a vida, pois estão completamente à mercê dos criminosos.

... porque é trágico!

E os assessores de Imprensa da CBTU e da PMPE ainda têm a cara de pau de, na TV, tentar justificar o injustificável, falando em rondas, parcerias  e mais segurança. Para se ter uma ideia, existem 110 policiais ferroviários federais exercendo funções administrativas no Metrotec e que poderia estar oferecendo mais segurança aos usuários.



Um assalto...

Hoje, levei a minha mulher para um exame, na Clínica Bóris Berenstein, na Rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem. Pequei o tíquete do estacionamento do San Park, às 10h45. Voltei às 11h30 e o funcionário da dita empresa apresentou a conta: 6 reais, por 45 minutos? Paguei.

... ao bolso...

À tarde, liguei para a Sanpark. A moça, muito educada, disse: “Os primeiros 20 minutos são de graça e, depois disso, custa 6 pratas. A partir de outra hora, mais 6 pratas e, assim, sucessivamente”. Perguntei quem fixava esses preços e se havia alguma lei municipal, ela respondeu: “A Sanpark e a clínica”.


... do cidadão

Como ninguém resolve nada com menos de 20 minutos na citada clínica, pois está sempre abarrotada de gente para poucos funcionários, metem a mão no bolso do cidadão na maior cara de pau. Enquanto isso, vereadores deputados ficam conversando marolas nos luxuosos gabinetes e o povo se ferrando numa terra sem lei,



Parabólica

Palestra

Na próxima terça-feira (01/09), o Gabinete Português de Leitura (GPL) recebe o pesquisador, escritor e professor João Montarroyos para palestra com o tema “Ricardo Guimarães, Imigração e Agruras Portuguesas no Brasil do Século XIX”. A exposição ocorre em saudação ao Dia do Caixeiro e à colônia portuguesa radicada em Pernambuco.

Ee vai abordar passagens da vida do imigrante lusitano Ricardo Guimarães, significativo, porém incógnito, personagem atuante nos movimentos classistas e políticos na construção da doutrina republicana no Pernambuco do século XIX. O evento começa às 19h e o GPL fica na Rua do Imperador, 290, Santo Antônio.


Pessoas com Deficiência no Nordeste

O Walmart Brasil está recrutando Pessoas Com Deficiência (PCD) para trabalhar nos estados do Maranhão, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. São mais de 80 vagas em cargos de setores variados das lojas (operacional e administrativo).  Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e possuir ensino fundamental completo. Não é exigida experiência no setor varejista.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail diversidade@wal-mart.com, ou entregar o currículo no balcão de informações da loja mais próxima, indicando o interesse pela vaga, até 30 de setembro. Os contratados participarão de treinamento e terão direito à Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em grupo, restaurante na empresa e vale-transporte. No Nordeste, o Walmart Brasil opera com as bandeiras Bompreço, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam' Club.


I Encontro Norte - Nordeste de Enfermagem 

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Norte - Nordeste de Enfermagem Neonatal, Pediátrica e Adolescência, V Encontro Pernambucano de Enfermagem Neonatal e IV Encontro Pernambucano de Enfermagem Pediátrica e Adolescência, sob a coordenação da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Pernambuco, que acontece de 24 a 26 de setembro, no auditório Alice Figueira, no Imip.Informações: 3231-1957 - secretaria@abenpe.com.br.



NOVO HORÁRIO DE EXPEDIENTE NA FIEPE

Desde o dia 1º/9, o expediente dos funcionários da FIEPE passou para as 8h às 17h (de segunda a sexta). Dessa forma, a assessoria de imprensa também está seguindo o mesmo horário. Os contatos e demandas neste período podem ser direcionados para os e-mailsgoliveira@fiepe.org.br ou pxavier@fiepe.org.br | telefones 3412. 8334/8468. 



Novo prazo para manifestação de interesse em RPPNs
Foi prorrogado, até o próximo dia 11 de setembro, o período de inscrição de empresas interessadas na realização de serviços referentes à ação de Criação e Implementação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe.O prazo para execução do projetoserá de 12 meses. Entre os critérios de classificação estão experiência em projetos em Unidades de Conservação, Mobilização Social e Elaboração de diagnósticos ambientais.

Os interessados devem encaminhar seus portifólios para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, situada na avenida Cruz Cabugá, nº 1111, 2º andar, sala 14, bairro de Santo Amaro, no Recife. A publicação da manifestação de interesse foi feita nesta terça-feira (01), no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE).






JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO A COMPRA DAS 4 BANDEIRAS E POR PRECAUÇÃO OU QUERER ME DÁ MELHOR AINDA, VOU COLOCAR A DO PT. ACONSELHO AOS AMIGOS A FAZEREM O MESMO. NUNCA SE SABE.

Após receber tratamento, tartaruga é devolvida ao mar de Porto de Galinhas
Uma tartaruga da espécie verde (Chelonia Mydas) encontrada na faixa de areia da praia de Maracaípe,  Ipojuca, no dia 15 de julho, será devolvida ao mar na manhã desta quinta-feira (03). A devolução será realizada pela equipe da ONG Eco Associados, entidade conveniada com a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca. A soltura ocorrerá a partir das 11h na praia de Porto de Galinhas, em frente à antiga casa do Governador. 

Com 103 kg e 1,1 m de comprimento, o animal, um macho adulto com idade aproximada de 70 anos foi encontrado com sintomas de inflamação, pneumonia e apresentando rins paralisados. Após feito os primeiros socorros, a tartaruga foi levada à sede da ONG em Porto de Galinhas para os cuidados da equipe de biólogos da entidade.  Os exames laboratoriais foram realizados em uma clínica no Recife

Foto: Ivan Nascimento/Prefeitura do Ipojuca
Exibindo DSC_3312.JPG
. 
Com idade aproximada entre 60 e 70 anos, a tartaruga será batizada através de uma enquete realizada com os alunos da Escola Municipal Manoel Uchôa, de Porto de Galinhas. Os nomes sugeridos para votação foram Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo, os mesmos utilizados pelos personagens do desenho animado “ As Tartarugas Ninjas”. O resultado será conhecido nesta quinta-feira (03). 

A tartaruga-verde (Chelonia mydas) é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae. A espécie é herbívora e está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais. Seu nome deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal. 




Cartilha ensina soluções sustentáveis para moradias populares

O pequeno livreto é fruto de uma parceria com a ONG Habitat para Humanidade, que testou 10 medidas em moradias da Bomba do Hemetério e bairros vizinhos

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, lançou, hoje, às 10h, uma cartilha sobre melhorias sustentáveis direcionadas a casas populares. O pequeno livreto é fruto de uma parceria com a ONG Habitat para Humanidade, que testou 10 soluções em moradias da Bomba do Hemetério e bairros vizinhos. O ato acontece na sede da Associação dos Moradores do Alto José Bonifácio, na Rua Benevenuto Teles Neto, no Alto José Bonifácio.

Escolhida por meio de edital lançado pela prefeitura, o projeto piloto teve o objetivo de testar as medidas para potencializar o aproveitamento da água, ventilação, luz natural, além de amenizar a temperatura nas áreas internas e externas. As ações são voltadas para casas populares, cuja renda familiar pode chegar a R$ 1.600. Entre as soluções presentes no livreto, estão a captação de água da chuva, reuso de água, contenção e proteção de barreiras com vegetação, uso de lâmpadas fluorescentes, telhas translúcidas e arejadores.

“A cartilha nasce de um projeto bem sucedido e foi pensada para as comunidades mais simples. As medidas ainda buscam ser de fácil aplicação e capazes de se reverter em economia não só de recursos naturais, como financeiros para as famílias”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. Segundo ela, as soluções ainda estão sendo aproveitadas para o projeto de certificação verde do município.

Para desenvolver e testar as técnicas, o projeto recebeu recursos na ordem de R$ 60 mil, provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Ele foi um das seis iniciativas vencedoras do certame municipal para ações de origem da Sociedade Civil. Este ano, já foram anunciados os novos projetos a serem financiados. São eles: Educação Ambiental nas Ondas do Rádio; Educação Ambiental Gerando Cidadania; II Mostra Ambiental do Recife; Gênero, Meio Ambiente e Ancestralidade; e Águas das Chuvas: Educação e Adaptação às Mudanças Climáticas.  

Habitat – A ONG Habitat para a Humanidade atua, há 21 anos, com projetos para a promoção de moradias adequadas e o apoio ao desenvolvimento comunitário no Brasil. A instituição realiza ações de melhorias habitacionais nas cidades de São Paulo, Salvador e Recife.


OFICINAS DE PERCUSSÃO GRATUITA PARA CRIANÇAS EM CAMARAGIBE

Projeto “Batucar: o som da Inclusão” dá continuidade as atividades com inscrições abertas em setembro.

Estão abertas as inscrições para o grupo de percussão do projeto “Batucar: o som da inclusão”. O projeto iniciou em abril com oficinas de percussão para crianças com e sem deficiência do município de Camaragibe. 
Em setembro as oficinas continuam, com aulas sobre percussão, visitas a locais de expressão da cultura afro-brasileira e oficinas com mestres da cultura popular. Ao final do projeto acontecerão apresentações culturais pelas unidades dos Centros de Atenção Psicosocial Infantil (CAPS- Infantil) em Camaragibe.




As oficinas ocorrem nas quartas e sextas-feiras das 14h às 16h30 no Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo. O projeto nasceu da necessidade de criação de espaços de socialização para pessoas com deficiência garantindo-lhes acesso a  atividades de cunho cultural. Parte dos alunos são crianças e adolescentes oriundos dos CAPS-Infantil. Podem participar crianças e adolescentes dos 8 aos 16 anos de idade com ou sem deficiência. Mas atenção, as vagas são limitadas.O Projeto que tem o incentivo cultural do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura - FUNCULTURA - da FUNDARPE e Secretaria de Cultura do Estado,
Serviço
 Evento: Oficinas de Percussão
Dias: quartas e sextas
Horário: das 14h às 16h30
Local: Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
Rua: Guilherme Veloso, 98 - Celeiro de Alegrias Futuras - Timbi - Camaragibe - PE (por trás da Prefeitura de Camaragibe, próximo ao campo do Vasco).
Investimento: Gratuito

Ficha Técnica
Produção Executiva: Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
Coordenação: 
Eliz Galvão
Assistente de Produção: Thomás Galvão
Educador Musical: Anderson Henry
Programador visual: Charles Assis
Divulgação: Pedro Dias
Incentivo Cultural: 
FUNCULTURA, FUNDARPE, Secretaria de Cultura do Estado de PE.

Contatos:
Pedro Dias(81) 9.9536-4746
Facebook.com/CentroComunitarioVivendoeAprendendo





Manoel Fernandes Larre compartilhou a foto de Ivani Conchado.

TÕ NESSA. MEU VOTO TÁ GARANTIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário