quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cidades Online



Construções irregulares viraram
Comércio em Rio Doce, Olinda

O jornalista Manoel Larré denuncia que, no Bairro de Rio Doce, em Olinda, em frente à Vila Olímpica (foto), foram invadidos terrenos e construídas, em alvenaria, várias lojas. Todas irregulares. “Hoje, muitas delas estão sendo alugadas para comércio. No muro da Escola Polivalente Antônio Maria também há uma verdadeira vila de casas. Em frente ao estádio de futebol (inacabado) Grito da República, foi erguido um pequeno shopping de armarinhos. A  Secretaria de Controle Urbano de Olinda faz vista grossa a tudo isso e o bairro está se transformando numa grande invasão. Por falta de uma ação efetiva, o Controle Urbano joga a responsabilidade pelo “abacaxi” para a Secretaria de Obras”. Larré prossegue: “Os olindenses acreditam que nada vai mudar com a proximidade das eleições no ano que vem. A situação só muda mesmo se acontecer uma catástrofe, um deslizamento causando mortes, o que ninguém espera que venha a acontecer. A maior parte dessas invasões e construções irregulares, de até dois andares, é apoiada e controlada por lideranças políticas e, como aliados do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), impedem qualquer tipo de vistoria ou fiscalização. Manter essas invasões e incentivá-las, servem como moeda de troca, ou seja, votos nas eleições de 2016”.


Foto: Cortesia



O jornalista concluci: “Não existe um único bairro de Olinda que o leitor não veja essas invasões, construções irregulares, sem alvarás, sem documentação etc. Mas os “proprietários”, sabidamente e sem pagar um padre nosso para o santo protetor e sem recolher qualquer imposto à Prefeitura, aproveitam as construções como pequenos comércios, tirando vantagem e auferindo lucros. Com a palavra, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e demais autoridades competentes”.


Uma rua esburacada

Foto: Guga Morais/Cortesia


Na Rua Professor Dionísio Monteiro, em Jardim Brasil, Olinda, os motoristas são obrigados a subir pela calçada. Não há mais asfalto em boa parte e o que se vê são crateras enormes, capazes de engolir um carro. Ainda na Dionísio Monteiro, além de veículos de passeio, circula uma importante linha de ônibus (Sítio Novo/Rio Doce)  e que deveria facilitar no deslocamento dos estudantes até a AESO-Barros Melo. Estão prejudicados também os moradores de dois conjuntos residenciais e o comércio.

·
Recife: O pior transporte púbico

De acordo com pesquisa da Associação Nacional de Defesa do Consumidor (Proteste), o Recife é a capital com os usuários de transporte público urbano mais insatisfeitos do País. O estudo, realizado, entre abril e maio de 2014, detectou ainda que a cidade tem o maior tempo de espera dos veículos (cerca de 35 minutos) e o segundo maior tempo de viagem (1h30) quando comparado com as demais capitais que participaram da análise.

Companheiros:

A coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com de 2ª. a sábado e no meu: www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


A Lei Anticorrupção

A presidente Marta Pérez Dubeux, da Associação Comercial de Pernambuco, convida para a palestra  "A Lei Anticorrupção 12.846/2013 e a sua Repercussão para as Empresas". Hoje, às 18h30, na sede da ACP, no Bairro do Recife, em frente ao Marco Zero.


Walmart Brasil contrata...

O Walmart Brasil está recrutando Pessoas Com Deficiência (PCD) para trabalhar nos estados do Maranhão, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. São mais de 80 vagas em cargos de setores variados das lojas (operacional e administrativo).  Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e possuir ensino fundamental completo. Não é exigida experiência no setor varejista.


...pessoas com deficiência

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail diversidade@wal-mart.com, ou entregar o currículo no balcão de informações da loja mais próxima, indicando o interesse pela vaga, até 30 de setembro. Os contratados participarão de treinamento e terão direito à Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em grupo, restaurante na empresa e vale-transporte. No Nordeste, o Walmart Brasil opera com as bandeiras Bompreço, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam' Club.


Plano Municipal de Cultura

A Câmara de Vereadores do Recife vai receber, amanhã, (10), às 9h30, uma audiência pública para discutir sobre a Valorização do Artista Cultural Local. O encontro, sugerido pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB), acontece no plenarinho da Casa e tem o objetivo solicitar que o Plano Municipal de Cultura do Recife 2009/2019, que define os conceitos de política cultural, volte a ser utilizado. 

Projeto de Estruturação

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) lança, hoje,  na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), o Projeto de Estruturação da Governança do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico. O APL tem o papel fundamental de apoiar, buscar soluções e gerar oportunidades de crescimento para esse segmento industrial. No Auditório da Fiepe, Av. Cruz Cabugá, nº 747 - Santo Amaro, às 17h.

Parabólica:



Cidadã - A presidente da Fundação Altino Ventura, Dra. Liana Ventura, recebe, hoje, às 18h, o título de Cidadã Pernambucana, concedido pelo deputado Ossésio Silva. A solenidade será ás 18h, no plenário do Palácio Joaquim Nabuco.


Artesanato - Cerca de 80 artesãos, que moram em Paulista, irão expor e vender os seus trabalhos confeccionados à mão, na III Feira de Artes e Artesanato do município. O evento começa, hoje, e vai até o dia 20,  das 9 às 21h. A iniciativa acontecerá na Praça João Pessoa, no Centro da cidade.


Mutirão - No próximo sábado (12), o Bairro de Sapucaia recebe o Olinda em Ação.  Na ocasião, moradores do bairro e localidades vizinhas terão a oportunidade de usufruir de uma série de serviços de saúde, lazer, educação, cidadania, esporte e cultura. As atividades acontecem na Escola Deanna Clarck Xavier, das 8h às 12h, na Rua Paquetá, S/N - Sapucaia de Dentro.



Combate ao... - Ainda lembrando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, o  Sesc Santo Amaro realiza, hoje, (09), no Teatro Marco Camarotti, das 13h às 17h, o debate “Por um mundo livre do cigarro” durante Fórum sobre Tabagismo.

...Tabagismo - Para participar da iniciativa, é só doar 1 kg de alimento não-perecível. As inscrições podem ser feitas na sala de trabalho com o grupo de Educação em Saúde das 10h às 16h. Estão na programação atividades lúdicas, como o consultório de rua, palestra sobre “O fumo, seus malefícios e como parar” e grupos de discussões.







Nenhum comentário:

Postar um comentário