sábado, 17 de outubro de 2015

Cidades Online


Denúncias contra a Secretaria
de Justiça e Direitos Humanos

O leitor Pedro Azevedo faz a seguinte denúncia: “Prezados jornalistas. Gostaria de externar minha grande insatisfação com a realidade dos terceirizados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco. Há três meses, que os profissionais que atuam com pessoas ameaçadas, vítimas de violência, nos diversos programas de proteção e promoção, andam sem receber salários, diárias e estão sem quaisquer estruturas para atender pessoas vítimas de violência fora do eixo da Região Metropolitana do Recife. O Centro de Proteção ao Idoso Vítima de Violência (Ciappi) está fechado, desde junho, e o Governo,  até então, não acenou sobre essa situação, ameaçando inclusive corte dos terceirizados, que já trabalham em número pequeno frente às demandas diárias. Não bastasse esse desrespeito com os profissionais, o assédio moral é intenso com as cobranças de metas do monitoramento por parte do gabinete do secretário, senhor Pedro Eurico. É um descaso e uma falta de respeito. A violação de direitos humanos já começa dentro da própria Secretaria. Solicito exposição dessa denúncia e, caso precise comprovar o fato para saber se é uma denúncia real, basta ir averiguar no local”.


Tumultos no Complexo Prisional...  

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que tumultos foram registrados, anteontem, no Complexo Prisional do Curado, no Recife, provocados por desentendimento entre os detentos.  No período da tarde, ocorreu uma briga, no Presídio Agente de Segurança Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo e, no tumulto, o diretor da unidade, Carlos Cordeiro, foi ferido com uma pedra na cabeça. Já à noite, um novo tumulto ocorreu, no Presídio Juiz Luiz Lins de Barros-PJALLB,  e o detento Felipe Carlos Mesquita da Silva levou um tiro, passou por cirurgia e está estável.  Já o diretor Carlos Cordeiro passa bem. A SERES está apurando os fatos. 

Foto: Cortesia
Exibindo Arma no Presídio do Curado.jpg


...do Curado, só para variar

A SERES também informou que foi encontrado um revólver calibre 38 com os presos Ricardo da Silva Lins e Anailson José dos Santos, no Presídio Juiz Luiz Lins de Barros, que integra o Complexo do Curado, no Recife.  Eles foram levados à delegacia para responder inquérito. A arma foi utilizada contra o detento Felipe Carlos Mesquita da Silva.  A arma foi encontrada após revista da Superintendência de Segurança Prisional e do Serviço de Inteligência da SERES. Uma sindicância será aberta para apurar como a arma entrou na unidade.


Dona Lindu: Desordem...

Um projeto, que nasceu sem ouvir o clamor da população, está tendo com esta gestão da Prefeitura do Recife, a consolidação da extinção da pouca área verde e impedindo o seu uso por crianças e idosos. Hoje, o Parque de Dona Lindu, em Boa Viagem, encontra-se  tomado pela desordem e pelo descontrole dos usuários de skates e pelo excesso de eventos com som alto e caixas de som, Tornou-se uma praça de eventos e que dá fôlego ao escândalo da "farra dos shows".


...e “farra dos shows”

A reclamação é da leitora Maria Kiteria S, que detona: “Ao invés de privilegiar os salários dos professores, as escolas, a limpeza e a organização do Recife, a PCR vêm gastando rios de dinheiro com shows e eventos no parque. Toda semana tem eventos e, num período de 3 dias (de 12 a 15 deste mês). Na quarta-feira passada e com Elba Ramalho. Crise e bom senso são palavras que a Prefeitura do Recife desconhece”.


Falhas dos Correios...

Ilustração: Fernando Melo
 Exibindo Ilustração Fernando Melo.jpg

Em diversos bairros de Igarassu, o serviço dos Correios é inexistente e as pessoas, que precisam utilizar os serviços da Empresa de Correios e Telégrafos, são obrigadas a se dirigir à agência, no Centro da cidade, para buscar as suas correspondências, afirma o professor e ambientalista Fernando Melo.  “Por outro lado, em algumas comunidades que são atendidas pelos carteiros, existem muitos transtornos com os atrasos na entrega”


...prejudicam cidadãos

Melo continua: “Segundo a professora Glória de Lizandra, moradora de Cruz do Rebouças, as faturas de lojas e cartões de crédito estão sempre chegando com atraso e os cidadãos têm de pagar juros. Para José Antônio, também morador do bairro, a melhoria do serviço dos Correios poderia ser uma luta dos vereadores da cidade”.


Jogo do Sport vai...  

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, fechou parceria, ontem, com o presidente do Sport Club do Recife, João Humberto Martorelli, para arrecadar alimentos para ONGs cadastradas na Plataforma Transforma Recife. É o "Ingresso do Bem", em que torcedores que forem ao jogo Sport X Atlético/MG, amanhã, na Ilha do Retiro, terão acesso a ingressos de apenas R$ 10 e mais um quilo de alimento não perecível.
Serão 4.900 "Ingressos do Bem", destinados à Arquibancada Sede da Ilha do Retiro, e podem adquiridos, até hoje.  


...beneficiar ONGs

Os alimentos serão doados para ONGs que participam do Transforma Recife, plataforma digital da Prefeitura que une voluntários a entidades beneficentes. Atualmente, o Transforma Recife conta com 40 mil voluntários e 350 ONGs cadastradas. O público em geral pode se cadastrar na plataforma digital, através do site www.transformarecife.com.br. É possível também realizar a inscrição na sala física do projeto, na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Outubro Rosa...  

O mês de outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama, denominado "Outubro Rosa" e todas as mulheres, principalmente  na faixa etária entre 40 a 69 anos de idade, são estimuladas a fazer o exame mamográfico uma maneira simples e direta para conscientizar sua importância e salvar milhares de vidas!

Cartaz/Divulgação

Exibindo Cartaz Bandeirantes.gif

...Previna-se você também!

A campanha Outubro Rosa é um dos assuntos mais comentados por instituições e empresas vestindo a cor, campanhas nas ruas, tudo para chamar a atenção para a prevenção contra o câncer de mama e a Bandeirantes não poderia ficar fora dessa.  Previna-se você também!




Parabólica:


Esperança -  Hoje, Turquesa Alimentos participará das comemorações do terceiro ano do Programa Esperança, da Rádio Olinda, que acontecerá no Largo do Livramento, Centro do Recife,a partir das 13h. O show de aniversário contará com a participação de vários artistas e dos padres Cosmo Francisco e João Carlos, e  dos freis Rosivaldo Torres e Damião Silva.

Rejuvenescimento - A Rede de Clínicas de Estética Slim, pilotada pela empresária Bruna Cabral ,promove no próximo dia 28, o Botox Day. O Dia dedicado ao rejuvenescimento facial vai presentear os clientes com 50% de desconto.  Informações: 81. 3033.3366/3204.8200.


Rosa - O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, participará da Campanha Outubro Rosa, que todos os anos reforça a luta contra o câncer de mama em todo o Brasil. Às 8h de hoje, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional PE e os grupos Acorja e os Amigos do Peito, o espaço abrigará uma série de atividades, como palestras, consultas e oficinas direcionadas ao tema. À tarde, o espaço educativo volta a funcionar normalmente, com atividades para a garotada.

Foto: Irandi Souza/PCR​

Exibindo Enoclúeo da Jaqueira.jpg

Saúde - Nesta segunda-feira, o professor Wallace Liimaa, físico e engenheiro eletrônico, estará realizando a palestra “Saúde Quântica – Uma Nova Cultura em Saúde”, às 16h, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, em Brasília. Informações no site www.portalsaudequantum.com.br.


Corrida... - Como parte da programação pelos 70 anos do Hospital de Câncer de Pernambuco, comemorado em novembro próximo, o HCP realizará a primeira edição da Corrida pela Vida, no dia 15 de novembro próximo, cujo objetivo é chamar atenção da sociedade pernambucana para a importância da prevenção do câncer.

...pela vida - E, ainda, da necessidade da doação, a fim de que o HCP possa arrecadar fundos para reinvestir no tratamento e diagnóstico dos pacientes. A Corrida pela Vida visa incentivar hábitos saudáveis junto à população, como a prática de atividades físicas, que auxiliam na prevenção de diversos tipos de doenças. Inscrições no site www.hcp.org.br. Cada ingresso custa R$ 65.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.




Shineray abre novas turmas para motociclistas no Sertão do Moxotó

Cursos gratuitos acontecem em Arcoverde e contemplam municípios vizinhos.

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Batalhão da Polícia Militar de Arcoverde irá sediar as aulas do Projeto Motociclista Parceiro Shineray, série de capacitações gratuitas para motociclistas realizadas em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Fundação Terra, que possui forte atuação na região, inclusive com reabilitação de acidentados. As inscrições para o total de 80 vagas distribuídas em quatro turmas estão abertas e podem ser feitas no setor social da Fundação Terra ou ainda na Concessionária Asia Motos (Vide endereço no serviço).

No total, a Shineray pretende formar 1.440 alunos nos próximos seis meses e, desde julho, a empresa já formou 177 motociclistas. O curso – inédito na região – possui carga horária de 4h de aulas teóricas e práticas sobre pilotagem defensiva e técnicas de pilotagem para motociclistas. De acordo com dados do DETRAN-PE, apenas a cidade de Arcoverde conta com uma frota total de 24.460 veículos, sendo 7.588 deles de duas rodas, totalizando um montante de 31% do total. Em contrapartida, de todos os condutores registrados na cidade, 64% deles são habilitados para categoria A, o que significa que o meio de transporte possui impacto profundo na mobilidade local.

De acordo com Paulo Perez, presidente da Shineray, a medida faz parte do plano de responsabilidade social da empresa, que já realiza uma série de ações nos estados onde possui revendedoras como a Shineray Fest e integra outras iniciativas educativas em parceria com entidades como a Secretaria das Cidades através do Departamento Estadual de Trânsito e a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). A empresa também integra o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (CEPAM).

A Shineray do Brasil - Desde 2005, quando chegou ao Brasil, a marca Shineray trouxe um novo cenário para o segmento de duas rodas, oferecendo produtos a preços acessíveis e de qualidade. Consolidada no mercado nacional Duas Rodas, a montadora chinesa Shineray acaba de inaugurar sua primeira montadora fora do país de origem, instalada no Complexo industrial de Suape. A planta industrial é a primeira do Brasil a fabricar motos fora da Zona Franca de Manaus. Em uma área de aproximadamente 210 mil m², a montadora recebeu investimentos de R$ 130 milhões e a unidade terá uma capacidade de produção total de 250 mil unidades por ano com emprego de 250 profissionais.


A Fundação Terra – Surgida em 1984, a Fundação Terra dedica-se a projetos nas áreas de saúde, educação, cultura e social na cidade de Arcoverde e municípios vizinhos. O seu projeto Mens Sana, Primeiro centro de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual do Brasil credenciado pelo SUS, atende aos 35 municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) de Pernambuco. Oferece tratamento com fonoaudiologia, fisioterapia de solo e aquática, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, enfermagem, além de acompanhamento médico especializado (ortopedista, neurologista e neuropediatra) e serviço social.

Inscrições
Fundação Terra - de segunda a sexta entre 8h e 12h e de 14h às 17h. A entidade fica situada à Rua Alfredo Souza Padilha, s/nº Bairro São Cristóvão, Arcoverde
Asia Motos - de segunda a sexta entre 8h e 12h e de 14h às 17h. A loja funciona na Av.José Bonifácio, 30, CEP: 56503-250, São Cristóvão, Arcoverde.






CPRH informa balneabilidade do litoral Pernambucano
Período de 16 a 22 de Outubro de 2015

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande. 

Classificação das praias

A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.
Segundo a Resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: EXCELENTE, MUITO BOA, SATISFATÓRIA OU IMPRÓPRIA
.
PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO 

Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal (
www.cprh.pe.gov.br) , as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho. Até o próximo dia 22 de outubroa lista de praias impróprias inclui:

Em Paulista:

Praia de Pau Amarelo, em frente ao Forte de Pau Amarelo.

Em Serinhaém:

Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva.
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.

Em São José da Coroa Grande 

Praia de São José da C. Grande, em frente a R. da Matriz esquina c/ R. João Francisco Melo.


Impeachment: Marco Aurélio nega interferência no Legislativo

Ao comentar as decisões, o ministro do STF disse que Rosa Weber e Teori Zavascki concederam as liminares por entenderem que houve um atropelo das regras de tramitação do processo de impeachment
José Cruz/ABr
Marco Aurélio: ministros Zavaski e Rosa Weber agiram corretamente
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (14) que não houve interferência no Poder Legislativo nas decisões da Corte que suspenderam o rito adotado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para eventual abertura de processos de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Ao comentar as decisões, Marco Aurélio disse que os ministros Rosa Weber e Teori Zavascki concederam as liminares por entenderem que houve um atropelo das regras de tramitação do processo de impeachment. “A última trincheira da cidadania é o Judiciário, é o Supremo. A partir do momento em que constataram os colegas que estaria havendo o atropelo das normas instrumentais do próprio processo de impeachment, eles atuaram, e a presunção é de que atuaram corretamente”, afirmou o ministro.
Marco Aurélio também lembrou que não cabe ao Supremo definir o rito que deve ser seguido por Eduardo Cunha. “O Supremo não estabelece rito, apenas verifica se está em harmonia, ou não, o procedimento com o direito posto, estabelecido. Há uma lei a ser observada, que é a 1079 [Lei 1.079/1950].”
Segundo a Lei 1.079/1950, a denúncia contra o presidente da República ou ministro de Estado por crime de responsabilidade pode ser feita à Câmara dos Deputados por qualquer cidadão e deve ser acompanhada de documentos que comprovem as acusações ou por informações sobre como encontrar as provas.
Aceito o processamento da denúncia pelo presidente da Câmara, uma comissão especial deve ser criada em 48 horas para analisar a denúncia. Após parecer da comissão, o processo segue para o plenário da Casa para votação.



Estudo de viabilidade técnica pode alterar rotas ou criar novas linhas de ônibus em Paulista

Prefeito Junior Matuto esteve com o presidente do Grande Recife nesta quarta (14) para garantir que os moradores possam conseguir se deslocar com mais facilidade dentro da cidade e até os municípios vizinhos

            O prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve reunido nesta quarta-feira (14.10) com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Francisco Papaléo, no Recife. O gestor municipal levou sugestões na tentativa de garantir que o órgão estadual possa facilitar o deslocamento dos moradores da cidade, criando novas rotas ou alterando itinerários dos coletivos pertencentes ao sistema. A solicitação do prefeito será analisada a partir da elaboração de um estudo de viabilidade técnica, cujo trabalho será realizado em conjunto já na próxima semana.
            Uma das principais preocupações do prefeito Junior Matuto está relacionada ao deslocamento dos moradores da região das praias (Janga, Pau Amarelo, Conceição, Maria Farinha) até o Centro da cidade. Não à toa, o gestor municipal esteve acompanhado de líderes comunitários da área, como Edson Carneiro e Marcelo Coroa, além do vereador João Mendonça. A experiência deles junto à população serviu para fortalecer alguns argumentos, como a pouca oferta de linhas nessa rota. Outro ponto apresentado pelo grupo disse respeito à dificuldade de chegar às cidades vizinhas, como o Recife, por exemplo.

          Fotos: Divulgação/Grande Recife
  A elaboração do estudo de viabilidade vai contar com colaboração dos técnicos do Grande Recife e da prefeitura. Eles vão percorre diversos bairros para poder analisar caso a caso, como adiantou o prefeito Junior Matuto. “Esse é um gesto muito significativo do Grande Recife. Acredito que a população vai ganhar muito após a elaboração do estudo. Tem muita gente que precisa se deslocar dentro de Paulista e até as cidades vizinhas e enfrenta dificuldades. Acho que essa situação tende a mudar”, vislumbrou. 


Humberto garante conclusão da refinaria Abreu e Lima


Lastreado no compromisso assumido pelo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), assegurou que as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, serão tocadas, sem interrupção, até estarem totalmente concluídas. De acordo com o senador, a estatal informou que a primeira fase da refinaria só não está ainda em pleno funcionamento por questão de licença ambiental, que deve ser resolvida em pouco tempo. 

A notícia foi dada por Aldemir Bendine em visita ao Congresso Nacional, onde deixou os parlamentares a par sobre o quadro atual da Petrobras. "A segunda fase vai exigir investimentos de mais R$ 3 bilhões da empresa. Mas 87% estão prontos e é um compromisso da presidenta Dilma e do presidente Bendine concluir a Abreu e Lima para dar novo impulso à economia de Pernambuco e do Brasil", afirmou Humberto Costa.

Maior obra prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a refinaria, localizada em Ipojuca, litoral sul do Estado, virou um marco para o Brasil porque já é considerada a unidade de refino mais moderna construída em território nacional. Ela vai processar o petróleo pesado com o mínimo de impacto ambiental e, assim que concluída, será fundamental para garantir o desenvolvimento e a geração de empregos na região.  

Plenamente em funcionamento, a Abreu e Lima terá capacidade de processar 230 mil barris de petróleo por dia. A unidade será a refinaria da Petrobras com maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%), combustível essencial para a circulação de produtos e riquezas do país. Ela ainda produzirá nafta, óleo combustível, coque e gás liquefeito de petróleo.

João Carvalho
Jornalista

81- 98161.2112 / 99639.4410
Instagram e Twitter: @realejo
Facebook.com/jornalistajoaocarvalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário