quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cidades Online



Variação de 137% nas taxas de juro de Cartões de Crédito


Falta de cidadania

Foto: Juna Fard/Cortesia
Carro impede deficientes

O leitor Juna Fard, indignado denuncia que o motorista estacionou o carro em frente à rampa de acesso de portadores de deficiências, na Rua Estado de Israel, na Ilha do Leite. “Nessa hora, não aparece nenhum agente da CTTU”, desabafa. O cidadão ainda ligou para a ouvidoria@recife.pe.gov.br e nada. 

Pedala Pernambuco ou…  
  
Por Hamilton Silva, jornalista 

“Companheiro Robson, vi no seu blog a matéria sobre o Programa Pedala Pernambuco. Realmente, gera suspeita de que é mais uma estratégia de economia nos cofres públicos, visando a suspensão das passagens subsidiadas pelo Governo. Na minha opinião, é uma medida absurda. É mais uma falácia. Porque o Recife, como quase todas as grandes cidades brasileiras, não são servidas por ciclovias. Temos apenas ciclofaixas em poucas avenidas e ruas da cidade. E estas são utilizadas, como passeio, apenas nos domingos e feriados por ciclistas da classe média em suas bicicletas caras. Você sabe que é um esquema com o Banco Itaú que participa com os cones logotipados”.

…Atropela Pernambuco, risos?

“Para incentivar o povo a trabalhar de bicicleta no dia-a-dia a prefeitura tem que munir a cidade de ciclovias a fim de oferecer segurança ao ciclista. O trabalhador vai trabalhar de bicicleta porque já não pode pagar passagem de ônibus. O poder público, com essa medida, está é contribuindo para o aumento do número de atropelamento na cidade. Que já se apresenta bastante acentuado.  A ação  é mais um faz de conta do Governo para mostrar serviço aos menos avisados. Iniciativa que não vai prosperar junto ao trabalhador. Um abraço”.

Conversa pra boi dormir

Já são 576 assaltos a ônibus, no Recife e na Região Metropolitana, este ano, e a Polícia Militar, reafirma, em alto e bom som, que reforça e que faz blitze nos trechos de maiores ocorrências. Verdade seja dita: é conversa PR boi dormir, como dizem os mais velhos diante das embromações. No ano passado, foram 330 assaltos. 

Costa Dourada: ônibus de graça para…

Com o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade aos seus clientes, o Shopping Costa Dourada vai ampliar seu serviço de ônibus gratuito. Toda  quinta-feira, o ônibus gratuito, que já atende aos usuários do centro de compras, vai aumentar o percurso, passando também pelos bairros Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. O roteiro ampliado já está com seus pontos de embarque e desembarque devidamente sinalizados e será oferecido aos usuários do centro de convivência de quinta a domingo.
Foto: Cortesia
Shopping Costa Dourada

…Ponte dos Carvalhos e Pontezinha… 

O ônibus disponibilizado pelo Shopping Costa Dourada continuará fazendo seu percurso no Cabo de Santo Agostinho nos dias habituais. E agora, vai passar também pelas localidades de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha, beneficiando moradores desses bairros. “A linha de ônibus gratuito foi uma forma que o shopping da gente encontrou para facilitar o deslocamento dos moradores da região ao centro de compras”, diz Ana Cláudia, gerente de Marketing do shopping.

Fesiaspe em Belém

O presidente da Federação dos Sindicatos e Associações de Servidores Públicos em Pernambuco (Fesiaspe), Amaro Vasconcellos Marinho, participa do 25º Congresso Nacional das Guardas Civis Municipais, que acontece nos dias 4,5 e 6 de novembro, em Belém do Pará. A informação é do assessor de Imprensa, jornalista Rildo Oliveira, que fará a cobertura do evento.

Protesto em Porto 

As Associações dos buggys, táxis e jangadas de Porto de Galinhas realizam, hoje pela manhã, uma paralisação e protesto por melhores condições de trabalho, afirma Eduardo Mendes, vice-presidente.

Assembleia Geral do CENOR

Assembleia Geral Ordinária do CENOR – Centro de Estudos do Nordeste, hoje, às 09h30  horas,  na Unidade do Movimento Pró-Criança, situada no  Bairro do  Recife  Antigo, na Rua Vigário Tenório, 135/143 (por trás da Folha de Pernambuco). Sob a batuta de Sebastião Barreto Campello, presidente do CENOR.

Certidões  de nascimento…  

Hoje, a partir das 09h, o Programa Balcão de Direitos, ação da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, vai disponibilizar gratuitamente 2ª vias de Certidão de Nascimento e Casamento para famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas pelo Lar Fabiano de Cristo, na Várzea. O Lar atende a 210 famílias, na Av. Afonso Olindense, 1.946. na Várzea, também contempladas com serviços  do Governo Presente

.  …e casamento gratuitas
O Balcão de Direitos já emitiu, este ano, 4.596 documentos gratuitamente, entre 2ª vias de Certidão de Nascimento e Casamento, Atestado de óbito, Registro Tardio, Carteira de Trabalho e foto 3×4.  O Balcão de Direitos também realiza atendimento no posto fixo, que saiu da Rua Floriano Peixoto e, agora,  funciona na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, na Rua Benfica, 133. Madalena. O telefone para informações é o (81) 3183-3164. 

Parabólica: 
  • Qualificação… – A Prefeitura do Paulista abriu inscrição para 60 vagas em cursos gratuitos direcionados aos jovens de 16 a 18 anos, em administração, inglês, auxiliar de biblioteca e de secretaria, recursos humanos e marketing.  Aulas nos turnos da manhã e tarde e ministradas pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A iniciativa faz parte do Programa Menor Aprendiz. 
  • …para jovens –O jovem precisa estar matriculado no Ensino Médio. As inscrições ocorrem na Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, na Rua da Aurora, nº 1.006, Bairro da Aurora, ou nas seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. De segunda a sexta, das 8 às 13h, telefone: 3372-3650.
Shineray… – Após a inauguração da montadora da Shineray Motos em Pernambuco, a marca deu início a uma campanha de vendas com preços bastante competitivos no Estado: trata-se do I Feirão de Fábrica, que começou no dia três de outubro e se estenderá até o próximo sábado. 
Foto: Cortesia
 Moto - Shineray
…feirão inédito – Com descontos, a partir de R$ 1.000,00, em dois dos principais modelos da linha de ciclomotores: Jet 50 e Phoenix 50. A campanha é válida nas 47 lojas situadas em 40 cidades pernambucanas.  Listagem no  http://www.shineray.com.br/motos/concessionarias/PE 

Oficina… – No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), uma exposição de trabalhos artísticos de crianças com idade entre 11 e 13 anos, moradoras da comunidade do Coque, na da Ilha Joana Bezerra. A mostra ficará aberta ao público no Salão dos Passos Perdidos, no 1º andar do Palácio da Justiça, na Praça da República, Bairro de Santo Antônio.

…do Olhar – São exibidos 40 quadros abstracionistas que, utilizando a técnica mista, foram produzidos no projeto Oficina do Olhar, sob a orientação do artista plástico Marcos Carvalho. Ele também irá expor 11 trabalhos próprios, entre telas, litografias e esculturas. As peças estarão à venda. A Oficina do Olhar é uma iniciativa da Igreja Batista da Rua Imperial. Contatos: m-carvalho61@hotmail.com e (81) 98675-6127 e (81) 99312-5285.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase – Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.








            
    Prefeito autoriza obras de requalificação em duas praças na Imbiribeira
         O Prefeito Geraldo Julio autoriza, nesta quinta-feira (28), às 19h, o início da revitalização de duas praças na Vila da Imbiribeira: a Praça José Vieira, que também é conhecida como Serafim Couto, e a Praça Nabor do Carmo, que é chamada de Engenho Camboinha. A ação irá recuperar uma área total de quase dois mil metros quadrados, a um investimento de R$ 200 mil reais. A previsão é que o serviço seja concluído em até quatro meses.

Exibindo Praças.jpg

           Entre os serviços que serão realizados nas duas praças, está a revitalização e ampliação dos playgrounds, dos equipamentos de esporte, instalação de equipamentos de ginástica e criação de pista de cooper. Também serão instaladas mesas, bancos e quiosques, será feita a recuperação e instalação de piso e meio-fio, rampas de acessibilidade, preservação da arborização existente e o plantio de nova vegetação, além de melhorias no sistema de iluminação.
 

Serviço:

Pauta: Autoriza o início das obras de requalificação em duas praças na Vila da Imbiribeira
Data: Quinta-feira, 29 de outubro
Hora: 19h
EndereçoRua Engenho Criméia, Imbiribeira. (Entra na rua da concessionária Granvia, da Ford, no final da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no sentido Afogados. A rua fica por trás da Estação Imbiribeira, da linha Sul do metrô). Segue mapa em anexo.




No Senado, Humberto sai em defesa de Lula

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), foi à tribuna do plenário da Casa nesta quarta-feira (28) prestar a sua homenagem aos 70 anos de Lula e, em nome da bancada, fazer um desagravo ao ex-presidente.

Humberto afirmou que "essas agressões e perseguições torpes e mesquinhas a Lula não vão destruir a biografia de um dos líderes políticos mais importantes da história do país", responsável por tirar 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza e fazer do Brasil um país mais justo e igualitário. 

“Lula é um homem que, nessas suas sete décadas de caminhada, entra para a história como o primeiro presidente da República a ter mudado, em oito anos de governo, cinco séculos de um modo perverso de administrar, em que se relegava ao desprezo e ao esquecimento dezenas de milhões brasileiros”, declarou. 

Para o senador, que listou dezenas de conquistas alcançadas durante a gestão de Lula nas mais diversas áreas, o ex-presidente jamais baixou a cabeça às incontáveis adversidades que a vida lhe impingiu. “Da fuga da fome à mutilação física em uma fábrica, da perda de uma esposa à cadeia imposta pela ditadura militar, esse guerreiro nunca abandonou as causas pelas quais sempre lutou”, declarou. 
O parlamentar ressaltou que, "apesar do espancamento midiático e dessa jogatina política de baixo nível tramada em porões, cujas razões têm fundo meramente eleitoral", recente pesquisa encomendada pelos "seus inquisidores" mostra a força de Lula. 
De acordo com a pesquisa, o ex-presidente guarda, entre os brasileiros, a maior certeza de voto para 2018, se desejar concorrer novamente no próximo pleito. Um em cada quatro eleitores diz que votaria “com certeza” no petista. 

“É o reconhecimento da população ao trabalho e à dedicação desse homem ao Brasil. É a consciência do povo de que ninguém que está aí atacando a honra do presidente Lula fez tanto pelo nosso país como ele ou merece a credibilidade e o respeito que ele tem”, comentou Humberto.

Na avaliação do líder do PT, os resultados do governo do ex-presidente podem ser atestados por qualquer brasileiro, porque todos puderam experimentar das maravilhas do Brasil que venceu a sina de estar condenado a um futuro que nunca chegava.
“Com Lula, nós chegamos ao futuro. Pela obra desse homem, foi possível derrubar em 64% a pobreza extrema no Brasil em pouco mais de uma década e promover a maior mobilidade social da nossa história, com uma massa humana de 42 milhões de pessoas ascendendo à classe média”, ressaltou.

Em oito anos de governo, o país triplicou o seu Produto Interno Bruto brasileiro. O PIB per capita saltou de R$ 7,6 mil, registrado no último ano de Fernando Henrique Cardoso, para R$ 24,1 mil em 2010, último ano de Lula.

Humberto lembrou que Lula é reconhecido internacionalmente por seus feitos e ostenta, hoje, mais de 30 títulos e prêmios internacionais, muitos deles de doutor honoris causa, conferidos por algumas das maiores universidades do mundo.
O senador acredita que o ex-presidente chega aos 70 anos com muita saúde, garra e lucidez política e absolutamente em forma para novas missões, da mesma maneira que estava Winston Churchill quando se tornou primeiro-ministro do Reino Unido, pela segunda vez, aos 76 anos.

“A força de Lula aflige muita gente vazia por aí que, sem nada a oferecer de construtivo ao Brasil, gasta os seus dias a tentar destruir a biografia que outros, com tanta luta, construíram. Não conseguirão. Salve, Lula, salve os seus 70 anos! Feliz aniversário, presidente!”, concluiu.

Conquistas de Lula:

- PIB per capita triplicou: saltou de R$ 7,6 mil para R$ 24,1 mil;

- Redução da dívida líquida do setor público em relação ao PIB de 60% para 34%; 

- Lucro do BNDES pulou de R$ 550 milhões para mais de R$ 8 bilhões; 

- Lucro do Banco do Brasil saltou de R$ 2 bilhões para quase R$ 16 bilhões;
 
- Produção de veículos duplicou;

- Produção da safra agrícola duplicou;

- Investimento Estrangeiro Direto quadruplicou: saltou de R$ 16,6 bilhões para R$ 64 bilhões;

- Reservas internacionais aumentaram em mais de 10 vezes;
 
- Geração de mais de 20 milhões de empregos formais;

- Valor da Petrobras subiu de R$ 15,5 bilhões para R$ 104,9 bilhões em 12 anos;

- Petrobras passou a lucrar 6 vezes mais;
 
- Mais de 25 mil empresas fechavam as portas por ano no país antes de Lula. Com o petista, o número caiu para 5 mil;
 
- Salário mínimo saltou de R$ 200,00 para R$ 788,00, valor atual;
 
- Dívida externa equivalia a 557% das reservas. Agora, essa relação chegou a 81%;
 
- Brasil passou a ser a 7ª maior economia do mundo, abrindo aos brasileiros as portas de entrada para uma sociedade digna e igualitária a todos;
 
- Criação de 214 escolas técnicas: mais do que o dobro de tudo o que havia sido feito no Brasil em mais de 500 anos de história;
 
- Construção de 18 novas universidades federais; gestão FHC não fez nenhuma;
 
- Lançamento do ProUni, por meio do qual foi concedido mais de 1,2 milhão de bolsas para o ensino universitário;
 
- Criação do Fies, que concedeu financiamento estudantil a 1,3 milhão de estudantes;

- Mais de 6 milhões de pessoas contempladas com educação profissionalizante do Pronatec;
 
- Inauguração de mais de 7 mil creches;
 
- Pagamento da dívida ao FMI, de quem o país era devedor depois de quebrar três vezes. Hoje, o Brasil é credor do fundo internacional;
 
- 100 milhões de brasileiros ganharam o direito de utilizar os aviões como meio de transporte: número três vezes superior ao de 2002;
 
- Retirada de mais de 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza graças ao Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda e de inclusão social do planeta, pelo qual o país recebeu os maiores reconhecimentos mundiais;
 
- Redução de 64% de pessoas da pobreza extrema no Brasil em 12 anos;

- Ascensão de 42 milhões de pessoas à classe média;

- Investimentos quintuplicados em saúde e em educação em 10 anos.



FIEPE premia indústrias que investem na implantação de práticas socioambientais

No total, foram 11 vencedores divididos nas categorias pequeno, médio e grande portes

Com o objetivo de incentivar ações que unem a produção industrial ao uso consciente dos recursos naturais, a FIEPE realizou ontem, 27/10, no auditório da Casa da Indústria, a solenidade de entrega do V Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE. Nesta edição, o prêmio abordou temáticas como água, eficiência energética, emissões atmosféricas, efluente líquido, resíduos sólidos e responsabilidade socioambiental. 

Exibindo premio_sustentabilidade_2015.jpg


Em sua quinta edição, o prêmio contou com 24 empresas inscritas, sendo 19 projetos aprovados por uma comissão julgadora representada por 10 voluntários de entidades renomadas na área socioambiental. Na categoria pequeno porte, as empresas Brasalpla Pernambuco, Kitambar Artefatos, Lógica Ambiental e Sanvale Plasticultura e Irrigação levaram o troféu. Em seguida, foram divulgados os vencedores na categoria médio porte. A construtora Conic e a Rexan Beverage se destacaram com práticas de reutilização de água na construção civil e programa de eficiência energética, respectivamente. Para fechar a noite foram anunciados os vencedores na categoria grande porte. A melhores práticas ficaram com a Ambev, Asa Indústria e Comércio, Ceneged Eletromecânica e Gerenciamento de Dados, Polo Automotivo Jeep e Usina São José.

A programação do evento contou, ainda, com palestra do economista e ecologista Sérgio Besserman sobre práticas sustentabilidade ambiental em momento de crise econômica. “Nos últimos 40 anos, foram realizados uma série de convenções sobre o meio ambiente, mas nesse período ainda não houve uma mudança drástica de comportamento de consumo. Entidades como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA) já preveem que, se continuar nesse ritmo, a temperatura global aumentará de 6 a 7 graus no próximo século”, pontuou o especialista.

Abaixo segue lista completa das práticas vencedoras:


DESTAQUES: V Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE
PEQUENO PORTE
EMPRESAS (RAZÃO SOCIAL)
LOCAL
PRÁTICA
BRASALPLA PERNAMBUCO INDÚSTRIA DE EMBALAGENS LTDA
Cabo de Santo Agostinho
Utilização da Água produzida em Condensadores, Desumidificadores e Secadores para processos de Resfriamento de Máquinas
KITAMBAR ARTEFATOS DE CERÂMICA LTDA
Caruaru
Kitambar artefatos de cerâmica e suas ações voltadas à responsabilidade socioambiental
LÓGICA AMBIENTAL LTDA
Curado
Sobrou Comida? A Gente Recicla.
Reciclando o Desperdício de Alimentos
SANVALE PLASTICULTURA E IRRIGAÇÃO LTDA
Petrolina
PROJETO S2R

MÉDIO PORTE
EMPRESAS (RAZÃO SOCIAL)
LOCAL
PRÁTICA
CONSTRUTORA CONIC
Recife
Reutilização de água na construção civil
REXAM BEVERAGE CAN SOUTH AMERICA
Cabo de Santo Agostinho
Programa de Eficiência Energética

GRANDE PORTE
EMPRESAS (RAZÃO SOCIAL)
LOCAL
PRÁTICA
AMBEV S/A
Itapissuma
Gestão sustentável de consumo de água
ASA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Recife
Mundo limpo vida melhor: educação ambiental desenvolvendo atitudes a favor da coletividade
CENEGED ELETROMECÂNICA E GERENCIAMENTO DE DADOS S/A
Caruaru
Trazemos o sol para o centro de nossas vidas
POLO AUTOMOTIVO JEEP DO GRUPO FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES
Goiana
Programa de biodiversidade
USINA SÃO JOSÉ S/A
Igarassu - PE
Reflorestart: com consciência e prática ambiental, a floresta renasce e a natureza agradece






Duas Rodas
Shineray realiza feirão de fábrica inédito até sábado (31)

Após a inauguração da montadora da Shineray Motos em Pernambuco, a marca deu início a uma campanha de vendas com preços bastante competitivos no estado: trata-se do I Feirão de Fábrica, que começou no dia três de outubro e se estenderá até o próximo sábado (31), com descontos a partir de R$ 1.000,00 em dois dos principais modelos da linha de ciclomotores: Jet 50 e Phoenix 50. A campanha é válida nas 47 lojas situadas em 40 cidades pernambucanas.

Os modelos escolhidos são ideais para o transporte do dia a dia da população que enfrenta os desafios cotidianos de mobilidade tanto nos grandes centros urbanos como nas cidades de menor porte. No caso da JET 50, carro-chefe da Shineray, o modelo será comercializado de R$ 4.990,00 por R$ 3.990,00 e o valor da Phoenix 50 será oferecido por R$ 3.490,00 ao invés do valor original de R$ 4.590,00. A campanha para impulsionar as vendas será feita através de emissoras de rádio em todo o estado de Pernambuco.

A modalidade de pagamento – em até 12 vezes – varia de acordo com a bandeira do cartão aceito pela concessionária escolhida. A listagem está disponível em http://www.shineray.com.br/motos/concessionarias/PE. Com uma fábrica montadora recém-inaugurada em Pernambuco, a Shineray do Brasil comercializou 116 mil unidades em 2014 e possui previsão de outras 130 mil para 2015. Veja os diferenciais dos modelos.


Jet 50 – Possui rodas de liga leve, freio dianteiro a disco e partida elétrica/ pedal, alça traseira para passageiro e porta-capacete. Possui capacidade de carga máxima de até 140 kg (incluindo o condutor) e pesa 97 kg

Phoenix 50 – Possui rodas de liga leve, partida elétrica, alça traseira para passageiro e porta-objetos abaixo do assento. Apesar de também possuir capacidade de carga máxima de até 140 kg (incluindo o condutor), é mais leve que a JET 50, pois pesa 89kg.

Feirão de fábrica Shineray -  Um super descontão direto da fábrica para você
Data: De 03/10 a 31/10
Locais: Todas as concessionárias de PE
Modelos/Preços:JET 50 - de R$ 4.490,00 por R$3.990,00
Phoenix 50 – de R$ 4.590,00 por R$ 3.490,00
Planos de pagamento: Em até 12x no cartão (a depender dos planos de financiamento de cada concessionária)



TJPE atenderá em regime de plantão de 30/10 a 2/11


Devido aos feriados do Dia do Funcionalismo Público e do Dia de Finados, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prestará atendimento em regime de plantão desta sexta-feira, 30 de outubro, até segunda-feira, 2 de novembro. Apenas demandas urgentes nas esferas cível e criminal serão julgadas, como habeas corpus e mandados de segurança. O horário de funcionamento das unidades de plantão estende-se das 13h às 17h, tanto no 1º Grau quanto no 2º Grau de jurisdição.

O feriado do Dia do Funcionalismo Público, que ocorre nesta quarta-feira (28/10) no Brasil, foi postergado pelo TJPE para a próxima sexta-feira (30/10), conforme o Ato nº 1.196/2014, publicado em 3 de dezembro do ano passado.

No Recife, o plantão do 1º Grau funciona no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Avenida Desembargador Guerra Barreto, s/nº, bairro da Ilha Joana Bezerra. A secretaria do plantão atende pelo telefone (81) 3181-0080.

Na Região Metropolitana e interior, há outras 14 sedes regionais, que atendem municípios circunvizinhos. São elas: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Endereços e telefones estão disponíveis noPortal do TJPE.

Por sua vez, o 2º Grau de Jurisdição atende ao público no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio. O telefone para informações é (81) 3419-3312.

Saiba mais – Os plantões judiciários do 1ª e 2ª graus de jurisdição funcionam nos feriados, finais de semana, nos períodos de recesso no âmbito da Justiça Estadual e nos dias úteis em que o horário do expediente for alterado. A Resolução nº 267/2009 do TJPE disciplina o plantão judiciário em 1º e 2º graus.

As demandas da esfera criminal atendidas no plantão são habeas corpus, comunicação de flagrante, apreciação de pedido de liberdade provisória (em caso de justificada urgência) e representação da autoridade policial ou do Ministério Público para decretação de prisão preventiva ou temporária. Na área cível, são julgados mandado de segurança, medidas cautelares e busca e apreensão de bens ou valores, desde que comprovada a urgência.




 SECRETARIA DE IMPRENSA


Abre e fecha nos feriados do Servidor (30/10) e Finados (02/11)
               
A Prefeitura do Recife transferiu para a próxima sexta-feira (30) o feriado do Dia do Servidor, que oficialmente é celebrado no dia 28. Por este motivo, algumas instituições da gestão municipal não funcionarão no dia 30, como os serviços oferecidos no prédio-sede da Prefeitura. Também na segunda-feira (2), Dia de Finados, não haverá expediente nos órgãos da PCR. Mas o recifense que quiser aproveitar o feriadão para se divertir, não vai faltar opção. Segue o que abre e fecha:

PREFEITURA – A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que nos dias 30/10 e 02/11, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Já na terça-feira (03/11), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches municipais estarão fechadas na sexta-feira (30/10) e na segunda-feira (02/11).

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, na próxima segunda-feira (02), haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos, do Camelódromo e do Mercado das Flores, que será das 6h às 13h. No domingo (1º) que antecede o feriado, os equipamentos também seguirão esses horários. As feiras livres dos bairros acontecem normalmente. Na sexta-feira (30), todos os equipamentos funcionam em horário normal, das 6h às 18h.

TRÂNSITO – O serviço de atendimento aos usuários oferecidos na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) ficarão suspensos a partir da sexta-feira (30), voltando a funcionar normalmente na terça-feira (3), das 8h às 13h. Já os serviços de operação de tráfego e de fiscalização, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente no feriado. Os usuários podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

TURISMO E LAZER – A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará disponível em dobro, neste feriadão. Domingo (1) e segunda-feira (2), os 36,5 quilômetros de ciclofaixa estarão disponíveis, passando por mais de 30 bairros da cidade. O percurso funciona das 7h às 16h, com três rotas que convergem no Marco Zero.
Quem gosta de suar a camisa na Academia Recife pode ficar tranquilo. Neste sábado (31), as 13 Academias Recife estarão abertas normalmente. O equipamento fecha apenas na segunda-feira (2), mas reabre no dia seguinte, terça-feira (3).
Já o Olha! Recife, que promove roteiros de sensibilização turística, não vai estar disponível neste sábado e domingo. O projeto retoma os passeios normalmente na próxima semana.

EMPREENDEDORISMO – Durante os feriados dos próximos dias 30/10 e 02/11, as Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife estarão fechadas.

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados nos dois dias do feriado (30/10 e 02/11).

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante os feriados do Servidor (30/10) e Finados (02/11). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão nos dias 30/10 e 02/11, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.

CULTURA – Uma boa opção para este final de semana com feriadão é visitar o Museu da Cidade do Recife que está sediando até domingo (01), o PUBLIQUE-SE! Festival de Publicação Independente. A partir das 9h, o público terá acesso a oficinas, palestras e mesas de debate sobre o mercado editorial. A entrada é franca. O Museu está localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife.

Já o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães fecha na sexta-feira (30), mas estará aberto no sábado (31) e domingo (01), das 13h às 17h para visitação. No local, o público pode conferir a Mostra Moderna para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural. O Sítio Trindade estará aberto para quem quiser caminhar ou fazer alguma atividade física, além de passear. Ele funciona de sexta (30) a segunda-feira (02) no horário das 5h às 19h.

Outra boa opção é o Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim. Ele fecha na sexta (30), mas está aberto sábado (31) e domingo (01), das 13h Às 17h, para quem quiser conhecer o acervo. O museu fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife estará de portas abertas ao público nesta sexta-feira (30). Os visitantes poderão desfrutar das belezas naturais da reserva e passear pelos seus sete jardins temáticos (cactos, plantas tropicais, bromélia, palmeiras, orquídeas, plantas medicinais e o jardim sensorial). Apenas, as trilhas monitoradas não serão oferecidas neste dia. Já na segunda-feira (02), Dia de Finados, o Jardim Botânico estará fechado. É que o feriado coincide com o dia da semana em que se faz a manutenção do espaço, a segunda-feira. O equipamento municipal funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30. Nos finais de semana, o visitante conta com monitores que fornecem informações sobre espécies florestais e conservação ambiental. Os grupos são formados na portaria, às 9h, 10h e 14h. Mais informações: 3355-0001 e 3355-0002.

Nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, não haverá atividades no Econúcleo do Parque da Jaqueira, devido ao ponto facultativo referente ao Dia do Servidor. Já no fim de semana, o funcionamento é normal e a diversão da garotada está garantida. A programação contempla brincadeiras, contação de histórias, games digitais, e muitas atividades de educação ambiental. Na segunda-feira (02), o Econúcleo estará fechado. O equipamento funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h. Todas as atividades são abertas ao público.

SAÚDE – Nas próximas sexta (30), feriado do Dia do Servidor Público, e segunda-feira (2), feriado de Finados, as três Upinhas 24h – Unidade de Saúde da Família Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (3).

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente. Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 16h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente. Já o mamógrafo móvel sofreu alterações para o feriado. Na sexta-feira (30), o caminhão estará em frente à Unidade de Saúde da Família Sítio dos Pintos, em Dois Irmãos, e na Upa da Caxangá. A agenda de sábado (31), que contemplaria os bairros de Afogados e Santo Amaro, foi cancelada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário