quinta-feira, 12 de novembro de 2015


Aumento da violência contra mulheres no Brasil

Preocupado com o aumento “assustador” da violência contra as mulheres brasileiras em 10 anos, especialmente as negras, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), declarou que os tristes dados evidenciam uma perversa combinação entre sexismo e racismo impregnada na sociedade brasileira. Os números foram revelados pelo Mapa da Violência 2015, produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Autor de um projeto de lei que concede benefício eventual às mulheres vítimas de violência doméstica enquanto persistir a sua situação de vulnerabilidade, o parlamentar classifica como aterrador o fato de os homicídios contra as mulheres negras terem aumentado em mais de 50% entre 2003 e 2013. “Chama a atenção o fato de esse avanço dos homicídios ocorrer, com mais virulência, justamente sobre uma das faixas populacionais mais vulneráveis da nossa sociedade”, disse, em discurso na tribuna do plenário do Senado. Enquanto de 2003 a 2013, houve uma alentadora queda de 9,8% na quantidade anual de homicídios de mulheres brancas, os assassinatos de mulheres negras subiram 54% no mesmo período. “É desolador observar que a elevação de mortes de negras em relação às brancas foi superior a 190% em 10 anos”, desabafou. Ele também considera assustador o Brasil ocupar a quinta pior posição no ranking de violência contra a mulher entre 83 países avaliados na pesquisa. “A situação é estarrecedora. Todas as ações tomadas ao longo desse período, todas as discussões empreendidas nesses últimos dez anos não foram suficientemente eficazes para frear esse processo de dizimação das mulheres brasileiras que está em curso”, lamentou Humberto.  O senador avalia que não se trata de um assunto de governos ou de polícia, até porque metade das mortes violentas de mulheres é cometida por seus próprios familiares e 33%, por parceiros ou ex-parceiros. “Os agressores estão dentro de casa e, muitas vezes, dividem a mesma cama das vítimas”, comenta.

Exterminadas diariamente

No entendimento do parlamentar, o tema precisa ser objeto de uma profunda reflexão de toda a sociedade. “Estamos falando de nossas mães, nossas irmãs, nossas filhas, nossas mulheres, enfim, que vêm sendo exterminadas diariamente. E isso é um tema que diz respeito a todos nós”, ressaltou.  Humberto atribui parte da responsabilidade dessa tragédia social à intensa pauta conservadora em curso no país. Para o líder do PT, esse movimento obscurantista e medieval avança, principalmente, na Câmara dos Deputados. 

Armamento dos cidadãos

“É uma pauta que defende o armamento dos cidadãos, o encarceramento de menores e que reduz o papel da mulher na nossa sociedade, submetendo-a a leis de cunho notadamente machista, como a que humilha as vítimas de estupro com um atroz exame de corpo de delito para interromper a gravidez eventualmente havida da violência sexual”, afirmou, em referência à medida aprovada recentemente por comissão da Câmara dos Deputados.


Mais de 106 mil mulheres

O Mapa da Violência 2015 mostra que, de 1980 a 2013, mais de 106 mil mulheres foram assassinadas no país. Somente em 2013, foram quase cinco mil. São 4,8 homicídios registrados para cada 100 mil mulheres. “E se não fosse a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, e a Lei do Feminicídio, sancionada este ano, a situação poderia ser bem pior”, acredita.


Zona Sul está cheia...

Transporte público, drogas e saneamento são pontos criticados pela população da Zona Sul - Brasília Teimosa, Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e IPSEP. As queixas foram feitas ao presidente do Partido Verde (PV-PE) Carlos Augusto Costa, durante a segunda etapa do Projeto Recife Bom para Viver. O Canal de Setúbal está cheio de lixo e lama podre.


...de problemas

O projeto percorre os bairros da Capital pernambucana para recolher sugestões para a melhoria do Recife. Coleta de lixo, a falta de saneamento e de opções de lazer para a garotada, além da existência do consumo e tráfico de drogas e canais entupidos, são outros problemas citados pelo povão.


Aumento de 140% de assaltos...

O número de assaltos a bancos em Pernambuco aumentou 140% com relação ao ano passado, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). De 12 de janeiro e outubro de 2014, o número pulou para 29 ocorrências no mesmo período deste ano. O número de tentativas registradas quadruplicou: de três anotadas no passado para 12 este ano. Os métodos os assaltantes são variados. Vão das invasões armadas até as explosões.

...a agências bancárias...

O diretor jurídico do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, alega que  são 43, e não 29, o número de ocorrências de assaltos a bancos no Estado, até o dia  29 deste mês. “No Recife, por exemplo, muitos desses casos poderiam ser evitados se a a prefeitura fiscalizasse o cumprimento da lei de 2010 que prevê a adoção de medidas de segurança para todas as agências”, diz. 

...em Pernambuco

A lei 17.647 obriga os bancos da cidade a contar com portas e vidros blindados, guarda-volumes e um mínimo de dois seguranças para cada pavimento. “Até 2012 havia fiscalização e algumas agências chegaram a ser interditadas. Hoje, estranhamente, isso não acontece mais”, reclama.


Fliporto: “Olinda,...  
Será lançada durante a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) 2015, que acontece de hoje a domingo (12 a 15 de novembro), a obra “Olinda, um Olhar”, novo livro do escritor e presidente do Conselho Cultural da Fliporto, Antônio Campos.
Cartaz/Cortesia


...um Olhar”,
Editado pela Carpe Diem, “Olinda, Um Olhar” traz para o leitor uma visão poética sobre a cidade de Olinda. Composta por crônicas, a obra conta, também, com fotos do jornalista e fotógrafo Marcus Prado. É uma homenagem à cidade que, há 6 edições,

Pesquisa I

Projeto do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE),  que facilita o desembaraço aduaneiro para bens e materiais destinados à pesquisa, foi aprovado, ontem (11), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Pesquisa II

A dificuldade de importação de insumos para pesquisa é responsável pela mudança de rumos dos estudos de 99% de pesquisadores. Os dados são de análise da UFRJ feita em 2010.

Nota de Pesar da AIP
A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) expressa seu repúdio e profundo pesar pela violência e consequente falecimento do radialista Israel Gonçalves Silva, na manhã do último dia 10, em Lagoa de Itaenga. Sua morte representa uma perda para a Imprensa da Mata Norte e fere a liberdade de expressão de todos nós, comunicadores. A AIP solidariza-se aos seus familiares, amigos e confrades, registrando a irreparável perda do companheiro.Nossas condolências. Ramos Silva,vice-presidente da AIP -   www.aip.org.br e twitter.com/aipernambuco.


Bandeirantes Mídia Exterior

Aproveite os últimos espaços de Mídia Exterior!

Cartaz/Divulgação



Lembre-se: estamos presentes nos Estados de PE, PB, RN, AL e CE.




Parabólica:

Educação... -  Estão abertas as inscrições para os professores da rede pública participarem mm do 1º Concurso de Projetos Pedagógicos em Educação de Trânsito. A premiação do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) é voltada para professores do Ensino Fundamental e Médio (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA), coordenadores pedagógicos e educadores de apoio de escolas públicas estaduais e municipais de Pernambuco.


...de Trânsito - As inscrições acontecem até o dia 20 de novembro através do site www.detran.pe.gov.br. Para participar é preciso enviar o projeto pedagógico voltado para o tema 'trânsito', junto com a ficha de inscrição e o termo de autorização de uso de texto e imagem que se encontra disponível no site.

“Ouvembro... - Um evento que faz a fusão do Outubro Rosa e do Novembro Azul acontece, hoje,em Paulista, na II Edição do “Ouvembro Colorido”, que vai mesclar atendimento preventivo ao câncer de mama e próstata.  A programação ocorre das 8 às 12h, no Loteamento Cesáreo de Melo, na comunidade rural de Mumbeca I.

...Colorido” -  Na ocasião, serão desenvolvidos diversos serviços de saúde para mulheres e homens da localidade:  acesso à teste rápido para HIV, teste de glicose, aferição da pressão arterial, palestras sobre prevenção do câncer de mama e próstata. Haverá ainda corte gratuito de cabelo para os públicos feminino e masculino.

Coque: Bazar... - A comunidade do Coque, área central do Recife, se prepara para receber o último Bazar Beneficente de 2015. Roupas, sapatos, utensílios domésticos, bijuterias e eletrônicos são itens que podem ser doados, até a próxima sexta-feira (13), na Fundação Ana Lima. O encontro acontece no sábado (14), das 8h às 12h. Telefone: 81. 3448.2646.

...Beneficente - As peças serão vendidas por preços que variam entre R$ 1 e R$ 7. Todo o dinheiro arrecadado será revertido em melhorias dos projetos da Fundação Ana Lima, braço social do grupo Hapvida Saúde. E que assiste, no Brasil, mais de 1.700 crianças, com unidades no Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Rio Grande do Norte. Na Av. Martin Luther King,  100,no Coque  (ao lado da Academia das Cidades da Joana Bezerra).
.
ABRH... - Sob o tema Recursos Humanos para um Brasil Forte! Talento, Inovação e Trabalho, a ABRH-PE realiza, amanhã,  dia 13 de novembro, das 8h às 16h, no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, no Recife, mais uma edição do ABRH NA PRAÇA. Entrada gratuita.


...na Praça - Ação social de utilidade pública em formato de feira de serviços, o evento tem como objetivo proporcionar ao grande público oportunidade de acesso a informações e conhecimento sobre empregabilidade, saúde e qualidade de vida, empreendedorismo, gestão de carreira, orientação profissional e primeiro emprego.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.



Audiência Pública sobre a saúde no Recife

Amanhã, 13 de novembro, a partir das 14horas, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, será realizada audiência pública sobre a saúde no Recife. A iniciativa é do vereador Rogério Lucca, PSL, presidente da Comissão de Higiene, Saúde e Bem-Estar Social. Durante o encontro, o secretario municipal de Saúde, Jailson Correia, apresentará as principais ações e resultados em políticas públicas para melhoria da saúde do recifense.




CONGRESSO CULTURAL FOCCA FACULDADE DOM VITAL
BICENTENÁRIO DO BRASIL REINO
CURADOR: ALEXANDRE SANTOS
PRESIDENTE DA UBE
PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA
13 de novembro de 2015
15h30 – Abertura
Pronunciamentos
Coral da UBE
16h00 – Palestra: A revolução pernambucana de 1817
Palestrante: Carlos Bezerra Cavalcanti
17h00 – Palestra: 200 anos de Brasil Reinado
Palestrante: George Cabral
14 de novembro de 2015
09h30 – Palestra: A influência espanhola na linguagem pernambucana
Palestrante: Eduardo Garcia
10h30 – Mesa FOCCA: A contemporaneidade da língua portuguesa
Patrícia Lira (mediação) e Nelma Gomes
11h30 - Palestra: Presença Judaica na formação da cultura pernambucana
Palestrante: Meraldo Zismann
Intervalo para almoço
15h00 – Palestra: A Galileia e a luta pela terra no Brasil contemporâneo
Palestrante: José Bezerra de Lemos
16h00 – Foccaubiando Histórias: Assombrações
Coordenação: Bernadete Bruto e participação de Taciana Valença e Kristiane Nunes
16h30 – Painel: O modo de falar na Televisão
Painelistas: Patrícia Guedes e Heloísa Lobo
17h30 - Palestra: A Livro 7 e o contexto cultural do seu tempo
Palestrante: Tarcisio Pereira
15 de novembro de 2015
09h00 – Roda de Leitura
Animação: Verônica Nobrega
09h30 – Palestra: Volantes: o outro lado do ciclo histórico do Cangaço
Palestrante: Geraldo Ferraz
10h30 – Painel: Edições Pirata e a Geração 65
Painelistas: Myriam Brindeiro e Eugênia Menezes
11h30 - Peça Marias
texto e organização de Teresa Moraes e o 2° Período de Direito da FOCCA
Orientação do Professor Martinho Queiroz
12h0 – Palestra: O conto brasileiro no século XXI
Palestrante: Neilton Limeira
12h30 – Encerramento
Pronunciamentos
Fotografia oficial
FEIRA DE LIVROS
Coordenação: Eduardo Garcia
PROGHRAMAÇÃO INFANTIL
Coordenação: Vera Nóbrega
MICROFONE ABERTO
Coordenação: Stephem Beltrão (13/11) e Bernadete Bruto (14/11)
LANÇAMENTOS
Coordenação: Eduardo Garcia
Dia 13 de novembro
Entreolhares, de Stephem Beltrão
CD Li Sons de Poesias, de Myriam Brindeiro
Arca do Tempo, de Eugênia Menezes
Arca dos livros, de Vera Nóbrega
A Matuta e O Caso Galileu em Quadrinhos, de Rodrigo Baldow
Dia 14 de novembro
Querido Diário Peregrino, de Bernadete Bruto
O Dossiê de Gustaff, de Alexandre Santos
Sentidos, de Eduardo Garcia
Acrósticos Por Que Não? de Wilmar Medeiros
Asas da poesia, de Eulina Monteiro Maciel





CPPL promove evento gratuito no Recife


Encontro ocorre no próximo dia 18 e tem como tema a criança como sujeito de direito na atualidade

A criança como sujeito de direito na atualidade é tema do CPPL: Encontros Temáticos que ocorre no próximo dia 18, a partir das 20h, na sede do CPPL, nas Graças. Mensal, o evento tem como objetivo discutir a relação entre a psicanálise e outros temas relacionados à cultura, educação e atualidades.

O encontro do dia 18 tem como palestrante a psicóloga Valéria Aguiar, psicanalista e sócia do CPPL, além de membro da Secretaria Executiva da Rede Primeira Infância de Pernambuco (Repi-PE) e do Grupo Gestor da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). O evento é gratuito e aberto ao público.

Outras informações sobre o evento Psicanálise e Políticas Públicas: A criança como sujeito de direito na atualidade podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3423.5751. O CPPL está localizado na Rua Cardeal Arcoverde, n.º 308, bairro das Graças.




Alunos e professor da rede municipal do Recife fazem palestras sobre robótica em Noronha

A Secretaria de Educação do Recife foi convidada pela Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha para participar de uma feira de conhecimentos

            Dois estudantes e um professor da rede municipal de ensino do Recife vão fazer palestras sobre o Programa Robótica na Escola em Fernando de Noronha. A Secretaria de Educação do Recife foi convidada pela Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Arquipélago Fernando de Noronha para participar de uma feira de conhecimentos que acontece nos próximos dias 13 e 14, e também de uma formação de professores no dia 16. O trio viaja nesta quinta-feira (12).

            O professor que vai conduzir a palestra junto com os estudantes é Cid Espíndola, que treinou a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, vencedora da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O docente viajou com a equipe vencedora para a fase nacional da OBR, realizada em Minas Gerais, entre o fim de outubro e o início de novembro. Ele ensina robótica na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea, e é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino da Prefeitura do Recife desde 2014.

            Segundo o docente, o foco das palestras será as contribuições da robótica para o currículo escolar a partir dos relatos de experiências da rede municipal nos eventos e competições. O trio também vai apresentar duas das três linhas de robótica trabalhadas na rede municipal: robótica humanoide e robótica de encaixe com peças da Lego. "Vamos falar sobre as nossas vivências positivas e negativas, e também queremos saber das experiências da escola de Noronha com a robótica. Essa troca de figurinhas será o primeiro passo para darmos início a um intercâmbio de conhecimentos", explica Cid Espíndola, que trabalha na rede municipal há 20 anos.

Fotos: Luciano Ferreira/PCR

Exibindo 19.10.2015 Abertura da Semana Muncipal de Ciencia e Tecnologia Parque Jiquia Foto Luciano Ferreira (156).jpg


            Os estudantes Lucas José da Silva, 16 anos, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, e Eduardo Gomes, 14, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, foram escolhidos por terem se destacado nas aulas de robótica que fazem na Utec Gregório Bezerra, em eventos e em competições. Os dois alunos do 9º ano tiveram boas participações na Campus Party e na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife. Além disso, Lucas ficou em terceiro lugar na etapa regional da OBR. "Vamos falar sobre o quanto a robótica abre a nossa mente pra aprender matemática, física e várias outras coisas pra que a gente possa programar os robôs. É um incentivo a mais pra gente estudar", adiantou Lucas, que vai viajar de avião pela primeira vez.

            A viagem do trio faz parte de um projeto de intercâmbio de conhecimentos sobre robótica que está sendo articulado pela Secretaria de Educação do Recife e a Erem Arquipélago de Fernando de Noronha. Segundo Silvana Sena, coordenadora pedagógica da unidade de ensino, o público alvo das palestras são os estudantes e professores da escola, que é a única da ilha.

            "Nossos alunos do Ensino Médio começaram a ter contato com a robótica de encaixe da Lego, mas não é um projeto tão estruturado como o da Prefeitura do Recife. Queremos conhecer mais o programa da PCR para estabelecer um intercâmbio e assim engrandecer o nosso trabalho com robótica. Pretendemos avançar os trabalhos com os estudantes do Ensino Médio e também expandir pros alunos do Ensino Fundamental, a partir da experiência positiva da rede municipal de ensino do Recife", explicou a coordenadora, que veio recentemente ao Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) da Secretaria de Educação do Recife para conhecer o Programa Robótica na Escola.

ROBÓTICA NA ESCOLA - A vitória dos estudantes da rede municipal na Olimpíada Brasileira de Robótica é fruto do trabalho que começou a ser desenvolvido em 2014. O Programa Robótica na Escola atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs, como foi o caso dos campeões da olimpíada. Até agora, a Prefeitura do Recife investiu R$ 32 milhões no programa.

            Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO ZOOM. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Cetec ou em eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, como a caravana de robôs nas creches municipais.
            A maior parte dos alunos tem aula de robótica nas aulas regulares, ministradas por professores de matemática, física, português, história, geografia e etc, que articulam a robótica aos conteúdos de suas disciplinas, a partir das formações em robótica de que participaram. Mas, no contraturno, muitos estudantes também fazem cursos específicos de robótica nas Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs) e no Cetec, ministrados pelos coordenadores do Programa Robótica na Escola e os monitores.
            Foram realizadas formações com professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes. Atualmente 73.049 alunos têm acesso ao programa e 4.554 professores foram capacitados nesta área. 

De olho na mobilidade, prefeitura
 altera trânsito no Centro do Paulista

            Preocupada em garantir mais fluidez ao trânsito, a Prefeitura do Paulista realiza algumas mudanças no tráfego de veículos do Centro da cidade. As alterações, que contemplam cinco importantes vias, passam a valer a partir da 0h desta sexta-feira (13.11). A iniciativa transforma corredores viários de mão dupla em único sentido, altera o fluxo de tráfego para reduzir retenções e ordena o estacionamento de carros e motocicletas. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

Exibindo MAPA CENTRO DO PAULISTA.jpg


Comunidade de Jardim Fragoso
 ganha Centro de Assistência Social
Um café da manhã, seguido de um mutirão de serviços à comunidade, marcarão na manhã do próximo sábado, dia 14 de novembro, a inauguração do Centro de Atividade Social de Jardim Fragoso, em Olinda. O Centro vai funcionar na Rua Coronel João Melo de Morais, 25 (por trás da fábrica de pipocas Bokus). A expectativa é realizar, no sábado, cerca de 1.000 atendimentos.
Durante toda a manhã, das 8h ao meio dia, a população poderá solicitar a emissão de Carteira de Identidade, receber orientações jurídicas, realizar aferição de pressão, exames oftalmológicos e fazer inscrições para os diversos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Centro. Para a garotada haverá recreação, com pula-pula, escorrego, jogos e muitas brincadeiras.
O Centro de Atividade Social de Jardim Fragoso vai funcionar em regime de parceria, oferecendo os mesmos serviços que já são disponibilizados, atualmente, pelo Centro de Assistência Social de Ouro Preto (Rua Baobá – Quadra E, 47 - próximo ao Centro Comercial de Ouro Preto) e pelo Centro de Atividade Esportiva e Social de Jatobá (nas imediações do "Caranguejal" e Terminal de Integração de Ouro Preto). 
Cursos - São oferecidas mais de 400 vagas para os cursos de Informática, Doces e Salgados, Bijuterias, Manicure, Cabeleireiro, Tortas e Artesanato (nos três turnos). Para participar, os moradores dessas comunidades podem se inscrever, levando um documento de identificação (com foto) e comprovante de residência. Os jovens até 18 anos também devem apresentar um comprovante de matrícula escolar.
No Centro de Atividade Esportiva e Social de Jatobá estão abertas as inscrições para os cursos de artes marciais – jiu jitsu, karatê e taekwondo. Podem participar crianças a partir dos cinco anos. São oferecidas 120 vagas, para turmas que irão funcionar pela manhã, tarde e noite. As inscrições e as aulas são gratuitas. Mais informações pelo telefone 81. 3493.1588.

            Durante os primeiros dias da operação, agentes de trânsito da prefeitura estarão nas vias do Centro para orientar e tirar dúvidas dos condutores. Os profissionais farão um trabalho de cunho educativo, visando conscientizar os motoristas que desrespeitarem as novas sinalizações.




Hospital Pelópidas Silveira firma parceria com unidade de São Paulo 
Ação faz parte do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, que visa garantir a segurança dos pacientes no SUS

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) recebe, nesta semana, a visita de técnicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, e do Ministério da Saúde (MS), que irão conhecer a estrutura e os protocolos de atendimento da unidade pernambucana. O encontro, que segue até a próxima quinta-feira (12/11), faz parte do processo de implantação do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – Proadi/SUS do Governo Federal. O HPS, administrado pelo IMIP, é o primeiro hospital gerido por Organização Social do Brasil a ingressar no programa, que tem o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes e qualificar as unidades de saúde da rede pública no País, por meio da troca de experiências, de tecnologia e qualificação dos profissionais.

Exibindo _MG_8824.JPG

Durante os próximos três anos, o Pelópidas Silveira será acompanhado pela equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma referência nacional de gestão em saúde, para desenvolver ações em diversas áreas, como avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão, com foco na qualidade do paciente.

“O Pelópidas é uma instituição nova, no entanto, possui qualidade no seu DNA, já que traz uma cultura de 50 anos do IMIP de cuidado com os pernambucanos. O Hospital já vem desenvolvendo, ao longo dos últimos quatro anos, uma série de ações que visam qualificar o atendimento, trazendo mais segurança para os pacientes e profissionais. E com essa parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma unidade de vanguarda no país, vamos avançar ainda mais. Esse é apenas o ponto de partida de um processo longo e completo que visa exclusivamente o reforço na segurança e na qualidade do atendimento ao paciente”, ressalta a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Pelópidas Silveira, Carolina Martins.

PROADI/SUS - O Programa de Apoio ao desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde consiste em apoiar unidades hospitalares do país na melhoria dos seus processos e de sua gestão. O modelo utilizado está baseado nos padrões internacionais de Acreditação da Joint Commission International (JCI). 

COCA-COLA BRASIL CONVIDA: PARTICIPE DA “SEMANA MOVIMENTO COLETIVO” E SINTA O SABOR DE AJUDAR ALGUÉM

De 8 a 14 de novembro, durante a Semana Movimento Coletivo, todas as vendas de produtos da Coca-Cola Brasil vão ajudar diretamente os programas do Instituto Coca-Cola Brasil, que já impactaram mais de 100 mil pessoas em todo o país.  Nesta edição, a expectativa é arrecadar mais de R$ 7 milhões.

Para participar, basta comprar qualquer um dos mais 125 produtos que fazem parte do portfólio da Coca-Cola Brasil, entre águas, chás, refrigerantes, bebidas de frutas e isotônicos, disponíveis em mais de um milhão de pontos de venda em todo o país, no período da ação. A campanha na internet contará com três filmes que narram, com tom lúdico e em formato de conto, a história real de três jovens que tiveram suas vidas transformadas pelo programa Coletivo Coca-Cola.

Gerido pelo Instituto Coca-Cola Brasil, o Coletivo impacta principalmente jovens e mulheres de comunidades, a partir da valorização da autoestima e da geração de renda. Hoje, a plataforma está presente em mais de 500 comunidades em 22 estados, com sete programas, entre eles o Coletivo Varejo, que ajuda jovens a se prepararem para o mercado de trabalho..

Exibindo AlunosColetivo.jpg


Entre as histórias que serão contadas está a de Mateus dos Santos Silva, de 20 anos, morador da Brasilândia, em São Paulo. Mateus superou a timidez participando do Coletivo Varejo. Aprendeu que, para quem tem um sonho, o futuro é possível. Conquistou seu primeiro emprego no Museu da Pinacoteca de São Paulo. Ana Beatriz Oliveira, de 20 anos, moradora da comunidade do Batan, também foi em busca de seus sonhos. Após participar do Coletivo Varejo, foi contratada como assistente administrativa na Andina, fabricante da Coca-Cola Brasil no Rio de Janeiro. Os vídeos, assinados pela Agência 3, estão disponíveis no site www.cocacolabrasil.com.br.

“Realizamos a Semana Movimento Coletivo pois buscamos mobilizar a sociedade em torno de uma causa e de uma concepção: a de que cada ação individual, por menor que seja, pode fazer a diferença”, diz Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil. 

O menino que economizava palavras
 A menina que vivia sempre o mesmo dia

Ficha técnica:
Agência: Agência3
Cliente: Coca-Cola Brasil
Produto: Coletivo Coca-Cola
Nome da campanha: Semana Movimento Coletivo
VP de Criação: Paulo Castro
Supervisor de Criação: Felipe Gaúcho
Criação: Humberto Nogueira e Marcelo de Holanda
Assistente de arte: Lucas Afonso
VP de Estratégia: Eduardo Barbato
Planejamento: Pedro Schneider, Julia Franco e Manuela Miró
Atendimento: Alexandre Marques e Natalie Ayres
RTV: Fernanda Pinheiro e Fernanda Britto
Produtora do filme: Pigmento Filmes
Diretor: Rodrigo Chevas
Produtora de Som: Supersonica
Tráfego de Criação: Andrea Costa
Aprovação pelo cliente: Pedro Massa, Adriana Fendt, Julia Lucidi, Camila Leite, Bianca Rosenberg e Vinicius Limoeiro
 Exibindo MarcaSemana.png

SOBRE A COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em sete segmentos – águas, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, bebidas esportivas e lácteos – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por 10 grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2015, o total investido na operação no Brasil será de R$ 2,7 bilhões, reforçando a continuidade do compromisso da Coca-Cola Brasil com o país: entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que apoiem um estilo de vida ativo e saudável e que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.


“Indústria pode contribuir para entendimento político em prol de reformas”

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou nesta quarta-feira (11) que a indústria tem o papel de clamar por um entendimento político em prol de reformas importantes para a retomada do crescimento econômico.

Ao discursar na abertura 10º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), Armando defendeu que o país aprove uma série de reformas para reequilibrar a economia, reduzir a burocracia, melhorar o ambiente tributário e tornar a Previdência sustentável.

“Nesse momento, a indústria brasileira, através de suas lideranças mais representativas, tem a grande responsabilidade de, ao lado de outras forças sociais, clamar por um entendimento político que permita que se promova uma agenda mínima, uma agenda que não se destina a ajudar este governo, mas uma agenda de Estado”, afirmou.

“Não é razoável que a disputa política possa prejudicar a implementação de reformas que toda sociedade brasileira reconhece como absolutamente indispensáveis e urgentes (...) O Brasil é maior do que qualquer crise. Olhando a própria trajetória da indústria, nós sabemos que ela tem tido uma grande capacidade de superar crises”, disse o ministro.

Armando afirmou que o comércio mundial passa por um processo de mudanças e que o Brasil não pode se isolar, buscando se inserir neste novo contexto. Ele citou uma série de iniciativas como quebrar barreiras entre Mercosul e Aliança do Pacífico, aumentar o comércio com os Estados Unidos e iniciar a troca de ofertas com a União Europeia, primeiro passo para a criação de um acordo de livre comércio.


Alunos do Paulista criam horta escolar e reaproveitam óleo de cozinha
           
            Os alunos da Escola Municipal Irmã Assunta, localizada em Paulista, começam a desenvolver iniciativas de preservação do meio ambiente dentro da própria unidade de ensino. Nesta quinta-feira (12.11), às 8h30, os estudantes iniciam a criação de uma horta escolar e passam a integrar um projeto de reaproveitamento do óleo usado de cozinha. O grupo, que é constituído por 245 meninas e meninos na faixa etária de 4 a 12 anos, fará o plantio de sementes de pimentão, coentro e alface no terreno da escola. Os produtos irão enriquecer a merenda servida na instituição, que fica na Rua Rui Barbosa, 217, Maria Farinha.   

Servico:

O quê? Criação de Horta Escolar.

Quando? Quinta-feira (12.11), às 8h30.

Onde? Escola Municipal Irmã Assunta, localizada na Rua Rui Barbosa, 217, Maria Farinha, Paulista.


OAB/PE OAB/Nacional

Motoristas embriagados matam ou causam sequelas irreversíveis. Pobres são presos por alguns dias, riquinhos, ricos e ricaços , pagam fiança/multa e vão embora com suas habilitações intactas, somente após um ano ou mais terão seus processos administrativos analisados por órgãos de transito e podem ter as carteiras cassadas, perdendo o direito de dirigir mas na pratica continuam até serem pegos em uma blitz ou em novo acidente e continua tudo igual. Menos para as famílias dos mortos e feridos.
A OAB poderia abraçar a causa dessas vitimas, lutando por punições reais (aumentar valor de multa é balela), bêbado matou ou causou ferimentos, fica preso até o julgamento final  - o tal do transitado em julgado - pode recorrer de tudo que quiser mas fica preso sem qualquer direito, sem qualquer nuance na lei que possa liberta-lo. Assim, vai pensa antes de beber e dirigir. Só dessa forma se coibirá efetivamente os milhares de acidentes fatais causados por esses criminosos ao volante. A mídia tem mostrado a condescendência das leis e juízes, precisamos mudar, dessa forma, campanhas e dor no bolso não resolvem.
Christovam Guerra/Recife



Nenhum comentário:

Postar um comentário