domingo, 22 de novembro de 2015

Cidades Online


Cidades Online
Domingo/2ª.-Feira
22/23.11.15


Teatro da Vida:

A “diplomada...” - Jonas era comerciante de secos e molhados numa cidade de porte médio do Sertão do Pajeú, aqui de Pernambuco. Tinha uma situação econômica confortável e mandou a filha fazer o Magistério no Recife. Além disso, católico fervoroso condenava o que chamava de maus costumes, “coisas do Diabo”: aborto, mãe solteira, fumo, bebida, homossexualismo, jogo de azar e tudo o mais que a sua religião se posiciona contra. E não perdoava os ignorantes do lugar, sempre se reportando à filha com muito orgulho: - Vai voltar pra casa com o diploma. Uma doutora. E repetia a frase para quem quisesse ouvir, embora, às escondidas, muitos censurassem: - Jonas pode queimar essa língua por causa desse orgulho besta. Até que um dia, finalmente, a menina voltou da cidade grande. Na estação do trem, estava Jonas todo enfronhado na melhor roupa. Com lágrimas nos olhos, a garota lhe entregou o diploma. Enquanto a barriga exibia outro “diploma”, fruto de uma ilusão nas noitadas da boemia recifense.

É melhor rir...

Ainda Brasil e Portugal – Do leitor Juna Fard: “Vou contar apenas duas histórias de um livro que eu talvez publique (tudo verdadeiro). 1 - Estávamos em Lisboa, no 5º andar de um edifício, e a luz que indica se está subindo ou descendo estava sem funcionar. O elevador parou: “Aí, perguntei sobe ou desce?” O ascensorista respondeu: “Está parado”.  2 - Estávamos em Évora,  Alentejo (considerada a região mais atrasada da Europa), eu e a minha colega Frederica (italiana de sangue quente). Ela quebrou o salto da bota, procuramos um sapateiro (nada complicado de achar, assim como barbeiros e joalharias, têm por todo lado)”.


...Rir sempre    

Ainda Brasil e Portugal II -  “Pois bem, fomos até o sapateiro, ela solicitou que ele trocasse o salto e fomos embora. Na hora marcada por ele, voltamos, sabe o que o cidadão fez? Pegou o salto do pé direito e colocou no esquerdo e o do esquerdo no direito. E ela ficou com tanta raiva que chamou a Polícia, pois o cidadão queria receber pelo serviço. O policial disse: “Onde está o problema? Ele já trocou os saltos como a senhora  pediu”.


Frase: “A desigualdade não é só injusta. É desumana” (RS).
 
Poesia:

Sinfonia dos Vagabundos

*Robson Sampaio
  
        Vagabundos, uni-vos!
Vinde louvar o Recife e
compor a Sinfonia dos poetas,
boêmios e miseráveis.
Vaguemos pelas ruas sujas e
fétidas, onde chagas de dor
e de desespero são expostas na
Sinfonia de todos os dias.

       Vagabundos, uni-vos!
Vinde louvar o Recife e
ouvir a ladainha das devotas
beatas a compor a Sinfonia
dos pecadores de corpo e de alma.

       Vagabundos, uni-vos!
Vinde louvar o Recife e
cantar o frevo-canção de dor,
de tristeza e de saudade,
num cântico excêntrico da
Sinfonia dos Vagabundos...

* Jornalista, poeta, da Academia Recifense de Letras/Cadeira 22- Patronesse: Thargélia Barreto de Menezes, e da União Brasileira de Escritores (UBE/PE).

 Companheiros:

A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

Imagens, Textos e Contextos

Em prosas, versos e cores

SOBRE CORES E GOLEIROS

Clóvis Campêlo  - cloviscampelo@yahoo.com.br

No futebol, os goleiros sempre foram participantes diferenciados. Tanto é assim que dentro da pequena área, onde ele pisa, a grama não cresce. Além do mais, em um esporte que é praticado com os pés, dentro da grande área, ele é o único atleta que pode movimentar a bola com as mãos. O goleiro, em geral, submete-se a um treinamento mais intensivo do que o dos outros jogadores - e com um treinador específico -, pois precisa ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os demais, embora muitas vezes careça de outros dotes. Em suma, é um atleta normalmente com caraterísticas muito distintas dos demais jogadores. E, diferentemente dos outros futebolistas, nunca pode falhar. A sua falha pode significar a derrota da equipe e o seu ostracismo. Grandes goleiros já passaram por isso.


image

Lev Yashin, o Aranha Negra

Desde os tempos de antigamente que essa diferenciação também se reflete na sua indumentária. O traje do goleiro diferencia-se do traje dos outros jogadores da sua equipe. Naquele tempo distante, os goleiros vestiam-se de preto ou de cinza. O russo Lev Yashin, um dos maiores goleiros da história do futebol mundial, só jogava de preto, o que lhe rendeu a alcunha de Aranha Negra. Começou como goleiro de hóquei no gelo, passando depois a atuar no futebol de campo. Consta que durante a sua carreira, teria defendido cerca de 150 penaltes. Gostava de jogar se antecipando e projetando-se para fora da área, como um líbero.Pela seleção soviética de futebol, participou das Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970, embora nessa última, já aos 40 anos, tenha ido apenas como reserva. Fã do futebol brasileiro e do goleiro Gilmar, do Santos e da Seleção brasileira bicampeã do mundo, em 1965 obteve licença de seu governo para visitar o Brasil, escolhendo a cidade do Rio de Janeiro. Passava as manhãs na praia e às tardes treinava os goleiros do Flamengo, onde também mantinha a forma. Faleceu em 1990, aos 60 anos de idade. Sempre de preto, tornou-se uma lenda do futebol.


No futebol brasileiro dos anos 60, quem quebrou o estigma de jogar sempre de preto ou de cinza, foi o goleiro Raul Plassmann, do Cruzeiro. Na fortíssima equipe mineira de então, ao lado de Tostão, Piazza e Dirceu Lopes, gostava de usar uma camisa amarela. Essa diferenciação lhe rendeu na época o apelido de Wanderléa, numa referência pejorativa à musa da Jovem Guarda. Raul jogou ainda no São Paulo e no Flamengo de Zico, onde encerrou a sua carreira. Pela seleção brasileira de futebol, atuou apenas 17 vezes. Dois outros grandes goleiros, que romperam com o estigma de serem apenas defensores passivos, foram o colombiano René Higuita e o brasileiro Rogério Ceni. Higuita, com seu longo cabelo cacheado, uniformes estranhos e um jeito peculiar para criar as maiores maluquices, o goleiro se tornou ícone da irreverência dentro de campo. Seu estilo "louco" de jogar, em que saia de sua área jogando e driblando adversários muitas vezes interferia no resultado do jogo (favorável ou desfavoravelmente). Higuita também ficou famoso por seus gols de faltas, de pênaltis, e pela folclórica defesa escorpião, em que se joga para frente defendendo a bola com os pés. Enfim, um goleiro maluco e colorido como nunca antes se havia visto no futebol mundial.

Revelado em 1990 pelo Sinop, do Mato Grosso, Rogério ceni foi contratado no mesmo ano pelo São Paulo, equipe da qual é titular desde 1997. Sua principal característica é a lealdade ao clube que serve, sendo atualmente o jogador que mais vestiu a camisa de um mesmo clube na história do futebol mundial, tendo superado Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1.116 jogos, além do norte-irlandês Noel Bailie, que mantém o recorde europeu com 1.013 jogos pelo modesto Linfield, e Ryan Giggs, que disputou 963 partidas pelo Manchester United. Ceni possui inúmeros outros recordes expressivos, tal como o de maior goleiro-artilheiro da história do futebol mundial (com 129 gols até o momento), o jogador que mais vezes foicapitão de uma mesma equipe (961 jogos), e também o de jogador que mais venceu por um mesmo clube na história (com mais de 601 vitórias, batendo o recorde de Ryan Giggs, que era de 589 vitórias).

Destaca-se por ser o maior goleiro-artilheiro na história do futebol mundial até hoje. Sua precisão nas cobranças, tanto de faltas quanto de pênaltis, fizeram dele, em agosto de 2006, o goleiro com o maior número de gols marcados na história do esporte, superando o paraguaio Chilavert. Chama a atenção também por ser o jogador com mais vitórias pelo mesmo time, superando o britânico Ryan Giggs, do Manchester United, que possui 589 vitórias. Ultrapassou essa marca no jogo contra o Goiás, em 27 de outubro de 2014, em jogo válido pelo campeonato brasileiro. Outro recorde batido por Rogério foi o de jogador com o maior número de partidas como capitão em jogos oficiais: 866, contados entre 14 de agosto de 1994 e 24 de novembro de 2013. O número atual é de 953 partidas.

Recife, novembro 2015



NOTA DE PESAR

PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)
DIRETÓRIO ESTADUAL DE PERNAMBUCO

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco apresenta sua mais profunda consternação com o assassinado do militante e ativista político Evandro Krillis, mais conhecido por Pastor Evandro, ocorrido na manhã de ontem, 20 de novembro, na Zona Rural de do município de Orobó.

Antes de tudo, prestamos nossa total solidariedade aos familiares do Pastor Evandro, sua esposa e filhos, irmãos e demais parentes. Também somos solidários ao povo de Machados e da região, que tinha no Pastor Evandro o exemplo de um militante político firme, com atuação destinada aos mais necessitados e com posições políticas coerentes e honestas.

Estamos indignados com este crime que, para nós, assume características de execução por motivações que desconhecemos, pois a atuação do Pastor Evandro era respeitada pelos meios políticos e sociais do município de Machados. Este tipo de crime se constitui em uma das maiores ameaças à democracia e aos direitos humanos.

Portanto, exigimos do Governo do Estado de Pernambuco agilidade e rigor na apuração deste crime, confiando de que a investigação iniciada pela Polícia Civil do Estado reúna todos os esforços necessários para solucionar o caso e prender os responsáveis por tirar a vida de um pai de família, cidadão e militante político.

Recife, 21 de novembro de 2015

Teresa Leitão
Presidenta do PT-PE



Porto de Galinhas ganha letreiro turístico


Um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, a praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, litoral sul do Estado terá, a partir deste final de semana, um atrativo a mais para os moradores, turistas e frequentadores do balneário. Um grande letreiro, com a nova marca do balneário foi instalado na Praça das Esculturas, um dos principais pontos turísticos de Porto. O equipamento, que possui o nome da praia em com cores vermelho, amarelo, verde e azul tem três metros de altura por cinco de comprimento, pesando aproximadamente 1,5 toneladas. 

Foto: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca


Exibindo _MG_1727.JPG

O letreiro é confeccionado por peças de compensado MDF naval, epóxi, sendo revestido por fibra de vidro com cobertura de substrato naval de baixa absorção de calor, para resistir bem às intempéries do clima. O acabamento foi feito com pintura automotiva. A peça foi produzida pela empresa Forma Propaganda e foi um investimento realizado pelo Trade Turístico de Porto de Galinhas em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Turismo e Cultura. À noite, o atrativo ganha iluminação especial, direcionada na base das letras em spot de LED.
Foto: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca

Silvio Costa Filho cobra retomada do Projeto de Navegabilidade

O deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), cobrou ontem, no plenário da Casa, que o Governo do Estado apresente um cronograma para conclusão do projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe.

Lançado em 2012, o projeto está com as obras paradas em todas as suas frentes, apesar de já ter recebido R$ 54,5 milhões dos recursos previstos, de um total estimado de R$ 289 milhões. Os recursos já repassados ao Estado representam 18,8% do orçamento inicial da obra, que acumula atualmente 542 dias de atraso.

Segundo Silvio Costa Filho, o projeto, que integra o PAC da Mobilidade do Governo Federal, é mais um exemplo da ineficiência administrativa do Governo do Estado. “Sempre ouvimos do Estado e da Prefeitura do Recife que os projetos de Pernambuco estão parados por causa do Governo Federal, mas, nesse caso, o dinheiro está depositado na Caixa Econômica, pronto para ser sacado, mas é preciso que o Estado e a Prefeitura resolvam as pendências administrativas”, enfatizou.

Entre os problemas encontrados pela Bancada de Oposição estão a não remoção das palafitas das margens do Capibaribe, que impedem a dragagem da calha do rio e a construção das cinco estações do Ramal Oeste, além de problemas na licitação e falta de licenciamento ambiental. “Segundo as informações da Caixa, todas as quatro metas do projeto estão com pendências sob responsabilidade do Estado ou da Prefeitura do Recife, que mais uma vez tropeçam nas próprias pernas”, criticou.

A deputada Priscila Krause atribuiu o atraso das obras à má condução do processo, pelo Governo do Estado, mas destacou que parte dos entraves se deve à Prefeitura do Recife, que está com seu programa habitacional atrasado, inviabilizando a remoção das famílias que moram nas palafitas do Coque e dos Coelhos. “Isso começou truncado. Ninguém fez sua parte, nem Estado nem Prefeitura, e quem paga é a população, que sofre com a frustração da expectativa e assiste os recursos de seus impostos financiando obras inacabadas”, destaco
.





Para o deputado Júlio Cavalcanti (PTB), a paralisação das obras vai trazer prejuízos para os cofres públicos. “O que já foi feito, por causa do tempo parado, precisará ser refeito. E quem vai pagar essa nova despesa?”, questionou o parlamentar, acrescentando que no Estado há inúmeros projetos, mas nenhum consegue ser finalizado.

De acordo com o Silvio Costa Filho, todos os projetos voltados à mobilidade da Região Metropolitana do Recife estão paralisados, a exemplo da Navegabilidade e dos corredores do BRT. “Além de não apresentar nenhum projeto novo, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio sequer conseguem concluir o que herdaram do ex-governador Eduardo Campos”, ressaltou.

O líder da Bancada de Oposição, lembrou que as obras do Projeto de Navegabilidade já foram visitadas pelo programa Pernambuco de Verdade, no primeiro semestre, e o cenário já era de abandono. “O Governo chegou a anunciar a retomada das obras em julho, mas apenas capinaram o terreno e tudo parou de novo”, afirmou o parlamentar.

Costa Filho adiantou que a Bancada de Oposição vai propor uma audiência pública para tratar do tema. “Como o Governo silencia, vamos convidar os secretários das Cidades, André de Paula, e do Meio Ambiente, Sérgio Xavier, além de um representante da Prefeitura do Recife para podermos ter uma previsão concreta para a conclusão desse projeto”, reforçou.



Projeto de Navegabilidade do Capibaribe
Obra/Responsável
Navegabilidade do Capibaribe/ Governo do Estado (SECID)
Assinatura/Dias Paralisação
Março de 2014/542 dias
Valor já Liberado
R$ 54.517.250,30
Situação da Obra:
1. Dragagem - Paralisada para de remoção de palafitas;

2. Estações Oeste (cinco no total): Problemas no Projeto e falta de licença ambiental. Obras foram retomadas entre julho e agosto, mas só foram realizadas a recomposição do canteiro de obras, colocação de estacas e placas da obra.

 3. Sinalização Náutica: Problemas na licitação, intervenção paralisada desde março de 2014.

4. Estações Norte (duas no total): Projeto aprovado, mas liberação de recursos depende da solução de pendências administrativas por parte do Governo do Estado, como a licenciamento ambiental.
* Fonte: Caixa Econômica Federal

 
Senado aprova recursos para criar creches e berçários em prisões

Os senadores aprovaram por unanimidade, nessa terça-feira (17), com o apoio da bancada do PT na Casa, liderada por Humberto Costa (PE), o projeto que permite que os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) possam ser aplicados na implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos estabelecimentos penais. A matéria segue à sanção da presidenta Dilma Rousseff.
 
Humberto explica que a Lei de Execução Penal, em vigor desde 2009, já determina que os presídios sejam dotados desses locais específicos. Porém, ele lamenta que, por falta de recursos, muitas prisões descumpram essas obrigações e violam o princípio da proteção integral da criança.
“A proposta que aprovamos nessa terça, exatamente no Dia Mundial da Prematuridade, melhora significativamente as condições de pré-natal, pós-parto, amamentação e convivência às presidiárias e seus filhos”, avalia o senador.
 
Segundo ele, é o mínimo que o Estado pode oferecer às detentas, pois os filhos não estão no escopo do Código Penal brasileiro e não podem ser punidos com o afastamento das mães. 
 
O parlamentar ressalta que, sem instalação das sessões especiais nas prisões femininas, o Brasil deixa de cumprir uma série de normas internacionais, entre elas as regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e as “Regras de Bangkok”, que tratam de medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras. “O projeto vai mudar esse quadro”, afirma.
  
De acordo com o parlamentar, é fundamental que os presídios tenham berçários, onde as condenadas podem cuidar de seus filhos, inclusive amamentá-los, no mínimo, até seis meses de idade.
 
“As penitenciárias de mulheres têm de ser dotadas de seção para gestante e parturiente e de creche para abrigar crianças maiores de seis meses e menores de sete anos, com a finalidade de assistir a criança desamparada cuja responsável esteja presa”, diz. 
 
Atualmente, a verba do Funpen é aplicada em construção e reforma de estabelecimentos penais; formação e aperfeiçoamento do serviço penitenciário; aquisição de material permanente, equipamentos e veículos especializados; formação educacional e cultural do preso; e programas de assistência jurídica aos presos e internados carentes. O fundo terá orçamento de R$ 596,3 milhões em 2016.



6ª edição da Pelada dos Artistas
mobiliza sociedade pernambucana em prol
da Campanha do Natal da LBV
A entrada são 2 quilos de alimentos não perecível


Na próxima quarta-feira dia 25 de novembro às 19h, acontece o jogo beneficente – 6ª edição da Pelada dos Artistas, no Estádio Ademir Cunha, Centro de Paulista, a entrada são 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados à Campanha Natal Permanente da LBV - Jesus o Pão Nosso de cada dia! que beneficiará neste Natal 50 mil famílias em todo o Brasil que vivem em situação de pobreza, oferecendo a elas um Natal mais digno e feliz.




Em Pernambuco, as cidades a serem beneficiadas serão Caruaru, Venturosa, Arcoverde, Buíque e a Região Metropolitana do Recife.

A iniciativa é do ex-jogador e músico, Anderson Ribeiro, que há seis anos, mobiliza a classe artística e esportiva pernambucana a colaborar com o Natal de milhares de pessoas em vulnerabilidade social.

Esportistas como Carlinhos Bala, Chiquinho, Kuki, Zé do Carmo, Nildo, Erlon, Mauro Shampoo, Rosembrick, o goleiro Albérico e o pugilista Todo Duro já estão confirmados para a partida de futebol solidária.

No âmbito musical, Sheldon Férrer, Almir Rouche, Mc Leozinho, Cezzinha, Nego Thó, Balanço Black, Mc Menor, João do Morro, MC Cego, Telmo Santiago, Vertinho, Elton Lima e o jornalista Flávio Barra.

A mobilização solidária natalina tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Paulista.

Para ajudar a campanha acesse www.lbv.org/natal ou ligue (81) 3413.8600

Serviço:
Evento: Jogo Beneficente - 6ª Edição da Pelada dos Artistas
Local: Estádio Ademir Cunha
Rua Santo Antônio, Centro, Paulista/PE
Dia: 25/11/15 – quarta-feira - Horário: 19h –
Ingresso: 2 quilos de alimentos não perecíveis


Portal da Transparência do Recife é nota 10, segundo CGU

Município recebe nota máxima no cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação

      Recife recebeu nota 10 no quesito transparência pública. A Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou, nesta sexta-feira (20), o resultado da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI). A pesquisa analisou a situação de 1.613 entes federativos. Entre eles, estão todos os estados e suas respectivas capitais. No ano passado, o Recife já havia sido considerada pela ONG Contas Abertas a capital mais transparente do País.

         Do total de municípios desta edição, 105 demonstraram interesse voluntário para serem avaliados pela CGU.Recife está em primeiro lugar, acompanhado de São Paulo (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). Receberam pontuação máxima 29 municípios; enquanto em 822 cidades receberam notas entre 0 e 0,99, por ter sido verificado que a Lei de Acesso não está regulamentada e que inexistem ou são ineficazes os canais para a população solicitar informações públicas.

       Para executar a EBT foram realizados quatro pedidos de acesso à informação, sendo três voltados para assuntos das principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. A quarta solicitação de informação foi baseada na regulamentação do acesso à informação pelo ente federativo avaliado. O objetivo foi verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

           Os entes avaliados receberam nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: a regulamentação da Lei de Acesso (25%); e a efetiva existência de transparência passiva (75%). A criação dessa nota gerou um ranking dos entes avaliados.

          Desde que o Portal da Transparência do Recife foi lançado em abril de 2013 pelo prefeito Geraldo Julio, o cidadão está buscando cada vez mais informações relacionadas a ações, programas e dados da prefeitura como receitas, despesas, planejamento orçamentário e remuneração dos servidores municipais.  Sob a responsabilidade da Controladoria Geral do Município(CGM), o Portal somente este ano recebeu mais de  350 mil visualizações.

Pesquisa - A primeira avaliação foi divulgada em maio deste anoNesta segunda rodada da Escala, diferentemente da primeira edição, não limitou o número de 50 mil habitantes como requisito para o município ser selecionado. Todos os municípios brasileiros foram expostos à seleção. A outra mudança foi a retirada do critério de desempate no caso de entes avaliados com a mesma nota, que antes era definido pela ordem crescente da população. 

Outras premiações - No ano passado, Recife foi considerada pela ONG Contas Abertas a capital do País mais transparente e este ano o Portal da Transparência Recifense foi destaque no levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), que mediu o índice de transparência pública em estados e municípios brasileiros, o Escala Brasil Transparente (EBT). O Recife teve o quarto melhor índice entre as capitais brasileiras, e o portal foi apontado como o mais transparente do Nordeste.


Imagem inline 1

SECRETARIA DE IMPRENSA


COMUNICADO OFICIAL
A Prefeitura do Recife reitera a necessidade de que sejam estabelecidas regras, pautadas pelo bom senso e pelo princípio da coletividade, para a melhor utilização das áreas internas dos parques da cidade. Reconhece, no entanto, que esta definição merece um maior aprofundamento do debate sobre o assunto, o que ficou evidente diante das reações às normativas propostas pela Emlurb. Parte das críticas decorre de interpretações equivocadas, o que  apenas reforça a importância de se avançar neste diálogo. Assim, o prefeito Geraldo Julio determinou à Emlurb que revogue a portaria nº 015/2015.
O prefeito determinou, ainda, que seja implantada, como prioridade, uma série de medidas educativas de preservação dos espaços, com revisão da sinalização e criação de uma Brigada de Orientadores de Educação e Cidadania, nos mesmos moldes dos Orientadores de Trânsito, nos parques recifenses. Tais medidas visam promover a utilização cada vez mais harmônica destes equipamentos públicos, pelo diversos grupos que os frequentam e deles compartilham. Por fim, a prefeitura reafirma seu propósito e prática de valorização, permanente, do encontro e convivência da população com uma cidade mais humana e acolhedora, o que já é uma forte marca desta gestão, que promoveu um grande número de ações e em apenas dois anos multiplicou em muitas vezes a presença dos recifenses em seus parques.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário