sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Cedades Online



Cidades Online
Sábado
21.11.15


Leitor detona o secretário de Segurança do Recife


Do leitor Christovam Guerra/Recife “Deu no jornal que o inútil secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti,  vive viajando por Estados e países para divulgar o seu livro sobre o sucesso de políticas de segurança nas cidades de Medellín e Bogotá Colômbia. Mas esqueceram que de dizer a ele que  é  secretário, aqui no Recife, recebe salário da Prefeitura de Recife e deveria prestar serviços aqui.  A criminalidade só tem aumentado. E está certo que vão dizer que segurança é problema do Estado no que concordo. Então, para que a criação de uma secretaria com esse pomposo nome? Para que tantos gastos inerentes à manutenção de uma secretaria que o seu secretário vive viajando? Se não é por conta da PCR, pelo menos, está usando o tempo dele que é pago pela PCR. Repito: para trabalhar aqui. No mínimo, os pontos turísticos da Cidade - Marco Zero,  o Recife Antigo, que querem chamar de “Recife do Coração”; o Bairro de Boa Viagem e suas praias, a ciclo-faixa de turismo e lazer (ciclista sendo assaltados e perdendo suas bikes), precisavam já ter um plano real de segurança urbana municipal. E utilizando toda a Guarda Municipal para esse fim e não para multar incautos motoristas, já que ficou praticamente agregada à CTTU, justificando a secretaria criada no início do Governo Municipal.Não existe nada, porque o secretário é uma nulidade para o trabalho e ótimo viajante/turista. Nem daqui ele é e foi "importado". Vamos prefeito Geraldo Julio, diga que se enganou e corte essa secretaria, logo, logo. O contribuinte entenderá e lhe dará um grande crédito por essa ação restauradora e, conforme o senhor já declarou recentemente,  se alie ao governador Paulo Câmara para restaurar o sossego do recifense”.




Para que eu possa passar...   


Do leitor Juna Fard: “Vindo no sentido contrário do trânsito da Av. Fernando Simões Barbosa, em Boa Viagem, tenho (assim como todos) jogar com a sorte, atravessando para o outro lado na referida avenida, pois temos que ir até a ponte sobre a rede de esgoto da Cidade do Recife ,conhecida como Canal do Jordão. Atravessar na faixa, voltar a atravessar a Av. Fernando Simões Barbosa na faixa para poder chegar na outra calçada da Rua Ribeiro de Brito, foi fácil não!? Não secretario, olhe o estado precário do acesso à ponte e a altura da calçada dessa, forçando com que o pedestre caminhe na rua. Se não conseguiu entender, eu posso ajudá-lo. Vamos lá, seguro sua mão e mostro tudo.”

Foto: Juna Fard/Cortesia

 Exibindo Juna Fard de muletas.jpgExibindo Juna Fard de muletas.jpg

...para o outro lado da rua

“Um problema secretário, não posso pegar na sua mão, pois as minhas estão ocupadas segurando meus 92 kg nas muletas. Mas, tudo tem solução, eu vou na frente, o senhor amarra um cordão na minha calça, segura ele e me segue sem se perder na cidade que não conhece, não vai ser atropelado, verá tudo. Gostou da ideia? Vamos nessa, secretário!?  Há!!!! O secretário tem um livro feito em bibliotecas por estagiários sobre a Cidade. Só falta agora, pôr os pés no chão e conhecer a Cidade de verdade, na prática!  Conte comigo! Eu mostro a Cidade, para o senhor conhecer. É só segurar o cordão e me seguir”.


Terror em Olinda...

Arrastões e assaltos a qualquer hora e, principalmente, nos finais de semana, no Sítio Histórico de Olinda, têm apavorado moradores, turistas e comerciantes. E já acontecem há meses e a Secretaria de Defesa Social (SDS), através dos assessores de Imprensa das Polícias Civil e Militar, fica dizendo às TVs, rádios e jornais que realizam rondas, blitze e outras conversas fiadas. Imaginem, quando começarem as prévias carnavalescas olindenses.


...e no Recife Antigo

Também, nos finais de semana, ocorrem os assaltos, arrombamentos de carros e arrastões no Recife Antigo, propalado pela mídia “chapa branca” da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, como “Recife do Coração”. Há queixas ainda de violência em diversos bairros recifenses, a exemplo da Macaxeira, Joana Bezerra, Pina, Brasília Teimosa, Boa Viagem, etc, etc, etc....



Projeto da Pilar: histórias...

A marca, que chega aos 140 anos trazendo boas lembranças, a Pilar preparou uma ação especial para comemorar seu aniversário. O projeto “Lembranças Pilar” vai transformar quatro histórias de seus consumidores em programetes que serão exibidos na TV e Rádio Jornal e na Ínternet. A inscrição para participar é feita em um hotsite especial e que pode ser acessado através do NE10 (ne10.uol.com.br).  

Foto:Cortesia


...com boas lembranças

Os consumidores deverão contar histórias e lembranças que marcaram as suas vidas. Os relatos devem ser feitos em forma de texto e os participantes têm a opção de adicionar uma foto. A votação será feita através de voto aberto no próprio site. As quatro mais votadas serão as vencedoras e transformadas em programetes que vão ser veiculados na TV e Rádio Jornal e na Internet.



Santa Cruz do Capibaribe...

Reunião realizada entre o Moda Center Santa Cruz, a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe, a CDL do município e a Compesa, não resultou em avanços relacionados a medidas que colaborem para reduzir o impacto da seca e o colapso no abastecimento de água naquela região. Segundo Allan Carneiro, síndico do Moda Center, a companhia não apresentou nenhuma proposta para resolver o problema de desabastecimento da cidade.


...com as torneiras secas

O calendário de fornecimento do município, um dos mais rigorosos do Estado (são dois dias com água por mês e 28 sem) não vem sendo cumprido. A promotora que intermediou o encontro deu 20 dias para a Compesa apresentar um plano de ações para a região. O encontro foi realizado no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) - Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco.


 10ª Semana de Conciliação...

A 10ª Semana Nacional de Conciliação acontece de segunda-feira a sexta-feira próxima, nas Varas Cíveis e Criminais, nos Juizados Cíveis e Criminais, em Centrais e Câmaras de Conciliação do Estado, contabilizando 123 unidades judiciárias. Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o slogan “O caminho mais curto para resolver seus problemas”, julgará, no TJPE, 6.675 processos. E movimentará entre R$ 5 milhões a R$ 7 milhões em indenizações. Agendamento pelo formulário online, na unidade onde tramita a ação, ou no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos pelos telefones (81) 3225-3370/3375.

...começa segunda-feira

Participam do evento no Judiciário pernambucano 22 empresas com ações cíveis e criminais inscritas por magistrados, partes processuais e advogados. São elas: TIM, Claro, Oi, Bradesco, Itaú-Unibanco, HSBC, Santander, Banco do Brasil, BMG, Panamericano, Crefisa S/A, Citibank, Banco Azteca, Ativos S/A, DLBCA, ASB Financeira, Fundadlup, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Phiilips, Esposende Calçados, B2W Digital, e Lojas Americanas.

Danos causados por acidentes

Durante a realização da Semana da Conciliação, também acontecerá o 17º Mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT), promovido pelo TJPE no período de 23 de setembro a 4 de dezembro, no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. O objetivo é estimular a conciliação referente às indenizações de pessoas vítimas de acidentes de trânsito.


Parabólica:

ESUDA: inscrições... - A Faculdade ESUDA realiza no próximo dia 26 (quinta-feira) novo vestibular para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia Formação e Psicologia Licenciatura, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

...para novo vestibular - As inscrições podem ser feitas até o dia 25 através do site, e até às 16h do dia 26 no campus da faculdade, localizado no bairro da Boa Vista. As provas serão realizadas das 19h às 22h. Os alunos aprovados terão 25% a 30% de desconto na matrícula. Mais informações através dos telefones (81) 3412. 4250, (81) 3412.4235, (81) 3412.4252.

“Só, com peixes”. 

Foto: Cortesia


Hoje, a Confraria do Vento marca presença, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o lançamento do mais novo livro de poesia de Adriane Garcia, “Só, com peixes”. 


Colégio Boa Viagem: Alunos... - Para marcar o ingresso das crianças no mundo das letras, o Colégio Boa Viagem lança mais uma edição do livro “Criando e Contando”, produzido anualmente pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

...lançam livro - No Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, hoje, às 14h. Com a colaboração de mais de cem crianças, todas entre seis e sete anos, o livro é composto por histórias e desenhos criados pelos próprios alunos, além de uma foto indicando o autor.

Companheiros:

A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.




Oposição fiscaliza obras
 paralisadas no Sertão do Moxotó

Os deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cumpriram agenda, na manhã desta sexta-feira (20), nas cidades de Arcoverde e Buíque, no Sertão do Moxotó. Participaram da comitiva os deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da Oposição; Julio Cavalcanti (PTB), natural da região; José Humberto Cavalcanti (PTB), Augusto César (PTB) e Edilson Silva (Psol).

Um dos pontos que mais chamou a atenção dos parlamentares foi as condições precárias do Hospital Regional de Arcoverde (HRA), única emergência da região, responsável pelo atendimento da população de 13 municípios. “São frequentes as queixas de falta de medicamentos, profissionais e materiais para o atendimento, o que infelizmente tem sido muito comum na saúde pública de Pernambuco, que se encontra hoje em situação de colapso. Vamos discutir o caso do HRA em audiência pública na Assembleia”, adiantou o líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho.


Foto: Cortesia


Hoje, segundo relato dos profissionais do hospital, a unidade funcionando acima da sua capacidade. Por dia são atendidos de 500 a 600 pacientes, o que vem provocando superlotação da recepção e longa espera pelo atendimento, como foi verificado durante a visita.

Outra queixa da população e dos funcionários da única emergência da região é a falta de diálogo com o gestor da unidade, Júlio Reis de Lima, que se recusou a receber os deputados. Segundo pacientes que aguardavam atendimento, ele teria saído por uma porta privativa de seu gabinete, que segundo a população é prática comum do gestor.

A programação teve início em Arcoverde, no terreno que deveria abrigar o Corpo de Bombeiros da região. Prometida desde 2013, a obra não saiu da fase de terraplenagem. Na sequência, os parlamentares da Oposição visitaram o Aeródromo Airon Rios, que enfrenta problemas com manutenção e infraestrutura. Um dos problemas encontrados pela Bancada de Oposição foi o balizamento noturno deficitário e as cercas quebradas, que permitem a invasão de animais trazendo riscos para as aeronaves durante pousos e decolagens.

Responsável pela programação, o deputado Júlio Cavalcanti destacou a importância de levar o programa à região. “Encontramos problemas em todas as áreas. Na saúde, educação, segurança, estradas. Vamos levar o resultado dessa visita ao Governo do Estado e cobrar solução para o que identificamos”, destacou o parlamentar.

Em Buíque, o roteiro contemplou a Estrada do Catimbau, orçada em R$ 6 milhões, que foi anunciada em 2013 e até agora não saiu do papel. O empreendimento, que chegou a ser incluído no programa rodoviário Caminhos de Pernambuco, é encarado como de extrema importância para a região. “Quando fui prefeito, agradecia quando me indicavam problemas em obras da prefeitura, porque possibilitava corrigir aquele problema. Essa é a contribuição  Estado”, defendeu Augusto César .

Foram encontrados problemas mesmo em obras quase prontas, como a Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas, que apesar de ter estar em fase de acabamento, não teve matrículas abertas para o ano letivo de 2016. A unidade deveria ter sido entregue em dezembro de 2014. “Por onde adamos os problemas são os mesmo: obras paradas ou atrasadas, infraestrutura deficitária e baixa qualidade dos serviços prestados à população”, reforçou Edilson Silva.

“A Bancada de Oposição está cumprindo o seu papel, mas não fazemos a critica pela crítica. Realizamos audiências públicas e discutimos os problemas e as soluções para eles com a sociedade e com o Governo do Estado”, destacou José Humberto.

Desde o início do ano, quando foi lançado, o programa Pernambuco de Verdade já visitou obras e unidades de saúde na Capital, Zonas da Mata Norte e Sul, Região Metropolitana do Recife, Agreste e, agora, o Sertão do Moxotó.


Prefeito Carlos Santana entrega certificados de conclusão de curso das primeiras turmas do CEMEP

Na ocasião, 157 jovens concluintes da primeira turma de capacitação do Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca receberão o documento


A primeira turma do Cemep (Centro Municipal de Educação Profissional) já cumpriu o programa de aulas. Agora, 157 jovens ipojucanos receberão do prefeito Carlos Santana, próximo sábado (21), os certificados de conclusão dos cursos. Com faixa etária de 17 a 22 anos, os estudantes tiveram durante quatro meses aulas de elevação de escolaridade, português, matemática, ética, boas práticas e informática. Deste quantitativo, 111 ​alunos ​foram inseridos no mercado de trabalho. A solenidade está programada para iniciar às 9h, na sede da unidade educacional, localizada às margens da Rodovia PE-60, no KM 16, distrito sede. 


Foto: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca 




Com a implantação do CEMEP, a Prefeitura do Ipojuca disponibiliza infraestrutura física e pedagógica, com salas de aula, laboratórios de informática, professores e alimentação para os jovens ipojucanos matriculados, visando promover o nivelamento de escolaridade e a inclusão nos programas de qualificação profissional. No último dia 10 de novembro, o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, deu início a segunda turma de capacitações do Centro, beneficiando 210 jovens moradores do município. 

O espaço também realiza parcerias com o SENAI, SENAC, SEST, SENAR, SEBRAE, empresas do complexo industrial de SUAPE e do sistema hoteleiro de Porto de Galinhas, para estimular a ingresso e permanência de jovens na educação básica e envolver o setor produtivo na formação desses jovens, aliando responsabilidade social à necessidade das empresas locais.



TRT-TE está mobilizado para a Semana Nacional da Conciliação

De 23 a 27 de novembro, iniciativa contemplará pautas extras de audiências e demandas espontâneas com foco na solução consensual de conflitos


Todas as unidades do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) participarão, desta segunda-feira (23) até o dia 27, da 10ª Semana Nacional da Conciliação. Para a iniciativa, além do atendimento às demandas espontâneas, foram abertas pautas extras de audiências para tentativas de acordo em diversas Varas do Trabalho pelo estado e no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos - unidade instalada no edifício-sede da instituição, na capital pernambucana.

 Foto: Cortesia



No Recife, a 10ª e a 15ª estão entre as VTs com agendas específicas para as conciliações, assim como, ainda na região metropolitana, a 1ª de Olinda e a 3ª de Jaboatão dos Guararapes. No interior pernambucano, a 2ª Vara de Barreiros e o fórum trabalhista de Timbaúba também programaram horários exclusivos para conciliação.

No Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, mais de 150 audiências foram marcadas ao longo da semana, incluindo sessões com alguns dos grandes litigantes trabalhistas, como a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e uma de suas terceirizadas, a Megaton Engenharia Ltda. As empresas que não conseguirem agenda para o período do evento poderão já acertar outras datas.

Mais - A 10º Semana Nacional da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento busca estimular as partes processuais a encerrar a ação com uma solução pacífica. O agendamento pode ser solicitado pelo formulário online, na unidade onde tramita a ação ou no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos pelos telefones (81) 3225-3370 / 3375.

Na edição do mesmo evento em 2014, das 2,1 mil audiências realizadas no estado, 64% terminaram em acordos entre empregadores e aproximadamente 2,6 mil trabalhadores. No total, foram angariados mais de R$ 24,3 milhões destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas, impostos, custas e honorários.

Tradição – A Justiça do Trabalho em Pernambuco foi pioneira e historicamente apresenta excelente desempenho em conciliações. Forma mais rápida e eficaz de solucionar pendências judiciais, o acordo pode ser pleiteado em qualquer tempo e fase processual. Basta haver interesse das partes em negociar.

Levantamento do Núcleo de Estatística e Pesquisa do TRT-PE identificou que, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o Regional solucionou mais de 34,5 mil processos dessa forma. O total de valores pagos aos reclamantes pela homologação de acordos resultou na arrecadação de R$ 143,2 milhões.
Onde: nas Varas do Trabalho [telefones e endereços], pelo formulário online e no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, na sede do TRT6 (Cais do Apolo, 739, 2o andar). Telefones: (81) 3225-3370 / 3375


Dilma assegura o avanço da
 transposição, afirma Humberto

Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) comemorou os números apresentados pelo Ministério da Integração Nacional (MI) sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco. De acordo com o MI, 81% da obra física estão finalizados Humberto, que é relator da comissão que fiscaliza a transposição no Senado,  assegura que a presidenta Dilma Rousseff determinou que não faltem recursos para que a obra seja concluída. “Essa é a maior obra hídrica do país e uma das maiores do mundo, que nós pretendemos concluir ainda no ano que vem. Ela tem uma importância histórica para o Brasil e, especialmente, para o Nordeste brasileiro, que sempre sofreu com o drama da seca”, afirmou o senador.


Foto: Cortesia



O Ministério da Integração informou, também, que espera entregar já este ano uma nova estação de bombeamento. Nos dois eixos da transposição Norte e Leste), 10,1 mil profissionais trabalham ao longo dos 477 quilômetros de extensão das obras, que beneficiarão mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O empreendimento engloba também a construção de quatro túneis (um dos quais de 15 km de extensão), 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios.


Polo têxtil cobra medidas para melhoria do abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe

Encontro articulado pelo Moda Center será realizado amanhã (18), às 13h, com a Compesa no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, conta atualmente com um dos calendários de abastecimento mais rigorosos da região – são apenas dois dias com água por mês (e 28 sem) -, e que não vem sendo cumprido, de acordo com o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro. A cidade passa por um colapso no abastecimento que atinge diretamente a produção de roupas, principal atividade econômica e que mais gera empregos na cidade e municípios vizinhos, além do impacto na qualidade de vida e na saúde da população. Por isso, o dirigente participa, na tarde desta quarta-feira (18), às 13h, de uma reunião no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) - Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, na qual a Compesa será cobrada a prestar esclarecimentos sobre o não cumprimento do calendário de abastecimento na cidade.

A reunião no Caop tratará, ainda, do andamento dos compromissos firmados na audiência pública realizada no fim de agosto, em Santa Cruz do Capibaribe, que também foi articulada pelo Moda Center Pernambuco, entre outras instituições. Na ocasião, foram anunciadas medidas de curto, médio e longo prazo para melhorar o abastecimento de água na região.

O município de Santa Cruz do Capibaribe continua recebendo água do volume morto de Jucazinho. A proposta apresentada na audiência pública indicava que o município seria retirado do sistema de Jucazinho e passaria a receber água da Barragem do Prata. Também estava prevista a execução de obras para trazer água através da Adutora do Pirangi, que mandaria água para Caruaru e de lá para Santa Cruz através da tubulação da Adutora do Agreste. O início da obra de Pirangi estava previsto para este mês, com seis meses de duração. Em longo prazo, a solução para a crise hídrica da região seria a conclusão da Adutora do Agreste, que irá abastecer mais de 60 municípios.

Segundo Carneiro, o impacto da falta de água é crescente e já vem causando prejuízos aos produtores locais que precisam investir recursos na aquisição de água de caminhões-pipa. “O Moda Center Santa Cruz, por exemplo, consome um milhão de litros de água por dia de feira, o equivalente a 100 carros-pipa. Para nós, a aquisição é inviável por questões logísticas. Mas para um pequeno comerciante o impacto da contratação frequente, como vem ocorrendo, passa a ser nos custos de produção”, ressaltou.

Nesse fim de ano, além das segundas e terças-feiras, o centro atacadista também está abrindo aos domingos. A administração do empreendimento espera receber mais de 1 milhão de clientes nesses dois meses. Para reduzir o impacto da falta de água, várias medias estão sendo tomadas como uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água entre os comerciantes e donos de restaurantes que funcionam dentro do Moda Center; e o aproveitamento de água de poço nas descargas dos banheiros. 


Maragogi   
 
*Robson Sampaio

A vila era tão pequena,
mas tão pequenina,
que cabia na menina dos meus olhos.
O ruído do silêncio era tão quieto,
mas tão quieto,
e somente ouvido no suave
roçar do mar na areia
ou no sibilar das folhas
arrastadas pelo vento.

As águas, mares ao redor de ilhotas,
eram tão verdes ou, às vezes, tão azuis,
a parecer arco-íris fincado
no céu para sempre.
O povo, a natureza, as palhoças,
a vila toda, a contemplar,
lá no alto do Cruzeiro, a cruz dos mártires,
o símbolo da liberdade e da fé,
iluminada, apenas, pelo brilho
do sol e das estrelas.

Tudo era tão miúdo,
mas tão miúdo,
que o amor cabia na alma,
a alma no coração, o coração na vila,
a vila na menina dos olhos,
os olhos na saudade.
Saudade, que ainda se chama
Maragogi...
·         Jornalista, poeta e da Academia Recifense de Letras


Nenhum comentário:

Postar um comentário