quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cidades Online



Cidades Online (Coluna de sexta-feira, 20.11.15)
Sexta-feira
20.11.15

Oposição pede que Governo priorize combate à violência

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco cobrou, na manhã de ontem, explicações sobre a troca de comando na Polícia Militar e medidas efetivas para reverter a atual escalada da violência no Estado. “Trocar o comando da PM, apenas, não resolve o problema da violência em nosso Estado, nem coloca o Pacto pela Vida no rumo”, enfatizou o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição na Alepe.Segundo o parlamentar, as estatísticas da Secretaria de Defesa Social indicam um crescimento de aproximadamente 15% este ano no número de homicídios em Pernambuco, com alta generalizada dos crimes do litoral ao Sertão do Estado. “O Pacto pela Vida tem que sair do gabinete e ser rediscutido com a sociedade civil. As polícias Civil e Militar, que vêm constantemente denunciando o desaparelhamento que vêm enfrentando, precisam ganhar condições de trabalho. E é preciso, também, que o governador Paulo Câmara assuma o comando do Pacto pela Vida, com prioridade sua, assim como fez o ex-governador Eduardo Campos e obteve êxito durante os seis primeiros anos de gestão do PSB. Hoje, há claramente um déficit de monitoramento do programa”, destacou Costa Filho. Para o deputado Edilson Silva (Psol), a troca de comando da Polícia não vai resolver o problema da segurança pública em Pernambuco. “Para nós, essa medida é muito mais uma ação midiática do Governo do que qualquer outra coisa”, reforçou.


Tabela de Homicídios 2014/2015


PERNAMBUCO
Ano
Jan
Fev
Mar
Abril
Maio
Jun
Julho
Ago
Set
Out
TOTAL
2015
323
325
336
324
313
265
301
328
292
381
3.188
+ 388
2014
256
261
311
296
321
308
257
250
255
285
2.800



RECIFE
Ano
Jan
Fev
Mar
Abril
Maio
Jun
Julho
Ago
Set
Out
TOTAL
2015
53
53
47
45
42
36
43
53
44
50
466
+ 45
2014
39
42
45
48
56
42
34
36
41
38
421



* ATUALIZADO ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO DE 2015
 Fonte: Sistema Infopol/SDS
11/11/15 - 14h26min23s



Governo do Estado silencia

Silvio Costa Filho lembra que, desde o início do ano, a Bancada de Oposição vem alertando para o crescimento do número de homicídios no Estado e que o Governo de Pernambuco vem silenciando em relação ao assunto. “É preciso iniciar um amplo debate sobre esse tema, envolvendo toda a sociedade pernambucana, poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e lideranças da área de segurança para construir novas diretrizes para esse programa, que não vem mais surtindo o efeito que surtia quando foi criado”, propôs.


Audiência pública na Alepe

No próximo dia 30, a pedido da Bancada de Oposição, será realizada uma audiência pública na Alepe para discutir o tema. “Esperamos que, enfim, o Governo do Estado se pronuncie sobre o aumento da violência em Pernambuco. Este ano caminhamos para superar, antes do término do ano, os números do ano passado. É importante que o Governo apresente soluções para que, em 2016, a violência volte a cair e não continue a crescer em nosso Estado”, destacou.

É uma hecatombe

Para ter-se uma ideia exata do quanto é necessário rever as ações do Pacto pela Vida, só de janeiro a este mês foram 3.3351 assassinatos em todo o Estado de Pernambuco. No ano passado e, no mesmo período, foram 2.937 mortos. Apenas mudar o comando da PMPE não resolve a violência. Com as mortes de trânsito, a maioria em acidentes de motos e de “cinquentinhas”, morre-se mais em nosso Estado do que numa guerra.



Audiência sobre atraso...  

A Câmara Municipal do Recife promove, a partir das 9h desta sexta-feira (20), uma audiência pública para discutir a situação da comunidade do Pilar, localizada no Bairro do Recife, a menos de 500 metros da Prefeitura do Recife, e que sofre com obras atrasadas há mais de quatro anos. A reunião foi convocada pela vereadora Marília Arraes. Na semana passada, moradores do Pilar protestaram contra o atraso nas obras com a instalação de um barraco em pleno Marco Zero. Das 588 unidades habitacionais prometidas em 2010, apenas 86 foram entregues – e a maioria com problemas estruturais, como rachaduras e vazamentos.


Foto: Wilfred Gadêlha



...em obras no Pilar

“Esse é um tema de grande relevância para nossa cidade. É necessário aprofundar a discussão reunindo os moradores da comunidade do Pilar, a sociedade civil organizada, o Ministério Público de Pernambuco, Prefeitura do Recife, vereadores e cidadãos interessados”, ressaltou Marília. Na pauta do encontro, estão os atrasos e a paralisação nas obras de urbanização, saneamento, pavimentação e habitação, além de melhorias nos equipamentos de saúde e educação na comunidade, que também não foram concluídas. Marília foi impedida de fiscalizar obra em setembro.


Olinda: Seminário para...

Os diretórios municipais do PSL, PMN, Prona e PTdoB de Olinda promovem hoje, o I Encontro Municipal de Pré-Candidatos a Vereadores. O evento vai acontecer a partir das 19h30, no auditório do Hotel Samburá (Avenida Ministro Marcos Freire, 1.551), no Bairro Novo - Olinda. Estão programadas seis palestras, seguidas de discussões. Uma delas será a do pré-candidato a prefeito pelo PSB, Antônio Campos, que falará sobre “Olinda com uma visão de futuro”.


...pré-candidatos a vereadores

As outras discussões serão sobre “Lei Eleitoral e Reforma Política" (Jefferson Alcoforado), "Política de Alianças", pelo dirigente do PMN municipal, Alípio Neto; “A juventude com visão para o futuro de Olinda" (presidente municipal do PTdoB, André Siqueira), "Renovação do Poder Legislativo" (Armando Sérgio, dirigente municipal do Solidariedade) e "Papel político do evangélico no futuro de Olinda" (Pastor José Marcone Marques, coordenador da Associação dos Pastores da Igreja Batista de Olinda).

 Detran: Projetos em...

Estão abertas as inscrições para os professores participar do 1º Concurso de Projetos Pedagógicos em Educação de Trânsito. A premiação do Detran-PE é voltada para professores do Ensino Fundamental e Médio (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA), coordenadores pedagógicos e educadores de apoio de escolas públicas estaduais e municipais de Pernambuco.


...Educação de Trânsito

Para participar é preciso enviar o projeto pedagógico voltado para o tema “Trânsito”, junto com a ficha de inscrição e o termo de autorização de uso de texto e imagem que  se encontra disponível no site. As inscrições acontecem até o dia 20 de novembro através do site www.detran.pe.gov.br.



Parabólica:

Protagonistas e... - Lideranças em sustentabilidade se reúnem no Recife, nesta segunda-feira (23), para o II Fórum Pernambucano de Protagonistas pela Sustentabilidade. O evento visa inspirar e fomentar o protagonismo pela sustentabilidade para o desenvolvimento de carreiras baseadas em valores que colaborem na construção da sociedade do bem-estar.

 ...Sustentabilidade - Trata-se de uma oportunidade única para estudantes e profissionais, que tenham afinidade com as temáticas da sustentabilidade, ampliarem seus conhecimentos e buscarem se diferenciar no mercado, neste momento de mudanças. Credenciamento a partir das 18h, o JCPM Trade Center (Av. Engenheiro Antônio de Góes 60, Recife-PE). Inscrições R$ 60,00.  Informações:  www.liderespelasustentabilidade.com

Desafio... - O concurso para games ambientais, que pagará R$ 60 mil em prêmios, encerra as inscrições nesta sexta-feira (20). O Desafio EcoRecife, como é chamado o certame criado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, tem o objetivo de transformar a tecnologia em mais um aliado no processo de educação ambiental e no desenvolvimento de uma consciência ecológica.

 ...EcoRecife - Para participar, os interessados devem inscrever pela internet (www.recife.pe.gov.br/desafioecorecife/) e entregar o material, até 12h da sexta-feira, na sede do órgão ambiental, localizado na Rua Fernando Cesar, 65, Encruzilhada. Caso o candidato tenha uma empresa ou queira formar uma equipe, é permitido. Mas, no ato da inscrição, deve ser cadastrado um único representante e como pessoa física, maior de 18 anos. No caso de menores de idade, é exigida autorização dos pais.


Dominguinhos
  
Foto: Cortesia


 O cantor Neo se apresenta, em participação especial durante o novo show de Liv Moraes, em homenagem a Dominguinhos, hoje, sexta (20), às 21h, no MPB Bar, na Av. Beira Mar, nº 20, em Piedade, Jaboatão. Além de Neo, os compositores Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro e Carlinhos Souza também serão as atrações especiais.  Informações ou ingressos -  telefones: (81) 3341.8546/ 3342-2479/ 3462-8138


Social - A nova edição do programa NET Educação, iniciativa da área de responsabilidade social da NET, que estreia, hoje (20), tem como temas a inserção da educação financeira em todas as disciplinas e os benefícios do ensino por meio da dança. O programa pode ser assistido no canal do YouTube (youtube.com/neteducacao) e no portal NET Educação (www.neteducacao.com.br).


Poesia - O livro “O Indizível”, da poetisa Neilza Buarque, será lançando, hoje, (dia 20),  das 19h às 20h30, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, Boa Viagem. Este é o segundo livro de poesias de Neilza, com a temática da afetividade erótica, onde a autora convida o leitor a um mergulho dentro de si para encontrar o seu próprio delírio, sem julgamentos.

Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.




FUNCIONÁRIOS DENUNCIAM SITUAÇÃO 
CAÓTICA DA RT MASCULINA DE BAIRRO NOVO

Funcionários do plantão da Residência Terapêutica (RT) masculina de bairro Novo, denunciam a unidade por não ter os alimentos necessários para a alimentação dos 8 pacientes. Ao dar esclarecimento sobre a situação, a supervisora Rosana Brasil se desculpou e explicou que, os tickets alimentação ainda não foram liberados pela Prefeitura de Olinda, e se ofereceu para fazer uma feira de frutas, verduras e carne.
Ainda de acordo com os funcionários, na despensa só há meio pacote de leite, um pacote de macarrão, fubá, um pouco de arroz e feijão (para durar 2 dias), sal, açúcar, um pouco de café, bolacha cream cracker, bananas e mamão verdes, algumas cebolas, e 1 cenoura. E na geladeira água e pirulito.
O quarto de repouso dos técnicos de enfermagem e cuidadores também está em completo descaso, apresentando rachaduras e mofo. Há indícios que outras unidades do município estão passando por situação parecida, de negligência e irregularidades.
Exibindo 20151118060134.jpg

As residências terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade. Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contêm suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia.
SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.
O número de usuários pode variar desde 1 indivíduo até um pequeno grupo de no máximo 8 pessoas, que deverão contar sempre com suporte profissional sensível às demandas e necessidades de cada um. O processo de reabilitação psicossocial deve buscar de modo especial a inserção do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade.


TJPE inaugura Central de Agilização 
Processual em Petrolina

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, inaugurou, ontem (19), a Central de Agilização Processual de Petrolina, no Sertão do Estado. A instalação ocorrerá no Fórum Dr. Manoel Francisco de Souza Filho, na Praça Santos Dumont, Centro do município.
A Central de Agilização Processual de Petrolina atuará para acelerar o trâmite de processos da 13ª, 14ª, 15ª, 16ª, 17ª e 18ª circunscrições judiciárias. Serão priorizadas ações de réus presos que estejam em condições de julgamento, assim como aquelas alcançadas pela Meta 2/2015 do Poder Judiciário - que consiste em julgar, até 31 de dezembro deste ano, pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2011.
Segundo dados extraídos em setembro de 2015 do Sistema Informatizado de Movimentação e Acompanhamento Processual Judwin, tramitam nas comarcas do Sertão de Pernambuco 28.798 processos abrangidos pela Meta 2/2015.





Prefeitura inaugura nova estrutura da Assistência Judiciária

Serviço é aberto a toda a população e funciona das 7h às 13h no edifício-sede da Prefeitura do Recife. Inauguração será na manhã desta sexta-feira (20)

A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Recife requalificou a estrutura de atendimento da Assistência Judiciária do município. O serviço consiste em prestar assistência jurídica a servidores e à população de um modo geral, por parte do Executivo Municipal, em atenção ao disposto no artigo 144 da Lei Orgânica do Município. A Assistência Judiciária atende no térreo do Edifício-Sede, da Prefeitura do Recife, de segunda a sexta, das 7h às 13h. A nova estrutura será inaugurada em solenidade às 11h desta sexta-feira (20), no mezanino do Edifício-Sede da Prefeitura do Recife.

A equipe da Assistência Judiciária tem a missão de auxiliar a população em processos judiciais e na busca por acordos extrajudiciais. Atualmente, o atendimento está especializado na área de Direito da Família, em assuntos como pensão alimentícia, alvará, divórcio, investigação de paternidade, reconhecimento de união estável, tutela, curatela e outros. Mas já se encontra em fase de implementação a ampliação para outras áreas do Direito Civil.

A requalificação da Assistência Judiciária do Recife foi resultado de um convênio com a Faculdade Maurício de Nassau. O grupo educacional reformou e reequipou o espaço onde funciona o serviço,  enquanto a Assistência Judiciária serve ao programa de estágio da instituição, auxiliando na formação prática dos futuros juristas.

"A assistência jurídica é um serviço essencial prestado pela Prefeitura e que se encontrava bastante degradado, prejudicando o seu propósito de garantir o acesso da população à Justiça. Conseguimos dar um novo formato à Assistência para garantir um serviço de melhor qualidade para a população", disse o secretário de Assuntos Jurídicos do Recife, Ricardo Correia.

Os cidadãos interessados em contar com os serviços da Assistência Judiciária podem procurar diretamente a sala localizada no mezanino do Edifício Sede da Prefeitura do Recife, ao lado da Ouvidoria Geral do Município, ou através do telefone 3355 8656. 

Serviço:
Inauguração das novas instalações da Assistência Judicária do Recife
Dia: 20/11
Hora: 11h
Local:  Mezanino do Edifício Sede da Prefeitura do Recife - Av Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife. 



Humberto quer fim de cobrança extra em ligações celulares fora da área de origem

Atento aos altos preços cobrados por serviços de telefonia celular no país, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), avalia ser justa e oportuna a proposta que proíbe a cobrança extra por chamada feita ou recebida fora da área de registro do celular (conhecida como roaming).

Na última quarta-feira (11), a Comissão de Serviços de Infraestrutura da Casa aprovou o projeto que prevê punições para quem descumprir as regras estabelecidas no texto. A matéria será votada, agora, pela Câmara dos Deputados. 

“Os usuários da telefonia móvel no Brasil não deveriam pagar por uma taxa adicional quando utilizam os celulares fora da área de origem. Esse ônus encarece ainda mais, e de forma significativa, a conta telefônica", acredita Humberto. 

Segundo ele, a cobrança do roaming nacional só era justificada no início do uso da telefonia celular porque as empresas precisavam utilizar as redes de outras operadoras para assegurar aos usuários a possibilidade de telefonarem estando em outras localidades, fornecendo, dessa forma, um serviço ininterrupto. 

“Mas, atualmente, esse argumento não pode ser mais considerado válido, pois quase todas as operadoras utilizam suas próprias redes. Portanto, não há motivo para a cobrança da taxa, a não ser nos casos em que não exista a rede da operadora, conforme prevê o projeto”, afirma o senador. 
O Brasil tem mais de 270 milhões de celulares. Desses, 80% são aparelhos pré-pagos, que têm o minuto mais caro do que o oferecido nos planos pós-pagos.

A cobrança do adicional por chamada é opcional por parte das operadoras e normatizada por uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de 2007. O próprio órgão, porém, já manifestou a intenção de proibir esse tipo de cobrança, por considerá-la injustificada. “Mas entendemos que o meio mais adequado é a lei, já que garante maior segurança jurídica sobre a questão”, explica Humberto.

Pela proposta, relatada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), a empresa que descumprir o estabelecido estará sujeita à multa e suspensão temporária das atividades e poderá ser declarada inidônea.




X Semana Nacional de Conciliação começa
 segunda (23/11) com 6,6 mil processos em PE
A X Semana Nacional de Conciliação acontece de 23 de novembro a 27 de novembro. Idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o slogan “O caminho mais curto para resolver seus problemas”, o evento julgará no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) 6.675 processos nas Varas Cíveis e Criminais, nos Juizados Cíveis e Criminais, em Centrais e Câmaras de Conciliação do Estado, contabilizando 123 unidades judiciárias. A expectativa é sejam movimentados entre R$ 5 milhões a R$ 7 milhões em indenizações durante a mobilização.
A iniciativa tem como objetivo incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo de ações, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento nos Tribunais de Justiça de todo o País. Participam do evento no Judiciário pernambucano 22 empresas com ações cíveis e criminais inscritas por magistrados, partes processuais e advogados.

As empresas que participam este ano do evento no TJPE são: TIM, Claro, Oi, Bradesco, Itaú-Unibanco, HSBC, Santander, Banco do Brasil, BMG, Panamericano, Crefisa S/A, Citibank, Banco Azteca, Ativos S/A, DLBCA, ASB Financeira, Fundadlup, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Phiilips, Esposende Calçados, B2W Digital, e Lojas Americanas. Durante a realização da Semana da Conciliação, também acontecerá o 17º Mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT), promovido pelo TJPE no período de 23 de setembro a 4 de dezembro, no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. O objetivo é estimular a conciliação referente às indenizações de pessoas vítimas de acidentes de trânsito.


Queiroz Galvão intensifica presença no Agreste
A Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário está intensificando sua presença no Agreste e oferecendo condições especiais para quem pretende adquirir um de seus imóveis na Região Metropolitana do Recife. Entre as vantagens oferecidas estão 50% do sinal, condomínio grátis, taxa zero e aluguel garantido. As opções de produtos com condições especiais para compra são os edifícios Joel Queiroz, em Boa Viagem, em Recife, Maria Rita e Maria Anita, no Bairro de Candeias, em Jaboatão do Guararapes, o residencial Park Jardins, em Paulista, e para os residenciais Malawí Muro Alto Beach Houses e OKA, em Muro Alto, e Palm VillageACQUA, na Praia do Cupe.

O Malawí Muro Alto Beach Houses, inserido num exuberante coqueiral com 8,4 hectares, é um projeto residencial único, com serviços exclusivos, na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas. O empreendimento conta com 228 unidades, divido em 66 casas (bangalôs) e 162 apartamentos. Entre os apartamentos, a opção disponível é a linha Sky, apartamentos duplex, com três quartos, todos suítes, e piscina privativa. Outro diferencial é uma maravilhosa vista, de frente para o parque aquático. Neste caso, a Queiroz Galvão oferece seis meses de condomínio grátis.

Exibindo Malawi18112014 _-FredJordao_8384.jpg

Além de conforto e privacidade, os moradores contam com uma completa infraestrutura. Nas áreas comuns estão disponíveis: complexo aquático, piscinas individuais, playground, brinquedoteca, sala de jogos, fitness, sauna, piscina com raia e infantil, praça, quatro quadras (duas de tênis, uma poliesportiva e uma de futebol), salão de festas com copa e cozinha, terraço de festas, três núcleos com copa e cozinha, e relax com sauna e ducha. 

O Residencial OKA conta com apartamentos e dois tipos de bangalôs e oferece uma superestrutura de serviços com lazer que será entregue equipada e mobiliada. Os apartamentos são de 60 m², sendo um suíte. Os interessados podem optar por dois tipos de bangalôs: o Exclusive, com 150 m² e três suítes e o Premium, com 165 m² e quatro quartos, sendo um suíte. Entre outras coisas, a estrutura conta com o OKA River, um rio lento com cascatas, labirinto e parede de escalada. 

Outra empreendimento da Queiroz Galvão em uma das mais belas praias do Brasil é o Palm VilageACQUA. O residencial oferece apartamentos de 65 m², de três quartos, sendo um suíte. O residencial fica bem pertinho do Pontal do Cupe, praia que oferece o melhor banho de mar da região, e ao lado de uma reserva de Mata Atlântica. Para o OKA e Palm VilageACQUA a Queiroz Galvão oferece sinal facilitado na compra de um imóvel. 

O Edifício Joel Queiroz, situado na Avenida Boa Viagem, nº 5890, ao lado do Parque Dona Lindu, tem apartamentos que variam de 187m² a 280m². O prédio possui um apartamento por andar, com quatro suítes, todas com vista para o mar. A ambientação das áreas comuns e o projeto arquitetônico é do conceituado Marco Antônio Borsoi. A estrutura ainda oferece itens como hall social e salão de festas com copa, banheiro e piscina. Além de uma bela vista para o mar, o prédio tem localização privilegiada, a dez minutos do aeroporto e do Shopping Recife, a 20 minutos da BR-101 e a 40 minutos do Porto de Suape. 

Em Candeias, as oportunidades são os edifícios Maria Rita e Maria Anita, um conjunto completo e flexível, situado na Avenida Castelo Branco, nº 5398. São duas torres com 21 pavimentos cada e seis apartamentos por andar. Cada um deles possui 62m² e três quartos, um suíte e outro reversível, sala para dois ambientes e um cômodo flexível. O residencial oferece diversos equipamentos de lazer, que serão entregues equipados e mobiliados: salão de festas, brinquedoteca, Fitness, Espaço aulas, bicicletário, sala de jogos, playground, piscina adulto e infantil, minicampo gramado, praça de esportes, praça central e pista de Cooper. Boa localização, perto da praia, ao lado do Bompreço e próximo a equipamentos como shopping, escolas, lojas de comércio e o Porto de Suape, também são atrativos. 

Em Paulista, o produto pronto para morar com seis meses de condomínio sem custo para os novos proprietários é o Park Jardins, localizado na Rua Parnamirim, nº 127. Os apartamentos são de 53m², com três quartos, banheiro social, lavabo, cozinha, área de serviço e sala para dois ambientes. O edifício com a melhor área de lazer de Paulista dispõe de salão de festas, piscina, playground, quadra poliesportiva, campinho e pista de Cooper. 

A Roberto Imóveis disponibiliza profissionais com larga experiência nas áreas comercial, financeira e de prestação de serviços, e atendimento personalizado para resolver com eficiência e segurança os processos de compra e venda, oferecendo variedade e produtos de qualidade para satisfazer as necessidades dos clientes. A imobiliária funciona no Empresarial Difusora, sala 615, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, n° 444, Maurício de Nassau, Caruaru. Mais informações através dos telefones (81) 3136-2222 / (81) 7307-8234  ou(81) 9589-4852.




PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL BENEFICIA 146 FAMÍLIAS EM BOM CONSELHO

As casas serão entregues pela CAIXA às famílias de comunidades quilombolas pernambucanas

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, mais de 580 pessoas de comunidades quilombolas de Bom Conselho (PE) serão beneficiadas com a entrega de 146 moradias dos empreendimentos Flores III, e Construindo um Sonho I e II, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que receberam investimento total de mais de R$ 4,3 milhões.

Na quinta-feira (19), às 15h, ocorrerá a entrega de 50 moradias do empreendimento Flores III. O empreendimento tem 50 unidades habitacionais e teve investimento de R$ 1,475 milhão. Os beneficiários são famílias da Comunidade Quilombola do Sítio Flores. Os imóveis são pulverizados e têm área privativa de 46m2, divididos em 2 quartos, sala, banheiro e cozinha. As casas são dotadas de solução de abastecimento de água, esgoto e energia elétrica.

Na sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, às 9h, ocorrerá a entrega de 96 moradias dos empreendimentos Construindo um Sonho I e II. O empreendimento Construindo um Sonho I tem 50 unidades habitacionais e teve investimento de R$ 1,475 milhão. O Construindo um Sonho II tem 46 unidades e teve investimento de R$ 1,357 milhão. Ambos beneficiarão famílias da Comunidade Quilombola Angico de Cima. Os imóveis também são pulverizados e têm área privativa de 46m2, divididos em 2 quartos, sala, banheiro e cozinha. As casas são dotadas de solução de abastecimento de água, esgoto e energia elétrica.

Diferentemente das entregas nas áreas urbanas, as casas destinadas a famílias de agricultores são ocupadas pelos beneficiários assim que a obra finaliza. São em sua maioria construídas individualmente nas pequenas propriedades rurais, conforme as regras pelo Ministério das Cidades.

Programa Nacional de Habitação Rural:
Parte integrante do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), o PNHR foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse as especificidades da moradia no campo, onde as diferenças em relação ao meio urbano – como cultura, forma de remuneração, gleba de terra e logística para construção – passaram a ser consideradas nos programas de moradia para a população do meio rural.

São beneficiários do Programa os agricultores familiares, que comprovem a renda por meio da Declaração de Aptidão ao PRONAF, e trabalhadores rurais. Também se enquadram na categoria agricultor familiar os assentados do INCRA, pescadores artesanais, extrativistas, aquicultores, maricultores, psicultores, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e demais comunidades tradicionais.

Em 2012, o Programa ganhou nova dinâmica. A CAIXA estabeleceu parcerias que geraram resultados expressivos no segmento, contribuindo com o trabalho técnico e social das comunidades, liberando os recursos e acompanhando a realização das obras. Somente em 2012, o banco contratou 99% das habitações rurais financiadas no país. O PNHR também prevê a instalação de cisternas em localidades sem acesso à solução de abastecimento de água, por intermédio de convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério das Cidades.

Parâmetros do PNHR:
Para famílias com renda anual de até R$ 15 mil (Grupo I), o valor do subsídio, com recursos do OGU, é de até R$ 28,5 mil para construção, e de até R$ 17,2 mil para reforma. Cada família devolve à União 4% do valor subsidiado, em quatro parcelas anuais (1% por ano – 96% do valor total do projeto é subsidiado).

As propostas devem ser apresentadas à CAIXA por intermédio de uma entidade organizadora, sem fins lucrativos, com no mínimo quatro e no máximo 50 famílias por grupo (exceto para assentados do Plano Nacional de Reforma Agrária). É destinado subsídio do OGU de R$ 1 mil por família para a prestação de assistência técnica e execução do trabalho social para os beneficiários dos Grupos I e II, com renda anual de até R$ 30 mil.

As famílias beneficiadas pelo MCMV Rural recebem, ainda, capacitação técnica e orientação sobre gestão da propriedade rural, melhoria das moradias, cooperativismo, participação da mulher na gestão da propriedade e ações que visem à permanência do jovem no campo. Famílias com renda anual acima de R$ 15 mil até R$ 60 mil podem financiar valores de até R$ 90 mil, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Números do Minha Casa Minha Vida:
O Programa já beneficiou mais de 9,6 milhões de pessoas, com a entrega de 2,4 milhões de moradias em todo o país. Já no estado de Pernambuco, foram entregues 71.570 unidades, beneficiando 286 mil pessoas. Considerando apenas o PNHR direcionado a comunidades quilombolas, já foram entregues 2.885 moradias no país, sendo 1.402 no Nordeste.

Serviço:
Entrega de 50 moradias do empreendimento Flores III (PNHR)  
Data: 19 de novembro de 2015 (quinta-feira)
Hora: às 15h

Entrega de 96 moradias dos empreendimentos Construindo um Sonho I e II (PNHR)
Data: 20 de novembro de 2015 (sexta-feira)
Hora: às 9h



Junior Matuto discute mobilidade com Secretário das Cidades e presidente do Grande Recife

A ampliação do serviço de transporte público na cidade do Paulista foi o assunto em pauta na reunião entre o prefeito Junior Matuto, o secretário das Cidades (Secid), André de Paula, e o presidente do Consórcio Grande Recife, Francisco Papaléo, na manhã desta quarta-feira (18.11), na sede da Secid, no Centro do Recife. 

No encontro, o prefeito abordou a necessidade de mudanças e ampliação dos itinerários de algumas linhas, tendo em vista a demanda gerada pela recente inauguração do shopping, que atrai cada vez mais pessoas para o centro e precisa de intervenções de mobilidade para garantir o acesso a todos os paulistenses. 

Fotos: Francisco Marques / Prefeitura do Paulista

Exibindo DSC_0208.JPG


Além disso, o gestor solicitou que diversas comunidades que hoje não são contempladas com linhas de ônibus passem a fazer parte da rota do transporte público oferecido pelo Grande Recife. "Nosso esforço é para garantir que a mobilidade do Paulista consiga beneficiar todos os paulistenses, principalmente aquelas pessoas que mais precisam", comentou Junior Matuto.

Essas intervenções, somadas às recentes mudanças no trânsito do Centro do Paulista, devem garantir maior fluidez e eficiência na mobilidade urbana. Para André de Paula, o trabalho integrado entre Secid e Prefeitura contempla Paulista em diversas áreas. "A parceria da Secid com o prefeito é permanente nas mais diversas ações que a secretaria implementa no município. Hoje conversamos especificamente sobre a questão da mobilidade, no que diz respeito às linhas de ônibus, que é um tema muito importante", disse.

Também participaram do encontro o secretário de Infraestrutura do Paulista, Tiago Magalhães e técnicos do Consórcio Grande Recife.



Parte do Engenho Dois Rios é arrematada por R$ 4,8 milhões em leilão da Vara do Trabalho de Timbaúba

O valor será destinado ao pagamento de ex-empregados da Usina Maravilhas S/A

Por R$ 4,8 milhões, a Vara do Trabalho (VT) de Timbaúba leiloou nesta terça-feira (17), parte do patrimônio remanescente do Engenho Dois Rios, localizado em Goiana. O terreno com 32,1 hectares foi arrematado pela GLK empreendimentos LTDA., que já pagou o valor total do lance. A hasta pública ocorreu no fórum trabalhista da cidade, na Zona da Mata Norte pernambucana.

O valor arrecadado no leilão será direcionado para o pagamento de débitos trabalhistas da Usina Maravilhas S/A. A empresa, segundo estimativa da juíza titular da Vara de Timbaúba, Ana Freitas, responde por 2,7 mil processos nas unidades judiciárias do município, Goiana e Nazaré da Mata.


Localizado às margens da BR-101 Norte, o engenho fica defronte ao Polo Farmacoquímico e de Biotecnologia de Pernambuco e a uma distância aproximada de cinco quilômetros do Centro de Goiana (PE). Além disso, a área possui cultivo de cana-de-açúcar seca. O imóvel estava avaliado em R$ 9,64 milhões.

Oportunidade: Outro terreno pertencente à Usina Maravilhas S/A., desta vez com 43,6 hectares, também foi posto a leilão no mesmo evento. Como não foi arrematado, será oferecido em nova praça no dia 1º de dezembro, novamente no fórum trabalhista de Timbaúba.

O bem é parte remanescente do Engenho Jacaré e também está situado às margens da BR 101 Norte, delimitado pelo Rio Capibaribe Mirim. Entre as benfeitorias do local estão 29 casas de alvenaria, uma ‘grande casa’ e área cultivada com lavouras brancas (de subsistência).  Lote está avaliado em R$ 4,36 milhões.

Leilão: É uma modalidade de execução judicial pela qual são penhorados bens de partes processuais com dívidas em aberto. O valor arrecadado com o arremate do patrimônio é revertido para o pagamento dos credores.

Serviço:

O que: leilão de parte do patrimônio remanescente do Engenho Jacaré, em Goiana, pertencente à Usina Maravilhas S/A
Quando: dia 1º de dezembro, a partir das 11h
Onde: Fórum Trabalhista de Timbaúba (Avenida Estudante Micheline Pereira Campos, 290, Araruna)

Informações ao público:

Descrição do bem:
Clique AQUI

Notícias relacionadas:

Texto: Helen Falcão
Arte: Gilmar Rodrigues sobre foto de divulgação
Fotos: Vara do Trabalho de Timbaúba



 Executivos de grandes empresas participam do I Encontro Regional da Plataforma Liderança Sustentável no Recife

Evento gratuito acontece no dia 24 de novembro, com a presença de líderes da Votorantim, ABINEE, Santander e Brasil Kirin para falar sobre sustentabilidade e negócios

Quatro executivos de grandes empresas participarão do I Encontro Regional da Plataforma Liderança Sustentável em Recife, no dia 24 de novembro, para contar como suas empresas vêm inserindo o tema da sustentabilidade na estratégia do negócio.

Trata-se de uma oportunidade única para gestores, empreendedores e educadores de aprender e trocar experiências com alguns dos principais nomes do país no tema da sustentabilidade corporativa e ainda conhecer e se inspirar com um case local. O evento é gratuito e acontece no Auditório do JCPM Trade Center, a partir das 8h30.

Realizado pela consultoria Ideia Sustentável, idealizadora da Plataforma Liderança Sustentável, em parceria com a Alinhavo Líderes pela Sustentabilidade, o encontro será dividido em duas partes.

Pela manhã, o consultor Ricardo Voltolini, diretor-presidente de Ideia Sustentável e um dos primeiros especialistas em sustentabilidade empresarial do país, fará a abertura do evento com uma breve passagem sobre os principais achados de seus quatro livros sobre liderança sustentável.

Em seguida, os participantes vão conferir os cases de empresas consagradas na construção de uma cultura sustentável, contados por alguns de seus mais importantes líderes. São eles: David Canassa, gerente geral de Sustentabilidade do Grupo VotorantimJoão Redondo, diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE)Linda Murasawa, Superintendente de Sustentabilidade do Santander; e Juliana Nunes, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Brasil Kirin.

Ao lado deles, Flávia Moura, gerente de Qualidade, Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental da ASA Indústria e Comércio, falará sobre os desafios da gestão sustentável a nível local, comentando experiências, oportunidades e conquistas da empresa que representa.

No período da tarde, haverá ainda o workshop Os 10 Desafios da Gestão Sustentável, que aponta não apenas o que as organizações precisam fazer para alcançar uma governança pautada pelo conceito de sustentabilidade, mas também o como fazer, por meio de exemplos de empresas que têm tomado a dianteira na construção de culturas corporativas mais sustentáveis.

A atividade da tarde é disponível também para quem não puder comparecer às palestras realizadas pela manhã.

SERVIÇO
O quê: I Encontro Regional da Plataforma Liderança Sustentável em Recife
Quando: dia 24 de novembro, a partir das 8h30
Onde: Auditório do JCPM Trade Center (Av. Engenheiro Antônio de Góes, 60, Recife-PE)
Inscrições: geri@fiepe.org.br

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável:

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos voltados à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.Acesse: www.ideiasustentavel.com.br/lideres



6ª edição do Top of Mind premia 42 marcas de sucesso entre universitários de PE
Premiação aconteceu na noite desta terça (17), na Usina Dois Irmãos 

A 6ª edição do Top of Mind Universitário, promovido pela entidade FCAP JR Consultoria, empresa júnior da UPE, aconteceu na noite desta terça (17), na Semana Global do Empreendedorismo. O evento, que é fruto de uma pesquisa realizada com mais de 1000 estudantes da UFPE, UFRPE, UPE, Unicap e Uninassau sobre segmentos no mercado consumidor, premiou mais de 42 marcas.
Pela primeira vez, entraram na disputa categorias que envolvem figuras públicas, no segmento intitulado "personalidades pernambucanas". Foram conhecidos jogador de futebol, cantor(a), blogueiro(a) e personalidade política mais lembrados entre os jovens pernambucanos, além de marca de moto, supermercado, evento realizado em Pernambuco, hospital particular, cachaça e loja de material de construção, que também foram algumas das novas categorias para essa edição. Ao todo, foram pesquisadas 41 categorias, incluindo a marca Top of Mind e a marca mais lembrada de todas as marcas, que foi a Coca-Cola.
Segundo Guilherme Guerra, gerente de eventos da FCAP JR., o objetivo do projeto é estimular a competitividade entre as empresas sobre a qualidade do que está sendo oferecido aos consumidores. “Dessa forma, as corporações podem avaliar o posicionamento de suas marcas, nível de consumo dos seus produtos e serviços com a premiação e o relatório da pesquisa, incentivando que elas busquem a evolução contínua, de forma que a sociedade saia ganhando”, afirma.
Além do certificado e prêmio que foram entregues, os vencedores da premiação receberam da organização da FCAP JR o selo Empresa em Sintonia com os Jovens, novidade deste ano criado pela própria entidade, como forma de reconhecer todo o trabalho feito pelas empresas refletido no prêmio. As instituições apoiadoras do projeto receberam o selo Empresa Comprometida com a Educação e o Empreendedorismo, por incentivar e possibilitar a realização do TOM por universitários que buscam o autodesenvolvimento e a evolução da sociedade.
Ainda esta semana, acontece dentro do Top of Mind, o Por Trás da Marca, com palestras, exposições, workshops e ações de empresas, que será voltado aos universitários da Região Metropolitana do Recife, na quinta (19), no auditório da FCAP JR, na Universidade de Pernambuco (UPE), na Madalena. O evento, que será ás 18h, é aberto ao público geral, e a expectativa da organização é receber mais de 500 pessoas.

O Por trás da Marca visa tornar as pessoas mais engajadas e comprometidas nos locais que elas estão, em casa, na comunidade e no trabalho, além de ser uma oportunidade do público se tornar mais próximo das empresas e dos palestrantes presentes no evento.
A empresa responsável pela pesquisa, aplicada durante os meses de julho e agosto, é a FCAP JR Consultoria, em parceria com a EXATTA. O Top of Mind Universitário é um projeto de levantamento estatístico que visa identificar as marcas mais lembradas pelos estudantes de nível superior de Pernambuco. A margem de erro da pesquisa é de 3p.p. e o nível de confiança é de 95%.


Começa processo de construção do SIG para o Território de Suape

Foi dado início ao processo de construção do Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Território Estratégico de Suape.  Nesta quarta-feira (18), no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, foi realizada a 1º Oficina de Apresentação e Validação de um plano de trabalho para a ação. Na reunião, ficou estabelecido um cronograma de atividades. Houve, ainda, a formação de uma Comissão Técnica de Acompanhamento do SIG TES, composta por representantes da ATI, CPRH, Empresa Suape e Condepe/Fidem, e um Grupo de Acompanhamento, com integrantes das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Escada.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatísticas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, que representou o presidente, Flávio Figueiredo. Ele destacou a importância de o SIG funcionar de forma integrada. “Uma das principais aplicações do SIG é no planejamento e ordenamento territorial, como o planejamento urbano das cidades. Além disso, há a possibilidade de visualização dos resultados das análises, espacialmente em um mapa, ampliando a compreensão do que ocorre na região de forma clara e objetiva, facilitando as tomadas de decisão".

Texto e fotos  - Ceça Ataides



O presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Geraldo Eugênio, órgão que desenvolverá o SIG TES, a partir de convênio firmado com a Agência Condepe/Fidem, estava presente ao evento, juntamente com representantes dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes e da Empresa Suape.

A coordenadora executiva do Grupo de Trabalho de Suape da Agência Condepe/Fidem, Antonia Santamaria, apresentou detalhes do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do TE Suape, onde a construção do SIG está inserida.  O programa objetiva estruturar as prefeituras municipais para o desempenho eficiente de gestão territorial, contribuindo para o crescimento ordenado e sustentável das cidades. O desenvolvimento do sistema faz parte do Projeto 3 - Apoio Logístico para o Exercício do Controle Urbano e Ambiental – e receberá um investimento de cerca R$ 1 milhão.

Durante o evento, o Itep apresentou a metodologia que irá desenvolver para construir o SIG do TE Suape e as várias etapas que se sucederão. Entre elas, estão a coleta de informações, a modelagem cartográfica, a construção do sistema, a capacitação e o suporte técnico. A previsão de conclusão SIG TES é de 180 dias. "O engajamento e compromisso efetivo dos municípios e demais parceiros serão fundamentais para o alcance das metas", comenta a coordenadora.

O sistema a ser desenvolvido reunirá um conjunto de softwares livres, métodos, banco de dados espaciais e usuários integrados, possibilitando o desenvolvimento de uma aplicação capaz de coletar, armazenar e processar dados georreferenciados que atendam as ações de planejamento e controle urbano na esfera estadual e municipal.

Os objetivos desta ação são: criação de uma base cartográfica única e centralizada de serviços na ATI; disponibilização de dados em tempo real, através do acesso a internet; transparência de dados para o Núcleo Gestor e as unidades municipais de controle urbano e ambiental; criação, gerenciamento e compartilhamento de informações vitais para todos; entre outros.

Uma das próximas atividades previstas será o levantamento de informações através de visitas aos municípios no período de  30 de novembro a 9 de dezembro. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário